• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Câmara de Tavira começou hoje a abastecer veículos em Espanha

Para poupar cem mil euros ao ano
Câmara de Tavira começou hoje a abastecer veículos em Espanha
02.06.2008 - 18h28 Lusa
A Câmara Municipal de Tavira começou hoje a abastecer a sua frota automóvel nas bombas de gasolina espanholas, disse o presidente da autarquia, Macário Correia, que garantiu que com esta medida conseguirá poupar cem mil euros ao ano. "Esta manhã já abastecemos um autocarro numa bomba do outro lado da fronteira", disse Macário Correia, contabilizando em 120 euros o que a autarquia vai poupar em cada depósito de combustível, com capacidade para 400 litros, de um veículo pesado.

A Câmara de Tavira - cidade a cerca de 30 quilómetros da fronteira - gasta por ano cerca de 350 mil litros de combustíveis, entre gasóleo e gasolina. Questionado sobre o abastecimento em Espanha levar à não entrada de impostos em Portugal, Macário Correia observou que a facturação "será emitida pela Galp e facturada em Portugal", pois os veículos serão atestados na bomba da marca portuguesa em Ayamonte, com o cartão "Galp Frota".
publico..
O autarca considera que a medida é "um sinal de protesto" em relação à forma como o Governo está a conduzir este assunto, "em perfeito desinteresse da realidade da economia das empresas e dos municípios". Além dos abastecimentos em Espanha, o município conta com outras medidas economizadoras, entre as quais o aumento da frota de veículos híbridos - a gasolina e electricidade - de dois para quatro e a continuação da aposta na bicicleta como veículo ao serviço do presidente e vereadores.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Lisboa, 03 Jun (Lusa) - A condenação do Hospital de Santo André, em Leiria, por "negligência grosseira", a ideia do Fisco telefonar aos contribuintes para cobrar dívidas e a subida dos preços dos alimentos são hoje temas em destaque na imprensa.

O Correio da Manhã (CM) revela que uma equipa médica do Hospital de Santo André, em Leiria, foi condenada pelo Tribunal da Relação de Coimbra por ter deixado uma compressa no abdómen de uma doente durante uma operação aos ovários.

Segundo o CM, os juízes concluíram que os médicos actuaram com "negligência grosseira, descurando todos cuidados exigíveis" e condenaram a instituição a pagar à doente 25 mil euros.

O matutino destaca também na capa as alegadas ameaças do seleccionador Scolari aos jogadores Quaresma e Nani e a aposta do FC Porto no recurso para a UEFA a fim de evitar a sua exclusão da Liga dos Campeões.

O Público diz que o Fisco vai telefonar aos contribuintes para cobrar dívidas em atraso, citando o Ministério das Finanças, que garante que em causa está "uma filosofia de interacção e de diálogo", sustentando que é necessário "fazer pedagogia".

A morte do estilista francês Yves Saint Laurent, a hipótese de o TGV passar pela ponte 25 de Abril e a fé do Governo num acordo com os pescadores são outros assuntos hoje na capa do Público.

O Diário de Notícias (DN) faz manchete com o aumento do preço dos produtos alimentares e titula "Alimentos subiram menos em Portugal que na Europa".

Citando dados do Eurostat, o jornal refere que Portugal foi o país da União Europeia (UE) que, em Abril, sofreu menos com o impacto da subida dos preços dos alimentos à escala global.

Contra uma média de 7,1% nos 27, Portugal apresenta uma subida de 3,2%.

Na Zona Euro, o aumento foi de 6,2%, escreve o DN, acrescentando que a explicação para esta divergência reside no preço da carne e dos vegetais.

A participação de Manuel Alegre num comício promovido pelo Bloco de Esquerda e um acidente com um comboio e um autocarro em França, que provocou a morte a sete crianças, são outros destaques do DN.

"Avaria em Via Verde faz repetir cobrança" noticia o Jornal de Notícias (JN), explicando que um problema informático fez com que o mesmo valor fosse registado várias vezes nas portagens da Brisa.

"Mourinho tem 140 milhões para gastar", "Operadoras de telemóveis com tarifário ao segundo idêntico" e "Assaltantes de gasolineiras escapam à GNR" são outros destaques na primeira página do JN.

O 24horas escreve "Hipers trazem peixe de avião e para já mantêm preços", explicando que as importações se fazem do Chile, Noruega, Marrocos e Tunísia.

O jornal refere ainda que o Tribunal de Contas diz que o Estado não sabe explicar como gastou 800 milhões de euros e revela que a Polícia Judiciária trouxe três amigos dos McCann às escondidas.

O Diário Económico (DE) revela que o relatório da Autoridade da Concorrência sobre o preço dos combustíveis já foi entregue ao Governo, adiantando que as empresas petrolíferas "estão tranquilas".

"Petrolíferas sem medo do relatório dos combustíveis", escreve o jornal.

Sobre o mesmo assunto, o Jornal de Negócios (JdN) escreve que as gasolineiras estão a ser pressionadas para descer o preço do gasóleo, explicando que a queda de seis por cento na cotação em bolsa antecipa a redução no preço ao consumidor.

As contratações do Sporting e a situação do FC Porto face às competições europeias de clube estão hoje em destaque na imprensa desportiva.

"Grimi 4 anos no Sporting - Veloso nas contas do Milan", revela A Bola, afirmando que "italianos alinhavaram grande negócio com os leões".

O matutino cita o director-geral do Milan, Arledo Braida, como tendo confirmado o acordo com o Sporting para a cedência do defesa argentino e admitindo "interesse no internacional português.. mas não para já".

O mesmo tema ocupa a manchete do Record, que anuncia "Milan ataca Veloso", acrescentando que o clube italiano quer incluir "Grimi no negócio do médio".

O matutino anuncia "Special One apresenta-se no Inter", afirmando acompanhar o técnico português José Mourinho na sua apresentação em Milão.

"CJ salva FC Porto na UEFA", proclama O Jogo, afirmando que o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol informou o FC Porto do recurso interposto por Pinto da Costa, no processo "Apito Final", assumindo o esperado: "Cite a CD da LPFP e Futebol Clube do Porto, Futebol SAD para contestarem, querendo".

"Uma frase e um procedimento jurídico que os advogados dos dragões vêem como assentimento inequívoco de que a sentença final tem consequências também nas acusações feitas à SAD, porque os actos de que o presidente é acusado são os mesmos que a Comissão Disciplinar da Liga entendeu justificarem uma penalização de seis pontos à SAD", comenta o matutino desportivo.

CFF/JPA

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Gondomar - Professor acusado de pedofilia começa hoje a ser julgado

03 de Junho de 2008, 06:30

Porto, 03 Jun (Lusa) - O Tribunal Judicial de Gondomar inicia hoje o julgamento de um professor de música, acusado de 19 crimes de pedofilia.

O julgamento começa sem se conhecer ainda a posição da Relação do Porto face ao recurso de um dos advogados, que pretendia um julgamento feito por tribunal de júri.

Um recurso deste tipo tem efeito devolutivo, ou seja implica a anulação do julgamento se entretanto já tiver sido realizado em tribunal comum colectivo.

O docente arguido neste processo, de 28 anos, está pronunciado pela alegada prática de 10 crimes de abuso sexual de criança, dois de actos sexuais com adolescentes, seis de posse de fotografias ilícitas e um de actos exibicionistas.

Os alegados crimes foram alegadamente perpetrados entre Setembro de 2003 e meados de 2005, em escolas de Ermesinde, Gondomar e Guimarães, e as vítimas eram alunas a seu cargo, dos 7º e 8º anos de escolaridade, com idades entre os 13 e os 15 anos.


JGJ.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Lousada: Criança de sete anos morreu numa obra de construção civil

Uma criança de sete anos morreu, segunda-feira à noite, quando brincava com uma máquina numa obra de construção civil, na freguesia de Nogueira, Lousada, disseram hoje à Lusa fontes dos bombeiros e da GNR.

O acidente ocorreu cerca das 20:40 quando a máquina de levantar paletes caiu sobre a criança.

A vítima foi assistida, ainda com vida, no local pela Viatura Médica de Emergência (VMER) do Hospital do Vale do Sousa, para onde foi transportada, mas acabou por morrer.

A criança vivia nas proximidades da obra e brincava sozinha.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
SANTARÉM - Criança com leucemia precisa de dador de medula

Código:
[COLOR="Magenta"][B]Em virtude do tema ter um certo interesse, fica neste local. Deixo à consideração do moderador da secção.[/B][/COLOR]


3 Jun 2008, 14:15h

Continua a luta contra o tempo para salvar uma criança de Santarém que tem leucemia e precisa urgentemente de um transplante de medula óssea. No sábado, 21 de Junho, entre as 10h00 e as 16h00, vai decorrer uma segunda angariação de potenciais dadores de medula em Almeirim na Clínica Enfercentro junto à igreja católica. Já tinha decorrido uma acção no dia 10 de Maio na escola primária de S. Domingos, em Santarém, que contou com a participação de cerca de 600 pessoas. Quantas mais pessoas colaborarem mais hipóteses a criança tem de encontrar um dador compatível.

João Soares tem oito anos de idade e sofre de leucemia desde os quatro anos. Tem sido acompanhado no Instituto Português de Oncologia. Chegou a recuperar mas recentemente teve uma recaída e a única solução neste momento é o transplante. Podem participar pessoas entre os 18 e os 45 anos que tenham obrigatoriamente mais de 50 quilos de peso e nunca ter recebido uma transfusão de sangue. Para se ser dador basta a recolha de uma pequena amostra de sangue que depois vai para análise de compatibilidades. Para mais informações os interessados podem contactar a Enfercentro através dos telefones .............


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Dava assistência informática a farmácias e aproveitava para roubar medicamentos

3 Jun 2008, 14:39h

Um técnico de informática de Almeirim é acusado de roubar medicamentos no valor de milhares de euros em farmácias nas quais prestava apoio técnico. O arguido aproveitava o facto de entrar nas farmácias a horas em que ninguém estava nos estabelecimentos ou de ficar sozinho em compartimentos para retirar os fármacos que vendia a preços abaixo do custo real a uma farmacêutica de Porto de Mós. Para ocultar os furtos o técnico de 44 anos alterava os dados no sistema informático das farmácias para que o número de embalagens restantes coincidisse com o número de existências no stock. O julgamento do caso está para começar no Tribunal de Santarém.

Segundo o Ministério Público, o arguido, que aguarda julgamento em liberdade com termo de identidade e residência, praticou estes crimes de furto qualificado (cujas penas de prisão vão até oito anos), entre 1999 e 2003. As farmácias lesadas são a Ribeiro dos Santos em Tomar, a Batista em Benavente, a Vitorino e a Batista ambas em Santarém.

A mais lesada foi a Farmácia Batista, em Benavente, de onde desapareceram diversas embalagens de medicamentos de valor total não inferior a cem mil euros, segundo consta da acusação. O informático, entretanto, para reparar os prejuízos causados, já pagou aos donos dos estabelecimentos quantias equivalentes aos bens furtados.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Inês Henriques uma vida a marchar rumo a Pequim

3 Jun 2008, 10:14h
A devoção à marcha começou aos 12 anos e vai durar até aos 32 anos, depois quer ser mãe.

Inês Henriques é natural de Santarém, nasceu ainda no Hospital Velho, mas marchou logo para Rio Maior, para a localidade de Estanganhola, para onde os pais foram viver. Na escola começou a praticar atletismo, e por influência dos resultados alcançados por Susana Feitor, mudou para a marcha. Desde sempre treinada pelo técnico Jorge Miguel.

Tem conseguido excelentes resultados, já participou nuns Jogos Olímpicos e está apurada para Pequim, mas o seu melhor momento aconteceu em 2007 nos Mundiais disputados no Japão, onde conseguiu um excelente sétimo lugar. Quer marchar até 2012 para ir ainda aos Jogos Olímpicos de Londres. Depois quer ser enfermeira, curso que está a tirar na Escola Superior de Enfermagem de Santarém. Mas o seu grande sonho é ser mãe.

Com que idade descobriu a sua vocação para o desporto?

Comecei a praticar desporto na escola primária, ainda não tinha 10 anos, comecei no basquetebol, mas era muito distraída e não tinha grande jeito, nem tamanho. Aos 12 anos com a minha irmã vim para o atletismo, comecei por participar nas corridas das freguesias, que eram provas de fundo de atletismo.

Começou na corrida porque é que depois escolheu a modalidade de Marcha?

Na altura a Susana Feitor começou a ganhar medalhas internacionais nos juniores, e eu como muitos outros jovens aqui de Rio Maior entusiasmaram-se com a modalidade e foram para a Marcha, e eu fui uma delas.

Começou e os resultados começaram a ser bons?

Sim. O primeiro ano como infantil já tinha resultados razoáveis, no segundo ano, já fui campeã nacional, e assim a marcha veio para ficar.

Apesar dos excelentes resultados obtidos, tem vivido ofuscada pela Susana Feitor, isso não a incomoda?

Nem um pouquinho. Somos duas boas amigas. A única situação que não acho muito correcta é o facto do apoio da câmara apenas apoiar particularmente a Susana. É óbvio que ela tem tido os melhores resultados e tem direito a ser apoiada, mas penso que os restantes marchadores, que também têm representado muito bem a cidade também mereciam ser olhados de outra forma pelos responsáveis da autarquia.

Quer dizer que se competissem por outro clube de outra localidade teriam mais visibilidade?

Sem dúvida que sim. O grupo de marchadores de Rio Maior é muito forte e acabam por se tapar uns aos outros. Mesmo em termos da comunicação social as coisas funcionam muito à volta da Susana, e isso é um pouco injusto, neste momento Rio Maior tem já quatro marchadores apurados para os Jogos Olímpicos, e isso não é destacado como devia.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Tomar - Câmara cancela homenagem a ex-autarcas

Jun 2008, 14:19h

A cerimónia de homenagem a ex-autarcas tomarenses que estava anunciada para 10 de Junho foi cancelada devido a uma lacuna na lista dos homenageados. Uma decisão que emanou da conferência de líderes realizada na tarde de segunda-feira, 2 de Junho, entre os representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal e o presidente da Câmara Municipal de Tomar, Corvelo de Sousa (PSD).

A câmara tinha anunciado a intenção de homenagear os autarcas eleitos após o 25 de Abril, que exerceram o cargo de presidente daqueles órgãos e já se retiraram da vida política activa. Mas da lista dos homenageados não fazia parte José Mendes, que foi presidente da Assembleia Municipal de Tomar nos anos 90, lacuna que impediu a realização da cerimónia.

Desta conferência de líderes ficou também assente que se leve à próxima reunião da Assembleia Municipal de Tomar, no dia 30 de Junho, um regulamento para atribuição de medalhas.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Gondomar: Perseguição a assaltantes acaba em tiroteio com a GNR

Foi esta bomba de gasolina de Castelo de Paiva que os ladrões tentaram assaltar, destruíndo as câmaras de videovigilância03 Junho 2008 - 14h30

Acabou em troca de tiros a perseguição de um carro-patrulha da GNR à viatura de quatro assaltantes – os carros chegaram a rolar a 200 km por hora, ontem às 04h00. A fuga, que começou na barragem de Crestuma, Gaia, durou cerca de 15 minutos e só terminou após os militares acertarem um tiro num dos pneus do carro do gang, suspeito da tentativa de assalto a uma gasolineira em Castelo de Paiva. Mesmo assim os ladrões conseguiram escapar.


Com a roda furada, o BMW C320 conduzido pelos assaltantes entrou em pião, sendo que nessa altura os guardas saíram do carro para consumar a detenção. No entanto a vantagem ganha pelos guardas de nada serviu, uma vez que mesmo com um pneu furado os assaltantes arrancaram e a GNR perdeu o carro de vista. Foi o tempo suficiente para os ladrões largarem o carro na rua Trás da Serra, em Jovim, Gondomar, e fugirem. Apesar do esforço dos militares que montaram cerco no local, os larápios não foram detidos.

O CM apurou que a GNR disparou quatro tiros, tendo acertado dois na traseira do carro e o último no pneu. Já os ladrões ripostaram com três tiros de caçadeira. O condutor foi descrito pelos militares como "um especialista" a conduzir a alta velocidade.

As autoridades suspeitam que o gang esteja ligado a assaltos a bancos, uma vez que foram encontrados na viatura abandonada sacos do Millennium, sem dinheiro.

CONDUTORES EM PERIGO

A perseguição a alta velocidade durou 15 minutos e teve como palco a EN108, entre Castelo de Paiva e o Porto, num local de curvas e contracurvas. "Alguns carros com que nos cruzámos na estrada estiveram objectivamente em perigo devido à condução perigosa dos fugitivos", disse fonte da GNR que acrescentou que "a troca de tiros foi feita num local deserto em que não passava ninguém".

DUZENTOS METROS SUFICIENTES PARA DESPISTAR GNR

Após terem disparado o tiro que acertou no pneu, os militares confiaram ter detido os ladrões que perseguiam há mais de vinte quilómetros. "O BMW deu um pião e os militares saíram do carro-patrulha para consumar a detenção, mas surpreendentemente os suspeitos arrancaram a toda a velocidade", disse fonte da GNR. Os guardas ainda regressaram ao carro e reiniciaram a perseguição, mas perderam o contacto visual com os assaltantes. Foi o tempo suficiente para que estes deixassem o carro duzentos metros à frente. "Encontrámos o carro de portas escancaradas, eles fugiram a pé", disse a fonte. O BMW era roubado e circulava com matrículas falsas e com várias ferramentas usadas em assaltos. Suspeita-se de que os assaltantes sejam da zona de Gondomar pois "conheciam bem aquela área".

PORMENORES

TENTATIVA DE ASSALTO

A fuga da quadrilha começou com a tentativa de roubo a uma gasolineira em Castelo de Paiva. Foram avistados por um condutor que avisou a GNR, que ainda chegou a tempo de evitar o assalto.

DESTRUÍRAM CÂMARAS

Na gasolineira destruíram duas câmaras de vigilância e estroncaram a porta da oficina, de onde levaram ferramentas.

PERSEGUIÇÕES

A EN222 é um local onde as perseguições se tornam mais difíceis, porque permite atingir grandes velocidade. Aí os potentes carros dos assaltantes ganham vantagem.


João Carlos Malta
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,597
Gostos Recebidos
91
Dez cavalos aparecem mortos a tiro de zagalote

Paredes de Coura: dez cavalos aparecem mortos a tiro de zagalote no monte

Dez cavalos apareceram mortos a tiro de zagalote na área da Paisagem Protegida de Corno de Bico, em Paredes de Coura, uma ocorrência que já está a ser investigada pela GNR, informou hoje o presidente da Câmara Municipal.

António Pereira Júnior (PS) disse à Lusa que dois potros foram igualmente alvejados, mas um pôs-se em fuga e outro já foi devidamente tratado pelo veterinário municipal e "está a recuperar bem".

Segundo o autarca, os animais foram encontrados no domingo, numa zona "de fronteira" entre Paredes de Coura e Arcos de Valdevez.

Disse ainda que o caso está a ser investigado pela GNR mas sublinhou que se "aventam" várias hipóteses para o crime.

"Há quem diga que foi pura maldade de alguém que terá passado por ali de motorizada, mas há também quem admita que os disparos poderão eventualmente ter sido efectuados pelos proprietários dos terrenos invadidos pelos animais. Mas são tudo meras hipóteses, meras conjecturas, que só a investigação da GNR poderá confirmar ou não", referiu.

A Câmara já comunicou o caso ao Instituto de Financiamento à Agricultura e Pescas, que na quarta-feira se encarregará da remoção das carcaças.

Para Pereira Júnior, esta ocorrência vem novamente "pôr a nu" a "urgente necessidade de o Ministério da Agricultura elaborar uma regulamentação que 'discipline' o pastoreio dos animais nos montes".

"O que acontece actualmente é que os animais são deixados à solta nos montes, muitas vezes sem qualquer identificação, e volta e meia descem às estradas e surgem inopinadamente no caminho das viaturas, provocando acidentes atrás de acidentes. O problema é que, nessas alturas, o proprietário nunca aparece e a culpa acaba por morrer solteira", criticou.

"Desta vez, curiosamente, os proprietários apareceram de imediato, a queixar-se do ataque aos seus animais", acrescentou.

O autarca defende que os animais deveriam pastar numa cerca, devidamente licenciada e regulamentada, para evitar situações deste tipo, "que podem mesmo pôr em causa vidas humanas".

Muito recentemente, um habitante de Paredes de Coura foi atacado por um animal, que o deixou "muito maltratado".

"Se morre alguém, como vai ser?", questionou.

Por outro lado, os particulares queixam-se ainda que os animais deixados à solta também lhes "dão cabo" das suas culturas, "destruindo tudo o que encontram pela frente".

"Já alertei várias vezes o Governo Civil Ministério da Agricultura para esta situação, mas até agora nada foi feito. O Ministério dá subsídios para a criação de cavalos mas o que acontece é que eles acabam por ser criados em liberdade, deixados no monte ao Deus dará. O que me dizem que o regulamento está a ser estudado. E não saímos disto", disse ainda Pereira Júnior.

VCP.

Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Revista de Imprensa dos Açores

04 de Junho de 2008, 10:52

Ponta Delgada, 04 Jun (Lusa) - O complemento para aquisição de medicamentos para idosos, programa que pretende apoiar pessoas com maiores carências financeiras, é a noticia que abre a edição de hoje de dois jornais diários açorianos.

Segundo o Açoriano Oriental, todos os idosos que recebam anualmente até 5.400 euros vão beneficiar deste complemento, o que corresponde a cerca de 223 euros por ano.

O Correio dos Açores explica que a Segurança Social vai emitir todos os anos uma listagem dos beneficiários deste cheque-medicamento, recentemente criado por decisão do parlamento açoriano, na sequência de uma proposta do CDS/PP dos Açores.

"Uma das maiores bandas musicais de sempre" - os James - vêm a São Miguel, avança o Correio, que acrescenta "serem fortes as possibilidades" do grupo inglês actuar em Vila Franca do Campo em Julho.

Ainda na música, o jornal dá destaque aos dois concertos que Adriana Cacanhotto dá hoje e quinta-feira no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, "na rota da promoção do seu último disco".

Com uma foto ao centro da primeira página da cantora brasileira, o Açoriano dá também destaque à presença de Adraiana Calcanhoto em São Miguel, sublinhando que a artista "é apontada como a nova Elis Regina".

"Governo admite tarifas promocionais para imigrantes" (Açoriano Oriental) e "Trabalhadores da função pública sentem-se injustiçados e recorrem ao parlamento" devido à adaptação das carreiras nos Açores (Correio dos Açores), são outros dos temas de capa dos jornais diários nos Açores.

O Diário dos Açores abre com "a visita surpresa" que o presidente do Governo açoriano fez ao Centro de Saúde da Lagoa, em São Miguel, unidade de saúde que "não consegue dar resposta aos inúmeros pedidos de consulta".

Na ilha de São Jorge estão reunidas as Comissões de Protecção de Menores dos Açores, com a negligência no topo dos "principais problemas", acrescenta o Diário dos Açores."

Por último, o Diário dos Açores escreve que o secretário regional da Habitação e Equipamentos, José Contente, garantiu que "SCUT avança sem comprometer outros investimentos na restante rede viária de São Miguel".


APE.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Revista da Imprensa da Região Centro

04 de Junho de 2008, 10:19

Coimbra, 04 Jun (Lusa) - O Diário as Beiras noticia hoje, em manchete, que, em Santa Comba Dão, "Câmara expropria herdeiro de Salazar" de parte da quinta pertencente a um sobrinho-neto do ditador.

Segundo o jornal, a autarquia irá proceder à aquisição de dois terços da quinta, através de expropriação, depois de terem falhado as negociações com o familiar de Oliveira Salazar.

A Câmara de Santa Comba Dão pretende construir naqueles terrenos e na antiga casa onde nasceu o ditador um Museu e Centro de Estudos do Estado Novo.

Os novos "desenhos" do troço do metro em Coimbra faz hoje manchete no Diário da cidade, com o título "Metro vai passar no meio da Fernão Magalhães", adiantando ainda que o trajecto da variante da Solum já está em fase de avaliação e impacte ambiental.

O matutino refere que o desenho global do troço do Metro Mondego que ligará a zona do Arnado até à Estação Velha deverá ser apresentado até ao final do mês e prevê a passagem das composições pelo meio da Avenida Fernão Magalhães.

Os dois diários da cidade de Coimbra noticiam ainda uma operação de combate à droga realizada pelo Destacamento da GNR de Cantanhede, junto aos bares em frente à escola secundária daquela cidade.

O Diário de Leiria revela que o clube da cidade será gerido por uma Comissão Administrativa nos próximos seis meses, antes de ser marcado, pela terceira vez, um novo acto eleitoral.

Em manchete, o Diário Regional de Viseu destaca que "De 30 sucateiras ilegais cinco já foram encerradas" A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) pretende legalizar os depósitos de sucata ilegais actualmente existentes na região até finais de 2009 ou acabar com todos aqueles que não reúnam condições para a sua legalização.

De acordo com informações daquele organismo, estavam até ao final de Maio identificadas 240 instalações, das quais 30 encontram-se licenciadas e 13 em processo de legalização.

Com o título "Câmara da Covilhã é a única apoiada na região", o Diário XXI, que se publica na Beira Interior, escreve que aquele município vai receber 4,8 milhões de euros do programa "Pagar a tempo e Horas" para reduzir os prazos de pagamento a fornecedores, cujo prazo médio actual de pagamento é de 382 dias.


AMV

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Revista da Imprensa do Porto

04 de Junho de 2008, 09:14

Porto, 04 Jun (Lusa) - Os diários do Porto destacam hoje as conclusões do relatório da Autoridade da Concorrência que iliba as petrolíferas da suspeita de combinação de preços e o aumento de passageiros nos transportes públicos.

"Combustíveis: crise dá mais passageiros aos transportes públicos - comboio tem sido mais procurado na região do Porto do que na de Lisboa".

Com fotografia, este diário realça o título "Chacina de garranos em Paredes do Coura", referindo que as autoridades procuram os responsáveis pela morte de dez cavalos a tiro de caçadeira.

"IPO do Porto com técnica inovadora contra cancros" e "Desporto: ovação tremenda quando Ronaldo entrou em campo" são outros destaques na capa do JN.

O Primeiro de Janeiro titula em manchete "Autoridade da Concorrência iliba gasolineiras - Manuel Pinho quer que a Galp publique regularmente a estrutura de custos e proveitos da actividade de armazenamento e transporte de combustíveis líquidos".

Destaca também "Pescadores analisam contraproposta do Governo - em busca de um entendimento", "Detido o suspeito do tiroteio à porta do Bela Cruz", "Pais e padrastos identificados como os principais abusadores de crianças" e "UEFA decide hoje futuro do FC Porto nas competições europeias".

"Barcos portugueses vão cada vez mais descarregar peixe à Galiza" é a manchete do Público que acrescenta "Os pescadores pagam taxas mais baixas nas lotas espanholas, recebem mais pelo mesmo peixe e atestam os barcos com combustível mais barato".

Na secção Local/Porto, este diário realça os preparativos nas cidades para acompanhar, em 'estádios' improvisados, os jogos do Europeu de Futebol.

Titula "Ribeira não fica fora de jogo e já garantiu ecrã na Praça do Cubo".


PM

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Revista da Imprensa da Madeira

04 de Junho de 2008, 09:40

Funchal, 04 Jun (Lusa) - O Diário de Notícias do Funchal diz hoje que em 2007 a oposição quis ter o governo regional no parlamento em 40 ocasiões mas este compareceu apenas a três audições.

O DN refere também que a disciplina de Francês está em risco nas escolas da região porque mais de 90 por cento dos alunos opta por estudar o Inglês.

O encerramento da empresa Promadeira, despedindo 20 funcionários, e "doze mil rendidos a Cristiano Ronaldo" são outros assuntos do DN.

O Jornal da Madeira destaca que o Tribunal de Contas dá parecer favorável à empresa de transportes de doentes e que tudo está a postos para o arranque do Euro 2008.

O JM refere ainda que o navio Lobo Marinho já transportou entre a Madeira e o Porto Santo 1,6 milhões de pessoas nos últimos cinco anos.


EC

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Revista da Imprensa do Alentejo

04 de Junho de 2008, 09:41

Évora, 04 Jun (Lusa) - A previsão do Instituto de Meteorologia de que Junho, Julho e Agosto deverão ser mais quentes e secos do que a média dos últimos 25 anos está hoje em destaque no Diário do Sul.

De acordo com o matutino, os modelos meteorológicos de previsão a médio prazo para Junho, Julho e Agosto em Portugal continental apontam para menos chuva e temperaturas ligeiramente acima da média, atendendo aos últimos 25 anos.

A subida de temperatura deverá ser registada mais a Centro e Sul de Portugal continental.

O jornal faz ainda referência a um projecto para a preservação do Canto do Ladrão do Sado e à nomeação da Região de Turismo de Évora (RTE) para melhor região de turismo do país.

"Beja: Registo de recém-nascidos no hospital" e "Dimensino pede suspensão de cursos que funcionam no pólo de Beja" são outros dos títulos do Diário do Sul.


MLM

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Revista da Imprensa de Lisboa

04 de Junho de 2008, 07:05

Lisboa, 04 Jun (Lusa) - As necessidades alimentares mundiais, o aumento dos passageiros dos transportes públicos devido ao preço dos combustíveis e os barcos portugueses que descarregam peixe em Espanha são hoje assuntos em destaque nos matutinos lisboetas.

"Mundo precisa de mais 50% de comida para evitar fome", afirma a manchete do Diário de Notícias (DN), acrescentando que na Terra há cem milhões de pessoas com fome.

O DN destaca ainda a "lotação esgotada" no comício promovido terça-feira pelo Bloco de Esquerda e no qual participou o socialista Manuel Alegre, as eleições na maçonaria e a "hora da decisão" da candidata à nomeação democrata para as eleições presidenciais norte-americanas Hillary Clinton.

O Jornal de Notícias (JN) faz manchete com os efeitos do aumento dos preços dos combustíveis no meio de transporte dos portugueses, adiantando "Crise dá mais passageiros aos transportes Públicos".

De acordo com o jornal, o comboio tem sido mais procurado na região do Porto, enquanto a Carris registou o primeiro aumento de passageiros em 20 anos.

A "chacina de garranos em Paredes de Coura" e as pulseiras para vigiar violência doméstica são outros assuntos na capa do JN.

A paralisação no sector das pescas, que dura desde sexta-feira, dá o mote para a chamada principal na primeira página do Público, que refere que os barcos portugueses vão cada vez mais descarregar peixe à Galiza.

Segundo o jornal, os pescadores pagam taxas mais baixas nas lotas espanholas, recebem mais pelo peixe e atestam os barcos com combustíveis mais baratos.

"Governo quer proibir exportação de resíduos perigosos", "Barack Obama a um passo da nomeação" e "Campanha de sócios [da selecção nacional] avançou sem autorização são outros temas na capa do Público.

O Correio da Manhã (CM) faz manchete com a detenção pela PJ de seis indivíduos por suspeita de violação e outros crimes sexuais e titula "Irmãos pedófilos atacam por SMS".

Escreve ainda na capa "Fisco corta na diária dos jogadores" da selecção nacional e "Mourinho vai ganhar 27 milhões de euros" como treinador do Inter de Milão.

O 24horas faz manchete com uma entrevista ao padre de Luís Filipe Scolari, que acredita que o treinador deixa o comando da equipa das Quinas após o campeonato europeu.

O esclarecimento sobre quem é o presidente da empresa EDP Renováveis é hoje tema comum nas manchetes dos jornais económicos.

"CMVM força António Mexia a assumir-se como presidente da EDP Renováveis" escreve o Jornal de Negócios (JdN), enquanto o Diário Económico (DE) refere "CMVM força EDP a esclarecer quem é o líder das Renováveis".

O preço dos combustíveis continua a marcar presença nas capas dos jornais económicos, que citam as conclusões do relatório da Autoridade da Concorrência sobre este assunto divulgado terça-feira.

"Governo só aceita parte dos conselhos da Concorrência", diz o JdN, enquanto o DE escreve "Governo recusa partir negócio da Galp".

Também hoje nas bancas, a revista Focus conta "onde e como vivem os ricos do Porto".

O interesse de Cristiano Ronaldo em se mudar para o Real Madrid e de clubes estrangeiros em Miguel Veloso e em João Moutinho, bem como as indecisões sobre o guarda-redes da selecção, estão nas capas dos matutinos desportivos.

"Ronaldo quer Real Madrid", anuncia A Bola em grande destaque da sua edição de hoje, sobre foto do jogador português, com o equipamento do Manchester United, onde alinha, referindo que "transferência entusiasma o melhor jogador do mundo".

O matutino desportivo revela ainda que o Sporting tem "quase fechado" o negócio da transferência de Marco Caneira, que vai ficar "4 anos em Alvalade" por 1,5 milhões de euros.

O Jogo diz que "17 clubes cobiçam Veloso e Moutinho", referindo que "Barcelona e AC Milan são os novos pretendentes de peso" aos dois jogadores do Sporting.

O matutino destaca ainda que Scolari decidiu testar Ronaldo como ponta-de-lança no treino de terça-feira em Neuchatel, Suíça, presenciado por milhares de portugueses e luso-descendentes.

O Record refere "baliza sem dono", acrescentando que o seleccionador brasileiro Luiz Felipe Scolari "ainda não escolheu o guarda-redes", sobre foto de Quim (Benfica) e Ricardo (Sporting).

O jornal refere que "Quim treinou-se com os titulares e Ricardo ficou com os suplentes e acusou a pressão".


CFF/JPA

Lusa
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Bares de Cantanhede passados a “pente fino” pela GNR

Bares foram alvo de rusga da GNR. Combate à droga na mira das autoridades
A acção começou a ser delineada pouco depois da 14h00 no quartel do destacamento da GNR de Cantanhede. Marco Santos, comandante do destacamento, dava instruções a 16 elementos e uma equipa cinotécnica (cão/homem) para a operação que ia desencadear pouco depois. O local escolhido foi a zona de bares circundantes à Secundária de Cantanhede.
«É um local extremamente problemático. Quero acabar com a droga na escola e este tipo de acção é necessário para dissuadir traficantes e consumidores», alertava o oficial aos seus subordinados na montagem da operação que o Diário de Coimbra acompanhou.
Os 16 elementos (um deles uma mulher) foram divididos em quatro equipas que incluíam um cão treinado na detecção de drogas e três elementos de investigação criminal.
«Meus senhores, o nosso alvo está definido, toda a gente vai ser identificada e ninguém sai (dos bares) sem ser farejado pelo cão. Uma equipa fica na estrada a fiscalizar todos os carros. Há dúvidas?».
Sob o comando deste oficial, a operação desencadeia-se no terreno. Eram 15h00 e as quatro equipas chegam aos bares apontados como alvos. Quem estava no interior não saiu sem ser identificado e farejado pelo cão, quem estava no exterior também foi alvo de identificação e passou pelo nariz do animal.
Entretanto, na rua, uma equipa fiscalizava todos os carros que circulavam na zona e só seguiam viagem depois de serem, também, passados a “pente fino”.
Ao todo foram identificadas mais de duas dezenas de pessoas quase todos jovens. Um ou outro manifestava o seu desagrado pela acção, outros tiveram de ir a casa (acompanhados por um elemento do NIC) buscar o BI para não serem detidos.
Os estabelecimentos também foram rigorosamente vistoriados, e, no rescaldo da rusga, três proprietários foram identificados e alvo de autos de notícia, um pelo crime de usurpação de direitos de autor, dois por falta de documentação de acordo com a legislação referente a estabelecimentos.
No final da operação, Marco Santos deu os parabéns aos seus homens pelo modo como agiram, e prometeu não dar tréguas aos traficantes e consumidores de droga, já referenciados por esta autoridade.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Consulta exige noitada à porta do centro de saúde

Utentes chegam às 2/3 da manhã para conseguirem uma consulta. Junta escreve à ministra
A marcação de consultas é um verdadeiro drama no Centro de Saúde de Coja. A madrugada já não chega e é mesmo pela noite dentro que os utentes começam a chegar ao estabelecimento de saúde. Indignada, a Junta de Freguesia fez chegar o seu protesto à responsável pela pasta da Saúde. José Sócrates também é contemplado como destinatário da missiva, que deverá ser, ainda, remetida aos líderes das bancadas parlamentares.
João Oliveira “rebentou” ao ouvir o primeiro ministro dizer, «alto e bom som», que quer «um sistema de saúde eficiente e igual para todos», pois ao “olhar” para o que se passa na sua terra, pela qual se sente responsável, quase se imagina noutro “paralelo”. «É isso que também desejamos, mas a verdade é outra na nossa terra». «Só para se marcar uma consulta no Centro de Saúde, tem de se ir para a porta às 3h00 da manhã», afirma o autarca, na missiva a remeter à ministra Ana Jorge, à qual o Diário de Coimbra teve acesso.
De acordo com o autarca, na passada segunda-feira, «às 5h00 da manhã já estavam 25 utentes e às 8h00 havia alguns 70, que igualmente madrugaram». Trata-se de uma situação que, de acordo com João Rodrigues Oliveira, se vive há largos anos em Coja «quer chova ou neve». O presidente da Junta recorda que, em pleno Inverno, saiu da sede da Junta, vizinha do Centro de Saúde, pouco depois das 3h00 da madrugada e «já lá estava um utente à espera». «Era o barbeiro da terra e, de manhã, perguntei-lhe porque estava ali àquelas horas. Respondeu-me que se tivesse chegado meia hora mais tarde já tinha dois à sua frente».
«Isto é um drama em Coja», afirma João Oliveira, sublinhando que se trata de uma «situação incompreensível». «Podem-nos dizer que há falta de médicos, e até pode ser verdade, mas em nosso entender trata-se de um problema de gestão», afirma. O autarca reconhece que há muita gente que vai ao médico por “dá cá aquela palha” e, muitas vezes, preocupações acrescidas, isolamento e solidão podem leva utentes, sem verdadeiros problemas de saúde, a procurarem um médico. Todavia, até esses, «se não estão doentes acabam por ficar, depois de serem obrigados a uma noite e madrugada de espera para conseguirem marcar uma consulta». Consultas que, adianta ainda, são marcadas uma vez por mês, no primeiro dia útil, metodologia que também questiona.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Mensagem de Fátima em filme

Documentário sobre mensagem de Fátima é apresentado em Coimbra, em 11 línguas, e pretende
Vai ser lançado em Coimbra o DVD duplo, em 11 línguas, “Apelo da Mensagem de Fátima – a história e a mensagem”, baseado em dois livros da mais velha das pastorinhas, falecida em Fevereiro de 2005, numa altura em que o filme estava em preparação. O documentário, realizado e produzido por Thomas McCormack, conta toda a história das aparições de Fátima e alguns acontecimentos mais recentes, como a morte de Irmã Lúcia e do Papa João Paulo II.
O documentário, apresentado no Memorial da Irmã Lúcia, dia 23 de Junho, às 15h00, contém testemunhos vivos com quem diz ter visto o milagre do sol a 13 de Outubro de 1917, entre os quais o de João Marto, irmão de Jacinta e Francisco. Não faltam detalhes sobre o terceiro segredo de Fátima, uma alusão a Alexandrina, conhecida como a quarta vidente de Fátima, e uma conversa com a madre superiora do Carmelo, Irmã Celina de Jesus, que desvenda alguns mistérios da vida de clausura no convento. Surge também uma alusão à sétima visão nunca antes contada por Lúcia.
Inspirado em “Apelos da Mensagem de Fátima” – classificado pelo então cardeal Ratzinger como «o livro mais importante do século XXI – e “Memória da Irmã Lúcia”, o DVD conquistou o primeiro prémio no Festival Internacional de Cinema Polaco em 2005, quando foi lançado.
No convite para a apresentação do DVD duplo em Coimbra, Thomas McCormack adianta que a intenção é fazer chegar o filme a «75% da população mundial do século XXI». O facto de estar disponível em inglês, português, espanhol, francês, italiano, alemão, polaco, russo, letão, eslovaco e chinês deverá contribuir para chegar ao maior número de pessoas e cultura possíveis.
Aliás, realça o produtor, os dois DVD’s , filmados em Portugal, Itália, Irlanda e França, estão disponíveis em chinês mesmo antes que qualquer livro da Irmã Lúcia tenha sido traduzido nesta língua. O primeiro filme – a história – mereceu a aprovação do Santuário de Fátima e o segundo – a mensagem –, pelo Carmelo de Santa Teresa.
Quando, a 13 de Maio de 1999, Thomas McCormack visitou Fátima pela primeira vez não imaginou que, alguns anos volvidos, estaria no Carmelo de Santa Teresa com dois dos livros de Irmã Lúcia convertidos em DVD.

Aníbal Castelhano é novo capelão das carmelitas

O padre Aníbal Pimentel Castelhano vai substituir o cónego João Lavrador na função de capelão do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra. Presidente da Cáritas Diocesana há cerca de três anos e meio, Aníbal Castelhano foi nomeado pelo bispo D. Albino Cleto, na sequência da nomeação de João Lavrador para bispo auxiliar do Porto.
Recorde-se que este é já o terceiro capelão que saiu do Carmelo para ordenação episcopal. A ordenação de João Lavrador está marcada para 29 de Junho, às 16h00, na Sé Nova, em Coimbra.
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
«Bruxas» regressam a Montalegre

a noite de 13 de Junho são esperadas centenas de pessoas para a recriação da tradição do concelho



As «bruxas» regressam a Montalegre na sexta-feira, dia 13 de Junho, para «assustar» as centenas de pessoas esperadas para a recriação de uma tradição do concelho, anunciou esta quarta-feira fonte da autarquia local, noticia a Lusa.

Desde 2002 que a Câmara de Montalegre organiza as «Noites das Bruxas», que decorrem em todas as «sextas-feiras 13», e já fazem parte integrante do calendário cultural da região.

Em 2008, apenas há uma sexta-feira 13 e por isso mesmo a câmara de Montalegre está a preparar uma grande festa que, este ano, é complementada com a Feira do Esconjuro, entre os dias 13 e 15 de Junho.

No recinto da feira, a decorrer no pavilhão multiusos, vai haver muita animação, as pessoas podem recorrer ao tarôt, quirologia, vidência, búzios, parapsicologia, cartomancia, vai ainda estar disponível uma loja esotérica, dança do ventre e oriental egípcia e, porque se está no Barroso, não poderia faltar uma chega de bois.

Também como já é tradição, esta edição da «Noite das Bruxas» tem como personagem principal «Dom Bruxo», o padre António Fontes, conhecido por promover os congressos de medicina popular de Vilar de Perdizes.

A partir das 20:00 as «bruxas» invadem os restaurantes «malfadados» da vila de Montalegre para um «jantar infernal» que vai contar com a presença de «diabos», «demónios» ou «bruxas» e, depois do jantar, os «seres demoníacos» concentram-se para um cortejo fantasmagórico.

Depois da meia-noite, «Dom Bruxo» vai cozinhar a queimada da «mistela abençoada», que é acompanhada por uma ladainha que historicamente simboliza a «invocação de tudo quanto é mal».

«Sapos e bruxos, mouchos e crujas, demonhos, trasgos e dianhos» são os primeiros a ser invocados pela ladainha do padre Fontes, que, depois de preparar a queimada com aguardente, limão e açúcar, a vai dar a beber a todos os presentes.

Para quem acredita, a queimada pode livrar todos os males de embruxamentos, feitiços e maus-olhados.

As queimadas também se faziam nas aldeias, nas noites frias de Inverno, para curar as pessoas dos resfriados, constipações e até de dores de garganta.

A animação vai estar a cargo de Emiliano Fakir, dos Chouribebes do Barroso, conhecidos pela sua interpretação da «haka barrosã», do grupo Cryseia, dos Saltarelhos e as bruxas Barros'Ana vão dançar a valsa da meia-noite.

iol
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo