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Cantinho da Velocidade / WTCC

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Stock Car – Helio Castroneves gostou da experiência na categoria

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Piloto da Penske correu pela equipe Shell Racing na condição de convidado especial da Raízen para a Corrida do Milhão.

O clima de emoção que marcou a despedida de Helio Castroneves de todos os membros da equipe WA Mattheis neste domingo em Interlagos deu uma mostra de como foi significativa a participação do piloto da Penske na Corrida do Milhão da Stock Car pela Shell Racing.

Convidado especial da Raízen e Shell Racing para a prova de encerramento da Stock Car brasileira, o que se viu desde o primeiro momento foi um entrosamento dos mais harmoniosos e participativos, tanto no trato pessoal quanto nas discussões técnicas.

Para cumprir a agenda da prova, Castroneves teve de correr. A chuva da segunda-feira, 3, postergou para o dia seguinte o teste no oval de Fontana e, de lá, voou direto para o Brasil, onde chegou na manhã de quarta-feira. Ao sair do Aeroporto Internacional de São Paulo, o piloto já iniciou uma intensa programação que incluiu fazer o banco nos boxes de Interlagos, ocasião em que conheceu os comandados de Andreas Mattheis e William Lube.

Assim que chegou ao boxe 15 no Autódromo Municipal José Carlos Pace, deparou-se com uma recepção de boas-vindas, caracterizada pela miniatura do Homem Aranha e de uma aranha no teto do Stock Car #3. A rotina de recolocar o boneco e inseto, toda vez que o carro voltava aos boxes, repetiu-se durante todos os quatro dias de atividades de pista.

As três horas dos treinos não cronometrados para pilotos convidados, realizados na quinta e divididos em três baterias de uma hora cada, representaram o primeiro contado de Castroneves com o carro, que foi classificado pelo tricampeão da Indy 500 como muito técnico e complexo. Reconheceu estar em um processo de aprendizado e aproveitou cada minuto disponível para estar na pista com o carro, sempre em linha direta com os engenheiros, o brasileiro Rodolpho Mattheis e o francês Emmanuel Hugon.

Habituado a estudar e aplicar alternativas complexas de tecnologia e estratégia em suas corridas na Indy, Castroneves se sentiu em casa na WA Mattheis, e foi essa comunicação de alto nível que propiciou uma ousada estratégia de corrida. Ela consistiu em largar dos boxes – abrindo mão da 21ª colocação conquistada na classificação – e evitar uma parada nos boxes para reabastecimento.

A decisão só não foi mais vencedora porque uma falha no push to pass provocou falhas no motor e impediu a chance de usar o dispositivo eletrônico de ultrapassagem. Mesmo assim, Castroneves completou a corrida inteira com o mesmo tanque de combustível e recebeu a bandeirada de chegada em 14º, depois de ter entrado na pista em 30º. Esse caminho foi adotado porque o piloto, desde o primeiro teste, demonstrou uma capacidade incomum de economizar combustível em razão de sua tocada.

“Foi uma experiência fantástica e aprendi muito nesses dias aqui com a galera da Shell Racing, WA Mattheis e da Vicar. Gostei bastante do carro, e realmente não é fácil trabalhar com ele. Tem muitos macetes que a gente vai descobrindo aos poucos. A equipe está de parabéns pelo nível de profissionalismo”, disse Castroneves, que completou: “Foi uma pena o problema técnico que tive, pois acho mesmo que poderia chegar ali na frente, talvez entre os cinco primeiros”.
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Sébastien Loeb testa McLaren MP4-12C GT3

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A Sébastien Loeb Racing deslocou-se ao circuito de Navarra, em Espanha, para testar os seus dois novos McLaren MP4-12C GT3, com que vai participar em várias competições no próximo ano. Depois de assegurada a participação da equipa na Porsche Matmut Carrera Cup francesa, a Sébastien Loeb Racing pretende também disputar outras competições, que ainda não foram anunciadas. O próprio Sébastien Loeb esteve ao volante dos dois carros no circuito de Navarra:

“Ficámos convencidos com o McLaren MP4-12C por diversas razões. Descobrimos o carro no GT Tour em Le Castellet, e as primeiras impressões foram positivas. Gosto do comportamento do carro, tem qualidades inquestionáveis e tem sido competitivo em vários campeonatos. O apoio que a McLaren dá aos seus clientes também foi um fator decisivo, na tomada de decisão.”, começou por dizer Loeb, que em Navarra realizou o shakedown dos dois carros: “O feeling foi bom, os carros são equilibrados e este teste permite-nos experimentar várias soluções. Realizámos progressos nas afinações mas há ainda muito trabalho pela frente.”, referiu Sébastien Loeb, cabeça de ferro duma equipa que vai apresentar o seu programa para 2013 dentro em breve.


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GP2 Series divulga calendário de 2013

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A GP2 Series anunciou o calendário para a próxima temporada. Tal como no ano passado, a competição de acesso à Fórmula 1 visita várias pistas no continente asiático. Serão sete corridas na Europa e quatro na Ásia.

Calendário:

22-24/3 Sepang (GP Malásia)
19-21/4 Sakhir (GP Bahrain)
10-12/5 Montmelò (GP Espanha)
24-26/5 Monte Carlo (GP Mónaco)
28-30/6 Silverstone (GP Grã-Bretanha)
05-07/7 Nürburgring (GP Alemanha)
26-28/7 Hungaroring (GP Hungria)
23-25/8 Spa-Francorchamps (GP Bélgica)
06-08/9 Monza (GP Itália)
20-22/9 Marina Bay (GP Singapura)
01-03/11 Yas Marina (GP Abu Dhabi)


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Carros do WTCC vão ser mais rápidos e espetaculares

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Sem chegar à espetacularidade do DTM ou dos Superstars, cujas potências dos motores rondam os 450 e 500 cavalos, os carros do WTCC vão receber nos próximos tempos um face lift que os deixará esteticamente mais apelativos e vão ver a potência dos motores crescer dos atuais 310 cv para perto de 350 cv, o que certamente elevará o espetáculo.

Os detalhes respeitantes ao novo regulamento deverão ser revelados em fevereiro de 2013, mas o AutoSport questionou os organizadores do campeonato e já é possível ver a direção que o campeonato vai tomar.

Em 2014, os carros vão ser mais potentes e ter apêndices aerodinâmicos maiores, mas não se antevê um aumento de custos, já que, de acordo com os organizadores do WTCC, “os motores vão ser os mesmos que os atuais e vão ter que durar toda a época. Só que, até agora, estão a usar apenas 70 por cento da sua capacidade. Quanto à aerodinâmica, as mudanças vão ser cosméticas, para dar um ar mais desportivo aos carros: asas, spoilers e guarda-lamas maiores”.
Para evitar as constantes pequenas alterações regulamentares feitas durante a época para cada carro, algumas áreas vão ser liberalizadas, nomeadamente a geometria da suspensão, atualmente demasiado próxima dos carros de série. No geral, os carros deverão ficar mais parecidos com os vistos no TC2000 argentino.

Alguns rumores anteriores sugeriram que o campeonato poderia ser aberto a coupés. A equipa da Peugeot no STCC, o campeonato sueco, chegou a considerar usar um RCZ no campeonato, e o Toyota GT86 está a ganhar popularidade na Alemanha e no Reino Unido, mas no WTCC não há interesse em deixar correr estes carros, mantendo-se as atuais berlinas de quatro e cinco portas.


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Filipe Albuquerque confirmado no DTM 2013

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Filipe Albuquerque foi hoje confirmado como um dos oito pilotos da Audi no DTM 2013. Apesar dos rumores de que poderiam mudar-se para a Mercedes e BMW, tanto Mattias Ekstrom como Timo Scheider se mantêm na Audi, juntamente com Mike Rockenfeller, Edoardo Mortara, Filipe Albuquerque, Adrien Tambay e Jamie Green, que vem da Mercedes. De fora ficam para já Miguel Molina e Rahel Frey, que se deverá mudar para o programa de GT3 da Audi. Já do espanhol, desconhece-se o seu futuro.

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Albuquerque em Daytona: "É uma prova que sempre sonhei disputar"

Piloto português estreia-se nas 24 Horas de Daytona, no final de janeiro


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A Audi Motorsport vai marcar presença nas 24 Horas de Daytona, a 26 e 27 de janeiro, com três Audi R8 Grand-Am, um dos quais entregue ao português Felipe Albuquerque, que terá como companheiros de equipa Edoardo Mortara e Olivier Jarvis.

“Esta é uma prova que sempre sonhei disputar e na Audi tenho conseguido realizar todas as minhas ambições profissionais. É uma honra poder representar a marca tanto nesta prova em particular como no DTM. Ter o Mortara e o Jarvis, pilotos que já conheço como companheiros de equipa nas 24h, vai ser bastante bom e espero poder discutir a vitória”, comentou o piloto português.

Os outros dois R8 serão confiados a Marc Basseng, René Rast e Frank Stippler (APR Motorsport) e a Frank Biela, Christopher Haase e o Campeão do Mundo na categoria GT1 Markus Winkelhock (Rum Bum Racing). Além disso, cada equipa será ainda completada por um piloto americano.

A escolha da equipa alemã diz bem da reputação que o piloto de Coimbra granjeou no seio da marca de Ingolstadt onde em 2013 volta a surgir ao volante do Audi A5 DTM, integrando um lote de pilotos onde se destaca o recém-chegado Jamie Green, que trocou a Mercedes pela Audi.

Os restantes pilotos da Audi no DTM serão Mattias Ekström (Suécia), Timo Scheider (Alemanha), Edoardo Mortara (Itália), Mike Rockenfeller (Alemanha) e Adrien Tambay (França),

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24 Horas de Le Mans: Lucas di Grassi confirmado na Audi

Piloto brasileiro reforça «line up» da Audi para o WEC e 24 Horas de Le Mans

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O antigo piloto de Fórmula 1, Lucas di Grassi é o mais recente reforço da Audi para a próxima temporada do Campeonato do Mundo de Resistência e as 24 Horas de Le Mans, que terá lugar a 22 e 23 de junho de 2013.

“É um contrato de sonho”, referiu o brasileiro, que garantiu o terceiro lugar 6 Horas de Interlagos onde se estreou ao volante do Audi R18 de Tom Kristensen e Allan McNish. O desempenho de Lucas di Grassi impressionou a marca de Ingolstadt, que lhe ofereceu o lugar que pertencia a Marco Bonanomi, dispensado no final da temporada.

O brasileiro que foi algo discreto na sua passagem pela F1 ao volante de um Virgin admitiu que o seu novo desafio “é melhor do que qualquer coisa que poderia conseguir na F1”.

A marca alemã vai voltar a ter três equipas nas 24 Horas de Le Mans. O número 1, com Andre Lotterer, Benoit Treluyer, Marcel Fassler, vencedores este ano, sendo os restantes nomes, Tom Kristensen, Allan McNish, Loic Duval, Oliver Jarvis, Marc Gene e Lucas di Grassi.

A aposta no Mundial de Endurance será feita com dois carros, com a marca alemã a anunciar que pretende também participar uma última vez nas 12 horas de Sebring, no último ano em que esta mítica corrida pode receber os protótipos LMP1.

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António Félix da Costa é o oitavo melhor piloto do ano

Autosport inglesa reconheceu excelente temporada do piloto português

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António Félix da Costa continua com a sua cotação internacional em alta. Depois de uma fantástica temporada, onde venceu corridas na GP3 Series, Fórmula Renault 3.5 e ainda o mítico Grande Prémio de Macau, o jovem piloto português foi agora eleito pela Autosport inglesa, como o oitavo melhor piloto do mundo em 2012, numa nomeação que elegeu os 50 melhores do desporto automóvel. A distinção mereceu ainda a presença do piloto da Red Bull Junior Team na capa da revista inglesa.

”Félix da Costa tem velocidade, versatilidade e Inteligência. Impressionou não só durante a época, mas também nos testes de jovens pilotos em Abu Dhabi, com a Red Bull Racing”, pode ler-se na página dedicada ao piloto português.

Na frente do piloto de 21 anos ficaram nomes como Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Jenson Button e Kimi Raikkonen, todos pilotos que detêm pelo menos um título de Campeão do Mundo de Fórmula 1, juntando-se ainda Sebastian Loeb, que conta com 9 títulos no Mundial de Ralis e ainda Braad Keslowski, acual campeão de Nascar.

Trevor Carlin, patrão da equipa Carlin, que no passado trabalhou com Sebastian Vettel, afirma com firmeza na reportagem sobre o jovem luso: “Para mim o António é seguramente tão bom como o Sebastian (Vettel) era na mesma fase da sua carreira. Ele é um grande piloto, principalmente em corrida, onde talvez seja até um bocadinho melhor que o Sebastian”, analisou o homem forte da Carlin, equipa que António Félix da Costa representou em 2012 na GP3 Series e venceu o prestigiado GP Macau de F3.

António Félix da Costa, que se encontra em Portugal nesta época Natalícia, reagiu à distinção com enorme satisfação, deixando uma palavra de agradecimento a todos os que contribuíram para o seu sucesso de 2012.

“Estar no 50 melhores do mundo já é um feito notável, quanto mais ser o 8º melhor do mundo de 2012, rodeado de grandes nomes do automobilismo Internacional. É incrível! Quero também deixar o meu obrigado a todos os mecânicos, engenheiros e staff das equipas Carlin e Arden, que fizeram um trabalho brilhante na GP3, em Macau e na World Series 3.5”, finalizou o piloto de Cascais, que deverá ter o seu programa desportivo 2013 confirmado no início de Janeiro.

Top 8 dos melhores do Mundo de 2012 (Autosport UK)

1. Fernando Alonso – F1
2. Lewis Hamilton – F1
3. Sebastian Vettel – F1
4. Sébastian Loeb - WRC
5. Jenson Button – F1
6. Braad Keslowsky – NASCAR
7. Kimi Raikkonen – F1
8. ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA – World Series 3.5/GP3/GP Macau F3

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Porto recebe WTCC no final de junho

Temporada de 2013 do WTCC arranca em março em Itália

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O Circuito da Boavista, no Porto, vai voltar a receber a etapa lusa do campeonato do mundo de turismos WTCC em 2013, depois de, em 2012, a prova ter sido realizada no Algarve, no circuito de Portimão.

A FIA anunciou esta sexta-feira o calendário para 2013. O Circuito da Boavista vai acolher o WTCC a 29 e 30 de junho, após a estreia da competição na Rússia, em Moscovo, a 8 e 9 de junho.

O Mundial de WTCC, que voltará a contar com o português Tiago Monteiro, agora aos comandos de um Honda Civic, arranca em março em Itália (Monza) e termina, como é tradição, no circuito de Macau, em novembro.

Calendário do WTCC para 2013:

24 março: Monza (Itália)
7 abril: Marraquexe (Marrocos)
29 abril: Slovakia Ring (Eslováquia)
5 maio: Budapeste (Húngria)
19 maio: Salzburgring (Austria)
9 junho: Moscovo (Rússia)
30 junho: Porto (Portugal)
28 julho: Curitiba (Brasil)
8 setembro: Sonoma (Estados Unidos)
22 setembro: Suzuka (Japão)
3 novembro: Shanghai (China)
17 novembro: Macau


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Renault nega WTCC em 2014

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A Renault negou que tenha intenções de disputar o WTCC em 2014, depois de terem surgido rumores que apontam para a possibilidade da marca francesa utilizar o seu modelo Fluence, que tão boa conta de si tem dado no campeonato argentino Super TC2000 Series. Apesar da nega, há quem diga que depois de ter gerido o projeto Chevrolet entre 2005 e 2012, a RML de Ray Mallock, poderá ‘pegar’ na Renault e realizar algo parecido. Um porta-voz da Renault explicou que estão atentos a tudo o que se passa no desporto motorizado, mas o foco são as World Series by Renault. Contudo, é um facto que a Renault esteve presente no grupo que discutiu e delineou as regras do WTCC para 2014, o mesmo sucedendo com a Subaru, de quem se fala, também, poder rumar ao WTCC.

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Álvaro Parente com equipa de luxo na Blancpain Endurance Series

Álvaro Parente vai ter uma equipa de luxo no próximo ano, já que vai ter como companheiros de equipa Alexander Sims e Stef Dusseldorp na Blancpain Endurance Series, onde a tripla irá guiar o McLaren MP4-12C da Hexis Racing.

A equipa totalmente profissional vai disputar a Classe Pro-Cup da competição, que terá cinco provas, inclusive as 24 Horas de Spa. A McLaren obteve uma vitória na pretérita edição da Blancpain Endurance Series, em Navarra, quando a Hexis realizou uma aparição ocasional com Frederic Makowiecki, Step Dusseldorp e Álvaro Parente. O primeiro deverá rumar à Aston Martin Racing em 2013. A Hexis anunciou igualmente que irá participar no campeonato francês de GT, mas quanto à competição principal, a GT Sprint Series (que substitui o Mundial FIA GT1), nada está previsto.




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Ferrari revela atualizações para 2013 do 458 GT3

O 458 GT3 esteve a ser testado no circuito de Adria

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A Ferrari revelou a versão atualizada para a temporada de 2013 do carro de corrida 458 Italia GT3, numa altura em que o veículo está a cumprir testes no circuito de Adria.

Apesar da Ferrari ter o 458 a competir nas corridas da classe Le Mans GTC, este é apenas o segundo ano em que o modelo também é preparado para a competição GT3.

Para já as únicas atualizações referidas pela Ferrari são as novas peças da carroçaria. A maioria das alterações parecem ter sido feitas na parte traseira do veículo. Tanto o difusor traseiro como a asa foram alterados na versão 2013 do 458 GT3.

As corridas de GT3 decorrem em vários campeonatos na Europa e na Ásia e são quase idênticas às corridas de Grand-Am nos EUA.


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Anthony Davidson recorda acidente em Le Mans: "Tive uma premonição"

Um dos vídeos mais arrepiantes do ano no desporto automóvel

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O acidente de Anthony Davidson nas 24 horas de Le Mans foi um dos momentos mais arrepiantes do ano de 2012 no desporto automóvel. O piloto inglês, que integra a equipa da Toyota, não terminou a sua prova em Le Mans depois de um choque brutal que, felizmente, não teve consequências físicas para além de duas vértebras fraturadas.

Em entrevista ao jornal alemão «Motorsport Total», Davidson, que também é comentador de Fórmula 1 na SkySports, recordou os momentos que viveu na mítica prova de resistência francesa, desvendando até um lado mais íntimo: um aviso interior.

“No início do dia tive uma premonição de que algo ia correr mal. Mas depois de entrar no carro, para uma corrida tão longa, não pensei mais nisso. Fazer isto é a minha vida. Vamos aprendendo sempre algumas lições e a de Le Mans é simples: quanto mais vezes se participar, mais perigoso fica”, afirmou o piloto.

O acidente deu-se quando Davidson não se conseguiu desviar de um Ferrari de uma categoria mais lenta. “Tinha dois carros da categoria GT na minha frente, um Ferrari e um Corvette mas passei-os facilmente. Vi que havia outro carro depois mas pensei que não era da mesma categoria. Pensei que ele me tinha visto e mudei de lado já quase em cima da curva. Mas ele não viu, infelizmente. O que aconteceu depois todos viram”, descreveu.

Os momentos que se seguiram foram muito complicados. “No momento do embate senti muita dor. Tentei subir mas vi que não estava a conseguir e preferi não me mexer. Levaram-me para o hospital e desde então tenho recuperado bem. Estou bem, completamente apto, tenho até feito algumas corridas de karts. Estou muito satisfeito com a minha forma física”, assegurou.

Davidson admite vontade de regressar a Le Mans até porque o acidente é apenas uma consequência da sua paixão pelas corridas.

“Tanta coisa pode correr mal em Le Mans. Há muito risco, mas também é isso que torna a corrida muito emocionante”, frisou.

Recorde o arrepiante acidente:



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DTM: Jaime Alguersuari a caminho da BMW

Será a estreia do espanhol num campeonato de turismos

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Jaime Alguersuari deverá ser o oitavo piloto da BMW no Campeonato Alemão de Turismos (DTM) em 2013. Em Espanha dão o contrato como assinado.

Segundo o jornal «MotorTotal», o acordo ficou selado na semana passada, em Munique. A equipa em concreto que irá integrar o piloto espanhol, que representou a Toro Rosso na Fórmula 1, ainda não é conhecida, mas, recorde-se, a BMW é a atual campeã do DTM.

Esta será uma estreia para Alguersuari num campeonato de carros de turismo. Na Fórmula 1, o piloto de Barcelona disputou três temporadas tendo pontuado em dez corridas. A sua melhor posição foi um sétimo lugar no Grande Prémio de Itália de 2011.

A prioridade do espanhol era voltar à Fórmula 1, mas as portas estão praticamente todas fechadas. Ainda foi apontado ao lugar de terceiro piloto da McLaren, o que também parece fora de hipótese.

Em 2011, Alguersuari não competiu, tendo desempenhando funções de piloto de testes da Pirelli. Contactado pelo jornal em questão, Alguersuari não confirmou o cenário garantindo que o seu futuro será esclarecido durante o mês de janeiro.

Contudo já não parecem haver grandes dúvidas, até porque o piloto esteve ao volante do BMW M3 DTM no Circuito do Estoril durante dois dias

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Rubens Barrichello troca IndyCar pelos Stock Car V8 brasileiros

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Rubens Barrichello anunciou que vai sair da IndyCar para correr nos Stock Car V8 brasileiros em 2013. O ex-piloto de Fórmula 1 com mais Grandes Prémios realizados, que participou recentemente na competição brasileira, vai correr de Peugeot na equipa Full Time Sports: “Depois de mais de 20 anos a representar o Brasil no estrangeiro, chegou a hora de voltar para casa. Será fantástico correr no meu país novamente, para além de que isso também me permitirá estar mais perto da família.”, referiu Barrichello, que não conseguiu apoios para prosseguir a sua carreira nos EUA, acabando por decidir voltar ao Brasil.

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Campeão do mundo do WTCC não arranja vaga para 2013

Robert Huff ainda não sabe o que fará na próxima época

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O mundo automóvel não para de surpreender. A história de Robert Huff, que ainda há meses estava radiante com a conquista do título no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), é o último caso inusitado nesta variante. O piloto inglês ainda não arranjou equipa para a nova época e já considera voltar ao seu país.

O problema surgiu com o anúncio da saída da Chevrolet, a sua equipa, do campeonato, no final da época. Huff era piloto oficial da marca que dominou a prova nos últimos anos e, mesmo tendo conquistado o título, ficou sem vaga para 2013.

“Adoraria poder defender o meu título, mas um acordo com alguma equipa no WTCC é, provavelmente, o mais difícil de acontecer. Estou a ter problemas para encontrar uma forma para continuar”, assumiu, em entrevista ao «Autosport» britânico.

A hipótese de regressar ao seu país e disputar competições internas é a mais forte, nesta altura, mas ainda há outras metas. “Adoraria correr no DTM ou nos V8 Supercars australianos. O BTCC também é algo que gostaria de voltar a fazer”, revelou.

“Algumas pessoas dizem: Oh, o BTCC é um passo atrás. Ok, no papel é um passo atrás, mas eu sou um piloto de corridas. Se alguém quiser pagar-me para pilotar um carro com o qual eu possa vencer, eu alinho”, garantiu.

Por causa desta situação, o fim de ano de Robert Huff tem sido menos feliz do que seria suposto. “Deveria estar a comemorar ainda, mas não estou. Tenho trabalhado duro para conseguir alguma coisa para o próximo ano”, referiu.

E ainda contou uma passagem curiosa: “Participei num programa de televisão e perguntaram-me quais os meus planos para o próximo ano. Eu respondi: Bom, não tenho nenhum. Então o apresentador questionou-se como era possível isso acontecer com um campeão do mundo e se estas coisas não deveriam resolver-se sozinhas. É claro que deveriam, mas infelizmente este é o triste estado do desporto motorizado nesta altura.”

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Rampa da Falperra vai realizar-se

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Afinal, e ao contrário do que chegou a temer-se, a Rampa Internacional da Falperra vai mesmo realizar-se em 2013, com a data da prova prevista para o fim de semana de 10 a 12 de maio. Quem o afirma é Antonio Barbosa Ferreira, responsável máximo do Clube Automóvel do Minho, que já assegurou os apoios necessários para, pelo menos, conseguir resolver a questão da segurança, que teria impedido a prova de poder contar para o Campeonato Europeu de Montanha. Mais informação na edição desta semana do AutoSport.


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Calendário de Montanha deverá manter oito provas

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O Campeonato de Portugal de Montanha de 2013 deverá ter um calendário com o mesmo número de provas deste ano ou seja, oito rampas. No entanto, haverá alterações nas provas uma vez que os concorrentes do CPM deixarão de fazer habitual visita a Espanha numa rampa que será substituída por uma outra, disputada em solo português (cujo local não está ainda definido, mas cuja organização deverá ficar a cargo do CAMI).

Assim sendo, tudo indica que o campeonato se inicie na Rampa da Penha, prosseguindo depois na Rampa de Falperra e para a referida rampa do CAMI que não tem ainda destino, antes de cumprir uma etapa em Bragança, outra em Paços de Ferreira e no Caramulo. A competição deverá depois terminar com uma segunda ronda pelo traçado da Penha e terminar com a Rampa de Vila Nova de Cerveira.

No que toca ao regulamento preveem-se pequenas alterações no capítulo desportivo em resultado de algumas propostas efetuadas pela Associação Portuguesa de Pilotos de Automóveis de Montanha (APPAM) à FPAK, mas, ao que foi possível apurar, nenhuma modificação substancial à base do documento.

Novidade em 2013 será também que o Campeonato de Portugal de Montanha terá pela primeira vez um promotor oficial – a empresa Completa Mente dirigida pelo ex-jornalista Pedro Gil Vasconcelos – que segundo Joaquim Teixeira, o presidente da APPAM, “ajudará a dinamizar o campeonato colocando em prática inúmeras ideias e ações promocionais”.


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Alessandro Zanardi recusou DTM

Italiano não quer uma agenda a tempo inteiro

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Alessandro Zanardi não vai competir no DTM em 2013. Foi o próprio italiano que confirmou ter sido abordado nesse sentido mas optou por não aceitar. O campeão paralímpico, que perdeu as duas pernas num acidente na Fórmula Indy em 2001, ainda não sabe o que irá fazer mas não quer voltar a uma agenda preenchida no desporto automóvel.

“Tivemos uma conversa para avançarmos com a ideia, mas decdi que seria muito para mim envolver-me a tempo inteiro com uma temporada numa competição como o DTM”, contou Zanardi em declarações ao «The Telegraph».

Mesmo depois do acidente, Zanardi voltou a pilotar em competições automóveis, como foi o caso do WTCC, que cumpriu entre 2005 e 2009, num carro adaptado. Depois dedicou-se ao ciclismo de mão e atingiu a glória paralímpica em Londres.

“Se voltasse aos carros, não teria tempo para as coisas que eu gosto como a bicicleta de mão ou pescar com o meu filho. Prefiro aguardar pelo próximo comboio”, acrescentou.

Apesar de não ter revelado que equipa o convidou, terá sido a BMW, até porque Zanardi testou um BMW M3 DTM em novembro. A vaga que a equipa tem em aberto deverá ser para Jaime Alguersuari.

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Equipa portuguesa distinguida na gala «Audi Sport Finale»

Team NovaDriver foi a equipa mais bem sucedida do programa Audi Sport Customer Racing

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A equipa portuguesa, Team Novadriver foi distinguida na gala Audi Sport Finale 2012, em Ingolstadt, como a equipa do programa Audi Sport Customer Racing mais bem sucedida em 2012 e a única a conquistar títulos nacionais.

A dupla composta por César Campaniço e Carlos Vieira conquistou o Campeonato de Portugal de Circuitos, Taça de Portugal de GT, Iberian Supercars Trophy), enquanto o finlandês Mikko Eskelinen sagrou-se campeão de Espanha/Iber GT.

A equipa portuguesa, liderada por César Campaniço, alinhou com dois dos 50 Audi R8 LMS Ultra que estiveram em ação durante a temporada de 2012 na Europa, juntando-se assim ao plantel de 89 carros que competiram ao longo do ano em todo o Mundo.

O Team Novadriver assinalou o marco das 200 corridas mundiais do Audi R8 LMS Ultra em 2012, numa temporada em que o modelo da Audi Sport Customer Racing cumpriu 211 corridas com 40 vitórias (10 delas alcançada pelo Team Novadriver) e 113 pódios (23 dos quais conquistados pela formação nacional).

“Foi uma época extraordinária para o Team Novadriver e para mim como piloto, mas sobretudo, como diretor de equipa. Graças a um conjunto de colaboradores altamente profissionais, uma organização ao nível das melhores equipas mundiais e no forte apoio dos muitos patrocinadores que confiaram em nós, o Team Novadriver é uma das melhores equipas europeias e claramente a mais bem sucedida em Portugal”, comentou César Campaniço.

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