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Cantinho da Velocidade / WTCC

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AutoSport vai à Falperra de Renault R4L

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Faltam menos de duas semanas para mais uma edição da Rampa da Falperra, e este ano o Autosport reserva aos adeptos uma excelente surpresa, já que vai ‘tirar’ a Renault 4 L (do Engº Pinto dos Santos) da garagem e colocar os seus ‘fabulosos’ 34 cavalos a subir a rampa. Depois do sucesso no Mundial de Ralis, agora as rampas. Os adversários que se preparem porque a história da Rampa da Falperra poderá nunca mais ser a mesma!



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Jimmie Johnson 'oferece' 200º vitória à Hendrick na NASCAR Sprint Cup

Jimmie Johnson obteve a sua primeira vitória da época na NASCAR Sprint Cup, oferecendo à Hendrick Motorsports o 200º sucesso na competição, na corrida de Darlington. O penta campeão liderou 133 das 368 voltas, realizando uma estratégia que lhe permitiu suplantar os seus mais fortes adversários de hoje, Kyle Busch e Tony Stewart, quebrando assim um ciclo de 16 corridas sem vitórias para a Hendrick Motorsports.

[video=youtube;XYn5Zp2j7Ug]http://www.youtube.com/watch?v=XYn5Zp2j7Ug&feature=player_detailpage[/video]

1. Jimmie Johnson Hendrick Chevrolet 3h25m45.000s
2. Denny Hamlin Gibbs Toyota + 0.781s
3. Tony Stewart Stewart Haas Chevrolet + 1.164s
4. Kyle Busch Gibbs Toyota + 1.389s
5. Martin Truex Jr Waltrip Toyota + 2.037s
6. Matt Kenseth Roush Fenway Ford + 2.442s
7. Carl Edwards Roush Fenway Ford + 2.701s
8. Kasey Kahne Hendrick Chevrolet + 2.872s
9. Marcos Ambrose Petty Ford + 3.213s
10. Joey Logano Gibbs Toyota + 3.303s
11. Clint Bowyer Waltrip Toyota + 3.479s
12. Greg Biffle Roush Fenway Ford + 3.947s
13. Paul Menard Childress Chevrolet + 4.016s
14. Regan Smith Furniture Row Chevrolet + 4.068s
15. Brad Keselowski Penske Dodge + 4.086s
16. Kevin Harvick Childress Chevrolet + 4.163s
17. Dale Earnhardt Jr Hendrick Chevrolet + 4.265s
18. Jeff Burton Childress Chevrolet + 4.480s
19. Aric Almirola Petty Ford + 5.035s
20. Mark Martin Waltrip Toyota + 6.085s
21. Kurt Busch Phoenix Chevrolet + 7.748s
22. Casey Mears Germain Ford + 1 Volta
23. Ryan Newman Stewart Haas Chevrolet + 1 Volta
24. Juan Pablo Montoya Earnhardt-Ganassi Chevrolet + 2 Voltas
25. David Gilliland Front Row Ford + 2 Voltas
26. Landon Cassill BK Toyota + 2 Voltas
27. Dave Blaney Baldwin Chevrolet + 3 Voltas
28. David Ragan Front Row Ford + 4 Voltas
29. Bobby Labonte JTG Daugherty Toyota + 4 Voltas
30. Reed Sorenson FAS Lane Ford + 5 Voltas
31. Danica Patrick Stewart Haas Chevrolet + 6 Voltas
32. Travis Kvapil BK Toyota + 6 Voltas
33. AJ Allmendinger Penske Dodge + 11 Voltas
34. Jamie McMurray Earnhardt-Ganassi Chevrolet + 23 Voltas
35. Jeff Gordon Hendrick Chevrolet + 29 Voltas
36. David Reutimann BK Toyota + 54 Voltas

Abandonos

JJ Yeley Robinson Blakeney Toyota 132 Voltas
Cole Whitt Turn One Chevrolet 35 Voltas
David Stremme Inception Toyota 32 Voltas
Joe Nemechek NEMCO Toyota 27 Voltas
Mike Skinner Hamilton Means Toyota 20 Voltas
Scott Speed Go Green Ford 20 Voltas
Josh Wise Front Row Ford 19 Voltas



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Luiz Razia vence GP2 em Barcelona

Aproveitando da melhor maneira o facto de partir da pole position, Luiz Razia venceu a corrida 'sprint' da GP2 Series que se realizou esta manhã em Barcelona. O piloto brasileiro liderou desde o arranque, mas foi sempre seguido de perto por Nathanael Berthon (Racing Engineering), cedendo um pouco de tempo perto do fim da corrida, assegurando no entanto o seu primeiro pódio na categoria.

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O líder do campeonato, Davide Valsecchi, foi terceiro classificado, nunca conseguindo passar Berthon, sofrendo igualmente a pressão de James Calado (Lotus GP) na fase final das 25 voltas de corrida. Os homens da Ocean quedaram-se pela 21ª (Victor Guerin) e 24ª (Nigel Melker) posições com Ricardo Teixeira (Rapax) a ficar classificado entre eles.

Classificação

1. Luiz Razia Arden 40m08.411s
2. Nathanael Berthon Racing Engineering a 5.256s
3. Davide Valsecchi DAMS a 5.897s
4. James Calado Lotus a 6.575s
5. Max Chilton Carlin a 13.117s
6. Giedo van der Garde Caterham a 14.362s
7. Esteban Gutierrez Lotus a 14.874s
8. Stefano Coletti Coloni a 19.223s
9. Felipe Nasr DAMS a 19.703s
10. Fabrizio Crestani Lazarus a 21.570s
11. Fabio Leimer Racing Engineering a 22.852s
12. Tom Dillmann Rapax a 23.312s
13. Johnny Cecotto Addax a 30.155s
14. Rodolfo Gonzalez Caterham a 30.601s
15. Rio Haryanto Carlin a 31.281s
16. Josef Kral Addax a 31.834s
17. Julian Leal Trident a 32.817s
18. Fabio Onidi Coloni a 34.371s
19. Stephane Richelmi Trident a 34.818s
20. Simon Trummer Arden a 35.426s
21. Victor Guerin Ocean a 38.977s
22. Marcus Ericsson iSport a 39.878s
23. Ricardo Teixeira Rapax a 41.979s
24. Nigel Melker Ocean a 48.441s


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MAU FIM-DE-SEMANA PARA OS FÉLIX DA COSTA

Os irmãos Duarte e António Félix da Costa não foram bafejados pela sorte nas provas em que participaram este fim-de-semana. Duarte ficou fora do pódio na ALMS e Félix foi penalizado no GP3

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Este foi um fim-de-semana para esquecer para os irmão Duarte e Félix da Costa. Apesar de competirem em lados opostos do Atlântico, os dois irmãos não foram bafejados tiveram sortes semelhantes no que diz respeito às provas em que participavam.

Duarte Félix da Costa estrava-se este fim-de-semana na American Le Mans Series, na prova das 6 Horas de Laguna Seca, ao volante de um Radical SR10, da equipa Project Libra, na categoria LMP2. A duas horas do final da corrida, um problema de sobreaquecimento no motor do seu automóvel, quando ocupava a terceira posição entre os LMP2, levou a uma paragem de cerca de uma hora nas boxes, arredando o português de lutar pelo pódio.

O seu irmão Félix, a competir na jornada inaugural do GP3, em Barcelona, conseguiu a pole position para a primeira corrida. Apesar disso, o português antecipou a partida e foi penalizado com um drive-through nas boxes numa altura em que liderava a corrida, o que o deixou na cauda da prova. Apesar disso, o português conseguiu terminar no 14.º posto. Na corrida de hoje, largando da sétima linha da grelha, Félix da Costa protagonizou boas ultrapassagens e terminou a corrida no sexto lugar, amealhando oito pontos no fim-de-semana.


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CPC/CEGT: Goodsense esteve a trabalhar em Braga

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O Circuito Vasco Sameiro, em Braga, foi cenário do primeiro contacto de Miguel Campos, com o Lamborghini Gallardo LP 600, com o qual vai participar no Campeonato de Espanha Iber GT.

Apesar de ter cumprido séries curtas, para discutir as sensações que tinha, com Luís Veloso e Patrick Cunha, Miguel Campos deu 72 voltas ao traçado bracarense, a melhor em 1.20,0, o que deixou o piloto satisfeito embora reconheça que tem muito para aprender.

Para Miguel Campos, "foi um dia muito positivo, para perceber o comportamento do carro e apreender qual a melhor maneira de o aproveitar, já que e um tracção traseira, uma situação que é nova, com muitos cavalos saio daqui confiante, face a evolução que fui tendo ao longo do dia, traduzida em tempos interessantes, e sei que com o tempo e mais quilómetros vou lá chegar, porque não é possível chegar, ver e vencer. A maior dificuldade reside em saber qual o momento ideal de travar e qual o momento ideal de acelerar, combinação que não está optimizada e que tem de ser conjugada com o equilíbrio da carroçaria".

Na próxima segunda-feira, Miguel Campos vai continuar o seu trabalho de adaptação no traçado espanhol de Motorland, antes de no fim-de-semana fazer a estreia em competição no traçado de Jarama, situado nos arredores de Madrid.

Para Luís Veloso, o responsável pela preparação do Lamborghini Gallardo LP600 da Goodsense Racing Team, "o Miguel esta numa fase de adaptação e é evidente que precisa de fazer quilómetros e é isso que estamos a proporcionar-lhe. A evolução foi constante e positiva e esta a aprender o comportamento do carro, que tem algumas particularidades no seu comportamento e ele esta a percebê-lo de forma consistente, o que leva a que esteja convencido que vai ser um piloto muito rápido no futuro e dai a importância do dia de teste no Motorland, que vai ajudá-lo a evoluir".

Já para Patrick Cunha, que tem sido um dos responsáveis pelo sucesso da Goodsense Racing Team, "para primeiro contacto com o carro o seu comportamento foi excelente. Teve algumas dificuldades em adaptar-se à travagem, mas foi progredindo ao longo do dia e para a semana no Motorland, com a minha ajuda e do José Carlos vai com certeza evoluir, ainda mais para nos ajudar na corrida de domingo em Jarama".



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Estoril Historic Festival: Evento adiado para 2013

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Apesar de não ainda não ter chegado às redações nenhuma informação oficial, o Estoril Historic Festival, que estava marcada para 18 a 21 de Outubro, foi adiado para 2013.

Os organizadores do Estoril Historic Festival decidiram agora cancelar o seu evento de 2012. Depois de terem alterado a data marcada, os organizadores decidiram que seria melhor para o seu interesse adiar o evento até 2013", diz o comunicado colocado no site do FIA Historic Formula One Championship .

A competição dos Fórmula 1 de outros tempos procura agora uma alternativa à prova do Estoril. Para o campeonato luso Single Seater Series, que também tinha uma ronda agendada para esse fim-de-semana, surgiu entretanto a hipótese de um enquadramento num Historic Festival em Jerez de la Frontera, de 12 a 14 de Outubro.

Esta não é a primeira vez que um Estoril Historic Festival é anulado. Em 2006, razões económico-financeiras estiveram por detrás do cancelamento do evento organizado pela Talento.

Depois de ter sido realizado de 2003 a 2005 no Autódromo do Estoril, o Estoril Historic Festival tinha sido deslocado para o Algarve. Contudo, divergências entre Francisco Santos e a administração da pista de Portimão, fez com que o primeiro abandonasse a gestão do evento este ano, que agora está apenas nas mãos dos algarvios.



in: sportmotores
 

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TROFEO MASERATI COMEÇA ESTE FIM-DE-SEMANA

A edição de 2012 do Maserati Trofeo MC World Series começa já neste fim-de-semana. As grandes novidades para 2012 são as provas fora da Europa e a nova afinação do GranTurismo MC

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A terceira temporada do Maserati Trofeo MC World Series está prestes a arrancar. A primeira prova do calendário tem lugar em Espanha, no circuito de Jarama, já no próximo fim-de-semana. Daí, as 20 equipas inscritas rumam a Portugal, onde competem a 3 de Junho, seguindo para Itália, a 24 de Junho; França, a 22 de Julho. Depois chega a vez das provas fora da Europa, uma novidade para 2012, que encerram a temporada: no Infineon Raceway em Sonoma, Califórnia, EUA, do dia 23 de Setembro; e no circuito de F1 em Xangai, China, no dia 4 de Novembro.

Outra novidade é a revisão de que foi alvo o GranTurismo MC, o modelo utilizado nesta competição. O kit aerodinâmico foi melhorado e o peso reduzido, aumentando a competitividade. Tais revisões levaram a que, durante os testes da semana passada, em Vallelunga, o novo modelos tenha conseguido tempos médios 2,5s inferiores aos do modelos utilizado no ano passado.

As provas de 2012 têm agora dois formatos. A normal prova de 40 minutos mantém-se e será utilizada em três dos seis eventos. Nos restantes três eventos serão realizadas provas de endurance com duas sessões de 30 minutos e uma de 50 minutos. Nesta será obrigatória uma paragem nas boxes e a troca de pilotos no caso das equipas com mais de um piloto.

Nas regras também existem mudanças e, além das classificações Trofeo e Team, existirá este ano uma classificação absoluta. O custo de competir nesta série é de €110 000, mais as taxas das provas e dos testes. €70 000 garantem a participação apenas nas provas europeias e, para as equipas privadas com os seus próprios automóveis os custos são de €35 000 (mais taxas) para toda a época e €25 000 (mais taxas) para as jornadas europeias.


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Rampa da Falperra: Ex-libris da velocidade em Portugal

Realiza-se no próximo fim de semana a 33ª Edição da Rampa da Falperra, um evento que tem como prato principal o Campeonato da Europa de Montanha, num traçado com um ambiente só comparável aos anos de ouro do Rali de Portugal. Nos cerca de 5.000 metros que levam ao Santuário da Nossa Senhora do Sameiro esperam-se várias centenas de milhar de espectadores, que como habitualmente vão dar um colorido único à prova.

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Este ano, o Autosport e a Renault, vão tirar a mítica Renault 4L da garagem e levá-la a subir a rampa, com o jornalista Filipe Mesquita a candidatar-se a ser o piloto mais aplaudido do fim de semana. Por uma questão de educação e para poder responder a todas as saudações, garantimos que não irá sequer tentar de bater os 260 Km/h que Fausto Bormolini alcançou o no passado.

“Atrás da 4L”, protótipos, fórmulas, enfim, um sem número de tipos de carros vão perfilar-se para subir a rampa, numa lista de inscritos com mais de 170 pilotos, entre concorrentes do Campeonato da Europa e do Campeonato Francês. Espetáculo garantido!

Bom plantel

Para além do Campeonato Europeu de Montanha, a prova vai contar também com os interessados no Campeonato Europeu de Montanha Históricos, Campeonato de Portugal e de Espanha de Montanha, Troféu Ibérico de Montanha, Troféu Nacional de Históricos Montanha e Desafio Único.

Ao nível do “Europeu”, esta será a quarta prova pontuável, depois de França, Áustria e Espanha. O campeão em título, o italiano Simone Faggioli, surge como grande favorito, numa altura em que venceu as três provas até agora disputadas estando por isso no topo da classificação.

Nesta lista de favoritos há outros nomes em destaque, como o caso do italiano Fasto Bormolini, vencedor da prova bracarense o ano passado, o checo Otakar Krámký, ou o italiano Renzo Napione, bem como o checo Benes Milos. Naturalmente que Andrés Vilariño é outra presença a assinalar, ou não estivéssemos a falar do recordista de vitórias na Falperra com cinco triunfos, que este ano trás consigo a sua filha Ângela Vilariño.

Em termos nacionais, esta vai ser a primeira prova do Campeonato de Portugal de Montanha, onde se destaca o nome de Pedro Salvador, ex-campeão, mas também o titular da competição o ano passado, Paulo Ramalho. Saliência ainda para António Nogueira, Joaquim Teixeira, atual campeão da Categoria 1, e Martine Pereira, que venceu o campeonato de clássicos de montanha o ano passado.

No que diz respeito ao campeonato Espanhol, Jose A. Fombona lidera a classificação no Grupo A2, tendo em Jose A. Aznar o seu grande adversário. Noutras categorias, destaque para Raul Borreguero e Manuel Maldonado.

No Desafio Único, que cumpre a sua segunda jornada do ano, há sempre grande incerteza no apontar de favoritos nas três Categorias disputadas, pois este ano há a novidade do Desafio FEUP 3 com os Alfa Romeo 156. Tiago Vilela e Hugo Negrais lideram a categoria FEUP 1, com os Fiat Uno, enquanto Gonçalo Ferreira e Tiago Fernandes estão na frente da FEUP 2, com os Fiat Punto. José Pedro Leite e Serôdio Borges estão na frente do Desafio FEUP 3.

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HORÁRIO

Sábado, 19 de Maio
08h16 – 09h47 Treino Livre 1 – Todas as Categorias
10h42 – 11h14 Treino Livre 2 – Desafio Único
11h15 – 12h14 Treinos Oficiais (1ª Subida) – Campeonatos Europeu, Histórico, Portugal e Espanha de Montanha
13h19 – 13h49 1ª Subida de Prova – Desafio Único
13h52 – 14h40 Treinos Oficiais (2ª Subida) – Campeonatos Europeu, Histórico e Portugal de Montanha
15h45 – 16h15 2ª Subida de Prova – Desafio Único
16h18 – 17h17 1ª Subida de Prova – Campeonatos Europeu, Histórico, Portugal e Espanha de Montanha

Domingo, 20 de Maio
08h49 – 09h19 1ª Subida de Prova – Desafio Único
09h52 – 10h00 Treinos Oficiais (2ª Subida) – Campeonato de Espanha de Montanha
10h04 – 10h51 2ª Subida de Prova – Campeonatos Europeu, Histórico e Portugal de Montanha
11h56 – 12h37 2ª Subida de Prova – Desafio Único e Campeonato de Espanha de Montanha
12h41 – 13h28 3ª Subida de Prova – Campeonatos Europeu, Histórico e Portugal de Montanha


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WTCC - Áustria
Tiago Monteiro foi sexto em qualificação dominada pela Chevrolet

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Tal como se esperava no seguimento dos treinos livres, a Chevrolet dominou a sessão de qualificação do WTCC no circuito de Salzbrugring, com Robert Huff a ficar com a pole position à frente dos seus dois companheiros de equipa.

Numa pista bastante estreia e escorregadia, os Cruze voltaram a demosntrar a sua supremacia ao rodarem numa ‘liga’ à parte, com Huff a alcançar a sua primeira pole position da temporada com uma volta em 1.26,791s, logo na frente de Yvan Muller, que foi 0,142s mais lento.

Na terceira posição ficou Alain Menu, a apenas 0,170s do autor da pole. Depois, na quarta posição, mas já a 0,699s ficou o veterano Gabriele Tarquini (SEAT Leon), enquanto Alex MacDowall colocou mais um Cruze na quinta posição, a 0,782s da frente.

Depois de ter sido o 12º na primeira fase da qualificação, passando ‘à risca’ para a Q2, Monteiro voltou a estar em boa forma na parte decisiva, conseguindo o sexto posto com o seu SUNRED Leon 1.6T, a pouco mais de um segundo da frente. Stefano D’Aste (BMW 320 TC) ficou na posição seguinte, à frente de Pepe Oriola (SEAT Leon), Tom Coronel (BMW 320) e Aleksei Dudukalo (SEAT Leon).

Para a segunda corrida, os dez primeiros da Q2 invertem-se, com o russo a garantir a pole position, na frente de Coronel, Oriola e D’Aste, ao passo que Monteiro vai ser o quinto na grelha.

De notar ainda a existência de diversas saídas de pista e travagens queimadas da parte de diversos pilotos, em especial porque muitas das equipas jogavam em ter os seus dois carros a rodarem juntos para beneficiarem do ‘cone’ de aspiração, embora por vezes isso tenha resultado em quatro carros (dois de cada equipa) a rodarem juntos num curto espaço e a velocidades distintas. Foi precisamente devido a uma dessas situações que Tom Chilton deu um toque em Franz Engslter, pois o piloto da Ford vinha atrás do seu companheiro de equipa, James Nash, e bastou um exagero na travagem para acertar num dos dois BMW que vinha em formação na curva 5 quando estes vinham a uma velocidade mais baixa. A sessão viria a ser interrompida, já que Engstler acabaria por ficar preso na gravilha.

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Q2
1 Robert HUFF Chevrolet Cruze 1.6T 1:26.791
2 Yvan MULLER Chevrolet Cruze 1.6T 0.142
3 Alain MENU Chevrolet Cruze 1.6T 0.170
4 Gabriele TARQUINI SEAT Leon WTCC 0.699
5 Alex MACDOWALL Chevrolet Cruze 1.6T 0.782
6 Tiago MONTEIRO SR Leon 1.6T 1.017
7 Stefano D'ASTE BMW 320 TC 1.136
8 Pepe ORIOLA SEAT Leon WTCC 1.331
9 Tom CORONEL BMW 320 TC 1.333
10 Aleksei DUDUKALO SEAT Leon WTCC 1.526
11 Darryl O'YOUNG SEAT Leon WTCC 1.551
12 Mehdi BENNANI BMW 320 TC 1.582

Q1
13 James NASH Ford Focus S2000 TC 1:28.421
14 Alberto CERQUI BMW 320 TC 1:28.424
15 Norbert MICHELISZ BMW 320 TC 1:28.582
16 Pasquale DISABATINO Chevrolet Cruze 1.6T 1:28.858
17 Franz ENGSTLER BMW 320 TC 1:28.913
18 Charles NG BMW 320 TC 1:29.137
19 Tom CHILTON Ford Focus S2000 TC 1:29.271
20 Tom BOARDMAN SEAT Leon TDi 1:30.057
21 Gabor WEBER BMW 320 TC 1:30.116



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Duzentos mil na Rampa da Falperra

É já amanhã que vai para a estrada a 33ª edição da Rampa da Falperra, um evento onde se esperam cerca de 200.000 espectadores, que se vão distribuir pelos cinco quilómetros que separam o início da via da Falperra, à saída de Braga e o Santuário da nossa Senhora do Sameiro. Uma prova com um ambiente único que só encontra paralelo nas 'romarias' a Fafe ou Arganil do antigo Rali de Portugal.

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Para além do Europeu de Montanha, o evento do Clube Automóvel do Minho conta também para o Campeonato Europeu de Montanha Históricos, Campeonato de Portugal e de Espanha de Montanha, Troféu Ibérico de Montanha, Troféu Nacional de Históricos Montanha e Troféu Desafio Único. Ao todo, são 164 concorrentes inscritos, entre eles, com o número 80 nas portas, inscrita na classe VSH, a 'famosa' Renault 4 L, que saiu da garagem e vai, pelas mãos do jornalista do Autosport, Filipe Mesquita, regressar aos grandes palcos nacionais do automobilismo.

Da Renault 4L ao Osella FA 30

Ao nível do Europeu, esta será a quarta prova pontuável, depois de França, Áustria e Espanha. O campeão em título, o italiano Simone Faggioli, surge como grande favorito, numa altura em que venceu as três provas até agora disputadas estando por isso no topo da classificação.

Nesta lista de favoritos há outros nomes em destaque, como o caso do italiano Fausto Bormolini, vencedor da prova bracarense o ano passado, o checo Otakar Krámký, ou o italiano Renzo Napione, bem como o checo Benes Milos. Naturalmente que Andrés Vilariño é outra presença a assinalar, ou não estivéssemos a falar do recordista de vitórias na Falperra com cinco triunfos, que este ano trás consigo a sua filha Ângela Vilariño.

Em termos nacionais, esta vai ser a primeira prova do Campeonato de Portugal de Montanha, onde se destaca o nome de Pedro Salvador, ex-campeão, mas também o titular da competição o ano passado, Paulo Ramalho. Saliência ainda para António Nogueira, Joaquim Teixeira, atual campeão da Categoria 1, e Martine Pereira, que venceu o campeonato de clássicos de montanha o ano passado. No que diz respeito ao campeonato Espanhol, Jose A. Fombona lidera a classificação no Grupo A2, tendo em Jose A. Aznar o seu grande adversário. Noutras categorias, destaque para Raul Borreguero e Manuel Maldonado.

No Desafio Único, que cumpre a sua segunda jornada do ano, há sempre grande incerteza no apontar de favoritos nas três Categorias disputadas, pois este ano há a novidade do Desafio FEUP 3 com os Alfa Romeo 156. Tiago Vilela e Hugo Negrais lideram a categoria FEUP 1, com os Fiat Uno, enquanto Gonçalo Ferreira e Tiago Fernandes estão na frente da FEUP 2, com os Fiat Punto. José Pedro Leite e Serôdio Borges estão na frente do Desafio FEUP 3.

Se ainda não está convencido, dê uma espreitadela à fabulosa lista de inscritos e veja os vídeos que lhe preparámos.



HORÁRIO

19/5/2012 – Sábado

06H16 Parque de Partida – Todas as categorias Km 30 da EN 309 e R. do Barral /Fraião
Local de partida EN 309 - VIA DA FALPERRA
07H46 FECHO DA PISTA EN 309 - VIA DA FALPERRA
21/05/2011 (Sábado)
08H16 – 09H47 TREINOS LIVRES Desafio Único, Campeonato de Espanha, Campeonato de Portugal E FIA European & FIA Historics

10H42 – 12H14 TREINOS LIVRES Desafio Único
11H15 – 12H14 TREINOS OFICIAIS Campeonato de Espanha, Campeonato de Portugal e FIA European & FIA Historics
13H19 – 13H49 CORRIDA - 1ª SUBIDA Desafio Único
13H52 – 14H40 TREINOS OFICIAIS – 2ª SUBIDA Campeonato de Portugal e FIA European & FIA Historics
15H45 – 16H15 CORRIDA – 2ª SUBIDA Desafio Único
16H18 – 17H17 CORRIDA - 1ª SUBIDA Campeonato de Espanha, Campeonato de Portugal e
FIA European & FIA Historics

20/05/2012 – Domingo

06H46 Parque de Partida – Todas as categorias
Km 30 da EN 309 e R. do Barral /Fraião
07H16 FECHO DA PISTA EN 309 VIA DA FALPERRA
07H46 – 08H46 WARM-UP Campeonato de Espanha Campeonato de Portugal
FIA European & FIA Historics
08H49 – 09H19 CORRIDA - 1ª SUBIDA Desafio Único
09H52 – 10H00 TREINOS OFICIAIS Campeonato de Espanha
10H04 – 10H51 CORRIDA - 2ª SUBIDA Campeonato de Portugal e FIA European & FIA Historics
11H56 – 12H37 CORRIDA – 2ª SUBIDA Desafio Único Campeonato de Espanha
12H41 – 13H28 CORRIDA – 3ª SUBIDA Campeonato de Portugal FIA European & FIA Historics



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TOYOTA GT86 E LEXUS LFA NAS 24 HORAS DE NÜRBURGRING

A Toyota vai apresentar na linha de partida para as 24 Horas de Nürburgring o GT86 e o Lexus LFA, ambos preparados pela Gazoo Racing, a sua divisão desportiva


A Toyota, através da sua Divisão desportiva, Gazoo Racing, fará alinhar à partida para as 24 Horas de Nürburgring, quatro Toyota GT86 e um Lexus LFA.

Esta será a sexta vez que a equipa japonesa, composta na totalidade por empregados com funções “normais” na Toyota, participa na prova alemã. A Gazoo Racing estará responsável pelo Lexus LFA, que terá o n.º 83 e competirá na classe SP8; e dois GT86 (com os n.os 165 e 166), que competirão na classe SP3.

Os outros dois Toyota GT86 em prova serão os da Toyota Swiss Racing e foram preparados pela Toyota Motorsport GmbH, sedeada na Alemanha. Ostentarão os números 200 e 201 e vão competir na classe destinada a veículos de produção V3.



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CEGT – Jarama: (Também) Em Espanha mandam os portugueses

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As equipas e os pilotos portugueses continuam a dominar e a dar corpo à competição do país vizinho, tendo a Novadriver garantido a primeira linha da grelha de partida com vantagem para o Audi de Campaniço/Eskelinen.

Num evento em que quinze carros marcam presença, não muito diferente do Iberian Supercars Trophy/Campeonato de Portugal de Circuitos, oito eram de equipas lusas, demonstrando bem a importância que o contingente oriundo do lado de cá da fronteira tem na competição edificada pela GT Sport.

Os homens da Novadriver lideraram a ofensiva lusitana, garantindo a primeira linha, tendo Campaniço/Eskelinen batido Novadriver Gião/Vieira/Beirão Da Veiga na média dos três segmentos de qualificação.

O Porsche da Autorlando, dividido por Villarroel/Fontes/Carboni, foi o único “estrangeiro” a conseguir imiscuir-se entre a frota portuguesa, assegurando o quarto posto à frente do Lamborghini Gallardo da Goodsense dividido por Cunha/Ramos/Campos.

António Coimbra e Luís Silva foram a surpresa da qualificação ao assegurar o quinto crono, batendo o Ferrari F430 GT2 da Ray Racing, dividido por Hugo Godinho e pelos irmãos Ramos. Os homens da formação algarvia mostraram-se bastante desagradados com os restritores que são obrigados a montar pela organização no seu carro e esperam que a GT Sport possa rever essa situação.

Nos GT Light, foi o Ginetta G50 GT4 que se impos, o único triunfo de nuestros hermanos, tendo o Lotus Evora GT4 da Goodsense assegurado o terceiro posto da categoria.

POS EQUIPA PILOTOS CARRO CATEGORIA TEMPO
1 Novadriver Campaniço/Eskelinen Audi R8 LMS Super GT 1'33.3102
2 Novadriver Giao/Vieira/Da Veiga Audi R8 LMS Super GT 1'33.389
3 Autorlando Villarroel/Fontes/Carboni Porsche 997 GT3 R Super GT 1'34.348
4 Goodsense RT Cunha/Ramos/Campos Lamborghini Gallardo Super GT 1'34.874
5 Vodafone Team Coimbra/Silva Mercedes SLS AMG Super GT 1'34.943
6 Ray RT Godinho/Ramos/Ramos Ferrari 430 GT2 Super GT 1'35.068
7 Drivex School de Castro/Sicart Porsche 911 GT3 RSR Super GT 1'35.167
8 PCR Sport Mayola/Carol Ferrari 430 GT2 Super GT 1'36.012
9 Goodsense RT Queiroz/”Pepe” Lamborghini Gallardo Super GT 1'36.629
10 ACL by Rodrive Lapa/Stumpf/Saraiva Ford GT Super GT 1'36.728
11 Luis Villalba Villalba/Gutiérrez Ginetta G50 GT4 GT Light 1'40.377
12 Félix Porteiro Porteiro/Signes/Tineo BMW M3 GT Light 1'41.577
13 Blue Jumeirah Team Rafael Unzurrunzaga Mosler MT900 GT3 1'48"756
14 Goodsense RT Didier/Negrão /Batista Lotus Evora GT4 GT Light 1'53.027
15 Swiss Team Pierguidi/Gardell Maserati Granturismo MC3 Super GT 2'03"947



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Pedro Lamy em nono nas 24 Horas de Nurburgring

Numa altura em que faltam cerca de quatro horas para o final das 24 Horas de Nurburgring, Pedro Lamy roda no oitavo lugar, a quatro voltas dos líderes, o Audi Sport Team Phoenix de Marc Basseng, Christopher Haase, Frank Stippler e Markus Winkelhock, em Audi R8 LMS Ultra.

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Em segundo lugar a uma volta o BMW Z4 GT3 do Team Schubert, pilotado por Claudia Hürtgen, Dominik Schwager, Nico Bastian e Dirk Adorf. Um pouco mais longe mas ainda a uma volta dos líeres rodam ainda o Nº 65 Hankook-Team Heico, Mercedes SLS-AMG GT3 de Bernd Schneider, Lance-David Arnold, Alexandros Margaritis e Kenneth Heyer, o Nº 26 Mamerow Racing Audi R8 LMS Ultra, de Chris Mamerow, Christer Jöns, Michael Ammermüller e Armin Hahne, o Nº 66 Hankook-Team Heico Mercedes SLS-AMG GT3 de Pierre Kaffer, Christiaan Frankenhout e Andreas Simonsen e a Wochenspiegel Team Manthey Porsche 911 GT3 R, de Marc Lieb, Romain Dumas, Lucas Luhr e Richard Lietz. O Audi Sport Team Phoenix está bem lançado para a vitória mas nas quatro horas que faltam mito ainda pode acontecer.



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Tiago Monteiro: Fim-de-semana positivo em termos de performance”

O Campeonato do Mundo de Carros de Turismo chegou ao meio da temporada com a realização das duas corridas deste fim-de-semana em Salzsburgring na Áustria. Tiago Monteiro conseguiu novamente um bom resultado ao terminar a primeira prova no quinto posto e amealhar pontos importantes para as contas do campeonato, apesar de na segunda prova não ter sido feliz e depois de várias lutas foi forçado ao abandono, na sequência dum furo.

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No final Tiago voltava a estar satisfeito com a performance demonstrada quer nas corridas quer na qualificação: "Foi mais um fim-de-semana importante para nós. Conseguimos impor-nos mesmo com todas as adversidades. Foi positivo em termos de performance. O ritmo de corrida foi bastante bom. A primeira prova foi feita sempre ao ataque, nos limites para garantir o quinto lugar", começou por dizer.

Na segunda ronda o desfecho poderia ser outro: "Sabia que ia ser mais difícil pois tinha os Chevrolet atrás de mim e a pressão iria ser enorme. De qualquer forma, não fosse o furo na curva mais rápida e longa do circuito e acho que teria condições para igualar o resultado da primeira prova. Mas infelizmente os pneus sofreram um bocadinho. Naquela curva, oito carros tiveram furos", continuou.

Aproxima-se agora uma ronda importante para o piloto português, a corrida de 2 e 3 de Junho no Algarve. Tiago Monteiro ainda não sabe se terá à sua disposição o novo motor 1.6 Turbo no seu SEAT pelo que para já: "Vamos preparar a prova com o material que temos à disposição e tentar fazer o melhor possível como até aqui. Lógico que a correr em casa gostava de ter o novo motor, mas se não acontecer a determinação é idêntica", concluiu Tiago Monteiro que ocupa a 11ª posição do Campeonato.



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DTM em Brands Hatch
Filipe Albuquerque em décimo, vitória de Gary Paffett

Gary Paffett venceu em Brands Hatch a segunda das três corridas do ano no DTM. A correr em casa, o piloto inglês aproveitou da melhor forma o facto de partir da pole position, construindo uma boa vantagem desde muito cedo, não permitindo grandes veleidades a Bruno Spengler, que depois da vitória em Lausitzring, mais não conseguiu do que o segundo lugar com o seu Schnitzer BMW. O piloto da BMW chegou a estar muito perto de suplantar o piloto da HWA Mercedes a 20 voltas do fim, mas Paffett reagiu bem e voltou a dilatar a margem que o conduziu à vitória.

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Filipe Albuquerque voltou a não ter a sorte pelo seu lado, já que apesar de ter arrancado bem da sexta posição, e chegado a rodar no quarto posto, na segunda paragem das boxes, o piloto do Audi azul teve problemas com a mudança da roda frente esquerda, perdendo vários segundos, e naturalmente, várias posições, caindo para nono, perdendo já perto do final da corrida mais um lugar, para Jamie Green (Mercedes) terminando em décimo.

No campeonato, Gary Paffet lidera agora com 25 pontos de avanço para Bruno Spengler. Mattias Ekström é terceiro, com 35, oito pontos atrás de Spengler, enquanto Filipe Albuquerque é 15º, com apenas quatro pontos, os mesmos que David Coulthard e menos dois que o seu colega de equipa Edoardo Mortara.

Classificação

1º Paffett/GBR THOMAS SABO Mercedes AMG C-Coup 1:10:01.585
2º Spengler/CAN BMW Bank M3 DTM 5.065
3º Rockenfeller/DEU Schaeffler Audi A5 DTM 5.579
4º Tomczyk/DEU BMW M Performance Zubehr M3 DTM 5.997
5º Ekström/SWE Red Bull Audi A5 DTM 22.416
6º Vietoris/DEU Mercedes-Benz Bank AMG C-Coup 23.195
7º Molina/ESP Red Bull Audi A5 DTM 23.689
8º Green/GBR Mercedes AMG C-Coup 24.284
9º Mortara/ITA Playboy Audi A5 DTM 25.779
10º Albuquerque/PRT TV Movie Audi A5 DTM 29.582
11º Farfus/BRA Castrol EDGE BMW M3 DTM 30.302
12º Tambay/FRA Audi ultra A5 DTM 33.015
13º Hand/USA SAMSUNG BMW M3 DTM 35.977
14º Wickens/CAN stern Mercedes AMG C-Coup 36.340
15º Coulthard/GBR DHL Paket Mercedes AMG C-Coup 1 Volta
16º Werner/DEU E-POSTBRIEF BMW M3 DTM 1 Volta
17º Merhi/ESP Junge Sterne Mercedes AMG C-Coup 1 Volta
18º Frey/CHE E-POSTBRIEF Audi A5 DTM 1 Volta
19º Schumacher/DEU Mercedes AMG C-Coup 1 Volta
Abandonos
20º Wolff/GBR TV SPIELFILM Mercedes AMG C-Coup 16 Voltas
21º Scheider/DEU AUTO TEST Audi A5 DTM 42 Voltas
22º Priaulx/GBR Crowne Plaza Hotels BMW M3 DTM 85 Voltas

Campeonato

1º Gary Paffett HWA 68 pontos
2º Bruno Spengler BMW Team Schnitzer 43 pontos
3º Mattias Ekström ABT Sportsline 35 pontos
4º Jamie Green HWA 34 pontos
5º Mike Rockenfeller Phoenix Racing 25 pontos
6º Christian Vietoris HWA 20 pontos
7º Martin Tomczyk BMW Team RMG 18 pontos
8º Augusto Farfus BMW Team RBM 15 pontos
9º Andy Priaulx BMW Team RBM 8 pontos
10º Timo Scheider ABT Sportsline 8 pontos
11º Miguel Molina Phoenix Racing 8 pontos
12º Ralf Schumacher HWA 7 pontos
13º Edoardo Mortara Team Rosberg 6 pontos
14º David Coulthard Mücke Motorsport 4 pontos
15º Filipe Albuquerque Team Rosberg 4 pontos


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Filipe Albuquerque: “Lamento o que aconteceu e não escondo a desilusão"

Numa corrida em que Filipe Albuquerque estava a protagonizar a sua melhor corrida da temporada, um arreliador problema com a montagem duma das rodas do seu Audi, aquando duma passagem pelas boxes viria a condicionar o resultado final do piloto português, que estava a realizar a sua melhor prestação do ano até ao momento.

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Partindo de sexto, um bom arranque colocou-o de imediato na quarta posição. Aí se manteve até à segunda paragem nas boxes quando um problema na troca do pneu esquerdo dianteiro fez o piloto português perder uma série de lugares 'obrigando-o' a cruzar a linha de meta na 10ª posição (caiu para nono e perdeu mais uma posição), somando um ponto para as contas do campeonato.

No final da corrida Albuquerque não escondia a frustração: "Infelizmente estes erros pagam-se caros. Em Hockenheim estava na sexta posição quando um problema nas boxes me remeteu para a 10ª posição e agora estava em quarto e volto a terminar em 10º. A equipa vai ter de trabalhar na paragem nas boxes para que evitarmos ao máximo este tipo de erros. Lamento o que aconteceu e não escondo a desilusão", começou por dizer o piloto português.

Até à segunda paragem, Filipe Albuquerque estava a protagonizar uma boa corrida: "O arranque correu muito bem. Estava a segurar a minha posição, os ataques do Tomczyk e a impor um ritmo bastante competitivo. Decidimos fazer os ´pit-stops' na mesma altura que ele para garantirmos ficar à sua frente. A primeira entrada nas boxes correu bem e a segunda, foi o que foi. A partir daí a minha corrida ficou estragada. No final, e dado ter feito os 'pit-stops' demasiado cedo, já não tinha pneus para aguentar as investidas dos meus adversários", continuou.

A próxima ronda decorre a 2 e 3 de Junho em Spielberg: "Já mostrámos que estamos competitivos e por isso espero de uma vez por todas conseguir terminar a corrida num lugar de relevo", concluiu Filipe Albuquerque.



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Falperra - CPM: Salvador muito primeiro
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Pedro Salvador começou a temporada de montanha de 2012 com uma prestação imbatível, vencendo e deixando uma ideia da competitividade que demonstrará ao longo do ano.

O piloto de Chaves foi sistematicamente o mais rápido, tendo inclusive lutado à geral com os pilotos do Europeu. António Nogueira colocou o Porsche 911 GT2 no 2º posto, depois de três subidas muito regulares em torno dessa posição. Paulo Ramalho conseguiu subir ao 3º lugar que já ontem tinha ocupado, a terceira subida não alterou as coisas por uma curtíssima margem.

João Fonseca teve um início de temporada com pouco brilho, no 4º lugar da geral. O piloto do Silver Car foi algo penalizado pelo seu lugar de partida com um número alto atribuído, tendo encontrado o piso húmido em pelo menos duas das subidas, ao contrário dos principais adversários. Tiago Reis fechou o "top five" do nacional, sendo de realçar que do 3º ao 5º lugar estiveram 750 milésimos a separar os três pilotos.

Classificaçao final:
1º Pedro Salvador - Juno SSE CN - 4m24,920s
2º António Nogueira - Porsche 911 GT2 - 4m39,978s
3º Paulo Ramalho - Juno CN 09 - 4m42,028s
4º João Fonseca - Silver Car S2 - 4m42,710s
5º Tiago Reis - Norma M20F - 4m42,728s
6º Joaquim Teixeira - Norma M20FC - 4m46,277s
7º Rui Ramalho - Juno CN 07 - 4m50,243s
8º Silvino Pires - Ford Escort RS MKI - 5m01,702s
9º Rui Costa - Ford Escort RS 1600 MKI - 5m03,611s
10º Martine Pereira - Renault Clio RS2000 - 5m14,223s
(...)



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Falperra - Faggioli foi estreante recordista e vencedor
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Na sua primeira presença na Rampa da Falperra, Simone Faggioli "limpou" tudo o que havia em disputa, juntando um novo record da rampa ao indiscutível triunfo.

Os tempos das duas subidas de Sábado já dávam ao tri-campeão europeu um triunfo quase certo, tendo em conta o piso algo húmido previsto para a derradeira subida da prova no Domingo. Mas o italiano acabou por encontrar o piso já seco quando subiu, e nessas condições arriscou para bater o record da rampa, tendo-o conseguido ao efectuar 1m54,887s. Com o triunfo na Falperra, Faggioli mantém a invencibilidade no campeonato deste ano, somando quatro vitórias até ao momento.

Benes Milos também num Osella FA30 garantiu o segundo posto que ontem já parecia acessível. Tendo perdido a segunda subida de ontem, Fausto Bormolini atacou na subida de hoje, mas não conseguiu chegar a Milos, tendo no entanto batido Otakar Kramsky por seis décimos de segundo. O veterano checo ainda tentou defende o 3º posto em que estava, mas uma derradeira subida menos perfeita não lhe permitiu.

Andres Vilariño colocou o Norma no 5º lugar, longe do fulgor de outras épocas. Vitek Petr hoje fez valer a superioridade técnica do seu Osella para levar a melhor sobre Pedro Salvador, o qual ainda assim conseguiu manter-se na frente do italiano Maurizio Roasio também num Osella.

Classificação final:
1º Simone Faggioli - Osella FA 30 - 3m51,787s
2º Benes Milos - Osella FA 30 - 3m59,843s
3º Fausto Mormolini - Reynard K02 - 4m02,281s
4º Otakar Kramsky - Reynard K11 - 4m02,953s
5º Andres Vilariño - Norma E2SC - 4m11,117s
6º Vitek Petr - Osella PA 20 - 4m17,809s
7º Pedro Salvador - Juno SSE CN - 4m24,920s
8º Maurizio Roasio - Osella FA 30 - 4m25,887s
9º Frederico Liber - Formula Glória - 4m38,498s
10º António Nogueira - Porsche 911 GT2 - 4m39,978s
(...)



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Falperra - Resumo do Challenge Desafio Unico

Fique a conhecer as classificações dos primeiros relativamente as três competições do Challenge Desafio Único na Rampa da Falperra.

FEUP 1 - Fiat Uno
1º Paulo Varge / Raul Delgado - 6m25,712s
2º Tiago Vilela / Hugo Negrais - 6m28,220s
3º Luís Moura / João Lousada - 6m31,859s
4º Crissaf / Miguel Sá Fernandes - 6m38,936s
5º António Duarte / Carlos Santos - 6m42,233s
(...)

FEUP 2 - Fiat Punto
1º Diogo Gama Rocha / André Regueiro - 5m54,404s
2º Hugo Couto / Luís Carneiro - 5m54,961s
3º Pedro Cerqueira / José Francisco - 5m56,956s
4º Paulo Tempera / Francisco Rodrigues - 5m58.163s
5º Joaquim Machado / André Ferreira - 5m59,138s
(...)

FEUP 3 - Alfa Romeo 156:
1º Serôdio Borges / José Pedro Leite - 5m35,697s
2º Pedro Borges / João Batista - 5m36,607s
3º Mário Pedro Borges / Luís Carneiro - 5m46,608s
4º João Rebelo Martins / António Ferreira - 5m48,119s
5º Alexandre Gonçalves / Paulo Ribeiro - 5m48,904s
(...)



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WTCC - Salzburgring: Pneus mudam o curso de Monteiro
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Rob Huff e Stefano D'Aste dividiram os triunfos do Campeonato do Mundo FIA de Carros de Turismo (WTCC) em Salzburgring. Esta tarde na Áustria, Tiago Monteiro viu-se mais uma vez prejudicado pela má sorte, apesar de ter conseguido um satisfatório resultado na primeira manga.

Na primeira corrida assistiu-se a um confronto de titãs entre Huff e Muller, com o inglês a aguentar o campeão do mundo em título para obter o seu segundo triunfo do ano, vigésimo no WTCC. O suíço Alain Menu completou um pódio fácil da Chevrolet.

Num traçado que desconhecia, mas ao qual se adaptou com facilidade, Monteiro, que ontem conseguiu encontrar um bom 'set-up' para o seu SEAT Leon 1.6 Turbo, voltou a entrar em pista com a determinação que o caracteriza. O piloto luso obteve um precioso quinto lugar, terminando logo atrás de Gabriele Tarquini, este sim, equipado com um Léon com as últimas especificações de fábrica.

Se a primeira manga foi caracterizada pela competição em si, a segunda foi marcada pelos problemas com os pneus Yokohama que ditaram um resultado inesperado. Sete dos concorrentes com tracção dianteira, entre eles Monteiro e os três Chevrolet oficiais, viram-se traídos pelas suas borrachas nipónicas, o que deu ao surpreendente Stefano D'Aste uma oportunidade única para triunfar no mundial. Mas a vitória só ficou nas mãos do italiano na última volta.

Quando Muller parecia ser um vencedor garantido e a Chevrolet mais um "1-2-3", eis que na última volta o francês vê um dos pneus rebentar-lhe, atirando-o para a gravilha. Por sua vez Huff, que vinha a acusar o mesmo problema, abranda subitamente, atrasando propositadamente Tom Coronel, que lhe seguia no encalço, e saído de lá de trás, da terceira posição, D'Aste vê uma "chance dourada" de ultrapassar os carros que lhe seguem à frente para o obter o resultado mais marcante da sua carreira. Huff ainda foi segundo e Coronel subiu com o inglês ao pódio. Muller terminou em oitavo, conseguindo um ponto que lhe permite regressar a casa na frente do campeonato, com mais oito pontos que o rival Huff.

Monteiro ficou "arrumado" ainda a contenda ia a meio. O seu SEAT ficou imobilizado provisoriamente na gravilha, mas o portuense ainda conseguiu de lá sair para parar de vez nas boxes.

Aproxima-se agora uma ronda importante para o piloto português, a corrida de 2 e 3 de Junho no Algarve. Monteiro ainda não sabe se terá à sua disposição o novo motor 1.6 Turbo no seu SEAT pelo que para já: "Vamos preparar a prova com o material que temos à disposição e tentar fazer o melhor possível como até aqui. Lógico que a correr em casa gostava de ter o novo motor, mas se não acontecer a determinação é idêntica", concluiu Monteiro que ocupa a 11ª posição do Campeonato.


Corrida 1 - Resultado Final:
1. Rob Huff - Chevrolet , 14 voltas em 23m26.809s
2. Yvan Muller - Chevrolet + 0.312s
3. Alain Menu - Chevrolet + 0.739s
4. Gabriele Tarquini - SEAT + 2.919s
5. Tiago Monteiro - SEAT + 3.483s
6. Alex MacDowall - Chevrolet + 3.774s
7. Pepe Oriola - SEAT + 4.741s
8. Tom Coronel - BMW + 6.923s
9. Norbert Michelisz - BMW + 8.419s
10. James Nash - Ford + 8.914s
11. Franz Engstler - BMW + 9.796s
12. Pasquale di Sabatino - Chevrolet + 10.429s
13. Alberto Cerqui - BMW + 12.813s
14. Charles Ng - BMW + 13.178s
15. Gabor Weber - BMW + 13.983s
16. Tom Chilton - Ford + 16.756s
17. Mehdi Bennani - BMW + 18.390s


Corrida 2 - Resultado Final:
1. Stefano D'Aste - BMW , 12 voltas em 17m58.529s
2. Rob Huff - Chevrolet + 0.377s
3. Tom Coronel - BMW + 0.494s
4. Pepe Oriola - SEAT + 4.103s
5. Norbert Michelisz - BMW + 4.929s
6. Mehdi Bennani - BMW + 5.432s
7. Alberto Cerqui - BMW + 5.786s
8. Yvan Muller - Chevrolet + 6.464s
9. Franz Engstler - BMW + 6.474s
10. James Nash - Ford + 9.056s
11. Tom Chilton - Ford + 12.980s
12. Gabor Weber - BMW + 15.659s
13. Charles Ng - BMW + 37.399s
14. Aleksei Dudukalo - SEAT + 1 v
15. Pasquale di Sabatino - Chevrolet + 1 v
16. Gabriele Tarquini - SEAT + 1 v



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24h Ring: Audi vence e Lamy foi nono

A Audi venceu pela primeira vez as 24 horas de Nurburgring, numa prova em que Pedro Lamy ficou longe dos lugares cimeiros, apesar de ter visto a bandeira de xadrez na décima primeira posição.

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Frank Stippler, Markus Winkelhock, Christopher Haase e Marc Basseng, aos comandos de um Audi R8 LMS ultra, inscrito pela Audi Sport Team Phoenix, venceram a 40ª edição da clássica alemã de resistência, numa prova em que a Mamerow Racing completou uma "dobradinha" para a casa de Ingolstadt. A vitória da prova começou a desenhar-se a quatro horas do final, quando os BMW e Mercedes, que chegaram a liderar a prova, sentiram na pela as agruras do "Inferno Verde".

As primeiras horas de corrida foram dominadas pelos BMW Z4 GT3 oficiais, no entanto, cedo se percebeu que esta corrida seria vencida por quem cometesse menos erros, pois o andamento na frente era de todo bastante idêntico, com um leque vasto de carros com potencial para vencer. A meio da manhã de hoje, com apenas quatro horas para fim, e depois da visita da chuva, que fez algumas vítimas no imenso pelotão, eram cinco carros que ainda rodavam na mesma volta, representando quatro diferentes construtores. Contudo, devido a sucessivos problemas técnicos o poderio dos BMW, que na qualificação tinham ditado o ritmo, começou a esvaecer-se, abrindo as portas à superioridade e maior resistência dos Audi.

O último do pódio foi para o Mercedes AMG SLS GT3 da Hankook Team HEICO, equipa que teve um final de corrida dramático. A formação predilecta da casa de Estugarda viu o seu melhor SLS sucumbir, quando seguia na terceira posição, a quinze minutos do fim. Mas na última volta, a equipa patrocinada pela marca de pneus coreana viu o seu segundo carro ultrapassar o melhor dos Porsche para garantir assim o lugar disponível no pódio.

A Porsche que saiu desta prova de "mãos a abanar", depois do danificado 911 GT3-R do Wochenspiegel Team Manthey ter lutado até à derradeira volta pelo último lugar no pódio. Contudo, o que terá sido falta de gasolina, imobilizou o Porsche na recta da meta na entrada para a última volta, sendo depois abalroado por um Renault Clio menos atento que gerou alguma confusão nos momentos finais da corrida.

Ainda não foi desta que Pedro Lamy venceu pela sexta vez no "Ring". O único piloto luso em prova e toda a BMW Team Vita4One tiveram uma corrida muito discreta, longe do topo da classificação, apesar dos BMW Z4 GT3 da equipa ex-campeã do mundo de GT1 terem mostrado sempre um andamento razoável. A formação de Michael Bartels perdeu um dos seus carros ainda durante a noite, devido a acidente, sendo que o segundo Z4 GT3 terminou a corrida na nona posição, mesmo após uma morosa paragem nas boxes para trocar de embraiagem pela manhã.

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