• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Velocidade / WTCC

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

27131.jpg

VLN: Lamy com regresso apagado

Pedro Lamy deslocou-se este fim-de-semana com a BMW Motorsport à Alemanha para a realização do derradeiro teste da equipa antes das tão esperadas 24 Horas de Nurburgring. Aproveitando mais uma etapa do Campeonato de Resistência VLN, a BMW inscreveu Pedro Lamy nos dois BMW Z4 da Vita4One de forma a aproveitar ao máximo a experiência do piloto português em Nurburgring – Nordschleife e recolher importantes dados para a mítica prova de resistência alemã, que se realiza no mesmo traçado.

“Com a aproximação das 24 Horas de Nurburgring (19 e 20 de Maio) era importante testarmos as evoluções até aqui efectuadas e tentar tornar o carro ainda mais competitivo. Nesta prova, conseguimos melhorar significativamente em relação ao último teste que realizámos em Nurburgring. O carro está bom, temos vindo a resolver os pequenos problemas que têm aparecido e julgo que neste momento temos um carro competitivo e fiável, o que é imprescindível para uma prova com 24 horas de duração”, referiu Pedro Lamy que detem o recorde de vitórias, cinco, nas 24 Horas de Nurburgring.

A Vita4One terminou esta corrida de 4 horas de duração no 21º e 24º posto, posições que não refletem em nada a competitividade dos seus BMW Z4. Alguns incidentes de corrida impediram uma melhor classificação da equipa, mas em nada afectou o trabalho planeado para este derradeiro teste para as 24 Horas de Nurburgring.
“Não tínhamos como objectivo a classificação final, mas sim testar diversas soluções para tornar o carro ainda mais competitivo. O mais importante foi termos conseguido cumprir o nosso plano de trabalho”, concluiu o piloto português.

A vitória acabou por sorrir à Manthey Racing (Porsche 911 GT3 R), seguido da Audi Sport Team Phoenix (Audi R8 LMS) e BMW Team Schubert (BMW Z4), na 2ª e 3ª posições, respectivamente.



in: sportmotores
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

27132.jpg

WTCC – Eslováquia: dia aziago para Monteiro

Tiago Monteiro começou da melhor forma a jornada do WTCC na Eslováquia ao conseguir a melhor qualificação da época. No entanto, essa performance não se traduziu em resultados nas corridas quando se viu forçado a abandonar: a primeira devido a toques de adversários e a segunda devido a problemas eléctricos.

A sair da quinta posição da grelha para a primeira prova, Tiago foi logo de início abalroado. "O Muller falhou a travagem e fui levado para fora da trajectória o que me fez perder várias posições. De seguida o Nash dá-me uma pancada tão forte por trás que partiu o eixo traseiro. Não deu para continuar. No entanto, a equipa fez um trabalho extraordinário ao conseguir recuperar o Leon 1.6 Turbo a tempo da segunda prova", afirmou Monteiro.

Segunda corrida, vencida por Robert Huff, viria a ter o mesmo desfecho que a anterior mas agora devido a outros problemas. "Até arranquei bem mas o carro começou a falhar. Simplesmente desligava-se. Não sei se foi fruto do toque da primeira corrida ou não. Fui forçado a desistir", continuou Tiago Monteiro frustrado com estes resultados.

"Pela primeira vez tínhamos o motor mais competitivo, fizemos um bom trabalho ao longo do fim-de-semana e depois nas corridas, quando era importante somar pontos, não o conseguimos fazer. É uma desilusão enorme. Mas fica a satisfação de a SEAT ter conseguido a primeira vitória da época com o Tarquini e a primeira vitória do novo motor SEAT 1.6 Turbo. Estão de Parabéns", rematou o piloto português.

Tiago Monteiro não vai no entanto ter muito tempo para pensar no que aconteceu nestas duas corridas pois no próximo fim-de-semana enfrenta nova ronda na Hungria.



in: sportmotores
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

27133.jpg

DTM - Albuquerque nos pontos

Filipe Albuquerque terminou a primeira corrida de 2012 do DTM, Campeonato Alemão de Carros de Turismo, que se realizou no traçado de Hockenheim na 10ª posição depois de ter ocupado o sexto posto. Um percalço durante o segundo 'pit-stop' roubou quatro lugares ao piloto português que teve um andamento sempre semelhante aos pilotos na frente.

O início da corrida, vencida por Gary Paffett, correu bem para Filipe que conseguiu evitar os incidentes iniciais e subir lugares na classificação geral. O primeiro 'pit-stop' correu na perfeição e na altura do segundo, já se encontrava no sexto lugar. "Infelizmente uma roda ficou presa e a equipa perdeu muito tempo a resolver o problema. Quando entrei em pista estava na 10ª posição. Ainda tentei procurar ultrapassar o adversário à minha frente mas iria correr demasiados riscos e optei por manter aquele lugar", explicou.

Depois de um fim-de-semana em que esteve sempre entre os da frente, excepção feita à qualificação em que as coisas não correram tão bem, este primeiro embate serviu para o piloto português perceber que tem andamento para discutir os lugares da frente: "O Audi A5 DTM estava com um andamento muito bom e penso que fiz uma boa corrida. O 10º lugar não é um resultado assim tão mau, mas depois do que fiz em pista, acho que merecia mais. Mas este tipo de coisas acontecem e agora o mais importante é focarmo-nos na próxima prova".

A próxima corrida acontece dentro de uma semana no traçado de Lausitzring: "Acho que vamos voltar a estar competitivos e que vai ser um fim-de-semana ainda mais disputado", concluiu o piloto português que ocupa assim a 10ª posição da tabela classificativa.



in: sportmotores
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

MakeThumbnail.aspx


WTCC: TARQUINI VENCE PRIMEIRA PROVA

Gabriele Tarquini foi o vencedor da primeira prova do dia da jornada eslovaca do WTCC. Tiago Monteiro não acabou


A primeira prova do dia da jornada eslovaca do WTCC teve em Gabriele Tarquini o seu vencedor. O 17.º triunfo de Tarquini neste campeonato coincidiu com a primeira vitória do novo Seat Leon WTCC e com o melhor resultado de sempre de Aleksei Dudukalo, também em Seat Leon WTCC. O russo conseguiu, com este segundo lugar, de uma assentada, o seu primeiro pódio no WTCC e a primeira vitória no troféu dos independentes.

Em terceiro terminou Alain Menu, em Chevrolet Cruze, seguido de três BMW: respectivamente pilotados por Cerqui, D'Aste e Michelisz, que até andou na frente, mas foi tocado por Yvan Muller e perdeu alguns lugares. Muller foi então penalizado com um drive-trough e acabou a prova no 11.º posto. Darryl O'Young foi o sétimo, seguido de Tom Coronel e do inglês Boradman, em Seat Leon Tdi. Webber, em BMW 320 TC, fechou o lote dos 10 primeiros.

Quanto a Tiago Monteiro, não conseguiu terminar a primeira corrida do dia, abandonando logo na segunda volta. A presença do português na segunda corrida está ameaçada.


in: automotor
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

MakeThumbnail.aspx


WTCC: DOBRADINHA CHEVROLET NA SEGUNDA CORRIDA

Na segunda corrida do dia na Eslováquia foi a vez de a Chevrolet fazer a dobradinha. Huff venceu, Muller foi segundo e Tarquini conseguiu o terceiro lugar. Monteiro voltou a não terminar


Robert Huff foi o vencedor da segunda crrida de hoje no Slovakiaring. O piloto da Chevrolet saltou para a liderança logo no arranque e não mais largou a frente da corrida, sendo acompanhado pelo seu colega de equipa, Yvan Muller. Tarquini teve uma boa largada e conquistou algumas posições até ao terceiro lugar do pódio, onde terminou.

Tom Coronel levou o seu BMW ao quarto posto, seguido de Pepe Oriola, em Seat, e por um trio de BMW. Entre estes Michelisz foi sexto, Benani sétimo e Cerqui oitavo. Darryl O'Young terminou na nona posição e Tom Chilton conseguiu o melhor resultado do fim-de-semana para a Ford, levando o Focus S2000 à décima posição.

Quanto a Tiago Monteiro, continua a não conseguir ser competitivo, tendo desta feita abandonado com problemas no seu SR Leon 1.6T à oitava volta.

Com este resultado, Yvan Muller conta 148 pontos, seguido de Robert Huff com 122 e de Alain Menu, com 121. Tom Coronel é quarto com 93 pontos e Tarquini ocupa agora o quinto lugar da classificação, com 87 pontos. Tiago Monteiro, que conseguiu um ponto na qualificação, soma agora cinco pontos no campeonato e é o 18.º.




in: automotor
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Indy - Pilotos com opiniões divididas sobre acidentes no Anhembi
indy12-sp_batida_s_do_samba-350.jpg
Os pilotos da Formula Indy estão com as opiniões divididas sobre os acidentes que aconteceram ontem, no circuito do Anhembi, em São Paulo, durante a SP Indy 300.

Para alguns, os acidentes foram motivados pelo layout do circuito, para outros, os pilotos deveriam dirigir com mais responsabilidade e menos agressividade.

A corrida paulistana foi interrompida por um total de cinco bandeiras amarelas, sendo três delas após as relargadas em filas duplas.

Segundo James Hinchcliffe, piloto da Andretti Autosports, o traçado do circuito montado entre a Marginal Tietê e a Avenida Olavo Fontoura, é o grande responsável pelo grande número de choques entre o carros:

"Essa prova sempre foi caótica, isso é normal. Todo ano é uma `briga de cachorro louco´ e tenho certeza que parte disso acontece por causa da primeira curva, a longa reta com o hairpin no final. Definitivamente alguns trechos do circuito provocam o piloto a arriscar".

Simon Pagenaud, piloto da Sam Schmidt Motorsports, concorda com Hinchcliffe:

"O circuito tem duas zebras que não podemos passar por cima. Existem pneus na área de escape da curva 2, então se você não consegue passar por cima da zebra, também não pode ir para a área de escape por causa desses pneus", disse o francês.

Ryan Hunter-Reay, o segundo colocado na prova, discorda da opinião de seus dois colegas. Segundo o piloto da Andretti Autosport, a responsabilidade pelos acidentes é da "afobação" de alguns pilotos.

"Os pilotos precisam se comportar da mesma maneira que se comportaram no começo da temporada, porque nesta corrida ouve um exagero", disse o norte-americano. "Temos uma reta onde você está em quinta marcha e daí tem que colocar a primeira para entrar em uma curva apertada, então a chance de algo acontecer é muito grande", concluiu.
autoracing.com.br
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
NASCAR - Kyle Busch segura Dale Jr e vence em RIchmond
NASCAR12-KyleBush.jpg

Kyle Busch obteve a sua primeira vitória na temporada na noite deste sábado no Richmond International Raceway. Foi também o quarto triunfo consecutivo do piloto da Joe Gibbs na Capital City 400.

Kyle precisou suportar nas voltas finais a pressão de Dale Earnhardt Jr, o segundo colocado. Ele assumiu a liderança após um rápido último pit stop, feito em bandeira amarela, quando posicionou-se na última relargada a nove voltas do final na frente do líder anterior, Tony Stewart.

O atual campeão foi ultrapassado por Earnhardt e acabou em terceiro, tendo liderado 120 voltas. Stewart herdou a ponta após uma punição a Carl Edwards, que havia "queimado" a largada anterior. O piloto da Roush Fenway liderou 210 das 400 voltas no oval de 0,75 milha.

Denny Hamlin terminou em quarto, seguido por Kasey Kahne. Jimmie Johnson, que também liderou a corrida mas foi penalizado por uma infração nos boxes, recebeu a bandeirada em sexto. A corrida teve um total de cinco bandeiras amarelas, a última devido a uma garrafa plástica jogada na pista.

A décima etapa da NASCAR Sprint Cup acontece no próximo domingo, dia 6 de maio, em Talladega.

Resultados após 400 voltas:

Pos. Piloto Equipe/Carro Tempo/Dif.
1. Kyle Busch Gibbs Toyota 2h51m06.000s
2. Dale Earnhardt Jr Hendrick Chevrolet + 1.095s
3. Tony Stewart Stewart-Haas Chevrolet + 2.021s
4. Denny Hamlin Gibbs Toyota + 2.545s
5. Kasey Kahne Hendrick Chevrolet + 2.887s
6. Jimmie Johnson Hendrick Chevrolet + 3.375s
7. Clint Bowyer Waltrip Toyota + 4.145s
8. Mark Martin Waltrip Toyota + 4.677s
9. Brad Keselowski Penske Dodge + 4.942s
10. Carl Edwards Roush Fenway Ford + 5.163s
11. Matt Kenseth Roush Fenway Ford + 5.606s
12. Juan Pablo Montoya Earnhardt-Ganassi Chevrolet + 6.106s
13. Paul Menard Childress Chevrolet + 7.331s
14. Jamie McMurray Earnhardt-Ganassi Chevrolet + 16.044s
15. Ryan Newman Stewart-Haas Chevrolet + 16.062s
16. AJ Allmendinger Penske Dodge + 17.425s
17. Bobby Labonte JTG Daugherty Toyota + 17.514s
18. Greg Biffle Roush Fenway Ford + 17.864s
19. Kevin Harvick Childress Chevrolet + 19.219s
20. Landon Cassill BK Toyota + 1 volta
21. Casey Mears Germain Ford + 1 volta
22. Marcos Ambrose Petty Ford + 1 volta
23. Jeff Gordon Hendrick Chevrolet + 1 volta
24. Joey Logano Gibbs Toyota + 1 volta
25. Martin Truex Jr Waltrip Toyota + 1 volta
26. Aric Almirola Petty Ford + 2 voltas
27. Regan Smith Furniture Row Chevrolet + 2 voltas
28. Kurt Busch Phoenix Chevrolet + 3 voltas
29. Dave Blaney Baldwin Chevrolet + 3 voltas
30. Travis Kvapil BK Toyota + 3 voltas
31. Jeff Burton Childress Chevrolet + 4 voltas
32. David Ragan Front Row Ford + 6 voltas
33. David Reutimann Baldwin Chevrolet + 6 voltas
34. Reed Sorenson FAS Lane Ford + 8 voltas
35. Stephen Leicht Falk Chevrolet + 9 voltas
36. David Gilliland Front Row Ford + 45 voltas

Abandonos:

David Stremme Inception Toyota 139 voltas
Josh Wise Front Row Ford 127 voltas
Michael McDowell Parsons Ford 67 voltas
Cole Whitt Turn One Chevrolet 29 voltas
Joe Nemechek NEMCO Toyota 28 voltas
Mike Bliss Humphrey Smith Toyota 23 voltas
Scott Speed Leavine Family Ford 19 voltas
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Classificação Formula Indy
A Formula Indy é a categoria internacional onde mais correm brasileiros. Helio Castroneves (Penske) venceu a primeira das 16 corridas em St. Petersburg, e Will Power (Penske) ganhou em Barber, Long Beach e São Paulo.
Indy12-WPower615.jpg

Classificação após quatro etapas:

Pos. Piloto Pontos
1. Will Power 180
2. Ryan Hunter-Reay 149
3. Helio Castroneves 135
4. James Hinchcliffe 123
5. Simon Pagenaud 118
6. Scott Dixon 109
7. Ryan Briscoe 83
8. Takuma Sato 83
9. J.R. Hildebrand 83
10. Dario Franchitti 82
11. Rubens Barrichello 79
12. Graham Rahal 76
13. E.J. Viso 76
14. Tony Kanaan 71
15. Charlie Kimball 68
16. Justin Wilson 64
17. Oriol Servia 64
18. Mike Conway 62
19. Marco Andretti 61
20. Sebastien Bourdais 59
21. James Jakes 58
22. Josef Newgarden 54
23. Ed Carpenter 52
24. Simona de Silvestro 48
25. Katherine Legge 46
26. Alex Tagliani 37
27. Bia Figueiredo
12
* O calendário de 2012 é composto por 16 corridas
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Classificação Nascar

Na Sprint Cup,somente os 12 primeiros colocados entraram no "Chase" para disputar o título a partir da corrida de Chicago em 16 de setembro.



Na Truck Series, Nelsinho Piquet é o 5º colocado no campeonato com 140 pontos e Miguel Paludo o 13º com 106 pontos. O calendário terá 22 corridas.
NASCAR12-stewart-las-vegas-vitoria615.jpg

Classificação Sprint Cup após Richmond, a 9ª etapa:

Pos. Piloto Ponto Poles Vitórias Top 5 Top 10
1 Greg Biffle 338 1 1 5 6
2 Dale Earnhardt Jr. 333 0 0 4 7
3 Denny Hamlin 329 1 2 4 5
4 Matt Kenseth 328 0 1 5 5
5 Martin Truex Jr. 316 1 0 3 6
6 Jimmie Johnson 314 0 0 4 7
7 Kevin Harvick 313 0 0 2 5
8 Tony Stewart 307 0 2 3 4
9 Carl Edwards 287 1 0 2 6
10 Ryan Newman 278 0 1 2 3
11 Kyle Busch 265 0 1 2 4
12 Clint Bowyer 264 0 0 1 4
13 Brad Keselowski 252 0 1 2 4
14 Paul Menard 249 0 0 0 3
15 Joey Logano 241 0 0 0 2
16 Juan Montoya 239 0 0 0 1
17 Jeff Gordon 221 0 0 1 2
18 Jamie McMurray 220 0 0 0 2
19 Mark Martin 218 2 0 1 4
20 Jeff Burton 214 0 0 1 2
21 AJ Allmendinger 213 1 0 1 1
22 Marcos Ambrose 209 0 0 0 0
23 Kasey Kahne 205 2 0 1 3
24 Aric Almirola 205 0 0 0 1
25 Regan Smith 204 0 0 0 0
26 Kurt Busch 190 0 0 0 1
27 Bobby Labonte 188 0 0 0 0
28 Casey Mears 160 0 0 0 0
29 David Ragan 135 0 0 0 0
30 David Gilliland 134 0 0 0 0
31 David Reutimann 132 0 0 0 0
32 Dave Blaney 126 0 0 0 0
33 Landon Cassill 125 0 0 0 0
34 Travis Kvapil 119 0 0 0 0
35 David Stremme 76 0 0 0 0
36 J.J. Yeley 73 0 0 0 0
37 Brian Vickers 66 0 0 1 1
38 Michael McDowell 56 0 0 0 0
39 Brendan Gaughan 50 0 0 0 0
40 Ken Schrader 47 0 0 0 0
41 Josh Wise 37 0 0 0 0
42 Tony Raines 35 0 0 0 0
43 Terry Labonte 27 0 0 0 0
44 Hermie Sadler 13 0 0 0 0
45 Scott Riggs 13 0 0 0 0
46 Stephen Leicht 9 0 0 0 0
47 Robby Gordon 6 0 0 0 0
48 Scott Speed 2 0 0 0 0
49 Trevor Bayne 0 0 0 0 1
50 Sam Hornish Jr. 0 0 0 0 0
51 Ricky Stenhouse Jr. 0 0 0 0 0
52 Mike Bliss 0 0 0 0 0
53 Elliott Sadler 0 0 0 0 0
54 Reed Sorenson 0 0 0 0 0
55 Joe Nemechek 0 0 0 0 0
56 Danica Patrick 0 0 0 0 0
57 Cole Whitt 0 0 0 0 0
58 Timmy Hill 0 0 0 0 0
59 Tim Andrews 0 0 0 0 0
60 Michael Waltrip 0 0 0 0 0
61 Robert Richardson Jr. 0 0 0 0 0
62 Jeff Green 0 0 0 0 0
63 Bill Elliott 0 0 0 0 0
64 Stacy Compton 0 0 0 0 0
65 Mike Wallace 0 0 0 0 0
66 Kenny Wallace 0 0 0 0 0

* Somente os 12 primeiros disputam o título nas 10 últimas corridas.
* O calendário da Sprint é composto por 36 corridas.
autoracing.com
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Bentley nos GT?

A Bentley, que já venceu as 24 Horas de Le Mans à geral, prepara-se para reentrar nas competições de GT. Para o efeito já contratou o designer dos BMW, Graham Humphrys, que foi o responsável pelos BMW V12 LMR.

bentle10-c6be.jpg


De acordo com uma fonte da marca, Humphrys, devido à sua experiência com GT e protótipos está a ajudá-los nesta fase de início de projeto, já que possui mais de 30 anos de experiência, pois foi ele que desenhou, entre outros, o Marc 82G de Grupo C, foi chefe de design na Spice (1985-1991) e trabalhou na Aston Martin como engenheiro chefe.

Ainda de acordo com a mesma fonte, as possibilidades não se esgotam nos GT, embora a classe GT3 seja a mais lógica de seguir, já que na classe GTE será mais difícil bater-se com os Ferrari, Porsche e Chevrolet. O Bentley Continental GT deverá ser o modelo escolhido, pois está disponível com motorização V8 e W12.

A outra hipótese passa por aguardar pelo novo Continental que deverá utilizar a plataforma da segunda geração do Porsche Panamera. Agora, resta aguardar pelo caminho que a Bentley decide tomar. A foto é virtual, e pertence a um simulador de corridas.



in: Autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Tiago Monteiro: "Objetivo para amanhã é terminar nos pontos"

Tiago Monteiro voltou a estar em plano de destaque na qualificação do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) para as corridas deste fim de semana na Hungria, ao garantir a sétima e quarta posições para a primeira e segunda corridas respetivamente.

monteirohun36-b572.jpg


Apesar de continuar em desvantagem face aos adversários por ainda não ter o seu SEAT Leon com o novo motor, o piloto português conseguiu atingir os seus objetivos para a qualificação: "Temos focado o nosso trabalho na qualificação pois é importante assegurar bons lugares na grelha para que depois nas corridas consigamos terminar nos pontos. Fiz uma boa volta e o resultado acabou por aparecer. Estou muito contente especialmente porque estamos mais perto dos pilotos à nossa frente", disse.

"O ritmo que conseguimos impor numa volta não é o mesmo que temos em situação de corrida. É difícil aguentar a pressão dos adversários quando eles são claramente mais rápidos, mas o meu objetivo para amanhã é conseguir aguentar ao máximo as investidas e terminar nos lugares pontuáveis", acrescentou o piloto português.

As corridas do WTCC podem ser vistas amanhã no Eurosport 1 a partir das 13h00.



in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Filipe Albuquerque: "Continuo otimista e muito motivado"

Ainda que não tenha ido além do 11º lugar na grelha de partida para a ronda do DTM em Laustizring, palco da segunda prova do campeonato, Filipe Albuquerque continua otimista para a corrida de amanhã, ciente, no entanto, de que a sua tarefa será mais difícil.

audimotorsport120427-7940-7904.jpg


"Estava toda a gente a esconder o jogo até chegar à qualificação. Na qualificação 1 passei por um mau bocado porque cometi um erro na minha volta rápida com o segundo conjunto de pneus novos. Na qualificação 2, estive em quarto durante bastante tempo mas não consegui tirar partido dos pneus novos e não passei à Q3 por apenas 2 centésimas de segundo. Estamos todos muito juntos e o mínimo deslize faz perder vários lugares na grelha. Mas, a realidade é que os BMW estão muito fortes", explicou o piloto português após a qualificação desta tarde.

Para a corrida e depois do que fez na jornada inaugural, Filipe Albuquerque sabe que a história pode ser bastante diferente: "Sei que a sair do meio do pelotão posso facilmente ver-me envolvido em incidentes, mas espero conseguir evitá-los, fazer um bom arranque e recuperar paulatinamente posições. Melhorar o 10º lugar da primeira jornada é o objetivo. Amanhã de manhã ainda temos o 'warm-up' para testar outras soluções que nos permitam ser mais rápidos na corrida. Continuo otimista e muito motivado", concluiu.



in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Yvan Muller alcança mais uma pole no WTCC; Tiago Monteiro em sétimo

Após uma sessão de qualificação que se revelou atípica na Eslováquia, pode-se dizer que a ordem habitual do WTCC regressou este fim de semana no Hungaroring. Assim, Yvan Muller alcançou mais uma pole position no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, com o piloto da Chevrolet a ser o mais rápido na qualificação que decorreu esta tarde, na Hungria e na qual os carros da marca norte-americana dominaram por inteiro.

mullersvkrace121-907c.jpg


thompsonhun53-158c.jpg


Na fase decisiva, Muller rodou em 1.54,503s e cotou-se como o mais veloz, face aos outros dois pilotos da Chevrolet, com Robert Huff a ser o segundo melhor (a 0,267s) e Alain Menu o terceiro, depois deste ter abortado a sua derradeira tentativa da sessão (ficou a 0,490s).

Atrás dos três Chevy ficou Gabriele Tarquini (SEAT Leon WTCC), que foi aquele que mais luta conseguiu dar aos pilotos da frente, embora tenha ficado apenas com o quarto tempo, a 0,571s da frente. Atrás de si estarão dois BMW, com Mehdi Bennani a obter um bom resultado e a superiorizar-se a Norbert Michelisz, que hoje não conseguiu repetir o ‘brilharete’ da Eslováquia, em que foi pole.

Tiago Monteiro, ainda com o carro com o seu Leon sem as especificações da SEAT, voltou a dar grande luta, acabando por conseguir o sétimo posto na Q2, a 0,859s, e logo à frente de Darryl O’Young e Pepe Oriola, ambos aos comandos de um SEAT Leon mais recente.

Franz Engstler, com o BMW, encerra o lote dos dez melhores e garante a pole para a segunda corrida, na qual os dez primeiros da Q2 invertem a ordem. De notar ainda os problemas de James Thompson com o seu Lada Granta Sport, que depois de dar alguns bons indícios nos treinos livres desta manhã não foi além do 16º posto na Q1, parando na pista com problemas mecânicos no seu carro.

Q2

1 MULLER Chevrolet Cruze 1.6T 1:54.503
2 HUFF Chevrolet Cruze 1.6T 0.267
3 MENU Chevrolet Cruze 1.6T 0.490
4 TARQUINI SEAT Leon WTCC 0.571
5 BENNANI BMW 320 TC 0.702
6 MICHELISZ BMW 320 TC 0.819
7 MONTEIRO SR Leon 1.6T 0.859
8 O'YOUNG SEAT Leon WTCC 1.265
9 ORIOLA SEAT Leon WTCC 1.338
10 ENGSTLER BMW 320 TC 1.450
11 MACDOWALL Chevrolet Cruze 1.6T 1.593
12 NASH Ford Focus S2000 TC 2.288

Q1

1 MULLER Chevrolet Cruze 1.6T 1:55.077
2 HUFF Chevrolet Cruze 1.6T 0.124
3 TARQUINI SEAT Leon WTCC 0.280
4 MENU Chevrolet Cruze 1.6T 0.328
5 MONTEIRO SR Leon 1.6T 0.680
6 MICHELISZ BMW 320 TC 0.702
7 O'YOUNG SEAT Leon WTCC 0.717
8 ENGSTLER BMW 320 TC 1.004
9 ORIOLA SEAT Leon WTCC 1.008
10 BENNANI BMW 320 TC 1.168
11 MACDOWALL Chevrolet Cruze 1.6T 1.265
12 NASH Ford Focus S2000 TC 1.266
13 CERQUI BMW 320 TC 1.270
14 NG BMW 320 TC 1.310
15 D'ASTE BMW 320 TC 1.357
16 THOMPSON LADA Granta Sport 1.450
17 WEBER BMW 320 TC 1.465
18 DUDUKALO SEAT Leon WTCC 1.467
19 CORONEL BMW 320 TC 1.548
20 DISABATINO Chevrolet Cruze 1.6T 1.625
21 CHILTON Ford Focus S2000 TC 2.338
22 BOARDMAN SEAT Leon TDi 2.813

tarquinihun55-66e2.jpg

monteirohun36-b572.jpg




in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Tiago Monteiro repete 5º lugar no Hungaroring
Norbert Michelisz dá primeira do ano à BMW no WTCC

Norbert Michelisz fez uma corrida perfeita para vencer a segunda manga do WTCC no Hungaroring, uma prova onde Tiago Monteiro conseguiu resistir para conquistar mais um quinto lugar com o seu velho SEAT.

big2micheliszhun60-5b09.jpg


Michelisz fez um arranque fulminante e arrancou como um foguete em direção à primeira curva. A partir daí, o piloto da Zengo Motorsport continuou a afastar-se no BMW, chegando a ter mais de três segundos de vantagem. Foi a segunda vitória de Michelisz no WTCC mas a sua primeira em casa.

Alain Menu recuperou até segundo e foi o melhor Chevrolet. O piloto suíço aproveitou um erro de Pepe Oriola numa travagem para passar tanto Oriola como Mehdi Bennani. O piloto marroquino aproveitou a boleia e roubou o último lugar do pódio ao espanhol da SEAT, conquistando o seu primeiro pódio no WTCC.

Tiago Monteiro repetiu o quinto lugar, depois de ter rodado em quarto. Conseguiu passar Darryl O'Young na primeira volta mas depois foi-lhe impossível segurar Alain Menu. No entanto, durante o resto da prova, teve sempre Gabriele Tarquini e Rob Huff nos espelhos mas nunca foi realmente ameaçado.

Yvan Muller esteve muito menos competitivo na segunda corrida e acabou por cometer um erro ao defender-se de Stefano d'Aste e Franz Engstler, caindo de oitavo para décimo a duas voltas do fim.



in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Albuquerque 9º no Lausitzring
BMW ganha no DTM à segunda

A BMW conquistou a sua primeira vitória no DTM logo na segunda corrida, com uma cautelosa mas brilhante prestação de Bruno Spengler no Lausitzring. Filipe Albuquerque recuperou até ao nono lugar.

Bruno Spengler mostrou que fez a escolha certa ao trocar a Mercedes pela BMW e conquistou a primeira vitória de um BMW M3 e da equipa Schnitzer no DTM desde 1992. O canadiano nunca teve uma vantagem muito confortável, mas conseguiu controlar o andamento de Gary Paffett de modo a manter o comando após as trocas de pneus, apesar de ser mais lento nestas que o piloto da Mercedes.

Um problema com a última troca de pneus de Jamie Green permitiu a Augusto Farfus garantir o terceiro lugar e um segundo BMW no pódio. Green voltou a aproximar-se do brasileiro, como já tinha feito na primeira metade da corrida, mas não conseguiu pressioná-lo para que cometesse um erro.

Mattias Ekström foi o melhor representante da Audi no quinto lugar, mas a marca dos quatro anéis esteve muito pouco competitiva em corrida e nunca pôde dar luta aos Mercedes e BMW. Filipe Albuquerque recuperou de 11º para nono, terminando colado ao seu colega Edoardo Mortara, que tinha arrancado da quinta posição.



in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Audi triunfa 'sem espinhas' em Spa-Francorchamps

A Audi venceu as 6 Horas de Spa-Francorchamps, prova a contar para o Mundial de Endurance (WEC), conseguindo colocar os seus quatro carros nas quatro primeiras posições. O triunfo coube à equipa do carro número 3, composta por Loic Duval, Romain Dumas e Marc Gené, com um R18 ultra, que se superiorizou já na segunda parte da prova ao R18 e-tron quattro de Marcel Fässler, André Lotterer e Benoit Tréluyer.

audimotorsport-120505-8620-62a0.jpg


Com efeito, esta segunda ronda foi totalmente dominada pela marca de Ingolstadt, com o duelo pelo triunfo a cingir-se aos carros que eventualmente viriam a terminar nas duas primeiras posições. Assim, com maior rapidez no piso seco, acabou por ser o R18 convencional de Duval, Dumas e Gené a levar a melhor na segunda metade da prova, sendo igualmente impressionante não só a competitividade dos carros híbridos, mas também a sua rapidez e consistência, em particular o carro número 1.

2012-6-heures-de-spa-francorchamps-wec-3-audi-sport-team-joest-deu-audi-r18-ultra-lmp1-02112803-190_hd1.jpg

No final, a diferença entre os dois primeiros foi de 46 segundos, sendo que na terceira posição, e já a uma volta, ficou o segundo Audi R18 ultra de Marco Bonanomi e Oliver Jarvis, ao passo que o quarto posto ficou para o outro Audi híbrido de Dindo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish.

Depois, um 'fosso' de três voltas para o melhor dos 'outros', que foi o Lola-Toyota Coupé da Rebellion, pilotado por Nicolas Prost, Neel Jani e Nick Heidfeld, seguido pelos seus companheiros de equipa, Andrea Belicchi e Harold Primat, no segundo Lola da Rebellion.

Nota, ainda, para a prestação do Dome da Pescarolo, que com Sébastien Bourdais e Nicolas Minassian aos comandos chegou a lutar pela posição de melhor carro a gasolina, embora problemas já na última hora tenham condenado a formação a um lugar secundário, terminando no 16º posto.

Nos LMP2, o triunfo coube a Sam Hancock e Simon Dolan, com um Zytek-Nissan da Jota, beneficiando da paragem tardia do ORECA-Nissan de ohn Martin, Robbie Kerr e Tor Graves para chegar ao triunfo.

Nos GTE-Pro, triunfo para o Porsche de Richard Lietz e Marc Lieb, que levaram a melhor sobre o Ferrari 458 de Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella, tendo estes levado a cabo um 'forcing' final para chegar ao triunfo, mas sem efeito. Nos GTE-Am, triunfo igualmente para um Porsche, da IMSA Matmut, com Nicolas Armindo, Raymond Narac e Alex Pons aos comandos.

Quanto a incidentes, nota para o despiste violento do Norma-Judd número 43 pilotado por Philippe Haezebrouck, quando este perdeu o controlo do seu carro no Radillon, embatendo com muita força nas barreiras de pneus, obrigando à entrada do safety car para retirar o carro e reparar a barreira de pneus. Outro incidente, imediatamente anterior a este despiste do Norma e que também levou o safety car para a pista, teve como protagonistas o ORECA-Nissan de Perez-Companc e o Ferrari de Krohn, com os dois a envolverem-se num toque. Além destes, verificaram-se os sempre habituais contactos entre alguns pilotos, por vezes de classes distintas, embora sem problemas de maior.

1 LMP1 Audi R18 Ultra Romain Dumas, Loic Duval, Marc Gené 160 voltas em 6h00m22,708s
2 LMP1 Audi R18 e-tron quattro Marcel Fässler, André Lotterer, Benoit Tréluyer 46.801
3 LMP1 Audi R18 Ultra Marco Bonanomi, Oliver Jarvis, 1 Laps
4 LMP1 Audi R18 e-tron quattro Dindo Capello, Tom Kristensen, Allan McNish 1 Laps
5 LMP1 Lola B12/60 Coupé - Toyota Nicolas Prost, Neel Jani, Nick Heidfeld 4 Laps
6 LMP1 Lola B12/60 Coupé - Toyota Andrea Belicchi, Harold Primat, 5 Laps
7 LMP1 HPD ARX 03a - Honda Nick Leventis, Danny Watts, Jonny Kane 6 Laps
8 LMP2 Zytek Z11SN - Nissan Simon Dolan, Sam Hancock, 9 Laps
9 LMP2 Oreca 03 - Nissan John Martin, Robbie Kerr, Tor Graves 9 Laps
10 LMP2 Oreca 03 - Nissan Jody Firth, Warren Hughes, Brendon Hartley 9 Laps
11 LMP2 Morgan - Judd David Heinemeir Hansson, Bas Leinders, 10 Laps
12 LMP1 HPD ARX 03a - Honda David Brabham, Karun Chandhok, Peter Dumbreck 10 Laps
13 LMP2 Oreca 03 - Nissan Jack Clarke, Bastien Brière, Jens Petersen 11 Laps
14 LMP2 Lola B12/80 Coupé - Nissan Fabien Giroix, Maxime Jousse, Stefan Johansson 12 Laps
15 LMP1 Dome S102.5 - Judd Sébastien Bourdais, Nicolas Minassian, 13 Laps
16 LMP2 Zytek Z11SN - Nissan Christian Zugel, Ricardo Gonzalez, Elton Julian 13 Laps
17 LMP2 Morgan - Judd Jacques Nicolet, Matthieu Lahaye, Olivier Pla 16 Laps
18 LMGTE Pro Porsche 911 RSR (997) Marc Lieb, Richard Lietz, 16 Laps
19 LMGTE Pro Ferrari F458 Italia Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni, 16 Laps
20 LMGTE Pro Ferrari F458 Italia Frédéric Makowiecki, Jaime Melo, 17 Laps
21 LMGTE Pro Ferrari F458 Italia Andrea Bertolini, Olivier Beretta, 19 Laps
22 LMGTE Am Porsche 911 RSR (997) Nicolas Armindo, Raymond Narac, Anthony Pons 21 Laps
23 LMP2 Lola B12/80 Coupé - Nissan Jean-Denis Deletraz, Keiko Ihara, 21 Laps
24 LMGTE Am Porsche 911 RSR (997) Christian Ried, Gianluca Roda, Paolo Ruberti 21 Laps
25 LMP2 Oreca 03 - Nissan Luis Perez Companc, Soheil Ayari, Pierre Kaffer 21 Laps
26 LMGTE Am Ferrari F458 Italia Piergiuseppe Perazzini, Marco Cioci, Matt Griffin 22 Laps
27 LMGTE Am Chevrolet Corvette C6-ZR1 Patrick Bornhauser, Julien Canal, Fernando Rees 23 Laps
28 LMGTE Am Ferrari F458 Italia Pierre Ehret, Franck Montecalvo, Gunnar Jeannette 23 Laps
29 LMP2 Lola B12/80 Coupé - Lotus Luca Moro, Kevin Weeda, James Rossiter 23 Laps
30 LMP2 Oreca 03 - Nissan Nelson Panciatici, Pierre Ragues, Roman Rusinov 24 Laps
31 LMGTE Am Porsche 911 RSR (997) Joël Camathias, Markus Palttala, Paul Daniels 26 Laps
32 LMGTE Am Ferrari F458 Italia Tracy Krohn, Niclas Jönsson, Michele Rugolo 31 Laps
33 LMP2 Oreca 03 - Nissan Franck Mailleux, Olivier Lombard, Jordan Tresson 32 Laps
34 LMP2 HPD ARX 03b - Honda Vicente Potolicchio, Ryan Dalziel, Stéphane Sarrazin 37 Laps


in: autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

SGT - Fuji: Couto ficou aquém das expectativas

27157.jpg

André Couto não conseguiu o resultado que almejava para os 500 quilómetros de Fuji, a segunda prova pontuável para o campeonato japonês Super GT que realizou esta sexta-feira no traçado nipónico.

A prova começou sob a incerteza da chuva e com Seiji Ara ao volante do SC430 GT do Lexus Team WedsSport Bandoh. O japonês, que na primeira prova da época deitou a perder uma posição nos pontos com uma penalização desnecessária, não conseguiu permanecer na décima segunda posição, caindo um lugar durante o seu turno de condução.

A debater-se com um carro que nunca mostrou a competitividade necessária para lutar pelo "Top-10" que dá pontos, o piloto português fez o que lhe competia no seu turno de condução, sem que os pneus Yokohama mostrassem a "performance" que se esperava na categoria GT500 - o outro carro equipado com pneus Advan teve um furo e terminou na última posição da classe.

A prova, que ultrapassou as 3 horas de duração e que viu a chuva a chegar nas últimas voltas, foi ganha pelo Lexus SC430 GT de Juichi Wakisaka/Hiroaki Ishiura. A dupla nipónica do Lexus Team SARD levou a melhor sobre o Honda dos compatriotas Takuya Izawa/Naoki Yamamoto, numa luta, no meio do tráfego, que só ficou decidida a cinco voltas do fim. Satoshi Motoyama/Michael Krumm levaram o melhor dos Nissan GT-R da NISMO à última posição do pódio.

O campeonato Super GT ruma agora à Malásia em Junho, onde disputa a única prova do ano fora da "Terra do Sol Nascente".


in: sportmotores
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

DTM – Lausitz: Albuquerque nos pontos na vitória da BMW

27168.jpg

A BMW estreou-se a vencer neste seu regresso ao DTM, com Bruno Spengler a suster a pressão de Gary Paffett, ao passo que Filipe Albuquerque assegurou mais alguns pontos.

O canadiano arrancou bem da pole-position, mas foi o inglês da Mercedes que realizou a partida mais fulgurante, o que o levou desde do terceiro posto da grelha de partida, passando o seguir o homem da marca de Munique, distanciando-se este duo dos seus perseguidores.

O líder do campeonato de tudo fez para tentar lançar um ataque a Spengler, mas este manteve-se sempre ao abrigo de qualquer veleidade do seu adversário, oferecendo à BMW o seu primeiro triunfo no DTM em trinta anos.

No degrau mais baixo do pódio ficou Augusto Farfus, sublinhando a competitividade dos M3 em Lausitzring.

Filipe Albuquerque terminou no nono lugar. O piloto português ambicionava chegar mais à frente e pese embora tenha feito uma corrida ao ataque não foi o suficiente.

No final da corrida o sentimento era de dever cumprido mas ao mesmo tempo de alguma angústia. "Apesar de o nosso ritmo não ser mau, a verdade é que não era extraordinário e isso inviabilizou chegar mais além. Arrancar do 11º lugar também dificulta a tarefa. Os pit-stops correram bem mas não deu para mais", disse Filipe Albuquerque.

Duas jornadas decorridas e em ambas o piloto português somou pontos. "O meu objectivo era pontuar e isso verificou-se mas temos de continuar a trabalhar. Os nossos adversários estão, neste início de época, mais fortes e nós temos de trabalhar para inverter isso. A qualificação é a nossa maior lacuna mas com trabalho haveremos de lá chegar", concluiu.

A próxima corrida decorre no fim-de-semana de 19 e 20 de Maio em Brands Hatch.

POS PILOTO EQUIPA MARCA TEMPO/DIFERENÇA
1. Bruno Spengler Schnitzer BMW 1h09m45.795s
2. Gary Paffett HWA Mercedes + 1.019s
3. Augusto Farfus RBM BMW + 7.069s
4. Jamie Green HWA Mercedes + 7.676s
5. Mattias Ekstrom Abt Audi + 21.362s
6. Timo Scheider Abt Audi + 22.607s
7. Martin Tomczyk RMG BMW + 25.446s
8. Edoardo Mortara Rosberg Audi + 32.202s
9. Filipe Albuquerque Rosberg Audi + 32.658s
10. Ralf Schumacher HWA Mercedes + 35.513s
11. Christian Vietoris HWA Mercedes + 45.699s
12. David Coulthard Mucke Mercedes + 46.355s
13. Mike Rockenfeller Phoenix Audi + 47.667s
14. Joey Hand RMG BMW + 48.034s
15. Miguel Molina Phoenix Audi + 48.836s
16. Roberto Merhi Persson Mercedes + 56.454s
17. Andy Priaulx RBM BMW + 58.984s
18. Adrien Tambay Abt Audi + 1m04.646s
19. Dirk Werner Schnitzer BMW + 1m05.201s
20. Rahel Frey Abt Audi + 1m08.570s
21. Susie Wolff Mucke Mercedes + 1 volta
ABANDONOS
Robert Wickens Persson Mercedes 47 voltas



in: sportmotores
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

WTCC – Hungria: Monteiro no máximo

27167.jpg

Tiago Monteiro realizou em Hungaroring uma prestação notável ao assegurar dois quintos lugares nas corridas de hoje, cujas vitórias foram divididas por Yvan Muller e Norbert Michelisz.

A primeira prova da jornada húngara foi inteiramente dominada pelos homens da Chevrolet, depois de no início Gabriele Tarquini ter discutido a liderança na primeira curva. O veterano da SEAT acabou por provocar um toque com Rob Huff, terminando fora de acção.

A partir de então o Campeão do Mundo liderou o trio de Chevrolet, sendo o francês acompanhado na subida ao pódio pelo seu colega de equipa inglês e por Alain Menu, que ainda chegou a ameaçar o segundo posto do Vice-Campeão Mundial.

O suíço, para garantir o degrau mais baixo do pódio, teve que suplantar Tiago Monteiro que, ao volante de um SEAT Leon bastante desactualizado, conquistou um bom quinto lugar.

Na segunda corrida do dia o piloto português repetiu o resultado da prova da manhã, ao conseguir aguentar a pressão Gabriele Tarquini, que esteve nos escapes do carro espanhol ao longo das dozes voltas de acção.

Norbert Michelisz foi o vencedor da prova da tarde, enlouquecendo os muitos adeptos húngaros que ocupavam as bancadas de Hungaroring.

O piloto húngaro arrancou que nem um foguete do quinto lugar da grelha de partida, subido à liderança na primeira curva. Michelisz passou a imprimir um andamento forte, o que lhe um confortável vantagem, permitindo-lhe gerir a ponta final da corrida.

Na segunda posição ficou Alain Menu que, depois de ter ultrapassado Monteiro, aproveitou um desentendimento entre Pepe Oriola e Mehdi Bennani para assumir o segundo posto. O marroquino cruzou a meta na terceira posição, subindo pela primeira vez ao pódio numa prova do WTCC.

1ª CORRIDA
POS PILOTO EQUIPA MARCA TEMPO/DIFERENÇA
1. Yvan Muller Chevrolet 23m23.462s
2. Robert Huff Chevrolet + 1.259s
3. Alain Menu Chevrolet + 1.759s
4. Mehdi Bennani Proteam BMW + 10.983s
5. Tiago Monteiro Tuenti SEAT + 15.206s
6. Tom Coronel ROAL BMW + 15.786s
7. Norbert Michelisz Zengo BMW + 16.480s
8. Pepe Oriola Tuenti SEAT + 16.971s
9. Alex MacDowall bamboo Chevrolet + 18.106s
10. Gabor Weber Zengo BMW + 20.950s
11. James Nash Arena Ford + 24.446s
12. Pasquale di Sabatino bamboo Chevrolet + 26.296s
13. Alberto Cerqui ROAL BMW + 26.493s
14. Aleksei Dudukalo Lukoil SEAT + 30.396s
15. Tom Chilton Arena Ford + 31.116s
16. Charles Ng Engstler BMW + 31.897s
17. Stefano D'Aste Wiechers BMW + 3 voltas
ABANDONOS
James Thompson Lada Granta Sport 7 voltas
Franz Engstler Engstler BMW 4 voltas
Darryl O'Young Special Tuning SEAT 3 voltas
Gabriele Tarquini Lukoil SEAT 1 volta
Tom Boardman Special Tuning SEAT 0 voltas

2ª CORRIDA
POS PILOTO EQUIPA MARCA TEMPO/DIFERENÇA
1. Norbert Michelisz Zengo BMW 23m37.603s
2. Alain Menu Chevrolet + 1.805s
3. Mehdi Bennani Proteam BMW + 4.998s
4. Pepe Oriola Tuenti SEAT + 6.221s
5. Tiago Monteiro Tuenti SEAT + 8.020s
6. Gabriele Tarquini Lukoil SEAT + 8.641s
7. Rob Huff Chevrolet + 9.077s
8. Stefano D'Aste Wiechers BMW + 10.139s
9. Franz Engstler Engstler BMW + 11.067s
10. Yvan Muller Chevrolet + 11.572s
11. Alex MacDowall bamboo Chevrolet + 13.174s
12. Tom Coronel ROAL BMW + 15.438s
13. Darryl O'Young Special Tuning SEAT + 19.695s
14. Tom Chilton Arena Ford + 22.556s
15. Pasquale di Sabatino bamboo Chevrolet + 23.189s
16. Aleksei Dudukalo Lukoil SEAT + 23.644s
17. Gabor Weber Zengo BMW + 45.913s
18. Alberto Cerqui ROAL BMW + 1m50.928s
ABANDONOS
James Nash Arena Ford 10 voltas
James Thompson Lada 1 volta
Charles Ng Engstler BMW 1 volta


in: sportmotores
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

WEC – Spa: Audi vence com o carro errado

27166.jpg

A Audi, como esperado, dominou a 6 Horas de Spa-Francorchamps, mas foi o R18 ultra #3 a triunfar, e não um dos R18 e-tron quattro como os homens de Ingolstadt gostavam, uma prova que, uma vez mais, valeu pela intensa luta vivida na classe GTE Pro, vencida pelo Porsche da Felbermayr-Proton.

A corrida iniciou-se com a pista molhada e, nestas condições, os dois híbridos alemães, com tracção às quatro rodas, impuseram-se confortavelmente. No entanto, à medida que a pista foi secando os dois protótipos convencionais da marca dos quatro anéis mostraram-se bastante rápidos, tendo a decisão de Marc Gené (R18 ultra #18) de ser o primeiro dos homens da frente a montar pneus slicks sido de capital importância para que pudesse recuperar a sua desvantagem face aos dois e-tron quattro.

Loic Duval continuou a recuperação do espanhol, conseguindo ascender ao primeiro lugar, beneficiando da paragem extra do Audi R18 hibrido #2 para trocar o capot-dianteiro, devido a um problema no farol direito.

A partir de então, os homens do carro número três limitaram-se a gerir os seus adversários, ampliando a sua vantagem devido a uma das intervenções do Safety-Car – que entrou em pista devido ao violento despiste do Norma no Eau Rouge – o que o deixou descansado no comando, vencendo a segunda prova do Campeonato do Mundo FIA de Endurance deste ano.

O melhor dos Audi R18 e-tron quattro foi o número um, beneficiando dos problemas do carro semelhante dividido por Kristensen/McNish/Capello, que foi atrasado pelo Safety-Car, por uma saída de pista protagonizada pelo escocês e, finalmente, por um stop & go devido a infringimento às regras das paragens nas boxes. O carro número dois terminou no quarto a posto, a uma volta dos vencedores, tendo o Audi R18 ultra #4 assegurado o terceiro posto.

Entre os carros movidos a gasolina impôs-se o Lola Toyota #12 da Rebellion Racing, ao terminar no quinto lugar a mais de quatro voltas dos vencedores, ficando o carro #13 da mesma equipa na posição seguinte.

Na LMP2 foi o Zytek Z11SN Nissan da Jota a vencer depois de o ORECA Nissan da ADR-Delta ter sido obrigado a um ****** & dash a quatro minutos do final da corrida, vendo bandeirada de xadrez a seis segundos do carro anglo-japonês.

A classe GTE Pro acabou por ser a mais interessante da corrida, assistido-se a uma guerra estratégica entre o Porsche 911 RSR da Felbermayr-Proton e o Ferrari F458 Italia #51 da AF Corse. A equipa do carro germânico apostou numa toada forte desde o início, destacando-se no comando, ao passo que os transalpinos preferiram adoptar um ritmo mais calmo de modo a consumir menos gasolina.

O carro de Maranello acabou por realizar menos um pit-stop que o seu adversário, vendo o GT alemão a sair das boxes com mais de vinte segundos de vantagem, após o seu derradeiro reabastecimento, faltava cerca de meia-hora para a bandeirada de xadrez.

Gimmi Bruni realizou uma recuperação de faca nos dentes, terminando a menos de um segundo de Richard Lietz, mas a vitória foi para a Porsche.

Também na classe GTE Am a marca germânica venceu, tendo o Porsche 911 RSR #67 da IMSA Performance Matmut triunfado na classe.



in: sportmotores
 
Topo