• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Velocidade / WTCC

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
24 Horas de Daytona: quatro portugueses inscritos

Primeira das grandes provas de resistência em todo o Mundo

294x276


A próxima edição das míticas 24 Horas de Daytona, a 26 e 27 de janeiro, contará com a presença inédita de quatro pilotos portugueses. A Pedro Lamy e João Barbosa, nos protótipos, juntam-se agora os nomes de Filipe Albuquerque e Rui Águas nos GT: os quatro pilotos portugueses à partida da primeira clássica da resistência em 2013.

Pedro Lamy irá dividir o volante de um dos protótipos Corvette DP da equipa 8Star Motorsports com os franceses Stéphane Sarrazin e Nicolas Minassian (três ex-Peugeot, curiosamente), sendo o dono da nova equipa, o venezuelano Enzo Potolicchio, o quarto piloto da formação.

João Barbosa, vencedor em 2010, estará também ao volante de um Corvette DP, mas da Action Express Racing. Embora o «lineup» definitivo ainda não esteja definido, Barbosa deverá ter a companhia dos irmãos norte-americanos Brian e Burt Frisselle. O quarto piloto deverá ser o alemão Mike Rockenfeller, seu colega de equipa em 2010.

Na categoria de GT, Filipe Albuquerque foi confirmado pela Audi na equipa Alex Job Racing, onde partilhará um R8 «Grand Am» com o italiano Edoardo Mortara, o inglês Oliver Jarvis, e o norte-americano Dion von Moltke.

Por último, Rui Águas irá liderar a equipa de pilotos ao volante do Ferrari 458 da AF Waltrip: os americanos Michael Waltrip, o famoso piloto e dono de uma das mais fortes equipas da Nascar, Robert Kauffman, sócio de Waltrip nos negócios desportivos e que fez fortuna na Fortress Investment Group LLC, e Clint Bowyer, piloto da equipa de ambos na Nascar.

Os testes oficiais antes das 24 horas de Daytona de 2013 decorrem já no primeiro fim-de-semana de Janeiro e será possível ver os quatro pilotos lusos em pista.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
"Félix da Costa é único"

Opinião de Julian Rouse, diretor da sua equipa na Fórmula Renault 3.5

294x276


Julian Rouse, diretor desportivo da Arden, a equipa que António Félix da Costa representou na Fórmula Renault 3.5 em 2012 teceu rasgados elogios ao piloto português, sobretudo pela forma profissional como lidou com os dois campeonatos e equipas diferentes que representou ao longo da época.

Recorde-se que Félix da Costa, para além da Fórmula Renault, também competiu na GP3 Series e, em parte, disputou as duas provas em simultâneo por equipas...rivais. Na GP3, onde iniciou a época, o português representou a Carlin, mas a meio da temporada, quando entrou no programa para jovens pilotos da Red Bull, passou a disputar a Fórmula Renault pela Arden.

Ora, a Arden era, precisamente, a equipa de Mitch Evans, rival de Félix da Costa na GP3, mas Rouse sublinha a forma extraordinária como o português lidou com este assunto delicado.

“Foi uma prova inequívoca da personalidade do António e do seu profissionalismo. Nunca deixou que os dois programas se cruzassem”, descreveu.

Rouse acrescentou que pensa não haver “muita gente capaz de gerir uma situação daquelas e ainda produzir resultados” como fez Félix da Costa, vencedor de três corridas na GP3 e quatro na Fórmula Renault.

“Ele é único. Tem um nível alto de inteligência e habilidade para motivar as pessoas à sua volta. E esse é um fator chave”, completou.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Pilotos portugueses: dez motivos para recordar 2012

Autoportal faz o balanço do ano

294x276


O Autoportal continua a sua série de artigos de balanço do ano de 2012, que está prestes a terminar. Sob o lema “Dez motivos para recordar”, serão passadas em revista as temporadas de Fórmula 1, MotoGP, Ralis e outras competições, dando, ainda, um destaque especial ao ano dos principais pilotos portugueses.

Para Portugal, a prestação dos pilotos portugueses que mostram a bandeira pelo mundo fora é sempre um aspeto a ter debaixo de olho. Das vitórias de António Félix da Costa aos pódios de Miguel Oliveira. Das desilusões de Armindo Araújo e Filipe Albuquerque ao renascer de Pedro Lamy e Tiago Monteiro, passando pelo adeus definitivo a Luís Carreira. A temporada dos portugueses em balanço.

Como sempre, estamos abertos a novas sugestões. Faltou algum destaque? Diga de sua justiça na caixa de comentários.

1. Félix da Costa, o piloto do ano

Três vitórias na GP3 Series, onde perdeu o título devido a problemas mecânicos na penúltima corrida; quatro triunfos e um domínio final arrasador na Fórmula Renault 3.5; vitória no Grande Prémio de Macau; entrada no programa para jovens da Red Bull; teste com o F1 da Red Bull em Abu Dhabi, onde foi o mais rápido no segundo dia. Colocou, de novo, os portugueses a sonhar com um representante na F1. Se isto não é um ano em cheio...

2. Primeiro pódio português no motociclismo com Miguel Oliveira

A temporada de Miguel Oliveira não foi tão regular como seria desejável mas o balanço tem de ser positivo. Mesmo não tendo ganho uma corrida, como desejou após selar, em Barcelona, o primeiro pódio de sempre de um português no Motociclismo, o piloto que competiu no Moto3 ainda repetiu o pódio na Austrália, agora com um segundo lugar. Em 2013 estará na Mahindra Racing.

3. Armindo Araujo de fora do WRC

Os resultados não eram animadores mas não deixou de ser algo surpreendente a decisão da Motorsport Italia de afastar Armindo Araújo após o Rali da Finlândia. O piloto de Santo Tirso entregou o seu Mini a Chris Atkinson a partir do Rali da Alemanha. 2013 é, para já, uma incógnita para o campeão do mundo de Produção em 2009 e 2010.

4. Pedro Lamy renasce nas 24 horas de Le Mans

Pedro Lamy é daqueles pilotos que deixam poucas dúvidas quanto à sua categoria e habilidade ao volante. Talvez lhe tenha faltado a luz dos holofotes em determinados pontos da carreira, mas o primeiro português a pontuar na Fórmula continua a dar cartas e em 2012 somou mais um título, agora a vitórias nas 24 horas de Le Mans, na categoria LM GTE. Em outubro, a festa final com a conquista do título mundial de resistência na categoria LM GTE AM.

5. Tiago Monteiro assina pela Honda

Mais do que qualquer resultado conseguido em 2012 no WTCC, é a expectativa para o que fará em 2013 que mais marcou o ano de Tiago Monteiro. O português assinou pela Honda e terminou a temporada já ao volante do Civic onde conseguiu alguns resultados promissores, como o pódio em Macau.

6. Filipe Albuquerque sem ritmo no DTM

A temporada de Filipe Albuquerquer no DTM foi uma desilusão. O piloto português andou afastado de mais das decisões e nunca conseguiu, sequer, um pódio. A melhor notícia do ano será mesmo a renovação com a Audi para a temporada de 2013. Uma nova oportunidade para Albuquerque que, certamente, fará tudo para a agarrar.

7. Hélder Rodrigues repete pódio no Dakar

Num processo crescendo de afirmação no panorama do Todo o Terreno mundial, o piloto de Lisboa conseguiu terminar no pódio do Dakar 2012, repetindo o terceiro lugar do ano anterior. O ano teve, contudo, menos destaque porque vinha de uma sensacional prestação em 2011, quando se sagrou campeão do mundo de Todo o Terreno.

8. Carlos Sousa supera expetativas

Experiente como poucos, Carlos Sousa mostrou-se ao seu melhor nível no Dakar 2012. Ao volante do carro da Great Wall deu a melhor classificação de sempre à equipa chinesa, terminando a prova no 6º lugar. Foi a sua 13ª participação no Dakar e tem como melhor resultado o 4º lugar de 2003.

9. Bernardo Sousa apeado

Quase sem opções, o ano de 2012 foi inesperadamente parado para Bernardo Sousa que se envolveu num projeto com a Lotus para pilotar o Exige R-GT que estreou no Rali Vinho da Madeira, com maus resultados: um despiste impediu-o de continuar. A partir daí...nada. O projeto está parado e Bernardo Sousa busca outra solução para o futuro.

10. A morte de Luís Carreira

A pior notícia do ano veio de Macau, quando Luís Carreira embateu com violência numa das curvas mais difíceis do circuito da Guia. O piloto acabou por não resistir aos ferimentos e faleceu, naquela que foi a primeira de duas mortes no Grande Prémio de Macau, facto inédito na história da prova.


2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Novas regras no WTCC não atrapalham Honda de Tiago Monteiro

Alterações estruturais estarão já a ser pensadas

294x276


Tiago Monteiro garante que a Honda está de acordo e até entusiasmada com a mudança das regras no WTCC prevista para a temporada de 2014. Apesar de a equipa ir iniciar apenas agora a sua primeira temporada completa na competição e de o Civic estar desenhado de acordo com a regulamentação antiga, o piloto português acha que é tudo pelo melhor para o campeonato.

Inicialmente, o objetivo era tornar os carros mais rápidos e espetaculares a partir da temporada 2015, com a ideia de atrair mais construtoras para o campeonato, que perdeu a dominadora Chevrolet no final da última época. Contudo, a FIA anunciou em dezembro que as regras serão alteradas já na temporada de 2014.

O Honda Civic, que foi desenhado para durar dois anos, será, por isso, apenas utilizado numa temporada. “É uma alteração grande que vai obrigar a mudanças internas na estrutura, de modo a acomodar estas alterações mais cedo do que estava previsto”, explicou Tiago Monteiro ao «Autosport» internacional.

O piloto português já esteve ao volante do Civic nas três últimas corridas de 2012 e chegou, inclusive, ao pódio em Macau.

“Tenho a certeza que o investimento da Honda foi calculado para dois anos. Agora será apenas para um, ou um e um terço se contarmos as corridas que fizemos em 2012”, lamentou.

Ainda assim, as novas regras não vão atrapalhar a equipa. Pelo contrário, garante o português. “Pelo que sei, a Honda acha que isto é o melhor para o campeonato e, por isso, também é o melhor para eles. Temos estado a ver as novas regras com todo o cuidado. Penso que o campeonato vai na direção certa”, opinou.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Dez motivos para recordar 2012 (outras competições)

Autoportal faz o balanço do ano

294x276


O Autoportal continua a sua série de artigos de balanço do ano de 2012, que está prestes a terminar. Sob o lema “Dez motivos para recordar”, serão passadas em revista as temporadas de Fórmula 1, MotoGP, Ralis e outras competições, dando, ainda, um destaque especial ao ano dos principais pilotos portugueses.

Para além de Fórmula 1, Ralis, MotoGP, ao longo do ano fomos dando destaques a outras competições, como o WTCC ou o DTM, onde as mudanças no leque de equipas foram o principal destaque. Mas também focamos casos de vida como a grande história do agora campeão Paralímpico Alessandro Zanardi ou do acidente de Maria de Villota.

Como sempre, estamos abertos a novas sugestões. Faltou algum destaque? Diga de sua justiça na caixa de comentários.

1. Alessandro Zanardi campeão paralímpico

O ex-piloto de Fórmula 1 que perdeu as duas pernas num acidente na Indy surpreendeu o mundo ao arrecadar duas medalhas de ouro no ciclismo de mão dos Jogos Paralímpicos de Londres

2. Peterhansel e Despres reis do Dakar

Como habitualmente, o ano de 2012 começou com a prova rainha do Todo o Terreno mundial. Stephane Peterhansel e Cyril Despres confirmaram o favoritismo e voltaram a sagrar-se reis do Dakar. Décimo título para Peterhansel, vencedor nas motos e nos carros, e quarto para Despres.

3. Regresso da BMW ao DTM

Mercedes e Audi ganharam um novo rival em 2012. A BMW cumpriu o que já tinha anunciado no final de 2010 e voltou a competir no Campeonato Alemão de Turismos. O balanço foi positivo, tanto que em setembro anunciou a entrada de mais dois carros para 2013, fazendo a quarta equipa oficial da marca.

4. Chevrolet abandona WTCC e entra a Honda

A Chevrolet, dominadora absoluta do WTCC nos últimos anos, decidiu deixar a categoria. A organização respondeu com a entrada da Honda, com o português Tiago Monteiro. Já participou em três corridas em 2012, mas o primeiro ano a sério será este.

5. Audi domina 24 horas de Le Mans com carro híbrido

Fez-se história em Le Mans com a primeira vitória de um carro híbrido. A Audi já tinha colocado os dois carros nos dois primeiros lugares da grelha e confirmou o favoritismo escrevendo mais uma página da história da competição automóvel mundial.

6. Toyota regressa aos Ralis

O Rali de Alemanha, em agosto, foi o palco para a estreia oficial do Toyota Yaris R1A, embora ainda como «carro zero». O carro foi desenvolvido para servir de porta de entrada para pilotos particulares se iniciarem nos ralis.

7. O acidente de Maria de Villota

Durante dias o tema principal do mundo automóvel foi o estado de saúde de Maria de Villota, que sofreu um grave acidente durante uma sessão de testes com o F1 da Marussia. A espanhola perdeu um olho e comprometeu o seu futuro no automobilismo...mas escapou com vida, o mais importante.

8. Nasce a «F1 elétrica»

A FIA anuncia os primeiros planos para uma competição de monolugares elétricos, a Fórmula E, que será baseada em corridas citadinas. Roma e Rio de Janeiro, por exemplo, já foram confirmados como cidades que vão integrar o calendário que deverá começar em 2014.

9. As reformas de Max Biaggi, David Coulthard ou Jean Alesi

Todos os anos alguns pilotos se despedem de vez das pistas. Este ano, para além da óbvia referência a Michael Schumacher, houve o adeus a Max Biaggi, que se sagrou campeão do Mundial de Superbikes; David Coulthard, que estava no DTM; e Jean Alesi, que corria na Fórmula Indy.

10. Romain Grosjean vence Race of Champions

É a última competição do ano e teve um vencedor algo surpreendente. O francês eliminou Sebastian Vettel e Michael Schumacher antes de chegar à final, onde deixou para trás o dinamarquês Tom Kristensen, que perdeu na corrida decisiva pelo segundo ano seguido.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Zanardi mira 24 horas de Daytona e 500 milhas de Indianapolis

Italiano ainda não confirmou o que fará em 2013

294x276


Alessandro Zanardi recusou entrar numa equipa da BMW no Campeonato Alemão de Turismos (DTM) mas não está completamente desligado do automobilismo. O ex-piloto de Fórmula 1, que surpreendeu o mundo ao sagrar-se campeão paralímpico de ciclismo de mão em Londres 2012, não quer deixar esta nova paixão mas também mira os volantes.

“Tive algumas propostas para competir em campeonatos de alto nível, como o DTM e o WTCC, mas não quero fazer uma temporada completa. Em vez disso, prefiro provas isoladas. Representam o desafio perfeito para mim”, afirmou, em entrevista à «Gazzetta dello Sport».

Depois de perder as duas pernas num acidente na Fórmula Indy em 2001, Zanardi não desistiu do automobilismo e aponta, agora, a provas históricas do calendário mundial.

“As 500 milhas de Indianápolis e também as 24 horas de Daytona, numa equipa com amigos, seria algo divertido de fazer”, assumiu.

Jimmy Vasser, ex-piloto norte-americano e chefe da equipa KV Racing, prometeu a Zanardi um carro para as 500 milhas caso ele fosse campeão paralímpico, o que veio a acontecer.

Caso consiga a presença nas provas, será a estreia para Alessandro Zanardi

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Rubens Barrichello nas 24 horas de Daytona

Quarta categoria diferente para o brasileiro em dois anos

294x276


Rubens Barrichello avança para a quarta categoria diferente do automobilismo em dois anos. No final de 2011 deixou a Fórmula 1, tendo depois disputado uma temporada na Fórmula Indy e três corridas na Stock Car, em 2012. Agora segue para as provas de resistência.

Aquele que será sempre recordado como o eterno companheiro de Michael Schumacher, nos tempos áureos do alemão, está inscrito nas 24 horas de Daytona, prova marcada para os dias 26 e 27 de janeiro.

O piloto estará ao volante de um Porsche GT3 da equipa Dener Motorsport. Tony Kanaan, Ricardo Maurício e Nonô Figueiredo serão os seus companheiros de equipa.

Recentemente, Barrichello anunciou a sua despedida da Indy Car, para regressar ao Brasil, onde vai competir de novo na Stock Car.

As 24 horas de Daytona, a primeira das grandes provas de resistência do calendário anual, contará também com quatro pilotos portugueses, número inédito. Pedro Lamy e João Barbosa competem nos protótipos, enquanto Filipe Albuquerque e Rui Águas estarão nos GT.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Grand-Am divulga estrutura de classes para 2013

85f755a7e7bb897a0df67a11342306f5d6a9c3e6.jpg


A Grand-Am anunciou a nova estrutura de classes para o campeonato unificado de sports cars de 2014. Como era esperado, vão ser aproveitadas várias das classes atuais da Grand-Am e da American Le Mans Series, mas ainda não foram divulgados regulamentos específicos.

Os atuais carros de LMP2 e Daytona Prototypes vão formar a classe principal, com a necessidade de se equalizarem as performances do carro. Os LMP1 são retirados da pista e os DeltaWing vão poder correr em conjunto. A categoria LMPC, com os Fórmula Le Mans feitos pela Oreca, vai correr numa classe separada, mas o seu futuro é incerto depois de 2015.

Em GT, os GTE vão continuar a ser a classe superior, até porque existem várias equipas de fábrica a correr na ALMS. Os atuais GT da Grand-Am vão absorver a classe GTC da ALMS, sendo permitidos tanto GT3 como carros de chassis tubular. A categoria GX (para sistemas de alimentação 'alternativos') poderá ser integrada na classe GT.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
WTCC estuda introdução de sistema de auxílio à ultrapassagem

Inovações técnicas para a "revolução" que se espera em 2014

bfe8722c58405a0cd81c45456cac1f445a062e2d.jpg


O chefe da equipa que organiza o Campeonato do Mundo de Turismos (WTCC), Marcello Lotti, confirmou que a introdução de um sistema «push-to-pass», de auxílio à ultrapassagem, poderá acontecer num futuro próximo, visto que a categoria está a estudar eventuais alterações aos carros.

Em 2014 uma nova geração de veículos será introduzida no campeonato e este mecanismo que aumenta a potência do motor para ajudar nas ultrapassagens poderia ser uma das novidades.

“Não estamos a falar bem numa nova geração de carros, mas numa evolução técnica dos Super 2000, que vigoram desde 2002. Novos componentes estão a ser estudados”, afirmou.

A possibilidade de o visual dos carros ser mais agressivo também foi avançada nos últimos dias. O objetivo é atrair mais apoiantes.

O principal entrave está relacionado com os custos das mudanças. “Algumas equipas vão ficar contentes, considerando que vai melhorar o campeonato, outros vão discordar, por causa do aumento de custos. Os Super 2000 mostraram a capacidade da FIA em manter o regulamento estável por um longo período. Esse esforço, juntamente com o nosso, conseguiu manter os custos estáveis”, frisou.

A possibilidade de ainda serem aceites carros Super 2000 nos primeiros tempos, para não obrigar a uma mudança radical que acarreta mais custos, também está a ser estudada

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Filipe Albuquerque testou em Daytona

ce70857dcdee84c1209d06561b30fbd1a45e577a.jpg


Filipe Albuquerque realizou em Daytona, três dias de testes de preparação da mítica prova americana que decorrerá naquele circuito a 26 e 27 de janeiro próximo. A estreia do piloto português com o Audi R8 em traçados ovais decorreu da melhor forma.

Três dias de intenso trabalho para Albuquerque e os três companheiros de equipa Edoardo Mortara, Oliver Jarvis e Dion Von Moltke. Com resultados entre os dez melhores Filipe está confiante e satisfeito com o trabalho desenvolvido.

"Foi uma estreia bastante positiva. Trabalhámos bastante no carro e na adaptação à pista e penso que estamos no bom caminho. Estamos entre os dez melhores e penso que podemos ser bem sucedidos na nossa categoria. Está a ser uma experiência fantástica e espero que isso se traduza num bom resultado na prova", referiu o piloto português.

Albuquerque regressa agora a Portugal para dentro de pouco mais de duas semanas rumar novamente ao Estados Unidos para cumprir mais uma enorme desafio na sua carreira automobilística.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Álvaro Parente confirmado no Blancpain Endurance Series

Português será piloto oficial da Hexis Racing na temporada de 2013 do Blancpain Endurance Series

04bd88a31065a590c0add1016937aa5a2c4a04b0.jpg


Álvaro Parente foi confirmado como piloto oficial da equipa francesa Hexis Racing para a próxima temporada e participará no campeonato Blancpain Endurance Series. Além do piloto português, integram o trio apontado à vitória naquela competição, o holandês Step Dusseldorp e o inglês Alenxander Sims.

A equipa totalmente profissional vai disputar a Classe Pro-Cup, a categoria principal do Blancpain GT Endurance Series, cuja temporada de 2013 terá cinco provas, inclusive as 24 Horas de Spa.

A McLaren obteve uma vitória na pretérita edição da Blancpain Endurance Series, em Navarra, Espanha, quando a Hexis realizou uma aparição ocasional com Frederic Makowiecki, Step Dusseldorp e Álvaro Parente.

“Trabalhamos com a McLaren há um ano, praticamente todos os dias, e lançamo-nos em conjunto, neste novo desafio, ainda balanceados pela vitória, em meados de outubro passado, em Navarra”, justificou Phillipe Dumas da Hexis Racing.

O Blancpain Endurance Series 2013 arranca a 14 de Abril, em Monza, e prossegue depois em Silverstone (12 de Maio) e Paul Ricard (30 de Junho, sendo estas primeiras três provas as mais curtas da temporada, com 3 horas duração.

Após a prova «rainha» do campeonato, as 24 Horas de Spa, que se disputa no último fim-de-semana de Julho, o Blancpain Endurance Series encerra em Nürburgring com uma corrida de 1000Km.

Calendário oficial:

14/Abr 3 Horas de Monza
02/Jun 3 Horas de Silverstone
30/Jun 3 Horas de Paul Ricard
28/Jul 24 Horas de Spa
22/Set 1000 km de Nürburgring


2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Rampa da Falperra inscrita no Europeu de Montanha

Prova está agendada para os dias 10 a 12 de maio de 2013

821cd755fab07abf54ad0e7df874b6e494721c86.jpg


Afinal, e ao contrário do que chegou a temer-se, a Rampa Internacional da Falperra vai mesmo realizar-se em 2013. A garantia foi dada por Antonio Barbosa Ferreira, responsável máximo do Clube Automóvel do Minho, que já terá assegurado os apoios necessários para, pelo menos, conseguir resolver a questão da segurança, que seria impedimento para a prova ser inscrita no Campeonato Europeu de Montanha.

"Apesar de não temos garantidas a totalidade do financiamento necessário para a reparação e melhoramentos dos rails do traçado, o Clube Automóvel do Minho decidiu arriscar e confirmar no Calendário FIA a próxima edição, a realizar-se de 10 a 12 de Maio de 2013”, revelou o CAM em comunicado.

A prova minhota, a realizar-se de 10 a 12 de Maio de 2013, contará para o Europeu FIA de Montanha e Europeu FIA Montanha Históricos, mas também para o Campeonato de Portugal de Montanha e Campeonato de Espanha de Montanha.

Numa conferência de imprensa, em novembro, o presidente do clube bracarense - realçou que é necessário maior envolvimento das entidades Nacionais e Regionais de Turismo e Autárquicas. Em causa está uma verba a rondar os 100 mil euros, necessária para o pagamento do policiamento e para a requalificação dos rails ao longo dos 5,2 km do traçado.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Vencedores de 2012 'dominam' testes para 24 Horas de Daytona

1d7e8aa954192d989f1449a7868f10ad30672465.jpg


A Michael Shank Racing foi a equipa em destaque nos testes oficiais para as 24 Horas de Daytona, que tiveram lugar nos últimos três dias. A equipa vencedora de 2012 conseguiu o melhor tempo através de Michael Valiante, já no último dia, em 1m42,058s.

Mesmo assim, nunca houve grandes avanços de tempo. Além dos Riley-Ford da MSR, também os Riley-BMW do Team Sahlen e da Chip Ganassi Racing estiveram regularmente entre os mais rápidos.

O Corvette da 8 Star Motorsports, onde esteve Pedro Lamy, conseguiu entrar duas vezes no segundo 42, o último dos quais na derradeira sessão, com o português ao volante, em 1m42,815s. O Corvette de João Barbosa fez apenas 1m43,137s, no sábado de manhã, mas a Action Express nunca costuma atacar nos testes.

Nos GT, o melhor foi Patrick Long, em Porsche 997 GT3 Cup, fazendo 1m48,569s. Rui Águas conseguiu fazer 1m49,604s no Ferrari 458 da AF-Waltrip. O Audi R8 de Filipe Albuquerque fez 1m49,352s, mas como a maior parte dos pilotos do carro da AJR não tem experiência na prova, passaram a maior do tempo a ganhar experiência.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Red Bull Junior Team coloca pilotos na GP3

6af1c4a35d6ff9bd955203158001f7073f788102.jpg


A Red Bull vai colocar dois pilotos do seu programa de treino, o espanhol Carlos Sainz Jr. e o russo Daniil Kvyat, na GP3. Os dois vão integrar as fileiras da MW Arden, joint venture da equipa de Christian Horner com o piloto Mark Webber. A MW Arden venceu o título em 2012, com Mitch Evans.

No ano passado, a GP3 não teve nenhum membro do programa júnior da Red Bull. Sainz foi o melhor rookie na F3 Britânica em 2012, enquanto Kvyat foi vicecampeão da F. Renault Eurocup e campeão na F. Renault Alps. Ambos testaram carros da World Series, mas ao fazerem a GP3 têm hipóteses de conhecer as pistas de Fórmula 1.

Os dois pilotos de 18 anos vão juntar-se ao romeno Robert Visoiu na equipa que corre com licença australiana. Sainz vai re-encontrar em pista o seu colega da Carlin e campeão da F3 Britânica, Jack Harvey, que vai pilotar para a Lotus GP (ART).


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Pescarolo Team fecha portas

7ebee201378037de1700f4a284bab40234f7c213.jpg


Henri Pescarolo fica sem equipa... outra vez. A Pescarolo Team entrou em processo de liquidação por ordem judicial, depois de mais uma vez o ex-piloto francês ter perdido o investidor para os seus projetos no Mundial de Endurance e nas 24 Horas de Le Mans.

Pescarolo comentou que “ainda quem seja difícil de aceitar, esta é uma decisão completamente justificada, e o Tribunal de Comércio está apenas a aplicar a lei. Depois de ter estado sob salvaguarda durante seis meses, era preciso encontrar uma solução credível para a Pescarolo Team continuar em atividade, o que não foi o caso”.

Depois de ter vendido os direitos de produção do Pescarolo 01 a Jacques Nicolet, a equipa já tinha fechado portas uma vez quando azedou a relação com Jean Py, dono da Sora Composites. Henri Pescarolo tinha encontrado novo apoio financeiro em Stéphane Höhner, da Luxury Racing, e em Olivier Repovic, mas o investimento prometido para redesenhar o antigo Aston Martin AMR-One nunca se materializou. Pescarolo acabou por apoiar apenas o regresso da japonesa Dome a Le Mans em 2012.

Pescarolo mantém-se disponível para colaborar em qualquer projeto para as 24 Horas de Le Mans a nível pessoal, e mantém instalações no Technoparc em La Sarthe.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Félix da Costa na Fórmula Renault 3.5 em 2013

Português quer ser campeão na antecâmara da Fórmula 1

ef7019f148ba3f7c911d861f6a5ed447a562b1c8.jpg


O cenário mais provável está confirmado. António Félix da Costa irá disputar toda a temporada da Fórmula Renault 3.5, prova em que já participou na temporada transata e na qual conseguiu ser o piloto com mais vitórias no final da época: quatro.

O português da Red Bull continua na mesma equipa, a Arden Caterham, mas agora com legítimas aspirações ao título, uma vez que disputará todo o campeonato, ao contrário da temporada passa onde falhou as cinco primeiras corridas.

“Estou muito contente por ter o meu programa desportivo definido para esta importante época. Agora é tempo de preparar todos os detalhes em conjunto com a Arden de forma a estarmos na máxima força desde o início e em posição de lutar pelo título, apesar de saber que a concorrência irá ser fortíssima”, assumiu.

Aos 21 anos, Félix da Costa sabe da importância desta temporada no seu caminho rumo à Fórmula 1, mas rejeita qualquer pressão. “Estou tranquilo e muito concentrado na World Series, categoria que a Red Bull nunca venceu no passado”, sublinhou.

O nome do companheiro de equipa ainda não é conhecido. A Fórmula Renault 3.5, uma das antecâmaras da Fórmula 1, tem nove jornadas, oito delas duplas, o que perfaz um total de 17 provas.

Calendário 2013 World Series by Renault 3.5:

1. 6 e 7 Abril-Monza (Itália)
2. 27 e 28 Abril-Motorland (Espanha)
3. 25 e 26 Maio-Monaco
4. 1 e 2 Junho-Spa Francorchamps (Bélgica)
5. 22 e 23 Junho-Moscovo (Rússia)
6. 20 e 21 Julho-Red Bull Ring (Áustria)
7. 14 e 15 Setembro-Hungaroring (Húngria)
8. 28 e 29 Setembro-Paul Ricard (França)
9. 19 e 20 Outubro-Barcelona (Espanha)

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Engstler continua no WTCC

ce0a4fd95fb23ea9c732dc1dbb20ac3f49bec496.jpg


A Liqui Moly Team Engstler confirmou a sua manutenção no Campeonato do Mundo de Turismo em 2013, inscrevendo dois BMW 320 para Franz Engstler e Charles Ng.

A equipa alemã vai manter-se fiel ao velho carro da marca alemã, apesar deste modelo já não ser produzido. O veterano Engstler, que também é dono da equipa, conta com a sua experiência para conquistar bons resultados no Troféu Yokohama de Independentes, enquanto Ng quer transformar o seu ano de aprendizagem em melhores resultados.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Álvaro Parente com Sébastien Loeb no FIA GT

57e2aa2b4cc6364cbea695d888c1e953e0c8af16.jpg


O programa desportivo de Álvaro Parente continua a crescer. Depois de ser confirmado na Blancpain Endurance Series, o piloto da McLaren vai também manter-se em atividade na FIA GT Series, na Sébastien Loeb Racing, fazendo equipa precisamente com o pluricampeão de ralis.

Parente acredita que a equipa vai ser competitiva o suficiente para lutar pelas vitórias. O piloto português vai ajudar Loeb a adaptar-se às provas em circuito, e esta será a primeira vez que o piloto francês vai disputar uma temporada completa de um campeonato deste género.

Para a equipa técnica, dirigida por Dominique Heintz, é uma oportunidade de mostrar as suas capacidades numa arena internacional. A Sébastien Loeb Racing foi a terceira melhor equipa na GT Tour francesa em 2012 e também participou na Carrera Cup do seu país.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
SRO confirma calendário da FIA GT Series

13e563f2bd3b62d221bdb47bdba56d28132bfdcc.jpg


Os antigos Campeonato do Mundo de GT1 e Campeonato Europeu de GT3 vão ser combinados numa única competição, a FIA GT Series. Apesar de não ser uma World Series como o organizador Stéphane Ratel queria, o calendário vai encerrar a temporada na Península Arábica.

A FIA GT Series vai ser composta por seis jornadas, com duas corridas de uma hora cada. O campeonato começa a 1 de abril com a Coupe de Pâques, em Nogaro, e termina em novembro no Médio Oriente, mais provavelmente em Abu Dhabi. Ao contrário do que esteve previsto no calendário provisório, a FIA GT Series não vem a Portugal.

Isto não quer dizer que Portugal não vai estar representado. Álvaro Parente foi confirmado ao volante de um McLaren da Sébastien Loeb Racing, a Novadriver tem planos para participar no campeonato com os seus dois Audi e a Rodrive está a ultimar esforços para inscrever dois Ford GT em conjunto com a Lambda Performance.

Calendário:

1/4 - Nogaro (Coupe de Pâques)
21/4 - Zolder (New Race Festival)
14/7 - Zandvoort (F3 Masters)
18/8 - Slovakiaring
13/10 - Navarra
16 ou 23/11 - Médio Oriente


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Norbert Michelisz de Honda no WTCC

cdf43aca51bcf2b8964dd245634139323dbfef2f.jpg


A Zengo Motorsport vai ser a segunda equipa da Honda no WTCC. A equipa húngara vai inscrever um Civic para o seu piloto habitual, Norbert Michelisz, deixando o cada vez mais antigo BMW na garagem.

Zolta Zengo, diretor da equipa, tem como objetivo levar Michelisz a disputar o título de campeão. O Civic vai ser patrocinado pela Honda Hungria. William de Braekeleer, diretor desportivo da Honda Europa, adianta que há muitos interessados no novo carro mas que a JAS apenas vai poder fornecer mais uma equipa privada este ano.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 
Topo