• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Treinos para o GP da Bélgica podem acontecer com chuva

O GP da Bélgica é, normalmente, marcado pelas condições imprevisíveis do tempo. O clima na região do tradicional circuito de Spa-Francorchamps muda subitamente. E, para a prova do próximo final de semana, a chuva pode aparecer.

Segundo os últimos boletins metereológicos, a sexta-feira, dia do início das atividades de pista com os treinos livres, deve apresentar o traçado molhado. As chances de precipitação estão na casa dos 60% e as temperaturas não passam dos 16°C.

Os especialistas indicam que a chuva fraca possivelmente também estará no sábado, no treino de classificação que define o grid de largada. Possibilidades em torno dos 60% novamente. E o frio continua, com temperaturas oscilando entre 12°C e 18°C.

Para o domingo, dia da 12° etapa da temporada 2008, o sol pode até surgir entre nuvens, mas o clima não esquenta e a máxima atinge 17°C. Entretanto a chuva deve dar uma trégua, já que as chances de se ter uma prova com pista úmida não passam dos 20%.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
"Será difícil bater Räikkönen em Spa", admite Massa

Felipe Massa sabe da força do seu companheiro de equipe na Ferrari, Kimi Räikkönen, no GP da Bélgica, local da 12° etapa da temporada 2008, no próximo final de semana. Todavia o brasileiro aposta que pode ter um bom desempenho no circuito de Spa-Francorchamps.

"No ano passado, cheguei em segundo em Spa e, antes, tinha alcançado um quarto lugar com a Sauber. Como a maioria dos pilotos, acho que é o melhor circuito do atual calendário e amo esta pista", afirmou o piloto, lembrando da vitória de Kimi em 2007.

"Espero repetir a performance da última temporada, quando tivemos um carro competitivo e fizemos uma dobradinha. Também desejo ficar na frente do meu companheiro, mas Kimi é sempre rápido em Spa. Então, com certeza, não será fácil batê-lo. Estou ansioso por uma boa disputa com ele", adicionou Massa.

Vale ressaltar que o finlandês, atual campeão mundial, venceu as últimas três edições do GP da Bélgica. Räikkönen, terceiro colocado na classificação, chega com mais vontade ainda em Spa, já que não ganha desde abril com seu triunfo na Espanha.

Mudanças de ares

O brasileiro também comentou sobre a chegada à tradicional Bélgica, vindo do estreante traçado urbano de Valência. "Após ganhar no novo circuito de rua, estamos num dos mais velhos e mais desafiadores traçados do mundo, Spa".

Entre essas provas, Massa testou em Monza. Felipe considerou os ensaios positivos, contudo admitiu que os trabalhos visaram somente o GP da Itália. E o piloto observou a confiabilidade dos equipamentos, depois de duas quebras de motor.

"Embora eu tenha me concentrado nas exigências de Monza, conseguimos muita quilometragem, o que é importante do ponto de vista da confiabilidade para este final de semana, na Bélgica", mencionou o vice-líder do ano, seis pontos atrás de Lewis Hamilton, da McLaren.

Chuva

Massa destacou ainda as chances de chuva, com as condições climáticas imprevisíveis da região de Spa. O brasileiro quer estar pronto para reagir rapidamente, caso o tempo mude.

"Não podemos esquecer da chuva. Mesmo com a pista molhada, não é tão difícil, porém, às vezes, também vem junto uma neblina e isso atrapalha a visibilidade. Como um time, precisamos ficar preparados para qualquer situação, incluindo a chuva", concluiu.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Honda busca melhora na classificação em Spa

O chefe da Honda, Ross Brawn, afirma que a prioridade da equipe para o GP da Bélgica é melhorar a performance nos treinos oficiais, onde ambos os seus carros pecaram durante a última corrida, em Valência.

Jenson Button obteve apenas a 16ª posição na classificação no traçado espanhol, enquanto Rubens Barrichello foi o 19º. Resultado: enquanto o britânico finalizou a corrida na modesta 12ª colocação, o brasileiro amargou a penúltima posição.

Embora reconheça que a Honda tenha feito progressos durante o intervalo de três semanas em agosto, Brawn acredita que o desempenho da equipe precisa melhorar para que esta volte a figurar na zona de pontuação.

"Demos um passo significante durante o recesso, mas não conseguimos convertê-lo em um desempenho consistente na classificação e na corrida em Valência, o que é decepcionante", lamentou.

"Nossa prioridade para o GP da Bélgica será aperfeiçoar tais passos e melhorar nossa performance durante a classificação, para dar a Jenson e Rubens a melhor oportunidade de obter um bom resultado na corrida", acrescentou.

A Honda ocupa a oitava posição no Mundial de Construtores, com 14 pontos.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Coulthard pode antecipar sua aposentadoria

Segundo rumores no paddock da F-1, o escocês David Coulthard pode antecipar sua já anunciada aposentadoria para antes do final desta temporada.

O veterano, que disputa seu último campeonato na categoria, entregaria seu assento na Red Bull a Sebastian Vettel, o que conseqüentemente deixaria um lugar vago na irmã Toro Rosso.

Com isto, a equipe italiana ficaria livre para usar as quatro corridas restantes na temporada para avaliar os candidatos à vaga de titular para 2009 ao lado de Sébastien Bourdais, cujo futuro na equipe ainda permanece incerto.

Os principais candidatos ao posto são Sébastien Buemi e Takuma Sato, que foram confirmados para os testes coletivos de daqui a duas semanas, em Jerez. Outro possível concorrente é Bruno Senna, que tem relação próxima com o co-proprietário da equipe, Gerhard Berger.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Toyota encara GP da Bélgica como 'corrida em casa'

Apesar da equipe Toyota ser japonesa, a escuderia encara o GP da Bélgica, neste final de semana, como uma corrida em casa. Mas isso acontece porque o centro técnico do time em Colônia, na Alemanha, é próximo do traçado de Spa-Francorchamps.

"Spa é realmente uma prova em casa para nós agora, pois ficamos perto da pista e eu amo este lugar", falou o diretor técnico Pascal Vasselon. "É um dos circuitos onde vemos o entusiasmo nos pilotos e a integração com a equipe".

O dirigente analisou as características do traçado. "A pista é fantástica mesmo quando chove. A combinação das curvas de alta velocidade e o pacote aerodinâmico necessário é única na Fórmula 1. Spa também é exigente com motores, pneus e suspensão".

A Toyota, atualmente, ocupa o quarto lugar no mundial de construtores, com vantagem de 10 pontos para a Renault e com diferença de 17 pontos para a Red Bull.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
"Piquet virá forte em Spa", prevê diretor da Renault

Nelsinho Piquet está bastante animado para o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, que será realizado no próximo domingo. O circuito de Spa-Francorchamps, onde será realizada a prova, é o favorito do piloto, juntamente com Silverstone, na Inglaterra.

"É incrível correr aqui. Espero chegar ao Q3 na classificação, fazer uma boa largada e tentar terminar entre os que pontuam", afirma. Segundo Nelsinho, o circuito é muito exigente.

"Em termos de pilotagem, demanda bastante. A pista é ondulada e bem longa. Há várias curvas rápidas e também uma das mais lentas do campeonato. Terei de trabalhar muito com meus engenheiros para adaptar o carro às exigências da pista", observa.

"Já dentro do cockpit, é incrível, não há nada igual em outro lugar. Acho que é por isso que a maioria dos pilotos realmente adora correr em Spa. É um circuito único, que, ao lado de Monza e Mônaco, conquistou seu lugar na história da Fórmula 1", destaca.

Para o diretor de engenharia da Renault, Pat Symonds, Nelsinho tem tudo para fazer uma boa corrida em Spa. "Ele pode ser forte em qualquer tipo de pista, mas correr onde você realmente gosta é o tipo de coisa que ajuda a render ainda mais. Piquet certamente virá forte para essa prova".

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hamilton não se preocupa com retrospecto de Räikkönen em Spa

O piloto Lewis Hamilton (McLaren) falou que não está preocupado com o bom retrospecto do atual campeão mundial Kimi Räikkönen em Spa-Francorchamps. Mesmo não passando por um bom momento na carreira o finlandês venceu as três últimas provas disputadas na pista belga e chega como um dos favoritos a etapa deste final de semana

Enquanto Räikkönen vem com ótimo desempenho na Bélgica, Hamilton obteve apenas um resultado modesto na corrida da temporada passada, chegando apenas no quarto posto. Para o inglês essa colocação foi satisfatória e o ajudou a conhecer melhor o circuito de Spa.

"Eu era o mais rápido nos testes no ano passado, por isso fiquei contente com o quarto lugar, afinal queria apenas concluir a prova e terminar entre os cinco primeiros para ganhar experiência na pista," falou Hamilton.

"Não quero pensar no futuro agora, o importante é fazer uma corrida por vez. Eu sinto que estou melhor preparado do que no ano passado, por isso estou ansioso para a prova em Spa. Estou otimista e não me preocupo com o Räikkönen, tenho certeza de podemos vencer," completou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Mensagens
8,173
Gostos Recebidos
0
Bahrain recusa corridas ao sábado

Os responsáveis do Bahrain International Circuit (BIC), onde se realiza o GP do Bahrain de F1, recusam a ideia de alterar a data da corrida para que esta passe a ter lugar aos sábados.

Martin Whitaker, director-executivo do BIC, contraria o interesse de diversas pessoas e organizações do país alegando que a mudança colocaria muitos problemas à organização do Mundial.

A data provisória para o GP do Bahrain de 2009 é 19 de Abril, coincidindo com o primeiro dia de aulas após as férias, o que fez com que uma das principais escolas adiasse o início das aulas para que os alunos pudessem acompanhar a corrida – nos países islâmicos, os domingos são dias de trabalho e escola.

“A nossa opinião é que a F1 deveria considerar a possibilidade de uma data ao sábado para dias de corridas nos países muçulmanos. Espero que os organizadores pelo menos levem em conta essa possibilidade”, disse Ed Goodwin, director da escola St. Christopher, à publicação “Gulf Weekly”.

Mas a ideia foi de imediato afastada por Whitaker: “A FIA e a F1 têm trabalhado nos últimos anos no sentido de dar continuidade aos dias e horários de qualificação e corrida. Mudar a corrida para um sábado poderia causar muitos problemas aos organizadores do campeonato por aquilo que significaria em termos de programação das estações de televisão.”



JR
 

cRaZyzMaN

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2007
Mensagens
5,759
Gostos Recebidos
0
Schumacher apanhado a alta velocidade

O antigo piloto de Fórmula 1 esqueceu-se por momentos que já não competia e pôs o pé no acelerador. Michael Schumacher foi apanhado em excesso de velocidade, em Kerpen, na Alemanha, uma infracção punida com uma multa de 75 euros e três pontos na carta de condução. “Realmente sinto muito. Não é habitual andar assim. Velocidade é apenas dentro das pistas”, afirmou o heptacampeão mundial de Fórmula 1, que já deu a cara por diversas campanhas de prevenção rodoviária. Façam o que ele diz, não o que ele faz...


@ Record
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hamilton, Massa e Räikkönen empatados em site de apostas

Em sites de apostas segue a tendência mundial e confirma que não há nenhum piloto favorito para vencer o GP da Bélgica, que acontece neste final de semana, no lendário circuito de Spa-Francorchamps.

De acordo com as apostas, os três primeiros colocados no mundial de pilotos - Lewis Hamilton (McLaren), Felipe Massa (Ferrari) e Kimi Räikkönen (Ferrari) - estão tecnicamente empatados na escolha dos apostadores.

O fato curioso é que o bicampeão Fernando Alonso, que possui um carro pouco candidato a subir ao pódio é o sexto piloto mais votado para vencer o GP da Bélgica. O espanhol já havia declarado que vencer em Spa era um sonho de qualquer piloto, mas ele sabe das reais condições de seu R28.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Museu da F-1 dá destaque para Ayrton Senna

Uma exibição de carros de F-1, no circuito inglês de Donington Park, chama a atenção dos fãs de automobilismo, pois contém peças raras da história do esporte. Como não poderia ser diferente o grande ídolo nacional, Ayrton Senna tem espaço dedicado no local.

Logo na entrada da "Donington Grand Prix Exibition" há uma estatua de Senna ao lado do ídolo argentino Juan Manoel Fangio, para recepcionar os visitantes. Dentro dos salões, mais de 130 modelos reservam grandes emoções aos interessados pela amostra.

Entre os carros usados por Senna estão expostos: as três McLarens dos títulos mundiais, o primeiro carro de sua estréia na F-1 pela Toleman em 1984 e o modelo da melhor primeira volta da história, também no circuito de Donington Park.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
"F-1 sem ultrapassagens fica entediante," diz Hamilton.

O líder do mundial de pilotos, Lewis Hamilton, afirmou que a F-1 fica chata sem ultrapassagens. Para o britânico a categoria deve investir cada vez mais em métodos que ajudem a tornar as corridas mais atrativas. Em visita recente ao circuito de Brands Hatch, Hamilton disse que tinha vontade de correr na pista inglesa com a F-1.

"Brands Hatch é um circuito histórico que tem muito que revelar. Aqui é diferente, pois não é igual aos outros circuitos que se tornaram chatos. O traçado tem características que deixam tudo muito desafiador para os pilotos," falou Hamilton.

O britânico também expôs sua opinião sobre o futuro do GP da Inglaterra, que a partir de 2010 acontecerá na pista de Donington Park, apesar das dúvidas sobre a real possibilidade do circuito receber a etapa.

"Não penso que isso vá acontecer. A Inglaterra é o berço do automobilismo, temos muitas equipes britânicas, muitos fãs e também o apoio amplo de todos os setores da sociedade, por isso tenho certeza de que não há preocupação quanto a realização da etapa inglesa de F-1," concluiu.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Kubica aposta em Massa para vencer campeonato de F1 neste ano
Por Alan Baldwin

SPA-FRANCORCHAMPS (Reuters) - O polonês Robert Kubica, que, segundo boatos, poderia ser contratado pela Ferrari, afirmou na quinta-feira que o piloto brasileiro Felipe Massa, da equipe italiana, é o favorito para vencer o campeonato deste ano da Fórmula 1.

"Eu disse no começo do ano que, se tivesse de apostar em alguém, eu apostaria em Massa. E eu continuo com essa opinião", afirmou o piloto da escuderia BMW-Sauber a repórteres, no circuito do Grande Prêmio da Bélgica.

"Acho que a maior parte das pessoas não percebe o quão bem ele está dirigindo", acrescentou Kubica, 23, o único piloto de fora da Ferrari e da McLaren a vencer uma corrida neste ano.

Até agora, Massa conquistou quatro das 12 provas da temporada, mesmo número de vitórias do britânico Lewis Hamilton, da McLaren. Hamilton lidera a disputa geral, com seis pontos à frente do brasileiro, em segundo lugar.

O piloto de São Paulo, número dois da Ferrari quando o hoje aposentado Michael Schumacher, sete vezes campeão do mundo, dominava as pistas, encontra-se ainda sete pontos à frente de seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen.

"Acho que, no passado, ele (Massa) cometeu muitos erros e também fez isso no começo desta temporada. Mas, ultimamente, ele vem dirigindo muito bem", afirmou Kubica.

"Ele é muito consistente e muito rápido tanto na fase de classificação quanto nas corridas. Sendo assim, acho que ele tem tudo para lutar pelo campeonato."

"Na minha opinião, o Felipe, como piloto, melhorou muito e está mostrando isso. Colocar o Kimi em maus lençóis não é algo fácil, e ele fez isso. Tudo bem, em algumas corrida, o Kimi ainda é mais rápido. Mas, recentemente, o Felipe tem ficado na frente dele, e com uma boa folga."

No mês passado, meios de comunicação sugeriam que a BMW havia exercido seu direito de opção em relação a Kubica, contratando-o para mais uma temporada. O polonês, no entanto, ficaria livre a partir de 2010, quando então poderia haver uma vaga na Ferrari.

"Esta é a primeira vez que ouço isso", disse Kubica.

Questionado sobre se esperava estar na BMW na próxima temporada, o piloto respondeu: "Eu não sei. Vamos ver. Não vejo porque a pressa."

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Fernando Alonso diz que Robinho não é mercenário

Da EFE
Em Francorchamps (Bélgica)

O espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1, deu sua opinião sobre o caso do atacante brasileiro Robinho, que deixou o Real Madrid rumo ao Manchester City, e disse que não considera o jogador um mercenário.

"Não utilizaria esta palavra. Robinho desejava deixar o Real Madrid e foi embora. Acho que o clube também saiu ganhando, pois pode ser prejudicial contar com um jogador que não deseja continuar. Além disso, o Manchester City pagou uma boa quantia", disse Alonso, que se prepara ao Grande Prêmio da Bélgica, 13ª etapa do Mundial de F-1.

Na última segunda, o Real Madrid anunciou a venda de Robinho ao City por 40 milhões de euros.

Curiosamente, o espanhol viveu uma situação semelhante em 2007, quando defendeu a Mclaren. Após diversos atritos com Ron Dennis, chefe da equipe, e o companheiro, o inglês Lewis Hamilton, Alonso se sentiu desprestigiado e acertou sua saída da escuderia.

Nesta temporada, o piloto voltou a defender a Renault, pela qual conquistou os títulos de 2005 e 2006.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Kubica não confirma renovação com BMW

O piloto Robert Kubica afirmou que não iria comentar as reportagens sobre sua permanência na BMW para a temporada 2009. O polonês não falou se tinha a intenção de trocar de equipe para tentar uma vaga na Ferrari em 2010.

Kubica afirmou que não parou para pensar no futuro ainda, e por este motivo não entendia o porquê alguns jornais haviam divulgado que ele já havia assinado o contrato de renovação com a equipe alemã.

"Essa é a primeira vez que ouço alguém falar disso. Eu ainda não sei o que vou fazer, mas não vejo motivos para ter pressa em tomar alguma decisão agora," disse.

O piloto falou também sobre a possibilidade do ferrarista Felipe Massa se sagrar campeão da temporada 2008 da F-1. "O Massa cometeu alguns erros no passado, mas ultimamente ele tem feito um bom trabalho. Deixar o Kimi para trás não é fácil e ele tem sido muito mais rápido que o finlandês," falou Kubica.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Trulli está preocupado com o GP de Cingapura

O piloto Jarno Trulli (Toyota) falou que está preocupado com o desenrolar do GP de Cingapura, que acontece no final deste mês na Ásia. A pista que estréia no calendário da F-1 neste ano, receberá pela primeira vez uma etapa noturna da categoria.

O italiano disse que os pilotos não têm nenhuma informação sobre o novo circuito e admitiu que todos estão preocupados com a corrida que pode não ser tão fácil como o GP da Europa, disputado no novo circuito urbano da cidade espanhola de Valência. Para ele o mau tempo também pode atrapalhar a prova.

"Nossa principal preocupação é com a pista, pois não conhecemos nada. Outros fatores que nos atormentam no momento são as condições climáticas e o fato da corrida ser noturna. Sabemos que a FIA fez um bom trabalho em Valência, mas agora as condições são diferentes, por isso estamos preocupados," analisou Trulli.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Para Hamilton, McLaren está mais forte que Ferrari

O líder do campeonato, Lewis Hamilton (McLaren), acredita que sua equipe terá o melhor desempenho nas últimas corridas da temporada do que sua principal concorrente a Ferrari.

"Em algumas pistas a Ferrari leva vantagem, mas nós estamos tentando chegar perto. Por exemplo, na Bélgica eles dominaram no ano passado, mas tenho certeza que podemos igualar o desempenho desse ano. Acredito que possuímos um melhor pacote de configurações para as próximas provas e acho difícil não andarmos junto com a Ferrari," disse Hamilton.

O britânico que já venceu quatro vezes na temporada, chega em Spa com seis pontos de vantagem para o ferrarista Felipe Massa, que dominou as duas últimas provas, apesar de ver seu motor explodir no GP da Hungria.

Um dos problemas que Hamilton enfrentará na Bélgica será a supremacia da equipe italiana na pista. No ano passado a escuderia de Maranello conseguiu fazer a dobradinha, com Kimi Räikkönen vencendo e Massa em segundo, mas este ano que chega em melhores condições em Spa é Massa, já que o atual campeão mundial está 13 pontos atrás de Hamilton.

"Ainda há seis corridas para o fim da temporada e muitos pontos para serem disputados. Claro que vamos focar nosso trabalho na Ferrari, principalmente no Felipe que está mais perto de mim na classificação," completou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
VÍDEO: Um volta a Spa com Kimi Raikkonen


Desde o dia 18 de Junho de 1950 que o Circuito de Spa-Francorchamps nos "brinda" com corridas inesquecíveis. Por muitos considerado o melhor circuito do mundo, Spa vai novamente ser visitado pela caravana da Fórmula 1. O último vencedor e autor da pole foi Kimi Raikkonen, que este ano necessita de um resultado igual para se manter na corrida pela renovação do título Mundial.

O circuito foi idealizado em 1921 por Jules de Their e Henri Langlois Van Ophem. Inicialmente tinha cerca de 13km de extensão, e utilizava estradas públicas da região das Ardenas. Sediou um Grande Prémio da Bélgica, pela primeira vez, em 1924, e "esteve" no arranque do Mundial de F1 em 1950.

O traçado foi remodelado em 1983 e, apesar de ter sido reduzido a metade do comprimento original, manteve muitas das características anteriores.

A pista esteve recentemente ausente do calendário, mas as pressões de muitas equipas, pilotos e mesmo adeptos, a FIA voltou a colocar a corrida de Spa no calendário. Fique com a volta ONBOARD que permitiu a Kimi Raikkonen obter a pole-position o ano passado:

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"Experiência prática ganhou aos computadores...e mérito a Vettel"

2382dbfe.jpeg

Uma das grandes surpresas da derradeira corrida do Mundial de fórmula 1 em Valência foi a prestação da Toro Rosso, ainda mais se comparada com a "equipa-mãe", a Red Bull. Para muitos, a razão explicava-se com a diferença de velocidade deponta entre o motor Ferrari, que este sempre nos primeiros lugares e o Renault, nos últimos. Fique a conhecer as explicações de Luís Vasconcelos:

"Essa diferença de andamento foi das grandes surpresas do fim-de-semana de Valência e, por isso, tivemos de procurar razões para tal. Não tenho dúvidas que os motores foram importantes, pois os Toro Rosso tiveram sempre velocidades de ponta entre os primeiros e os quatro carros com motor Renault estava na parte final dessa tabela."

"Mas reduzir à vantagem da Ferrari sobre a Renault a explicação da diferença de desempenho entre as duas equipas de Mateschitz não seria justo. Desta vez a Toro Rosso fez um trabalho muito melhor na preparação e evolução do acerto, enquanto a Red Bull falhou por completo."

"No Sábado de manhã Geoff Willis admitiu-me que "devido aos resultados das nossas simulações optámos por um acerto que estava um pouco fora da nossa zona de conforto com o RB4 e tudo o que fizemos para melhorar o carro não resultou. Por isso voltámos atrás para o segundo dia de treinos, mas demos um dia de avanço às outras equipas e vamos pagar por isso.""

"Na Toro Rosso, Ascanelli impôs um acerto de base simples, não tocou no essencial à medida que a pista foi evoluindo e isso deu os seus frutos. A experiência prática ganhou aos computadores, mas há que também dar mérito a Vettel, que com Massa e Kubica foi uma das estrelas deste Grande Prémio."

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"Ferrari F2008 dão-se bem com pneus macios"

565139b1.jpeg
A Ferrari criticou há algum tempo atrás a Bridgestone devido à definição de misturas para as restantes corridas do calendário, e há quem se questione se não seria melhor, para 2009 atribuir essa escolha as equipas mas a verdade é que a Bridgestone, mais do que atender às questões das equipas, quer reduzir custos e evitar falhas técnicas. Saiba o que pensa Luís Vasconcelos:

"Até agora a Ferrari lamentou-se, e de forma discreta, sobre a escolha feita para Hockenheim, pois os pneus que a Bridgestone levou para a pista alemã revelaram-se demasiado duros e os F2008 dão-se bem com pneus macios, pois são os que menos os desgastam, podendo bater a McLaren já na qualificação para ganhar avanço na corrida."

"Sem concorrência, a Bridgestone quer é reduzir custos, pois não tira quase nenhum partido comercial ou de imagem da sua presença na F1. Reduzir os custos e evitar falhas técnicas são a sua prioridade, pelo que se limita a dois tipos de pneus por fim-de-semana, para facilitar as operações de logística e não vai alterar a sua politica para 2009, pois tem o monopólio garantido pela FIA e pode fazer o que quiser."

"Esta é apenas mais uma das desvantagens de não termos concorrência no campo dos pneus, mas foram as equipas que votaram nesta situação, de que a FIA foi a principal impulsionadora para se livrar da Michelin, com quem as relações eram más. Por isso vamos ter de viver assim por mais uns anos, pelo menos enquanto Mosley se mantiver á frente da Federação."

AS
 
Topo