• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Castelo Branco: Comerciante acorrentado à porta da ASAE

Dono de um café de Castelo Branco contesta multa de 15.300.

O dono de um café de Castelo Branco acorrentou-se à porta da delegação da ASAE na cidade. Tratou-se de um protesto por causa de uma multa de 15.300 euros, cinco vezes mais do que o máximo previsto na lei.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) diz que foi um mal entendido e garante que vai resolver o problema.

José Araújo tenta a custo retomar a normalidade do dia a dia enquanto faz contas à vida. O proprietário de um café em Castelo Branco tem para pagar uma coima de 15.300 euros, depois da ASAE ter detectado no estabelecimento a falta do sistema de auto controlo alimentar HACCP.

Apesar de reconhecer que a falta é punível por lei, para o advogado de José Araújo terá acontecido um lapso na forma como a multa foi aplicada.

Os 15.300 euros são qualquer coisa como cinco vezes mais o valor máximo para este tipo de situações.

Contactada pela SIC, a ASAE informa que houve um mal entendido com o valor da coima pelo que o assunto será esclarecido.

SIC
 

vitalis1

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Mensagens
789
Gostos Recebidos
0
Regresso de espanhóis ao seu país pára VMER

Regresso de espanhóis ao seu país pára VMER


ROBERTO DORES
O regresso de oito médicos espanhóis ao seu país de origem deixou as equipas que asseguram a tripulação da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Beja reduzidas a apenas 12 clínicos. O que levou a viatura a parar novamente durante o dia de quarta-feira.

O problema arrasta-se desde o início de Março, sendo que nas últimas duas semanas a VMER esteve inoperacional por quatro vezes, não tendo sido accionada para um acidente grave que ocorreu no IP8. Apesar de os bombeiros a terem solicitado.

Rui Sousa Santos, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Beja, unidade de saúde a que a Viatura Médica de Emergência e Reanimação está afecta, revelou ao DN que o recente recrutamento de médicos realizado pelos hospitais da Andaluzia agravou a crise da falta destes profissionais na capital do Baixo Alentejo.

Entre finais de Fevereiro e princípios de Março, oito clínicos que estavam habilitados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para tripularem a VMER, optaram por deixar Beja atraídos pelas melhores condições que Espanha passou a oferecer à classe, numa altura em que várias unidades de saúde também se começam a debater com a falta de médicos no país vizinho.

Um fenómeno que surge depois do excedente registado há dez anos, que levou estes profissionais a procurarem emprego nos hospitais portugueses, sobretudo junto à raia, o que foi aproveitado por Beja para colmatar as lacunas do quadro clínico.

Ainda assim, o hospital tem hoje uma carência superior a 30 médicos.

Rui Sousa Santos garante que estes números ilustram as dificuldades na hora de definir as escalas, reconhecendo que a VMER se depara hoje "com grandes dificuldades".

Até Março, as coisas estavam controladas, mas agora não temos capacidade de cobertura a 100 % para os diferentes turnos. "Não conseguimos superar a ausência deixada pelos médicos espanhóis", sublinha o responsável, considerando que a fase crítica se situa entre as 08.00 e as 16.00 horas, já que os médicos que fazem VMER estão a trabalhar em outras instituições "e nem sempre têm tempo".

Ainda assim, até final deste mês, a escala está feita "sem furos", garante, revelando que, no mês de Junho, perto de dez médicos da sub-região de Saúde de Beja vão começar a receber formação para assegurar a operacionalidade da Viatura Médica de Emergência e Reanimação 24 horas por dia.|
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Crateras da Rua Salgueiro Maia são autênticas armadilhas para os automobilistas

17 Mai 2008, 09:12h

Há mais de 10 anos que os utilizadores da Rua Salgueiro Maia, no Alto do Vale (Santarém), reclamam pelo alcatroamento em condições do pavimento que agora ostenta crateras que causam mossa nos pneus, jantes e suspensões dos carros que por ali passam. Quem não tiver atenção ou não conhecer as armadilhas, que não se encontram sinalizadas, pode mesmo ter sérios problemas nos seus veículos.

Um dos principais afectados pelo mau estado da estrada é José Oliveira, proprietário de um restaurante na rua. As reclamações dos clientes são cada vez mais frequentes e o negócio pode ressentir-se se não forem tomadas medidas. O empresário, que se queixa ainda da falta de saneamento básico na zona, lembra que há 12 anos foi ele próprio quem gastou do seu bolso 70 contos para colocar a estrada transitável, pagando o tout venant e o cilindro que o alisou.

O vereador da Câmara de Santarém com o pelouro das obras municipais diz que a situação está a ser acompanhada e que a intervenção vai ser feita, através do município ou da Junta de Freguesia do Vale de Santarém. Ricardo Gonçalves (PSD) revela que está à espera de uma informação dos serviços que se prende com o plano de urbanização daquela zona - um documento que define a intervenção no espaço público designadamente quanto aos passeios e ao saneamento básico a colocar. Depois deverão ser lançados os procedimentos com vista à execução das obras.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - PSP apela à limpeza de terrenos incultos

O Comando Distrital de Santarém da PSP alerta os proprietários de terrenos incultos para a obrigação que têm em mantê-los limpos no período entre 15 de Abril e 30 de Outubro, sob pena de aplicação de multas que podem ir dos 140 euros aos 5 mil euros. A PSP avisa ainda que entre 15 de Maio e 30 de Setembro vigora o período crítico no âmbito do Sistema Nacional de Prevenção e Protecção da Floresta contra Incêndios, pelo que é proibido realizar fogueiras e queimadas.

"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Bombeiros e médicos debatem uso dos desfibrilhadores

16 Mai 2008, 23:46h

A utilização pelos bombeiros dos aparelhos de desfibrilhação automática externa é o tema de um debate este sábado no Centro Cultural de Samora Correia. A sessão começa às 09h30 e vai contar com a presença de representantes do INEM, da Ordem dos Médicos, Escola Nacional de Bombeiros e Liga dos Bombeiros Portugueses.

Os bombeiros de toda a região não aceitam que os aparelhos só possam ser usados por médicos.

"São vários os casos de vidas que poderiam ser salvas se os bombeiros pudessem usar os equipamentos que estão instalados em muitas ambulâncias da região", lê-se numa nota de imprensa dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia que organizam o seminário aberto à participação de toda a comunidade.


"O MIRANTE"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - Moita Flores mantém protocolo para levar doentes idosos a Cuba

O presidente da Câmara Municipal de Santarém assegurou que a autarquia vai manter o protocolo estabelecido com os serviços médicos cubanos para “resolver” os “problemas sociais” dos idosos carenciados do concelho. “O nosso protocolo com os serviços médicos de Cuba não têm a ver com as políticas de saúde do Governo, mas sim com problemas sociais, que enquanto não estiverem resolvidos, nós vamos continuar a resolver”, disse hoje à Agência Lusa o autarca social-democrata, Francisco Moita Flores.

O Ministério da Saúde vai criar um "programa de choque" para resolver as listas de espera em oftalmologia, através do qual vai contratualizar 30 mil cirurgias e 75 mil primeiras consultas em produção adicional, a realizar em instituições públicas.

A medida consta do Programa de Intervenção em Oftalmologia (PIO) do Ministério da Saúde, que é hoje apresentado pela ministra Ana Jorge, e tem três grandes objectivos: reduzir o tempo de acesso a consultas de oftalmologia, garantir o acesso à cirurgia da catarata em tempo adequado e reforçar o papel do Serviço Nacional de Saúde na resposta às necessidades da população.

Com este programa, o Ministério da Saúde espera reduzir o tempo de acesso a consultas de oftalmologia, garantir o acesso à cirurgia da catarata em tempo adequado e reforçar o papel do Serviço Nacional de Saúde na resposta às necessidades da população. No entanto, segundo o presidente da autarquia, “os critérios do Ministério da Saúde são de ordem clínica e não de ordem social”.

A Câmara de Santarém assinou a 21 de Abril um protocolo com os serviços médicos cubanos que permitirá a idosos carenciados do concelho que tenham problemas oftalmológicos serem avaliados e tratados em Cuba.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Ó senhor Bispo, tenha cuidado com a Diabetes!

17 Mai 2008, 09:30h

Na última edição do Porta do Sol, jornal da Diocese de Santarém, o Bispo D. Manuel Pelino Domingues escreve contra o divórcio e em defesa do casamento. E tem toda a razão no que escreve, quanto mais não seja tendo em conta um estudo feito pela Universidade Nova de Lisboa que prova que as pessoas casadas controlam melhor o açúcar no sangue. Mas ter razão não significa estar isento de problemas. Como ele não é casado é mais um que corre o risco de ficar diabético.


"O Mirante"
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Abusador de aluno de Tarouca fica em prisão preventiva

446852.jpg


Abusador de aluno de Tarouca fica em prisão preventiva

O Tribunal de Lamego decretou prisão preventiva para o indivíduo de 42 anos detido em flagrante delito em Tarouca quando abusava de um menor de 14 anos. A acção foi desencadeada pelo Ministério Publico (MP), depois de alertado pelo Núcleo Escola Segura de Tarouca. As autoridades judiciais não descartam a existência de "pelo menos mais um caso".

No inicio do mês, o Conselho Executivo da Escola EB 2/3 de Tarouca alertou a GNR para o comportamento estranho de um homem que andaria a aliciar os alunos. Quarta feira, a GNR, em estreita colaboração com o MP, montou um apertado sistema de vigilância na escola. A operação "permitiu deter o indivíduo em flagrante delito enquanto praticava actos sexuais com um menor de 14 anos numa zona erma da serra de Santa Helena a caminho da casa do suspeito", adiantou ao DN fonte judicial. Segundo esta fonte, "o homem aproximava-se dos rapazes e depois de os convencer a entrar no carro e deslocava-se para a serra onde consumava os alegados abusos".

AO DN, Adriano Resende, comandante do destacamento da GNR de Lamego, adiantou: "O suspeito estava sob vigilância e quando o menor entra no carro seguimo-los e conseguimos deter o indivíduo em flagrante delito". Munidos de mandado, a GNR procedeu a uma busca na casa do suspeito, em S. Martinho de Mouros, no concelho de Resende onde "não foram encontrados vestígios incriminatórios".

O homem, um ex-emigrante na Suíça, foi ontem ouvido no tribunal de Lamego e fica a aguardar julgamento em prisão preventiva na cadeia daquela cidade.

Segundo a citada fonte judicial "sabe-se que o homem aliciava os rapazes a troco do pagamento de almoços, prendas ou dinheiro!. A mesma fonte adiantou: "Nunca usou da violência e identificamos outras alegadas vitimas. Todavia esta é uma escola problemática. Apenas num dos casos temos suspeitas fundadas de que terão sido cometidos abusos". Ao que o DN apurou junto de fonte da escola, que não presta declarações sobre o caso, "foram comunicados à GNR a existência de 2 suspeitos".|

AMADEU ARAÚJO,

Fonte:DN Online
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
filmes ilegais - Vendedora condenada por vender

Uma comerciante foi condenada pelo Tribunal do Entroncamento a pagar uma multa de 880 euros por vender cópias ilegais de DVD na feira mensal da cidade. A arguida, de 35 anos e residente em Torres Novas, estava acusada da prática de um crime de aproveitamento de obra usurpada. Além da multa foi também condenada a pagar as custas judiciais, segundo revela a Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) que tinha instruído o processo que depois foi remetido ao Ministério Público.

Os factos remontam a 2005. Em Janeiro desse ano a IGAC desenvolveu uma operação conjunta com a PSP no mercado do Entroncamento, tendo apreendido à agora condenada 256 cópias piratas de filmes. Em julgamento a arguida alegou desconhecer que tal situação era ilegal, mas o tribunal não aceitou o argumento justificando que “a mediatização associada a apreensões deste tipo (...) tem contribuído exponencialmente para a divulgação quer da incriminação, quer das consequências penais”.

O tribunal considerou ainda que as operações da IGAC têm ocorrido maioritariamente em feiras e que, sendo esta uma feirante, o desconhecimento da proibição de venda de cópias piratas não pode ser tido em conta. “Não é verosímil que a arguida - com passado profissional e familiar associado à venda ambulante - não tivesse conhecimento que a venda de videogramas não originais não configurasse crime”, refere a sentença. Contra a vendedora pesou também o facto de uma inspectora da IGAC ter presenciado “a arguida a tentar camuflar o material logo que se apercebeu da acção de fiscalização”.


"O Mirante"
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Morreram por causa de uma braseira

Duas pessoas morreram intoxicadas com monóxido de carbono



235.jpg



Duas pessoas morreram sábado à noite no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo por inalação de um gás tóxico, disse à agência Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro da Guarda.

A mesma fonte acrescentou que, segundo os Bombeiros de Figueira de Castelo Rodrigo, as vítimas terão inalado monóxido de carbono libertado por uma braseira.

O caso ocorreu na localidade de Almofala, cerca das 22:20 horas de sexta-feira.

iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Faro: homem assassinado na rua

Na origem do crime terão estado desavenças antigas


235.jpg




Um homem de 60 anos foi esta manhã assassinado à facada na via pública, perto do cemitério de Faro, disse à agência Lusa fonte policial.

Segundo a mesma fonte, o crime ocorreu cerca das 09:00, tendo o homem, residente em Faro, sido atingido com uma facada desferida na zona abdominal/renal, que lhe provocou a morte quase imediata.

As autoridades policiais presumem que na origem do homicídio «terá estado uma discussão por desavenças antigas», tendo o agressor conseguido fugir.

A mesma fonte revelou ainda que as autoridades «têm referências do suspeito», podendo a sua captura ocorrer nas próximas horas.

O caso foi entregue à Polícia Judiciária que prossegue as investigações com vista à detenção do agressor.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Faro: Detido suspeito de ter assassinado homem na via pública

O homem suspeito de ter assassinado hoje uma pessoa à facada perto do cemitério de Faro foi detido ao início da tarde, perto da sua residência, naquela cidade algarvia, disse fonte da PSP.

De acordo com a mesma fonte, o detido terá cadastro por crimes graves.

Hoje de manhã, um homem de 60 anos foi assassinado à facada na via pública, perto do cemitério de Faro, tendo sido atingido na zona abdominal/renal, que lhe provocou a morte quase imediata.

As autoridades policiais presumem que na origem do homicídio "terá estado uma discussão por desavenças antigas".

MCL/JPC.

Fonte Inf.- Lusa/fim


.
 

teix

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,100
Gostos Recebidos
0
é a segurança do nosso pais.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Prémio europeu atribuído ontem à noite na Irlanda

O melhor museu do ano dedicado à ciência e à técnica
A Universidade de Coimbra tem o melhor museu europeu na vertente dedicada à ciência, técnica e indústria. Ontem à noite, em Dublin, Irlanda, recebeu o prémio Michelleti Haward

Não foi considerado o Melhor Museu Europeu do Ano pelo European Museum Forum (EMF), que ontem reuniu na Irlanda, mas a distinção é também de primeiro lugar, no caso, o de melhor espaço museológico com preocupação pelo conteúdo dedicado à ciência, técnica e indústria.
Criado há mais de uma década e atribuído pela Fundação Michelleti, o prémio decorre na mesma cerimónia solene onde é distinguido o Melhor Museu Europeu do Ano, atribuído desta vez a um museu de arte moderna da Estónia.
«É uma honra», reconheceu ao Diário de Coimbra Paulo Gama da Mota, ainda em Dublin. Para o director e professor de biologia, o Michelleti Award «é o reconhecimento pelo trabalho de recuperação do antigo Laboratório Chimico, e um grande estímulo para a continuação do trabalho em prol da divulgação da ciência».
Um outro prémio, comparável ao atribuído a Coimbra, distinguiu um museu situado na ilha da Antárctica, Noruega, com conteúdos mais dedicados à natureza e cultura.
Na categoria de Melhor Museu pelo EMF (organização não governamental inglesa), a que concorriam 30 finalistas, foram ainda atribuídas menções honrosas a museus de Espanha, Holanda e Inglaterra.
Em 2007, o Centro de Emigração Alemã, em Bremerhaven, foi o eleito pelo EFM, juntando o seu nome à lista de quase 1500 espaços museológicos galardoados, onde se inclui o Museu de Guggenheim em Bilbao (Espanha) ou o Museu Olímpico em Lausanne (Suíça).
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Dia Internacional dos Museus assinalado na estação arqueológica

Cobertura de Siza Vieira protege património do Rabaçal
A Villa Romana do Rabaçal poderá vir a ser protegida por uma cobertura desenhada por Siza Vieira, assim haja vontade política e dinheiro suficiente. O projecto foi ontem apresentado, no Dia Internacional dos Museus, bem como a intervenção que está ser realizada no Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra

As comemorações do Dia Internacional dos Museus decorreram numa tenda montada no meio do belo olival que dá uma cariz ainda mais especial à Villa Romana do Rabaçal, uma estação arqueológica que, de acordo com os especialistas, não tendo a dimensão da cidade de Conímbriga, tem aspectos únicos, com destaque para os azulejos do palácio, simbolizando as quatro estações do ano.
O grande ênfase das comemorações foi para o projecto existentes para cobrir a estação arqueológica, de forma a preservar os achados, impedindo que os elementos naturais venham a destruir ainda mais, e permitindo que os visitantes os possam apreciar em todo o seu esplendor, uma vez que, como medida de protecção, os azulejos estão cobertos com areia.
O presidente da Câmara Municipal de Penela, Paulo Júlio, perante os muitos residentes na freguesia que marcaram presença, alertou precisamente para esse perigo, manifestando-se determinado em encontrar os apoios necessários para construir uma obra que considera arrojada e ambiciosa, mas que já foi elogiada por diversos actores políticos e não só.
Por exemplo, o presidente da Região de Turismo do Centro, Pedro Machado, enalteceu a visão do executivo, referindo que, «não sendo um dos maiores municípios, dá um contributo à região e aos outros municípios. «O projecto pode atrair visitantes para além do monumento, pela notoriedade do arquitecto.
De acordo com Paulo Júlio, Siza Vieira visitou demoradamente o espaço e assumiu o risco de fazer o estudo prévio da cobertura sem qualquer custo para a autarquia.
A estrutura é composta por madeira laminada e plástico acrílico, tendo como objectivo, de acordo com o reputado arquitecto, «proteger e permitir ver bem sem estragar o que lá está», explicando que a intenção é que «as pessoas não se sintam dentro de um museu».
Na cerimónia, o coordenador científico dos trabalhos arqueológicos no local, desde 1984, Miguel Pessoa, explicou tudo o que foi feito, enfatizando a necessidade de ser protegido o espólio móvel e imóvel ali encontrado.
O edil de Penela explicou que já foram realizadas reuniões com algum decisores e entidades privadas, revelando que a World Monuments Fund, até pelo facto de já ter sinalizado o local como estando entre os 100 mais ameaçados do mundo, já garantiu apoio financeiro ao projecto, desde que exista envolvimento concreto da parte do governo central português.
A sessão contou ainda com a presença de Artur Côrte-Real, coordenador do projecto de valorização do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, que explicou em detalhe tudo o que tem sido feito para recuperar e devolver o sítio arqueológico à cidade.
Desde logo, traçou um quadro histórico, centrando-se depois no centro interpretativo que deverá abrir ao público ainda este ano, culminando uma fase de mais de uma década de trabalho no local.
As comemorações terminaram no Espaço-Museu da Villa Romana do Rabaçal, onde foi inaugurada a exposição temporária “Louças e Quotidianos no Museu do Rabaçal – do Barreiro à Peça”.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Castelo de Penela abriu as portas da Feira Medieval

Percorrer as ruelas de Penela é hoje sinónimo de entrar nos meandros da Idade Média. O ambiente é de festa, com bruxarias, música e fantasia à mistura. Trata-se da Feira Medieval de Penela, à qual chegam pessoas do Norte e Sul do país

Era mendigo. As suas vestes eram pobres, rotas até. Barbas e cabelos longos, pesavam-lhe o rosto. As feridas estavam “vivas”, gotejavam ainda num corpo que parecia arrastar-se há anos. «Eu mandava construir uma casa assim para os pobrezinhos» dizia na esperança de ser ouvido. Perguntou se havia missa, mas não obteve resposta. Mesmo assim continuou: «se houvesse missa, eu ia para a porta da igreja pedir porque lá as pessoas são mais caridosas. Dão esmola porque querem favores de Jesus». Era o mendigo na Feira Medieval de Penela, uma de muitas outras personagens que, desde ontem, farão as delícias de todos os que ali se deslocarem.
Prestes a nascer estava a noite e ao castelo de Penela chegava um misto de fantasia. Ruas e ruelas eram preenchidas por pessoas que visitavam barracas e riam ao sabor dos espectáculos proporcionados pelos saltimbancos e demais plebeus. Para trás ficara o século XXI. Era momento de entrar na Idade Média e, deixar-se, levar pelo espírito. Sons medievais, crianças que sorrateiramente “rapinavam” os vendedores e depressa eram corridas a “toque de pau”. Vendedores ambulantes, de bochechas rosadas pelo vinho ou, quiçá, pela Ginginha D’El Rei, soltavam tolices. Mais ao fundo, um preso era arrastado sem dó, nem piedade, como se de um humano não se tratasse.
Vestidas a rigor figuras austeras e desconfiadas cruzavam-se com populares sorridentes e prontos para a festa. Visitavam a feira e tamanho era o ambiente recriado que, uns pais tiveram de reconfortar a “pequenina” que os acompanhava: «não tenhas medo, aquilo é só a brincar», afirmaram sorrindo. Convencida, ou não, continuou a sua visita, de olhos arregalados e expectantes pela feira que curiosidade lhe suscitava.
A comida era para todos os gostos. Chouriços, cerejas, maçãs, escarapiadas, pão-de-ló, cordonizes. O necessário era ter vontade de tudo provar. Mas, como quem come precisa de beber, lá andavam a Ana Margarida, a Sofia Antunes, a Adriana Duarte e a Ana Martins a vender copos ou “corninhos” de barro que, suportadas por um cordel, serviriam para colocar água, vinho ou outras “bebidas mágicas”.
Pedras da sorte, brinquedos em madeira, pulseiras, brincos ou fios, cremes naturais, ervas, tapeçarias. A lista de produtos oferecidos não parece ter fim. Há-os para todos os gostos. Maria Fontes apresenta-se, pela primeira vez, na Feira Medieval de Penela, com “O Corno d’Abundância” onde é possível adquirir «caixas com temas medievais, do sagrado ao profano», afirmou. Define a sua banca como «bem recheada», onde se pode encontrar, entre outras coisas, sabonetes artesanais, ervas, defumadouros, lava-pés e o “Oráculo dos Druidas”, que tem por base a sabedoria das árvores. Ana Brizada, Daniela Fernandes, Cristina Mendes e Gonçalo Perdigão, também, vendem produtos da sua autoria e, como novinhos que são e conhecedores desta feira, dizem gostar muito das actividades aqui desenvolvidas, especialmente «o ataque ao castelo». De Évora veio José Domingues que, enquanto conversava com o Diário de Coimbra, dava forma a um modelo de sandália, um exemplo dos muitos artigos em pele que concretiza e ali vende.
Um dos espaços que mais concentrava a atenção de quem por ali passeava era o “Parque Infantil” que, segundo Paula Gama, pretende ser um local de «interacção entre crianças, pais e avós» e no qual se podem fazer jogos. E não se trata de “playstations”, porque na Idade Média isso apenas seria passível de ser apelidado de “bruxaria”. «São jogos lúdicos e de perícia para crianças que já não lhes estão habituadas» sublinhou a responsável. Neles incluem-se: jogo do arremesso; chulas; réplica de uma cataplana; jogos de gladiadores; andas; tiro com arco.
Ainda ontem começou, mas já muito divertimento assegura. Promete, também, ensinar ou recordar sobre como se vivia em tempos medievais, época onde existiam plebeus e cortes, mendigos e saltimbancos e onde a música se fazia ao som de gaitas de foles, tambores, pandeiretas e tantos outros instrumentos.
O espaço foi pensado ao pormenor e peremptórios são visitantes e participantes a defini-lo como «extraordinário». A magia, o medo, a alegria e a expectativa confluem em locais como: Praça das Tabernas, Mercado Medieval, Tapada dos Horrores, Acampamento Militar, Terreiro Medieval, Mouraria ou o Recinto das Farsas, entre outros. O Castelo de Penela continuará a “viajem no tempo” hoje, assim como nos dias 23, 24 e 25 de Maio.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Feira do Vinho/2008 com entradas gratuitas

Aquela que vai ser a 5ª edição da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia, vai ter entradas completamente gratuitas durante todos os dias do evento. A novidade foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal, na apresentação do certame, que decorre entre 14 e 22 de Junho

«Alterámos o modelo de entrada, porque queremos que seja uma festa para toda a gente, não só do município, como da região, queremos que todos possam vir à feira, e queremos que seja a edição mais visitada de sempre», justificou Litério Marques, assegurando que, apesar das entradas serem à borla, «a qualidade não fica abaixo de anteriores edições».
Assim, do cartaz de espectáculos culturais paralelos ao certame propriamente dito, constam nomes como os de Ana Malhoa, Roberto Leal, Rádio Macau, Quim Barreiros, Dulce Pontes, Kussondulola e as tradicionais Marchas Populares. Um cartaz que o autarca entende «ser tão bom ou melhor que os anteriores», rejeitando a opção por um um grupo de renome internacional, «porque isso tem riscos elevados, já que no dia desse espectáculo pode chover, e está tudo estragado… não podemos arriscar assim os dinheiros públicos», referiu.
Por outro lado, Litério Marques fez questão de realçar a colaboração e parceria estabelecida com as Juntas Freguesia, que estarão representadas no certame, e que por elas próprias irão suportar os custos financeiros dessa presença. «Louvo aqui a forma empenhada e determinada como foi possível estabelecer esta parceria com as freguesias», disse o presidente da edilidade, dando conta que o orçamento estimado para a feira deste ano ronda os 200 mil euros. Uma verba que espera ver recuperada, fruto do novo figurino introduzido no certame, contrariamente ao que sucedeu o ano passado, em que a autarquia acumulou um prejuízo de sensivelmente 50 mil euros.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
IFDEP está em Penafiel a divulgar iniciativas

IFDEP está em Penafiel a divulgar iniciativas​
O Instituto Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal (IFDEP) está presente na “Ocupa-Te!” – Salão das Profissões, Emprego, Formação, Empreendedorismo e Voluntariado em Penafiel

A convite das entidades organizadoras, o Instituto Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal (IFDEP) conta com um stand no evento. A “Ocupa-Te!” – Salão das Profissões, Emprego, Formação, Empreendedorismo e Voluntariado em Penafiel tem como principal objectivo promover as oportunidades de emprego e de formação, incentivar à participação do voluntariado, esclarecer sobre as diferentes opções educativas e de empreendedorismo.
A participação do IFDEP no certame tem como principal finalidade divulgar as suas iniciativas no âmbito do POPH, nomeadamente o programa FAME (Formação Avançada para Mulheres Empreendedoras) e o INOV PME (projecto que visa apoiar a inserção de quadros superiores em pequena as e médias empresas).
A “Ocupa-te” termina hoje no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. A entrada no salão é gratuita e destina-se a todas as pessoas que procuram obter informações sobre cursos superiores, cursos de formação, oportunidades de trabalho, estágios e integração em bolsas de emprego, criação de empresas, empreendedorismo e ocupação em actividades de voluntariado. O programa incluiu um conjunto de seminários e outras actividades alusivas a esses temas. A organização está a cargo da Câmara Municipal de Penafiel e da Penafiel Activa.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Braga: Descarga eléctrica alta tensão mata homem que entrou em posto transformação ED

Braga: Descarga eléctrica alta tensão mata homem que entrou em posto transformação EDP


Uma descarga eléctrica de alta tensão matou, hoje de manhã, em Braga, um homem que havia arrombado a porta do posto de transformação da EDP no bairro Santa Tecla, disse à Lusa fonte dos Bombeiros.

Segundo a fonte, o homem, com cerca de 35 anos e conhecido pela alcunha de "Quim das Enguardas", teve morte imediata, já que foi atingido por uma descarga de 15 mil volts de potência.

As autoridades suspeitam que a vítima, que era toxicodependente, terá arrombado a porta do posto da EDP alegadamente para furtar cobre ou procurar drogas.

No local, esteve o delegado de Saúde de Braga, uma equipa de técnicos da EDP - que realizou diversos procedimentos técnicos de segurança - e os Bombeiros que transportaram o cadáver para a morgue do Instituto de Medicina Legal, no edifício do Hospital de São Marcos.

LM.

Fonte Inf.- Lusa/Fim


.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,597
Gostos Recebidos
91
Outra vez o APAGÃO

Outra vez o APAGÃO

Quem queria beber uma bica hoje na Ericeira tinha de voltar para trás, e assim foi neste domingo que surpreendeu todos aqueles que ainda têm dinheiro para a gasolina da voltinha saloia.




Mais uma vez a Ericeira sem corrente eléctrica. Eram 14,30H. Ainda com os restaurantes cheios e com fila de espera para os almoços e lá se vai a dita. Nos cafés o desespero era notório. As esplanadas cheias e "bicas" nem vê-las, e os clientes nada mais pediam à espera. "Pode ser que não demore..."´diziam. Mas demorar demorou. São 18,55 h e embora a corrente já tenha sido reestabelecida nalguns pontos o certo é que continuamos às escuras. Em contacto com o Apoio Técnico da EDP foi-nos dito que não sabiam o que se tinha passado, portanto não sabiam o motivo da avaria, pelo menos quem nos atendeu e calculava-se que pela 19 horas o retabelecimento seria total. A Ericeira volta não volta leva com estes castigos, nem sabemos bem porquê. Será só aqui ?????


18/05/2008

Por:eek:ericeira
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo