• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
06 de Junho de 2008, 10:02

Porto, 06 Jun (Lusa) - Os diários do Porto destacam hoje o apoio manifestado por clubes europeus ao FC Porto e a manifestação de quinta-feira contra a revisão do Código Laboral em Lisboa.

"Apito Final: Cem clubes europeus fazem lóbi em defesa do FC Porto" é a manchete do Jornal de Notícias que acrescenta "Presidente da Associação Europeia de Clubes e do Bayern afirma que a suspensão é um equívoco".

Com uma fotografia de Cristiano Ronaldo, este diário destaca o título "Negócio: Sim ao Real".

O jogador do clube inglês Manchester United assumiu que quer jogar no Real Madrid, em Espanha.

O JN salienta também o homicídio de um industrial da Maia: "Morto dentro do carro de pés amarrados e regado com gasolina", e a manifestação de protesto contra a revisão das leis laborais: "CGTP junta 200 mil pessoas em Lisboa contra o Governo".

Este assunto faz a manchete do Primeiro de Janeiro: "Governo sob censura dentro e fora de Portas", referindo que no próximo dia 23 a CGTP calendariza novos protestos.

Destaca também o título "Junho livre de reuniões na Câmara do Porto", por causa dos feriados de 10 e 24 de Junho [ambos numa terça-feira dia de reunião do executivo].

"Proposta da tarifa de disponibilidade sob análise do gabinete jurídico da Câmara de Valongo", "parlamento chumba moção de censura2 e "Eleição da nova direcção parlamentar só depois do congresso" são outros temas na capa do Janeiro.


PM

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
06 de Junho de 2008, 10:00

Funchal, 06 Mai (Lusa) - O Diário de Notícias do Funchal diz hoje que os líderes parlamentares e deputados independentes na Assembleia Legislativa vão ter que devolver as subvenções recebidas em 2006.

Segundo o DN, esta é uma determinação do Tribunal de Contas, que não encontra justificações para a transferência daquelas verbas.

O DN diz ainda que a Madeira usa tóxicos proibidos na agricultura, já retirados em outros países, e que a família Ronaldo aluga chalet suíço até final do Euro 2008.

O Jornal da Madeira refere que a floresta da Laurissilva, Património Mundial Natural pela UNESCO, resiste às mudanças climáticas.

O JM adianta que os jogos do Europeu dão na RTP e que o advogado Henrique Pontes Leça também vai ser agraciado no dia 10 de Junho.

O Diário Cidade diz que os madeirenses estão com olhos postos no Euro 2008 e que a Câmara do Funchal vai premiar estabelecimentos com práticas ambientais.


EC

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
06 de Junho de 2008, 07:01

Lisboa, 06 Jun (Lusa) - A manifestação que quinta-feira reuniu em Lisboa 200 mil pessoas em protesto contra o Código Laboral, o preço do peixe e as dívidas dos partidos à banca são hoje assuntos em destaque nos jornais.

O Público explica "o que levou 200 mil à rua contra o Governo" e ilustra com uma fotografia da Avenida da Liberdade repleta de gente.

O Diário de Notícias (DN) refere que "descontentamento leva 200 mil à rua", colocando também na capa uma fotografia da manifestação promovida pela CGTP-IN.

Com chamadas de capa mais discretas, Jornal de Notícias (JN) e Correio da Manhã (CM) e escrevem respectivamente "CGTP junta 200 mil pessoas em Lisboa contra o Governo" e "Protesto da CGTP reúne 200 mil em Lisboa".

O Semanário escreve "200 mil na manif da CGTP" e acrescenta que os protestos sociais continuam na próxima semana.

O Diário de Notícias faz manchete com o preço do peixe que "sobe até 17 vezes do mar à mesa" e destaca ainda os dois processos sobre o Benfica que mantêm aberto o processo 'Apito Final'.

As dívidas dos partidos à banca preenchem hoje a chamada principal da primeira página do Correio da Manhã que afirma que quatro dos seis partidos com assento parlamentar (PS, PSD, CDS-PP e BE) devem 11 milhões de euros de empréstimos.

O jornal dá ainda conta do desejo do internacional português Ronaldo de jogar no Real Madrid.

O mesmo assunto é abordado na capa do Jornal de Notícias (JN) que escreve "Sim ao Real".

Na manchete o matutino afirma que mais de cem clubes europeus "fazem lobi" em defesa do FC Porto.

O Público dedica igualmente a manchete ao futebol e titula "Madaíl admitiu despedir Scolari após agressão ao jogador sérvio".

O 24horas faz manchete com o aparecimento na Cruz de Pau, na margem Sul, de uma adolescente de 13 anos de Rio Maior desaparecida há vários dias.

"Flávia já apareceu e o namorado é suspeito de pedofilia", escreve o jornal.

"Portugal obrigado a devolver milhões a Bruxelas" (Público), "Alegre não exclui abandonar PS" (DN), "Crise obriga a parar carne em casa" (CM) e "Pais protestam à porta da escola de aluna atropelada" (JN) são outros temas hoje na capa dos jornais generalistas.

O Diário Económico faz manchete com a possibilidade avançada quinta-feira pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, de haver novos aumentos nas taxas de juro e escreve "Trichet ameaça aumentar juros já em Julho".

O Jornal de Negócios (JdN) faz manchete com o projecto da Mota-Engil de criar um sistema concorrente com a Via Verde da Brisa.

O Semanário diz que a nova líder do PSD será obrigada a negociar apoios no Congresso de Guimarães e titula "Ferreira Leite com menos de 40 por cento dos delegados".

Apresenta ainda análises políticas sobre o que vai mudar com Ferreira Leite à frente dos social-democratas.

O Semanário Económico escreve em manchete "Relação entre Metalgest e Fundação Berardo investigadas", acrescentando que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pediu contas à Fundação Berardo para verificar se o empresário "faltou ao dever de informação quanto à imputação de participações cotadas".

As alegadas pressões do presidente do Benfica sobre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para castigar o líder do FC Porto e o conselho de Luís Figo a Cristiano Ronaldo para que aceite ir para o Real Madrid estão nas capas dos matutinos desportivos.

"Vai para Madrid sem receio, Ronaldo", aconselha Figo na capa de A Bola numa entrevista em que o futebolista afirma ter "confiança absoluta na selecção".

O jornal destaca ainda que "Deco não se treinou mas joga amanhã" contra a Turquia, no primeiro jogo de Portugal no Euro2008.

"Vieira pressiona FPF a castigar Pinto da Costa", anuncia O Jogo em manchete, referindo que o Benfica "reclama punição exemplar para o FC Porto" e que Luís Filipe Vieira "afirma que Madaíl [presidente da FPF] tem de demitir-se se os dragões não forem castigados".

O matutino desportivo refere que "Ronaldo fala de Madrid mas a mãe diz que ele está bem em Manchester" e que "real Madrid e Chelsea juntam-se ao Inter na corrida por Quaresma".

O Record também faz manchete com declarações de Luís Filipe Vieira sobre o caso UEFA-FC Porto, referindo que "FC Porto tentou ganhar fora de campo" e que "se pressões de Madaíl branquearem as decisões, ele deve demitir-se".

O jornal cita ainda uma declaração da mãe de Cristiano Ronaldo para garantir que o jogador não se transfere para o real Madrid: "continua em Manchester".


CFF/JPA

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vila Franca - Socialistas criticam “camarada” que dirige a Assembleia Municipal

6 Jun 2008, 07:46h

O presidente da mesa da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, João Gaspar (PS) foi alvo de vários reparos feitos pela presidente da câmara e pelo líder da bancada socialista pela forma como conduziu os trabalhos na última reunião realizada na terça-feira à tarde em Castanheira do Ribatejo. Um sinal de contestação que não é novo. No processo dos mouchões, no Verão de 2007, o presidente da mesa teve posição contrária à maioria dos eleitos do PS, suspendeu o mandato e colocou o lugar à disposição da comissão política concelhia, como revelou numa entrevista a O MIRANTE.

Depois de uma intervenção cirúrgica ao coração, João Gaspar, 70 anos, regressou à condução dos trabalhos com um voto de confiança dos socialistas, mas o seu estilo volta a ser contestado por vários responsáveis do PS e O MIRANTE apurou, junto de fonte próxima, que o autarca pode não concluir o mandato.

Na assembleia de terça-feira, Maria da Luz Rosinha fez um pedido de ordem à mesa e várias correcções ao modo como a reunião foi conduzida. A edil chegou a substituir o presidente da mesa, dando a palavra aos vereadores e fazendo sugestões sobre assuntos onde não deveria intervir. “É mais do que tempo de tomar conta da linguagem do deputado Carlos Patrão (BE)”, disse a presidente da câmara dirigindo-se a João Gaspar. O vice-presidente da câmara, Alberto Mesquita reforçou a crítica ao presidente da assembleia. “Só tenho pena que o senhor presidente não lhe tenha cortado a palavra”, adiantou.

Antes das críticas dos eleitos da câmara, José Carlos Lilaia, líder da bancada do PS, também tinha lamentado a tolerância exagerada da mesa da assembleia ao permitir o estilo e a linguagem usados pelo deputado do BE. “Deve conduzir os trabalhos com alguma elegância e dignidade”, referiu o deputado municipal do PS. “A mesa tem de tomar mais atenção na condução dos trabalhos. Para a bancada do PS, o período de carência do Bloco de Esquerda acabou”, concluiu.

O presidente da assembleia referiu que “não vale a pena empolar a situação” e apelou à serenidade e calma dos deputados. João Gaspar referiu que fez o que sempre foi feito, limitando-se a permitir a discussão sobre documentos apresentados à mesa da assembleia.

Depois das intervenções da presidente e vice-presidente da câmara, o líder da assembleia retomou a palavra para vincar que foi molestado por três vezes, mas recusou “transformar a mesa numa comissão de censura, provedoria de boas maneiras ou escola de moral”. João Gaspar responsabilizou os eleitos pelas suas intervenções. “Não empurrem para a mesa aquilo que é a responsabilidade individual de cada deputado”, concluiu.

Carlos Patrão interveio para dizer que as intervenções dos socialistas e a “ameaça da presidente da câmara” de o obrigar a


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
SANTARÉM - Toureiros contestam proibição de transmitir corrida TV

6 Jun 2008, 08:08h

Os toureiros contestam a decisão judicial que proíbe a transmissão em directo da corrida de touros da RTP, no domingo, em Santarém, alegando que "foi violentamente ignorada" a sua "acção de solidariedade e participação social".


O Tribunal de Lisboa proibiu a RTP de emitir antes das 22:30 a corrida de touros prevista para domingo às 17:00, por considerar que o programa é violento e susceptível de influenciar negativamente crianças e adolescentes.


A decisão foi tomada na sequência de uma providência cautelar interposta pela associação Animal que visava restringir a exibição televisiva de touradas pela RTP.


Em comunicado, o Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses, que é apoiado por estruturas de empresários, criadores e forcados, alega que a decisão judicial "poderá permitir que, em nome da boa formação das nossas crianças e jovens, argumentos ofensivos, sem fundamento e de má-fé venham substituir os exemplos de coragem, arte, destreza técnica e tradição, que são a base da tauromaquia".


"Com esta decisão foi violentamente ignorada a importante acção de solidariedade e participação social desempenhada, ao longo de muitos anos, pelos toureiros portugueses", adianta o Sindicato.


O comunicado é subscrito pela Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, Associação Nacional de Grupos de Forcados, Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, Associação Puro-Sangue Lusitano, Associação de Médicos Veterinários de Actividades Taurinas e Tertúlias Tauromáquicas Portuguesas.


Considerando que a transmissão de touradas "é susceptível de influir negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescente", como se lê na sentença judicial, o tribunal ordenou que a emissão só possa acontecer entre as 22:30 e as 06:00 e acompanhada de um identificativo visual permanente, sob pena de a estação ter de pagar 15 mil euros e incorrer em pena de crime de desobediência qualificada.


A decisão foi qualificada pela associação Animal como "verdadeiramente notável" por confirmar as "alegações avassaladoras contra a exibição televisiva de touradas e contra os perigos que esta representa - justamente pela violência contra os animais que exibe".


A Animal quer agora avançar com a acção principal do processo que pretende que as televisões "não voltem a transmitir touradas fora do período compreendido entre as 22:30 e as 06:00 e sem a difusão permanente de um identificativo visual apropriado".


A RTP anunciou que vai gravar a tourada de domingo e aguardar pela decisão da acção principal para efeitos de uma eventual transmissão.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Algarve: GNR deteve dois homens e uma lancha de tráfico de droga

06 de Junho de 2008, 10:58

Lisboa, 06 Jun (Lusa) - A Guarda Nacional Republicana (GNR) interceptou e apreendeu esta madrugada uma "lancha voadora", com dois homens a bordo, após perseguição e abalroamento das embarcações das autoridades pelos traficantes, disse à Lusa o Comando daquela força de segurança.

A "lancha voadora" proveniente da costa do norte de África foi detectada cerca das 04:30 da madrugada ao largo da Tavira pelos militares da GNR, que fugiu a alta velocidade subindo o Rio Guadiana, devido à perseguição de duas lanchas de patrulha de costa.

"Os traficantes detectaram as embarcações da GNR e fugiram para o Rio Guadiana, tendo entretanto descarregado os fardos de droga nas margens espanholas", explicou à Lusa a fonte da GNR.

A Guarda tinha montado um cordão de segurança com o objectivo de abordar e impedir a fuga da embarcação para o mar, sendo nesta altura que a lancha dos traficantes abalroou as embarcações da GNR tendo provocado danos nos barcos.

Momentos depois, quando a lancha voadora dos alegados traficantes tentava fugir em direcção ao mar, já sem os fardos de estupefaciente, as autoridades conseguiram apreender e deter os dois homens a bordo, bem como a lancha utilizada no transporte da droga, estando neste momento a ser rebocada para Vila Real de Santo António, disse a mesma fonte.

MPC.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Torres Novas - Estrada espera por alcatrão há 30 anos

6 Jun 2008, 07:53h

São apenas sete quilómetros mas parecem uma eternidade para quem circula na estrada do Alvorão, que liga Torres Novas à freguesia de Chancelaria. O percurso é feito aos solavancos devido às irregularidades da via, que a água da chuva fez abaular em muitos locais ao longo dos anos. Há 30 anos que a via está para requalificar, apesar das sucessivas promessas de arranjo por parte do município de Torres Novas.


Os automobilistas que por ali passam diariamente estão cansados da situação. João Fernandes, camionista de uma empresa de transporte de mercadorias, não se lembra de ver a estrada de outra maneira, mas recorda-se bem das promessas da sua requalificação. “São promessas políticas, é o que se sabe…”, desabafa, adiantando que apesar de se falar novamente na repavimentação da via não acredita que ainda será desta.


Os habitantes de Chancelaria são da mesma opinião. Diamantino Lourenço diz mesmo que só uma “revolução” popular poderá levar a câmara a agir. “O espírito do 25 de Abril ainda não passou por aqui. Se assim fosse o povo já teria criado uma comissão de utentes da estrada para exigir a realização da obra. Quem não reclama caminha sempre na retaguarda”.


Em declarações a OMIRANTE, uma fonte do município salientou que o projecto de requalificação da via está agora praticamente concluído e que o concurso para a obra deverá ser lançado em breve. O projecto, feito pelo Gabinete de Apoio Técnico (GAT), prevê a repavimentação, um tratamento freático específico para acautelar as águas que vêm das encostas e passeios nos dois lados da faixa de rodagem, em toda a extensão. De acordo com os números avançados, o custo da requalificação da estrada do Alvorão deverá ascender a dois milhões de euros.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
06 de Junho de 2008, 11:04

Ponta Delgada, 06 Jun (Lusa) - O julgamento de um comerciante acusado do homicídio de um alegado assaltante no quintal da sua casa, em São Roque, é uma notícia em destaque nas primeiras páginas de hoje de dois jornais diários açorianos.

O Açoriano Oriental diz que o caso remonta a 22 de Setembro do ano passado e acrescenta que o arguido garantiu em tribunal que "atirou para atingir, mas sem a intenção de matar", mas o Ministério Público "pede uma pena de prisão" para o comerciante.

Já o Diário dos Açores escreve que o comerciante que "se defendeu arrisca-se a prisão e a ter que pagar uma indemnização" à família da vítima do alegado assaltante.

"Conferência Internacional da ONU destaca projecto priolo na Rede Natura 2000", titula o Diário dos Açores, a propósito do programa desenvolvido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves para evitar a extinção daquela ave, que apenas pode ser encontrada em São Miguel.

"Trabalhadores Social-Democratas desafiam Presidente do Governo a baixar IRS" (Diário dos Açores) e "Família de três pessoas pode reduzir para um quarto a factura da água (Açoriano Oriental) são temas de primeira página dos jornais diários de São Miguel.

Ao centro da primeira página, o Açoriano publica uma fotografia da cerimónia de inauguração das obras de requalificação dos Poços de São Vicente Ferreira (São Miguel), com a presidente da autarquia a deixar críticas "a outros poderes que muitas vezes esquecem os problemas dos cidadãos".

O prazo de entrega de candidaturas para o projecto de transformação de lixos em combustíveis terminou na quinta-feira, adianta o Correio dos Açores.

"Diocese dos Açores lança ano de São Paulo", diz o mesmo diário, acrescentando que o Bispo dos Açores "rejeita ser mero gestor de uma empresa".

Em destaque ainda no Correio a manifestação do 06 de Junho de 1975 em Ponta Delgada, com a população e os lavradores da maior ilha açoriana "fartos da má administração" da altura.


APE.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Castanheira do Ribatejo - Vila Franca, Moradores da vivem "pesadelo" há seis anos

6 Jun 2008, 07:43h

“Pensava que era um sonho e está a ser um pesadelo há seis anos”. O desabafo é de Lurdes Pina, uma das moradoras da Quinta dos Anjos em Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira. A urbanização não faz jus ao nome e em vez dum paraíso, alguns habitantes dizem que vivem “num inferno”. As casas começaram a ser comercializadas em 2002, mas a maioria dos moradores ainda não tem licença de utilização sem a qual não pode realizar a escritura que certifica o título da propriedade. Ainda não são donos de pleno direito, mas há muito que sentem dores de cabeça pelos problemas dentro e fora de casa.

O único acesso à urbanização tem apenas 2,70 metros de altura e não permite a entrada do carro de recolha do lixo e das viaturas de combate a incêndios dos bombeiros. Há entulhos por remover, obras por concluir e nuvens de pó no ar provenientes das obras na vizinha urbanização da Cevadeira que alguns moradores acusam de estarem a causar danos nos seus prédios.

Os moradores não poupam o urbanizador por não cumprir com o acordado em relação a construção do acesso, da bacia de retenção, da piscina e de alguns arranjos exteriores que estão por concluir. Mas também apontam o dedo à câmara. “O construtor continua a construir e tudo é permitido na Quinta dos Anjos. A presidente Maria da Luz Rosinha reconhece razão aos moradores e assume parte do problema. “O gabinete jurídico da câmara tem de tomar medidas. Temos de colocar uma brigada fiscal em cima da situação”, referiu a edil que admitiu que os trabalhos na urbanização possam ser totalmente suspensos a curto prazo.

Um assunto para desenvolver na edição impressa de O MIRANTE de 12 de Junho.


O MIRANTE
 

helder75

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
estes filhos da p*ta falsos pretensores da protecção animal comem carne, andam aos pontapés aos animais como alguns casos bem conhecidos de membros dessas assossiações em coimbra e ainda vêm dar uma de moralistas... :isso_se_faz:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Madeira: Nova escola do Rancho/Caldeira abre em Setembro

06 de Junho de 2008, 13:24

Funchal, 06 Jun (Lusa) - A deputada do PSD-M na Assembleia Legislativa da Madeira, Sónia Pereira, revelou hoje que a nova escola básica com pré-escolar Rancho/Caldeira, em Câmara de Lobos, entra em funcionamento no ano lectivo 2008/2009.

O grupo parlamentar do PSD-M fez hoje uma visita às obras deste estabelecimento de ensino, tendo a deputada revelado esta infraestrutura que irá dotar este sítio com ensino pré-escolar e actividades a tempo inteiro.

Esta nova escola substituirá as actuais instalações em pré-fabricados localizados no Rancho, servindo uma população escolar de 245 alunos.

Com um polidesportivo a céu aberto, oito salas do 1/o ciclo e três de pré-escolar, esta escola representa um investimento de 2,8 milhões de euros.


EC.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Águeda: Ministro também brincou na "cidade da segurança"

06 de Junho de 2008, 13:42

Águeda, 06 Jun(Lusa) - O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, inaugurou hoje a "cidade da segurança", montada na baixa de Águeda, onde as crianças circulam em pequenas viaturas e aprendem a respeitar as regras da condução.

A "cidade", instalada até ao dia 07 numa área contígua a Águeda, nas proximidades do rio, o Parque dos Abadinhos, faz parte de um programa de segurança rodoviária desenvolvido pela Câmara de Águeda com o alto patrocínio do Presidente da República.

Além de ruas e sinais de trânsito, postos de abastecimento de combustível e oficinas para os pequenos carros motorizados em que as crianças são convidadas a circular, sob a orientação de monitores, existem também para os mais adultos representações comerciais de várias marcas automóveis, alguns dos quais híbridos.

Destinados a todos estão em exposição equipamentos de socorro e segurança, tendo sido realizado hoje um simulacro de demonstração pela corporação de bombeiros local.

O ministro mostrou-se satisfeito com o que observou, louvando a iniciativa por colocar "as crianças a lidar com problemas de segurança rodoviária num contexto de rigor, mas de fruição lúdica".

"É bom que se familiarizem com as questões de segurança que hoje dizem respeito a todos. É preciso termos limiares de segurança para que as pessoas se sintam livres para exercerem os seus direitos e essa é uma missão para a qual temos de convocar os cidadãos desde a infância", comentou.

O ministro acabou por participar na brincadeira, tentando pilotar um mini todo-o-terreno, mas poucos metros andou.

"Levam daqui uma experiência divertida e pedagógica, que não vão esquecer e os vai preparar para serem mais cidadãos", completou.

O presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, referiu que a autarquia "tem vindo a fazer uma forte aposta na educação, proporcionando aos alunos transportes atempados de qualidade e refeições equilibradas, mas quer ir mais longe, pelo que lançou o desafio às escolas do primeiro ciclo para sensibilizar as crianças para as questões da segurança".

"Mais de quatro mil crianças são mobilizadas a participar nas várias actividades da cidade da segurança, para que possam vir a ser cidadãos mais responsáveis", adiantou.

A formação dos jovens foi também valorizada pelo comandante do grupo territorial de Aveiro da GNR, Major Paulo Esteves, que garantiu a disponibilidade daquela força de segurança para participar em acções congéneres "para que os futuros condutores sejam mais responsáveis".


MSO

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Rio Maior - Judiciária detém suspeito de abuso sexual

7 Jun 2008, 08:39h

O Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária (PJ) anunciou ontem ao final da tarde, acerca da detenção de um cidadão de nacionalidade estrangeira suspeito de abusar de uma criança de Rio Maior. A vítima, menor de 13 anos, havia-se “ausentado recentemente da casa dos pais em Rio Maior” e foi localizada pela PSP de Cruz de Pau, Seixal, na quinta-feira, refere um comunicado da PJ.

Na operação, foram "recolhidos indícios da colaboração” do suspeito no desaparecimento da criança, bem como “fortes indícios da prática de um crime de abuso sexual de criança”. O suspeito, de 21 anos, foi presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial, acrescentou a mesma fonte.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Tomar - Quercus denuncia abate ilegal de àrvores

7 Jun 2008, 08:43h

A Quercus denunciou esta sexta-feira, em comunicado, o abate, pela Estradas de Portugal, de «dezenas de árvores verdes», de «grande porte», em «boas condições» e sem risco para a segurança rodoviária na berma da Estrada Nacional 110 junto a Tomar, referiu a agência Lusa.

A Quercus quer que a empresa Estradas de Portugal (EP) elabore regulamentação para gestão do arvoredo junto das estradas nacionais, que obrigue a pareceres técnicos fundamentados e autorização de abate através da Direcção-Geral dos Recursos Florestais.


«As Estradas de Portugal deviam ter um sistema que fundamente tecnicamente as árvores que são necessárias abater, recorrendo a relatórios fitossanitários com análises de risco sérios para a segurança rodoviária», afirma o comunicado da associação ambientalista.

Entende a Quercus que a EP deveria igualmente plantar novas árvores que compensem as que tem abatido, «dada a sua importância paisagística e ecológica com o efeito da sombra, a fixação de taludes, armazenamento de carbono e produção de oxigénio para a atmosfera».


A Quercus afirma que já em Maio alertou para o abate de cerca de duas dezenas de choupos-pretos autóctones verdes, na berma da EN 349-3, entre Torres Novas e Tomar. A associação lamenta ainda que a EP entregue o abate das árvores a uma empresa de construção, «que não tem vocação para gestão de arvoredo, cortando as árvores públicas sem que exista qualquer fundamentação técnica para o efeito».


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Cartaxo - Alterações ao trânsito

7 Jun 2008, 08:46h

Desde dia 3 de Junho que a rua José Ribeiro da Costa, no Cartaxo, até ao troço da rotunda de Puccioasa/travessa do Soares, tem apenas um sentido de trânsito, de nascente para poente. A entrada da rua pela rotunda já tem sentido proibido.

Como consequência o estacionamento passa a fazer-se naquela rua, longitudinalmente, do lado direito, apenas com as excepções que estejam devidamente indicadas.

Fruto da alteração na rua José Ribeiro da Costa há implicações em matéria de estacionamento e de trânsito noutras artérias. As ruas Nova do Outeiro e Nova do Soares invertem o sentido de trânsito, passando a ter estacionamento permitido apenas do lado esquerdo, no sentido ascendente. Na rua Nova do Outeiro, o estacionamento passa a fazer-se do lado esquerdo no sentido descendente. A rua Nova do Soares passa a ter estacionamento do lado direito. As alterações de trânsito realizadas pela câmara são a título experimental.

Um dos principais problemas que se vem sentido na rua tem a ver com a entrada e saída de alunos da Escola Secundária do Cartaxo, que tem a porta principal virada para a rua José Ribeiro da Costa. Com dois sentidos na artéria, era frequente ver congestionamento de trânsito com os carros de pais dos alunos estacionados em segunda fila, em plena faixa de rodagem.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - Politécnico altera estatutos e renova imagem

7 Jun 2008, 08:47h

Os novos estatutos do Instituto Politécnico de Santarém (IPS) vão promover uma revolução tranquila na orgânica e na imagem da instituição, visando o reforço da ligação à sociedade civil e na qualidade dos serviços prestados. Uma das principais alterações passa pela criação de três novas unidades orgânicas: Unidade de Investigação; Unidade de Formação Pós-Secundária e Profissional; Biblioteca.


Outra mudança visível passa pela alteração da designação das escolas superiores de Enfermagem e de Gestão, que passam a chamar-se Escola Superior de Saúde de Santarém e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Santarém, respectivamente. Os órgãos do IPS passam a sete, em vez dos actuais três (Conselho Geral, Presidente e Conselho de Gestão), com a criação do Conselho Científico-Pedagógico, Conselho de Avaliação e Qualidade, Conselho Consultivo de Gestão e Provedor do Estudante.


No 28º aniversário do IPS, que decorreu sexta-feira no auditório da Escola Superior de Enfermagem de Santarém, a presidente da instituição, Lurdes Asseiro referiu que um dos objectivos dos novos estatutos é valorizar a participação da sociedade civil nos seus órgãos. Como exemplo deu a criação do Conselho Geral que será cpomposto por 21 elementos, seis dos quais “personalidades externas de reconhecimento mérito”, sendo que uma delas será a presidente desse novo órgão.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
SANTARÉM - Vandalismo nas Portas do Sol

7 Jun 2008, 00:44h

O concessionário do quiosque do jardim das Portas do Sol, em Santarém, quer que a câmara municipal tome medidas para que não se repita o que se passou recentemente, quando dez cadeiras e uma mesa da sua esplanada foram atiradas das muralhas para as barreiras adjacentes. Paulo Vasconcelos soube dos actos de vandalismo ao início da manhã de 25 de Maio. Apenas cinco cadeiras e a mesa se aproveitaram, por terem caído em cima de vegetação.


Noutras mesas e cadeiras de plástico da esplanada, que costumam ficar no exterior, não houve sinal de mexidas. Nessa manhã de domingo Paulo Vasconcelos teve de ir para as barreiras e, com a ajuda do filho, içar as cadeiras e mesa com um cordel.


“Já aconteceu chegar para abrir o quiosque e ter de ir buscar cadeiras perto do lago e das casas de banho. Perguntei ao gerente do restaurante se tinham notado alguma coisa e ele disse que não. O certo é que dantes o guarda-nocturno saía por voltas das 22h00, altura em que fechava os portões do jardim. Agora, o portão é fechado às três e quatro da manhã”, explica Paulo Vasconcelos.


Sem querer dizer que os autores do lançamento das cadeiras tenham sido clientes do restaurante que funciona no jardim, realça que as situações referidas começaram a partir da altura em que entrou em funcionamento, em Março passado.


De maneira diferente pensa um dos gerentes do restaurante Portas do Sol. José Luís Vicente diz que a responsabilidade pela segurança do espaço público, como é o caso do jardim, cabe à câmara. Declarou que anteriormente a autarquia dispunha de pessoal em dois turnos, quando agora existe apenas um funcionário que sai às 18h00. “Porque é que essa pessoa não começa a trabalhar às 18h00 e sai à uma ou às duas da manhã quando há mais movimento? Ou então contrate-se uma empresa para ter aqui um vigilante. Eu já pago a concessão por cinco anos e as despesas correntes”, refere o gerente do restaurante. Que garante ter autorização camarária para funcionar até às duas da manhã com a esplanada.


“Eu próprio fui vítima de tentativa de assalto no restaurante nos primeiros dias. Tive de cá ficar na noite seguinte para ver se a visita voltava”, recorda José Luís Vicente, salientando que o responsável do quiosque deveria sentar-se à mesa consigo para solicitarem à câmara que tome as medidas necessárias. Como o reforço da vigilância e da iluminação.


O MIRANTE tentou saber a posição da Câmara de Santarém em relação ao assunto mas tal não foi possível.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Entroncamento - Fotografia

Jun 2008, 09:15h

No âmbito do 25º Aniversário da Reconstrução da Capela de S. João das Vaginhas (26/06/1983-2008) vai estar patente na Galeria Municipal do Entroncamento de 14 a 26 de Junho uma exposição comemorativa/Documental e Fotográfica. O visitante poderá efectuar, através de documentos e fotografias, uma viagem desde os Festejos de S. João Baptista às actuais Festas de S. João e da Cidade. A exposição pode ser visitada, no horário das 15h30m às 17h30m nos dias da semana e aos fins-de-semana das 15h00 às 20h00.

O evento é organizado por. Luís Batista, Mestre em História Regional e Local e conta com o apoio da Câmara Municipal do Entroncamento


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Novo Aeroporto: Governo lança concessão rodoviária de acessibilidades...


07 de Junho de 2008, 09:14

Coruche, Santarém, 07 Jun (Lusa) - O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações anunciou, em Coruche, que, no segundo semestre do ano, provavelmente em Outubro, vai lançar uma concessão rodoviária que envolve várias estradas que irão servir o Novo Aeroporto de Lisboa (NAL).

Mário Lino falava sexta-feira à noite numa sessão pública sobre os impactos do NAL na região, promovida pela Federação Distrital e pela concelhia de Coruche do PS.

Entre essas vias encontra-se o Itinerário Complementar 10 (Santarém/Almeirim/Coruche/Montemor-o-Novo), cujo estudo prévio está em fase de conclusão, e que, segundo o ministro, deverá estar concluído dentro de um ano.

Mário Lino adiantou que mandou rever o estudo prévio do IC 13 (Montijo/Coruche/Mora/Ponte de Sôr/Alter do Chão/Crato/Portalegre), de forma a adaptar esta via à nova procura de tráfego que será gerada pelo NAL.

O IC 10 e o IC 13 partilharão o viaduto que irá atravessar o Vale do Sorraia, uma infra-estrutura há muito defendida pela autarquia, única forma de retirar o trânsito de pesados do interior da vila e de descongestionar as sete pontes à entrada de Coruche.

Mário Lino anunciou ainda que a obra de consolidação de seis das sete pontes que atravessam o Vale do Sorraia, à entrada de Coruche, foi adjudicada à Conduril e que o auto de consignação vai ser assinado este mês.

A obra, orçada em 3 milhões de euros, deverá estar concluída no prazo de um ano, adiantou.

Se o ponto de situação das acessibilidades rodoviárias deixou satisfeito autarcas e população, o ministro já foi mais cauteloso quanto à reivindicação da melhoria do ramal ferroviário Setil/Vendas Novas.

Mário Lino afirmou que, para já, avançam as obras de beneficiação e supressão de passagens de nível, a decorrer de 2008 a 2010, dependendo qualquer outro investimento naquela ferrovia da expectativa de tráfego, o que, disse, está a ser estudado.

"A procura será determinante", afirmou, adiantando que a Linha do Oeste é para desenvolver.

Para Dionísio Mendes, presidente da Câmara Municipal de Coruche (PS), o aproveitamento da ligação Setil/Vendas Novas, ou a criação de uma nova ligação, é fundamental na ligação do Norte e do Oeste ao novo aeroporto e à plataforma logística do Poceirão.


MLL.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Combustíveis: Rádio de Guimarães promove boleias entre os ouvintes

07 de Junho de 2008, 10:00

Guimarães, 07 Jun (Lusa) - O grupo de comunicação social "Santiago" lançou uma campanha de partilha de boleias entre os seus ouvintes com o objectivo de "poupar gasolina e reduzir as despesas", disse hoje à Lusa o presidente do conselho de administração.

Desde quarta-feira que a Rádio Santiago, em Guimarães está a promover esta "partilha de transporte".

"Entre os ouvintes da rádio, os leitores dos jornais Desportivo de Guimarães e Comércio de Guimarães e o site www.guimaraesdigital.com , temos cerca de duzentas mil pessoas que, potencialmente, podem aderir ao projecto", disse à Lusa Handel de Oliveira.

Com os anúncios na rádio, acrescentou o responsável, "começaram também os registos das pessoas que pretendem partilhar boleias, poupando gasolina".

"Todos quantos se deslocam regularmente para o trabalho de automóvel e desejam partilhar o transporte com outras pessoas da sua área de residência, podem encontrar pessoas que estejam numa situação idêntica", referiu o responsável pelo grupo Santiago.

A rádio disponibiliza os serviços administrativos necessários para registar as inscrições de quem oferece boleia, os horários e os locais de partida e de chegada.

São também os serviços daquela empresa de comunicação social que vão cruzar dados e fornecer os contactos de quem procura e de quem oferece a partilha de transporte.

A campanha, a que a Rádio Santiago chamou de "ajuda para a poupança de combustível", pretende "salvar o ambiente e ajudar as finanças dos ouvintes".

"A partilha de transporte reduz, desde logo, os custos a metade e contribui também para a redução da factura energética do país", frisou Handel de Oliveira.

Um dos exemplos indicados pelos responsáveis pela campanha tem a ver com o número de pessoas que, diariamente, se desloca desde a vila das Taipas, no concelho de Guimarães, até à cidade vimaranense.

Centenas de pessoas fazem o percurso entre as duas localidades de manhã e ao final da tarde.

Com os automóveis "partilhados", além da redução do número de carros na estrada, seria também menor o combustível gasto e haveria mais locais para estacionar.

"A rádio é uma plataforma de contacto entre as pessoas que lhes deve permitir viver melhor e encontrar alternativas à crise", salientou o administrador do Grupo Santiago.


EYM.

Lusa
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo