• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Kolles e Gascoyne em rota de colisão na Force Índia

816730df.jpeg
O crescendo de forma da Force India, que já consegue lutar com outras equipas, depois do desaparecimento da Super Aguri ter deixado Fisichella e Sutil sem adversários por perto, pouco ou nada fez para acalmar os ânimos na Force India, onde a luta pelo poder entre Colin Kolles e Mike Gascoyne poderá estar a atingir o seu momento decisivo.

O romeno perdeu o controlo do orçamento técnico da equipa depois do GP do Mónaco, por decisão de Mallya e do conselho de administração da Force India e tem tentado por todos os meios minimizar a evolução dos VJM01. Para Kolles, a equipa não tem progredido e efectua tempos mais competitivos porque roda com pouca gasolina, pois o valor real dos chassis não melhorou.

Os factos parecem não dar razão a Kolles, pois mesmo com uma estratégia conservadora Fisichella andou nos tempos de Button e foi mais rápido que Coulthard e Barrichello em Valência, só abandonando o confronto com o inglês quando passou por apuros na saída da curva 12 e decidiu abrandar para não correr mais riscos.

Kolles é força de bloqueio

Pelo seu lado Gascoyne insiste que Kolles continua a ser uma força de bloqueio nas negociações com fornecedores e quer afastá-lo, preferindo que seja Mallya a tratar das grandes decisões, até porque o romeno só uma vez por semana aparece em Silverstone e isso faz com que todos os assuntos só vão a despacho a cada sete dias, faltando um patrão na casa para despachar os assuntos correntes.

Mallya está ciente de que a actual situação é insustentável e chamou Mol e Muller, ainda parte da administração, a Valência para uma reunião não programada. Dificilmente Kolles e Gascoyne vão terminar a temporada a trabalhar juntos, faltando saber quem será o sacrificado pela esperada decisão do empresário indiano.AQS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
L. Montezemolo: ""Vocês nunca estão contentes com nada. Ele é Campeão do Mundo!"

ba9c138f.jpeg
Luca di Montezemolo fez uma aparição pouco habitual na passada semana nos testes de Monza. Três dias depois de ter dado uma entrevista ambígua ao redactor principal da Gazzetta dello Sport, o influente Pino Allievi, na qual dava apoio formal a Raikkonen mas não fechava a porta a Alonso, o patrão da Ferrari deu uma inesperada conferência de imprensa, na qual bateu nos mesmos pontos, deixando, quanto a Alonso, uma resposta que pode ser interpretada de diversas formas.

Primeiro o italiano fez questão de dizer que, "há onze anos consecutivos que chegamos a esta fase do Mundial na discussão do título. Ganhamos a maior parte das vezes e das outras terminámos em segundo lugar. Ora quando um mau resultado é um segundo lugar é porque estamos a trabalhar bem!"

Montezemolo garantiu ter confiança em Massa, "um piloto que cresceu na nossa casa, está forte e estaria na frente do Mundial sem a nossa falha na Hungria." À pergunta sobre se o brasileiro está pronto para vencer o Mundial, o líder da Ferrari foi categórico: "Absolutamente sim! E não vale a pena nomear um número um, porque o número um é determinado pelo cronómetro e não pela equipa ou por mim."

Defesa de Raikkonen

Confrontado com o mau momento de Raikkonen, Montezemolo fez a defesa do seu piloto: "Rapazes, vocês nunca estão contentes com nada. Ele é Campeão do Mundo, já ganhou 17 Grandes Prémios e espero que quebre o enguiço e ganhe a 18º já em Spa (NDR: o 17 é o número do azar para os italianos). Falei com ele agora, senti-o muito motivado para esta fase final do Mundial e tenho a certeza que vai voltar a vencer proximamente."

Depois, quanto à questão dos pilotos para 2009 foi-lhe perguntado se poderia dizer-se que tinha confirmado Massa e Raikkonen para 2009. A resposta foi curta e directa: "Claro que sim!"

E quanto a Alonso, pode estar tranquilo perguntaram os jornalistas italianos? "Não sei se pode estar tranquilo, isso depende dele, mas desagradou-me ver um Campeão como ele fora dos dez primeiros em Valência." Mas pode estar tranquilo quanto à Ferrari? "No que respeita à Ferrari pode estar tranquilo."

Uma resposta ambígua, que cada um interpretou à sua maneira ou conveniência, e esteve longe de terminar com os rumores à volta duma eventual ligação entre a Scuderia e o piloto espanhol.

Bertolini testou arranques

Ainda antes das restantes equipas entrarem em acção, Andrea Bertolini, um dos quarto pilotos de testes da Ferrari, testou a solo na terça-feira, utilizando um dos quatro dias que a Scuderia tem à sua disposição para fazer rodar pilotos sem grande experiência de F1. O veterano italiano concentrou-se, sobretudo, em testar um novo sistema de arranque, pois nesta altura a Ferrari admite que a McLaren é mais forte nesta área e quer colocar todos os trunfos do seu lado no último terço do Mundial. Rodando a solo, Bertolini acabou por não ver os seus tempos divulgados, mas fontes do circuito creditaram-lhe 1m26,3s para a melhor das cerca de 60 voltas que percorreu.

* Declarações recolhidas por Carlo Baffi (Eurofinanza)
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ferrari espera manter vantagem sobre McLaren

Domenicali antevê GP da Bélgica
Stefano Domenicali, director-desportivo da Ferrari, espera que a prova deste fim-de-semana, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, proporcione aos seus pilotos mais uma vitória no campeonato.

"A equipa sabe que está a entrar numa altura decisiva, com um mini-campeonato de apenas seis corridas até ao fim", começa por dizer o responsável da Ferrari, na antevisão da prova belga, acrescentando que o objectivo é "estabilizar ou até aumentar a vantagem nos construtores e encurtar a distância do Filipe [Massa] e do Kimi [Raikkonen] para o líder".

Sobre as quebras de motor nas recentes corridas, Domenicali confirmou a existência de problemas com bielas defeituosas, mas garante que a equipa "trabalhou afincadamente com o fornecedor das peças tendo já isolado o problema", com os testes de Monza e as simulações efectuadas, entretanto, a terem como principal objectivo assegurar que o problema não se repete.

Acerca dos testes em Monza na passada semana, o responsável da Ferrari salientou a boa performance da McLaren, e enalteceu os "dados importantes conseguidos para os engenheiros analisarem". Fazendo uma antevisão mais geral das provas que faltam, Domenicali explicou que, das seis provas que restam no calendário, "a de Monza será por certo a mais difícil, pelo que os testes serviram para a preparar".

Questionado acerca do momento de forma dos seus pilotos, o italiano considerou que o "Felipe está numa boa fase e motivado, depois de duas excelentes corridas", mas não descarta o papel que Kimi Raikkonen ainda pode vir a ter até ao fim da época. "Estou 100% convicto de que ele quer mostrar a todos e também a ele próprio que ainda é o campeão do mundo, naquela que é a sua pista preferida", considerou.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Spa-Francorchamps palco de acidente memorável

"Dobradinha" Jordan há dez anos!

Recordam-se daquele aparatoso acidente que eliminou vários monolugares na partida de um GP da Bélgica. Foi precisamente há dez anos em Spa-Francorchamps, num dos mais aparatosos acidentes que há memória na Fórmula 1, especialmente pelo número de carros envolvidos.

Chuva torrencial, entrada do safety-car, o acidente entre Michael Schumacher e David Coulthard, houve um pouco de tudo no GP da Bélgica. No fim, quem se riu foi Eddie Jordan, que viu a sua equipa alcançar a primeira vitória na Fórmula 1, e logo com uma dobradinha, com o lugar mais alto do pódio a pertencer a Damon Hill, que alcançou também a sua primeira vitória com a equipa, com Ralf Schumacher em segundo.AS
 

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Mensagens
8,173
Gostos Recebidos
0
Massa domina primeira sessão de treinos

O brasileiro Felipe Massa (Ferrari) foi o mais rápido na primeira sessão de treinos para o Grande Prémio da Bélgica, 13.ª prova do calendário de Fórmula 1, a decorrer este fim-de-semana no circuito de Spa-Francorchamps.



Numa sessão marcada pela baixa temperatura, mais parecia Inverno, apesar de pouco ter chovido, o brasileiro, que na volta mais rápida completou o percurso em 1.47,284 minutos, foi secundado pelo seu companheiro de equipa Kimi Räikkönen. Seguiram-se-lhes os McLaren do britânico Lewis Hamilton e de Heikki Kovalainen.


a bola
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Conflito FIA/ADAC coloca Nurburgring em risco

2e7d06b6.jpeg
O Nurburgring pode perder o estatuto de pista internacional, juntamente com outros circuitos alemães, se a FIA retirar ao ADAC o poder desportivo na Alemanha. Na sequência do escândalo que envolveu Max Mosley o ADAC retirou o seu apoio ao presidente da FIA, abandonando todas as comissões e grupos de trabalho em que estava envolvido e agora o inglês preparara a sua retaliação, tendo colocado na agenda do próximo Conselho Mundial a questão do poder desportivo na Alemanha.

Este tem sido detido pelo ADAC, que gere o Nurburgring, mas agora Mosley parece interessado em atribui-lo ao AvD, que gere Hockenheim e apoiou o presidente da FIA no Conselho Mundial extraordinário em que este foi confirmado no seu cargo.

Isso terá implicações importantes para a Fórmula 1, pois o Nurburgring não poderá organizar um Grande Prémio, pois estará ligado a um clube sem poder desportivo, mas existe a questão do contrato que liga a pista dos arredores de Colónia a Ecclestone para dirimir, pelo que a situação é confusa.

Resta ver se o ADAC será a única vitima designada por Mosley ou se os restantes clubes que votaram contra ele também vão ser "excomungados", pois é pouco provável que os alemães sejam os únicos a sofrer este tipo de perseguição.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Piloto finlandês admite ajudar companheiro

927ef425.jpeg
Kimi Raikkonen: "Ajudar o Felipe? Vamos ver como correm as próximas corridas..."
Kimi Raikkonen foi o vencedor das últimas três corridas realizadas em Spa-Francorchamps e por isso é um dos grandes favoritos À vitória neste fim-de-semana. Contudo, por tudo o que tem sucedido nos últimos tempos, poucos atribuem ao piloto finlandês um favoritismo incondicional, pois o passado recente não abona a favor disso.

Erros demais para quem quer revalidar o título, e numa altura em que faltam apenas seis corridas, Raikkonen tem 13 pontos para recuperar, num contexto onde não há muitos pilotos que na prática possa roubar pontos ao comandante do campeonato, Lewis Hamilton:

"As últimas corridas não correram como esperava, mas não foi a primeira vez nem sequer isso é o fim do mundo. Há coisas bem piores. Temos trabalhado para resolver os problemas e estou esperançado que tenhamos encontrado algo de modo a regressar onde devemos estar."

"Por vezes as coisas correm mal, fazemos más corridas, mas estou muito esperançado e ter um bom fim-de-semana.", referiu Kimi Raikkonen, que falou igualmente da questão das qualificações, onde as coisas não lhe têm saído bem:

"As qualificações têm sido um problema pois em corrida, com a excepção da última, a nossa velocidade não tem sido má, apesar de ficarmos "presos" atrás de outros carros devido aos resultados da qualificação. Se conseguirmos voltar à primeira linha, isso será uma grande ajuda. Em Spa, há também a questão do tempo, e de preferência era melhor que estivesse seco ou molhado, porque um tempo intermédio é complicado pois aí a sorte terá uma grande palavra a dizer."

O piloto finlandês está, obviamente, com vontade de regressar à luta pela liderança do Mundial de Pilotos, mas a verdade é que tem consciência que poderá acabar o ano a ajudar o seu companheiro de equipa: "Poderá acontecer ter de ajudar o meu companheiro de equipa, mas isso depende do que suceder nas próximas corridas. Nós corremos como uma equipa, e espero que isso não suceda, pois conto estar na luta até à última corrida. Mas nunca se sabe o que poderá acontecer.", referiu.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Piloto brasileiro domina primeira sessão de treinos

4710585a.jpeg
Massa começa GP da Bélgica ao ataque
O brasileiro Felipe Massa começou o GP da Bélgica ao ataque, terminando a primeira sessão de treinos livres na frente dos seus principais rivais, com uma volta em 1m47.369s.

Em segundo do treino ficou o seu companheiro de equipa, Kimi Raikkonen, já a 0.339s do melhor tempo, ao passo que os McLaren de Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen ficaram nas duas posições seguintes.

Fernando Alonso ficou com o quinto melhor tempo, classificando-se como o melhor dos "outros", ficando à frente do Red Bull Renault de Mark Webber.

Uma vez mais, os Toro Rosso demonstraram uma boa performance ainda que, desta feita, não tenham conseguido intrometer-se entre as principais equipas da frente, ficando Sebastien Bourdais em sétimo e Sebastien Vettel em oitavo.

Timo Glock e Nelson Piquet completaram o top ten, que não contou com nenhum dos carros da BMW Sauber. Robert Kubica e Nick Heidfeld foram 11º e 12º, respectivamente, com os pilotos a queixarem-se do comportamento do carro ao longo do traçado.

Também a Honda teve um princípio de manhã para esquecer, com os seus dois pilotos ficarem relegados para as duas últimas posições.

Apesar das ameaças de chuva, a pista esteve sempre seca, com os pilotos a aproveitarem para rodar o máximo de tempo possível, precavendo-se de uma eventual aparição da chuva.

1. Massa Ferrari 1m47.284s
2. Raikkonen Ferrari 1m47.623 +0.339s
3. Hamilton McLaren-Mercedes 1m47.878 +0.594s
4. Kovalainen McLaren-Mercedes 1m47.932 +0.648s
5. Alonso Renault 1m48.104 +0.820s
6. Webber Red Bull-Renault 1m48.428 +1.144s
7. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1m48.557 +1.273s
8. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1m48.958 +1.674s
9. Glock Toyota 1m48.997 +1.713s
10. Piquet Renault 1m49.068 +1.784s
11. Kubica BMW Sauber 1m49.139 +1.855s
12. Heidfeld BMW Sauber 1m49.185 +1.901s
13. Rosberg Williams-Toyota 1m49.611 +2.327s
14. Trulli Toyota 1m49.625 +2.341s
15. Coulthard Red Bull-Renault 1m49.849 +2.565s
16. Fisichella Force India 1m49.986 +2.702s
17. Sutil Force India 1m50.117 +2.833s
18. Nakajima Williams-Toyota 1m50.125 +2.841s
19. Button Honda 1m50.464 +3.180s
20. Barrichello Honda 1m50.905 +3.621s

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Batido por Massa em qualificação e corrida

d91dea8a.jpeg
Tudo ou nada para Kimi Raikkonen

O Grande Prémio da Bélgica será, muito provavelmente, o melhor local para ficar a saber com mais precisão o que poderá estar a suceder a Kimi Raikkonen nos últimos tempos. Vencedor dos três últimos GPs da Bélgica, o piloto finlandês corre num circuito sem segredos para ele, onde tem todas as condições para repetir os resultados anteriores. Se isso não suceder, as hipóteses de renovar o título decrescem drasticamente.

O eclipse de Kimi Raikkonen

Como se já não bastassem os problemas técnicos e de organização, a Ferrari também teve de haver-se com um rendimento muito abaixo do esperado de Kimi Raikkonen nas últimas três corridas.

Derrotado ingloriamente em França por um problema técnico, batido na Grã-Bretanha pela estratégia temerosa da Ferrari na chuva, o Campeão do Mundo eclipsou-se nas últimas três corridas, sendo amplamente batido por Felipe Massa, tanto em corrida como na qualificação.

Tendo por base a segunda sessão de qualificação - aquela em que a Ferrari determina quem será o piloto com estratégia mais agressiva no Q3, favorecendo o que foi mais rápido em condições de igualdade - Raikkonen perdeu sempre para Massa.

Em Hockenheim a diferença foi de 0,202s, em Budapeste subiu para 0,468s e em Valência foi de 0,370s! Isto com a mesma quantidade de gasolina a bordo e pneus idênticos, demonstrando bem a má forma do finlandês. Depois, claro, teve de haver-se com carros mais pesados na terceira qualificação, pois a política da Ferrari é a de efectuar reabastecimentos com cerca de três voltas de diferenças, comprometendo ainda mais as suas posições na grelha.

Em luta contra o carro

Observando o finlandês em pista e analisando as imagens que nos são dadas de dentro do habitáculo do F2008, tem sido visível que Kimi Raikkonen não está em uníssono com o seu Ferrari, como acontecia desde o início da temporada. O Campeão do Mundo parece embrenhado numa tremenda batalha com o volante do seu monolugar, ele que sempre privilegiou um estilo muito sóbrio desde que chegou à F1. Claramente, a frente do F2008 não está a reagir da forma que Raikkonen gosta e a sua dificuldade na inserção em curva, nomeadamente nas curvas mais lentas, faz com que sofra de forma evidente.

Nas últimas provas temos visto o finlandês cometer muitos pequenos erros, sobretudo em qualificação, sendo também notórias incontáveis pequenas correcções de trajectória na entrada das curvas lentas, como se o F2008 estivesse a querer entrar nas curvas antes do que o seu piloto o pretende. Claro que todos esses pequenos erros, essas pequenas correcções, ajudam a desgastar os pneus e também tem sido visível que o Campeão do Mundo tem sofrido um desgaste superior nos pneus da frente do seu monolugar, em comparação com o que se passa com Felipe Massa. Uma alteração completa do que se passava no início da temporada, que não deixa de espantar a maior parte dos observadores.

Na Ferrari ninguém percebe bem o que se passa, pois as alterações feitas no F2008 depois de Magny-Cours não são consideradas de monta. A geometria da suspensão anterior não foi mudada, as características aerodinâmicas pouco ou nada se alteraram e, por isso, há um claro enigma a rodear Raikkonen, sem que este consiga, também, colocar o dedo na ferida, apesar do trabalho feito em conjunto com Chris Dyer.

Uma vida à parte

É claro que nestes momentos há sempre quem tente encontrar um escândalo para vender jornais e o famigerado Bild noticiou com grande espalhafato que nos três dias que antecederam o GP da Europa, Raikkonen esteve na noite de Ibiza com os seus amigos. Fotos ou testemunhos directos, nem vê-los, claro está, mas mesmo que isso fosse verdade - e pelo que nos garantiram pessoas que viajam com o finlandês e estiveram com ele na semana anterior, não foi esse o caso - não explicava o mau andamento nas corridas anteriores nem as dificuldades de pilotagem, que são técnicas e não decorrentes de falta de concentração.

Raikkonen tem o seu modo de vida, diferente do da generalidade dos seus pares, e isso não o impediu de ganhar corridas e Mundiais. Não será, portanto, por isso que os resultados não estão a aparecer e em Spa, na sua pista preferida, teremos uma resposta mais correcta quanto ao seu actual momento de forma, num momento decisivo para as aspirações do finlandês à defesa do seu título. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
FOTA terá primeira reunião em Monza

3e4c6801.jpeg
A recém-formada Associação de Equipas de Fórmula 1 (FOTA) terá a sua primeira reunião oficial aquando da realização do próximo Grande Prémio de Itália, em Monza.

A estrutura da nova associação foi já acordada, devendo o acordo ser assinado por todas as equipas em Spa, depois de todas elas terem decidido que a Ferrari iria redigir os Artigos da FOTA, aquando do encontro de Julho.

Mario Theissen, director da BMW, revelou ao site Autosport.com, que "todos os Artigos que compõem o futuro documento deverão ser assinados este fim-de-semana, e a primeira reunião deverá ter lugar em Monza, pelo que, em meu entender, estamos a progredir".

O mesmo responsável confirmou ainda que "já se estão a trabalhar propostas para baixar os custos da modalidade e a FIA está inserida nesses planos". Desconhecendo os resultados que possam surgir, Theissen acrescentou que "a FIA se juntou ao processo [de discussão] pelo que esperamos que desta união resulte algo de produtivo e que tenha o seu apoio".

Sobre a obtenção de um pacote de regras definitivo, Mario Theissen não acredita "que se consiga um até Outubro", considerando, no entanto, que "se houver um ponto de vista comum que possa ser concluído após isso, será bom".AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"Com os actuais Fórmula 1 Eau Rouge já não é o que era..."

476e9dd3.jpeg
Para muitos, Eau Rouge era um dos locais mais interessantes, do ponto de vista dos pilotos e não só, de todo o Mundial de Fórmula 1, mas a verdade é que nos tempos que correm, a opinião dos pilotos é absolutamente contrária ou, pelo menos, indiferente, já que o desafio de lá passar não é o mesmo dos anos 70, 80 ou 90.

Nick Heidfeld: "Eau Rouge não é de modo nenhum a minha curva favorita. No passado, era certamente muito excitante realizá-la, mas nos tempos que correm, com os motores V8 e tanta aderência deixou há muito de ser "aquele" desafio.

Kimi Raikkonen: "Do ponto de vista dos pilotos nem sequer é uma curva, pois é feita absolutamente a fundo. Já não é o que era dantes.

Sébastian Vettel: "continua a ser um ponto muito interessante, e todos lamentariam que não estivesse no calendário, mas já não é assim tão empenhativa, pelo menos com pista seca. À chuva já lá bati..."

Kazuki Nakajima: "Para mim era boa no GP2 mas provavelmente irei descobrir que na Fórmula 1 é mais fácil passar lá a fundo. Se isso suceder, é certamente menos interessante.AS
 

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Mensagens
8,173
Gostos Recebidos
0
Alonso aposta em Raikkonen

Fernando Alonso continua a colocar Kimi Raikkonen como principal favorito à conquista do título de 2008, apesar do finlandês da Ferrari estar a 13 pontos do líder do campeonato, Lewis Hamilton (McLaren), quando faltam seis corridas para fechar a temporada.

"Kimi teve um pouco de azar em algumas corridas. É preciso lembrar que ele só não venceu em Magny-Cours porque teve um problema no escape do carro. Depois houve também o acidente com o Hamilton no ‘pitlane’ no Canadá. Portanto, em duas ou três corridas, Kimi teve a possibilidade de vencer, mas devido a azar não conseguiu somar os dez pontos. Acredito que isso o tornará ainda mais forte na disputa do título na recta final do campeonato", disse o piloto da Renault, que hoje foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres do GP da Bélgica.

Ainda em declarações à ITV, Alonso apontou Felipe Massa, companheiro de equipa de Raikkonen na Ferrari, como principal rival do campeão do Mundo, reconhecendo que o brasileiro é um piloto mais forte este ano: "Felipe melhorou muito este ano, principalmente em termos de consistência. No passado, vimos que Massa era rápido algumas vezes, mas depois acabava sempre por ter algumas más corridas. Contudo, esta temporada parece estar um pouco mais consistente."


JR
 

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Mensagens
8,173
Gostos Recebidos
0
Massa: «Estamos no caminho certo»

Felipe Massa (Ferrari), autor da volta mais rápida das duas sessões de treinos livres do GP da Bélgica, ficou satisfeito com o seu desempenho o qual acredita que se estenderá à qualificação e corrida.

“Foi um dia pouco comum devido às mudança das condições meteorológicas. Mas, levando tudo em consideração, posso dizer que estou satisfeito com o nosso trabalho. O carro está a responder bem às evoluções aerodinâmicas e tudo está a correr como previsto. Acho que estamos no caminho certo”, disse o brasileiro, que é segundo classificado no Mundial, a seis pontos de Lewis Hamilton (McLaren).

Massa completou a melhor volta, obtida na primeira sessão, em 1:47.284, mais de um segundo mais rápido do que o registo de Fernando Alonso, o autor do melhor registo no segundo treino, que decorreu com piso molhado.

Comparando os tempos de Massa e Hamilton na primeira sessão, o brasileiro superou o inglês em 0.594s, com este a ser o piloto que atingiu maior velocidade, 309 km/h (Massa chegou aos 308, tal como Kimi Raikkonen).


JR
 

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Mensagens
8,173
Gostos Recebidos
0
Hamilton continua confiante

Lewis Hamilton desvaloriza o facto de Felipe Massa ter conseguido o melhor tempo das duas sessões de treinos livres do GP da Bélgica e mostra-se pouco impressionado com a maior velocidade dos Ferrari em Spa-Francorchamps - hoje, o inglês da McLaren foi 3.º e 4.º.

“Continuamos confiantes na vitória. Somos tão competitivos como eles. É verdade que os Ferrari estão a ser mais rápidos nas rectas, mas a diferença é muito pequena”, assegurou o líder do Mundial, que é seguido por Massa.

Hamilton, que venceu duas corridas à chuva, disse ainda que prefere que a pista esteja seca no domingo, algo pouco provável de acordo com as previsões: “Conseguimos desempenhos muito bons no Mónaco e em Silverstone, mas seria melhor correr com piso seco. O traçado de Spa é muito exigente e, quando não há chuva, conseguimos ir ao limite em cada curva.”



JR
 

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Mensagens
8,173
Gostos Recebidos
0
Alonso: «Ferrari não é opção para 2009»

Fernando Alonso (Renault) revelou hoje que a mudança para a Ferrari em 2009 não é opção para o seu futuro imediato na Fórmula 1.

“Sei que a Ferrari tem contrato com dois pilotos para a próxima temporada, portanto nunca foi opção ir para lá”, disse o espanhol.,

“Tenho 27 anos e há tempo de sobra voltar a vencer corridas e campeonatos, na Ferrari ou noutra equipa. Os dois títulos que ganhei foram com a Renault, superando a Ferrari. Por isso, não me assusta ter de voltar a ganhar sem estar na Ferrari”, acrescentou o espanhol que também é falado como reforço da Honda, Toyota e BMW.


JR
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Alonso lidera 2ª sessão

Com pista úmida em Spa-Francorchamps, Fernando Alonso cravou o melhor tempo da segunda sessão de treinos livres para o GP da Bélgica.

Nos minutos finais, assinalou 1min48s454, superando em 0s050 a marca do segundo colocado, Felipe Massa, vice-líder do Mundial. O finlandês Heikki Kovalainen foi o terceiro colocado.

Apesar do bom desempenho, o piloto espanhol não conseguiu superar o tempo alcançado pelo brasileiro na primeira sessão desta sexta-feira, com pista seca, 1min47s284.

Lento na segunda parte da sessão, Lewis Hamilton amargou a quarta posição, seguido de Kimi Raikkonen, que rodou na pista faltando pouco mais de meia hora para o final e teve de voltar para a garagem da Ferrari.

Rubens Barrichello terminou a sessão em 18º, seguido de Nelsinho Piquet, que acabou prejudicado por uma escapada exatamente no mesmo trecho que Raikkonen.

O terceiro treino livre em Spa-Francorchamps acontecerá neste sábado, a partir das 6h, seguido do treino oficial a partir das 9h (horários de Brasília).

O treino

Em sua primeira volta rápida, a McLaren de Lewis Hamilton assumiu a liderança ao cravar 1min48s805, com 0s372 para seu rival mais próximo, o ferrarista Felipe Massa.

Logo após sua primeira tentativa, Massa seguiu na pista para tentar assumir a ponta, mas o máximo que conseguiu foi diminuir para 0s033 a desvantagem para o rival.

Enquanto isso, Mark Webber escapou da pista com o Red Bull enquanto buscava estabelecer suas primeiras voltas rápidas. Ao final de sua primeira tentativa no traçado belga, o australiano amargava a última posição, com 1min51s640.

Com meia hora de treino, as dez primeiras posições do treino eram ocupadas por Hamilton, Massa, Raikkonen, Alonso, Vettel, Kovalainen, Trulli, Heidfeld, Kubica e Coulthard.

Foi então que uma chuva fraca entrou em ação, conforme havia sido previsto pela meteorologia.

Com pista molhada, quem se deu mal foi Raikkonen, que encostou a roda na zebra da curva nove e danificou a traseira de sua Ferrari. Resultado: o atual campeão da F-1 teve que voltar para a garagem sem poder melhorar seu tempo.

Logo na seqüência, vitimado pelo óleo que vazou do carro de Raikkonen, o italiano Giancarlo Fisichella, da Force India, também escapou do traçado na mesma curva nove e, com isto, causou uma bandeira vermelha a pouco menos de meia hora para o final da sessão.

Mesmo com a pista liberada após os funcionários do circuito limparem o óleo, Nelsinho Piquet rodou no mesmo ponto que Raikkonen a menos de dez minutos para o final da sessão.

Alheio aos problemas, Heikki Kovalainen foi à pista e cravou a terceira melhor marca da sessão, com 1min48s916, desbancando o compatriota.

Na seqüência, Fernando Alonso voou e não só derrubou a marca do piloto da McLaren como também cravou o melhor tempo da sessão, com 1min48s454.

Felipe Massa e Lewis Hamilton bem que tentaram, mas não conseguiram superar a marca, finalizando a sessão nas respectivas segunda e quarta posições.

Confira os tempos da segunda sessão de treinos livres em Spa-Francorchamps:

1º. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min48s454
2º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s050
3º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 0s286
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 0s351
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 0s874
6º. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 0s951
7º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), a 0s973
8º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1s131
9º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1s261
10º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1s271
11º. Robert Kubica (POL/BMW), a 1s421
12º. David Coulthard (ESC/Red Bull), a 1s468
13º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1s494
14º. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1s827
15º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1s910
16º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 2s286
17º. Jenson Button (ING/Honda), a 2s471
18º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 2s784
19º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 2s880
20º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 3s186

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Kimi excede velocidade nos boxes e recebe duas multas

Kimi Räikkönen não conseguiu ser o mais rápido dos treinos livres, nesta sexta-feira, no circuito de Spa-Francorchamps. Mas o piloto da Ferrari, segundo colocado nos ensaios atrás do seu companheiro de equipe Felipe Massa, ganhou duas multas.

O finlandês excedeu duas vezes o limite de velocidade no pitlane da Bélgica. Assim, o atual campeão mundial foi multado em quase cinco mil euros, aproximadamente R$ 12 mil. Ambas as infrações ocorreram no primeiro ensaio e num interlavo de quinze minutos.

Räikkönen chega a Spa com a esperança de voltar a apresentar bons resultados. O finlandês não vence há oito corridas neste ano, desde seu triunfo em abril, na Espanha. Kimi conta com o retrospecto positivo na Bélgica, já que ganhou as últimas três corridas nessa pista.

Atualmente, o piloto é o terceiro no campeonato, sete pontos atrás de Felipe Massa e com treze a menos que o líder Lewis Hamilton, da McLaren.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Alonso impõe meta de derrotar Toyota neste ano

O objetivo de Fernando Alonso até o fim do ano é um só: colocar a Renault na quarta posição no Mundial de Construtores. E, para isso, terá de derrotar a Toyota. É essa a intenção do espanhol.

A equipe francesa tem dez pontos a menos que a japonesa, até porque em Valência não pontuou, enquanto a rival marcou seis pontos.

"Você muda suas metas. Todos nós queremos vencer, queremos lutar pelo campeonato, mas, quando você percebe que não é possível, precisa de outra meta", disse Alonso nesta sexta-feira.

"Para mim, agora é ajudar a Renault a acabar o Mundial de Construtores em quarto lugar, então minha meta a partir de agora é bater a Toyota. Não importa se estivermos em quinto ou sexto, 11º ou 12º, precisamos acabar à frente deles e espero que seja nos pontos."

Embora tenha sido o mais veloz na segunda sessão de hoje na Bélgica, admitiu ter feito a volta rápida com menos combustível que os adversários. O bicampeão reconheceu que dificilmente passará da sexta posição.

"Estamos mais ou menos em situação parecida com a de outros fins de semana. Nossa posição normal não é muito clara, pois às vezes somos oitavo, às vezes estamos em sétimo e às vezes somos 11º no grid. Então, talvez este seja um fim de semana dos bons em que podemos ficar em sexto ou sétimo", declarou o oitavo colocado entre os pilotos.

Para Alonso, Ferrari e McLaren são imbatíveis, então espera brigar pelo menos com a BMW, a terceira força de 2008.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
"O clima será fator primordial" diz Räikkönen

O atual campeão da F-1, Kimi Räikkönen, não teve muita sorte nos treinos livres desta sexta-feira em Spa. O finlandês realizava seu programa de trabalho, quando perdeu o controle do carro e bateu nas barreiras de proteção.

Sem conseguir voltar à pista o piloto não melhorou seu tempo da manhã e ficou quatro décimos atrás do companheiro de equipe, Felipe Massa. Apesar dos problemas, Räikkönen disse que deseja pista seca para o treino classificatório de amanhã, pois seu carro andou bem nessas condições nos treinos de hoje.

"A pista estava um pouco escorregadia, então acabei perdendo o controle do carro e fui parar na barreira. Infelizmente acabei danificando a assa traseira e não consegui voltar à pista para tentar melhorar meu tempo," comentou Räikkönen,

"Espero voltar amanhã com a pista seca, assim poderei correr com mais consistência. Gostei do nosso desempenho pela manhã, com exceção de alguns pequenos problemas elétricos, o carro estava bem. Novamente o clima será fator primordial amanhã," finalizou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hamilton reclama do clima em Spa-Francorchamps

O líder do mundial de pilotos 2008 da F-1, Lewis Hamilton (McLaren), foi o terceiro colocado nos treinos livres de hoje no circuito belga de Spa-Francorchamps. Com o tempo de 1min47s878, o britânico ficou atrás dos pilotos da Ferrari, mostrando que a equipe italiana tem ligeira vantagem na prova do domingo.

O inglês falou que teve algumas dificuldades com os pneus no início dos treinos, pois as baixas temperaturas da manhã não permitiram um bom aquecimento.

"Na parte da manhã, as temperaturas estavam baixas, por isso tive dificuldades para conseguir uma boa aderência dos pneus. Foi um aquecimento mais difícil que o normal," comentou.

Mesmo com os problemas climáticos, Hamilton disse que estava confiante para a classificação de amanhã e acima de tudo para a corrida do domingo, pois iria estudar os dados coletados antes da chuva para definir a melhor estratégia para a prova.

"As condições climáticas da pista, ora molhada ora seca, tornam as chances de conseguir um bom acerto muito difíceis. Ainda assim temos alguns dados antes da chuva, que podem nos ajudar para os próximos dois dias," completou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 
Topo