• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Jovem atingido por descarga eléctrica em fábrica desactivada em Palmela

Queimaduras em 80 por cento do corpo
Jovem atingido por descarga eléctrica em fábrica desactivada em Palmela


Um jovem apanhou ontem à noite uma descarga eléctrica numa fábrica desactivada em Poceirão, Concelho de Palmela, que o deixou com queimaduras graves em 80 por cento do corpo, informaram hoje os bombeiros.

O jovem, de 21 anos, tem queimaduras de segundo e terceiro grau e foi levado, pelas 22h30, por familiares para o quartel, informou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Águas de Moura, Rui Laranjeira.

O rapaz foi atingido por uma descarga de um cabo de média tensão, desconhecendo-se as circunstâncias do acidente.


Lusa
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,797
Gostos Recebidos
0
Fátima: Trânsito muito intenso na cidade-santuário

A meio da manhã, 12 parques, a maior parte deles para autocarros, estão a começar a ficar lotados mas a circulação na praça de portagens da A1 ainda se faz com alguma facilidade.

No entanto, segundo fonte da GNR, é muito difícil a circulação nas artérias centrais da cidade, pelo que as autoridades estão a encaminhar o trânsito para ruas adjacentes.

Na peregrinação, estão presentes dezenas de milhares de peregrinos em mais uma Peregrinação anual das Crianças, este ano subordinado ao tema da «Verdade».

A eucaristia é presidida pelo reitor cessante do Santuário de Fátima, Luciano Guerra, que deixa as funções em Setembro.

O Santuário organizou também um concurso literário e outro de desenho, que contaram com a adesão de 290 crianças. Os melhores trabalhos foram expostos num dos espaços anexos à Igreja da Santíssima Trindade


"SOL"
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,797
Gostos Recebidos
0
Ponte da Barca: GNR fecha bar de alterne

A GNR de Arcos de Valdevez identificou, na madrugada de esta quarta-feira, num estabelecimento de diversão nocturna em Ponte da Barca, seis mulheres estrangeiras em situação irregular no País, informou fonte daquela força policial, noticia a Lusa.

Segundo a fonte, desta acção resultou ainda a suspensão da actividade do estabelecimento, situado na freguesia de Vade S. Pedro, por falta de licenciamento legal, e a apreensão de um computador, um amplificador e uma mesa de som no valor total de 1200 euros.

Entre as seis mulheres identificadas, duas foram detidas e presentes ao Tribunal de Braga, que lhes aplicou apresentações semanais no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), enquanto este organismo trata da regularização da sua situação.

Outras duas já tinham pendentes ordens de expulsão do País, por ter expirado o prazo legal de permanência, e foram encaminhadas para o SEF de Viana do Castelo.

As restantes duas foram presentes ao SEF de Braga. A GNR desencadeou esta operação tendo em vista o controlo de cidadãos estrangeiros e o funcionamento legal dos espaços comerciais por estes

"IOL"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Alpiarça - Queda de aeronave provoca três feridos, incluindo uma criança

10 de Junho de 2008, 19:26

Lisboa, 10 Jun (Lusa) - Uma aeronave despenhou-se hoje às 18:46 numa herdade de Alpiarça, havendo a registar três pessoas feridas, incluindo uma criança, disse à Agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Segundo a mesma fonte, ao local já chegou uma viatura médica que está a fazer a avaliação dos ferimentos, acompanhada por elementos da GNR e dos bombeiros de Alpiarça, que já extinguiram um "pequeno incêndio" provocado pela queda do aparelho.

Desconhece-se se o acidente se deveu a avaria ou a outro motivo.

O aperelho despenhou-se em terreno da Herdade do Mochão do Inglês, Alpiarça.


FC.

Lusa
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Três feridos em queda de aeronave

Uma aeronave despenhou-se hoje às 18h46 numa herdade de Alpiarça, havendo três feridos a registar, incluindo uma criança, disse à Agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Segundo a mesma fonte, ao local já chegou uma viatura médica que está a fazer a avaliação dos ferimentos, acompanhada por elementos da GNR.

Os bombeiros de Alpiarça já extinguiram, entretanto, um "pequeno incêndio" provocado pela queda do aparelho.

Desconhece-se, até ao momento, as causas deste acidente na Herdade do Mochão do Inglês, em Alpiarça
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Notícia repetida

Dou este tópico por encerrado.
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
Notícia repetida

Dou este tópico por encerrado.

Onde esta a Noticia repetida?

Este acidente aconteceu com pessoas conhecidas e o motivo da queda foi um pequeno contacto entre duas aeronaves em pleno voo, uma delas ia por baixo e essa aterrou sem problemas, a outra ia por cima e acabou por se despenhar, nesta iam as tres pessoas que acabaram feridas, duas estao livres de perigo e uma delas esta em Lisboa em estado grave.
Desejo de rápidas melhoras a todos eles.
 
Última edição:

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,797
Gostos Recebidos
0
Hospital inaugura parque infantil para as crianças que utilizam a unidade de saúde

O Centro Hospitalar do Alto Minho inaugurou um parque infantil no exterior a pensar não só nas crianças que se dirigem ao hospital para consultas como, também, naquelas que acompanham os adultos evitando assim que estas fiquem com uma ideia negativa dum hospital.

O investimento foi de 36 mil euros e foi financiado por verbas atribuídas pela Missão Sorriso. “Não é a primeira vez que recebemos este apoio, que tem sido canalizado para equipamentos, mas este achamos que seria necessário um equipamento lúdico para as crianças neste hospital”, disse José Rei Amorim, Director do Serviço de Pediatria do CHAM.

Com este espaço o CHAM “pretende retirar a carga negativa de uma ida ao hospital às crianças, permitindo um espaço alternativo aos corredores e às salas de espera ou recepção”. O parque fica situado mesmo junto às consultas externas por onde passam em “média diariamente 40 a 50 crianças, para além das cerca de 12 que passam no hospital de dia”, revelou ainda José Rei Amorim.

A inauguração assinalou ainda o Dia Mundial da Criança, que no CHAM proporcionou ainda outras actividades como a dramatização de histórias, visitas de alunos de escolas ao Serviço e a distribuição de brinquedos, resultado de uma colaboração com a Fundação Luís Figo e Abbot.
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,797
Gostos Recebidos
0
Sul do país com problemas no abastecimento de combustíveis

O fim-de-semana prolongado e a paralisação dos camionistas em Espanha estão a deixar alguns postos de gasolina da zona sul do país sem combustível, especialmente no Algarve.

Outras formas de protesto já estão agendadas por outros sectores e os preços dos combustíveis continuam a ser o motivo. A Federação Portuguesa do Táxi tem marcada para dia 21 uma reunião com todos os associados para definirem um conjunto de medidas de compensação a apresentar ao Governo.

Para já a FPT, que conta com 3200 associados, num universo de nove mil taxistas, não põe de parte a hipótese de uma greve. São várias as questões em cima da mesa, uma delas o aumento do preço dos combustíveis, uma vez que não estão abrangidos pelo gasóleo profissional. Quem tem reuniões já marcadas para discutir as especificidade do sector é a Associação de Transportadores de Inertes, os últimos a desmobilizarem. Com reivindicações precisas estão os agricultores, que querem um aumento do desconto fiscal ao gasóleo agrícola, que está nos 37,2 cêntimos e devia estar nos 75. Entretanto, nos supermercados os produtos começam a regressar às prateleiras. Os grupos mais representativos do sector afirmaram, ontem, que em 48 horas tudo voltará à normalidade. Até porque além da falta normal de abastecimento verificou-se um aumento de número de clientes, bem como de produtos adquiridos com receio que acabassem. Os prejuízos serão contabilizados durante a próxima semana. Nos postos de abastecimento de combustíveis a normalidade chega aos poucos. Admitindo que amanhã já não haverá problemas. Os custos serão elevados, mas ainda não há números.

"JN"
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,797
Gostos Recebidos
0
Pais e professores cobrem escola

"Foi uma ideia genial". Fábio, do 9.º ano, mostra-se entusiasmado com a nova cobertura da escola EB 2/3 de Fânzeres, em Gondomar.

Vai ser hoje inaugurada, às 21.30 horas, com a apresentação de um espectáculo da autoria de alguns alunos. Para a inauguração está previsto um recital pelos alunos do Clube Canto das Letras, da escola, acompanhado com música. O Clube do Canto das Letras é composto por todos os alunos que queiram melhorar o Português e por aqueles que têm algumas dificuldades, seja de escrita ou de dicção. Incentiva ainda o gosto pela poesia e pela escrita, explica uma das professoras envolvidas no projecto, criado e apresentado pela própria escola. Esta foi uma forma encontrada pela escola para, em conjunto com a associação de pais, "fazer um pé de meia", refere a docente Ana Paula Sousa, que integra a organização do projecto. Isto porque os alunos, através da criação de um livro ilustrado, que foram vendendo, e de alguns patrocínios, conseguiram amealhar os 14 mil euros necessários para a construção da tão ansiada e necessária cobertura do recreio. Segundo o Gabinete de Imprensa da Câmara de Gondomar, este tipo de intervenção é da responsabilidade do Ministério da Educação. Contudo, a autarquia garante ter dado apoios para a aquisição de material e na disponibilização do auditório municipal para os eventos de angariação de fundos. A última vez que a Câmara de Gondomar apoiou este projecto foi na época de Natal, quando adquiriu postais e lembranças feitas pelos alunos da escola. O JN tentou contactar algum responsável da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), uma vez que este tipo de intervenção seria da responsabilidade do Ministério da Educação, mas ninguém se mostrou disponível para falar. "Finalmente, há sombra nas bancadas", regozija-se Diana, do 9.º ano, que ansiava pela construção da cobertura. "Agora temos uma boa sombra, coisa que não tínhamos", repete Marta, do 8.º ano. A construção da cobertura termina hoje de manhã e alguns alunos referem a importância que tem para eles. A escola não tinha qualquer espaço coberto no exterior, o que "tornava os intervalos chatos", relata Marta, salientando que espera que agora sejam melhores. O espaço é inovador - no chão terá relva artificial e estará decorado com flores - e será utilizado já hoje, com a realização do espectáculo de inauguração. Cerca de uma centena de alunos que fazem parte deste projecto desde o início vão participar na festa. A confecção das roupas ficou a cargo dos encarregados de educação.

"JN"
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,797
Gostos Recebidos
0
Bênção de animais acidentada

Um morto, um ferido grave e um outro ligeiro, para além, de inúmeras pessoas que se sentiram mal foi o balanço da cerimónia de bênção dos animais, que todos os anos leva milhares de pessoas a Mixões da Serra, em Vila Verde.

O passado domingo ficou marcado pelo imenso trabalho dos bombeiros vilaverdenses ajudados pelos seus congéneres de Terras de Bouro. Com mais de quatro mil pessoas e muitos animais, o dia ficou assinalado com a morte de um homem, vítima de uma paragem cardiorrespiratória. Segundo informações recolhidas pelo JN, o homem tinha cerca de 50 anos e já sofreria de problemas cardíacos. Tocador e cantador do rancho folclórico de Souto, Arcos de Valdevez, grupo convidado a abrilhantar a festa, o homem sentiu-se mal depois da actuação do rancho. Activados os meios de socorro, estes não conseguiram reverter o ataque cardíaco. A organização decidiu parar com as actuações ao vivo depois de ter tomado conhecimento do desfecho trágico. Uma mulher, mais nova, sofreu também um acidente quando caiu do cavalo em que seguia tendo a queda provocado a fractura da coluna. A vítima foi assistida pelos bombeiros de Vila Verde e de Terras de Bouro e pela VMER de Braga tendo sido transportada de helicóptero para o Hospital de S. Marcos. A mulher descia os acessos a Mixões da Serra depois de ter levado o animal à cerimónia da bênção quando se deu o acidente. De manhã, os voluntários de Vila Verde já tinham assistido a um outro homem que levou uma patada de um dos animais, resultando daí ferimentos nas duas pernas. Segundo os bombeiros de Vila Verde houve ainda muitos desmaios, motivados se calhar, pelo fenómeno de contágio, natural em pessoas com mais de 50 anos e com dificuldades de locomoção. Os bombeiros e agentes de segurança criticaram também a falta de organização e o caos da bênção dos animais em Mixões de Serra. É que muitas vezes, o socorro não é prestado com a devida rapidez porque se torna praticamente impossível circular nas vias de acesso ao santuário. Uma situação que é preciso rever, urgentemente, nos próximos anos, diz um elemento ligado às forças de segurança.

"JN"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vialonga - Fogo na churrasqueira do Centro Comercial obriga a evacuação de edifício

13 Jun 2008, 14:29h

Um incêncio que deflagrou esta sexta-feira na churrasqueira do Centro Comercial de Vialonga obrigou à evacuação de cerca de 30 pessoas que se encontravam no edifício, segundo fonte dos bombeiros. O fogo, que deflagrou cerca das 12h30, não provocou vítimas.

As chamas ficaram circunscritas ao espaço da churrasqueira, mas alastraram pela tubagem que se encontrava com gordura no interior. Os logistas, tal como os moradores que se encontravam no prédio, ausentaram-se do local durante cerca de duas horas. No local estiveram cinco veículos dos bombeiros.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Sardoal acolhe base de força especial de bombeiros

13 Jun 2008, 11:11h

Uma Força Especial de Bombeiros (FEB), composta por 40 bombeiros especializados, vai ficar instalada em permanência no Sardoal. Trata-se de equipas helitransportadas vocacionadas para o ataque nos primeiros 20 minutos após a detecção de um incêndio florestal. Os edifícios onde já funcionaram uma escola e um centro de saúde foram cedidos pelo município para base permanente de apoio logístico ao grupo de "Canarinhos" do distrito de Santarém.

"Esta equipa de "Canarinhos" vai ter a sua base permanente em Sardoal, uma região que, pelas suas características e localização geográfica, está no coração de uma zona muito flagelada pelo fenómeno dos incêndios", referiu o secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, durante a assinatura do protocolo, no dia 12 de Junho. "Pela sua flexibilidade táctica, esta equipa de profissionais pode acorrer a qualquer situação no distrito de Santarém, mas também na região do Pinhal Interior ou em qualquer ponto do País que o justifique", afirmou o governante.

A nível nacional, a Força Especial de Bombeiros "Canarinhos" é composta por um conjunto de 210 efectivos, distribuídos por sete distritos considerados de elevado risco: Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Évora, Beja e Setúbal. Nos outros 11 distritos, operam Grupos de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, unidade preparada para acções de prevenção e de intervenção de primeira linha com um total de 720 elementos.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Samora Correia - Just Girls cantam esta noite

13 Jun 2008, 08:14h

Samora Correia recebe esta noite um concerto das Just Girls. A banda feminina dos Morangos com Açúcar vai actuar na zona ribeirinha da vila a partir das 22h00 e são esperados mais de três mil espectadores.

O grupo lidera o top de vendas e o espectáculo está a gerar expectativa em toda a região por ser o primeiro na zona do Ribatejo. Depois da actuação no Rock in Rio, "milhares de fãs estão mobilizados para mais uma noite de loucura”, refere José Manuel Geada da comissão organizadora. O espectáculo agendado com meses de antecedência vai servir também para angariação de fundos para o Grupo Desportivo de Samora Correia, clube que envolve mis de 300 jovens praticantes.

O concerto deverá abrir com o tema “Bye Bye (vou-me divertir)” e termina quase duas horas depois com “Não te deixes vencer”, uma das músicas mais apreciadas pelos fãs da banda.

A popularidade de Anabela, Xana, Alice e Carolina está no auge. “É a banda de maior sucesso junto das crianças e jovens e acreditamos que o público de toda a região vai assistir. É um concerto para pais e filhos”, explica o organizador.

Os bilhetes custam 10 euros e estão à venda nas bilheteiras junto da zona ribeirinha e nas lojas: Ursinho Guloso, O Pote, Supermercado Supersol, Tabacaria Dominó e nas papelarias do Pingo Doce e Zélita no Porto Alto. Os jovens podem ainda adquirir o bilhete na portaria da Escola Profissional de Salvaterra de Magos. O MIRANTE é parceiro media da organização.



O MIRANTE
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,597
Gostos Recebidos
91
São Lourenço com novo apoio de praia

São Lourenço com novo apoio de praia

Visando contribuir para a melhoria das condições de utilização e habitabilidade do espaço balnear, a Câmara Municipal de Mafra inaugura, no próximo dia 14 de Junho, pelas 15 horas, em S. Lourenço, o novo apoio de praia. Esta intervenção insere-se no âmbito do projecto global de requalificação que a autarquia tem vindo a desenvolver na frente costeira concelhia.


O edifício organiza-se segundo dois volumes assentes sobre uma plataforma comum, sobrelevada. No volume menor, mais próximo do estacionamento e directamente relacionado com o acesso à praia, localizam-se as funções informativa e comercial. O segundo volume, de maior expressão, alberga outras funções de apoio aos utilizadores da praia, nomeadamente, balneários, instalações sanitárias, posto de primeiros-socorros e arrumo de material de apoio à praia. A disposição longitudinal dos dois corpos orienta-se segundo a linha do mar, pretendendo disponibilizar, aos utentes, uma vista privilegiada sobre o oceano.


O referido projecto obedece a um conceito tipificado e predefinido, que foi desenvolvido em função das características específicas das praias do Concelho de Mafra, numa perspectiva de uniformização das construções existentes ao longo da frente marítima.


Por:eek:ericeira




633488968186718750.jpg
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Vila ReaL: GNR deteve, em Alijó, casal na posse de cannabis

A GNR deteve hoje um casal na posse de 101 plantas de cannabis em São Mamede de Riba Tua, concelho de Alijó, disse à Lusa fonte da GNR.

Segundo a fonte, o casal, um homem de 36 anos e de naturalidade alemã e a mulher portuguesa de 34, tinha a cannabis plantada num anexo à sua casa.

A detenção foi o culminar de investigações que já decorriam há algum tempo.

PLI.

Fonte Inf.-Lusa/Fim


.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Sintra:Criança presenciou o pai matar mãe à facada

Criança presenciou o pai matar mãe à facada

Um homem, de 46 anos, esfaqueou até à morte, na Rinchoa (Sintra), a mulher, de 41, defronte do filho menor. A vítima tinha pedido o divórcio há cerca de um mês, mas o marido não aceitou e acabou por matá-la.

Gonçalo, de apenas 10 anos de idade, assistiu à morte da mãe, infligida pelo próprio pai que, com uma faca, a golpeou várias vezes no tórax, nas costas e no peito. A criança apercebeu-se da violência da discussão entre os progenitores e os gritos da mãe levaram-no a chamar o irmão mais velho, que dormia num dos quartos do 6º direito, do nº 28 da Rua Casal da Serra, na Rinchoa. Quando chegaram à cozinha, era tarde demais e a mãe já se encontrava ensanguentada no chão. As tentativas de reanimação realizadas pelo INEM revelaram-se infrutíferas e o homicida acabou por ser detido pouco depois, ainda em casa, sem qualquer resistência. Foi ouvido no tribunal de Sintra e ficou em prisão preventiva. O menor foi de imediato acompanhado por uma equipa de psicólogos e, por agora, ficará a cargo do irmão mais velho e de um tio. Ontem, o dia era de pesar na casa da família Leitão e, no prédio onde viviam, os vizinhos não escondiam a consternação. Ao JN, o irmão da vítima, Albino Alves, lamentou a atitude do cunhado, que já havia sido operado três vezes devido a um tumor. "Não lhe tenho raiva. Sofro, porque não vou voltar a ver a minha irmã e os meus sobrinhos ficam sem mãe", disse Albino Alves, entre lágrimas. O irmão da vítima confidenciou que a sua irmã tinha pedido o divórcio ao marido, mas que ele não tinha aceite bem a ideia. "Ela queria o divórcio porque ele bebia muito e ela estava infeliz. Já há muito tempo que discutiam e ontem ele voltou a beber e depois de outra discussão aconteceu aquilo", relatou, para deixar um apelo: "Espero que todas as mulheres vejam este exemplo. Quando pensarem em pedir o divórcio aos seus maridos aconselho-as a saírem logo de casa sob pena de virem a ser mortas como a minha irmã". O filho mais velho do casal, Ruben, de 20 anos preferiu não falar ao JN. Visivelmente agastado, tentava arrumar a casa, ainda com marcas da ocorrência do crime, e tentava organizar o lar para ele e os irmãos menores. "Calma", apelavam os vizinhos que ia tocando à sua porta para o reconfortar. Ruben acenava em jeito de agradecimento mas muito triste. Lilia Marcinschi vive há dois anos no apartamento do lado. Abalada, disse apenas que o homicida "era uma pessoa normal, apesar de beber muito". Quanto à vítima, emoção no lamento: "Era uma boa mãe".

Susana Otão

Fonte:JN
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Alentejo XXI: 14º Congresso arranca hoje para debater desenvolvimento e regionalizaçã

Alentejo XXI: 14º Congresso arranca hoje para debater desenvolvimento e regionalização

14 de Junho de 2008, 06:15

Beja, 14 Jun (Lusa) - A regionalização e a estratégia e os instrumentos para o desenvolvimento do Alentejo vão ser debatidos no 14/0 congresso sobre a região, que arranca hoje, em Beja, sem a participação institucional do PS e PSD.

Após 13 edições desde 1985, a última há quatro anos em Montemor-o-Novo (Évora), o 14/0 Congresso Alentejo XXI, com mais de 450 inscrições a título individual e de entidades, vai decorrer, até domingo, no Teatro Municipal Pax Julia.

"O congresso pretende, sobretudo, encontrar caminhos para o futuro do Alentejo e que tirem a região do ciclo de subdesenvolvimento dos últimos anos", explicou à agência Lusa o porta-voz do secretariado permanente e autarca anfitrião do encontro, Francisco Santos (CDU).

"É preciso afirmar a importância do Alentejo para o desenvolvimento do país e encontrar a estratégia e os instrumentos para desenvolver a região e contrariar o declínio demográfico", preconizou o presidente da Câmara de Beja.

Entre os oradores e congressistas contam-se autarcas, sindicalistas, empresários e representantes de cooperativas, colectividades culturais e desportivas, associações de desenvolvimento local e instituições de ensino, saúde e de solidariedade social.

Sob o lema "Caminhos de Futuro", o debate vai decorrer em torno das intervenções de 19 oradores distribuídas por três painéis.

A estratégia e os instrumentos para o desenvolvimento do Alentejo serão os temas dos dois painéis de hoje e com um total de 14 intervenções.

No domingo de manhã, os trabalhos continuam com o terceiro painel dedicado à regionalização, que contará com intervenções de autarcas, do secretário-geral da UGT da Extremadura (Espanha) e de um deputado regional para falarem da experiência autonómica naquela região espanhola.

No Alentejo, com pouco mais de 500 mil habitantes espalhados por 47 concelhos, a criação das regiões administrativas suscita discórdia entre dirigentes políticos e autarcas.

Apesar de existir uma maioria favorável à criação de uma região no Alentejo, a única que deu a vitória ao "Sim" no referendo sobre a regionalização em 1998, continuam a ouvir-se várias vozes dissonantes, que levantam dúvidas e interrogações, sobretudo entre os social-democratas.

Autarcas e dirigentes socialistas e comunistas vêem com bons olhos uma só região Alentejo, agrupando os 47 concelhos dos distritos de Évora, Portalegre e Beja e do litoral alentejano, mas da parte do PSD surgem receios e dúvidas, com a distrital de Beja a inclinar-se para duas regiões e autarcas de Portalegre a lançar mais interrogações.

Enquanto o presidente da Câmara de Fronteira, Pedro Lancha, também líder da distrital de Portalegre do PSD, defende "uma regionalização com base no municipalismo", o autarca social-democrata de Portalegre, Mata Cáceres, considera que o norte alentejano "aparece sempre numa posição subalterna nas políticas que dizem respeito a todo o Alentejo", admitindo mesmo juntar-se a concelhos da Beira Interior, em detrimento dos vizinhos alentejanos.

No final dos trabalhos, segundo Francisco Santos, o secretariado permanente deverá criar uma comissão que irá funcionar como "observatório" e acompanhar a aplicação das conclusões da declaração final do encontro e que se manterá em funções até à realização do 15/0 Congresso Alentejo XXI.

O fórum não vai contar, contudo, com a participação institucional do PS e do PSD, embora vários autarcas de ambos os partidos já tenham garantido a sua presença, como é o caso do socialista José Ernesto Oliveira (Évora) e do social-democrata Mata Cáceres (Portalegre).

Pela parte do PCP, Miguel Madeira, da Direcção da Organização Regional de Beja do PCP, confirmou a participação institucional dos comunistas alentejanos no congresso, justificando tratar-se de "um espaço de debate onde irão ser discutidos, sem preconceitos, os caminhos para um futuro melhor para o Alentejo".

A comissão organizadora do congresso integra, entre outras entidades, as câmaras municipais de Beja, Évora e Portalegre, Casa do Alentejo, núcleos empresariais de Évora e Beja e a Universidade de Évora.

LL/MLM.

Fonte:Lusa/Fim
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo