Chuva revoluciona qualificação do GP de Itália
Vettel na "pole"!
A muita chuva que se abateu sobre o autódromo de Monza revolucionou, por completo, a grelha de partida do GP de Itália e permitiu a Sebastien Vettel alcançar a primeira "pole position" da sua carreira que, diga-se de passagem, se augura brilhante, tornando-se o mais jovem piloto de sempre a conseguir este feito na F1 (o anterior recorde pertencia a Alonso - Malásia 2003).
Um belíssimo resultado do piloto alemão da Toro Rosso-Ferrari complementado pelo excelente 4º posto do seu companheiro de equipa Bourdais, com Kovalainen a conseguir um lugar na primeira fila da grelha (2º) e Webber (3º) a colocar "a cereja em cima do bolo" no que diz respeito à prestação em Monza das equipas apoiadas pela Red Bull.
Vettel, que não conseguia esconder a sua enorme satisfação acabaria por afirmar : "É incrível. Sempre brinquei quando disse que poderia fazer a "pole" com chuva, mas não acreditava que tal poderia ser possível. Fizemos o melhor que podemos mas durante o Q2 foi muito complicado e, felizmente, consegui o meu tempo logo no início da sessão. Agora ainda vai demorar algum tempo até conseguir "acordar" e digerir este resultado."
Mas Vettel não foi o único a protagonizar a surpresa e se Massa conseguiu fazer das "tripas coração" e arrancar um 10º tempo no Q2 que lhe permitiu, mesmo à justa, chegar posteriormente ao 6º posto do "grid", Raikkonen (14º) e Hamilton (15º) foram uma completa desilusão.
Para além dos múltiplos pequenos grandes erros que normalmente acontecem quando as condições meteorológicas são adversas, Raikkonen, que a exemplo de Massa tinha o "set up" do Ferrari mais adequado a pista seca, já que não prevê chuva amanhã para a corrida, foi prejudicado por este tipo de afinação e nunca pareceu estar em condições de lutar por um lugar no Q3.
Já Hamilton que, pelo contrário, tem sido autor de alguns excelentes momentos de pilotagem em pistas escorregadias foi parcialmente prejudicado por uma opção táctica da sua equipa, já que tentou utilizar no seu carro os pneus intermédios, sem qualquer tipo de resultado aparente e quando mudou para os pneus de chuva forte, começou a chover com maior intensidade, o que o terá impossibilitado de conseguir um resultado melhor. E esta constatação é fácil de chancelar atendendo ao desempenho do seu companheiro de equipa Kovalainen.
Para Hamilton, "a questão foi simples: enganámo-nos na escolha dos pneus no Q2 e assim sendo não consegui fazer uma volta em boas condições. Esta decisão foi tomada por mim e pelos meus engenheiros, já que pensámos que as condições da pista seriam boas para os intermédios, o que não era verdade. Mais tarde com os pneus de chuva forte o equilíbrio do carro não era suficientemente bom e passei o tempo todo a lutar com ele. Contudo não penso que partir do 15º lugar seja um desastre já que, esteja a chover ou seco, o facto de não partir dos 10 primeiros vai-nos permitir escolher uma estratégia adequada para a corrida e estamos em melhor posição do que os pilotos do "top ten" e com boas hipóteses de pontuar."
Vettel já prometia
Se Vettel, ao alcançar o 2º melhor tempo no Q1 e o melhor no Q2 prometia um desempenho de excepção para a fase decisiva da qualificação, o mesmo se passou, por exemplo, com Rosberg, sempre à vontade no traçado italiano e que conseguiu levar o Williams-Toyota a um consistente 5º lugar. Logo atrás do piloto alemão e de Felipe Massa quedou-se Jarno Trulli (7º) a confirmar uma boa prestação de conjunto da Toyota, uma vez que Glock conseguiu alcançar a 9ª posição. Entre os dois pilotos da marca japonesa ficou Fernando Alonso, como sempre o melhor entre os Renault (Piquet foi apenas 17º), enquanto Heidfeld fechou o "top tem" demonstrando, a par com o 11º tempo de Kubica, que os BMW Sauber não se deram particularmente bem com os "ares" de Monza.
Uma última palavra para a Force India que, graças a Giancarlo Fisichella conseguiu, pela primeira vez, ultrapassar a sessão inicial de qualificação, alcançando um notável 12º lugar... na frente de Raikkonen e Hamilton, pasme-se!
Assim parecem estar reunidas as condições para um Grande Prémio de antologia, eventualmente disputado sem chuva, e onde Massa está numa posição privilegiada para alcançar a liderança do Mundial de Fórmula 1.AS