• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Massa analisa: Hamilton exagerou no otimismo

Felipe Massa analisou nesta segunda-feira o comportamento de Lewis Hamilton no GP da Bélgica, do qual o inglês foi o vencedor na pista, mas perdeu a primeira colocação por ter sido punido. O novo vencedor de Spa afirmou que o piloto da McLaren foi "muito otimista" na batalha contra Kimi Raikkonen.

Para Massa, Hamilton não poderia ter tentado ultrapassar Raikkonen na La Source após ter cortado uma chicane. Foi justamente o fato de ter tirado proveito do corte que causou punição de 25s e derrubou-o para a terceira posição da prova.

"Imediatamente após a cerimônia do pódio, sabíamos que o incidente estava sob investigação e minha primeira reação foi descobrir o que na verdade tinha acontecido, já que não vi na pista", escreveu o brasileiro, que soube que havia vencido quando se despedia da equipe no autódromo.

"O que Lewis fez é o tipo de coisa que pode acontecer, mas acho que ele talvez tenha sido muito otimista em pensar que poderia recuperar a posição, apesar de [ela] ter ido apenas parcialmente para Kimi, e imediatamente tentou ultrapassá-lo de novo."

O que não se pode fazer, segundo Massa, é não ceder completamente a posição: "Incidentes assim freqüentemente são discutidos em reuniões entre pilotos, quando fica absolutamente claro que qualquer um que corte chicane tem de entregar totalmente a posição e qualquer eventual vantagem adquirida".

"Se Lewis tivesse feito a chicane corretamente, não poderia ter ultrapassado Kimi em uma reta tão curta. Essa foi minha imediata opinião após ver o replay. Se Lewis tivesse esperado e tentado ultrapassar na próxima reta, teria sido uma história diferente."

Massa afirmou ter corrido com a cabeça no campeonato. Ontem mesmo classificou-se como "bundão" por não ter arriscado, mas não se arrepende do que fez.

"Agora parece interessante em termos de campeonato, já que estou somente dois pontos atrás. Fiz uma corrida para terminar, pensando na situação do campeonato, e fiz a coisa certa, pois ganhei posições na batida de Kimi e depois da corrida", comentou.

"Estou feliz com isso, pois o campeonato está realmente aberto agora. Mas ainda restam cinco corridas e precisamos fazer um bom trabalho."

Mas o vice-líder do Mundial revelou ter sentido pena do companheiro: "Enquanto estou satisfeito por ter vencido, lamento por Kimi também. Sei como é liderar uma corrida e perdê-la a poucas voltas do fim. Ele estava em uma situação diferente da minha quando a chuva veio, já que estava lutando pela vitória. Foi muito frustrante para ele, especialmente após ter feito uma ótima corrida".

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Monza é a pista em que Massa tem pior histórico

Felipe Massa terá de lutar contra um retrospecto muito negativo se quiser obter a liderança do Mundial em Monza, porque nunca pontuou no circuito italiano.

Com a punição imposta a Lewis Hamilton no GP da Bélgica no último domingo, o piloto da Ferrari tem dois pontos a menos que o da McLaren. Basta uma vitória ao paulista para ir para o topo da tabela, porque tem mais primeiros lugares.

Monza, porém, é a pior pista do calendário para o brasileiro na análise de seu histórico. Ele nunca passou de uma nona posição em corrida na tradicional pista. Abandonou em 2002 e 2007, foi nono colocado em 2005 e 2006 e obteve a 12ª posição em 2004.

Quanto ao grid, conseguiu no máximo segundas filas _um terceiro lugar em 2007 e um quarto em 2006.

Na única vez em que Lewis Hamilton correu de F-1 em Monza, no ano passado, largou e recebeu a bandeirada em segundo lugar. O pole e vencedor de 2007 foi Fernando Alonso.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Jornais italianos também são contrários à punição de Hamilton

Quase toda mídia italiana foi contrária à punição imposta ao líder do mundial de pilotos Lewis Hamilton (McLaren) no GP da Bélgica que acabou dando a vitória ao brasileiro Felipe Massa (Ferrari).

O diário esportivo La Gazzeta dello Sport disse que "A decisão parece um pouco excessiva e contribuirá para fazer da F-1, acusada de não ser suficientemente espetacular, ainda mais fraca, porque pune a combatividade dos pilotos."

O La Repubblica manteve a mesma opinião, demonstrando preocupação com as conseqüências da decisão dos fiscais de prova. "A F-1 havia reencontrado o lado espetacular que havia perdido e que tanto era desejado," escreveu o periódico.

Para a imprensa italiana o resultado deixa Felipe Massa em uma situação mais confortável dentro da escuderia de Maranello. Segundo o Il Messagero, a equipe deve apostar suas fichas no brasileiro, já que o atual campeão Kimi Räikkönen tem poucas chances de voltar a brigar pelo título.

Fonte: Amigos da Velocidade
 
Última edição:

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Mensagens
8,173
Gostos Recebidos
0
BMW à espera de Alonso

O espanhol Fernando Alonso, bicampeão na Fórmula 1 (2005 e 2006), estará a analisar uma proposta para mudar-se da Renault para a BMW, podendo esse alegado desfecho ser anunciado no próximo dia 15, logo após a disputa do Grande Prémio de Itália.



A «escuderia» alemã conta actualmente com Robert Kubica e Nick Heidfeld como pilotos oficiais, mas este último não deverá continuar na próxima temporada, surgindo então os rumores de que foi efectuada uma proposta a Fernando Alonso.


a bola
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
GP de Cingapura altera programação oficialmente

Os organizadores do GP de Cingapura oficializaram nesta terça-feira a revisão da programação do fim de semana para haver um maior tempo de pista à noite.

Houve preocupação das equipes quanto ao fato de que haveria treinos com luz do sol, mas a prova será à noite. As exigências foram atendidas, e os pilotos terão mais minutos para adaptarem-se às condições.

A primeira sessão de treinos começará às 19h de 26 de setembro, horário local, hora em que o sol se põe, e a segunda terá início às 21h30.

O último treino livre será realizado a partir das 19h de sábado, enquanto a classificação será iniciada às 22h. A corrida mantém-se às 20h.

A venda de ingressos vai bem. Restam apenas mil de arquibancada para três dias.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Kubica quer um pouco mais de atenção da BMW

Robert Kubica pediu um pouco mais de atenção à BMW. O polonês não reclama da ajuda da equipe a Nick Heidfeld nas últimas corridas, mas acha que eles esqueceram um pouco dele.

Terceiro colocado no campeonato, Kubica obteve pódio no GP de Valência, mas não foi bem em Spa, enquanto o companheiro de equipe foi elevado ao segundo posto após a punição a Lewis Hamilton.

"A equipe tem ajudado muito o Nick", disse o polonês ao site "Sport24".

"Eu espero que eles comecem a trabalhar um pouco para mim, porque acho que, nas últimas quatro corridas, nós dormimos no ponto", afirmou Kubica, que conseguiu 12 pontos nos últimos quatro GPs.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Mais de 24 mil assinam protesto contra punição

Mais de 24 mil fãs já aderiram a um abaixo-assinado que pede que a FIA reconsidere punição aplicada a Lewis Hamilton após o GP da Bélgica do último domingo, que fez com que caísse para terceiro.

O texto do manifesto afirma: "Acreditamos que a decisão que foi tomada foi errada. Recomendamos com insistência o retorno da classificação final original. A regra diz que Lewis Hamilton tinha de dar posição de volta a Kimi Raikkonen, o que ele fez. E, pela habilidade, recuperou a primeira colocação".

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
F-1 corre em Monza já no domingo; veja os horários

A F-1 irá para um dos mais tradicionais circuitos do calendário mergulhada na polêmica provocada pela punição de Lewis Hamilton no último fim de semana, quando houve o GP da Bélgica.

Diante de Monza, na Itália, a pista mais veloz da temporada, o inglês somente tem dois pontos a mais que Felipe Massa. Teria oito de vantagem se o resultado de Spa não tivesse sido alterado.

Mas o retrospecto do brasileiro é ruim em Monza, visto que nunca pontuou no GP italiano. Já o inglês foi segundo colocado em 2007. A vitória ficou em Fernando Alonso, então da McLaren.

Confira a programação do GP da Itália, a 14ª etapa (no horário de Brasília):

Sexta-feira, 12.set
(Brasilia) 5h-6h30: 1º Treino Livre 9h-10h30 (Lisboa)
(Brasilia) 9h-10h30: 2º Treino Livre 13h-14h30 (Lisboa)

Sábado, 13.set
(Brasilia) 6h-7h: 3º Treino Livre 10h-11h (Lisboa)
(Brasilia) 9h-10h: Treino de Classificação 13h-14h (Lisboa)

Domingo, 14.set
(Brasilia) 9h: Corrida 13h (Lisboa)
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Comissário da FIA nega conspiração contra McLaren

Surinder Thathi, um dos três comissários que decidiu pela punição de Lewis Hamilton no GP da Bélgica, no último domingo, negou qualquer conspiração contra a equipe McLaren.

O piloto inglês perdeu sua vitória em Spa-Francorchamps e caiu para o terceiro lugar. Após a corrida, os oficiais entenderam que Hamilton ganhou vantagem ao cortar uma chicane na luta pela ponta da prova com o então líder Kimi Räikkönen.

Mas a decisão causou muita polêmica e gerou acusações de favorecimento à Ferrari. Entretanto, Thathi insistiu que os comissários só deram a punição, porque acreditaram que Hamilton quebrou as regras.

"Não há conspiração contra ninguém, incluindo a McLaren. Nós atuamos de forma profissional e dentro do regulamento da FIA", destacou Thathi, à agência de notícias Reuters. O queniano contou que havia duas opções de sanção ao piloto.

"Podíamos dar a punição de tempo adicional ao resultado final ou a perda de 10 posições no grid da corrida seguinte. Escolhemos a primeira. Sei que sou uma pessoa muito impopular na Inglaterra agora, mas fiz o meu trabalho", argumentou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Especial 2007: Räikkönen foi campeão nas últimas cinco provas

Se Kimi Räikkönen, da Ferrari, não quer desistir da briga pelo título 2008 de F-1, na teoria, pode ter razão. "Vou lutar até o fim. Não jogo a toalha tão facilmente", afirmou o finlandês em declaração oficial distribuída pela escuderia de Maranello.

No ano passado, restando cinco provas para o final do campeonato, Kimi era o 4º colocado na classificação geral (como agora) e com 16 pontos de desvantagem para o líder - hoje são dezenove. Mas, Räikkönen fechou o ano como o campeão.

Em 2007, após a 12º etapa na Turquia, e vale lembrar que foram dezessete etapas, Lewis Hamilton liderava com 84 pontos; Fernando Alonso era o 2º com 79; Felipe Massa aparecia em terceiro com 69 pontos e Räikkönen somava 68.

Resumo 2007

Nas últimas cinco provas, Kimi conquistou cinco pódios. Foram três vitórias: Bélgica, China e Brasil. E mais dois terceiros: Itália e Japão. Total de pontos somados: 42.

Lewis Hamilton conseguiu somar apenas 25 pontos nas provas derradeiras. Ele foi 2º colocado na Itália, 4º na Bélgica, venceu no Japão, abandonou na China e foi o 7º no Brasil.

Felipe Massa também acumulou somente 25 pontos. O brasileiro abandonou na Itália, foi 2º na Bélgica, 6º no Japão, terceiro na China e 2º no GP do Brasil, em Interlagos, quando cedeu a vitória a Kimi.

Fernando Alonso somou 30 pontos nas últimas cinco provas de 2007. O espanhol venceu o GP da Itália, foi terceiro na Bélgica, abandonou no Japão, 2º na China e 3º no Brasil.

O campeonato 2007 terminou com Kimi Räikkönen campeão (110 pontos); Lewis Hamilton em 2º lugar (109); Fernando Alonso em 3º (109); e Felipe Massa em 4º com 94 pontos.

No próximo domingo, dia 14, o Grande Prêmio da Itália - no circuito de Monza - marca a primeira das cinco corridas finais da temporada 2008 de Fórmula 1.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Alonso aponta Monza como pior GP e acena com permanência na Renault

O bicampeão mundial da Fórmula 1 Fernando Alonso admitiu que as expectativas para o GP de Monza, neste fim de semana, não são nada otimistas. "Não sei qual das cinco corridas será a melhor, mas estou certo de que a pior delas será neste fim de semana em Monza. É onde mais vamos sofrer", disparou o espanhol, que participou de uma coletiva nesta quarta-feira em Madri.

"As últimas quatro corridas não nos preocupam tanto, porque é difícil prever o que vai acontecer até lá", completou Alonso. Oitavo colocado na classificação geral de pilotos, com 23 pontos, o espanhol reiterou que seu único objetivo no Mundial é ajudar a equipe que lhe deu os títulos de 2005 e 2006 a obter ao menos o quarto lugar na disputa de construtores.

"É impossível manter grandes metas para este ano, então precisamos pensar em novos objetivos. Vamos focar em terminar à frente da Toyota, já que estamos a cinco pontos deles. Essa é nossa real meta hoje. Vitórias e pódios estão descartados para essas cinco corridas que faltam", sentenciou.

Sobre os rumores de uma possível mudança de escuderia, Alonso admitiu a possibilidade de quebrar o contrato de dois anos com a Renault, mas deu a entender que ainda pensa em permanecer na equipe que o consagrou.

"Minha idéia é voltar a ganhar com a Renault. Este ano, no entanto, isso não foi possível. Ficar ou sair depende de confiança, porque todas as equipes dizem que estão resolvendo seus problemas, melhorando seus carros e que vão ganhar tudo", argumentou o espanhol.

Questionado sobre o que falta à equipe francesa para estar no mesmo das adversárias Ferrari e McLaren, Alonso criticou a Renault. "São muitos os fatores, começando pela aerodinâmica. Este ano estamos pagando o preço do atraso na evolução dos nossos carros."

Alonso, que já admitiu ter vontade de conduzir a Ferrari, acredita que a rival italiana se dará bem no circuito de Monza. "Será como sempre", disse o espanhol.

Alonso não perdeu a chance de alfinetar o britânico Lewis Hamilton, e comentou sobre a punição recebida pelo piloto da McLaren em Spa, que o fez perder a vitória. "A grande diferença este ano é que os fiscais mudaram. Durante a última década foram sempre os mesmos, mas agora são pessoas novas, que não conhecem nada sobre os favoritismos", disse Alonso. "Este ano, se você fizer algo errado, você pagará por isso."

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Sobre GP da Itália, Kimi dispara: "não tenho nada a perder"

Após dominar o GP da Bélgica e bater no fim da prova, Kimi Räikkönen encara o GP da Itália, neste final de semana, como franco atirador. Para se recuperar no campeonato e voltar a brigar pelo título, o finlandês, da Ferrari, admite que só a vitória interessa.

"Farei de tudo para ganhar pela equipe e pelos torcedores. É a corrida de casa da Ferrari e seria fantástico poder vencer o GP da Itália pela primeira vez. Não tenho nada a perder", disparou o atual campeão, que amarga uma seqüência de nove corridas sem triunfo.

Quarto colocado no atual mundial, Räikkönen pretende dar a volta por cima nas cinco etapas finais, começando por Monza, onde espera contar com apoio de italianos e finlandeses.

"É a Meca dos torcedores da Ferrari e acredito que haverá também muitos fãs que virão da Finlândia. É a pista mais rápida do ano e é bom saber que posso contar de novo com o carro do jeito que eu gosto", comentou Kimi, que tem 17 pontos a menos que seu companheiro Felipe Massa e 19 atrás do líder Lewis Hamilton da McLaren.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Apesar de confusão, organização confirma GP Brasil às 14h00

De acordo com a assessoria de imprensa do GP Brasil de F-1, a largada da 18ª e última etapa da temporada 2008 da categoria, que terá lugar no circuito de Interlagos, no dia 2 de novembro, acontecerá às 14h00 -- no horário de Brasília.

Ao contrário da informação do site oficial da categoria, que veicula a largada acontecendo às 15h00 no horário oficial brasileiro.

Vale lembrar que a Rede Globo de Televisão, detentora dos direitos de transmissão da F-1, também é dona dos direitos do Campeonato Brasileiro de Futebol, cujos os jogos acontecem aos domingos às 16h00.

Como aconteceu nos últimos anos, a emissora deverá transmitir os dois eventos esportivos no domingo - com a Fórmula 1 tendo início às 14h00.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Massa afirma sentir que está perto do título

Durante um chat promovido pelo jornal italiano "Gazzetta dello Sport" nesta quarta-feira, Felipe Massa disse que está com sua primeira chance real de conquistar o título da F-1.

O brasileiro está apenas dois pontos atrás do líder do campeonato, Lewis Hamilton _76 a 74.

"Me sinto perto do título. Essa é a primeira vez que eu tenho uma grande possibilidade de ganhar. A briga está intensa, mas farei de tudo para levá-lo", afirmou o piloto da Ferrari.

Ele desconversou quando questionado se o companheiro de equipe e atual campeão, Kimi Raikkonen, ainda o preocupa.

"O piloto mais rápido no momento é o que está à minha frente no campeonato. Ele é quem eu preciso mirar."

Sobre a punição de Hamilton no GP da Bélgica, Massa reafirmou que ela foi justa.

"Ele não teve a paciência de esperar outra oportunidade de atacar. Cortando a chicane, ele ganhou uma vantagem", explicou o brasileiro.

"Se ele tivesse feito a chicane [da Bus Stop], seria impossível ultrapassar o Raikkonen [na seqüência]."

"É por isso que ele levou a punição", completou Massa.

Fonte: Tazio
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Grande Prémio da Itália

ff4cf46d.jpeg

McLaren quer ganhar"fora"

Dominadora nos testes de Monza, a McLaren chega ao GP de Itália na condição de favorita para a corrida do próximo fim-de-semana.

A facilidade na passagem dos correctores altos das duas primeiras chicanes por parte do MP4/23, somada à dificuldade dos Ferrari em manter a temperatura dos pneus no nível ideal no final das longas rectas, dão um justificado optimismo à McLaren, que quer repetir a dupla vitória do ano passado na casa da sua rival.

Para Hamilton vai ser importante que desta vez Kovalainen consiga roubar pontos a Felipe Massa, realisticamente o seu único rival na luta pelo título.

Na Ferrari, apesar de matematicamente as coisas ainda estarem em aberto, chegou a hora de colocar todas as armas do lado de Felipe Massa, pois Raikkonen está já a 23 pontos de Hamilton e só por milagre poderá manter o seu título. O brasileiro tem apenas dois pontos de desvantagem para o inglês, pelo que está em posição de exigir estatuto de primeiro piloto da Scuderia para as últimas cinco corridas da temporada.

Para além de ter de tomar esta decisão, que não será fácil, a Ferrari tem pouco tempo para encontrar a solução para os seus problemas técnicos em Monza, pelo que os próximos dias vão ser de intensa actividade em Maranello.

Com a luta pelo título ao rubro, as restantes oito equipas vão ser quase figurantes no magnifico cenário de Monza. Resta apenas esperar que a chuva prevista para Sábado e Domingo não se confirme, pois se há circuito em que as corridas há chuva são perigosas esse circuito é Monza.AS
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ultrapassagens não são o problema de Hamilton em Monza

Após o conturbado GP da Bélgica e a punição que o fez perder a vitória o inglês Lewis Hamilton chega em Monza querendo deixar o último final de semana para trás e vem em busca de pontos preciosos na disputa pelo título.

Hamilton espera que a equipe McLaren consiga manter o bom desempenho que tem na pista italiana e assim possa tentar repetir a dobradinha que obteve na temporada passada com o bicampeão Fernando Alonso vencendo e o britânico na segunda colocação.

O líder do campeonato falou que por mais difícil que o circuito italiano possa parecer, não é impossível conseguir ultrapassar. Para ele o traçado tem pontos específicos que facilitam o trabalho daqueles que gostam de emoção.

"Monza tem pontos específicos de ultrapassagem, por isso acredito que dá para conseguir algumas posições. Mas quero largar bem para tentar ficar o máximo possível na frente," comentou Hamilton.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Raikkonen quer lutar até ao fim

a087f8d6.jpeg

Os actuais 19 pontos que separam Kimi Raikkonen do lider do campeonato, Lewis Hamilton, não retiram a esperança ao piloto finlandês da Ferrari, que ainda acredita na possibilidade de revalidar o título.

Raikkonen reconhece, na habitual crónica no seu site, que a prova de Spa-Francorchamps "não correu como o desejado", mas admite que "foi bom voltar à luta pelo título".

"Só tinha um objectivo quando cheguei à Bélgica: a vitória. Só queria vencer a corrida, nada mais serviria para mim, também porque isso significava que os meus adversários poderiam aumentar a distância", começa por dizer Raikkonen, para quem não adianta olhar para trás agora.

"Não adianta queixar-me agora. Fiz o meu melhor, mas não foi suficiente. São coisas que acontecem. É o mesmo que no hockey no gelo ou no motocross: dá-se e recebe-se, mas nunca se desiste", explica o ainda campeão do Mundo, que continua a acreditar nas suas hipóteses no Mundial de Pilotos.

"Não estou preocupado com o que aconteceu e não vou desistir: vou lutar até ao fim", garante. "Os pontos vão ser contados no fim da temporada: ainda faltam cinco corridas para terminar. A minha actual posição não é a ideal, mas como já disse noutras vezes, não sou do tipo de pessoas que desiste facilmente", reforça o piloto, esperançado também numa boa performance da Ferrari em Monza, circuito que deverá ser favorável aos McLaren.

"Seria fantástico vencer em casa da Ferrari pela primeira vez. Não tenho nada a perder, por isso vou dar o máximo, vou dar tudo por tudo", promete Kimi Raikkonen, cuja atitude semelhante na última época lhe valeu o título mundial.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ao volante de um Honda de 2007

663df077.jpeg
Patrese redescobriu Fórmula 1
A Honda proporcionou a Riccardo Patrese a oportunidade de se voltar a sentar ao volante de um moderno monolugar de Fórmula 1, naquela que foi uma passagem de testemunho simbólica entre o antigo detentor do recorde de maior número de provas realizadas e o actual, Rubens Barrichello.

Ao volante de um Honda RA 107 no circuito de Jerez de la Frontera, o piloto italiano reviveu as sensações que sentiu pela última vez há 15 anos, quando efectuou a sua última prova no Mundial. Para Patrese, esta experiência "foi um sonho tornado realidade"

"Depois de 15 anos longe da Fórmula 1 foi um sonho tornado realidade e é inacreditável redescobrir a velocidade de um monolugar de F1 outra vez", começou por afirmar Patrese, cuja melhor volta ao traçado andaluz foi cronometrada em 1m30.210s (com pneus específicos da Bridgestone para pilotos convidados).

Desde 1993 foram muitas as alterações na modalidade, algo a que o veterano italiano se conseguiu adaptar muito depressa. "Fui capaz de me acostumar rapidamente e descobri que não preciso de alterar o meu estilo de condução para me adaptar a um F1 moderno", explicou Patrese, que não escondeu alguma "surpresa" com a velocidade actual dos monolugares.

"No final, sentia-me muito confortável - apesar de ter a certeza de que o meu pescoço irá doer um bocado à noite devido às forças G", referiu, bem-humorado, demonstrando que 'velhos são os trapos'.

"Foi bom descobrir que, com a minha idade, ainda consigo pilotar depressa e puxar os carros até aos limites. Apenas queria ter mais tempo para melhorar os meus tempos por volta - com um pouco de sorte, pode ser que me dêem outra oportunidade!", acrescentou o italiano que se estreou em 1977, fazendo questão de agradecer à Honda esta oportunidade.

Por seu turno, Nick Fry, responsável da equipa de Fórmula 1, mostrou-se "maravilhado com a oportunidade concedida ao Riccardo", explicando que "se adaptou muito bem a um monolugar moderno" e que efectuou um "tempo respeitável, tendo em conta que guiava um monolugar de 2007 com pneus de demonstração". AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Jerez vai mesmo receber testes

e6f876bb.jpeg
O circuito andaluz de Jerez de la Frontera vai mesmo receber os próximos testes da Fórmula 1, colocando um ponto final quanto ao local dos próximos ensaios.

O traçado espanhol sofreu, recentemente, uma série de melhoramentos com vista à próxima prova de MotoGP, que incluíram o reasfaltamento da pista e das novas escapatórias.

Face a isso, e com receio de que as obras não estivessem concluídas a tempo, várias equipas ponderaram outras pistas para testar, nomeadamente Mugello - com excepção da Ferrari, que já havia escolhido a pista italiana previamente.

No entanto, os responsáveis pelo circuito de Jerez revelaram hoje que o delegado de segurança da FIA, Charlie Whiting, esteve presente no traçado na segunda-feira, tendo aprovado todas as alterações.

Whiting apontou apenas três pontos a modificar para a necessária homologação: uma segunda fila de pneus nas curvas 1, 9 e 15, alterações que deverão ser breves e que não irão por em causa os testes de terça-feira.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Barrichello pode parar

50b58f9d.jpeg
A Honda terá comunicado a Rubens Barrichello que não o vai manter para 2009, segundo fontes japonesas, mas em Spa-Francorchamps nem a equipa nem o piloto brasileiro quiseram confirmar estas noticias.

O paulista afirmou que, "a situação é a mesma há algum tempo, pois o mercado de pilotos está parado à espera duma decisão de Alonso e eu continuo, como os outros, à espera. Toda a gente sabe que eu gostaria de ficar mais um ano na Honda, mas por agora não há novidades."

Do lado da Honda Nick Fry admitiu que, "do ponto de vista desportivo gostaríamos de manter o Rubens, que até tem estado melhor do que o Jenson, mas por uma questão de idade teremos de apostar neste último e gostaríamos de o ter ao lado do Alonso em 2009."

Caso não tenha lugar na Honda o brasileiro não parece ter mais alternativas na F1 e poderá mesmo parar de correr, pois a sua mulher opõe-se de forma veemente a uma passagem para a IRL, que seria a opção preferida por Barrichello.

Silvana Giaffone tem um irmão e um primo com um bom historial nesta categoria, mas tem um pavor imenso das corridas em ovais e, por isso, não quer de maneira nenhuma que o seu marido dispute provas nesse tipo de circuitos.AS
 
Topo