• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Mora: Governo e autarcas do Alentejo Central reúnem-se hoje em Évora

16 de Junho de 2008, 06:15

Évora, 16 Jun (Lusa) - O secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, reúne-se hoje, em Évora, com os presidentes de câmara do Alentejo Central para analisar a reivindicação do município de Mora de integrar aquela unidade territorial.

A reunião do governante com os autarcas alentejanos está prevista para as 16:30, no Governo Civil de Évora, debruçando-se sobre a constituição da Nomenclatura de Unidade Territorial III (NUTIII) do Alentejo Central.

O município de Mora (CDU) tem protestado por, de acordo com o modelo que define as NUTIII, publicado em Diário da República em Abril, continuar integrado na NUT do Alto Alentejo (Portalegre), em vez de passar para a do Alentejo Central (Évora).

Os habitantes do município já realizaram duas manifestações, uma na sede de concelho e outra em Évora, para defenderem a integração no Alentejo Central, recordando que Mora faz parte do distrito de Évora desde o século XIX.

O município já apelou ao Governo para que "permita o reajustamento da situação" e corrija o "erro técnico que tem vindo a afectar Mora, política, económica, social e institucionalmente, há 20 anos".

Há menos de duas semanas, o secretário de Estado Adjunto e da Administração Local defendeu, em declarações à agência Lusa, a necessidade de ser aprofundado o diálogo sobre esta matéria, criticando as manifestações e a "lógica da contestação".

"Um conselho para o presidente da Câmara de Mora, nesta matéria, é que ele não tem nenhum problema de diálogo com o Governo, tem é um défice de diálogo com os seus colegas autarcas e esse diálogo é fundamental", afirmou.

Em reacção a estas declarações, o autarca de Mora, José Manuel Sinogas, acusou Eduardo Cabrita de ter feito "batota" ao "alterar um projecto de decreto-lei, na sequência de pressões feitas pela calada da noite por autarcas socialistas do distrito de Évora".

"O senhor secretário de Estado está de má-fé", acusou José Manuel Sinogas, em declarações à Lusa, assegurando que o projecto de decreto-lei, "antes de alterado", contemplava a integração de Mora na NUT do Alentejo Central.

Segundo o presidente da Câmara de Mora, a reivindicação para que o concelho integre o Alentejo Central vem desde 1999, quando foram também reestruturadas as NUT II e III.

As diferentes forças partidárias representadas nos órgãos autárquicos de Mora são unânimes na defesa da integração do concelho na unidade territorial do Alentejo Central.


RRL/MLM/HYT.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Revista da Imprensa dos Açores
16 de Junho de 2008, 10:07

Ponta Delgada, 16 Jun (Lusa) - A derrota da selecção portuguesa frente à Suíça, por 2-0, num jogo do Euro2008, constitui notícia de destaque na edição de hoje do Açoriano Oriental.

Com o título "Portugal derrotado pela Suíça em Basileia", o jornal escreve que a "selecção portuguesa despediu-se da primeira fase do Euro2008 com um desaire por 2-0".

"Cem escalas de cruzeiros por ano é o objectivo" para o cais de Ponta Delgada é outro dos destaques do jornal, que publica uma entrevista com o presidente da Portos dos Açores, Carlos Adalberto Silva.

O Açoriano avança, ainda, que "Carlos César revela patriotismo nos EUA", onde o presidente do Governo Regional defendeu que "nunca podemos deixar de dizer que somos portugueses, mesmo que vivamos noutro país qualquer".

No desporto, o matutino noticia que os "Estados Unidos e Médio Oriente querem Pauleta", avançado que admite que "tem em carteira propostas bastante interessantes" de clubes de futebol estrangeiros.


PC

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Eu cheguei a juntar centenas de kilos para ajudar um menino que foi a cuba. Infelizmente esse menino já faleceu... :isso_se_faz:
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
16.06.2008

cminho.jpg
dsul.jpg
dviseu.jpg
d21.jpg
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Póvoa de Varzim: Barco encalhado

Três tripulantes escaparam ilesos.

Uma avaria no motor deixou um barco de pesca artesanal está encalhado desde a meia-noite na Póvoa de Varzim. Os três tripulantes conseguiram escapar ilesos, mas a embarcação ficou parcialmente destruída.

Os pescadores queixam-se da ausência de socorro, num local que fica a pouco metros do cais.

Uma avaria no motor deixou o barco à deriva, até ficar encalhado na praia dos banhos.

Ao longo de toda madrugada, vários pescadores desesperaram pela chegada de um meio de socorro capaz de salvar o "Viva Jesus".

O barco deve começar a ser retirado por volta das 9h00, altura prevista para a chegada de uma grua.

SIC
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Marco de Canaveses: Avelino Ferreira Torres anuncia candidatura

Avelino Ferreira Torres, actualmente vereador na Câmara de Amarante, anuncia quinta-feira a sua candidatura à Câmara do Marco de Canaveses, município a que presidiu durante mais de 20 anos, disse hoje o autarca em declarações à agência Lusa.

O antigo presidente da autarquia do Marco de Canaveses, que se candidatou em 2005 à presidência da Câmara de Amarante - de onde é natural - tendo sido eleito vereador, justifica o seu regresso ao Marco de Canaveses "com o apelo de milhares de marcuenses que o querem ver de novo a presidir aos destinos do município.

"O que me faz regressar ao Marco, depois deste interregno, são os pedidos contínuos que comecei a ter passados alguns meses após ter saído [da Câmara do Marco], que agora já se contabilizam em milhares de pessoas", afirmou Avelino Ferreira Torres.

"É por mail, é na rua, é por escrito, é por telefone", acrescentou o autarca, referindo-se à forma como os seus potenciais eleitores o contactam.

Segundo o autarca, a candidatura será apresentada na tarde de 19 de Junho, em Marco de Canaveses, em local ainda a designar.

"Nada me faz correr. Não sou candidato contra ninguém, sou candidato pelo Marco e pelo povo do Marco", enfatizou.

Questionado pela Lusa sobre o que fará diferente da sua gestão de 22 anos, Avelino Ferreira Torres considerou "não ter de fazer muito diferente do que vinha a fazer até 2005".

"Trabalho, trabalho e trabalho", disse apenas.

Já em relação à actual gestão do PSD, que ganhou por maioria a presidência da autarquia em 2005, Ferreira Torres foi mais directo.

"Vou fazer menos festas e festinhas e menos comezainas", sustentou.

Além da candidatura de Avelino Ferreira Torres, agora confirmada pelo próprio depois de algumas semanas de rumores, deverão concorrer nas eleições autárquicas de 2009, em Marco de Canaveses, o Partido Socialista (através do seu líder da Concelhia, Artur Melo), o PSD (que deverá recandidatar o actual presidente Manuel Moreira) e ainda a CDU.

Ferreira Torres adiantou ainda que pode concorrer pelo CDS-PP ou formar um movimento independente no Marco de Canaveses, decisão que manterá em aberto até saber se a lei eleitoral autárquica vai ou não ser alterada.

Na sua área política, a centrista, tem vindo ganhar terreno uma candidatura liderada pelo seu antigo "número dois" e candidato no último acto eleitoral pelo CDS-PP, Norberto Soares, que não se conformou com a derrota em 2005, numa altura em que era presidente, em exercício de funções.

Avelino Ferreira Torres também revelou hoje à Lusa que quer falar com todos os candidatos que surgirem na sua área política.

Admitiu mesmo integrar Norberto Soares como "número dois" da sua lista, reeditando a candidatura apresentada às eleições autárquicas de 2001.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Valada do Ribatejo - Idosa morre no desabamento de parede interior

16 Jun 2008, 15:29h

Uma mulher com 92 anos morreu devido ao desabamento de uma parede interior da sua habitação, em Valada, Cartaxo, disse fonte dos bombeiros.

David Lobato, segundo comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, disse que o corpo da senhora, que residia sozinha, foi encontrado na manhã desta segunda-feira, suspeitando-se que a parede tenha desabado durante a noite.

No local esteve a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital de Santarém, que confirmou o óbito, tendo o corpo sido entregue à família.

Os bombeiros foram chamados cerca das 11:30, tendo enviado para o local três viaturas, adiantou.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Benavente - Protecção Civil apela à limpeza dos terrenos

16 Jun 2008, 16:44h

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Benavente está a apelar aos proprietários que procedam à limpeza dos seus terrenos de forma a prevenir os incêndios.

"Para sua segurança e dos outros proceda à limpeza de mato ou outra vegetação que possa originar a ocorrência de um incêndio", lê-se no comunicado. "Esta limpeza deve ser feita antes do tempo quente em propriedades existentes dentro dos aglomerados urbanos ou no interior das zonas florestais".


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Samora Correia - Duas mil pessoas no funeral do adjunto Pernes

16 Jun 2008, 21:03h

Mais de duas mil pessoas participaram na tarde e segunda-feira no funeral de José Pernes, adjunto dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia. O corpo esteve em câmara ardente no quartel dos bombeiros de onde saiu para o cemitério de Samora Correia com centenas de bombeiros de toda a região e centenas de populares a formarem um cortejo fúnebre com mais de um quilómetro de extensão.

O adjunto dos bombeiros faleceu na madrugada de sábado, vítima de doença súbita. O bombeiro foi encontrado sem vida pela esposa de manhã. Os colegas estranharam a sua ausência numa acção de formação e o facto de não atender o telefone. Foram à sua residência e “quando a esposa o ia acordar” viu que não reagiu. A autópsia realizada esta manhã deverá ter esclarecido a causa da morte, mas fonte dos bombeiros disse que a mesma não foi revelada.

José Pernes era formador de bombeiros e tinha estado a dar formação em Salvaterra de Magos na noite de sábado. Depois esteve a conviver com bombeiros amigos nas festas de Salvaterra de Magos, tendo regressado a casa cerca das 03h00.

A notícia provocou o choque em dezenas de bombeiros da corporação que estão a ser acompanhados por uma equipa de psicólogos. José Pernes era o líder activo da corporação e apontado como o natural sucessor do actual comandante Miguel Cardia.

Bombeiros das corporações de Benavente, Salvaterra de Magos, Vila Franca de Xira e Alcochete estão a assegurar os serviços na área dos bombeiros de Samora até que os bombeiros locais recuperem.

José Pernes deixou viúva e uma filha de sete anos.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - Estação dos Correios assaltada

16 Jun 2008, 17:28h

A estação dos CTT de Santarém foi assaltada durante a madrugada de segunda-feira, tendo sido furtados da zona de encomendas três computadores portáteis e produtos de beleza, disse fonte policial.

Segundo a PSP, os assaltantes penetraram na zona de encomendas, tendo aberto várias embalagens.

Em consequência do assalto, a estação dos CTT de Santarém esteve encerrada durante a manhã, enquanto elementos da inspecção judiciária da PSP de Santarém faziam recolha de elementos para a investigação. A fonte adiantou que vão ser analisados os registos de vídeo-vigilância para a eventualidade de terem recolhido imagens dos assaltantes.

Estação de Correios de Santarém encerrada

Na manhã de segunda-feira os utentes depararam com um aviso na porta da estação onde se alegavam “motivos de força maior” para o encerramento e se prometia que seriam breves. O MIRANTE contactou os Correios logo nessa manhã, mas ninguém quis prestar quaisquer informações, remetendo o caso para os serviços de relações públicas da empresa em Lisboa, que também nada adiantou. O chefe dos Correios de Santarém disse apenas tratar-se de “problemas alheios” à empresa.


O Mirante
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vialonga - Projecto educativo junta comunidade cigana na sala

16 Jun 2008, 06:59h

Número de faltas já desceu para metade.

Um projecto educativo que juntou nas salas de aula meninos da comunidade cigana de Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, já fez descer para mais de metade o número de faltas dos alunos.

O projecto arrancou há dois anos com três meninos e pouco depois já contava com 19. “Nessa altura tive que pedir o desdobramento da turma”, diz com orgulho o professor Norberto Silva da Escola do Cabo, em Vialonga, onde já existem duas turmas do primeiro ciclo de regime curricular alternativo.

Mais do que aprender a ler os meninos aprendem a estar em sociedade. “Oitenta por cento do projecto visa trabalhar a socialização”, explica o docente. Os meninos tomam o pequeno-almoço e o almoço na escola e já iniciaram hábitos de higiene oral.

A presidente do agrupamento de escolas de Vialonga, Armandina Soares, explica que há ainda todo um trabalho a fazer na sensibilização para os hábitos de higiene, mas lembra que se não pode avançar muito mais até que as comunidades sejam realojadas e tenham os mínimas condições.

Para Armandina Soares é importante que ao longo do projecto as famílias percebem que para ter direitos têm também que cumprir os seus deveres e não podem ficar como eternos dependentes do sistema de segurança social evitando que o problema se transfira para a geração seguinte. “Não devem ser os pedintes nacionais permanentes”, remata.

Leia a reportagem completa na próxima edição semanal de O MIRANTE que sai à quinta-feira.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - Jovem de Arruda dos Vinhos foi eleita Rainha das Vindimas

16 Jun 2008, 06:41h

A candidata representante do município de Arruda dos Vinhos, Patrícia Flausino, foi a vencedora da edição do concurso Rainha das Vindimas que pela primeira vez se disputou a nível nacional.

A disputa do “ceptro” realizou-se na noite de sábado, 14 de Junho, no auditório do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, (CNEMA) no âmbito do Festival Nacional do Vinho que decorreu durante a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.

O palco não foi uma estreia para Patrícia Flausino, que aos 18 anos encara os desfiles apenas como um hobbie. “Estou a terminar o 12º ano e gostaria de seguir medicina. As médias são muito altas, mas vou tentar", disse.

Rute Mateus (Bombarral), Sara Bilro (Redondo), Raquel Martins (Cartaxo), Vanessa Ferreira (Palmela), Melanie Vicente (Torres Vedras), Cristina Ferreira (Santarém), Alexandra Domingos (Cadaval) e Ana Baltazar (Borba) foram as participantes de um concurso que tem como principal objectivo prestigiar a beleza das candidatas, mas também avaliar os seus conhecimentos sobre a vinha e o vinho. A organização foi da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Futura prisão de Lisboa e Vale do Tejo pode ficar em Fazendas de Almeirim

17 Jun 2008, 08:49h

O futuro Estabelecimento Prisional de Lisboa e Vale do Tejo poderá ficar instalado em Fazendas de Almeirim, com a assembleia de freguesia a votar uma proposta de protocolo com o Ministério da Justiça.

José Sousa Gomes, presidente da Câmara Municipal de Almeirim (PS), disse à agência Lusa que, assim que se soube da intenção do Ministério da Justiça de construir novos estabelecimentos prisionais e da alienação da Penitenciária de Lisboa, a autarquia iniciou de imediato contactos para atrair o investimento.

Fonte do Ministério da Justiça confirmou à Lusa que “tem havido diligências” entre as três entidades “para localização do Estabelecimento Prisional de Lisboa e Vale do Tejo naquela freguesia”, escusando-se a adiantar mais pormenores.

Na segunda-feira à noite, a Assembleia de Freguesia de Fazendas de Almeirim votou uma proposta de protocolo, na qual se inclui uma cláusula que prevê a cedência de cerca de 40 hectares de uma herdade, com perto de 580 hectares, propriedade da freguesia, disse à Lusa o presidente da Junta, Manuel Bastos Martins.

Esse protocolo prevê que os reclusos em regime aberto fiquem a trabalhas na freguesia, nomeadamente na conservação e limpeza da mata da herdade, mas também de caminhos e outras infra-estruturas da freguesia, adiantou.

Por outro lado, a população da freguesia poderá usufruir de infra-estruturas do estabelecimento prisional, nomeadamente do Polidesportivo, estando, segundo Sousa Gomes, a ser negociadas parcerias entre os Ministérios da Justiça e da Saúde para que a prestação de cuidados de saúde se estenda à população local.

“Vamos ter uma nova população de cerca de 1.500 pessoas (entre reclusos, entre 800 a 900, e funcionários), equivalente à de Paço dos Negros, uma das duas povoações mais próximas (a outra é Marianos)”, disse Bastos Martins.

Sousa Gomes realçou ainda que, não podendo o Ministério da justiça dar preferência a recursos humanos locais em eventuais contratações, há um conjunto de empregos indirectos que são criados.

Acresce ainda o conjunto de serviços que uma infra-estrutura deste tipo incentiva, desde limpeza, restauração, produtos agrícolas, procura de habitação, frisou.

Bastos Martins referiu também a inevitável melhoria das acessibilidades e dos serviços de transportes públicos, tendo em conta a população flutuante de visitantes.

Sousa Gomes adiantou que se prevê que o EP de Lisboa e Vale do Tejo, um investimento da ordem dos 50 milhões de euros, esteja concluído em 2010, “o mais tardar em 2011”.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Ourém - PSD quer agrupamento de centros de saúde

17 Jun 2008, 08:22h

Os deputados do PSD eleitos por Santarém defendem que um dos dois agrupamentos de saúde que vão servir o Médio Tejo seja sedeado em Ourém, tendo em conta que existem nesse concelho dois centros de saúde, em Fátima e Ourém. A previsão é a de que essas estruturas fiquem instaladas em Constância e Torres Novas.

Num conjunto de questões colocado ao Ministro da Saúde, Miguel Relvas, Mário Albuquerque e Vasco Cunha reclamam medidas para melhorar o funcionamento e atenuar a falta de pessoal clínico do Centro de Saúde de Ourém, onde existem cerca de 8 mil utentes sem médico de família.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - PCP preocupado com futuro da Drinkin

17 Jun 2008, 08:20h

O deputado do PCP Bernardino Soares que conhecer as perspectivas que o Governo tem em relação à empresa Drinkin, que explora a fábrica de cerveja Cintra Santarém, e as medidas que está a tomar visando a defesa dos postos de trabalho. Face à incerteza que se vive quanto ao futuro da unidade, o parlamentar comunista diz que “é indispensável que o Governo tome as medidas necessárias para preservar os postos de trabalho” dos 135 funcionários. Bernardino Soares pergunta ainda ao ministro do Trabalho e Segurança Social se a situação contributiva da empresa, designadamente para a segurança social, está em cumprimento com o legalmente disposto.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - Buzinão contra o aumento dos combustíveis em várias cidades do distrito

17 Jun 2008, 08:18h

A CGTP e o MUSP (Movimento de Utentes dos Serviços Públicos) estão a organizar, para dia 17 de Junho, em várias cidades do distrito de Santarém, um Buzinão contra o aumento dos combustíveis.

A central sindical irá também protestar contra as novas leis laborais, e o aumento dos preços dos bens de primeira necessidade, lutando a favor dos aumentos salariais e de melhores serviços públicos.

O Buzinão está marcado para Santarém, próximo ao ex-Presídio Militar, Tomar, junto ao Tribunal Judicial, e em Torres Novas, ao lado da Casa Sindical, pelas 17h00. Meia hora mais tarde, às 17h30, Entroncamento e Samora Correia juntam-se ao Buzinão. O ponto de encontro será na Estação da CP e no Centro Cultural, respectivamente.


O MIRANTE
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Crato, Portalegre: "James" e "Vaya con Dios" este ano no Festival do Crato

A banda de rock britânica "James" e os belgas "Vaya com Dios" são este ano os cabeças de cartaz do Festival do Norte Alentejano, a realizar de 26 a 30 de Agosto no Crato, anunciou hoje o município.

Pelo palco do certame, o mais antigo do género no distrito de Portalegre, vão ainda passar os portugueses Tim, Camané, Sara Tavares, Isabel Silvestre, GNR, Just Girls, 4Taste, Jorge Palma, Avô Cantigas, Pedro Quima, João Gil, Os Azeitonas e Rui Veloso.

Pelo Festival do Norte Alentejano já passaram, em anos anteriores, os Scorpions, Beach Boys, Azucar Moreno e Roger Hodgson (ex: vocalista dos Supertramp).

Os belgas "Vaya com Dios" estiveram previstos para o festival de 2007, mas o espectáculo acabou por ser cancelado.

O presidente da Câmara Municipal do Crato, Correia da Luz, disse hoje à agência Lusa que o Festival do Norte Alentejano já "atingiu um patamar elevado de qualidade".

Os espectáculos musicais são a principal componente da Feira de Artesanato e Gastronomia do Crato, certame que vai já na 24ª edição e que atrai anualmente milhares de visitantes.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Estaleiros de Viana vão construir megaiates de luxo para o Mónaco

Construção naval. Encomenda do armador SCS Liveras abre outro nicho de mercado

Cada um transporta 40 passageiros. Empresa não revela valores

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) acabam de celebrar um contrato para a construção de dois megaiates de luxo. A encomenda é de um armador monegasco e representa a entrada da empresa, detida pelo Estado, num novo tipo de negócio.

"É um passo significativo para a entrada na construção de sofisticadas embarcações de luxo, passando assim a integrar o grupo de elite dos construtores navais ocidentais neste segmento de mercado", explicou ao DN fonte da empresa, escusando-se a divulgar os valores deste contrato. Cada uma das embarcações terá capacidade para 40 passageiros e a entrega ao armador SCS Liveras está prevista para 2011, representando uma "nova responsabilidade" para o maior estaleiro naval português. "Vem demonstrar a capacidade de domínio de novas e elevadas tecnologias inerentes a este tipo de embarcações e, assim, responder às mais elevadas exigências dos armadores."

A construção destes dois mega-iates de luxo, com capacidade para transportar um helicóptero, será feita em Viana do Castelo, em parceria com a empresa Decon, especializada na decoração de interiores deste tipo de navios. A administração dos ENVC afirma que a encomenda da SCS Liveras, considerada a melhor companhia do mundo na sua categoria, "demonstra a maior confiança no potencial da empresa" e "prestígio para a indústria portuguesa".

Cada um destes megaiates de luxo conta com 97,30 metros de comprimento e pode atingir a ve- locidade de 15 nós. Um tipo de negócio que a empresa vê como uma opção de futuro. "Sob o ponto de vista estratégico, o futuro da construção naval na Europa passa pelo acesso e consequente penetração no exigente mercado dos armadores especializados em navios de cruzeiro e megaiates de grande luxo, pelo que este contrato assume especial relevância para a vida da empresa", remata a administração dos ENVC.

Numa outra área de negócio, a empresa conta entregar até ao final deste ano o primeiro navio de patrulha (NPO) à Marinha portuguesa, uma controversa construção que se arrasta desde 2005. Trata-se de um contrato assinado no âmbito do programa de reequipamento da Marinha, em que os ENVC deverão construir até 2012 um total de seis navios de patrulha, cada um com um custo que varia entre 35 e 40 milhões de euros, e mais dois equipados para o combate e tratamento da poluição marítima.

DN
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Madeira:Deslizamento de terras

Derrocada de grandes dimensões na Madeira danifica viaturas

Uma derrocada que arrastou pedras de grandes dimensões interrompeu esta manhã a circulação viária na estrada antiga que liga a Tábua e a Ponta do Sol, na zona oeste da Madeira
Em declarações à agência Lusa o responsável de serviço dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava adiantou que o deslizamento danificou duas viaturas que estavam estacionadas e a entrada de uma habitação.

De acordo com a mesma fonte, a derrocada, no sítio da Lombada, ocorreu por volta das 05h00 e «não provocou feridos».

«Foi uma derrocada enorme e para limpar aquilo vai ser preciso uma máquina em condições, pois caíram pedras com mais de cinco mil quilos», opinou a mesma fonte.

Acrescentou que ao local, onde compareceu também a PSP, deslocou-se pessoal da Direcção Regional de Estradas para limpar aquela via.


Fonte:Lusa / SOL
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo