• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vila Franca de Xira vai monitorizar a qualidade do ar no concelho

O concelho de vila Franca de Xira vai ter um sistema de monitorização da qualidade do ar. A notícia foi avançada pela presidente da autarquia, Maria da Luz Rosinha. A medida foi aplaudida pela oposição comunista que classificou a medida como um anseio do município com vários anos que tem sido bloqueado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento de Lisboa e Vale do Tejo.

Nuno Libório (CDU) realçou ainda que para além de se medir a qualidade do ar, o mais importante seria tratar o problema da poluição na origem com “um combate eficaz às fontes poluidoras” que o poder central não faz quando atribui licenças de utilização de produção ambiental para actividade industrial pesadas.


O Mirante
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Calhandriz - Torneio de bandas rock

26 Mai 2008, 08:12h

O Clube Desprotivo Recreativo e Cultural de Calhandriz está a organizar um torneio de bandas rock e suas variantes (punk, hard, pop, metal), cuja realização terá lugar no dia 12 de Julho, no pavilhão polidesportivo local. As bandas interessadas terão que enviar a sua candidatura até 7 de Junho, com as músicas originais e fotos da banda. A taxa de inscrição é de 35 euros por banda e a ficha de inscrição e o regulamento podem ser consultados no site da colectividade (http://crdrcc.no.sapo.pt). A banda vencedora do torneio leva para casa um pack de horas num estúdio de gravação, no valor de 250 euros. Os segundos e terceiros classificados ganham material musical no valor de 125 e 75 euros, respectivamente.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Quem muito fala pouco acerta

25 Mai 2008, 09:58h

Em 12 de Fevereiro de 2003, o vice-presidente do então Serviço Nacional de Bombeiros (SNB) garantia que as câmaras de Abrantes e Santarém iriam receber, ainda nesse mês, a primeira tranche para pagamento das auto-escadas distribuídas aos bombeiros municipais das duas cidades. Até à data a massa nunca chegou. Nem a massa nem os esclarecimentos pedidos por O MIRANTE à Autoridade Nacional de Protecção Civil, (que sucedeu ao SNB). Pelos vistos por aquelas bandas já aprenderam a lição: mais vale ficar calado do que prometer o que não se pode cumprir…


O MIRANTE.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Coruche - Empresa de perfumaria instala-se

25 Mai 2008, 17:22h

A Câmara de Coruche aprovou, dia 21, a constituição do lote 15 da Zona Industrial do Monte da Barca (ZIMB) e a renúncia ao direito de reversão desse lote em favor da empresa Sociedade de Perfumarias Nally, Lda.

A empresa já decidiu transferir a sua sede social para as futuras instalações a edificar na ZIMB e prepara-se para entregar o projecto de arquitectura na divisão de administração urbanística da autarquia. Condições a cumprir para que a câmara abdicasse do direito de reversão do lote.


O MIRANTE.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Carregueira - Primeira pedra do lar

25 Mai 2008, 18:49h

Câmara da Chamusca, Junta da Carregueira e Centro de Apoio Social da Carregueira inauguraram a placa alusiva à construção do futuro Lar da Terceira Idade para idosos, junto ao centro de dia local.

O terreno do futuro equipamento é propriedade da câmara, entidade que também financia a obra utilizando os fundos recebidos e a receber de empresas instaladas no Eco Parque do Relvão, com as quais foram celebrados protocolos.

O investimento total é de 1,5 milhões de euros, incluindo arranjos exteriores, serviço de confecção de refeições, mobiliário e equipamento. Está ainda reservado naquele terreno um espaço para futura instalação de um pavilhão multiusos.


O MIRANTE
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Alijó/crime: homens armados e encapuzados assaltaram hoje ourivesaria

Alijó/crime: homens armados e encapuzados assaltaram hoje ourivesaria

26 de Maio de 2008, 11:58

Vila Real, 26 Mai (Lusa) - Três homens encapuzados e armados assaltaram hoje uma ourivesaria em Alijó, poucos minutos após a abertura do estabelecimento comercial localizado na praça central da vila.

Em declarações à Lusa, uma testemunha do assalto contou que os homens entraram, cerca das 09:15, numa altura em que se encontrava apenas o seu proprietário no interior.

"O assalto demorou menos de cinco minutos", sublinhou Goreti Almeida, uma das testemunhas.

Os homens armados com barras de ferro e uma arma de fogo, com a qual dispararam um tiro, conseguiram fugir num Opel Corsa Preto, levando, segundo a testemunha, várias "travessas carregadas de ouro".

A mesma testemunha disse que, na fuga, os homens - três que entraram na ourivesaria e um quarto que aguardou na viatura - deixaram cair vários objectos em ouro.

Goreti Almeida, vizinha do estabelecimento comercial, acrescentou que o proprietário da loja não reagiu ao assalto, tendo permanecido encostado a uma parede enquanto os assaltantes recolhiam o ouro.

A GNR e a PJ estão a investigar o crime.

PLI/PM.

Fonte:Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Coruche aguarda início de construção de ponte militar

26 Mai 2008, 19:58h

A Câmara de Coruche aguarda que a Estradas de Portugal (EP) comunique a data de início da montagem da ponte militar sobre o rio Sorraia, a montante da ponte Teófilo da Trindade, que irá escoar o trânsito automóvel durante a intervenção de reforço estrutural das pontes de Coruche.

Segundo o presidente da edilidade, Dionísio Mendes (PS), o texto final do protocolo já foi assinado entre a autarquia, o Exército Português e a EP. Tendo também havido uma reunião com a Direcção Regional de Agricultura para se acordar os termos da desafectação dos terrenos da classificação agrícola para criação da estrada de acesso à ponte militar. “Aguardamos com alguma ansiedade que o EP inicie os trabalhos uma vez que estamos quase no final de Maio”, constata Dionísio Mendes. O arranque da obra estava previsto para o mês de Maio.

Outra intervenção aguardada prende-se com a repavimentação da Estrada Nacional 251, no troço entra a Quinta Grande e Canha. A obra está consignada e prevê-se o arranque dos trabalhos no início do Verão, adiantou o autarca.


O MIRANTE
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,597
Gostos Recebidos
91
Mário Lino anuncia reconstrução do molhe e criação de uma nova praia

Ericeira:Mário Lino anuncia reconstrução do molhe e criação de uma nova praia

Mário Lino lançou hoje a obra de reconstrução do molhe-cais do porto da Ericeira e anunciou o lançamento do concurso para a criação de uma nova praia e de melhores condições para a náutica de recreio.

A reabilitação do molhe-cais do porto da Ericeira vai custar 10 milhões de euros, financiados pelo Instituto Portuários e dos Transportes Marítimos e deverá estar concluída em Fevereiro de 2010.

"Além da importante melhoria das condições de segurança e operacionalidade do porto (...) este investimento irá permitir a manutenção e fomento das actividades piscatórias e de recreio náutico, invertendo a actual tendência de decréscimo da actividade", afirmou o ministro das Obras Públicas, Mário Lino.

O ministro e a secretária de Estado dos Transportes presidiram hoje à assinatura do contrato e do auto de consignação para a requalificação do molhe-cais do Porto da Ericeira, entre o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e o consórcio Irmãos Cavaco e OFM - Obras Públicas, Ferroviárias e Marítimas.

A obra do molhe tinha vindo a ser reclamada pela comunidade piscatória local já que a falta de condições de segurança põe em risco tanto os pescadores como as embarcações.

O mar galga o paredão até à zona do cais, soltando pedras para este local, o que dificulta as operações dos barcos.

"O porto não tem condições nenhumas nem para a ida nem para a chegada (das embarcações) e por aquilo que vemos (no projecto) parece que as obras vão dar mais segurança para podermos ir mais vezes ao mar", afirmou João Santos, um dos pescadores da Ericeira.

Os pescadores ouvidos pela Lusa e que hoje se associaram ao anúncio da obra afirmaram ainda que esperam que desta vez "a obra fique mesmo bem feita para que a força do mar não volte a quebrar o molhe".

Os pescadores Ericeira (80 segundo a autarquia), que têm os barcos em Cascais e em Peniche por não poderem embarcar a partir do porto da vila, regressaram hoje ao cais para assistir ao lançamento da obra.

Para uma segunda fase, o ministro das Obras Públicas anunciou que já foi lançado o concurso para a elaboração do projecto para o aumento do abrigo na bacia portuária, com a criação de um novo quebra-mar sul.

O projecto prevê o desenvolvimento da náutica de recreio com condições de acostagem e estacionamento de 200 embarcações (100 em flutuação e 100 a seco).

A criação de uma nova praia maior do que a actual Praia dos Pescadores com melhores condições é outro objectivo do projecto.

"A actividade piscatória diminuiu muito mas temos novas actividades ligadas ao turismo, à náutica de recreio e à parte balnear", explicou o ministro Mário Lino.

"Isto é um projecto integrado, não só vamos fazer praticamente um novo molhe como vamos tratar toda esta parte para os barcos de recreio pararem na terra e no mar (200 postos para barcos de recreio) como vamos ter uma nova praia fora da zona portuária com melhores condições ambientais e de saúde pública", sustentou.

"Daqui a três anos está tudo pronto", sintetizou o ministro.

O investimento previsto para a segunda fase é de 8,5 milhões de euros, também financiados pelo Instituto Portuário e dos Transportes marítimos.


Lusa/Fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Associação Desportiva de Mação vencedora da Taça do Ribatejo

26 Mai 2008, 17:13h

A Associação Desportiva de Mação venceu 2-1 a equipa do Atlético Riachense e conquistou o Taça do Ribatejo de Futebol. A partida decorreu, domingo, no Estádio Municipal de Abrantes, numa tarde onde o sol brilhou, entre nuvens negras. As bancadas do estádio estavam repletas de um público que abrilhantou a festa da final da Taça.

A festa começou, cedo com a actuação do Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos, um dos mais categorizados agrupamentos do país. Continuou com a actuação da Banda Filarmónica de Mação, e com os pára-quedistas a aterrarem no relvado trazendo os símbolos de ambos os clubes e a bola com que se iniciou o jogo.

A equipa de Mação foi mais feliz e contou com um guarda-redes, Rui Forte, quase imbatível, e venceu num jogo em que o equilíbrio foi a nota dominante. Jorge Rosado e Fábio Aperta marcaram os golos do Mação. Nelson marcou o golo do Riachense.


O MIRANTE
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Açores: Homem mata mulher na Praia da Vitória (Terceira), suicidando-se de seguida

Açores: Homem mata mulher na Praia da Vitória (Terceira), suicidando-se de seguida

27 de Maio de 2008, 10:46

Angra do Heroísmo, 27 Mai (Lusa) - Um homem com cerca de 45 anos matou uma mulher com cerca de 33 anos na noite de segunda-feira, na Praia da Vitória, suicidando-se de seguida, no interior do seu carro, com um tiro de caçadeira, segundo fontes policiais.

O caso ocorreu no parque de estacionamento junto ao Centro de Saúde da Praia da Vitória, ilha Terceira.

O caso foi entregue à Polícia Judiciária, mas tudo indica que se trate de um crime passional, disseram ainda as mesmas fontes.

JAS.

Fonte:Lusa/fim
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Rádio Portalegre: Morreu Sousa Casimiro

Morreu esta segunda feira vítima de um despiste na estrada nacional 118, junto a Alpalhão, no concelho de Nisa, Manuel Sousa Casimiro.

O antigo funcionário e director da Rádio Portalegre deixa uma página de história escrita nesta estação emissora.

Excelente profissional e uma das grandes figuras do meio da comunicação social regional, Sousa Casimiro parte assim aos 52 anos de idade.

De acordo com a BT da GNR, o acidente ocorreu às 14 horas e 08 minutos ao quilómetro 154,9 da Estrada Nacional 118.

O corpo do malogrado Radialista encontra-se na morgue do Hospital de Portalegre.

Rádio Portalegre
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Coruche - Plano de pormenor ajuda à expansão da Zona Industrial do Monte da Barca

27 Mai 2008, 14:39h

A Câmara de Coruche aprovou, na última reunião do executivo, o projecto de expansão da Zona Industrial do Monte da Barca (ZIMB) - Norte com a elaboração de um plano de pormenor que prevê o crescimento do perímetro industrial até à rotunda do Monte da Barca. Concentrar as infra-estruturas existentes é a regra.

A elaboração daquele documento orientador foi também a forma encontrada pela autarquia de dar resposta às pretensões das Arroseiras Mundiarroz, a indústria mais antiga do concelho, datada do início do século 20. Desde que foi aprovado o Plano Director Municipal (PDM) em 2000, os terrenos onde a empresa está instalada estão em Reserva Agrícola Nacional (RAN). E por esse motivo vê-se impedida de fazer qualquer ampliação industrial.

Segundo o presidente da Câmara de Coruche, Dionísio Mendes (PS), foi contactada a comissão da RAN e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), no sentido de garantir que a desafectação de terrenos decorre sem problemas. Outra questão será o tempo de aprovação do plano de pormenor. “O objectivo do secretário de Estado do Ordenamento do Território é a aprovação de um plano de pormenor no prazo máximo de um ano quando anteriormente esse tempo médio era de 4,5 anos e de nove anos no caso de revisão de PDM”, refere o autarca.

Ao todo são cerca de 50 hectares abrangidos pela expansão. Para uma segunda fase e a médio prazo será necessária uma área semelhante antevê o presidente da câmara. Entre a rotunda do Monte da Barca, o canal de rega e as estradas nacionais 251 e 114 a autarquia espera ainda resolver outra situação referente a um terreno nacionalizado em 1976/1977 de antigas estufas de seca de tabaco, actualmente pertença dos Salesianos do Estoril. “A tabaqueira construiu os edifícios mas não é dona do terreno e está disponível para os vender à câmara, apesar de não conseguir registá-los. Os Salesianos também se mostram disponíveis para vender o terreno”, acrescenta Dionísio Mendes.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - "Bendito abrigo"

7 Mai 2008, 10:11h

O dia até estava solarengo mas à medida que o tempo foi passando as nuvens adensaram-se por cima do campo Chã das Padeiras, durante o U. Santarém – Ouriense, e S. Pedro resolveu abrir mesmo a torneira. Um homem não é de ferro e mesmo em missão tem direito a proteger-se da molha. Foi o que fez o agente da PSP no banco do Ouriense. E teve razão para isso. Afinal grande parte do banco já tinha debandado para o balneário na parte final da partida.



:left:
7516po3.jpg
:naodigas:


O MIRANTE
 
Última edição:

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Paróquia da Areosa:porto comemora Dia Europeu do Vizinho através de projecto de volun

Porto comemora Dia Europeu do Vizinho através de projecto de voluntariado de proximidade

A Paróquia da Areosa, na cidade do Porto, comemorou hoje o Dia Europeu do Vizinho incentivando o voluntariado de proximidade através de um projecto que promove ajuda alimentar e médica entre pessoas da mesma rua, afirmou o padre José Maia
«Neste voluntariado de proximidade, as instituições de solidariedade social fazem a mediação entre as pessoas que necessitam de ajuda e os vizinhos que podem oferecer apoio» , explicou o sacerdote responsável pela paróquia.

O padre disse que o tipo de voluntariado prestado na localidade «é diferente dos outros, porque geralmente, são as paróquias que prestam apoio».

«Neste caso a ajuda é personalizada, com rosto» , frisou.

O também presidente da Fundação Filos precisou que o Dia Europeu dos Vizinhos «demonstra a necessidade do voluntariado de proximidade, em que um vizinho, quando sentir necessidade, sabe com quem deve contar».

A Fundação Filos, uma IPSS fundada em 1995 numa iniciativa da Congregação dos Missionários Claretianos, tem por objectivo promover iniciativas de respostas sociais através de projectos de intervenção junto de pessoas, famílias ou grupos em situação de pobreza ou exclusão.

De acordo com José Maia, o projecto da Areosa, que tem o apoio da Fundação Filos, surgiu há três anos através de um inquérito feito na freguesia da Areosa, distrito do Porto, em que foram abordadas 222 pessoas, das quais 42 se ofereceram para o voluntariado.

«O tipo de ajuda depende das necessidades. Os vizinhos podem oferecer alimentos, roupas, transportes e até apoio médico» , afirmou o responsável.

O sacerdote referiu que os principais problemas encontrados no inquérito foram «a pobreza envergonhada e a solidão dos idosos, doentes acamados, e desempregados».

Segundo José Maia, o projecto «segue a linha da política social que deve ser menos centralizada, para que possa existir redes de maior proximidade entre ruas e vizinhos».

«Nesta primeira fase, o projecto está concentrada na área da Paróquia da Areosa, mas o próximo passo é tentar angariar pessoas, de porta em porta, que queiram fazer parte da rede comunitária de vizinhança» , afirmou José Maia.

José Maia adiantou ainda que «brevemente vai ser lançado um livro sobre esta experiência de voluntariado entre vizinhos».

«Queremos que haja, cada vez mais, a consciência de que é necessário humanizar» , frisou.

Fonte:Lusa / SOL
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Amarante: empreteiro que matou mulher vai ouvir sentença

Moldura penal é de 12 a 25 anos de prisão



O tribunal de Amarante agendou para esta quarta-feira a leitura da sentença do empreiteiro de Mancelos, Amarante, acusado da morte da mulher em 15 de Março de 2007 na residência do casal, informa a Lusa.



Nas alegações finais, o Ministério Público, que acusa Jaime Babo de homicídio qualificado, pediu uma «pena grande» para o empresário da construção civil, que se manteve em silêncio desde o início do julgamento, a 5 de Março.

«Não consigo encontrar uma única razão para a morte da senhora. O que o senhor Jaime Babo fez não tem perdão», disse o procurador nas alegações finais, classificando o móbil do crime de «fútil e torpe».

24 horas bastaram para preparar crime

Para o Ministério Público, o arguido preparou o crime com pelo menos 24 horas de antecedência, o que altera a sua classificação de homicídio simples para homicídio qualificado.

A moldura penal de um crime de homicídio qualificado é de 12 a 25 anos de prisão.

O procurador do MP sustenta que foi encenado um roubo na vivenda do casal, embora nada tenha sido furtado, e que o ADN encontrado nas unhas de Maria Adelaide é de Jaime Babo, de acordo com os testemunhos dos especialistas forenses ouvidos pelo tribunal.

A defesa alega, por seu lado, «que não há provas que permitam sustentar, com certeza, que este homem [o arguido] matou».

Acusando a PJ de ter começado o processo «pela conclusão», a defesa de Jaime Babo considera «que há mais dúvidas que certezas».


iol
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Apreensão de 10 mil pés de papoilas no Alentejo

Apreensão de 10 mil pés de papoilas no Alentejo

Plantas estavam escondidas na vegetação em terreno público

A GNR apreendeu, numa ronda diária, dez mil pés de papoilas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. As plantas estavam escondidas na vegetação, em terreno público.

85ae298d622145bc938ebe6cea753500.jpg


droga1.jpg


As papoilas eram suficientes para extrair cerca de cinco quilos de ópio, substância utilizada na produção de heroína e morfina.

Segundo o Jornal de Notícias, as plantas estavam bastante desenvolvidas e apresentavam as cápsulas de onde seria depois extraído o ópio. A natureza estupefaciente das papoilas foi confirmada no local através de testes de despistagem específicos feitos a amostras recolhidas.

As papoilas serão destruídas e, até agora, não há suspeito


SIC
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Amarante/Homicídio: Tribunal condenou empreiteiro a pela morte da mulher

Amarante, 28 Mai (Lusa) - O tribunal de Amarante condenou hoje a 20 anos de prisão o empreiteiro da construção civil de Mancelos, Amarante, pelo homicídio da mulher em Março de 2007 na residência do casal.

O tribunal, formado pelos três juízes do colectivo e por quatro jurados, requeridos pela assistente, deu como provado que foi Jaime Babo que matou a mulher e que premeditou o crime com alguns dias de antecedência.

A moldura penal de um crime de homicídio qualificado é de 12 a 25 anos de prisão.

Maria Adelaide Sousa Pinto, 39 anos, foi morta por estrangulamento na manhã de 15 de Março de 2007, na vivenda em que o casal vivia, na Serra de Água e Leite, freguesia de Mancelos, Amarante.

O arguido foi ainda condenado a pagar 85 mil euros por danos morais à filha mais velha e assistente no processo.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Algarve: Ministra da Educação defende que guarda de crianças não é "exclusiva do Esta

Algarve: Ministra da Educação defende que guarda de crianças não é "exclusiva do Estado"

28 de Maio de 2008, 18:30

Faro, 28 (Lusa) - A ministra da Educação defendeu hoje em Faro que a responsabilidade sobre a guarda das crianças não é "exclusiva do Estado" e lançou um repto a toda a sociedade civil para que esta se envolva mais no assunto da infância e seus problemas.

"Em matéria de Educação todos somos poucos para cumprir as necessidades sobre a guarda de crianças", admitiu Maria de Lurdes Rodrigues, depois de uma visita ao Refúgio Aboim Ascensão, reforçando a ideia de que a responsabilidade de ajudar crianças em perigo não é "exclusiva do Estado", mas que deve ser aberta à sociedade.

Depois de ver e pegar ao colo algumas das mais de 90 crianças dos zero aos cinco anos no Refúgio Aboim Ascensão, a ministra da Educação assinalou a sua primeira visita àquela instituição de Emergência Infantil no livro de honra com palavras de "reconhecimento" e de "agradecimento" pelo trabalho realizado no Refúgio.

O Refúgio Aboim Ascensão é o primeiro em Portugal com a prática do acolhimento temporário precoce (dos zero aos cinco anos), depois dele já abriram cerca de 100 no país inteiro.

À margem da deslocação ao Algarve para visitas "de rotina" a escolas e ao Refúgio Aboim Ascensão, a ministra Maria de Lurdes Rodrigues escusou-se comentar a greve da função pública que está a decorrer em Lisboa em defesa dos Ateliers de Tempos Livres (ATL), cuja maioria vai deixar de ser apoiada pelo Governo limitou-se a falar sobre a "satisfação da visita à instituição de Emergência Infantil, em Faro.

A causa da greve está relacionada com a decisão do Governo de prolongar o horário escolar no primeiro ciclo do ensino básico retirando das IPSS as actividades de enriquecimento curricular, que, dizem as instituições, irá provocar o encerramento de 600 ATL até ao final do ano.

A Confederação Nacional das IPSS decidiu aderir à concentração de hoje marcada pela Federação dos Sindicatos da Função Pública frente ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, em Lisboa.

Cerca de 200 trabalhadores dos Centros de Actividades de Tempos Livres (ATL) concentraram-se hoje frente ao Ministério do Trabalho para exigir uma reunião para debater as condições salariais e os efeitos sociais do eventual encerramento de muitos destes espaços.

A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) aprovou este mês, por seu turno, o encerramento das IPSS a 09 de Junho, como protesto pelas decisões do Governo que afectam o funcionamento dos ATL.

Ao todo, as IPSS asseguraram em 2007 o acompanhamento e a ocupação de 100 mil crianças, tendo recebido dos cofres públicos cerca de 6,1 milhões de euros, um montante global que deverá agora ficar reduzido a metade.

CCM.

Fonte:Lusa/Fim
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Matosinhos: Incêndio destruiu esta madrugada prédio de dois andares

PJ investiga origem das chamas.

Um incêndio destruiu esta madrugada um prédio de dois andares, que se encontrava desabitado, em Matosinhos, no Porto. As chamas, cuja origem é ainda desconhecida, irromperam às 03h20 de hoje, num prédio situado na Avenida Serpa Pinto, encontrando-se actualmente em fase de rescaldo.

O incêndio foi combatido por 20 bombeiros e cinco viaturas das corporações de Leixões, Matosinhos-Leça e São Mamede de Infesta, de acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto (CDOS). Segundo a mesma fonte, o fogo começou no rés-do-chão do edifício onde funcionava uma oficina de restauro de móveis.

O prédio, que desabou, estava desabitado, daí que não tenha sido registada qualquer vítima. Porém, no combate ao incêndio um bombeiro ficou intoxicado pelo fumo, tendo dado entrada no Hospital Pedro Hispano, de Matosinhos. Segundo fonte hospitalar, o bombeiro "sentiu-se mal devido ao fumo que inalou, mas teve alta pouco tempo após dar entrada no hospital".

Segundo fonte policial, a Polícia Judiciária (PJ) está já a investigar as causas do incêndio que provocou a derrocada do edifício de dois andares.

Público
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Cantanhede: Jornal usa acordo ortográfico

O semanário "Independente de Cantanhede", a comemorar o 14.º aniversário, apresenta a edição desta semana totalmente redigida segundo o Novo Acordo Ortográfico.

Na edição que já está nas bancas, "todos os textos apresentam a nova grafia do Português, com base nas regras apresentadas no livro "Atual - O novo acordo ortográfico", de João Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia, publicado pela Texto Editora".

O seu director-adjunto, Lino Vinhal, disse que é o primeiro jornal português redigido de acordo com as novas regras."A equipa teve a feliz ideia de apresentar a primeira edição de aniversário com os textos escritos de acordo com as futuras regras, saídas de um acordo que ocupou os tempos livres de muitos dos nossos agentes culturais e que, à luz do nosso entendimento, era de todo desnecessário", escreve o jornalista.

O «diretor-adjunto» adianta não conseguir "entender por que há-de ser a língua mãe a aproximar-se dos facilitismos brasileiros, afastando-se da própria raiz latina que lhe deu vida, a suportou e cultivou durante séculos".

Jornal de Notícias
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo