• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Velocidade / WTCC

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Luciano Burti parabeniza Max Wilson, novo campeão da Stock Car

stock10-Burti-350.jpg
A última etapa da temporada, disputada neste domingo (5) sob chuva em Curitiba (PR), fez de Max Wilson o novo campeão da Stock Car. O piloto da Eurofarma RC, de 38 anos de idade, chegou ao título com um oitavo lugar na corrida decisiva, vencida por Diego Nunes, da RC3 Bassani. "Fiquei muito feliz pelo Max, que é um dos meus melhores amigos na Stock Car, alguém com quem eu tenho uma relação pessoal até mais antiga", disse Luciano Burti, piloto da Itaipava Racing Team.

Os dois não haviam corrido juntos antes da Stock Car, mas foram contemporâneos de carreira na Europa. "Ele sempre esteve perto de títulos em outras categorias e acabou não conquistando, então fiquei feliz pelo resultado de hoje, que foi bastante merecido. Desde o início da carreira, apesar de muito talentoso ele nunca teve o melhor carro. Neste ano teve e soube fazer uso dele. Está de parabéns assim como a equipe, que foi de forma destacada a melhor do ano", acrescentou Luciano Burti.

Para o piloto da Itaipava Racing Team, a corrida não saiu como o esperado: um aquaplane forçou o abandono dele a sete voltas do fim em Curitiba. "A visibilidade era quase zero, eu não estava conseguindo nem acompanhar o safety car em uma das intervenções de tão complicada que era a situação, e em um determinado momento o nosso motor entrou em modo de segurança (sistema automático quando o propulsor apresenta anomalias)".

"Com isso, perdi potência e senti que precisava arriscar um pouco mais para compensar, mas sofri um aquaplane e acabei escapando. Nessas condições isso acontece muito. Foi uma pena porque estávamos entre os dez primeiros", contou Luciano Burti. "Mas foi um fim de semana em que as coisas não se encaixaram. Pelo que percebi nas voltas de alinhamento e nas primeiras passagens da corrida, tínhamos um carro competitivo para pista seca".

David Muffato também não chegou ao fim da corrida. A oito voltas da bandeirada, o carro dele foi atingido com violência por Ricardo Maurício, que vinha na caça ao título e precisou abandonar depois da pancada. Foi um acidente tipicamente causado pelas más condições de visibilidade. "Não dava para ver absolutamente nada. Estava tudo embaçado. A situação era tão crítica que naquele momento eu já estava levando o carro para os boxes, com o pisca-alerta ligado".

"Infelizmente, acho que o Ricardo (Maurício) não me viu, como eu também não tinha visto ele se aproximar. Não sabia nem com quem havia batido quando vi o carro dele passar", lamentou David Muffato. "Foi uma pena, porque o carro era bom no seco, era bom na chuva. As coisas complicaram mesmo depois do safety car, ali ficou impossível de guiar por conta da pouca visibilidade". A Stock Car começa uma nova temporada no dia 20 de março de 2011, em Curitiba (PR).
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Pachenki vence em Curitiba e comemora título da Copa Montana

CopaMontana10-DPachenki-350.jpg
Diogo Pachenki é o campeão da Copa Chevrolet Montana de 2010. O piloto paranaense de 27 anos conquistou o título na tarde deste domingo (5), com a vitória na nona e última etapa, disputada no Autódromo Internacional de Curitiba. Foi o quinto pódio de Pachenki na temporada – venceu também em Interlagos e foi segundo colocado na primeira etapa, em Curitiba, na segunda, no Velopark, e na oitava, duas semanas atrás em Brasília.

“Fiz uma corrida ajuizada, muito tranquila. Tive um erro ainda no começo, mas não perdi a concentração em nenhum momento, não fiquei nervoso. Foi uma corrida de cabeça. O carro estava muito bom na chuva, e a chuva ajudou a gente, porque nos treinos não estava tão bom”, resumiu o campeão. “Essa corrida foi tão cheia de surpresas... Quando vi meus adversários fora da pista, vi que era para o campeonato ser meu, realmente”, comentou.

Por conta da chuva forte, a prova foi iniciada com o safety car na pista. As condições adversas de aderência proporcionaram conduções distintas na primeira volta sob bandeira verde. Pachenki, oitavo no grid, já era quarto na segunda volta, quando também saiu da pista ao final da reta dos boxes, perdendo duas posições. Na quinta volta, uma ultrapassagem sobre Pedro Boesel deixou-o em quinto lugar, o que lhe seria suficiente para o título.

Pachenki já estava distante de Daniel e Leite, os dois primeiros, quando o safety car foi acionado pela primeira vez, por conta dos acidentes de Lucas Finger e João Pretto. À relargada, na oitava volta, o líder do campeonato ultrapassou o goiano Wellington Justino e assumiu o quarto lugar. Na décima, tomou a terceira posição de Serafim Júnior. Logo em seguida, o safety car voltou à pista, por conta da batida entre Kau Machado e Marcelo Cesquim.

A intervenção durou três voltas. A segunda relargada foi marcada por uma tentativa de Eduardo Leite de tomar a liderança da prova de Rafael Daniel – só a vitória lhe valeria o título. Na 15ª volta, contudo, Daniel, Leite e Justino saíram da pista na entrada do miolo. Com o problema dos adversários, Pachenki viu-se líder da corrida e praticamente campeão. O safety car ainda voltaria à pista na 17ª volta, para que carros fossem resgatados das áreas de escapa.

A última relargada foi dada para mais uma volta de corrida, em que o líder teve pouco trabalho para confirmar sua segunda vitória no ano – foi o único piloto a ganhar mais uma vez nesta primeira temporada da Copa Chevrolet Montana. O carioca Serafim Júnior, da W2 Racing, e o paulista Marco Cozzi, da Racequip, completaram o pódio. A vitória deste domingo foi a 16ª de Pachenki nas classes de acesso à Stock Car, um recorde absoluto.

Após 19 voltas, o resultado da etapa decisiva da Copa Chevrolet Montana em Curitiba foi o seguinte:

1º) Diogo Pachenki (PR/Nascar Motorsport), 40min19s523
2º) Serafim Júnior (RJ/W2 Racing), a 1s905
3º) Marco Cozzi (SP/Racequip Motorsport), a 2s174
4º) João Paulo Mauro (SP/Nascar Motorsport), a 8s996
5º) Thiago Riberi (SP/W2 Racing), a 9s529
6º) Rafael Daniel (SP/Scuderia 111), a 13s250
7º) Marcelo Tomasoni (SP/Carlos Alves Competições), a 14s895
8º) Thiago Penido (SP/M4T Motorsport), a 18s602
9º) Denis Navarro (SP/RC3-Bassani), a 23s566
10º) Duda Bana (PR/CKR Racing), a 24s949
11º) Eduardo Furlanetto (SP/Racequip Motorsport), a 27s676
12º) Leandro Romera (SP/RS Racing), a 27s851
13º) Douglas Soares (SP/Gramacho Racing), a 28s707
14º) Gustavo Martins (SP/Motortech Competições), a 40s269
15º) Pedro Boesel (PR/Petrópolis Motorsport), a 1 volta
16º) Sérgio Ramalho (PE/Bazzo Racing), a 1 volta
17º) Cadu Pasetti (SP/Gramacho Racing), a 1 volta
18º) Rodrigo Navarro (SP/M4T Motorsport), a 1 volta
19º) Anderson Faria (RJ/AMG Motorsport), a 1 volta
20º) Eduardo Leite (SP/Hot Car Racing), a 3 voltas
21º) Tiago Geronimi (SP/Bazzo Racing), a 3 voltas
22º) Wellington Justino (GO/Hot Car Racing), a 5 voltas
23º) Henrique Assunção (SP/CKR Racing), a 8 voltas
24º) Marcelo Cesquim (SP/Mottin Racing), a 9 voltas
25º) Galid Osman (SP/Carlos Alves Competições), a 10 voltas
26º) João Pretto (MT/Mottin Racing), a 14 voltas
27º) Lucas Finger (SP/AMG Motorsport), a 14 voltas
28º) Gustavo Sondermann (SP/J. Star Racing), a 17 voltas
DESCLASSIFICADO
Kau Machado (PR/Max Power Racing)

CLASSIFICAÇÃO
A decisão do vice-campeonato da Copa Montana dependerá do recurso com que Rafael Daniel tenta reverter a sua desclassificação da etapa de duas semanas atrás, em Brasília. Mesmo não tendo terminado aquela corrida, ele tenta anular a punição para poder utilizar o resultado no descarte obrigatório. Se obtiver sucesso, terá para si o vice-campeonato que, se confirmada sua punição, será de Eduardo Leite.

A classificação final do campeonato fica sendo a seguinte:

1º) Pachenki, 130 pontos; 2º) Leite, 97; 3º) Daniel, 94; 4º) Soares, 81; 5º) Justino, 76; 6º) Finger e Jimenez, 73; 7º) Osman, 71; 8º) Serafim, 49; 9º) Riberi, 48; 10º) Sondermann, 43; 11º) Pretto e Boesel, 36; 13º) Cozzi, 34; 14º) Homem de Mello e Ramalho, 30; 16º) I. Silveira, D. Navarro e Tomasoni, 29; 19º) Campos e Mauro, 25; 21º) Pasetti, 23; 22º) Romera, 20; 23º) R. Navarro, 18; 24º) Penido, 12; 25º) Martins, 8; 26º) Cesquim e Bana, 6; 28º) Cysne, Faria e Furlanetto, 5; 31º) Kray e J. Silveira, 4; 33º) Assunção, 3; 34º) Lapenna, 2.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
STOCK-CAR:pedro Gomes pontua e espera anunciar novidades em breve

Stock10-PGomes-350.jpg
O difícil objetivo de terminar na zona da pontuação foi conquistado pelo piloto Pedro Gomes. Neste domingo, no encerramento da temporada 2010 da Stock Car, o piloto da equipe Ecopads-Vogel largou da 32ª e penúltima colocação no grid e completou as 26 voltas da confusa corrida, que começou com pista seca e terminou com chuva forte, em décimo lugar, dentro da zona de pontuação, como ele tinha traçado como objetivo.

"Larguei bem, ultrapassei uns cinco carros e com algumas batidas lá na frente já passei a primeira volta em 21º lugar. O carro estava bom na pista seca e acho que viria mais para a frente de não começasse a chover. Nós esperamos um pouco demais para botar os pneus de chuva e isso atrapalhou um pouco, mas mesmo assim depois do segundo Safety Car eu já estava em sétimo, atrás do Xandinho Negrão, que chegou em segundo na corrida. Mas no fim das contas, largando da última posição, chegar em décimo foi um resultado positivo", completou Pedro Gomes.

A corrida, que teve Diego Nunes como vencedor e definiu Max Wilson como campeão da Stock Car, foi conturbada pela necessidade de trocas de pneus, devido à chuva, antes mesmo da abertura dos boxes para reabastecimento.

Pedro Gomes teve competência e habilidade para fugir dos inúmeros acidentes e levar o carro para uma excelente colocação no último final de semana de competições da Stock Car em 2010.

"A partir de um determinado ponto meu para-brisa ficou embaçado demais, eu não conseguia enxergar nada, teria que parar se não tivesse acontecido mais uma entrada do Safety Car. Esse problema no vidro prejudicou muito a minha corrida, mas não posso reclamar de nada, outros pilotos também tiveram este mesmo tipo de situação difícil", disse o piloto de Ribeirão Preto (SP).

Com o bom resultado na corrida final da Stock Car, o filho do tetracampeão da Stock Car, Paulo Gomes, espera ter boas novidades em breve visando à temporada 2011. "Já tenho alguns planos para a próxima temporada e espero anunciar em breve", completou.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
FIA GT:Jimenez pontua na Argentina e termina com saldo positivo

FIAGT-Jimenez-350.jpg
Um quinto lugar pela manhã e uma quarta posição na tarde deste domingo (05/12). A participação de Sergio Jimenez na etapa de San Luis, na Argentina, no Campeonato Mundial de GT1 foi muito positiva. Correndo com o Lamborghini Murcielago da equipe Reiter, o brasileiro ainda saiu da última prova da temporada com 12 pontos.

No começo do dia, Jimenez foi o responsável por guiar o Lamborghini da Reiter na primeira meia-hora da corrida classificatória. Como o carro nº 25 teve de cumprir uma punição de cinco posições a menos no grid devido a um acidente com o companheiro do brasileiro, o alemão Frank Kechele, na etapa de Interlagos, Sergio teve de largar da nona colocação. Com uma boa atuação, a dupla recuperou quatro postos e terminou a prova preliminar em quinto.

De tarde, na prova principal, Kechele foi o responsável pela largada. Saindo da quarta colocação, o alemão fez uma corrida sólida e entregou o carro a Jimenez na mesma posição. O começo da pilotagem do brasileiro foi meio atribulado, mas ele não demorou muito a ficar confortável no circuito argentino.

"Quando eu assumi a direção, o carro estava meio inguiável, com uma calibragem baixa. Só que as coisas foram melhorando com o passar do tempo. Tanto que eu era o mais rápido entre todos os carros no fim", disse Jimenez, que ficou com a sensação de que o bom resultado conquistado na corrida, o quarto lugar, poderia ter sido ainda melhor.

"Os três primeiros estavam voando, principalmente os Aston Martin. Mas quase deu pódio, nosso ritmo de corrida sempre era bom com pneus gastos. Eu poderia ter chegado lá", declarou o piloto.

Mas não há nada a lamentar para Jimenez, que exaltou o trabalho feito por ele e Kechele no fim de semana. "Eu dei oito voltas com o carro e fui direto para a corrida. Sempre que mudei o carro, conseguimos melhorar. Fomos a melhor Lamborguini, disparados. Eu e o Kechele fizemos um excelente trabalho aqui, todo mundo da equipe ficou satisfeito", comentou.

Com a boa impressão deixada tanto na Argentina como também no Brasil, na semana passada, agora fica a expectativa para Jimenez de pintar uma oportunidade no grid da GT1 em 2011. "Conversei com algumas pessoas no fim de semana. Fica a expectativa, mas vamos esperar", concluiu.

Confira os cinco melhores da corrida principal:

1-) Frédéric Makowiecki/Yann Clairay (Aston Martin DB9) - 1h00min28s
2-) Richard Westbrook/Thomas Mutsch (Ford GT) - 13s616
3-) Clivio Piccione/Jonathan Hirschi (Aston Martin DB9) - 23s159
4-) Sérgio Jimenez/Frank Kechele (Lamborghini Murcielago 670 R-S) - 23s623
5-) Jose Maria Lopez/Stefan Mücke (Aston Martin DB9) - 26s883
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Khodair estreia no Trofeo Linea na final em Santa Cruz do Sul

A_Khodair.jpg
Duda Pamplona ganha novo companheiro de equipe na decisão do título.

O Trofeo Linea ganhou mais um nome de peso na rodada dupla deste fim de semana em Santa Cruz do Sul (RS), que apontará o primeiro campeão da série de turismo do Racing Festival. Quarto colocado na recém-concluída temporada da Stock Car, o paulista Allam Khodair será o companheiro de equipe de Duda Pamplona. A estreia não poderia ocorrer em pista mais apropriada. Afinal, foi no autódromo gaúcho que Khodair conquistou em outubro a segunda vitória neste ano.

Khodair diz que o convite de Duda apenas antecipou os planos de conhecer a categoria mais de perto. "Acompanhei o início do projeto e fui a Interlagos assistir às corridas no meio do ano. Eu estava avaliando a possibilidade de correr no Trofeo Linea em 2011, mas o Duda me fez uma proposta que não poderia recusar", explicou. "Como piloto, é sempre importante conhecer o máximo possível de opções. Continuarei na Stock Car e na GT3, e o Linea pode ser outra alternativa interessante."

Os treinos livres da sexta-feira marcarão o contato inicial de Khodair com um modelo de tração dianteira. As características do carro, bem diversas daquelas às quais está habituado, não o preocupam. "Carros de corrida têm um princípio mais ou menos igual. O que você precisa é ser rápido, independentemente das reações do que você está dirigindo. Não é porque nunca andei com um carro de tração dianteira que imagino encontrar dificuldades de adaptação. Acredito que logo no primeiro dia já estarei trabalhando no acerto e virando rápido", afirmou.

O Trofeo Linea entrará na pista de Santa Cruz do Sul nesta sexta-feira às 11h10, depois da primeira bateria de ensaios da Fórmula Future Fiat. Cacá Bueno está muito próximo da conquista do título, já que tem 23 pontos de vantagem sobre o segundo colocado - Christian Fittipaldi - e 35 estarão em jogo no domingo.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F-Future Fiat: João Jardim espera virada na hora certa

J_Jardim.jpg
Piloto de Sorocaba vai tentar desbancar Nicolas Costa e ficar com a vaga na Academia da Ferrari.

O carioca Nicolas Costa (110 pontos), o paulista João Jardim (103), o gaúcho Francisco Alfaya (103) e o potiguar Johilton Pavlak (93) são os principais favoritos ao título da Fórmula Future Fiat e ao prêmio destinado ao campeão: uma vaga na Ferrari Drivers Academy e um ano de graça na Fórmula Abarth Italiana em 2011.

Domingo, em Santa Cruz do Sul, João Jardim vai tentar a virada na rodada dupla final. "Tenho quatro vice-campeonato na minha carreira, e seria ideal faturar um título na hora certa, porque essa oportunidade de ganhar uma vaga na academia da Ferrari é coisa rara na carreira de um piloto novo como eu."

Em sua primeira temporada correndo de monoposto, João Jardim se diz satisfeito até agora. "Esse é meu primeiro ano fora do kart e acredito que, independente de ganhar ou não o campeonato, acho que foi bom para mim. Sempre apareci nos pódios, ganhei duas corridas, marquei pole... Sem contar que a pior posição que fiquei na tabela de pontos foi o segundo lugar", explicou. "Será uma batalha muito dura nessa última etapa. Vou buscar sempre a vitória, mas tem mais pilotos com chances e o fim de semana será de muito trabalho e ansiedade", explicou o sorocabano de 17 anos.

Dependendo do resultado do final de semana, Jardim irá definir o seu futuro no automobilismo. "Posso optar por um caminho se eu conquistar o título, e posso ir por outro caso as coisas não forem como a gente espera no fim de semana. Automobilismo é um esporte de risco, e nossas escolhas também são fundamentais para o sucesso na carreira. De qualquer forma, estou muito satisfeito com essa temporada na Fórmula Future, porque é uma categoria que faltava mesmo aqui no Brasil. Acho que facilitou as coisas para os mais novos e a tendência é que cresça ainda mais no ano que vem", falou Jardim sobre a categoria-escola que foi idealizada por Felipe Massa.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Eduardo Leite é o vice campeão da Copa Montana

copamontana10-leite-350.JPG
O piloto paulista Eduardo Leite, da Hot Car Racing, ficou com o vice-campeonato da Copa Chevrolet Montana 2010. Em razão de um erro no sistema de pontuação do site da Stock Car, o prêmio de vice-campeão foi entregue, na noite de domingo, erroneamente ao piloto Rafael Daniel, da Scuderia 111. O sistema de pontuação não retirou os pontos de descarte de Daniel.

A Vicar, realizadora da competição, pede desculpas ao piloto Eduardo Leite pelo inconveniente irreparável e já convidou o mesmo para uma nova cerimônia, juntamente com seus patrocinadores, familiares e equipe, para receber seu prêmio de direito. O piloto mostrou nas pistas sua qualidade e chegar ao vice-campeonato em uma competição tão dura é motivo de orgulho para todos. Mais uma vez, nossas sinceras desculpas pelo ocorrido.

Os dez mais bem colocados da Copa Chevrolet Montana 2010 foram os seguintes: *

1) Diogo Pachenki
2) Eduardo Leite
3) Rafael Daniel
4) Douglas Soares
5) Wellington Justino
6) Sérgio Jimenez
7) Lucas Finger
8) Galid Osman
9) Serafin Junior
10) Thiago Riberi
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Treino que define o grid das 12h de Tarumã aconteceu ontem

taruma10-aldee-350.JPG
A briga pelo lugar mais alto do pódio promete ser intensa em mais uma 12 Horas de Tarumã. Os protótipos mostram cada vez mais velocidade e resistência na prova e acaba vencendo aquele que perde menos segundos com imprevistos ao longo da corrida. O vencedor do ano passado, Juliano Moro, estará na pista, mas em um carro diferente. O piloto competirá ao lado de Pierre Ventura e João Cardoso num protótipo MRX.

- 0 carro é praticamente igual ao que andei no ano passado. Já acelerei algumas voltas com ele em Tarumã e foi muito bom. A gente espera uma prova muito competitiva porque sabemos que os adversários estão muito fortes - afirmou Moro.

Juliano Moro venceu a prova em três ocasiões sendo duas a bordo do protótipo MCR e outra no protótipo MRX. Em 2009, o carro número 10, de João Cardoso, era um dos favoritos e só não beliscou o pódio porque quase ao final da corrida enfrentou problemas mecânicos para frustração do time.

Outro sempre candidato a brigar pela vitória é a equipe do MCR 99. O carro será guiado pelo trio formado por Paulo Hoerlle, Alexandre Hoerlle e Matheus Castro. A equipe reformou todo o carro devido a uma batida sofrida em prova disputada no Velopark. Desde então, o time trabalhou de forma intensa para o conserto. Uma das novidades no carro será a asa traseira. Construída em fibra de carbono a expectativa é que a peça ajuda na aerodinâmica, dando mais velocidade e estabilidade ao protótipo. O experiente piloto Paulo Hoerlle, comenta que a mudança para prova no período diurno deve aumentar o número de problemas mecânicos.

- Nessa época é muito quente e deve ser muito grande o número de quebras. Sem falar que quando esfriar a temperatura os carros estarão desgastados e os pilotos cansados tendo que enfrentar um período noturno ao final da prova - afirmou Hoerlle.

A equipe comandada pelo experiente preparador Luciano Mottin, promete vir com força. A bordo do MCR 46 estarão João Sant´Anna, Vitor Genz, Christian Castro, Carlos Kray e Fernando Poeta.

- A expectativa é muito boa. Estamos trabalhando intensamente e o resultado esperado é baixar em 2 segundos o tempo de volta na comparação com o ano passado - disse Mottin.

Entre as novidades no carro estão freios e rodas de Ferrari F430, da GT3. Também as rodas aro 18 fazem parte do novo pacote do carro que será usado na corrida.

Outros fortes candidatos a andarem no pelotão de frente são o protótipo Tubarão de Carlinhos e Tiel de Andrade e Bruno Justo e o Spyder dos irmãos Fernando, Nino e Joacir Stédile. Quem também já confirmou presença é o Audee 50. Além de Gustavo Tortelli, o time será formado por Vitor Costa e Cleber Vieira

- Esperamos buscar uma posição melhor esse ano. Em 2008 e 2009 ficamos em terceiro lugar na categoria até 2000cc-8valv. Coincidentemente quebramos duas rodas dianteiras (uma em cada ano) na mesma curva 9, e saímos atrás do prejuízo. Esperamos, se tudo der certo, conquistar a fita azul este ano - disse Tortelli.

Os treinos de classificação no Autódromo de Tarumã acontecem na quinta-feira (9) a partir das 19h com os protótipos na pista e a partir das 19h40 com os carros de turismo. A corrida terá largada ao meio dia de 11 de dezembro. Os ingressos custam R$ 15,00 por pessoa.


Fórmula Classic fará preliminar das 12 Horas de Tarumã

A Fórmula Classic, categoria de velocidade de carros antigos com mais de 30 anos de fabricação, fará, pela terceira vez consecutiva (desde 2008), a prova preliminar das 12 Horas de Tarumã.

O grid da 5ª etapa conta com raridades como Carretera Chevrolet 1936, Renault 4cv 1948 ("Rabo Quente"), DKW, até carros mais rápidos dos anos 70, tais como Opala, Passat, Fiat 147, Fusca Hot Car e outros, que obtêm tempos de volta parecidos com carros modernos do Marcas e Pilotos ou Endurance.

Nenhuma das categorias está com resultado definido, pois a etapa terá pontuação dobrada, devido à não realização da 4ª etapa, que seria em Santa Cruz do Sul, prometendo grandes pegas em busca do título.

A categoria fará uma homenagem a um grande piloto gaúcho falecido recentemente, que dará nome à etapa: "Prova Luiz Carlos Paré Rodrigues".

A prova será neste sábado, com treino classificatório às 8h30min, largada da primeira bateria às 9h, e da segunda às 10h.

Ingressos
R$ 15,00 Ingresso por pessoa
R$ 30,00 (Credencial de Box) por pessoa

Programação 12 Horas de Tarumã

Horários:
Treinos Livres
09 / 12 Quinta- Feira das 16:00h às 18:50h
09 / 12 Quinta-Feira das 20:20h à meia noite
10 / 12 Sexta-feira das 19:00h à 01:00h

Treino Classificatório
09 / 12 Quinta-Feira das 19:00h às 19:30h Protótipos
09 /12 Quinta-Feira das 19:40h às 20:10h Turismo
10/12 Sexta-feira - Vistoria Técnica na torre de abastecimento a partir das 20h

SÁBADO: 11/12

11:30h - Posicionamento no Grid - Le Mans
Meio Dia - LARGADA 12 HORAS TARUMÃ 2010
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Diferença para líder não tira otimismo de Fittipaldi no Trofeo Linea

linea-fittipaldi-350.JPG
Depois de quase dois meses, o Trofeo Linea - nova categoria do automobilismo nacional - volta a acelerar e realiza neste domingo (dia 12) sua rodada final com a disputa da 11ª e da 12ª etapas no circuito de Santa Cruz do Sul (RS). Vice-líder do campeonato, o paulista Christian Fittipaldi briga pelo título e está otimista para a disputa contra o líder Cacá Bueno.

O ex-piloto da Formula 1 e da extinta CART está 22 pontos atrás do principal concorrente, restando 35 em jogo na rodada. Mesmo não tendo disputado as duas primeiras corridas, Fittipaldi somou pontos em todas as provas que participou e subiu quatro vezes ao pódio.

"Enquanto houver chances, vamos brigar. Estou bastante otimista e não tenho alternativa a não ser marcar muitos pontos nas duas provas. Vamos em busca da vitória na primeira prova e traçar uma estratégia para voltar ao pódio na segunda, quando o grid será invertido. Vou ter de contar com a sorte do meu lado também, mas não tenho nada a perder", declarou Fittipaldi, que venceu a última prova, em Brasília (DF).

Wilson Fittipaldi, diretor geral do time, concorda com o filho. "A expectativa é bem otimista. Matematicamente temos chances e eu sou da opinião que vamos conseguir. Realizamos um trabalho especial nos carros, com muita atenção à parte técnica, trocando o que precisava ser trocado e estamos prontos. Claro que não será fácil e teremos uma dificuldade extra de brigar contra o Cacá (Bueno), que é um ótimo piloto. Mas como as possibilidades existem, vamos lutar até o último metro de cada corrida", ressaltou.

Rodrigo Navarro, companheiro de Christian, também espera terminar o ano com o melhor resultado possível. "A expectativa para a última etapa é muito boa. Santa Cruz é uma pista que eu já andei algumas vezes, participei da inauguração, em 2005, e é um circuito que eu gosto muito por ser bastante seletivo. Acho que será uma corrida muito disputada e vou fazer de tudo para brigar por pontos e ajudar a equipe a pontuar da melhor maneira possível", completou o paulista.

Os treinos para a rodada gaúcha terão início nesta sexta-feira (10). O classificatório será no sábado (11). No domingo, as provas terão suas largadas às 13h15 e 16h35.

Confira a programação para a etapa de Santa Cruz:

Sexta-feira, dia 10 de dezembro
11h10 às 11h40 - 1º treino livre - Trofeo Linea
14h50 às 15h50 - 2º treino livre - Trofeo Linea

Sábado, dia 11 de dezembro
10h20 às 11h20 - 3º treino livre - Trofeo Linea
15h20 às 15h40 - treino classificatório - Trofeo Linea
15h45 - top qualifying - Trofeo Linea

Domingo, dia 12 de dezembro
13h15 - largada da 11ª etapa (ao vivo SporTV)
16h35 - largada da 12ª etapa

Os melhores na classificação do campeonato, após 10 etapas:

1) Caca Bueno, 83 pontos
2) Christian Fittipaldi, 61
3) Giuliano Losacco, 59
4) André Bragantini, 58
5) Alceu Feldmann, 57
6) Cesar Bonilha, 51
7) José Cordova, 46
8) Serafin Jr. e Popó Bueno, 43
10) José Vitte, 38
11) Antonio Jorge Neto, 33
12) Duda Pamplona, 30
13) Ricardo Maurício, 29
14) Ulisses Silva, 20
15) Clemente Faria Jr., 19
16) Thiago Camilo, 10
17) Leonardo Nienkotter, 7
18) Rodrigo Navarro, Cesar Marrucci e Fabio Carreira, 1
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Tudo pronto para as 12 horas de Tarumã

taruma10-mcr-350.JPG
Novamente Tarumã está em festa. Finalizando as comemorações dos 40 anos de inauguração do Autódromo Internacional de Tarumã, o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul promove neste sábado a mais dura prova de resistência do Brasil, as 12 Horas de Tarumã.

No ano de aniversário a prova trás uma mudança significativa em sua formatação, trocando a noite pelo dia. A largada se dará ao meio dia de sábado com a chegada à meia noite. Esta mudança atendeu à solicitações das equipes que pediram por maior segurança e visibilidade durante a prova. Se a segurança aumenta pela prova ter a maior parte de sua duração com dia claro, as dificuldades aumentam com a previsão de muito calor e sol para o sábado.

A programação oficial da edição 2010 das 12 Horas de Tarumã que neste ano homenageia Aristides Bertuol, uma das grandes lendas da velocidade no Rio Grande do Sul e um dos maiores incentivadores da construção do autódromo, se inicia nesta quinta-feira, com a realização dos primeiros treinos livres oficiais e a realização das tomadas classificatórias a partir das 19 horas.

No sábado, a programação se inicia cedo, com a realização da preliminar da prova pela Formula Classic que disputará duas baterias na manhã de sábado. A prova da Formula Classic prestará homenagens à Luiz Carlos Pare Rodrigues, piloto, preparados e dirigente que nos deixou na última semana.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Líder da F-Future Fiat chega para a decisão após vencer na Itália

fiat10-costa-350.JPG
A primeira temporada da Fórmula Future Fiat - categoria de base do automobilismo instalada no Brasil em 2010 a partir de uma iniciativa do piloto de Fórmula 1, Felipe Massa - termina neste domingo em Santa Cruz do Sul. O município, localizado a cerca de 150 km de Porto Alegre (RS), será palco das duas últimas corridas do ano, que vão apontar o primeiro campeão da história do certame.

E três pilotos chegam à final com chances de conquistar o título. Nicolas Costa, João Jardim e Francisco Alfaya - respectivamente representantes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul - são os três primeiros da tabela de classificação e estão separados por apenas sete pontos (sem considerar descartes).

Para o carioca Nicolas Costa, sua maior fonte de motivação para esta final vem da Itália, onde ele conquistou há algumas semanas seu primeiro título internacional. Ele viajou à Europa para realizar testes com um carro da Fórmula Abarth pela equipe Euronova, e acabou recebendo um convite para a disputa do Abarth Day, em Varano, em razão de seu bom desempenho.

"Ter vencido minha primeira competição com um carro novo me deu muita força para essa final. A desvantagem que eu tenho, de não ter treinado na pista como outros pilotos fizeram, espero compensar com a confiança no meu próprio trabalho", destacou o líder do campeonato, que prefere não apontar estratégias para as corridas decisivas.

"Não quero ficar pensando agora em contas. Por liderar o campeonato, acho que estou em uma situação mais confortável. Vou fazer cálculos a partir da tomada de tempos, mas o objetivo principal é sempre brigar pela vitória e encerrar o ano com dois bons resultados", resumiu.

Inaugurado em junho de 2005, o Autódromo de Santa Cruz do Sul tem 3.531 metros de extensão e é marcado pela seletividade. São 14 curvas (sete para a direita e sete para a esquerda) mesclando trechos de alta e baixa velocidade.

"Visitei a pista, mas não cheguei a fazer nenhum treino nela. Pelo que pude perceber é um traçado bastante variado, bem no estilo em que eu gosto de pilotar. Espero que minha identificação com ele fique ainda mais forte depois deste final de semana", destacou Nicolas.

Os treinos livres para a sexta e última etapa da Fórmula Future Fiat 2010 começam na próxima sexta-feira, com três sessões de pista livre para os pilotos da categoria. Sábado é o dia reservado para as definições dos grids de largada, enquanto as corridas que vão definir o primeiro campeão da categoria acontecem no domingo.

Classificação do campeonato após cinco rodadas:

1- Nicolas Costa, 110 pontos
2- João Jardim, 103
3- Francisco Alfaya, 103
4- Johilton Pavlak, 93
5- Vinícius Alvarenga, 87
6- Jonathan Louis, 58
7- Felipes Apezzatto, 50
8- Rafael Azrak, 29
9- Robert Curia, 23
10- Raphael Abbate, 10

A programação do final de semana é a seguinte:

Sexta-feira - 10/12

10:30 - 1º Treino Livre Fórmula Future
11:10 - 1º Treino Livre Trofeo Linea
13:30 - 1º Treino Livre 600 Hornet
14:10 - 2º Treino Livre Fórmula Future
14:50 - 2º Treino Livre Trofeo Linea
16:00 - 2º Treino Livre 600 Hornet
16:40 - 3º Treino Livre Fórmula Future

Sábado - 11/12

09:00 - 3º Treino Livre 600 Hornet
09:40 - 4º Treino Livre Fórmula Future
10:20 - 3º Treino Livre Trofeo Linea
11:30 - 4º Treino Livre 600 Hornet
12:10 - 5º Treino Livre Fórmula Future
13:45 - Treino Classificatório Q1 - 600 Hornet
14:10 - Treino Classificatório Q2 - 600 Hornet
14:40 - Treino Classificatório - Fórmula Future
15:20 - Treino Classificatório - Trofeo Linea
16:00 - Top Qualifying - Trofeo Linea

Domingo - 12/12

10:50 - 1ª bateria - 600 Hornet
12:05 - 1ª bateria - Fórmula Future
13:15 - 1ª bateria - Trofeo Linea
14:20 - 2ª bateria - 600 Hornet
15:30 - 2ª bateria - Fórmula Future
16:35 - 2ª bateria - Trofeo Linea
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
João Jardim aposta na conquista do título na F-Future Fiat

113024_153805_108285_145116_joaojardim_7000_web_.JPG
A Fórmula Future Fiat, mais nova categoria do automobilismo brasileiro que tem como padrinho, o piloto Felipe Massa, chega para a última etapa da sua temporada 2010 no próximo final de semana. Quatro pilotos, entre eles o sorocabano João Jardim, disputam o título no Autódromo de Santa Cruz do Sul - a 150 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Mais que a conquista de um importante título no início da carreira no automobilismo, a Fórmula Future Fiat vale ainda, para seu campeão, uma vaga no programa de desenvolvimento de pilotos da equipe Ferrari de Fórmula 1 - o Ferrari Drivers Academy. E também uma temporada completa no Campeonato Italiano de Fórmula Abarth, marcando a entrada desse jovem talento brasileiro no automobilismo europeu.

Representante do estado de São Paulo na briga pelo título, João Jardim chega em Santa Cruz do Sul confiante, principalmente por conta do seu retrospecto na temporada.

"Durante todo o ano, minha pior posição no campeonato foi a vice-liderança. Sem contar que alternei etapas entre a primeira e a segunda posição nos pontos. Então essa é a hora de mais uma virada", destacou o piloto, segundo colocado na classificação - atrás apenas do carioca Nicolas Costa e empatado com o gaúcho Francisco Alfaya, com uma diferença de apenas sete pontos entre eles (sem considerar descartes).

Serão duas corridas no próximo domingo que vão definir o título da Fórmula Future Fiat. O traçado da pista em Santa Cruz do Sul é um dos mais seletivos da temporada, com 3.531 metros de extensão e 14 curvas, sendo sete para a direita e sete para a esquerda. Em sua primeira temporada no automobilismo depois de ter completado carreira no kart, João Jardim não esconde a ansiedade de poder conquistar o título.

"Vai ser um final de semana muito equilibrado. Sem dúvida todos os pilotos que estão na briga vão dar o melhor de si. Mas estou bem confiante que posso andar bem nessa pista e estar na briga pela vitória, antes de tudo", comentou Jardim.

Os treinos livres para a sexta e última etapa da Fórmula Future Fiat 2010 começam na próxima sexta-feira, com três sessões de pista livre para os pilotos da categoria. Sábado é o dia reservado para as definições dos grids de largada, enquanto as corridas que vão definir o primeiro campeão da categoria acontecem no domingo.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Zonta confirma presença nas 24h de Daytona e no Desafio de Kart

daytona10-zonta-350.JPG
As temporadas da Stock Car e do Mundial de FIA GT podem ter terminado, mas Ricardo Zonta não terá férias nas próximas semanas. O ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1 terá uma agenda repleta de viagens e corridas em equipamentos diferentes do Stock e do Lamborghini com os quais está habituado.

Entre os dias 17 e 19 de dezembro, apenas uma semana antes do Natal, Zonta volta às origens e disputa em Florianópólis (SC) o Desafio Internacional de Kart, evento organizado por Felipe Massa (piloto da Ferrari na F-1) que parte para sua sexta edição e já está se tornando uma tradição entre os competidores. "É como todos falam: um evento festivo até a segunda página", brinca Zonta.

"O kartismo é a origem de todos os pilotos do grid, o que dá um tom de nostalgia. Mas, ao mesmo tempo, com tantos pilotos consagrados, todo mundo quer sair de lá em alta, podendo falar que derrotou todos eles na festa de encerramento. Só que, neste ano acontecerá algo inédito: disputarei uma corrida de kart à noite, algo que nunca enfrentei quando competi nos anos 80 e 90. Será algo bem interessante", destaca.

Passado o Desafio, Zonta tira um rápido intervalo para as festas de fim de ano e, nos primeiros instantes de 2011, parte para os Estados Unidos, onde disputará a prova de longa duração mais tradicional do esporte a motor norte-americano: as 24 Horas de Daytona. "Representarei a equipe Krohn, com a qual disputei as temporadas de 2008 e 2009 da Grand Am. Espero poder começar o ano com o pé direito e um bom resultado, para trazer boas energias", completa Zonta, dono de duas vitórias, uma pole e três pódios na Grand Am.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Braga acolhe 6 Horas de Resistência de Clássicos

A época de 2010 do automobilismo nacional de velocidade termina com mais uma edição das 6 Horas de Clássicos de Braga, que têm de novo a companhia da Taça Challenge Desafio Único
6HorasResistenciaClassicosBraga_250.jpg
Pela 13ª vez, a temporada do automobilismo nacional de velocidade termina, este fim-de-semana, em Braga com mais uma edição das 6 Horas de Resistência de Clássicos de Braga, que têm de novo a companhia da Taça Challenge Desafio Único.
Como de costume, o circuito Vasco Sameiro é o palco da grande festa de fim de ano dos clássicos, desta vez nos dias 11 e 12 de Dezembro, com duas corridas de resistência, pois, além das 6 Horas de Clássicos, tem lugar uma corrida de quatro horas com os concorrentes que disputaram o Troféu FEUP 1 e 2, com os Fiat Uno e Punto a correrem em conjunto.
A equipa da fábrica Italiana, com José Pedro Fontes, Carlos Abreu, Rufino Fontes. Francisco Sottomayor, a que se junta este ano Miguel Fontes, regressa para defender a vitória alcançada no ano passado. Também presentes vão estar os restantes ocupantes do pódio de 2009, no caso, a Express Glass, com Gil Oliveira, Luís Sousa, Paulo Jorge e Vítor Araújo, bem como os Comissários em Pista, com Paulo Silva, Nuno Lima e Ricardo Maia. Curiosa vai ser ainda a participação da Auto Sueco Minho, que traz um Volvo 240 Turbo pelas mãos de António Rodrigues, Lennart Westrin e Manuel Ramos.
No que diz respeito à Taça Challenge Desafio Único, é mais complicado arriscar favoritos, mas vai ser curioso assistir à luta entre os Fiat Uno e Punto. Em termos de regulamento, as equipas podem ser formadas por um mínimo de dois e um máximo de cinco elementos. Cada elemento não poderá conduzir mais que 85 minutos seguidos. No caso da Taça Challenge Desafio Único, as equipas podem ser formadas de dois a quatro elementos e o tempo máximo de condução é de 70 minutos. Apesar de correrem em conjunto, no final haverá classificações separadas para o Desafio FEUP 1 e 2.
No sábado, 11 de Dezembro, a Taça Challenge Desafio FEUP tem os seus treinos cronometrados a partir das 8:30, tendo depois a sua corrida a partir das 11:00. Ainda no sábado, os concorrentes das 6 Horas de Resistência de Clássicos de Braga têm uma sessão de treinos livres às 9:35 e os cronometrados às 15:15. No domingo, dia 12 de Dezembro, terão lugar então as 6 Horas de Resistência de Clássicos de Braga a partir das 10:00 e com final agendado para as 16:00.
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Le Mans: Audi apresenta R18

audir181.jpg



A Audi apresentou esta sexta-feira o R18, carro que tentará em 2011 vencer as 24 horas de Le Mans.


Especificamente construído para a popular prova francesa, o R18 é um coupé fechado, e com impressionante aerodinâmica. «No futuro, a eficiência aerodinâmica será ainda mais importante em Le Mans que era no passado», disse Wolfgang Ulrich, responsável pela Audi Motorsport, para quem as simulações em computador e os testes de túnel de vento comprovam a teoria.

Com um motor 3,7 litros V6TDI, a Audi anuncia que o motor é mais pequeno que outros fabricados no passado. O novo carro, que poderá vir a ser pilotado pelo português Filipe Albuquerque, começou a ser desenvolvido em meados de 2009, ou seja há cerca de ano e meio.

De acordo com as previsões actuais, a marca alemã deverá fazer alinhar três carros na edição de 2011 de Lemans.



abola
______
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Trofeo Linea: Desclassificação tira vice de Fittipaldi

C_Fittipaldi.jpg
Equipe Fittipaldi termina o campeonato com cinco pódios, sendo uma vitória.

A rodada final do Trofeo Linea, neste domingo (dia 12), em Santa Cruz do Sul (RS), foi emocionante e contou com disputas eletrizantes do início ao fim, como aconteceu ao longo de toda a temporada de estréia da categoria. Com a vitória na segunda prova do dia, o carioca Cacá Bueno consagrou-se campeão. Na primeira corrida, disputada com chuva e pista muito molhada, André Bragantini cruzou a linha de chegada na frente.

Na equipe Fittipaldi, Christian Fittipaldi terminou a 11ª etapa na quarta posição, mesma colocação que cruzou a linha de chegada na prova final. O piloto, no entanto, foi desclassificado da última etapa, em virtude de um toque com Bragantini. Com a decisão, Fittipaldi perdeu o vice-campeonato e terminou em quarto lugar na temporada.

A alegria da equipe ficou por conta do terceiro lugar de Rodrigo Navarro na 12ª etapa. O piloto cruzou a linha de chegada em quinto, mas foi beneficiado pelas punições ao companheiro e ao piloto Alceu Feldmann. Na primeira corrida do dia, Navarro havia sido o nono colocado.

Sob o comando de Wilson Fittipaldi, a equipe completou sua primeira temporada na categoria com cinco pódios, sendo uma vitória, mesmo tendo corrido 10 das 12 provas. Christian só não pontuou justamente na última etapa, quando foi desclassificado.

"Na primeira corrida, levei um toque do Feldmann na última curva, perdi a terceira posição e terminei em quarto. Na segunda, acabei desclassificado pelo toque no Bragantini. Não fiquei satisfeito com a decisão, porque usaram dois pesos e duas medidas. Cai de segundo para quarto no campeonato", lamentou Christian.

"Eu freei tarde e realmente encostei no carro do Bragantini, mas não levei vantagem", explicou o piloto, que inclusive freou para não ultrapassar o adversário.

"Fico feliz pelo Rodrigo ter terminando entre os três primeiros. Analisando a temporada, acho que foi muito boa. Não corremos na 1ª rodada, no Rio, terminamos na pista em segundo, mas com essa decisão fomos quarto no campeonato. Acredito que em 2011 a tendência da categoria seja crescer ainda mais", completou Fittipaldi.

"Não dá nem para comemorar. Foi um resultado muito legal, mas infelizmente para a equipe seria mais importante o vice-campeonato do Christian", ressaltou Navarro ao final da rodada.

"Na pista, o carro era muito rápido. Achamos o acerto para as corridas e tanto na primeira, no molhado, quanto na segunda, no seco, o carro estava ótimo e apresentei um ritmo forte. Largar em 16º na primeira prova e terminar em terceiro na segunda bateria foi muito bom. Uma pena só pelo o que aconteceu com o Christian", comentou o paulista.

"A equipe está de parabéns. Mesmo com as dificuldades por não termos participado das duas primeiras etapas, todos se empenharam muito na disputa do campeonato e têm o mérito de ter chegado até o final brigando pelo título", finalizou Navarro.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Equipe Fittipaldi termina o campeonato com cinco pódios, sendo uma vitória. A rodada

porsche10-paludo-350.JPG
Um final de temporada de arrepiar. A prova 16 do Porsche GT3 Cup 997, realizada neste domingo em Interlagos, teve tudo o que os espectadores que compareceram às arquibancadas do autódromo paulistano esperavam: disputas acirradas, saídas de pista e acidentes. Depois de 16 voltas, a vitória ficou com Miguel Paludo, enquanto o ex-motociclista Alex Barros conquistou o vice-campeonato. Ricardo Baptista, que também poderia terminar o ano em segundo lugar, abandonou devido a avarias em seu carro, causadas por um acidente.

Largando na pole position, Constantino Júnior não teve dificuldades para manter a liderança após a largada. Marcel Visconde assumiu o segundo lugar e Paludo saiu de nono no grid para terceiro no fechamento da primeira volta. Paludo ultrapassou Marcel na terceira volta e na seguinte já aparecia na liderança, após ultrapassar Constantino. Este manteve o segundo lugar até abandonar com uma pane no câmbio.

O abandono de Constantino deixou Rosset e Barros disputando o segundo lugar. O duelo, empolgante, foi acompanhando de perto por Marcel, quarto colocado. Mesmo correndo com o ombro esquerdo contundido (consequência de uma queda em um evento de motociclismo ocorrido na semana anterior) e sentindo muitas dores, Barros atacou fortemente Rosset até a última volta. Na bandeirada, a diferença entre o campeão e o vice da temporada de 2010 foi de apenas 93 milésimos de segundo. O pódio teve uma festa da família Paludo, já que Daniel, irmão de Miguel, terminou a corrida em quinto lugar após uma boa disputa com Roberto Posses, sexto colocado. Foi a primeira vez que uma prova do Porsche GT3 Cup terminou com a presença de dois irmãos no pódio.


Resultado final da prova 16 do Porsche GT3 Cup 997:

1) 77-Miguel Paludo, 16 voltas em 27:26.002
2) 1-Ricardo Rosset, a 12.000
3) 4-Alex Barros, a 12.093
4) 55-Marcel Visconde, a 12.684
5) 89-Daniel Paludo, a 24.163
6) 52-Roberto Posses, a 26.027
7) 63-Sérgio Ribas, a 32.932
8) 13-Fábio Casagrande, a 37.881
9) 3-Eduardo de Souza Ramos, a 39.846
10) 10-Adalberto Baptista, a 40.153
11) 70-Marcelo Franco, a 1:01.448
12) 11-Omilton Visconde Júnior, a 1:1:02.899
13) 44-Santos Zanella, a 1:13.584
14) 99-Tom Valle, a 1 volta
15) 16-Esio Vichiese, a 2 voltas
16) 81-Bernardo Parnes, a 4 voltas
17) 92-Ricardo Vianna, a 6 voltas (câmbio)
18) 00-Constantino Júnior, a 7 voltas (câmbio)
19) 997-Marcos Barros, a 8 voltas (vazamento de água)
20) 27-Ricardo Baptista, a 13 voltas (acidente)
21) 46-Lucas Molo, a 15 voltas (acidente)
22) 7-Clemente Lunardi, a 15 voltas (abandono voluntário)
23) 26-André Lara, a 15 voltas (acidente)
24) 18-Danilo Fernandez, a 16 voltas (acidente)
25) 36-Charles Reed, a 10 voltas (acidente)
26) 34-Maurizio Billi, a 11 voltas (bomba de água)
Volta mais rápida: Miguel Paludo, 1:41.450, média de 152,907 km/h


Classificação final do campeonato após 16 provas:

1) Ricardo Rosset, 248 pontos (269); 2) Alex Barros, 201; 3) Ricardo Baptista, 175; 4) Marcel Visconde, 149; 5) Maurizio Billi, 136; 6) Clemente Lunardi, 129; 7) Tom Valle, 128; 8) Sérgio Ribas, 123; 9) Miguel Paludo, 102; 10) Guilherme Figueirôa, 82; 11) Daniel Paludo, 78,5; 12) Leo Burti, 76; 13) Roberto Posses, 76; 14) Constantino Júnior, 69,5; 15) Lucas Molo, 59; 16) Elias Azevedo, 50; 17) Otávio Mesquita, 46; 18) Charles Reed, 41; 19) Omilton Visconde Júnior, 40; 20) Adalberto Baptista, 33,5; 21) Christiano Piquet, 24; 22) Danilo Fernandez, 24; 23) Ésio Vichiese, 18; 24) Ricardo Vianna, 17,5; 25) Marcos Barros, 15; 26) Fábio Casagrande, 14; 27) Felipe Johannpeter, 13; 28) Antônio Hermann, 12; 29) Bernardo Parnes, 12; 30) Eduardo de Souza Ramos, 11; 31) Marcelo Franco, 10; 32) Marcelo Ometto, 9; 33) Santos Zanella (México), 3; 34) Henry Visconde, 2; 35) André Lara, 1; 36) Paco Salcedo (México), sem pontos.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Sérgio Sousa qualificado para Fórmula BMW Talent Cup

Sérgio Sousa cumpriu testes em Espanha, nos circuitos de Monteblanco e Cartagena, ao volante de um Fórmula BMW, obtendo a qualificação para a Talent Cup 2011
SergioSousa-FormulaBMWRB2_250.jpg
O autódromo de Cartagena foi a pista escolhida para o estágio de final do ano do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da BMW Motorsport, que contou com a participação de Sérgio Sousa, um jovem piloto de 17 anos, radicado no Algarve. O jovem luso realizou testes em Espanha, nos circuitos de Monteblanco e Cartagena, ao volante de um Fórmula BMW, obtendo a qualificação para a Talent Cup 2011.
Após os testes realizados no autódromo de Monteblanco, 15 pilotos foram seleccionados para o estágio final, onde puderam contar com o apoio e a experiência de vários pilotos profissionais, como Jorg Muller, Dirk Adorf e Dirk Muller, entre outros, bem como de engenheiros e mecânicos muito experientes na Fórmula BMW e ainda do director da BMW Motorsport, Mário Thiessen.
As surpresas não ficaram por aqui, já que o recém coroado Campeão Mundial de Fórmula 1, Sebastien Vettel, também marcou presença em Cartagena, cumprindo a promessa de voltar a pilotar um Fórmula BMW RB2, em que iniciou a sua carreira no desporto automóvel, há sete anos, promovendo assim um momento muito especial.
SergioSousa-SebastienVettel_250.jpg
A Fórmula BMW, reconhecida categoria de promoção, já contou com grandes nomes nas suas grelhas, desde Sebastien Vettel a Nico Rosberg, passando por Timo Glock, Sebastien Buemi, Nico Hulkenberg, Adrian Sutil, Christian Klien e Bruno Senna, que rumaram mais tarde para a Fórmula 1, bem como Sérgio Perez, que se irá estrear na Fórmula 1 em 2011, Esteban Gutierrez, campeão de GP3 em 2010, e Oliver Turney, piloto de testes da McLaren.
No momento em que anuncia as suas orientações para os próximos anos, a BMW Motorsport, aproveitando a experiência acumulada, resolveu apostar num ambicioso programa de captação e o desenvolvimento de jovens promessas do automobilismo, que será a fórmula BMW Talent Cup 2011.
“Após os testes de Monteblanco, a BMW Motorsport voltou a depositar confiança em mim, naquela que é uma oportunidade única, dando tudo por tudo. Apesar da minha inexperiência em monolugares rodei sempre nos lugares de topo e aprendi muito ao longo destes dois dias em Cartagena. Tivemos várias sessões de treinos, bem como a simulação da qualificação, onde pude aprender a tirar partido do monolugar, bem como dos pneus e como os gerir. Para além disso tivemos treinos mentais e contamos com os conselhos de pilotos experientes, entre eles Sebastian Vettel, para evoluirmos, havendo ainda a oportunidade de conhecer o Dr. Mario Thiessen”, disse Sérgio Sousa.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Datsun 1200 vence 6 Horas de Clássicos de Braga

A equipa de José Fafiães, Manuel Valente e Cristiano Sá Fernandes, ao volante de um Datsun 1200, triunfou na 13ª edição das 6 Horas de Clássicos de Braga
6HorasResistenciaClassicosBraga-2010_250.JPG
A 13ª edição das 6 Horas de Clássicos de Braga, que teve lugar este fim-de-semana, consagrou a equipa de José Fafiães, Manuel Valente e Cristiano Sá Fernandes (Datsun 1200), em mais uma organização do Clube Automóvel do Minho.
Durante os 360 minutos de corrida, a incerteza quanto aos vencedores foi grande, isto porque foram várias as formações que passaram pelo comando, mas alguns por problemas mecânicos foram-se atrasando ou desistindo. No final, foi a equipa de José Fafiães a vencer, depois de uma prova regular, em que soube gerir os acontecimentos da melhor forma, além de ter registado um andamento muito consistente.
Em condições semelhantes, a AMCO Racing I, com Albino Osório, Luís Sousa, João Pedro Sousa e Pedro Martins (Ford Escort), chegou ao segundo posto. Depois de terem começado por lugares mais baixos da classificação, a equipa foi ao longo do tempo subindo posições, rodando depois sempre de forma persistente nos lugares cimeiros, terminando folgados neste lugar.
O derradeiro lugar do pódio ficou entregue à Auto Sueco Minho, que trouxe para esta corrida o Volvo 240 Turbo, que chegou a ser campeão nacional de velocidade. António Rodrigues, Lennart Westrin e Manuel Ramos dividiram o volante do carro sueco, tendo alguns problemas eléctricos na parte final, mas também um pouco de sorte, pois a Scirocco Team, com Fernando Xavier e António Santos (Volkswagwen Scirocco), estava em terceiro com uma boa vantagem quando ficou pelo caminho a poucos minutos do final.
A lista dos cinco primeiros ficou completa com a AMCO Racing II, com José Carlos Magalhães, José Couceiro, Hugo Pereira, Hélder Oliveira e Francisco Pinto (BMW 323), e a Scirocco Team, que, mesmo depois de parar, ainda foi quinta classificada.
Grande dose de azar para a equipa dos Comissários do CAM, com Nuno Lima, Paulo Silva e Ricardo Maia, pois logo na segunda volta, quando era terceira, o carro capotou à entrada da parabólica no final da recta da meta. Felizmente nada de grave se passou com Nuno Lima, que ia ao volante, mas o Opel Manta ficou um pouco mal tratado. Com isto, o “Safety-Car” esteve em pista cerca de 20 minutos, para que as condições de corrida fossem restabelecidas.
Pelo caminho ficaram ainda a Fábrica Italiana Trsport 1, de Carlos Abreu, Rufino Fontes, José Pedro Fontes, Miguel Fontes e Rosário Sottomayor, que defendiam a vitória alcançada o ano passado. Ainda na volta de formação da grelha de partida partiu-se o motor do Alfa Romeo Giullia. O Team Stand Carvalho, com Manuel Ferreira, Silvino Pires e Carlos Pires (BMW 2002), foi outra das formações que desistiram quando lideravam, depois de um problema de motor.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Nelsinho Piquet é piloto oficial da NASCAR

nascar-equipe-harvick200.jpg
Nelsinho Piquet anuncia hoje seu contrato com a equipe Kevin Harvick Incorporation para disputar a temporada completa da Nascar Truck Series em 2011.

“Estou ansioso para que chegue logo a primeira corrida. Em 2010, tive a oportunidade de disputar algumas provas na Nascar e me apaixonei pela categoria. Fico contente por voltar a correr uma temporada completa nesta nova etapa de minha carreira, nos Estados Unidos”, declarou o brasileiro de 25 anos de idade.

Piloto consagrado na Nascar e um dos proprietários da equipe de Nelsinho Piquet, Kevin Harvick considera “uma oportunidade única contar com o piloto do nível do Nelson na equipe”. “Nas cinco corridas que disputou na temporada de 2010, ele não só ganhou experiência importante como conseguiu concluir corridas em posições respeitáveis. Estamos empolgados em contar com o Nelson na Nascar Truck Series nesta nova etapa de sua carreira”, completou Harvick, que fornecerá ao brasileiro caminhonetes Chevrolet Silverado.

Nelsinho Piquet fez sua primeira prova na Nascar Truck Series na abertura da temporada, em Daytona, em fevereiro de 2010. Terminou em sexto lugar. Neste ano, ele disputou outras quatro etapas do campeonato e correu ainda uma prova da Nascar Nationwide Series, na qual foi sétimo colocado. A estreia na temporada de 2011 será em Daytona, no dia 18 de fevereiro.

“Desejo ser o primeiro brasileiro a vencer uma prova na Nascar, a disputar um título da categoria e abrir caminho para outras gerações de pilotos do meu país nas pistas americanas. Pretendo executar esse objetivo respeitando a hierarquia da categoria e encarando essa nova empreitada como um projeto de longo prazo”, disse Nelsinho Piquet a respeito de seu novo plano de carreira.
 
Topo