• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Chamusca - ASAE afasta gastronomia típica da Semana da Ascensão

A visita da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) às festas da Semana da Ascenção da Chamusca em 2007 contribuiu para que, este ano, se desse uma fraca adesão por parte das associações culturais, promotoras da gastronomia tradicional, como as tripas grelhadas ou couve a soco, ao certame deste ano.

Fazendo um primeiro balanço da Semana da Ascensão, que terminou a 4 de Maio, Francisco Matias, vice-presidente da câmara, referiu que a maioria dos habituais “operadores” de gastronomia típica preferiu não participar no evento devido ao receio da actuação da ASAE.

O ano passado a Câmara da Chamusca contou com a adesão de seis associações culturais ao passo que este ano participaram apenas duas tasquinhas de gastronomia tradicional. Oferta que a autarquia considera manifestamente insuficiente face ao número de visitantes que a vila recebe durante esta semana.


"O Mirante"
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,597
Gostos Recebidos
91
A Ericeira em festa

Tudo ainda em segredo, mas podemos avançar desde já, que se está a antever um evento muito especial para a região da Ericeira, pois será realmente o dia que marcará o início das obras do Porto de Pesca.


Para tal, conseguimos apurar em exclusivo para os nossos leitores, está-se já a organizar uma cerimónia, com pompa e circunstância, da entrega protocolar da Obra à Empresa que vai realizar a nova estrutura. Trata-se de um acto histórico e de grande importância Concelhia. Mais ainda, poder-se-à, também divulgar que a Junta de Freguesia da Ericeira irá apresentar à população interessada e para debate, um novo projecto do pontão a construir a Sul. Este projecto, que fecha o porto por inteiro, integrará a famosa e esperada marina para barcos de recreio e pesca. Nesta cerimónia, tudo leva a crer, estarão presentes altas individualidades Concelhias e Governamentais que darão a importância desejável a este acontecimento. A data ainda não está marcada mas aguarda-se a todo o momento essa informação.


Por:eek:ericeira
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Casa de polícia assaltada

Lagoa: Casa de polícia assaltada
A moradia de um agente da PSP de Portimão foi ontem assaltada, na Bela Vista (Lagoa). Os ladrões entraram por uma janela e roubaram peças em ouro. A chegada da esposa do agente terá afugentado
fonte::correio manha
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Azambuja - Empresário Jorge Carvalho ameaça acabar com ganadaria

O criador de toiros de lide Jorge Carvalho admite vir a transferir a sua ganadaria para outro local se não forem resolvidos os problemas causados por ocupações ilegais de terrenos municipais junto da sua propriedade em Porto Salazar. “Tenho vergonha de levar lá os meus clientes porque aquilo tem um aspecto inadmissível”, disse o proprietário de uma das mais notáveis ganadarias nacionais.

O ganadero apresentou uma exposição ao município na reunião pública de terça-feira e informou que vai denunciar algumas situações aos Serviços de Protecção da Natureza da GNR para que actuem em conformidade. O presidente da câmara disse concordar com a medida e reconheceu que a indignação do munícipe se justifica. Joaquim Ramos informou que a câmara já fez um levantamento das ocupações ilegais, com construções clandestinas, e vai agir em conformidade.

Jorge Carvalho disse que foram construídos muros em cimento que travam as águas e fazem com que a sua propriedade fique inundada quando chove mais e que algumas valas estão cobertas de resíduos que impedem a circulação das águas. Queixou-se também da proliferação de patos que fazem cujos dejectos provocam doenças nos animais que cria na propriedade. “Os legumes produzidos ali são um perigo para a saúde pública. A água está cheia de coliformes fecais”, denunciou.

O empresário conclui que se a câmara não lhe resolver o problema, está disponível para vender a propriedade ao município porque “a sua exploração está inviabilizada”.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Entroncamento - Baixas prolongadas põem PSP a funcionar a meio gás

A esquadra da PSP do Entroncamento está a funcionar a meio gás, devido ao facto de 15 dos cerca de 50 elementos que a compõem estarem de baixa prolongada. A informação foi dada pelo próprio comando distrital da PSP ao presidente da câmara, numa reunião realizada na sexta-feira passada. Uma reunião, no âmbito do conselho municipal de segurança, onde o segundo comandante distrital (intendente Cardoso), assumiu que a esquadra do Entroncamento é, em termos de efectivos, a mais desfavorecida da região.

A diminuição de operacionais tem levado a que alguns habitantes, e também a oposição política, falem na existência de focos de insegurança na cidade. Há umas semanas começou a circular na Internet a petição “Por um Entroncamento seguro”, onde são descritas várias situações vividas por habitantes da cidade. “O Entroncamento, apesar de ser uma cidade com problemas aos mais variados níveis, era no entanto uma cidade segura para se viver (…). Neste momento a insegurança e o terror existem entre as pessoas”. Este é apenas um trecho do conteúdo da petição, que o presidente da câmara, Jaime Ramos (PSD), desvaloriza, considerando haver por detrás uma tentativa de politizar a questão. “Estamos em vésperas de eleições…”.

O autarca diz que há coisas que devem ser melhoradas “mas com praticamente 35 por cento do efectivo de baixa não será fácil”. O autarca recusa no entanto que haja um clima de insegurança na cidade e refere que ele próprio sai muitas vezes do edifício da câmara já noite dentro e nunca sentiu qualquer tipo de receio.

Contrariamente, um estudo de opinião sobre a gestão autárquica do concelho, encomendado pelo executivo a uma empresa privada, conclui que 62,9 por cento dos 600 eleitores inquiridos afirmam que se sentiriam mais seguros se fosse aumentado o policiamento no concelho. O presidente da câmara conhece os números e já se disponibilizou para colocar sistemas de videovigilância em locais considerados mais problemáticos. “Mas só se isso servir para fazer baixar os actos de vandalismo”, salienta. Mais desenvolvimentos na edição semanal, que sai esta quinta-feira.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Chamusca - Torneio de Futsal "24 horas"

Organizado pelo Grupo de Veteranos da Chamusca, vai ter lugar nos dias 6 e 7 de Junho, no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2,3/S da Chamusca, o décimo primeiro Torneio 24 horas de Futsal. Prova que é já uma das mais tradicionais do género na região.

O torneio, que tem para distribuir troféus para todas as equipas, para o melhor jogador e melhor marcador, e também para a equipa mais disciplinada, tem inscrições limitadas a 16 conjuntos.

Os interessados em participar podem fazer as suas inscrições no Malibus Bar, na Chamusca, no Café do Paulo, na Carregueira, ou através dos telemóveis 919 245 815 e 917619483, até ao dia 5 de Junho. O sorteio dos jogos está marcado para o dia 5 de Junho, às 21h30, no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2,3 S da Chamusca.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - Teatro Sá da Bandeira dedica três dias à cultura japonesa

O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, vai servir de palco à iniciativa "Furusato Relance da alma japonesa", nos dias 15, 16 e 17 de Maio. Durante os três dias vão ser abordados vários aspectos da cultura japonesa mediante exposições, apresentações, workshops e conferências, todos eles mediados por nomes ligados àquele país. Na mesa redonda, agendada para o primeiro dia do evento, Pedro Canavarro, presidente da Fundação Passos Canavarro, Hara Satoshi, o Embaixador do Japão e Eduardo Kol, vice-presidente da Associação Amizade Portugal-Japão, vão trocar impressões e abordar aspectos peculiares sobre a cultura nipónica.

Para o segundo dia do evento está reservada uma conferência sobre as possíveis relações comerciais que as empresas portuguesas podem beneficiar com o Japão e ainda workshops sobre a filosofia dos arranjos florais e tratamento de bonsais.

A arte de dobrar papel, outra das tradições japonesas vai estar igualmente em foco. Às 18h00 do mesmo dia, o público estará ainda convidado para participar na “Cerimónia do Chá”, um ritual religioso com três japoneses que promete uma sessão de relaxamento durante o período de uma hora.

A fechar o evento, no último dia, é a vez do Pavilhão Desportivo de Santarém receber o 12.º Festival de Artes Marciais, a primeira vez realizado fora de Lisboa e Almada. As demonstrações de artes marciais têm início às 15h00.

Durante os três dias dedicados aos usos e costumes nipónicos vai estar patente uma exposição de Arte Ikebana e Bonsai no primeiro piso do Teatro Sá da Bandeira, junto ao Bar-Galeria e Piano-Bar.


"O Mirante"
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Matosinhos - PSP apreende 7.450 euros em notas falsas.

Na sequência dessas buscas foram também apreendidos um computador portátil, diversos aparelhos de GPS, auto-rádios e relógios, dezenas de carregadores de isqueiros e diversas peças de ferramenta, incluindo gazuas e alicates.

Durante a operação foi detido um homem de 26 anos, residente no Porto.

A PSP, que já participou os factos à Polícia Judiciária, não se mostrou disponível para prestar esclarecimentos adicionais em tempo útil. O detido vai ser presente, ainda hoje, ao Tribunal da Comarca de Matosinhos.

Lusa/SOL
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Assaltantes fazem mulher cair da mota

Assaltantes fazem mulher cair da mota


Uma mulher com cerca de 40 anos ficou ferida, ao início da tarde de ontem, ao ser assaltada por dois indivíduos que lhe retiraram todo o dinheiro, em Mindelo, no concelho de Vila do Conde.

Segundo o JN apurou, a vítima circulava numa mota, na Rua da Fonte, quando foi surpreendida pelos dois indivíduos. Foi empurrada e acabou por cair desamparada no solo. Com o choque, ainda perdeu momentaneamente os sentidos. Os assaltantes retiraram-lhe a carteira, que continha cerca de 100 euros.

A mulher, residente naquela localidade, foi assistida no local e transportada ao hospital pelos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, que receberam o alerta às 13 horas. Teve alta ainda durante a tarde.

Além de ter entrado em estado de choque, apresentava algumas escoriações resultantes da queda que sofrera. A mota em que circulava ainda terá caído em cima dela.

A GNR tomou conta da ocorrência e ficou encarregue da investigação do caso.

jn
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Administração da Qimonda nega despedimentos em Vila do Conde

Semicondutores: Administração da Qimonda nega despedimentos em Vila do Conde
14 de Maio de 2008, 20:28

Porto, 14 Mai (Lusa) - A administração da Qimonda Portugal negou hoje qualquer intenção de despedir trabalhadores da unidade de Vila do Conde, apesar da conjuntura actual do mercado de semicondutores.

"A Qimonda Portugal não irá efectuar despedimentos", refere a administração, em comunicado, acrescentando que "a actual estratégia não antevê qualquer alteração particular na área da gestão dos recursos humanos, sendo feito o habitual reajuste do nível de serviços na empresa às necessidades do mercado".

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Eléctricas do Norte e Centro (STIENC) denunciou hoje a intenção da multinacional Qimonda de despedir 10 por cento dos seus trabalhadores em todo o Mundo, medida que, segundo a organização sindical, poderá afectar Portugal.

Em comunicado, o Sindicato recorda que este anúncio, feito há dias pela administração internacional aos trabalhadores da Qimonda Portugal por correio electrónico, acontece uma semana depois da visita do primeiro-ministro à empresa.

Na ocasião, José Sócrates participou no anúncio de um novo investimento para fabrico de componentes para painéis solares, que, conforme anunciado pela empresa, criará 150 novos postos de trabalho.

"Ou seja, uma semana depois da visita do primeiro-ministro, onde terá sido anunciada a criação de 150 postos de trabalho, a mesma empresa que diz que os vai criar anuncia que vai eliminar outros tantos", sustenta o STIENC.

Segundo o sindicato, no correio electrónico enviado aos trabalhadores da Qimonda Portugal, a administração do grupo adianta que "a empresa operará uma redução do número de trabalhadores, a nível global, na ordem dos 10 por cento", acrescentando, sem pormenorizar, que "os planos de redução serão adequados a todas as regiões, locais e funções".

Para o STIENC, a mensagem da administração "é, no mínimo, na improvável hipótese de não se confirmarem estes despedimentos, uma situação de clara atemorização dos trabalhadores desta empresa, lançando o fantasma do desemprego, consequente perda da sua capacidade de subsistência e depreciação da sua dignidade profissional".

O STIENC diz ainda que, já numa anterior visita de José Sócrates à Qimonda, para assinatura de um contrato de investimento financiado com 70 milhões de euros de dinheiros públicos, "seguiu-se o despedimento colectivo de cerca de 100 trabalhadores".

Os trabalhadores, refere o sindicato, tinham-se recusado a assinar um acordo que os obrigaria a jornadas de trabalho de 12 horas.

De acordo com o STIENC, dos cerca de 1.500 trabalhadores da Qimonda mais de 900 são contratados a prazo e "apenas um quinto" destes passam ao quadro permanente todos os anos.

Uma situação que, acrescenta, "configura uma claríssima e gritante manifestação de precariedade e ilegalidade à qual os nossos governantes viram a cara para não ver".

No seu comunicado, a administração da Qimonda Portugal afirma que a unidade de Vila do Conde não vai ser afectada pela "adequação dos recursos humanos à conjuntura actual do mercado de semicondutores, anunciada quando da publicação de resultados pela Qimonda AG em 21 de Abril".

A administração refere ainda que a Qimonda Portugal "emprega directamente cerca de dois mil colaboradores" e "foi responsável no último ano pela criação de mais de 400 postos de trabalho".

FZ/PD.

Lusa/Fim
 

parasita

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
394
Gostos Recebidos
0
Terras de Bouro: Dia dos Museus com ‘Caminhada no Trilho do Sarilhão’

CaminhadaTB2.jpg
O município de Terras de Bouro vai comemorar o Dia Internacional dos Museus, no próximo dia 18 de Maio, com a caminhada no trilho do Sarilhão, no Campo do
Gerês, cujo percurso tem como ponto de partida e chegada o Museu de Vilarinho das Furnas e "Porta do Parque Nacional", encontrando na actividade uma forma de assinalar a efeméride, através da fruição do património construído e natural, autêntico museu vivo e ao dispor de quantos se apaixonam pela riqueza ambiental e beleza paisagística de Terras de Bouro/Gerês.
O evento é organizado pela autarquia que coloca à disposição dos caminheiros um percurso pré-definido, neste caso o trilho do Sarilhão, localizado na freguesia do Campo do Gerês, possibilitando não só a visita ao Museu de Vilarinho das Furnas, mas também o contacto com o património histórico da via Romana/Geira e, ainda, a fruição da paisagem do Parque Nacional, incluindo a barragem de Vilarinho das Furnas.
Com estas iniciativas o município pretende também “reforçar a procura que os trilhos pedestres no concelho têm registado, proporcionar aos cidadãos a actividade física e de lazer em contacto com o património cultural e ambiental de Terras de Bouro e assinalar diversas efemérides”.
“Tratam-se de acções que visam, antes de mais, trazer mais visitantes ao concelho, de modo especial ao Gerês, combatendo a sazonalidade e dar a conhecer os tesouros escondidos que o concelho de Terras de Bouro encerra”, explicitou a mesma fonte.
As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas até ao início da actividade, embora seja aconselhável que os interessados façam a inscrição junto da Divisão Cultural do Município, pelo telefone 253.350010, nos postos de turismo ou através do e-mail, ddsc@cm-terrasdebouro.pt podendo, ainda colher informações em www.cm-terrasdebouro.pt onde constam o pormenores de todas as caminhadas.
De referir que todas as actividades são apoiadas pela por vários organismos como o IPJ, o IDP (Instituto do Desporto), INATEL, Programa Mexa-se e pela empresa local Águas do Fastio.
Assim, a autarquia terrabourense convida os cidadãos, em geral, e os amantes do Gerês, em particular, a participar.


Autor: Terraimagem | 2008/05/15
 

parasita

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
394
Gostos Recebidos
0
16 a 18 Maio - FEIRA FRANCA DE AMARES 2008

16 a 18 Maio - FEIRA FRANCA DE AMARES 2008
Feiras



O Município de Amares e a Junta de Freguesia de Amares voltam a aliar-se, em parceria, para realizar, entre 16 e 18 de Maio de 2008, mais uma edição da Feira Franca Concelhia. Esta parceria logística preparou a edição deste ano com a manutenção de alguns eventos coroados com sucesso, acrescentando-lhe um raly paper temático.

O programa deste ano não desvirtua alguns princípios básicos do certame, constando nele os habituais valores culturais e tradicionais, sem faltar a indispensável vivência popular e a promoção dos produtos emblemáticos do concelho de Amares, como são os casos da Laranja e do Artesanato.

Mantém-se a aposta na promoção da exposição dos produtos regionais, a partir da Sexta-feira, dia 16, onde os visitantes poderão apreciar a Laranja de Amares. Além deste emblemático produto, também merecem destaque na exposição, os vinhos verdes de Amares, o mel, a broa, o artesanato, os Maios e Espantalhos e os bordados do concelho.

Na edição deste ano da Feira Franca de Amares, haverá um encontro e exibição de concertinas evocando a tradição neste evento. Além disso, a festa vive-se com a animação muito particular das danças e cantares folclóricos entre outros espectáculos musicais.
Volta a estar em destaque a tradição da “Corrida de Cavalos a Galope”, Sábado à tarde, no Parque Desportivo e no Domingo, tarde em que se estreia o Raly Paper sob o tema “Na Rota da Gastronomia e do Turismo Rural”, no Domingo, o desfile dos grupos folclóricos antecede as actuações da Festa Folclórica, com grupos representativos do folclore do concelho.

Programa:

Sexta, 16
15h00 – Tarde Infantil
Jogos e diversões (Jardim de Infância de Amares e Escola EB1 Amares)
16h00 – Abertura dos Concursos de Produtos Locais
Vinho, Laranja, Mel e Broa
21h30 – Grupo de Bombos Animares
21h30 - Encontro de Concertinas (Amigos da Concertina de Amares; Esc. Concertinas de Barreiros; Os Laranjinhas de Amares – Besteiros; Os Amigos das Concertinas de Vizela)

Sábado, 17
10h00 – Mostra de Produtos Regionais
10h00 – Feirinha das Crianças
16h00 – Corrida de Cavalos (Campeonato Regional da Liga)
18h00 – Raly Paper
22h00 – Actuação de “O Canto d’Aqui”

Domingo, 18
10h00 – Mostra de Produtos regionais
16h00 - Festa Folclórica (grupos folclóricos de Amares, Goães, Lago e Torre)
18h00 – Entrega de Prémios
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Três mortos e quatro feridos nas estradas da região

16 Mai 2008, 07:45h

Três mortos e quatro feridos, dois dos quais graves, é o balanço de despistes e atropelamentos ocorridos na quinta-feira na Grande Lisboa e Santarém.

Na auto-estrada 15, em Rio Maior, distrito de Santarém, um despiste de uma viatura ligeira causou a morte a dois ocupantes, um homem de 23 anos e uma mulher de 48, e ferimentos ligeiros no condutor.

Um outro homem foi atropelado mortalmente na Circular Regional Exterior de Lisboa, no sentido Alverca-Queluz, tendo o condutor da viatura envolvida no sinistro sofrido apenas ferimentos ligeiros.

Na auto-estrada do Norte, na zona de Alcanena, distrito de Santarém, um despiste de um automóvel no sentido Sul-Norte provocou ferimentos graves em dois dos seus ocupantes.


O Mirante
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - Misericórdia com resultado negativo

16 Mai 2008, 07:50h
A Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS) tem tido resultados operacionais negativos, compensados pelos resultados financeiros, uma situação que a Mesa Administrativa quer resolver com novos projectos geradores de receitas, disse o provedor da instituição.


Num dia aberto que visou a divulgação da actividade da SCMS no mês que assinala os 508 anos da instituição, Garcia Correia disse que, em 2007, num orçamento de cerca de 3 milhões de euros, o resultado operacional foi negativo em 231.000 euros.


"Isto só é possível porque os resultados financeiros" permitem cobrir esse défice, disse, sublinhando a importância para o equilíbrio financeiro da SCMS de projectos como o Campus XXI, que dará uma renda mensal mínima de 6.000 euros à instituição.


A SCMS aliou-se, há cinco anos, a dois grupos empresariais da área da saúde para desenvolver um projecto, na altura orçado em 35 milhões de euros, com valências na prestação de cuidados continuados de saúde, no apoio social a idosos e na criação de infra-estruturas de apoio à população.


Garcia Correia disse hoje que, depois de várias vicissitudes, o projecto aguarda agora apenas a aprovação pelo executivo municipal, estando a ser contactadas empresas para que a obra possa arrancar dentro de dois meses.


Este projecto, bem como o hotel de charme para o qual a Misericórdia procura investidores (a surgir num imóvel devoluto que possui no centro histórico da cidade) e as moradias a construir na Judiaria "são importantes para a autonomia financeira" da instituição, que é privada "e não quer ser dependente do Estado", disse.


O Campus XXI, Parque de Saúde e Bem-Estar das Fontainhas, a surgir numa área de 34 hectares cedida por 99 anos em direito de superfície pela Segurança Social, vai ser promovido por uma sociedade com um capital social de 300.000 euros.


Além da SCMS (com 5 por cento), a Campus XXI integra a Jocogest, a PMU, Serviços Médicos Limitada (que detém a maioria), a IMI, Imagens Médicas Integradas e a Ressonância Magnética.


Com um vasto património artístico e algumas dezenas de imóveis, a SCMS desenvolve um importante trabalho na área social, tendo a funcionar no seu seio uma equipa do Rendimento Social de Inserção que actualmente acompanha 185 famílias.


Por outro lado, 56 pessoas procuram diariamente o apoio prestado aos sem-abrigo, podendo recorrer ao banco de roupas, balneário, refeições e dormidas.


Além do lar para idosos (31 autónomos e 56 grandes dependentes), a SCMS presta apoio às famílias de utentes em fase terminal e apoio domiciliário a 130 pessoas (tendo 100 camas articuladas cedidas).


Dispõe de um centro de dia com 50 utentes, mais 20 que diariamente frequentam apenas algumas das actividades, e ainda de uma creche (54 crianças), um jardim-de-infância (66) e um centro de actividade de tempos livres na Quinta do Boial.


Das suas valências fazem ainda parte o lar dos rapazes (20) e o Centro de Acolhimento Temporário para crianças em risco (12), sendo também parceira, com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Marvila, na Universidade da Terceira Idade de Santarém (240 alunos).


O Mirante
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Números da APCT confirmam liderança de O MIRANTE

Os números da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens (APCT) relativos às tiragens dos primeiros dois meses deste ano apontam O MIRANTE como o jornal que mais cresceu em comparação com os outros títulos nossos concorrentes.

A nível regional a diferença entre O MIRANTE , “O Ribatejo” e o “Correio do Ribatejo”, os únicos inscritos na associação, é mais do triplo dos exemplares (ver quadro). Quanto á classificação de O MIRANTE na comparação comos jornais nacionais só o Correio da Manhã, o Expresso e o Record têm números significativos mas muito longe da média de circulação de O MIRANTE que atingiu os 30.163 exemplares. No distrito de Santarém O MIRANTE é o primeiros à frente de todos os jornais de referência com uma média de circulação de 25.668 exemplares.


O Mirante
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Alverca - Fusão de escolas secundárias gera apreensão

Alunos, professores e todo o pessoal que trabalha na Escola Secundária Infante D. Pedro serão transferidos para as instalações da vizinha Gago Coutinho no início do próximo ano lectivo. A Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) já informou da decisão de criar uma escola única- a Escola Secundária de Alverca para servir o sul do concelho de Vila Franca de Xira.

Alguns dos utentes da Infante D. Pedro foram apanhados de surpresa pela medida e aguardam com ansiedade a mudança. “Sempre ouvi falar que esta escola iria fechar, mas não acreditei. Os meus pais andaram nesta escola e nessa altura já ouviam dizer que iriam mudar”, revela Tiago Dias, um dos alunos da Infante D. Pedro.

A Escola Infante D. Pedro é provisória há 40 anos e os seus pavilhões acolhem mais de 300 alunos que lamentam a falta de condições, mas a dúvida que se levanta é se a escola de acolhimento está preparada para receber 56 turmas, visto que actualmente só tem capacidade para 42 turmas e já tem 44 em funcionamento com mais de 800 alunos.

A escola tem um plano para alargar as ofertas no ensino complementar que agrava o receio dos alunos e pais. Está a ser preparada a criação de 12 novas turmas do 10º ano com mais de 200 alunos divididos pelos cursos nas áreas das ciências, educação, turismo, ambiente, comércio, entre outros com saídas profissionais alternativas. No 11º ano irão funcionar 22 turmas.

A vereadora da educação na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira encara o processo de fusão das duas escolas com naturalidade e confiante de que a qualidade do ensino pode melhorar. Conceição Santos (PS) referiu que a mudança dos alunos “não constitui nenhuma surpresa” porque há muitos anos que era equacionada e garantiu que estão a ser estudadas soluções para que a nova escola secundária funcione sem constrangimentos. “Alunos e professores terão seguramente melhores condições na Escola Secundária Gago Coutinho”, referiu na última reunião de câmara onde o assunto foi levantado pela bancada da CDU. Nuno Libório, vereador comunista, disse que foi surpreendido com o anúncio e questionou se a escola anfitriã estará preparada para receber mais 300 alunos. “Não estão criadas todas as condições”, referiu. O autarca recordou que a carta educativa do concelho de Vila Franca prevê a criação de um pólo de ensino secundário em Alverca. “É por isso que a câmara deve lutar”, disse.

A presidente da câmara Maria da Luz Rosinha (PS) explicou que antes da decisão da DREL, a câmara e os agentes educativos participaram em diversas reuniões. “Não foi possível outra solução”, concluiu.

A câmara assegura que os pais dos alunos serão ouvidos neste processo de transferência. “Não vai haver problemas em alojar os alunos”, referiu a vereadora responsável.

Mas a mudança não preocupa apenas os alunos e os pais. Os professores contratados estão apreensivos com a fusão e alguns admitem que o seu futuro pode estar comprometido. Há disciplinas onde os professores do quadro são suficientes para assegurar as aulas e haverá dispensas. A DREL assegura que vai ser criado um corpo docente único com os professores das duas escolas e não haverá prioridade para os docentes da escola anfitriã. Será elaborada uma lista com a graduação dos professores do quadro. Os que pretenderem mudar de escola podem solicitar a transferência.

Entre os funcionários a mudança gera também alguma apreensão. “Se fica tudo concentrado numa escola, é natural que haja pessoal a mais. Temos receio”, confessou uma das funcionárias da Escola Infante D. Pedro. A câmara vai assumir a gestão do pessoal docente por decisão do Ministério da Educação e é natural que com a fusão seja possível dispensar alguns contratados. A câmara informou que está a estudar o processo em conjunto com os conselhos directivos das duas escolas envolvidas.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Portalegre: Centro de Artes do Espectáculo comemora 2.º aniversário.

Portalegre: Centro de Artes do Espectáculo comemora 2.º aniversário com mais de 50 mil espectadores.

O Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (CAEP) assinala a partir de hoje o seu segundo aniversário, depois de terem passado pelo espaço cultural mais de 50 mil espectadores, em cerca de 300 espectáculos.

"O CAEP já conquistou um lugar de destaque na rota dos grandes eventos culturais", afirmou o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Portalegre, José Polainas.

Apresentando "um balanço extremamente positivo destes dois anos de actividade", o autarca considerou que "os números falam por si", com a grande afluência de publico aos eventos culturais realizados no CAEP.

Para assinalar o segundo aniversário do espaço, hoje e sábado, a direcção artística do CAEP, coordenada por Joaquim Ribeiro, programou uma série de concertos, em que sobressai a actuação de John Cale.

O antigo músico dos Velvet Underground, nascido no País de Gales em 1942, actua sábado, no grande auditório do CAEP, com capacidade para mais de 450 pessoas.

Com um volume de programação orçado em cerca de meio milhão de euros, o CAEP é constituído por dois auditórios e um espaço de café concerto, conhecido por "Quina das Beatas".

Segundo José Polainas, a programação do CAEP até ao final do ano também já está delineada.

Um Festival Internacional de Teatro e um Festival Internacional de Burlesco, durante o mês de Novembro, são duas das iniciativas programadas.

Por outro lado, o Festival de Jazz de Portalegre, que regressa em 2009 ao CAEP, apresenta-se, na opinião de José Polainas, como um dos "maiores eventos" daquele espaço.

O responsável adiantou que o festival vai passar a realizar-se nos dois últimos fins-de-semana de Fevereiro, ao invés de em três dias seguidos, como acontece desde a sua criação em 2003.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
O distrito com mais crimes

Faro registou mais ocorrências, mas Aveiro é o distrito onde os crimes graves mais aumentaram.

Faro foi o distrito português que registou, em termos percentuais, o maior número de crimes no ano passado, enquanto a Guarda apresentou o valor mais baixo, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2007, noticia a Lusa.

O RASI vai ser apresentado sexta-feira no parlamento e a Lusa teve acesso ao relatório. O PortugalDiário solicitou junto do gabinete de imprensa do MAI o acesso ao RASI, no entanto, fonte do gabinete adiantou que só amanhã este documento irá ser tornado público, apesar de o prazo para a sua publicação ter terminado a 31 de Março.

Segundo o relatório, no distrito de Faro ocorreram 69 crimes por 1.000 habitantes no ano passado, o que o coloca em primeiro lugar quando comparado com os restantes distritos e regiões autónomas. Neste distrito, as forças de segurança registaram 27.336 participações, correspondendo a um acréscimo de 2,1 por cento em relação ao ano anterior, enquanto os crimes violentos e graves diminuíram 3,6 por cento.

Por sua vez, a Guarda, onde no ano passado ocorreram 21 crimes por 1.000 habitantes, foi o distrito que apresentou o valor mais baixo de crimes registados. As participações (3.811) corresponderam a uma acréscimo de 6,1 por cento. Neste distrito, a criminalidade grave e violenta também diminui 54,1 por cento.

Aveiro tem mais crimes graves

O segundo distrito com o maior número de crimes registado foi o de Setúbal - 48 crimes por 1.000 habitantes, seguindo-se o de Lisboa (48 crimes por 1.000 habitantes), a Região Autónoma dos Açores (45 crimes por 1.000 habitantes) e o Porto surge em quinto lugar (35 crimes por 1.000 habitantes).

Quanto aos crimes violentos e graves, os distritos de Aveiro (mais 9,1 por cento), Setúbal (mais 8,4 por cento) e Braga (mais 5,1 por cento) foram aqueles onde se registou um maior aumento das ocorrências. A Região Autónoma da Madeira (mais 33,8 por cento) e dos Açores (mais 12,4 por cento) também registaram um aumento significativo das ocorrências de carácter violento e graves, face a 2006.

Apesar dos distritos de Lisboa e Porto terem assinalado o maior número de crimes violentes e graves, 10.191 e 3.930 respectivamente, a diminuição deste tipo de criminalidade diminuiu significativamente no caso de Lisboa (20,5 por cento) e ligeiramente no Porto (3,8 por cento).

Olhos postos na Noite

Aumentar as acções de prevenção criminal, de que se destaca a operação «Noite Segura 2008», é um dos objectivos operacionais traçados para a PSP este ano pelo Relatório Anual Nacional de Segurança Interna-2007.

Quanto à GNR, o relatório indica como um dos objectivos operacionais «incrementar o policiamento de visibilidade, reforçar a vigilância das principais zonas de perigo e a actuação junto dos principais grupos de risco, consolidando o trabalho já desenvolvido no âmbito dos Programas Especiais de Policiamento».

Para a Polícia Judiciária (PJ), os objectivos operacionais incluem «desenvolver a componente técnica e científica de apoio à prevenção e investigação criminal» e «reforçar a cooperação internacional, em especial no campo da criminalidade organizada e do terrorismo».

Portugal Diário
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Jovem diz ter sido violada na Queima das Fitas

Caloira de 18 anos acusa colega de 25 de a ter violentado no recinto do «Enterro da Gata», em Braga

Uma caloira, de 18 anos, da Universidade do Minho, acusa um colega, de 25 anos, de a ter violado na madrugada do dia 12 de Maio no recinto onde decorre o «Enterro da Gata», a festa dos estudantes de Braga, noticia o Diário de Notícias.

O PortugalDiário confirmou junto da PSP do Porto que a queixa da aluna de 18 anos existe. «Foi feita no dia 13 - terça-feira ¿ na esquadra da Póvoa do Varzim (onde a queixosa reside)», disse fonte da PSP, que já encaminhou a denúncia para o Ministério Público, escusando-se a adiantar mais detalhes sobre o assunto.

A aluna contou ao DN que estava com uns amigos numa das barracas de bebidas do recinto quando, por volta das 4h30, o suspeito da violação, namorado de uma amiga, a abordou.

«Agarrou-me e puxou-me à força, porque até é um pouco bruto». A jovem achou que o colega a puxava para junto de outros amigos numa outra barraca mais à frente. «Só me apercebi do perigo quando ele me atirou para dentro de uma tenda escura», contou ao jornal.

A estudante conta que já conhecia o «cardeal» - tem no mínimo seis matriculas ¿ desde o início do ano e confiava nele.

«Ele estava a tentar que fosse a bem», mas a jovem fê-lo perceber que não estava interessada. Foi aí que o suspeito reagiu de forma agressiva. «Batia-me e atirava-me contra a parede», contou ao DN. De cada vez que tentava gritar, «o comportamento violento repetia-se». A jovem quase não conseguiu defender-se do colega, que «é grande e tem muita força».

A aluna, que não quer voltar à universidade, tem lesões em todo o corpo, que diz terem sido fotogradas no Instituto de Medicina Legal do Porto, para investigação no Ministério Público.

Depois de o suspeito a abandonar, a jovem cruzou-se com outros colegas no recinto, mas não lhes contou. Foi para casa dormir. Quando acordou foi para casa da família, na Póvoa de Varzim, «com o corpo todo dorido», descreveu ao DN.

Na terça-feira foi ao hospital e apresentou queixa na PSP local.


iol
 

parasita

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
394
Gostos Recebidos
0
Soutelo: Recebe "Bio - Salão de Produtos Biológicos e Ecológicos"

bio_jpg.jpg

"Bio - Salão de Produtos Biológicos e Ecológicos" intitula a iniciativa que a Associação Comercial de Braga (ACB) promove este fim-de-semana no Centro de Dinamização Empresarial de Vila Verde. A inauguração está agendada para as 15.00 horas desta sexta-feira.
Abílio Vilaça, director-geral da ACB, apresentou o evento, ontem, advertindo que a aposta é, mais uma vez, no sentido de “despertar o interesse dos empresários por novos domínios de comércio e fomentar o aparecimento de estabelecimentos comerciais com uma oferta nova, singular, capaz de captar o interesse de consumidores mais exigentes”.


O salão ‘Bio’ pretende, desta forma, apresentar uma área de negócio que o responsável considera ter “uma dimensão crescente e que tem ganho cada vez mais adeptos em todo o mundo”.
“A nossa região é, ainda, deficitária neste segmento de mercado”, sublinhou Abílio Vilaça, referindo que as famílias têm procurado mais lojas que disponibilizem produtos biológicos e cológicos.
Este salão conta com a parceria institucional da Associação de Produtores Biológicos (APB) de Vila Verde. O responsável pela agremiação, Alexandre Rebelo, garante que “Braga é um dos mercados-alvo da agricultura biológica e dos negócios que a circundam”. Isto porque entende que a cidade dos Arcebispos “tem uma grande procura deste género de produtos, talvez porque a sua população esteja actualmente mais sensível em adquirir alimentos mais ecológicos”.


Alexandre Rebelo indica, todavia, que o maior entrave dos negócios nesta área tem que ver com o circuito de comercialização - uma vez que os produtos biológicos e ecológicos são um pouco mais caros.
Seja como for, a APB aproveitará o certame para promover alguns dos seus principais produtos da região, desde Amares até Ponte de Lima, ao nível de horticultura, dos vinhos e das frutas. A produção genuína de frango ‘pica-no-chão’ será também um dos atractivos.

Candidaturas a apoios iniciam a 15

Abílio Vilaça, director-geral da Associação Comercial de Braga, incentiva os empresários da região a apostar na área dos negócios de produtos biológicos e ecológicos, indicando que a terceira fase de candidaturas ao MODCOM inicia já no próximo dia 15.
O responsável advertiu mesmo que “esta pode, inclusive, ser uma boa oportunidade para os comerciantes reconverterem o seu mercado de negócio”.
Sublinhe-se, por outro lado, que, paralelamente, ao salão ‘Bio’, em Vila Verde, decorrerão duas jornadas técnicas, sexta-feira e sábado a partir das 16.00 horas, sobre a agricultura biológica, comercialização dos produtos, etc.
Fonte Correio do Minho
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo