GP da Bélgica – Corrida: Hamilton vence corrida louca e é penalizado(actualizado)
Lewis Hamilton venceu uma corrida dominada por Kimi Raikkonen, mas que o piloto da Ferrari deitou a perder no final, com o aparecimento da chuva.
O Campeão do Mundo dominou completamente a prova de hoje, depois de ter ultrapassado Felipe Massa na primeira volta e Hamilton na segunda, após um pião do inglês em La Source, que estava ainda húmido da chuva que tinha caído ante do início da corrida. O finlandês, com a falha de Hamilton, pôde atacar o primeiro lugar, consumando a ultrapassagem na travagem para Les Combes.
Raikkonen liderou toda a corrida, mantendo o piloto da McLaren Mercedes sempre a uma distância de segurança, parecendo que o finlandês, com uma prestação autoritária, poderia regressar às vitórias.
Porém, a três voltas do fim da corrida a chuva regressou a Spa-Francorchamps e tudo se precipitou. A primeira escaramuça entre os dois homens da frente ocorreu na travagem para o Bus Stop, tendo Raikkonen se defendido bastante bem, obrigando Hamilton a usar a escapatória. O britânico ficou à frente do ferrarista, que o deixou passar ainda antes de La Source, mas sem nunca ficar verdadeiramente atrás do Ferrari. Isto permitiu que ficasse na posição ideal para atacar o finlandês na travagem para a primeira curva do circuito belga, tendo os dois pilotos se tocado ligeiramente, quando Raikkonen fez a tesoura. A manobra de Hamilton, que não deu claramente passagem as piloto da Ferrari após ter passado pela escapatória, está a ser alvo da investigação dos Comissários Desportivo.
Mas ainda nada estava decidido, dado que no circuito novo, Lewis Hamilton saiu de pista, devido ao piso que estava bastante molhado, quase batendo em Nico Rosberg que tinha saído na mesma zona. Raikkonen saiu também de pista, mas ainda assim conseguiu recuperar a liderança para, na saída da mesma curva, ter realizado um pião que ofereceu de novo o comando a Hamilton.
Ambos os pilotos voltaram a sair de pista até que em Blanchimont o finlandês, na ânsia de tentar pressionar o inglês, ao acelerar entrou em pião embatendo nos rails, o que colocou um ponto final na sua corrida.
Hamilton ficava assim com a vitória nas suas mão até porque Felipe Massa, que nunca esteve ao nível de Raikkonen e de Hamilton no seco, mostrou-se muito longe do andamento do inglês no piso molhado.
No terceiro lugar ficou Nick Heidfeld, que montou pneus de chuva para a última volta, subindo do sétimo posto até ao degrau mais baixo do pódio.
Fernando Alonso realizou também uma excelente corrida e deveria terminado no pódio com o despiste de Kimi Raikkonen. Porém, o piloto espanhol, que também montou pneus intermédios para a volta final, não conseguiu suster o andamento de Heidfeld.
Sebastien Vettel, que rodou ao longo de praticamente toda a corrida atrás de Sebastien Bourdais, alcançou a quinta posição, batendo Robert Kubica por escassos décimos de segundo, o que relegou o francês para o sétimo posto final, apesar de, à entrada para a última volta, rodar no terceiro lugar.
Timo Glock terminou no oitavo posto, mas ao ter ultrapassado Mark Webber com bandeiras amarelas, foi penalizado com vinte e cinco segundos, caindo para o nono posto, oferecendo ao australiano o derradeiro ponto em jogo. Após a corrida, também, Lewis Hamilton seria penalizado com vinte e cinco segundo, devido ao incidente com Raikkonen em que atravessou a escapatória do Bus-Stop, descendo para o terceiro lugar e atribuindo a vitória a Felipe Massa.
POS PILOTO EQUIPA (PNEUS) TEMPO/DIFERENÇA
1. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1h22.44.933 *
2. Massa Ferrari (B) + 14.461
3. Heidfeld BMW Sauber (B) + 23.844
4. Alonso Renault (B) + 28.939
5. Vettel Toro Rosso-Ferrari (B) + 29.037
6. Kubica BMW Sauber (B) + 29.498
7. Bourdais Toro Rosso-Ferrari (B) + 31.196
8. Glock Toyota (B) + 56.506 *
9. Webber Red Bull-Renault (B) + 57.237
10. Kovalainen McLaren-Mercedes (B) + 1 volta
11. Coulthard Red Bull-Renault (B) + 1 volta
12. Rosberg Williams-Toyota (B) + 1 volta
13. Sutil Force India-Ferrari (B) + 1 volta
14. Nakajima Williams-Toyota (B) + 1 volta
15. Button Honda (B) + 1 volta
16. Trulli Toyota (B) + 1 volta
17. Fisichella Force India-Ferrari (B) + 1 volta
18. Raikkonen Ferrari (B) + 2 voltas
ABANDONOS
Barrichello Honda (B) 21
Piquet Renault (B) 14
* - Penalizado com vinte e cinco segundos.
VOLTA MAIS RÁPIDA: Raikkonen, 1:47.930
CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS
POS PILOTO PONTOS
1. Hamilton 76
2. Massa 74
3. Kubica 58
4. Raikkonen 57
5. Heidfeld 47
6. Kovalainen 43
7. Trulli 26
8. Alonso 23
9. Webber 18
10. Glock 16
11. Vettel 13
12. Piquet 13
13. Barrichello 11
14. Rosberg 9
15. Nakajima 8
16. Coulthard 6
17. Bourdais 4
18. Button 3
CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES
POS CONSTRUTORES PONTOS
1. Ferrari 131
2. McLaren-Mercedes 119
3. BMW Sauber 105
4. Toyota 42
5. Renault 36
6. Red Bull-Renault 24
7. Williams-Toyota 17
8. Toro Rosso-Ferrari 17
9. Honda 14
Lewis Hamilton venceu uma corrida dominada por Kimi Raikkonen, mas que o piloto da Ferrari deitou a perder no final, com o aparecimento da chuva.
O Campeão do Mundo dominou completamente a prova de hoje, depois de ter ultrapassado Felipe Massa na primeira volta e Hamilton na segunda, após um pião do inglês em La Source, que estava ainda húmido da chuva que tinha caído ante do início da corrida. O finlandês, com a falha de Hamilton, pôde atacar o primeiro lugar, consumando a ultrapassagem na travagem para Les Combes.
Raikkonen liderou toda a corrida, mantendo o piloto da McLaren Mercedes sempre a uma distância de segurança, parecendo que o finlandês, com uma prestação autoritária, poderia regressar às vitórias.
Porém, a três voltas do fim da corrida a chuva regressou a Spa-Francorchamps e tudo se precipitou. A primeira escaramuça entre os dois homens da frente ocorreu na travagem para o Bus Stop, tendo Raikkonen se defendido bastante bem, obrigando Hamilton a usar a escapatória. O britânico ficou à frente do ferrarista, que o deixou passar ainda antes de La Source, mas sem nunca ficar verdadeiramente atrás do Ferrari. Isto permitiu que ficasse na posição ideal para atacar o finlandês na travagem para a primeira curva do circuito belga, tendo os dois pilotos se tocado ligeiramente, quando Raikkonen fez a tesoura. A manobra de Hamilton, que não deu claramente passagem as piloto da Ferrari após ter passado pela escapatória, está a ser alvo da investigação dos Comissários Desportivo.
Mas ainda nada estava decidido, dado que no circuito novo, Lewis Hamilton saiu de pista, devido ao piso que estava bastante molhado, quase batendo em Nico Rosberg que tinha saído na mesma zona. Raikkonen saiu também de pista, mas ainda assim conseguiu recuperar a liderança para, na saída da mesma curva, ter realizado um pião que ofereceu de novo o comando a Hamilton.
Ambos os pilotos voltaram a sair de pista até que em Blanchimont o finlandês, na ânsia de tentar pressionar o inglês, ao acelerar entrou em pião embatendo nos rails, o que colocou um ponto final na sua corrida.
Hamilton ficava assim com a vitória nas suas mão até porque Felipe Massa, que nunca esteve ao nível de Raikkonen e de Hamilton no seco, mostrou-se muito longe do andamento do inglês no piso molhado.
No terceiro lugar ficou Nick Heidfeld, que montou pneus de chuva para a última volta, subindo do sétimo posto até ao degrau mais baixo do pódio.
Fernando Alonso realizou também uma excelente corrida e deveria terminado no pódio com o despiste de Kimi Raikkonen. Porém, o piloto espanhol, que também montou pneus intermédios para a volta final, não conseguiu suster o andamento de Heidfeld.
Sebastien Vettel, que rodou ao longo de praticamente toda a corrida atrás de Sebastien Bourdais, alcançou a quinta posição, batendo Robert Kubica por escassos décimos de segundo, o que relegou o francês para o sétimo posto final, apesar de, à entrada para a última volta, rodar no terceiro lugar.
Timo Glock terminou no oitavo posto, mas ao ter ultrapassado Mark Webber com bandeiras amarelas, foi penalizado com vinte e cinco segundos, caindo para o nono posto, oferecendo ao australiano o derradeiro ponto em jogo. Após a corrida, também, Lewis Hamilton seria penalizado com vinte e cinco segundo, devido ao incidente com Raikkonen em que atravessou a escapatória do Bus-Stop, descendo para o terceiro lugar e atribuindo a vitória a Felipe Massa.
POS PILOTO EQUIPA (PNEUS) TEMPO/DIFERENÇA
1. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1h22.44.933 *
2. Massa Ferrari (B) + 14.461
3. Heidfeld BMW Sauber (B) + 23.844
4. Alonso Renault (B) + 28.939
5. Vettel Toro Rosso-Ferrari (B) + 29.037
6. Kubica BMW Sauber (B) + 29.498
7. Bourdais Toro Rosso-Ferrari (B) + 31.196
8. Glock Toyota (B) + 56.506 *
9. Webber Red Bull-Renault (B) + 57.237
10. Kovalainen McLaren-Mercedes (B) + 1 volta
11. Coulthard Red Bull-Renault (B) + 1 volta
12. Rosberg Williams-Toyota (B) + 1 volta
13. Sutil Force India-Ferrari (B) + 1 volta
14. Nakajima Williams-Toyota (B) + 1 volta
15. Button Honda (B) + 1 volta
16. Trulli Toyota (B) + 1 volta
17. Fisichella Force India-Ferrari (B) + 1 volta
18. Raikkonen Ferrari (B) + 2 voltas
ABANDONOS
Barrichello Honda (B) 21
Piquet Renault (B) 14
* - Penalizado com vinte e cinco segundos.
VOLTA MAIS RÁPIDA: Raikkonen, 1:47.930
CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS
POS PILOTO PONTOS
1. Hamilton 76
2. Massa 74
3. Kubica 58
4. Raikkonen 57
5. Heidfeld 47
6. Kovalainen 43
7. Trulli 26
8. Alonso 23
9. Webber 18
10. Glock 16
11. Vettel 13
12. Piquet 13
13. Barrichello 11
14. Rosberg 9
15. Nakajima 8
16. Coulthard 6
17. Bourdais 4
18. Button 3
CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES
POS CONSTRUTORES PONTOS
1. Ferrari 131
2. McLaren-Mercedes 119
3. BMW Sauber 105
4. Toyota 42
5. Renault 36
6. Red Bull-Renault 24
7. Williams-Toyota 17
8. Toro Rosso-Ferrari 17
9. Honda 14