• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Velocidade / WTCC

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Fórmula 1 elétrica já tem a primeira equipa inscrita

Drayson Racing confirmou inscrição

a0aebf8bb8543dee7a4ef98f5ed76434bb3b1cb1.jpg


A Drayson Racing confirmou, esta quinta-feira, que irá disputar o campeonato de Fórmula E, que terá início em 2014. Esta é a primeira equipa inscrita na prova que tem a chancela da FIA e é conhecida como a “Fórmula 1 elétrica”.

Lord Drayson, dono da equipa, ambiciona ver a sua aposta retribuída com uma entrada em grande. “Estamos entusiasmados com a perspetiva de competir na primeira temporada da Fórmula E. O nosso objetivo é ser uma equipa de ponta desde o início, aproveitando o conhecimento que temos adquirido ao longo dos últimos dois anos”, afirmou.

A equipa esteve a trabalhar num protótipo elétrico para as 24 horas de Le Mans e acredita no potencial desta nova competição. “Poderá atrair novos fãs e patrocinadores. Estão a caminho de tornarem-se a categoria mais sustentável do planeta”, anteviu.

Alejandro Agag, uma das caras da nova competição, destacou o papel da Drayson como “pioneira em carros elétricos”. “O nosso campeonato identifica-se completamente com os seus objetivos. Estamos ansiosos para ver a Drayson competir e contribuir para o avanço dos carros elétricos nas nossas cidades”, declarou.

A Fórmula E quer ter dez equipas no ano de estreia e já tem confirmadas corridas citadinas no Rio de Janeiro e Roma.

Anteriormente foi confirmada pela McLaren a intenção de fornecer motores à competição

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Álvaro Parente: “É uma grande honra fazer equipa com um piloto da craveira do Sébastien Loeb”

ea589df0f1e4b850c26ca55d64383d72535a83b3.jpg


Álvaro Parente prepara-se para mais uma temporada intensa, disputando em 2013 o Blancpain Endurance Series com a Hexis Racing e o FIA GT Series com a Sébastien Loeb Racing, partilhando um dos McLaren da formação francesa com o pluricampeão mundial de ralis.

O piloto oficial da McLaren GT continuará a marcar presença nos principais campeonatos internacionais dedicados a corridas de carros de Grand Turismo, vendo o seu enorme valor reconhecido pelas mais importantes estruturas da categoria.

Em 2013, tal como em 2012, a época de Álvaro Parente terá duas vertentes bem distintas que passam pelo Blancpain Endurance Series, uma competição de endurance que integra as míticas 24 Horas de Spa, e pelo FIA GT Series, um campeonato de sprint.

Na primeira, o jovem do Porto continuará numa estrutura que bem conhece, a Hexis Racing, tendo como colegas de equipas Stef Dusseldorp e Alexander Sims. Na competição de sprint, o português fortalecerá a Sébastien Loeb Racing, dividindo um dos McLaren MP4-12C da equipa francesa com a lenda dos ralis, Sébastien Loeb.

Face às condições que terá ao seu dispor, Álvaro Parente mostra-se confiante para a temporada que se avizinha, colocando-se objetivos elevados. “Penso que será um ano muito exigente, uma vez que as competições em que estarei envolvido terão um alto nível, mas estou optimista. O McLaren MP4-12C GT3 é um carro cada vez mais competitivo e fiável, a Hexis Racing é uma equipa que conheço bem e sei do que são capazes, a Sébastien Loeb Racing é uma estrutura muito bem definida e ambiciosa e, em qualquer umas das competições, tenho companheiros de equipa fortes. O objetivo será tentar vencer cada uma das corridas e, no fim da temporada, ver em que lugar estamos na classificação”, apontou com confiança o piloto oficial da McLaren GT.

Para além do entusiasmo que uma temporada com estas características naturalmente causa, Álvaro Parente terá ainda este ano o aliciante de poder trabalhar diretamente com um dos pilotos que faz parte do restrito lote dos melhores pilotos de todos os tempos – Sébastien Loeb. O multicampeão mundial de Ralis terá em 2013 uma temporada reduzida no Campeonato do Mundo de Ralis, virando-se para as corridas de GT, partilhando um dos McLaren da sua equipa com o português no FIA GT Series. “É uma grande honra poder fazer equipa com um piloto da craveira do Sébastien que demonstrou um nível elevadíssimo ao longo da sua carreira, redefinindo aquilo que hoje é um piloto de ralis. Já percebi que se adapta muito bem a situações novas e é muito ambicioso e acredito que possamos aprender os dois com a experiência que cada um de nós tem. Tenho a certeza de que seremos competitivos desde a primeira corrida e de que poderemos lutar pelos lugares cimeiros em todas as provas”, afirmou jovem português.

O Blancpain Endurance Series será disputado ao longo de cinco rondas, sendo a primeira disputada em Monza no próximo dia 14 de Abril, ao passo que o FIA GT Series terá seis etapas, iniciando-se em Nogaro a 1 de Abril.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Fórmula Renault: companheiro de Félix da Costa é brasileiro

Arden Caterham anuncia o nome de Pietro Fantin

6ad8984f28a73640f4cc4db2fd3e9bd61c4034ef.jpg


O companheiro de equipa de António Félix da Costa na Ardem Caterham é brasileiro. A equipa, que vai competir na Fórmula Renault 3.5, anunciou o nome de Pietro Fantin, de 20 anos, que competir na Fórmula 3 britânica.

Fantin terminou a temporada passada na Fórmula 3 no sexto lugar, sendo que foi a segunda época que passou naquela prova, onde também conseguiu ganhar uma corrida e terminar seis vezes no pódio.

O piloto confessou que passar para a Fórmula Renault 3.5 “sempre esteve” nos seus planos. “Queria um projeto de dois anos, por causa do carro e do alto nível da competição. Como estreante, espero aprender muito, mas também tenho o objetivo de terminar nos dez primeiros, terminar todas as corridas e pontuar constantemente”, confessou.

Em relação à sua nova equipa, Pietro Fantin elogiou a “brilhante performance” do ano transato. “Tiveram sempre um carro competitivo e acredito que este ano não será diferente. Já conhecia o Julian Rouse [diretor desportivo] e o meu primeiro contacto com a equipa, em Barcelona, foi muito bom”, revelou.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Vídeo do acidente dos testes em Daytona

O segundo dia de testes da NASCAR Sprint Cup Series em Daytona foi interrompido devido a um acidente entre Dale Earnhardt Jr. (Hendrick) e Marcos Ambrose (Richard Petty), envolvendo um total de 12 carros. A Penske Racing, Michael Waltrip Racing e Richard Petty Motorsports deixaram o circuito.

Veja o vídeo.


 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Campeonato de Montanha atrai classes baixas

ba8b3078c5f2f248ac6b72f0b15b27de2f6f8b5e.jpg



O Campeonato de Portugal de Montanha vai ter novidades para a temporada de 2013, com o objetivo de atrair a participação de categorias com carros com menor nível de preparação ou de Clássicos de períodos mais antigos.

Até aqui, estes carros tinham poucos incentivos para participar, pois não tinham hipóteses de discutir os títulos com os carros mais rápidos. A FPAK recomenda também aos organizadores um valor máximo de taxa de inscrição de €200, para tentar atrair pilotos vindos das regionais e dos rali sprints.

Caso haja um número mínimo de inscritos num grupo da Categoria 1 (por exemplo em Grupo A ou Grupo N), esses pilotos terão direito a pontuação adicional, no máximo de cinco pontos, que será acrescida à pontuação à geral, reduzindo assim o diferencial para os GT e carros de Offroad de quatro rodas motrizes. A Categoria 1 vai manter também um Troféu Nacional de Promoção para carros até 1300 cm3. Nos Clássicos, deixa de existir uma classificação geral para efeitos de pontuação, passando esta a ser dada exclusivamente aos períodos (H65, H71, H75, H81, PH85 e PH90), mantendo-se ainda um Troféu Nacional de Baixa Cilindrada, para carros até 1300 cm3, independentemente do seu período.

Finalmente, a Rampa do CAMI, ainda sem localização definida no calendário, com data prevista para 1 e 2 de junho, deverá ser realizada na Serra da Estrela, uma vez que já existem os equipamentos necessários para a realização de uma prova nesta zona.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Equipa de Sébastien Loeb confirma Le Mans

c1cf4bf1b053d80c685a4bf544c07fd02b3106e7.jpg


A Sébastien Loeb Racing confirmou que vai participar na European Le Mans Series, tendo também feito um pedido de inscrição para as 24 Horas de Le Mans. A equipa francesa amplia assim um programa já bastante recheado (que inclui a FIA GT Series e a Matmut Porsche Carrera Cup).

A equipa de Sébastien Loeb vai participar na ELMS com um Oreca-Nissan da categoria LMP2, que lhe vai permitir lutar pelas vitórias no campeonato, mas também vai facilitar a aceitação da inscrição nas 24 Horas por parte do ACO.

A escuderia francesa não é a única entrada nova no campeonato, pos também a DKR Engineering, mais conhecida do FIA GT mas também com participações em Le Mans como a estrutura técnica por trás da Luc Alphand Aventures, vai participar na ELMS com um Lola-Judd.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP2: equipa de Tiago Monteiro abandona campeonato

Ocean Racing Tecnology abandona GP2 Series devido a problemas financeiros

3216bc4cdf83287fcb205728052edd3a48834671.jpg


A equipa de Tiago Monteiro e José Guedes, a Ocean Racing Technology está fora da temporada 2013 da GP2 e da GP3. Alegando problemas financeiros devido à falta de pagamento do governo de Portugal, a equipa portuguesa anunciou a venda da vaga no campeonato GP2 Series a um grupo alemão, que passará a inscrever a equipa Hilmer Motorsport.

“Estamos tristes em anunciar que nossa equipa foi forçada a interromper as suas atividades na GP2 e na GP3 por causa de dificuldades financeiras causadas pela falta de pagamento dos nossos patrocinadores e do Governo Português”, revela Tiago Monteiro.

Apesar de deixar o campeonato, o piloto afirmou que espera regressar o quanto antes. “Nós aproveitamos o pouco tempo que tivemos em ambas as categorias. Tivemos bons momentos, conquistando vários pódios e vitórias, mas infelizmente não podemos manter as nossas actividades nestas condições. Esperamos estar de volta assim que os problemas forem resolvidos”, encerrou.

A Ocean Racing Technology estreou na GP2 em 2009 e participou até hoje em 106 corridas e 45 dias de testes de GP2, 16 corridas e 8 dias de teste de GP3.

A equipa portuguesa teve a sua temporada de maior sucesso logo na estreia, quando conseguiu uma «pole position» e uma vitória, no circuito de Spa-Francorchamps.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Patrick Peter vai organizar GP Histórico do Porto

80814fcc2fa0b0b1c150306d2540e28827483bf9.jpg


A Peter Auto vai ser uma das organizadores do Grande Prémio Histórico do Porto, que vai ter lugar no circuito urbano da Boavista, de 21 a 23 de junho. A empresa de Patrick Peter é organizadora de provas com o GP Histórico de Pau e o Spa Classic e de campeonatos como a European Le Mans Series.

Patrick Peter compromete-se a trazer várias competições para a Boavista, incluindo a sua Classic Endurance Racing (que geralmente acompanha a ELMS ou provas do Mundial de Endurance), aqui dividida em corridas para protótipos e para GT, a Sixties Endurance para protótipos pré-1963 e GT pré-1966, o Legend Trophy (carros de GP pré-guerra) e uma prova para Porsche clássicos de quatro cilindros (de base 356 ou 550).

Duas competições nacionais estão também confirmadas, a Iberian Gentlemen Drivers e a Single Seater Series.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Volte-face na carreira de Robert Kubica?

f9d0e077c39902a7838d055c9f8bd96b2c3333cf.jpg


O futuro de Robert Kubica pode sofrer um volte-face, já que surgiu hoje a informação que o piloto polaco pode rumar à Mercedes e ao DTM este ano. Numa altura em que se julgava que estava prestes a anunciar a decisão para escolher a Ford ou a Citroen, para correr no Europeu de Ralis, eis que surge a hipótese DTM para baralhar ainda mais a equação. Para o efeito, Kubica já tem marcado um teste com a Mercedes, e depois disso surgirá a decisão, que ainda pode pender para os ralis. A Citroen pode ter mais um trunfo face à Ford e á Mercedes, já que pode oferecer um futuro nos ralis e nas pistas a Kubica, com o programa no WTCC.

373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
António Félix da Costa gera 4,4 milhões de euros de retorno

a72f330405892585aa90dfd4677637cce873acd1.jpg

De acordo com dados da Cision, António Félix da Costa gerou um total de €4.444.502 de exposição mediática em 2012, em televisão e imprensa escrita.

Estes números resultam da quantidade de vitórias ao longo do ano (das quais quatro na World Series e três na GP3), com destaque para o GP de Macau, acrescentando-se ainda o teste num monolugar de Fórmula 1 da Red Bull.

A televisão gerou quase 3,7 milhões, contra mais de 750 mil da imprensa, com 458 notícias publicadas. Estes resultados representam um crescimento de 93 por cento face ao ano anterior.


373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
WTCC todos com o mesmo peso no arranque

1524b7d46775f334d3d5959e7fc9080064cdc607.jpg

A FIA decidiu, mais uma vez, que todos os WTCC de 2013 vão arrancar a temporada com um peso de 1.150 kg, incluindo o condutor. A lista publicada pela FIA inclui o BMW 320TC, Chevrolet Cruze 1.6T, Ford Focus WTCC, Honda Civic WTCC e Seat Leon WTCC, sendo que o Lada Granta Sport WTCC faltou para já à chamada, com a FIA a esperar que as formalidades de homologação terminem para fixar o seu peso. Recorde-se que tem vindo a ser habitual a FIA proceder desta forma, sendo que ao cabo de três corridas, os pesos serão atualizados, a não ser que alguém seja mesmo muito rápido nas duas primeiras contendas, e nesse caso a FIA pode atuar mais cedo para manter o equilíbrio.

373017_96946735770_1589191954_q.jpg
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Tiago Monteiro: "Tem sido fantástico todo este trabalho de evolução do Civic"

Piloto português esteve a testar Honda Civic WTCC no circuito de Valência​


cebdd1a81d55a935272be2b68a3052c261cd6dc4.jpg

Tiago Monteiro esteve, nos últimos três dias no traçado espanhol de Valência a preparar a época 2013 com toda a estrutura da Honda. Esta foi a primeira vez que o piloto português regressou ao volante da sua nova máquina, o Honda Civic, depois do seu último pódio em Macau.

Foram por isso dias bastante importantes para toda a equipa. Tiago Monteiro dividiu a condução com Gabriele Tarquini no Honda Civic que sofreu algumas evoluções nomeadamente no que respeita à geometria e amortecedores.

"Foi um teste muito preenchido e intenso. Não tivemos qualquer problema o que nos permitiu rodar bastante. Centrámos estes dias na afinação do carro em situações extremas. Fizemos vários testes de eletrónica, motor, travões, etc. Isto para depois, no próximo teste, nos podermos focar em áreas mais especificas. A intenção é encontrar um ponto que nos dê margem de adaptação às situações que formos encontrando", explicou o piloto português.

"Estes testes são de primordial importância para a evolução do carro. Penso que o trabalho que temos feito tem sido bastante produtivo e dia após dia ao volante sinto que estamos cada vez melhor. Tem sido fantástico todo este trabalho de evolução do Honda Civic", disse Tiago Monteiro.

O piloto português parte de seguida para o Japão onde irá participar na Conferência de Imprensa de Apresentação dos Eventos Oficiais Honda para logo depois seguir para Aragon para mais três dias de testes a 11, 12 e 13 de Fevereiro.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Primeiro desafio do ano para Rafa Matos: as míticas 24 Horas de Daytona

indy11-rapha_matos-350-300x176.jpg
Por mais que um piloto tenha títulos e vitórias no currículo, alguns têm importância especial, por toda a tradição que os cercam. É o caso das 24h de Daytona, que chegam neste fim de semana à 51ª edição, em um momento ainda mais especial. Depois da longa divisão entre categorias de longa duração nos EUA, 2014 será marcado por um campeonato único, o que aumentou o interesse de pilotos e equipes nas provas principais deste ano. E Rafa Matos volta ao traçado de 5.728m da Flórida em busca de nova façanha.

Em 2008, também na categoria GT, comandou a tripulação do Mazda RX-8 que garantiu um triunfo histórico para o construtor japonês. E levou para casa o relógio Daytona Perpetual Cosmograph, oferecido a quem chega ao alto do pódio. Agora com a Ferrari 458 GT da Scuderia Corsa – representante da fábrica italiana de esportivos em Beverly Hills – encara 35 adversários tripulados pelos melhores pilotos da especialidade em busca de outro relógio – faz questão de dizer que lugar no pulso não falta. A seu lado, os também brasileiros Xandinho Negrão, Daniel Serra e Chico Longo, representando a Via Italia Racing, distribuidor oficial da Ferrari no Brasil.

“Tive a chance de acelerar a F430 e posso dizer que a 458 é a mais impressionante máquina da categoria que pilotei. Muito no chão – e o pessoal da Michelotto, responsável pelo desenvolvimento, trabalhou bastante no motor. Não revelamos todo o potencial nos treinos (o Roar Before the Rolex), mas temos tudo para ser competitivos. A questão é que não faltam adversários fortes – Audi e Porsche também vêm com força total. Há muito tempo deixou de ser apenas uma prova de resistência, é preciso acelerar o tempo todo, aproveitar bem as bandeiras amarelas e procurar permanecer na volta do líder”, explica o mineiro, que vai correr pela equipe Hot-Car no Brasileiro de Stock Car. Ele terá a missão de qualificar o carro, nesta quinta-feira (24).

A Ferrari 64 ganhou uma decoração estilizada que chamou a atenção no primeiro dia de trabalhos em Daytona. Se o vermelho continua como cor principal, uma bandeira brasileira estilizada percorre as laterais e o teto, o que faz com que o carro seja facilmente reconhecido em meio às 59 máquinas que vão acelerar a partir das 18h30 (de Brasília), de sábado. Todo o esforço agora é para confirmar a máxima do comendador Enzo Ferrari, para quem “carro bonito é o que vence corridas”.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Indy – KV Racing oficializa Tony Kanaan e Simona De Silvestro

Indy13-KV-Racing-300x224.jpg
A temporada 2013 da Fórmula Indy começa no final de março, e a KV Racing Technology apresentou ontem oficialmente em Baltimore, nos Estados Unidos, o brasileiro Tony Kanaan e a suíça Simona De Silvestro como condutores dos carros 11 e 78, respectivamente. Foi apresentado também a nova pintura padronizada de ambos carros, predominante para as cores azul e branco. Assim como na última temporada, os carros da KV serão impulsionados por motores Chevrolet.

“É com certeza um momento de alegria fazer uma nova temporada com a KV. Hoje, estamos ainda mais fortes. Trabalhamos desde o ano passado pensando em acertar alguns pontos importantes e focarmos em sermos mais e mais competitivos. Estou confiante que será uma temporada para brigarmos lá na frente desde o início. E vou ter uma companheira de equipe que vai contribuir bastante também”, comentou Kanaan, que inicia sua terceira temporada com a equipe de Kevin Kalkhoven e Jimmy Vasser.

O Campeão da Fórmula Indy de 2004 também foi elogiado pelo gerente do projeto da Chevrolet na Fórmula Indy, Chris Barube. “Como um campeão da Fórmula Indy, um líder entre os pilotos e um favorito dos fãs, Tony Kanaan traz uma riqueza de experiência e talento para o programa Chevrolet IndyCar V6, e é um verdadeiro embaixador para a Chevrolet”

A temporada 2013 de Fórmula Indy inicia no dia 24 de março, nas ruas de St. Petersburg, na Flórida. Antes disso, nos dias 11 e 12 de março, acontece os treinos coletivos no circuito do Alabama.

24 horas de Daytona

Tony Kanaan disputará neste final de semana as 24 horas de Daytona pela equipe brasileira Dener Motorsport, a bordo do Porsche 911 GT3 Cup número 21. Será a primeira participação do brasileiro da corrida, e dividirá a condução do esportivo com: Rubens Barrichello, Felipe Giaffone, Ricardo Maurício e Nonô Figueiredo. A largada acontece neste sábado (26), às 18h30 de Brasília.

“Já é uma grande satisfação correr nas 24h de Daytona, ainda mais sendo por uma equipe brasileira, que tem as cores e bandeira nacional no carro, e formada por pilotos brasileiros. Só tenho que agradecer ao Dener e a Porsche pelo convite. Será certamente uma grande emoção, e vou aproveitar muito as 24 horas, dentro e fora do carro com tantos amigos juntos”, comentou Kanaan.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Stock Car – Hanier Racing e Beto Cavaleiro estreiam em 2013

Stock12-BCavaleiro-300x199.jpg
A Hanier Racing e o piloto Beto Cavaleiro estarão entre as novidades da temporada 2013 da Stock Car. Sediada na cidade paulista de Nova Odessa, na região de Americana, a Hanier – empresa especializada no desenvolvimento, industrialização e comercialização de produtos químicos e processos para a cadeia têxtil – adquiriu 100% do controle de uma das duas equipes Full Time Sports e terá dois carros na abertura do calendário no início de março em Interlagos. O segundo piloto deverá ser conhecido nos próximos dias e retirado de uma lista de pelo menos cinco candidatos, todos com experiência na categoria.

Iniciada em 2010 no Mini Challenge, a parceria entre a Hanier e Cavaleiro foi ampliada nos anos seguintes na Copa Montana. Satisfeita com as ações de marketing de relacionamento proporcionadas pelos eventos, ambos abrigados dentro do guarda-chuva da Stock Car, a Hanier decidiu dar um salto maior. “A oportunidade surgiu e resolvemos aproveitá-la”, explicou o diretor-financeiro Edson Colpas. “Agora, queremos fazer algo diferenciado sempre com o foco voltado para os nossos clientes, notadamente as indústrias têxteis”, acrescentou. Há 14 anos no mercado, a Hanier tem capital totalmente nacional.

Pelo acordo acertado entre as partes, o diretor-técnico Maurício Ferreira – que também continuará à frente da dupla Rubens Barrichello e Alceu Feldmann no outro braço da Full Time Sports – será o responsável pelo “running” da equipe. O projeto inicial é de três anos. “A Hanier está acreditando bastante no potencial de ativações de marketing da Stock Car. Para nós, essa visão de médio prazo é fundamental para a criação de metas realistas e o crescimento planejado”, elogiou Ferreira.

Cavaleiro, que completará 42 anos em abril, tem formação diferente da maioria dos colegas. Começou a correr apenas há cinco anos e sabe muito bem o tamanho do desafio que terá pela frente diante dos melhores pilotos do automobilismo brasileiro. “Sempre tive os pés no chão e não procuro criar expectativas que não possam ser alcançadas. Neste momento, não estou preocupado com resultados e sim com a minha evolução e da equipe nestes três anos. Quilometragem e horas de voo serão mais importantes”, assegurou.

No ano passado, Cavaleiro terminou em 8º lugar na Copa Montana, depois de chegar à última etapa ainda na briga pelo título e tendo o 4º no Rio de Janeiro como o ponto mais alto da temporada. A nova fase na carreira não o assusta. “Acredito que não terei dificuldades com o carro. Todos os pilotos que saíram da Montana para a Stock dizem que o carro é até mais fácil de pilotar”, afirmou. Cavaleiro imagina que suas características pessoais podem ajudar na adaptação. “Sempre priorizei a regularidade e a minha idade me trouxe a frieza, enquanto o pessoal mais jovem ainda tem muita adrenalina. Vou tentar subir degrau por degrau e conto com o apoio de um patrocinador que não cobra resultados imediatos.”
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Bruno Senna está fora da F1 e vai disputar o WEC pela Aston Martin

wec-bruno-senna-aston-marti.jpg

Depois de lutar para ficar na Formula 1 – disputando uma vaga na Force India com Jules Bianchi e Adrian Sutil -, Bruno Senna encontrou uma nova casa para 2013.

Bruno foi confirmado nesta terça-feira como o mais novo piloto de fábrica da Aston Martin Racing. Senna já vai correr nas 12 Horas de Sebring na GTE-Pro em março, e também no Campeonato Mundial de Endurance da FIA.

O brasileiro de 29 anos de idade, que perdeu seu assento na Williams após um período de três anos na F1, irá juntar-se a Fred Makowiecki em um dos dois Aston Martin V8 Vantage no campeonato, que começa em Silverstone, em abril.

Turner, Mucke e Senna vão começar a temporada no próximo mês em uma entrada solo da AMR em Sebring, rodada de abertura da American Le Mans Series, que não conta mais como um evento WEC.

Senna não deve estranhar os protótipos, já que andou na Le Mans Series Europeia em 2009 em um carro LMP1 da equipe Oreca. No entanto, seu novo carro de fábrica da Aston Martin irá marcar sua primeira incursão em corrida de GTs.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Virtual – Light: Menescal fatura rodada de estreia no Circuito das Américas

vpg-light-t101-300x170.jpg
Com desempenho soberbo e contando com vacilos dos adversários, piloto da LM mostrou que vem com força para a 1ª temporada de 2013

Em uma prova marcada por vários momentos de oscilação e mudança de cenário, Marcello Menescal (LM) controlou os nervos mais do que os adversários, chegando a uma contundente vitória na etapa de abertura da categoria VPG Light, disputada no circuito virtual de Austin, também conhecido como Circuito das Américas. A liderança da prova mudou quatro vezes de mãos antes de chegar ao competidor da LM, que evitou os deslizes de seus rivais e imprimiu ritmo sólido até a linha de chegada.

A pole position havia ficado com seu companheiro de equipe, Leonardo Sampaio, que arrancou bem e sustentou a ponta na largada. Marcelo Leandro (555) e o próprio Menescal também mantiveram suas respectivas segunda e terceira colocações nas voltas iniciais, até que Sampaio cometesse um erro na terceira passagem e fosse superado pelos dois. Contudo, ele logo recuperou o segundo posto, porque Marcello também escaparia da pista dois giros mais tarde, caindo para quinto.

Em meio a esses entreveros, Marcelo Leandro assumiu a dianteira, com Sampaio no seu encalço, disposto a recuperá-la. Após alguns minutos de pressão, Leonardo realizou a ultrapassagem sobre o oponente, vivendo um novo momento de alegria que duraria apenas três voltas. Enquanto todos os competidores paravam para fazer o reabastecimento obrigatório, entre a décima e 11ª passagem, o piloto da LM decidiu ficar mais tempo na pista e acabou sofrendo uma pane seca. Fim de prova para ele.

Leandro foi outro a retardar seus pitstop e, se não chegou a ficar sem combustível, acabou perdendo muito tempo com pneus velhos, vendo ir pelo ralo toda a vantagem que tinha para os demais concorrentes quando saiu dos boxes. Àquela altura, Menescal já recuperara o segundo lugar e, com seus compostos mais aquecidos, rapidamente despachou o rival da 555 para se tornar o ponteiro.

A partir dali, Marcello só fez abrir cada vez mais no primeiro posto, enquanto Leandro sofria intensa pressão de Marcelo Mattos (Ghost), Ricky Esteves (RGS) e Chico Inglês (LM) pela vice-liderança. Após várias trocas de posição e alguns polêmicos toques de todas as partes, Chico foi quem sobreviveu para receber a bandeirada em segundo, subindo ao pódio no dia de seu aniversário. Mattos completou a cerimônia de premiação em terceiro.

Resultado extra-oficial:

1. Marcello Menescal (LM), 24 voltas em 51:24.855
2. Francisco Inglês (LM), +17.148
3. Marcelo Mattos (Ghost), +19.901
4. Ricky Esteves (RGS), +20.962
5. Rodolfo Reis (LM B), +27.396
6. Marcelo Leandro (555), +30.054
7. Sérgio Refkalefsky (Viracopos Gold), +45.568
8. Noel Coelho (Azores), +1:15.837
9. João Camelo (Scuderia Camelo), +1:19.646
10. Thiago Scherer (sem equipe), +1:20.618

O resultado oficial e a classificação completa estão disponíveis no site Liga VPG - Virtual Pilots Group. A segunda etapa da VPG Light está marcada para 4 de fevereiro, a partir das 22h15, no circuito virtual de Daimler, com transmissão ao vivo pela Race Brasil.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Empolgado com nova equipe na Stock Car, Denis Navarro agradece Vogel

122467_167141_navarro_2_2_web_-300x182.jpg
O piloto Denis Navarro, uma das surpresas da temporada 2012 da Stock Car, estará de equipe nova neste ano. Em projeto que será divulgado de forma completa ainda neste mês, o paulista deixou a equipe Vogel Motorsport, – Navarro fez questão de agradecer a equipe pela dedicação e profissionalismo no período que ficou na equipe.

“Gostaria de deixar meu especial agradecimento a cada integrante da equipe Vogel, comandada com muita dedicação pelo Mauro, que, além de um experiente chefe de equipe, é um grande professor. Recebi uma oportunidade única de um importante patrocinador e tenho certeza de que serei competitivo nesta nova equipe e estou bastante empolgado com este novo projeto”, diz Navarro.

A temporada da Stock Car terá 12 etapas e começa no próximo dia 3 de março, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Indy – Allmendinger vai testar pela Penske em Sebring

nascar12-aj-Allmendinger.jpg

AJ Allmendinger poderá retornar aos monopostos na Fórmula Indy após garantir um teste com a Penske. Ele perdeu sua vaga na Penske na NASCAR Sprint Cup quando foi suspenso por causa de um teste de drogas positivo no ano passado.

Allmendinger subsequentemente retornou à NASCAR com a Phoenix Racing e parecia destinado a continuar nos stock cars. Mas seu ex-chefe, Roger Penske, agora lhe ofereceu um teste na Fórmula Indy nos dias 18 e 19 de fevereiro.

“Estou muito feliz e me sinto abençoado por ter uma chance de testar um Fórmula Indy pela Penske Racing em Sebring”, escreveu Allmendinger em seu Twitter. “Toda a organização, principalmente Roger, é de primeira linha. Não tenho palavras para agradecê-los pela chance e por me manter como parte da família durante tudo isso”.

Nos anos recentes, a Penske teve três carros na Fórmula Indy para Will Power, Helio Castroneves e Ryan Briscoe, mas esperava-se que fosse reduzida para dois e demitisse Briscoe em 2013. Relatos na imprensa norte-americana sugerem que Allmendinger poderá correr nas etapas de Barber Motorsports Park e Long Beach, além das 500 Milhas de Indianápolis, se o teste for bem sucedido.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Tuka Rocha encara desafio antes da Stock Car

120747_164618_tukapresp2-300x175.jpg
Antes do início da temporada da Stock Car, no dia 03 de março, quando os motores voltarão a roncar em Interlagos (SP), o piloto da BMC Racing, Tuka Rocha, vai encarar um desafio inédito em sua carreira, que servirá de preparação para a temporada 2013 – o El Cruce.

A corrida de aventura, que terá largada no próximo dia 08 de fevereiro, tem como objetivo atravessar a Cordilheira dos Andes, ligando Argentina e Chile, por uma distância de mais de 100 km dividida em três etapas, que são realizadas em três dias.

“Estou bem ansioso para começar, a prova é de dupla, e eu e o Gustavo Milan, que fará a prova comigo nos preparamos muito para este desafio, já que temos que cumprir todo o percurso juntos”, destaca Tuka, que em 2012 participou da Maratona de Buenos Aires. “Comecei a treinar desde junho com a preparadora Cristina Carvalho (ela é a representante do evento no Brasil – Núcleo Aventura), depois da maratona queria um novo desafio, antes de começar a Stock, pois a corrida vai valer como preparação”, explica.

Os lugares onde o evento irá passar são de uma beleza sem igual. Corredores atravessam montanhas e vulcões, picos nevados, bosques, lagos, vales e áreas rochosas. Apesar de realizado durante o verão, as variações climáticas são enormes. Por tudo isso, a demanda física para corredores é muito grande e exige treinamento intenso antes.

“Serão 3 dias, onde dormiremos cada dia em um local diferente. Outra dificuldade será o terreno, que ninguém conhece, pois a cada ano muda, tem muita subida, rios, pedras, passaremos por lugares muito altos, pegaremos neve e cada participante tem que levar todo o seu equipamento desde segurança, alimentos, onde a cada dia correremos de 4 a 6 horas. Para mim, essa será a grande dificuldade ter tudo calculado a cada dia para saber levar a quantidade certa de cada item”, salienta.

Depois do El Cruce, as atenções de Tuka se voltam para a Stock Car, onde ele estará defendendo pelo terceiro ano consecutivo as cores da BMC Racing, tendo nesta temporada o ex-piloto de F-1 Ricardo Zonta como companheiro de equipe. “Terminei o ano com um potencial muito bom, assim como a equipe RZ teve um ótimo final de ano, as férias serão curtas e esperamos começar o ano bem. Conheço o Ricardo (Zonta) faz muito tempo e como ele é um piloto muito técnico, tenho certeza que isso só vai ajudar nesse entrosamento meu com a equipe”.

EB - Autoracing | F1 | Indy | MotoGP | StockCar
autoracing.com
 
Topo