• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Velocidade / WTCC

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Pilotos gaúchos dominam as 12h de Tarumã

endurance10-taruma-350.JPG
A mais tradicional prova e a que encerra o ano da velocidade no Rio Grande do Sul foi disputada no último sábado no Autódromo Internacional de Tarumã. As 12 Horas de Tarumã, mesmo valendo pelo calendário de uma categoria diferente sempre atraiu pilotos das mais diversas categorias e como não poderia deixar de ser, o Marcas & Pilotos foi categoria com maior número de representantes.

O campeão e vice da classe B do Marcas, Cristiano Almeida e Régis Boéssio participaram da prova em um protótipo MRX e um Aldee Coupé respectivamente. Cristiano participou do time do MRX 10 que liderou boa parte da prova até enfrentar problemas e ter que abandonar. Mesmo assim, alcançaram o 3o posto na classificação geral. Já Régis que encarou o desafio a bordo do Aldee 50 com outros pilotos que já participaram do Marcas (Vitor Costa, Gustavo Tortelli e Cleber Vieira) enfretram poucos problemas e alcançaram o nono posto na geral e a vitória na classe II 8v.

No Gol 22 da equipe Pole, um trio do Marcas, Ike Halmschleger, Rafael Biancini e Henrique Ross em uma prova memorável levaram o Gol da equipe ao quinto posto da geral e segundo da classe IV, subindo ao podium das 12 Horas de Tarumã pela segunda vez consecutiva.

Na sexta posição da geral, mais um representante do Marcas. Carlos Belleza encarando o desafio de 12 Horas com um terceiro posto da classe IV fez a festa com seus parceiros do Corsa 54 (Pedro Ávila/ Diogo Bottaro). Na sétima posição, Paulo Pretto e Hardy Kohl Jr. conduziram em parceria com Alexandre Lima o VW Gol 77 ao quarto posto da classe IV com uma boa prova, atrasados apenas por pequenos problemas.

A dupla Daniel Elias e Mário Bernardi enfrentou muitos problemas no sábado, iniciando por um superaquecimento em seu VW Gol 177 ainda na primeira hora de prova. Na terceira hora a dupla teve o motor de seu carro quebrado, mas a equipe sem desistir realizou a troca do motor e a dupla retornou à prova, mesmo com atraso. A persistência rendeu o 11o posto na geral e a 5a posição na classe IV.

Outro trio que enfrentou problemas com a quebra de motor foi o trio Airton Diehl/ Isadora Diehl/ Neni Trentin que enfrentaram a quebra do motor de seu VW Gol 11 com menos de 3 horas de prova. A exemplo da equipe do Gol 177, a equipe trabalhou e colocou o carro de volta à prova, mesmo com muito atraso. A insistência valeu o sexto posto na classe IV.

Na sétima posição da Classe IV um trio de batalhadores. Jairo Silva/ Carlos Brito e Edson Serdeira com o único carro Marcas no grid (Fiat Uno) lutaram com problemas de transmissão por horas. Sem desistir o trio e sua equipe deu show, trabalhando incansavelmente para recolocar o carro na pista.

Luciano Cardoso em equipe formada com seus irmãos Juliano Cardoso e Laenio Jr. também enfrentaram uma quebra em seu VW Gol 21, o que obrigou o trio a abandonar a prova no meio de tarde.

Mais azar tiveram o quarteto Paulo Rotta, Rodrigo Messa, Nelson Cardoso e Rangel Zen. O estouro do motor de seu Aldee Coupé 56 ainda na primeira hora de prova obrigou a equipe a abandonar a prova em definitivo, o mesmo acontecendo com o protótipo MRX 18 de Luiz Kreuz/ Renato Kreuz/ Ricardo Kreuz e João Batista Rodrigues que foi o primeiro a abandonar a prova com apenas 18 voltas quando o motor VW Turbo quebrou.

Nesta semana todas as atenções se voltam para o dia 17 de dezembro quando acontece a grande festa de premiação dos campeões 2010. A festa encerra o ano da velocidade no Rio Grande do Sul e acontece nas dependências do Velopark. Maiores informações pelo 51 3224 4808.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Fórmula Indy:

Helio Castroneves conquista o Capacete de Ouro pela quinta vez
indy10-castroneves-350.jpg
O piloto brasileiro Helio Castroneves, do Team Penske de Fórmula Indy, conquistou pela quinta vez o trofeú Capacete de Ouro, prêmio oferecido pela revista Racing. A solenidade de entrega aconteceu ontem, 13, em São Paulo e Castroneves, por estar nos Estados Unidos, foi representado por seu pai. Esta foi a sua quinta premiação, sendo três de forma consecutiva: 2003, 2006, 2008, 2009 e 2010.

Criado em 1997, o Capacete de Ouro teve em 2010 a 14ª edição e o resultado final de cada categoria é determinado pelo voto direto dos jornalistas, que fazem suas escolhas a partir de uma lista tríplice para cada categoria formada pelo desempenho de cada competidor ao longo do ano. Todas as conquistas de Helio Castroneves ocorreram na categoria TOP.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Zonta celebra ida do FIA GT à Curitiba em 2011

113400_154628_102833_134519__festa_web_.JPG
O Mundial de FIA GT, um dos mais prestigiados campeonatos de automobilismo do planeta, com a presença de grandes marcas envolvidas, como Ford, Lamborghini, Maserati, Aston Martin e Chevrolet, entre outras, confirmou nos últimos dias sua visita a Curitiba na próxima temporada.

A corrida em solo paranaense será a penúltima do campeonato, no dia 23 de outubro, ocupando o lugar deixado pelo Mundial de Turismo (WTCC), que foi para Interlagos. Para Ricardo Zonta, único brasileiro campeão, em 1998, e vencedor de duas corridas neste ano, a notícia não poderia ser melhor.

"Correr diante de casa é sempre bom", destaca Zonta, ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1, que já competiu na pista localizada em Pinhais em quase todas as categorias pelas quais passou: F-Chevrolet, F-3, ITC (antiga DTM), World Series e Stock Car, somando poles e vitórias.

"É um circuito moderno e capaz de absorver toda a estrutura do FIA GT. Seu traçado curto e rápido se torna um grande ingrediente para as corridas, que são bastante movimentadas e longas. Acredito que Curitiba deixará uma ótima impressão, assim como aconteceu com o WTCC", analisa o piloto, que vê na confirmação da prova uma vitória aos fãs locais.

"Cresci correndo em Curitiba e espero, em novembro, poder colocar mais uma vitória em meu currículo nesta pista. Para o público paranaense, apaixonado por automobilismo, a notícia caiu como uma luva. Poder ver esses supercarros andando a quase 300 km\h é privilégio para poucos e torcer por um piloto local é melhor ainda. Será uma grande festa!", completa. Além de Zonta, o FIA GT também conta com o paranaense Enrique Bernoldi no grid.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Jonas Rodrigues faz balanço positivo de 2010

Centrando a época em ensaios com o F. BMW da Daltec Racing, o piloto luso-suíço foi evoluindo na equipa do campeonato Lista Junior, chegando mesmo a vencer o estágio de detecção de jovens talentos
JonasRodrigues-Hockenheim_250.jpg
Autor de vários testes de preparação visando uma época de estreia nos monolugares em 2011, Jonas Rodrigues faz um balanço positivo deste primeiro ano de contacto com o universo dos fórmulas. Centrando a actual temporada em ensaios com o F. BMW da equipa Daltec Racing, o piloto luso-suíço foi gradualmente evoluindo no seio da estrutura de referência do campeonato Lista Junior, chegando mesmo a vencer o estágio de detecção de jovens talentos na Suíça.
“Foi um bom ano pois pude aprender e desenvolver a pilotagem deste monolugar em diferentes condições e pistas. Penso que a evolução foi grande pois parti do zero e a cada novo teste consegui sempre melhorar a minha prestação, verificando até, em certas alturas, que podia ser tão rápido como pilotos que já militam na categoria há já algum tempo. Acabar o ano como vencedor deste estágio anual realizado aos comandos do F. BMW foi a melhor recompensa que podia ter recebido”, começou por afirmar o piloto de 15 anos.
“A vitória no estágio foi muito importante pois estiveram presentes os actuais melhores pilotos do karting suíço, entre participantes de outras nacionalidades. Dedicando apenas o ano a testes, este resultado acabou por ser a melhor prova da minha evolução ao volante de um monolugar da BMW. Consciente de que uma boa prestação poderia abrir portas para a obtenção de patrocínios, concentrei-me a fundo e o resultado final foi muito positivo para mim, frente a um plantel de 18 concorrentes e a um júri de peso”, acrescentou Jonas Rodrigues.
Tricampeã por equipas em 2010 e vencedora dos campeonatos de 2008 e 2009, a Daltec Racing cedo iniciou um profundo trabalho com o jovem piloto. Reconhecida por ser uma estrutura que concentra os seus esforços na formação de pilotos, a equipa sediada na Suíça rapidamente colocou à disposição de Jonas Rodrigues as condições para uma aprendizagem adequada: telemetria, acompanhamento teórico e técnico, testes em circuitos tecnicamente diferentes, passando ainda por um ambiente familiar, bem característico na Daltec.
“Trabalhei com engenheiros e mecânicos diferentes a cada novo teste e as relações foram sempre das melhores. Rapidamente senti-me como se fizesse parte de uma grande família. A cada sessão de análise de telemetria, a interacção foi sempre uma constante. As minhas opiniões foram sempre ouvidas, e isso é bastante gratificante, especialmente por parte de uma equipa de topo com um palmarés que fala por si só”, rematou o piloto luso-suíço.
Conhecido já o calendário da Lista Junior de 2011, que se disputará novamente em seis provas duplas, a Daltec Racing prevê, já em Janeiro, mais um teste com Jonas Rodrigues, antes do arranque do campeonato agendado para meados de Abril. Hockenheim (Alemanha), A1 Ring (Áustria), Most (República Checa), Dijon (França) e Monza (Itália) são os circuitos de eleição para uma próxima edição de relevo, que deverá acolher várias equipas oriundas da agora extinta F. BMW europeia.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Indy - 15/12/2010

Hildebrand assina com a Panther
JR_Hildebrand.jpg
JR Hildebrand substituirá Dan Wheldon na Panther Racing em 2011 após assinar um contrato de múltiplos anos, confirmou a equipe na terça-feira.

O californiano de 22 anos, que conquistou o título da Indy Lights em 2009 e fez sua estréia na Fórmula Indy no lugar de Mike Conway na Dreyer & Reinbold nas etapas de Mid-Ohio e Sonoma, vinha sendo ligado à vaga há algum tempo.

"Eu não poderia estar mais animado por estar na Panther Racing", disse Hildebrand. "Esta é minha primeira vaga em tempo integral na Fórmula Indy, e o carro da Panther é um dos melhores da categoria, então poder começar minha carreira com uma equipe deste calibre é grandioso. Já sinto que, com a pequena experiência que tive aqui, será uma ótima combinação para todos nós".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Veja a lista de todos os campeões do DTM

O piloto inglês Paul di Resta conquistou na temporada 2010 o seu
primeiro título no DTM. Ele se junta num rol de grandes nomes do
automobilismo, que fizeram sucesso nessa categoria de carros Turismo
Alemã.

Confira abaixo a lista completa dos campeões dessa categoria:

2010 - Paul di Resta (ING, Mercedes)
2009 - Timo Scheider (ALE, Audi)
2008 - Timo Scheider (ALE, Audi)
2007 - Mattias Ekstrom (SUE/Audi)
2006 — Bernd Schneider (ALE/Mercedes)
2005 — Gary Paffett (ING/Mercedes)
2004 — Mattias Ekstrom (SUE/Audi)
2003 — Bernd Schneider (ALE/Mercedes)
2002 — Laurent Aiello (FRA/Audi)
2001 — Bernd Schneider (ALE/Mercedes)
2000 — Bernd Schneider (ALE/Mercedes)
1996-1999 - vide observação abaixo
1995 — Bernd Schneider (ALE/Mercedes)
1994 — Klaus Ludwig (ALE/Mercedes)
1993 — Nicola Larini (ITA/Alfa Romeo)
1992 — Klaus Ludwig (ALE/Mercedes)
1991 — Frank Biela (ALE/Audi)
1990 — Hans-Joachim Stuck (ALE/Audi)
1989 — Roberto Ravaglia (ITA/BMW)
1988 — Klaus Ludwig (ALE/Ford)
1987 — Eric van de Poele (BEL/BMW)
1986 — Kurt Thiim (DIN/Rover)
1985 — Per Stureson (SUE/Volvo)
1984 — Volker Strycek (ALE/BMW)

Obs: foram consideradas apenas as temporadas a partir de 1984, e
aquelas em que o campeonato recebeu a denominação atual, excluindo-se
assim as temporadas de 1996 à 1999.
dtm_capa9.jpg
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Confira todos os campeões da NASCAR Cup

x261.jpg
Veja todos os campeões da NASCAR Cup - a categoria de stock car mais
importante do mundo - atualizada até o final da temporada de 2010.

Na história da série, que começou em 1949, o destaque vai para os
heptacampeões Richard Petty e Dale Earnhardt, além do pentacampeão
Jimmie Johnson:

» Veja todos os campeões da série principal da Nascar:
1949: Red Byron - Oldsmobile
1950: Bill Rexford - Oldsmobile/Mercury/Ford
1951: Herb Thomas - Hudson/Plymouth/Oldsmobile
1952: Tim Flock - Hudson
1953: Herb Thomas - Hudson/Chevrolet
1954: Lee Petty - Chrysler/Dodge/Oldsmobile
1955: Tim Flock - Chrysler/Chevrolet
1956: Buck Baker - Chrysler/Dodge/Ford
1957: Buck Baker - Chevrolet
1958: Lee Petty - Oldsmobile
1959: Lee Petty - Oldsmobile/Plymonth
1960: Rex White - Ford/Chevrolet
1961: Ned Jarret - Ford/Chevrolet
1962: Joe Weatherly - Pontiac/Ford
1963: Joe Weatherly - Pontiac/Chrysler/Dodge/Mercury/Plymouth
1964: Richard Petty - Plymouth
1965: Ned Jarret - Ford
1966: David Pearson - Dodge
1967: Richard Petty - Plymouth
1968: David Pearson - Ford
1969: David Pearson - Ford
1970: Bobby Issac - Dodge
1971: Richard Petty - Plymouth
1972: Richard Petty - Plymouth/Dodge
1973: Benny Parsons - Chevrolet/Mercury
1974: Richard Petty - Dodge
1975: Richard Petty - Dodge
1976: Cale Yarborough - Chevrolet
1977: Cale Yarborough - Chevrolet
1978: Cale Yarborough - Oldsmobile
1979: Richard Petty - Chevrolet/Oldsmobile
1980: Dale Earnhardt - Chevrolet/Oldsmobile
1981: Darrel Waltrip - Chevrolet/Buick
1982: Darrel Waltrip - Buick
1983: Bobby Allison - Chevrolet/Buick
1984: Terry Labonte - Chevrolet
1985: Darrel Waltrip - Chevrolet
1986: Dale Earnhardt - Chevrolet
1987: Dale Earnhardt - Chevrolet
1988: Bill Eliott (EUA) Ford
1989: Rusty Wallace - Pontiac
1990: Dale Earnhardt - Chevrolet
1991: Dale Earnhardt - Chevrolet
1992: Alan Kulwicki - Ford
1993: Dale Earnhardt - Chevrolet
1994: Dale Earnhardt - Chevrolet
1995: Jeff Gordon - Chevrolet
1996: Terry Labonte- Chevrolet
1997: Jeff Gordon - Chevrolet
1998: Jeff Gordon - Chevrolet
1999: Dale Jarret- Ford
2000: Bobby Labonte - Pontiac
2001: Jeff Gordon - Chevrolet
2002: Tony Stewart - Pontiac
2003: Matt Kenseth - Ford
2004: Kurt Busch - Ford
2005: Tony Stewart - Chevrolet
2006: Jimmie Johnson - Chevrolet
2007: Jimmie Johnson - Chevrolet
2008: Jimmie Johnson - Chevrolet
2009: Jimmie Johnson - Chevrolet
2010: Jimmie Johnson - Chevrolet

» Os maiores campeões da Nascar:
1º Richard Petty, 7 campeonatos
2º Dale Earnhardt, 7
3º Jimmie Johnson, 5
4º Jeff Gordon, 4
5º Lee Petty, 3
6º Cale Yarborough, 3
7º Darrel Waltrip, 3
 
Última edição:

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Veja a lista dos vencedores do GP de Macau F-3

edoardo-mortara-winning-macau-gp-twice-podium.jpg


Veja abaixo a relação de todos os pilotos que já venceram o famoso
Grande Prêmio Macau de Fórmula 3, uma das provas extra-campeonato de
maior tradição no automobilismo mundial.

Embora o GP asiático seja disputado desde 1954, as corridas de F-3
começaram apenas 28 anos depois, com a vitória de Roberto Pupo Moreno,
em 1982. Antes, a prova era disputada apenas por categorias asiáticas
de monopostos.

Apenas um piloto se consagrou como bi-campeão da prova. Foi o italiano
Edoardo Mortara, campeão em 2009 e 2010.

Nesta prova quatro brasileiros já venceram: Roberto Pupo Moreno, o
primeiro vencedor da prova, no ano de 1982, Ayrton Senna (1983),
Maurício Gugelmin (1985), e Lucas di Grassi (2005).

A França, a Alemanha e a Inglaterra se juntam ao Brasil como os países
com mais vencedores, com quatro pilotos cada um, seguidos pela Itália
com 3 vencedores.

» Veja abaixo a lista completa de vencedores do GP de Macau (até 2010):
2010 Edoardo Mortara (ITA) Dallara Volkswagen
2009 Edoardo Mortara (ITA) Dallara Volkswagen
2008 Keisuke Kunimoto (JAP) Dallara Toyota-Tom´s
2007 Oliver Jarvis (ING) Dallara Toyota-Tom´s
2006 Mike Conway (ING) Dallara Mercedes-HWA
2005 Lucas di Grassi (BRA) Dallara-Mercedes-HWA
2004 Alexandre Prémat (FRA) Dallara-Mercedes-HWA
2003 Nicolas Lapierre (FRA) Dallara F302 Renault-Sodemo
2002 Tristan Gommendy (FRA) Dallara F302 Sodemo-Renault
2001 Takuma Sato (JAP) Dallara F301-Honda-Mugen
2000 André Couto (MAC) Dallara F399-Opel-Spiess
1999 Darren Manning (ING) Dallara F399-TOM'S-Toyota
1998 Peter Dumbreck (ESC) Dallara 398-TOM'S-Toyota
1997 Soheil Ayari (FRA) Dallara 396-Opel-Spiess
1996 Ralph Firman (IRL) Dallara-Honda Mugen/NB
1995 Ralf Schumacher (ALE) Dallara-Opel-Spiess
1994 Sascha Maassen (ALE) Dallara F394-Opel
1993 Jorg Müller (ALE) Dallara 393-Fiat
1992 Rickard Rydell (SUE) TOM'S 032F-Toyota
1991 David Coulthard (ESC) Ralt RT35-Mugen-Honda
1990 Michael Schumacher (ALE) Reynard 903-Volkswagen
1989 David Brabham (AUS) Ralt RT33-Volkswagen Spiess
1988 Enrico Bertaggia (ITA) Dallara 388-Alfa Romeo
1987 Martin Donnelly (IRN) Ralt RT31-Toyota
1986 Andy Wallace (ING) Reynard 863-Volkswagen
1985 Mauricio Gugelmin (BRA) Ralt RT30-Volkswagen
1984 John Nielsen (DIN) Ralt RT3-Volkswagen
1983 Ayrton Senna (BRA) Ralt-Toyota
1982 Roberto Pupo Moreno (BRA)

» Veja abaixo as vitórias na F-3 por País:
1. Brasil - 4 vitórias
2. Inglaterra - 4
3. França - 4
4. Alemanha - 4
5. Itália - 3
6. Irlanda - 2
7. Escócia - 2
8. Japão - 2
9. Dinamarca - 1
10. Austrália - 1
11. Suécia - 1
12. Macau - 1
 
Última edição:

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Nascar: Pilotos que mais provas correram

Diversos, e verdadeiros "dinossauros", pilotos se destacaram pela
enorme quantidade de provas disputadas em suas carreiras.
Verdadeiros "patrimônios" da categoria, pareceram sempre que jamais se
aposentariam das provas.

Atualizamos esta listagem após a 32ª etapa da temporada 2010 da Nascar
e, exceto por Ricky Rudd (que se retirou em 2007) e Kyle Petti (que se
retirou em 2008), os demais pilotos disputaram corridas nesta
temporada.

» Veja abaixo alguns dos maiores corredores da Nascar (não regulares
em 2010):

Ricky Rudd - 903 provas (se retirou em 2007)

Terry Labonte - 868 (1 em 2010)

Kyle Petty - 829 (se retirou em 2008)

Bill Elliott - 818 (11 em 2010)

Sterling Marlin - 748 (se retirou em 2009)

Ken Schrader - 733 (1 em 2010)


» Veja abaixo alguns dos maiores corredores da Nascar (regulares em
2010):

Mark Martin - 739 provas (32 provas disputadas em 2010)

Jeff Gordon - 613 provas (32 provas disputadas em 2010)

Jeff Burton - 579 provas (32 provas disputadas em 2010)

Joe Nemechek - 548 provas (28 provas disputadas em 2010)


PS: dados atualizados até a 32ª prova da temporada 2010 da Nascar...
PS 2: Ken Schrader não disputou nenhuma prova em 2009, porém disputou
1 prova nesta temporada...
PS 3: pilotos regulares são aqueles que disputam pelo menos 50% das
etapas de uma temporada...
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Veja a lista de todos os campeões da F-3 Inglesa

Abaixo mostramos a lista de todos os campeões da história da Fórmula 3
Inglesa, desde o ano de 1951, qaundo ela foi disputada pela primeira
vez na história. Em 2010 foi disputada sua 60ª edição.

Nos anos 60 e 70, a categoria teve algumas divisões e que resultaram
em mais de um título em disputa em 10 temporadas.

» Veja abaixo a lista com todos os campeões da F-3 Inglesa:
151783.jpg

2010 - James Calado (ING)
2009 - Daniel Ricciardo (AUS)
2008 - Jaime Alguersuari (ESP)
2007 - Marko Asmer (EST)
2006 — Mike Conway (ING)
2005 — Alvaro Parente (POR)
2004 — Nelson Ângelo Piquet (BRA)
2003 — Alan Van Der Merwe (AFS)
2002 — Robbie Kerr (ING)
2001 — Takuma Sato (JAP)
2000 — Antonio Pizzonia (BRA)
1999 — Marc Hyner (ING)
1998 — Mario Haberfeld (BRA)
1997 — Jonny Kane (ING)
1996 — Ralph Firman (IRL)
1995 — Oliver Gavin (ING)
1994 — Jan Magnussen (DIN)
1993 — Kelvin Burt (ING)
1992 — Gil de Ferran (BRA)
1991 — Rubens Barrichello (BRA)
1990 — Mika Hakkinen (FIN)
1989 — David Brabham (AUS)
1988 — Jirky Jarvi Lehto (FIN)
1987 — Johnny Herbert (ING)
1986 — Andy Wallace (GBR)
1985 — Mauricio Gugelmin (BRA)
1984 — Johnny Dumfries (ING)
1983 — Ayrton Senna (BRA)
1982 — Tommy Byrne (IRL)
1981 — Jonathan Palmer (ING)
1980 — Stefan JohanssonN (SUE)
1979 — Chico Serra (BRA)
1978 — Derek Warwick (ING) e Nelson Piquet (BRA)
1977 — Steven South (ING) e Derek Daly (IRL)
1976 — Bruno Giancomelli (ITA) e Rupert Keegan (ING)
1975 — Gunnar Nilsson (SUE)
1974 — Brian Henton (ING)
1973 — Ian Taylor (ING), Richard Robarts (ING) e Tony Brise (ING)
1972 — Roger Williamson (ING) e Rikky von Opel (LIE)
1971 — Roger Williamson (ING) e Dave Walker (ING)
1970 — Dave Walker (ING), Tony Trimmer (ING) e José Carlos Pace (BRA)
1969 — Emerson Fittipaldi (BRA)
1968 — Tim Schenken (AUS)
1967 — Harry Stiller (ING)
1966 — Harry Stiller (ING)
1965 — Tony Dean (ING)
1964 — Jackie Stewart (ESC) e Rodney Banting (ING)
1963 — Peter Arundel (ING)
1962 — John Fenning (ING)
1961 — Mike Ledbrook (ING), Bill Moss (ING) e Trevor Taylor (ING)
1960 — Jack Pitcher (ING), Jim Clark (ESC) e Trevor Taylor (ING)
1959 — Don Parker (ING)
1958 — Trevor Taylor (ING)
1957 — Jim Russell (ING)
1956 — Jim Russell (ING)
1955 — Jim Russell (ING)
1954 — Les Leston (ING)
1953 — Don Parker (ING)
1952 — Don Parker (ING)
1951 — Eric Brandon (ING)
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Veja a lista dos campeões da F-3 Européia

O italiano Edoardo Mortara é o campeão da F-3 Européia da temporada
2010 dessa categoria. Ele se juntou à uma lista de 31 campeões, em 30
temporadas da categoria máxima da Fórmula 3.
162658.jpg

» Veja abaixo a lista de pilotos que já conquistaram o titulo:
2010 - Edoardo Mortara (ITA)
2009 - Jules Bianchi (FRA)
2008 - Nico Hulkenberg (ALE)
2007 - Romain Grosjean (FRA)
2006 - Paul di Resta (ESC)
2005 - Lewis Hamilton (ING)
2004 - Jamie Gren (ING)
2003 - Ryan BRISCOE (AUS)
2002 - Renaud DERLOT (FRA)
2001 - Anthony DAVIDSON (ING)
2000 - Jonathan Cochet (FRA)
1999 - Benoit Treluyer (FRA)
1990 - Alessandro Zanardi (ITA)
1989 - Gianni Morbideli (ITA)
1988 - Joachim Winkelhock (ALE)
1987 - Steve Kempton (ING)/Dave Coyne (EUA)
1986 - Stefano Modena (ITA)
1985 - Alex Caffi (ITA)
1984 - Ivan Capelli (ITA)
1983 - Pierluigi Martini (ITA)
1982 - Oscar Larrauri (ARG)
1981 - Mauro Baldi (ITA)
1980 - Michele Alboreto (ITA)
1979 - Alain Prost (FRA)
1978 - Jan Lammers (HOL)
1977 - Piercarlo Ghinzani (ITA)
1976 - Riccardo Patrese (ITA)
1975 - Larry Perkins (AUS)
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Veja todos os Campeões da F-3 Sudam

Desde seu início, no ano de 1987, até a última temporada completada, a
de 2009, já tivemos 23 temporadas da Formula 3 Sudam. Alguns
argentinos já levaram a taça, mas a maioria é mesmo de brasileiros.


Ano Prv Ptos Piloto Campeão (NAC)
2009 18 134 Leonardo Cordeiro (Bra)
2008 18 128 Nelson Merlo (Bra)
2007 16 122 Clemente Faria JR. (Bra)
2006 16 99 Luiz Razia (Bra)
2005 18 113 Alberto Valerio (Bra)
2004 18 122 Xandynho Negrao (Bra)
2003 18 317 Danilo Dirani (Bra)
2002 18 296 Nelson A. Piquet (Bra)
2001 12 155 Juliano Moro (Bra)
2000 18 259 Vitor Meira (Bra)
1999 18 223 Hoover Orsi (Bra)
1998 12 175 Gabriel Furlan (Arg)
1997 12 171 Bruno Junqueira (Bra)
1996 11 144 Gabriel Furlan (Arg)
1995 13 76 Ricardo Zonta (Bra)
1994 11 79 Gabriel Furlan (Arg)
1993 12 58 Fernando Croceri (Arg)
1992 12 59 Marcos Gueiros (Bra)
1991 11 62 Afonso Giaffone (Bra)
1990 12 49 Cristian Fittipaldi (Bra)
1989 12 57 Gabriel Furlan (Arg)
1988 12 64 Juan C. Giacchino (Arg)
1987 11 48 Leonel Friedrich (Bra)
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
12 Horas de Tarumã mostram show de persistência e pilotagem

endurance10-taruma-350.JPG
As 12 Horas de Tarumã sempre foi e será uma das mais duras provas do automobilismo Brasileiro. Exigir o máximo de máquinas e pilotos por 12 horas e cerca de 500 voltas em regimes de voltas acima dos 150 km/h é o mais duro teste para a resistência física dos pilotos e resistência mecânica dos carros.

Os problemas sempre acontecem, por mais equipadas e preparadas que as equipes possam estar. Algumas dão um verdadeiro show de recuperação e superação de dificuldades

E as dificuldades foram muitas. Uma das primeiras equipes à enfrentar problemas mais sérios foi a equipe do MRX 4 da família Bertuol e Darci Marini. Ainda na primeira hora de prova e no comando de Marini, o protótipo equipado com motorização Chevrolet sofreu um grande impacto ao bater de lateral no muro da entrada da curva 9. No momento que o carro entrou no box se iniciaram os reparos em ritmo alucinante, a equipe comandada por Jorge Martinevski trabalhou de forma impressionante e em pouco mais de uma hora o carro já estava roncando novamente. O protótipo voltou à pista com 101 voltas de atraso em relação ao líder e nas 9 horas seguintes o quarteto Darci Marini/ Felipe Bertuol/ Paulo Bertuol/ Aristides Bertuol Neto assumiu um ritmo de tomada classificatória até a bandeirada final, na oitava posição e o quarto protótipo a cruzar a linha de chegada. O resultado pode ser considerado uma vitória à equipe que ainda teve como alegria ver a homenagem feita à Aristides Bertuol antes da largada.

Problemas também bateram à porta da equipe do MRX 10 de Pierre Ventura/ João Cardoso Jr./ Felipe Toledo/ Juliano Moro/ Cristiano Almeida. O quinteto que liderou boa parte da prova começou a sofrer problemas elétricos ainda no fim de tarde, tendo que entrar várias vezes ao box. O carro da equipe acabou abandonando em definitivo a prova faltando cerca de 30 minutos para o final. Mesmo assim a equipe alcançou o terceiro posto na classificação geral.

Outro carro que figurava entre os favoritos ao título era o MCR Turbo 46 de João Sant´Anna/ Vitor Genz/ Christian Castro/ Fernando Poeta. O carro do quarteto abandonou em definitivo antes da terceira hora de prova com a quebra do motor cujo reparo se mostrou impossível de ser realizado.

Em 2011 todos esperam pelo retorno da largada das 12 Horas de Tarumã retornando para a meia noite de sábado para domingo e retomando a tradição das corridas noturnas no estado.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Filipe Albuquerque oferece carta de condução a duas jovens

O Campeão dos Campeões aliou-se à sua antiga escola de condução para oferecer duas cartas de condução a duas jovens residentes numa instituição de Coimbra
images
Filipe Albuquerque, que foi recentemente consagrado Campeão dos Campeões, ofereceu em conjunto com a Escola de Condução Automóveis do Centro, onde tirou a sua própria carta de condução, duas cartas de condução a residentes da Casa Dr. Elísio de Moura, em Coimbra. As felizes contempladas foram Anézia Baldé e Tatiana Romero, que vão assim ter a oportunidade de ficar encartadas.
O piloto mostrou-se satisfeito por poder ajudar estas duas jovens: “Quando fui contactado para ser a imagem de marca da escola não hesitei em sugerir esta iniciativa. Fico contente por poder ajudar duas jovens a ter acesso à carta de condução. Dificilmente teriam essa oportunidade nos próximos tempos por isso tenho a certeza que vai ser um óptimo presente de Natal”.
A entrega simbólica das cartas de condução foi feita na Escola de Condução Automóveis do Centro na presença das duas contempladas assim como do responsável da instituição Casa Dr. Elísio de Moura e do responsável da Escola de Condução.
FilipeAlbuquerque-ofertacartaconducao_250.jpg
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Entrevista exclusiva com Vitor Meira

indy500_vitor-meira-carro.jpg
O piloto brasiliense vai para a décima temporada na Fórmula Indy. No último fim de semana, liderou a equipe vencedora das 6 horas de Kart de Brasília e conversou com exclusividade com o Autoracing.

Vitor, como foi seu ano?
Foi um ano de altos e baixos, porque está muito competitivo. Um erro hoje significa muito, mas nós localizamos os baixos e sabemos como melhorar, mas se vai sanar é outra coisa. Olhando no geral foi o melhor resultado da equipe em oito anos. Altos e baixos, mas no fim das contas foi alto e com muito espaço para melhorar.

Para a próxima temporada?
Estou tranquilo, não estou assinado, não está escrito em pedra, mas estou bem tranquilo da minha posição com a equipe e junto ao patrocinador estou bem.

Apesar de sete pilotos na Indy e dos bons resultados do Brasil na categoria por que ainda é difícil conseguir patrocínio aqui?
É fácil culpar a economia e dizer que ninguém incentiva, mas tem uma série de questões, como: quem vai botar a mão no bolso e tirar muito dinheiro para alguém correr? Tem um fundo comercial sempre e tem que ter uma televisão legal passando todas as corridas, tem que ter corrida aqui, tem que ter interesse da mídia inteira. Por isso que é mais fácil gerar o patrocínio lá, o patrocinador consegue se conectar mais lá, fazer mais ações promocionais. Mas a gente continua tentando crescer aqui no Brasil.

Como você viu essa situação do Tony Kanaan?
Para você ver, é aquela velha história a grama é sempre mais verde no vizinho, eu já passei por isso. A mesma coisa foi na Rahal, um ano excelente, o melhor piloto da equipe, mas o patrocínio, ‘não estou mais interessado, comercialmente para mim não é interessante’, direito deles de repente não tinha mais dinheiro para fazer meu carro, e aí fazer o que, alguém tem que colocar a mão no bolso. Foi o que aconteceu com o Tony e o Michael (Andretti) não tinha outro patrocinador e ‘aí como eu faço, eu vou colocar tantos milhões de dólares?’ Não faz sentido, isso é um negócio, tem que ganhar dinheiro. Tenho certeza que o Tony vai ser resolver, vai ser um degrau abaixo de onde ele estava, mas ele é competente e já provou o que tinha que provar.

Falando agora da formação dos pilotos, você acredita que existe um abismo entre a Indy Lights e a Indy?
Existe um abismo grande nos ovais, a Indy Lights é mais lenta nos ovais, é um carro muito diferente no oval, nos mistos não é tão grande, tem pista que eles ficam quatro segundos da gente. Isso acontece em toda categoria, você vê o Tony saindo da Andretti e para alguém novo entrar? Isso também acontece na GP2. Não é problema de organização ou de incentivo, é automobilismo, isso sempre aconteceu.

Nas últimas temporadas a Fórmula Indy optou em colocar mais circuitos mistos no calendário, o que você acha dessa escolha?
Hoje se não me engano tem mais misto que oval. Eu adoro misto, sempre corri em misto, mas eu acho um erro, acho que tem ser de 50% a 60% oval, é a alma da categoria, é onde o automobilismo americano tem suas raízes. Mas nós queremos atingir outros mercados, mas nem todo mundo pode fazer como o Japão fez (a construção do Twin Ring Montegi), acho que tem que ficar mais oval, acho legal o piloto da Fórmula Indy ser mais diverso.

E o novo carro proposto para 2012?
O carro é um estudo, o projeto final não foi apresentado, as equipes estão se reunindo constantemente para decidir, pois será uma decisão em conjunto e não vai agradar a todos.

Esse primeiro protótipo é bem diferente do que temos hoje
É, todo mundo quer diferente, mas todo mundo quer mais barato. Todos estão com interesse de mudar esse carro que estamos andando há um tempão. O intuito é mudar para dar chance para equipes novas, no fim das contas a IRL vê também o todo mundo vê: se você não estiver na Penske ou na Ganassi esquece.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Ganassi terá quatro carros na INDY em 2011

Franchitti_Dixon.jpg
A Chip Ganassi terá quatro carros na Fórmula Indy na próxima temporada, com Graham Rahal e Charlie Kimball se juntando a Scott Dixon e Dario Franchitti.

Rahal, o mais jovem vencedor da categoria depois de triunfar em St. Petersburg em 2008 aos 19 anos, correu por quatro equipes diferentes neste ano.

"Este é o tipo de oportunidade com a qual todo piloto sonha", declarou Rahal. "Estive trabalhando para entrar em um dos carros de Chip, e agora se tornou realidade. Estou entusiasmado por fazer parte desta grande organização, e ansioso para extrair o máximo desta oportunidade".

Kimball terminou em quarto no campeonato da Indy Lights neste ano, e sobe para a categoria principal com o apoio do esquema de patrocínio Road to Indy. Ele é diabético, e seu acordo inclui o patrocínio da companhia de assistência médica Novo Nordisk, com a qual ele trabalhará a fim de promover campanhas sobre o diabetes.

"Estou honrado por me juntar à Ganassi e animado por estar subindo para a Fórmula Indy", disse Kimball. "Este é um sonho que se realiza, e estou bastante orgulhoso por trabalhar com a Novo Nordisk e continuar divulgando a mensagem de que o diabetes não precisa reduzir seu ritmo".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Mclaren confirma que MP4-12C participará de provas de GT

CGI_of_new_McLaren_MP4-12C_GT3_racing_car_-_CAPTIONED.JPG
A Mclaren confirmou hoje os seus planos de retornar às corridas de carros esportivos nas categorias GT. Para 2012, a tradicional equipe inglesa venderá e oferecerá assistência para um número limitado de carros para as categorias de GT3, baseados no atual modelo de rua da marca, o MP4-12C. O super carro será oferecido para equipes particulares ao redor do mundo.

Há 15 anos atrás, a Mclaren conquistava as lendárias 24 horas de Le Mans com o famoso modelo F1 GTR. A vitória aconteceu justamente na estréia do F1 GTR no famoso circuito francês. A última vez que o antigo carro mais rápido do mundo correu em Le Mans foi em 1998.

A Mclaren e a equipe CRS (com longa experiência em corridas de GT) já começaram a trabalhar para transformar o MP4-12C de rua, em um carro de competição vitorioso. Como parte do programa de desenvolvimento da parceria, a Mclaren e a CRS participarão de um número limitado de provas com o MP4-12C.

Uma das principais características do MP4-12C é o seu chassi monobloco, feito em uma única peça de fibra de carbono, extremamente leve. Este fator, junto com a aerodinâmica refinada do carro, que proporciona grandes níveis de downforce, aliado à performance desenvolvida pelo motor Mclaren V8 bi-turbo, irá proporcionar a plataforma ideal para a concepção de um carro competitivo nas corridas de GT.

"Automobilismo está em nosso sangue", afirmou Martin Whitmarsh, presidente da Mclaren. "Então é natural fazermos um carro de competição com base no MP4-12C de rua. Temos uma história lendária no automobilismo global, incluindo nas corridas de GT. Queremos manter esta reputação com o nosso programa para a GT3 e qualquer projeto futuro para carros esportivos que isto possa envolver".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
INDY -De Ferran Dragon deverá anunciar Kanaan na segunda-feira

Indy-Ton.Kan-rosto.jpg
Com a presença do brasileiro Gil de Ferran, a equipe de Ferran Dragon Racing fará uma entrevista coletiva em São Paulo que irá revelar o piloto da equipe na temporada 2011 de Fórmula Indy.

Segundo a imprensa norte-americana, o nome a ser anunciado será o de Tony Kanaan. O campeão da categoria em 2004 ficou desempregado ao final desta temporada, após oito anos na equipe de Michael Andretti.

Quando: Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2010, às 11h30 (novo horário).

Onde: Sheraton São Paulo WTC Hotel - Avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo, SP, Brasil - 04578-903 - Sala: São Paulo 1

Quem: Gil de Ferran, Presidente da de Ferran Dragon Racing, e o piloto que será anunciado.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Superleague - 19/12/2010

Superleague divulga calendário provisório de 2011


Confira o calendário previsto para a Formula Superleague em 2011:

Circuito País Data
Monza Itália 16-17 de abril
Portimão Portugal 7-8 de maio
Assen Holanda 4-5 de junho
Nürburgring Alemanha 18-19 de junho
Navarra Espanha 2-3 de julho
Zolder Bélgica 16-17 de julho
Donington Park Grã-Bretanha 6-7 de agosto
Ordos China 10-11 de setembro
Beijing China 17-18 de setembro
A confirmar - outubro
A confirmar - outubro
A confirmar - novembro
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Superleague Formula troca Autódromo do Estoril por Portimão

Etapa portuguesa faz parte das 12 provas previstas e decorre a 7 e 8 de Maio, no Autódromo de Portimão
368x276
A organização da Superleague Fórmula, competição que conta com as cores do FC Porto e do Sporting, acaba de revelar o calendário provisório para a próxima época. A etapa portuguesa faz parte das 12 provas previstas, e decorre a 7 e 8 de Maio, no Autódromo de Portimão, que substitui o Autódromo do Estoril, que recebeu a competição este ano.
O maior desenvolvimento diz respeito a três novas provas fora da Europa que, apesar de ainda não terem sido confirmadas, vão fazer crescer o número de rondas fora do Velho Continente que em 2011 foram duas, ambas disputadas na China. Em 2011, regressa à Ásia para as corridas no Circuito Internacional de Ordos e em Pequim, ambas a disputarem-se mais cedo que em 2010 de forma ao calendário poder acomodar as outras três jornadas.
A temporada arranca em meados de Abril na histórica pista italiana de Monza, um regresso depois de se ter estreado na Superleague em 2009, antes da acção se mover para Portimão, em Portugal, três semanas mais tarde. O início de Junho vê Assen (Holanda) tornar-se no centro das atenções com a primeira de quatro jornadas em apenas sete semanas. Nurburgring volta a ser palco do evento alemão, enquanto Navarra (Espanha) passa do final da temporada para o início de Junho e Zolder (Bélgica) mantém-se como sexta jornada, marcando o final da primeira metade da época.
A ronda britânica representa o regresso de mais um circuito com a Superleague Formula a disputar-se no renovado traçado de Donington Park, isto depois da pista ter ficado fora do calendário de 2010. Seguem-se cinco semanas de férias de Verão para pilotos e equipas antes da recta final da competição fora da Europa. Setembro contará com a dupla jornada asiática, com a visita à China, seguindo-se mais duas rondas em Outubro e depois a última prova do ano a 12 de Novembro.
Tal como em 2010, cada uma das 12 jornadas da época vai contar com duas corridas principais e uma Super Final onde estarão em disputa ao longo do ano um total de 3,6 milhões de euros em prémio financeiro. Além disso, há ainda 1 milhão de euros para o Campeão, 500.000 euros para o vice-Campeão e 250.000 euros para o terceiro classificado do campeonato.
Tendo duplicado com sucesso o nosso número de provas no ano passado, acreditamos que um calendário de 12 jornadas — que é composto por um total de 36 corridas — é o número perfeito para seguirmos em frente. As jornadas na China ensinaram-nos muito neste ano, pelo que penso que a quarta temporada de competição da Superleague Formula é a altura certa para visitarmos outros países e introduzir a competição a novos fãs e mercados. A combinação de sete jornadas europeias e cinco noutros continentes é um equilíbrio perfeito”, afirmou Robin Webb, Director de Competição da Superleague Formula:
- Calendário provisório de 2011:
Itália Autodromo di Monza - 16/17 Abril
Portugal Autódromo do Algarve - 7/8 de Maio
Holanda Circuit TT Assen - 4/5 de Junho
Alemanha Nürburgring - 18/19 de Junho
Espanha Circuito de Navarra - 2/3 de Julho
Bélgica Circuit Zolder - 16/17 de Julho
Inglaterra Donington Park - 6/7 de Agosto
China Circuito Internacional de Ordos - 10/11 de Setembro
China Circuito Citadino de Pequim - 17/18 de Setembro
Fora da Europa Outubro
Fora da Europa Outubro
Fora da Europa Novembro
 
Topo