• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
E agora Ferrari o que vão fazer?

382ff1e2.jpeg

A Ferrari não pode esperar mais para decidir o que fazer com Kimi Raikkonen até ao final do ano. Quando estão apenas 40 pontos em discussão até ao termo da temporada, Raikkonen já está 20 pontos de Lewis Hamilton e a 19 de Massa. Mais, o finlandês está apenas na quarta posição do Mundial, sete pontos atrás de Kubica, pelo que as suas possibilidades de renovar o título são apenas matemáticas.

Com Kovalainen totalmente dedicado à causa de Hamilton desde há alguns meses - mesmo se o inglês ainda pouco lucrou com essa estratégia da sua equipa - se Raikkonen roubar pontos a Massa nas próximas corridas a Ferrari estará a dar um valente tiro no pé, mas até agora nem Domenicali nem os pilotos querem falar de ordens de equipa, apesar do brasileiro ter dado, finalmente, sinais de que poderá ter chegado o momento de fazer alguma coisa.

Domenicali, colocado directamente perante esta questão, deixou claro que nada está decidido no seio da Scuderia: "Hoje não podemos imputar nada ao Kimi, porque quando o carro funcionou ele foi claramente o mais rápido em pista. Esta não tem sido uma temporada afortunada para ele, mas este resultado não muda nada. Vamos continuar a trabalhar da mesma maneira e preparar o melhor possível a estreia em Singapura, sem pensarmos em alterar a nossa forma de trabalhar com os nossos dois pilotos."

Kimi Raikkonen questionado se estava preparado para ajudar Massa já em Singapura, foi evasivo: "Não sei. Vamos ver..."
Já Felipe Massa aproveitou a ocasião para lembrar que, "no ano passado ajudei o Kimi a ganhar o campeonato e fiquei orgulhoso do meu trabalho. Não me cabe a mim falar ou pensar pelo meu companheiro de equipa mas vou arrancar para cada fim-de-semana com a intenção de vencer ou marcar mais pontos que o Hamilton que é o meu adversário directo".

Com é evidente não será fácil do ponto de vista político forçar o Campeão do Mundo em titulo a trabalhar para o seu companheiro de equipa, mas Raikkonen também viu o seu contrato prolongado por mais um ano há apenas três dias e não está em grande posição de fazer ondas.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Lewis Hamilton: "Dou os parabéns ao Sebastian! Realizou um trabalho fantástico"

f3e92373.jpeg

Como seria de esperar, os elogios a Sebastian Vettel pela vitória no GP da Itália sucedem-se, e o caso não é para menos. De qualquer forma, este encómio, vindo de quem vem, tem um valor muito significativo, pois não deverá faltar muito tempo para que se comecem a encontrar mais vezes em pista a lutar pelos lugares da frente:

"Ao partir na frente, não tem os mesmos problemas de visibilidade que os outros pilotos por causa do 'spray' da água, mas a verdade é que apesar de pressionado por ser líder, não cometeu o mais pequeno erro. Por isso dou os parabéns ao Sebastian, que realizou um trabalho fantástico.", referiu Lewis Hamilton, que já conhecia o piloto alemão da F3 Europeia, em 2005.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"Ele pilota como se estivesse sozinho na pista"

671a49dc.jpeg

A vida de Lewis Hamilton no paddock da fórmula 1 já esteve bastante mais fácil do que sucede actualmente, já que se multiplicam as críticas dos seus adversários relativamente ao seu comportamento em pista, por excesso de agressividade nas suas manobras, o que não deixa antever "facilidades" para o piloto da McLaren, que tem bastante mais a perder que os seus adversários que não lutam pelo título, que depois do sucedido em Monza, poderão ser menos condescendentes na próxima vez que se cruzarem.

Recorde-se que o piloto inglês partiu da 15ª posição º e terminou em sétimo, depois de realizar várias ultrapassagens, aparentemente fabulosas, mas demasiado "musculadas" de acordo com alguns 'observadores' dentro e fora da pista.

Sem grande estranheza, Fernando Alonso foi o primeiro a manifestar-se referindo que não ficou surpreendido com as manobras do seu ex-colega na McLaren: "Esta é a sua forma de correr, por isso não estranho minimamente, mas há manobras perfeitamente desnecessárias, principalmente com o Timo Glock e o Mark Webber.", referiu Alonso no que foi corroborado pelo alemão da Toyota:

"Não imagino o que lhe possa ter passado pela cabeça, pois eu estava bem perto dele, mas ele não deixou uma nesga que fosse. Por vezes ele pilota como se estivesse sozinho na pista, e por isso da próxima vez que isto suceder, não só estarei mais atento como reagirei em conformidade.", referiu Glock, deixando perceber que Hamilton tem ali um "amigo" que lhe vai estender a passadeira vermelha nas próximas quatro corridas do Mundial de F1.

Já Mark Webber escolheu melhor as palavras, não dexando no entando de criticar fortemente o piloto inglês: "Tentei ficar o mais possível por dentro na curva, mas como devem calcular não queria sair da trajectória. Mas como todos viram, ele chegou e simplesmente bateu no pneu dianteiro do meu monolugar e seguiu em frente.", referiu Webber.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ron Dennis: "Relações com a Ferrari estão melhor do que nunca"

b32afc32.jpeg
Depois do controverso caso de espionagem entre a McLaren e a Ferrari, que marcou o ano de 2007, as relações entre a Ferrari e a McLaren estão normalizadas.

Apesar de forte disputa nas pistas, como convém, diga-se, Ron Dennis, em declarações ao jornal italiano "Corriere Della Sera" garantiu que as relações entre as duas equipas "estão melhor do que nunca. O ano de 2007 é passado!", referiu o inglês, que no passado fim-de-semana reviu Luca di Montezemolo, recordando que o italiano "é um bom velho amigo"

"Quando o encontrei não pude deixar de pensar que andamos nisto há mais de 40 anos, por isso sorri. Como é natural, a nossa rivalidade nas pistas sempre foi muito grande, e apesar da nossa relação ter tido altos e baixos, sempre houve grande respeito mútuo entre nós. Partilhamos a mesma paixão, e embora a rivalidade nas pistas seja intensa, as relações são actualmente bem mais cordiais que noutra qualquer altura no passado.", referiu Dennis, que também elogiou o actual chefe da Scuderia nas pistas, Stefano Domenicali:

"Sinto grande preço por ele, pois o Stefano começou a sua carreira com um cargo simples e chegou ao topo, e eu gosto disso, pois tem grande valor quem sobe desta forma. Estou certo que irá realizar um grande trabalho.", prosseguiu Dennis que terminou deixando um aviso: "O que se passou em Spa não irá afectar as relações entre as duas equipas, pois há que separar a parte política da parte desportiva." AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Robert Kubica: "Alonso seria bem aceite na equipa"

593fef6d.jpeg
Não é novidade para ninguém que, havendo um companheiro de equipa com que Fernando Alonso se poderá dar bem, este é, sem dúvida, Robert Kubica, já que são amigos pessoais. Neste contexto, o polaco afirmou recentemente que receberia bem o actual piloto da Renault na BMW, caso a transferência se concretize.

De acordo com notícias que têm circulado um pouco por toda a imprensa internacional nos últimos dias, o bicampeão Mundial de Fórmula 1 de 2005 e 2006 está agora mais perto de passar para a BMW-Sauber, em substituição de Nick Heidfeld, que não consegue convencer os altos responsáveis da marca bávara:

"Somos amigos e conhecemo-nos muito bem, pelo que não haveria espaço para problemas. Para além disso, temos uma visão semelhante das corridas, para além de estilos algo parecidos. Por isto tudo, não vejo que pudesse ser mau tê-lo como companheiro de equipa, pois na verdade, problemas dessa índole foi coisa que nunca tive. Para mim, ser ele ou o Nick, nada mudará na minha forma de encarar as coisas.", referiu Kubica, que aproveitou para desmentir alguns rumores que o ligam, num futuro próximo, à Ferrari: "São apenas boatos. Nada mais!", referiu.AS
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ferrari decreta Räikkönen nº 2 de Massa, mas finlandês resiste

Mesmo após o finlandês Kimi Räikkönen ter dito que continuará lutando pelos melhores resultados possíveis nas quatro corridas restantes da temporada da Fórmula 1, a Ferrari já sinalizou que espera que o atual campeão da categoria colabore com o brasileiro Felipe Massa na busca pelo título deste ano.

Räikkönen, até o momento, resiste. Nono colocado no GP da Itália, no domingo e sem pontuar há três corridas, o finlandês afirmou logo após a prova que não está preparado para abdicar de eventuais vitórias para ajudar Massa na corrida pelo título.

"Minha situação não está boa, mas eu continuarei lutando pelas melhores colocações nas próximas corridas", afirmou Räikkönen, que ocupa apenas a quarta posição na temporada com 57 pontos. Lewis Hamilton, da McLaren, é o líder, com 78, um ponto a mais do que Felipe Massa. Robert Kubica, da BMW, é o terceiro com 64.

A determinação na Ferrari vai para outra direção. O chefe Stefano Domenicali disse que o finlandês tem consciência do papel que lhe cabe nas corridas restantes.

"Eu sempre disse que o nosso principal interesse é a equipe e os pilotos sabem disso. Neste momento do campeonato, não podermos tirar pontos um do outro. No que for possível Kimi será bastante agressivo, mas sempre considerando que Felipe está mais perto do líder", analisou Domenicali.

Massa, que na temporada passada teve desempenho decisivo no título de Räikkönen ao ceder a vitória ao finlandês no GP do Brasil, diz que vai continuar trabalhando forte para superar Hamilton, independentemente da ajuda do companheiro de equipe.

"Não vou mudar o meu jeito de trabalhar ou meu modo de pensar. Sempre luto por vitórias e para conseguir o maior número de pontos possíveis e isso não vai mudar agora", declarou o piloto brasileiro.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Alonso insiste que Renault é a primeira opção para 2009

Enquanto continuam as especulações sobre um possível acordo com a BMW e com relação o interesse da Honda, o bicampeão Fernando Alonso insiste que seguir na Renault é a sua primeira opção para 2009.

"Vou tentar encontrar o melhor lugar", explicou o espanhol à rádio Cadena Ser. "Na Renault, conheço todos e sei o que podem fazer. Já trabalham no carro novo, porém, neste momento, não vi muito".

"Nesta época do ano, todas as equipes são muito otimistas para a próxima temporada. No entanto, a Renault me deu dois bólidos campeões. Assim, é mais fácil, para mim, confiar neles do que nos outros", analisou o piloto.

Atualmente, Alonso ocupa a sétima colocação no mundial, estando atrás apenas dos pilotos da BMW, da McLaren e da Ferrari. No último domingo, no GP da Itália, o bicampeão chegou na quarta posição.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
"Moralmente, mereço o título de 2008", acredita Hamilton

Lewis Hamilton, da McLaren, enalteceu que ele "merece moralmente" o título da temporada 2008 de Fórmula 1. O inglês avisou também que a vitória no GP da Bélgica foi dele e não de Felipe Massa, apesar de uma punição ter tirado seu triunfo em Spa.

Atualmente, após 14 etapas disputadas, Hamilton lidera o mundial apenas um ponto na frente do brasileiro, da Ferrari. Faltam quatro corridas para o fim do campeonato. Contudo o resultado da Bélgica ainda está pendente, pois há uma apelação da McLaren em curso.

"Sou uma força lutadora", disse o piloto, de 23 anos, ao jornal britânico The Sun. "Ainda continuo a provar que nada pode colocar para baixo. Mostrei que estou mais maduro neste ano. Sigo focado em manter meu momento".

"Não deixo nada me distrair. Não faço mais coisas estúpudas, só continuo tranqüilo e procuro fazer tudo corretamente. Moralmente, acho que mereço o título e buscarei tudo que estiver ao meu alcance para vencer", acrescentou Hamilton.

Apelação

Na próxima segunda-feira (22/09), Lewis irá comparecer ao julgamento do recurso da sua punição. Caso a McLaren ganhe a apelação, ele irá recuperar sua vitória em Spa e terá sete pontos de vantagem para Felipe Massa. Mas Hamilton prefere não pensar na audiência.

"Ainda não quero saber de Paris. Não vou me distrair. Acredito que venci o GP da Bélgica, então não estou preocupado. O que aconteceu é passado, seguirei adiante e me concentrarei em obter mais pontos nas próximas provas", destacou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
BMW e McLaren admitem interesse em Vettel

Duas das grandes forças da F-1, BMW e McLaren elogiaram Sebastian Vettel e admitiram interesse em seu potencial, do qual deu mostras no último GP da Itália, onde se tornou o piloto mais jovem a vencer uma corrida na categoria.

A BMW, que contou com Vettel na temporada passada como piloto de testes, admite que poderia tê-lo mantido no time, mas preferiu cedê-lo à Toro Rosso para que ganhasse mais experiência.

Segundo o chefe da equipe de Hinwill, Mario Theissen, o jovem piloto precisa se desenvolver mais um pouco para um dia se tornar titular de seu ex-time.

"Há um ano atrás, não era possível colocá-lo em nosso carro, ele era muito inexperiente e não podemos fazer apostas", disse o dirigente. "Era muito mais importante dar-lhe a chance de se desenvolver em um time como esse [a Toro Rosso] e ele fará isto por alguns anos, depois, veremos", acrescentou.

Já Norbert Haug, chefe de automobilismo da Mercedes, parceira da McLaren, supostamente teria feito contatos para saber a respeito da situação contratual de Vettel no final do ano passado, logo após o time ter rescindido o contrato com Fernando Alonso.

Embora cauteloso, o alemão reconhece que o futuro de Vettel inevitavelmente será uma das equipes de elite da F-1. "O que vai acontecer, você não pode dizer agora. De qualquer maneira, nunca temos conversas assim pela mídia. Mas este é o caso no qual os melhores pilotos acabam com os melhores times", afirmou.

É provável que a vitória em Monza signifique o início de um período próspero para Vettel. Willi Weber, que foi o responsável por trazer os irmãos Michael e Ralf Schumacher à F-1, disse ao jornal "Bild" que o jovem alemão pode faturar US$ 140 milhões (cerca de R$ 260 milhões) na próxima década.

Segundo o "Motorsport Aktuell", Vettel ainda é o terceiro piloto com a menor renda na F-1, com uma comissão de US$ 850 mil, atrás até mesmo do modesto Kazuki Nakajima, que recebe US$ 924 mil.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Carro de F-1 da Red Bull fará exibição em Brasília

No primeiro momento, quem viu as imagens do carro de Fórmula 1 da Red Bull Racing acelerando a mais de 240km/h nas ruas de São Paulo, em 2006, não acreditou. No instante seguinte, houve a frustração de não ter visto o bólido passeando pela cidade.

Exatos dois anos depois, a Red Bull fará a primeira demonstração de um carro de F-1 nas ruas destinada ao público. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas ao longo do circuito montado em Brasília, onde, no dia 11 de outubro, um sábado, o monoposto da equipe vai acelerar em um percurso de 3,5km de extensão.

No trajeto, que tem início junto à Catedral de Brasília, alguns dos principais cartões-postais da capital federal formarão o cenário: Esplanada dos Ministérios ao longo do Eixo Monumental, Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto e Congresso Nacional.

Ao volante estará o piloto canadense Robert Wickens, de 19 anos, membro do programa de desenvolvimento da Red Bull e que atualmente disputa a World Series by Renault. Os carros de Stock Car da equipe Red Bull, sediada em Brasília, também participarão do evento.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Trulli confia que Toyota irá superar Renault

O piloto Jarno Trulli está confiante de que a Toyota pode bater a Renault na briga pelo quarto lugar no mundial de construtores 2008. Com uma evolução da equipe francesa nas últimas corridas, as duas escuderias estão empatadas com 41 pontos.

A montadora japonesa não marcou pontos nas provas da Hungria e da Itália e viu sua vantagem de dez pontos sumir, pois Fernando Alonso chegou na quarta posição nas duas disputas. Entretanto, Trulli mantém o otimismo.

"Definitivamente, podemos finalizar o ano em quarto. Já mostramos que estamos com uma performance muito forte. Fomos ao pódio duas vezes por mérito. E, em diversas etapas, estivemos bem competitivos", analisou o experiente italiano.

"Mas nós tivemos infortúnios em Spa e em Monza, onde já esperávamos estar um pouco mais fracos do que de costume. Agora estão juntos com a Renault. Será uma grande luta, porém acredito que podemos derrotá-los", opinou Trulli.

"Para mim, as duas últimas provas não refletiram nosso verdadeiro desempenho. E faremos todo o possível para brigar por mais pódios e pela quarta colocação no campeonato", destacou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Para Ferrari, Massa deixou oportunidade escapar em Monza

O chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali, sente que uma oportunidade foi desperdiçada no GP da Itália, no último domingo. Para o dirigente, Felipe Massa poderia ter se beneficiado por seu rival ao título Lewis Hamilton, da McLaren, largar atrás.

O brasileiro alinhou e terminou na sexta posição, em Monza, enquanto Hamilton saiu em 15° e chegou em sétimo. Segundo o italiano, um resultado mais positivo teria ajudado Massa na briga pelo campeonato. Agora, Felipe está um ponto atrás do líder Hamilton.

Perguntado se Massa perdeu uma chance de estar em melhor situação, Domenicali respondeu: "Com certeza. Considerando o grid de Hamilton, seria muito melhor ter tirado mais pontos do que apenas um".

"Mas o lado bom é que estamos um atrás. Seríamos capazes de fazer uma corrida melhor ou, nas situações da prova, também podia ser pior. Se não tivéssemos usado os pneus da melhor maneira, talvez outros nos ultrapassassem", ponderou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Piloto da Toro Rosso com os pés bens assentes no chão

f623d50d.jpeg
Sébastian Vettel: "Schumacher? "Não há absolutamente nada para comparar!"
Sebastian Vettel entrou para a história no passado domingo, tornando-se no mais jovem piloto de sempre vencer um Grande Prémio de Fórmula 1.

Apesar de ter sido esta a primeira vitória do jovem piloto alemão, não foi, no entanto, a primeira vez que realizou uma excelente corrida, ao ponto de alguns observadores o "darem" como o novo Michael Schumacher.

Logicamente, depois da prestação de domingo, voltaram à carga, mas a verdade é que o jovem alemão tem os pés bens assentes no chão e refuta todo e qualquer tipo de comparação, relembrando que o seu compatriota Michael Schumacher, foi sete vezes campeão mundial de F1:

"Não há absolutamente nada para comparar! Sou ainda muito jovem e iniciei a minha carreira na F1 há pouco, e convém lembrar que o piloto da actualidade que mais se pode assemelhar ao Michael é o Fernando Alonso, pois já possui dois títulos mundiais. O Michael tem sete e é dos melhores pilotos que já vi, e como é óbvio tenho grande orgulho em conhecê-lo.", referiu o alemão, que sabe bem o que o espera no futuro:

"Que ninguém pense que me vou colocar em bicos dos pés depois desta vitória, pois sei perfeitamente o que aconteceu em Monza, e o que há a fazer nas próximas corridas. Espero marcar ainda mais pontos até ao final da época, e para que isso fique mais perto de ser alcançado, há que entrar na derradeira fase da qualificação.", referiu Vettel, que é apelidado de 'baby-Schumi' por alguma imprensa alemã.

Recorde-se igualmente que o alemão também alcançou em Monza a sua primeira pole-position, tornando-se igualmente no mais jovem de sempre a consegui-lo.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Marko Asmer em dia de "rookies"

6ab830b9.jpeg
Quem olhasse para a folha de tempos do primeiro dia de testes de Fórmula 1 em Jerez de la Frontera iria ficar a pensar se esta não se referia a outra qualquer modalidade. Mas não, efectivamente estiveram aos comandos dos monolugares da Williams, BMW e Honda, respectivamente Dani Clos (Williams-Toyota), Marko Asmer (BMW-Sauber) e Mike Conway (Honda).

O mais rápido foi Marko Asmer, que completou 79 voltas, a melhor delas em 1m21.581s. O espanhol Dani Clos, de 19 anos, ficou a 1.641s, naquela que foi a sua primeira experiência aos comandos de um F1, enquanto Mike Conway, a bordo do RA108, foi terceiro, a dois segundos do piloto de testes da BMW-Sauber.

As três equipas testaram a KERS (sistema de reaproveitamento de energia cinética), que será utilizado no campeonato de 2009. No dia de hoje, estarão presentes oito equipas, e apenas Ferrari e Force India não estarão no circuito andaluz.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Scuderia Toro Rosso: David bateu Golias...

Tudo começou com a Minardi em 1985 e até 2005, quando a equipa foi adquirida pela Red Bull, poucos imaginavam que seria possível bater o pé às equipas grandes e vencer mesmo um Grande Prémio numa das Catedrais do automobilismo mundial: Monza.

Por lá passaram alguns nomes muito sonantes do automobilismo mundial, entre os quais o "nosso" Pedro Lamy. Pilotos como Pierluigi Martini, Michele Alboreto, Christian Fittipaldi, Alessandro Nannini, Andrea De Cesaris, Giancarlo Fisichella, Jarno Trulli, Fernando Alonso, Mark Webber e Jos Verstappen, entre muitos outros, passaram pela simpática equipa italiana.

O maior feito foi alcançado já na fase "Red Bull", como Scuderia Toro Rosso. Uma espécie de equipa satélite da Red Bull Racing, que não só tem batido o pé à equipa-mãe, como acabou mesmo por vencer um GP por intermédio do promissor Sébastian Vettel, um jovem que muitos auguram um futuro muito promissor que poderá mesmo passar pela conquista do título mundial. Veja um interessante vídeo do dia-a-dia da Scuderia Toro Rosso e Sébastian Vettel.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Chuva pode decidir para o lado da McLaren

649352f1.jpeg
As recentes performances da McLaren à chuva indicam que o monolugar da equipa de Woking é superior ao Ferrari. A entrar numa fase decisiva da temporada, Martin Whitmarsh, director da McLaren, acredita que esse factor pode vir a ser decisivo na atribuição dos dois títulos.

Sempre que a chuva marcou presença em grandes prémios, a equipa anglo-germânica foi sistematicamente a mais eficiente do plantel, batendo a sua principal rival no campeonato, a Ferrari.

Em 2008 contam-se as vitórias no Mónaco e em Silverstone e as excelentes performances de Spa-Francorchamps e Monza, ainda que não tenham vencido.

"Nesta temporada, o duelo entre a Ferrari e a nossa equipa tem sido notoriamente equilibrado em cada prova, por isso julgo que será difícil a qualquer uma das equipas ganhar uma vantagem decisiva nas quatro corridas que faltam", começou por explicar Whitmarsh, explicando em seguida que o factor meteorologia pode ser decisivo.

"Enquanto que em Singapura será desconhecido, já todos enfrentamos corridas à chuva no Japão, China e Brasil, pelo que estamos bem preparados", indicou, lembrando que na sua equipa se encontra Lewis Hamilton, piloto que tem feito boas performances em pista molhada.

"Aliado às habilidades destemidas do Lewis na chuva, temos todas as razões para nos sentirmos confiantes de que podemos tirar partido de condições adversas", referiu.

A estreia do GP de Singapura, primeiro da história de Fórmula 1 a ter lugar à noite, deverá contar com chuva, em especial porque se disputa na habitual época de chuvas torrenciais naquela região.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Mosley sugere utilização de componentes comuns

9ea38d4a.jpeg

Max Mosley, Presidente da FIA, sugeriu hoje numa entrevista ao jornal francês 'L'Équipe', a introdução de motores-padrão para todas as equipas, facto que faria baixar significativamente os custos, para além de possibilitar que a tecnologia utilizada fosse mais adequada à utilização nos carros do dia-a-dia.

O Presidente da FIA volta a insurgir-se contra a escalada de custos e vai mais longe: "Sou também a favor de suspensões e caixas de velocidade iguais para todos", referiu Mosley que não demorou a ter responsáveis das equipas a insurgirem-se contra estas ideias.

O primeiro a manifestar-se foi Flavio Briatore, ao alegar que a sua equipa só perdeu desde que se iniciou o congelamento do desenvolvimento de algumas partes dos monolugares.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
F. Alonso: "Vou falar com o Flavio e ficar a conhecer os planos da equipa para 2009"

f14f402d.jpeg
O anúncio do prolongamento de Kimi Raikkonen com a Ferrari e com
Massa sob contrato também até ao final de 2010, a situação de Fernando Alonso no mercado não é confortável e o espanhol comportou-se um pouco como um marido enganado quando confrontado com a noticia da renovação de Raikkonen:

"Já sabia que isto iria acontecer, pois eles já me tinham avisado que iriam anunciar os pilotos em Monza e eu não tinha contrato assinado com eles. Não fiquei surpreendido, mas também já tinha dito que só no final do ano é que vou tomar a minha decisão."

Mais calmo, durante a tarde do mesmo dia, Alonso sentou-se com os jornalistas latinos para explicar a sua situação, desmentindo de forma clara o repórter do As, que estava sentado mesmo ao seu lado:

"O senhor aqui do lado escreveu que já assinei com a BMW e que estou em conflito com o Briatore. Pois bem, isso é novo para mim, pois não estou a negociar com a BMW sequer, e antes de irmos para Singapura vou sentar-me pela primeira vez com o Flávio e a equipa, para ficar a conhecer os planos do R29 e o que a equipa pretende para 2009."

"Só depois disso é que vou analisar outras possibilidades, mas também só tive contactos com outra equipa com vista a 2010 (NDR: a Honda). Também não vou fiar-me em promessas de ninguém e quero tudo por escrito antes de assinar seja com quem for."

Poucas hipóteses de rumar à BMW

Uma bicada a Montezemolo que, alegadamente, não terá cumprido aquilo que acordou com o espanhol há 13 meses, depois do encontro de ambos em Roma, em Agosto do ano passado.

Agora Alonso terá de escolher entre a Renault e a Honda, sendo poucas as possibilidades de rumar à BMW, a não ser que de Munique chegue a ordem para investir bastante mais, numa tentativa da equipa chegar ao título já em 2009.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Kimi Raikkonen: "Ou continuava na Ferrari ou parava de correr"

e45ab8e5.jpeg
A Ferrari anunciou na passada sexta-feira a extensão do contrato de Kimi Raikkonen com a Scuderia até ao final de 2010. Deste modo a Ferrari fechou as portas a Alonso pelos próximos dois anos, embora também não tenha dado ao finlandês o que este queria, pois a pretensão do Campeão do Mundo era a de assinar por mais duas temporadas.



Pouco expansivo, como sempre, o nórdico explicou que, "as negociações foram fáceis, pois para mim era uma questão de continuar na Ferrari ou parar de correr. Não tenho planos de correr com outra equipa antes de deixar de correr e estou feliz por a Ferrari ter decidido prolongar o meu contrato por mais um ano."

AS
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
FIA quer o mesmo motor para todas as equipes na F-1

Das agências internacionais
Em Paris (FRA)*

O presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Max Mosley, afirmou nesta quarta-feira que quer o uso do mesmo motor em todos os carros da Fórmula 1.

O dirigente afirmou que essa medida ajudaria a diminuir os altos custos na categoria. Mosley disse ainda que o desenvolvimento de um motor comum pode fazer com que as pesquisas com a Fórmula 1 possam ser usadas em carros comuns.

Em entrevista ao jornal francês L'Equipe, Mosley confirmou que deve se reunir com todos os times da F-1 para que juntos possam criar suspensões, pneus e marchas comuns.

Segundo o dirigente, o investimento em tecnologia feito pelas equipes para o desenvolvimento na categoria tem sido irracional, aumentando os custos e gerando uma preocupação com problemas do meio-ambiente.

O site Autosport.com afirmou que algumas equipes estão descontentes com a situação - que pode deixá-las bem abaixo das concorrentes antes de 2013, caso as regras não sejam alteradas - e tentam fazer um lobby com a FIA para igualar as disputas no próximo ano.

"Nós só queremos deixar os motores mais iguais no grid. São várias equipes que pensam assim, por isso a FIA está tentando resolver a situação", declarou uma fonte ao site.

Flavio Briatore, chefe da Renault, afirmou ao jornal espanhol As que as alterações feitas pela Ferrari, McLaren e BMW estão sendo discutidas pelos times.

"Estamos conversando sobre o assunto para achar uma solução. Três times apenas se aproveitaram para fazer melhorias no motor. Já me encontrei com o presidente da FIA, Max Mosley, algumas vezes, e a expectativa é que isso seja resolvido até o final da semana", afirmou Briatore.

As três primeiras colocadas no Mundial de Construtores, Ferrari (com o Ferrari 056 V8), McLaren (Mercedes-Benz FO 108V) e BMW (BMW V8) produzem seus próprios motores e têm feito estudos e alterações para melhorar o rendimento dos carros ao longo da temporada.

Outras equipes também possuem fabricação própria, mas não dispõem dos mesmo estudos e infra-estrutura para fazer grande melhorias nos motores. Se encaixam neste perfil a Honda (9ª no mundial), a Renault (4ª) e a Toyota (5ª).

As demais escuderias ficam reféns dos motores produzidos pelos fornecedores, tendo assim um pior rendimento durante as corridas. São elas a Red Bull, Toro Rosso, Williams, Super Aguri e Force India, sendo que as duas últimas sequer marcaram pontos na temporada.

Na GP2 e na Superleague (categoria que mistura velocidade e futebol, contando com a participação dos brasileiros Corinthians e Flamengo), por exemplo, todas as equipes contam com os mesmos carros, motores e pneus. Com isso, as disputas têm sido cada vez mais equilibradas, e a equipe que conseguir acertar melhor o carro, leva vantagem.

Caso seja aprovada a mudança sugerida por Max Mosley, será a primeira vez que a Fórmula 1 contará com essa nova regra de motores iguais para todas as equipes.

Fonte: UOL Esporte
 
Topo