• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Velocidade / WTCC

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,007
Gostos Recebidos
366
Miguel Ramos de Ferrari 458 no International GT Open

368x276


Piloto português troca o Mundial FIA GT1 pelo International GT Open e o Campeonato Ibérico de GT, onde fará dupla com o seu irmão João

Miguel Ramos vai participar no Campeonato Ibérico de GT e no Open Internacional de GT ao volante de um novo Ferrari 458 da equipa italiana Edil Cris Racing Team. O piloto português, que troca assim o Mundial FIA GT1 pelo International GT Open e o Campeonato Ibérico de GT, onde fará dupla com o seu irmão João, recriando uma parceria dos anos 90, quando ambos correram no Nacional de Autocross.

No Open Internacional de GT, o seu colega de equipa será o mais experiente Raffaele Giammaria, antigo piloto de Fórmula 3000, que ultimamente tem representado a Edil Cris em provas de GT a nível internacional.

Depois de tantos anos na Vitaphone com os Maserati MC12 a mudança acontece naturalmente "todos sabíamos da limitação temporal que os carros que passaram do anterior FIA GT para o novo GT1 e a isso não é indiferente o abandono de todos os Corvette do GT1, a passagem duma das equipas da Maserati para outro Campeonato e mesmo o facto da Vitaphone ter outras ideias. Durante este defeso tive felizmente várias alternativas por onde escolher, sendo que a minha preferência recaiu sobre o International GT Open e pelo Campeonato de España GT".

Para Ramos, o Mundial de GT1 tem actualmente um figurino pouco consistente com a génese dos GT's e que talvez isso mesmo, provoque a evidente erosão na lista de inscritos e consequentes dificuldades, "com os carros mais antigos a perderem a possibilidade de correr em 2012, este ano de transição vai ser difícil, pois não se vêm marcas novas a aderir e as que estão à condição por mais um ano, também não devem fazer grandes investimentos. Por isso coloco algumas reticências quanto ao formato do GT1, mas o qual para mim neste momento é passado. Sempre gostei de corridas de resistência e sou pouco adepto de corridas tipo sprint como as do ano passado. Por outro lado a exigência que o Mundial requer, em termos de agenda pessoal, tornou-se pouco compatível com a minha vida profissional e não posso negar que é algo que pesou na minha decisão, pois é diferente o tempo que disponho para ir correr um fim-de-semana a Monza, do que à China ou ao Brasil”.

Ramos salienta também a oportunidade de correr três vezes em casa: “Para além disso terei este ano a oportunidade de correr três vezes em casa, pois uma corrida do International GT Open será em Portimão e do Campeonato España GT uma será também em Portimão e outra no Estoril".

Para além da presença no International GT Open com o Italiano Raffaele Gianmmaria, Miguel Ramos partilhará o Ferrari 458 no Campeonato de España GT com o seu irmão, João Ramos, que faz assim a sua Internacionalização e é um motivo de grande satisfação para o irmão mais velho, "é com enorme alegria que partilharei o volante do Ferrari com o meu irmão. Era um dos meus grandes desejos que tal pudesse acontecer e felizmente temos este ano a oportunidade de estarmos juntos em pista a lutar por um objectivo comum".

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,007
Gostos Recebidos
366
Jovem comissário português passa do CAM para a FIA

368x276


Nuno Costa foi convidado para trabalhar na Federação Internacional do Automóvel (FIA), começando esta sua nova fase já no dia 1 de Março

Nuno Costa, comissário técnico do Clube Automóvel do Minho, acaba de ser convidado para trabalhar na Federação Internacional do Automóvel (FIA), começando esta sua nova fase já no dia 1 de Março.

Com uma carreira de 18 anos de ligação ao CAM, Nuno Costa já desempenhou muitas funções em eventos de desporto motorizado. Nos últimos anos tem sido comissário técnico chefe, não só no CAM, como na maior parte das organizações de provas de karting por convite das mesmas. Para além de desempenhar a função de comissário técnico chefe também já desempenhou a função de delegado técnico (a convite da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) em provas de Karting, Rampas e Offroad.

No ano de 2009 foi convidado para ser comissário técnico chefe na prova do Campeonato do Mundo de Karting (AAMC - Macau). Tem ainda sido comissário técnico no Rali de Portugal desde 2007 a 2010, tendo integrado o ano passado a Comissão Técnica Nacional da FPAK.

Obviamente satisfeito, Nuno Costa não esconde que esta nova faceta na sua vida: “Representa a realização de um sonho. Desde há muitos anos, que tenho como objectivo pessoal vir a trabalhar ao mais alto nível no desporto automóvel, e isso só é possível trabalhando numa organização como a FIA. Todo o meu percurso académico, e como comissário técnico, foi planeado com o propósito de um dia vir a poder trabalhar na FIA”, explica, sublinhando ainda que este novo passo profissional: “Representa o reconhecimento de todo o trabalho que tenho vindo a realizar, durante vários anos como Comissário Técnico. Estar numa instituição como a FIA, permite-me trabalhar ao mais alto nível no desporto automóvel. Para além disso permite-me ter contacto com as empresas mais bem sucedidas na fabricação de equipamentos de segurança”.

Em termos de funções a desempenhar na FIA, Nuno Costa explica: “Vou estar integrado numa equipa técnica, que é responsável pela homologação de elementos de segurança (depósitos de segurança, capacetes, cintos de segurança, etc.) utilizados no desporto automóvel, automóveis e karting. Outras das funções a desempenhar é fazer a ligação entre a FIA Motorsport e a FIA Institute que é responsável pela investigação e desenvolvimento de sistemas inovadores, que permitem melhorar a segurança no desporto automóvel. Esta equipa, que eu vou integrar, tem também a função de elaborar os regulamentos relacionados com a segurança, bem como a regulamentação técnica respeitante à homologação dos órgãos de segurança”.

Esta nova oportunidade pode abrir ainda mais portas ao comissário do CAM, e é para isso que Nuno Costa vai trabalhar nos próximos tempos: “O objectivo a médio/longo prazo, é fazer parte de uma das comissões técnicas da FIA, podendo dessa forma vir a acompanhar alguns dos campeonatos motorizados mais importantes a nível mundial, como por exemplo, o FIA GT, WRC, WTCC, como responsável técnico”, concluiu.
comentar artigo torne-se fã no facebook

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,007
Gostos Recebidos
366
Bilhetes para as Superbike, FIA GT e Superleague já à venda

368x276


Autódromo Internacional do Algarve recebe provas do FIA GT1 World Championship, Superleague Formula e a última ronda do Campeonato do Mundo de Superbike

O Autódromo Internacional do Algarve recebe no fim-de-semana de 6 a 8 de Maio o FIA GT1 World Championship e a Superleague Formula e de 14 a 16 de Outubro a última ronda do Campeonato do Mundo de Superbike.

Os bilhetes para ambos os eventos já se encontram à venda e os cem primeiros compradores dos bilhetes ganham automaticamente um acesso ao «paddock» para as referidas provas.

Uma oportunidade a não perder para todos aqueles que gostam de ver de perto os melhores eventos de desportos motorizados do mundo.

Os preços dos bilhetes para ambos os eventos vão desde os 10 euros e podem ser comprados na loja do AIA.

Auto Portal
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Nelsinho Piquet descarta retorno à F1

n_piquet.1.jpg

Nelsinho Piquet admitiu que fechou a porta para a Fórmula 1. Ele declarou ao jornal O Estado de S. Paulo que houve alguns esforços iniciais para permanecer na categoria após o escândalo "crashgate".
"Conversei com a pessoa que comprou a Toyota", disse Piquet, referindo-se ao sérvio Zoran Stefanovic, que tentou montar uma equipe com alguns dos bens da Toyota. "Bernie também estava me ajudando. Conversei com ele (Stefanovic) até o início do ano, achei que era sério".

"Foi depois daquilo que eu disse 'tudo bem, sou realista o suficiente'. Meu sonho não era simplesmente fazer parte da Fórmula 1 pelo glamour - eu queria fazer a coisa certa e ser campeão. Não aconteceu".

Quanto a retornar à categoria um dia, ele explicou: "Isso é muito complicado, até mesmo para alguém como Michael Schumacher. Portanto, não é tão fácil pensar nisso. Se eu quero voltar para lá e encarar o mesmo lixo e a mesma política? Não. A Fórmula 1 é espetacular de se assistir na TV, mas agora só estou pensando na NASCAR".

Sobre um possível envolvimento de seu companheiro de equipe na época, Fernando Alonso, no escândalo "crashgate", Piquet concluiu: "Não. O que aconteceu não foi culpa dele".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Indy - Castroneves tem dia produtivo no Barber Motorsports Park

castroneves_testeprivado_barbermotorsportspark_01.02.2011_fototeampenske3.jpg
Helio Castroneves considerou produtivo o dia de testes cumprido ontem no Barber Motorsports Park, Alabama, USA. Foi a primeira vez que ele e seus companheiros de equipe, os australianos Will Power e Ryan Briscoe, voltaram aos respectivos cockpits Dallara Honda desde o final da temporada 2010, disputada em Homestead, FL, no dia 2 de outubro.


Essa prática privada do Team Penske antecedeu ao Open Test da Indy Racing Legue, que acontecerá no mesmo local nos dias 14 e 15 de março. “Foi ótimo estar de volta ao carro”, disse Castroneves, que percorreu 50 voltas ao longo do dia, o limite estabelecido para o dia. “Passamos a primeira parte do dia apenas buscando estar confortável no carro e, em seguida, na parte da tarde, pudemos testar algumas inovações”.


Embora sem cronometragem oficial, os dados colhidos pela Penske indicaram Will Power com o melhor tempo, com 1min12s1, seguido por Castroneves e Ryan Briscoe com marcas praticamente idênticas e superiores cerca de 2s ao tempo da pole do ano passado. Essa diferença foi justificada por Castroneves em razão de a pista não estar com o mesmo nível de emborrachamento e de a equipe não estar focada em baixar tempo, mas na retomada de um trabalho visando o entrosamento entre pilotos, engenheiros e mecânicos.


Além dos pilotos do Team Penske, testaram também Vitor Meira (A.J. Foyt Racing), Takuma Sato (KV Racing), Ernesto Viso (KV Racing) e Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing).
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Corrida do Texas terá grid sorteado

texas_indy.jpg
O grid para o segundo segmento da corrida de duas partes da Fórmula Indy no Texas será decidido por sorteio, anunciou a categoria.
Em uma inovação para 2011, a etapa do Texas Motor Speedway no dia 11 de junho será dividida em duas provas consecutivas, nomeadas Firestone Twin 275s. Metade dos pontos será distribuída em cada uma. A classificação para a primeira corrida será realizada normalmente, mas, depois, ocorrerá um sorteio para decidir o grid da segunda corrida.

O presidente de competição da Fórmula Indy, Brian Barhardt, declarou: "Queremos manter o formato deste evento o mais emocionante possível para nossos fãs enquanto revivemos essa tradição dos monopostos. Com o grid de largada para a segunda prova decidido por sorteio, o vencedor da primeira corrida poderá largar no final do pelotão, criando bastante drama".

"Além disso, se um carro sofrer danos e não terminar o primeiro segmento, haverá a oportunidade do piloto retornar na segunda prova, pois teremos motores extras disponíveis para uso em seu chassi reserva. Queremos assegurar um grid forte na segunda corrida a fim de manter a emoção ao longo de todo o evento".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Indy - Inglesa Pippa Mann impressiona Conquest em teste

pippa-mann-091212.jpg
O belga Eric Bachelart, ex-piloto da extinta CART e dono da equipe Conquest da Formula Indy, revelou ter ficado impressionado com a performance da piloto inglesa Pippa Mann, após testes realizados ontem no Texas Motor Speedway.

"Pippa alcançou velocidade rapidamente e tão cedo já estava marcando tempos competitivos em suas voltas, o que não é comum para quem está dando suas primeiras voltas num carro de Formula Indy", disse Bachelart.

"Ela realmente fez um grande trabalho e passou boas informações para a equipe, o que ajudou a deixar o carro mais equilibrado e rápido. No geral estou muito satisfeito em como o dia correu e com o que conquistamos".

Mann, por sua vez, admitiu que não sabia o que esperar da primeira vez em que dirigiu um carro da Indy:

"Foi a primeira vez que dirigi um carro da Indy, assim como foi minha primeira vez no Texas Motor Speedway, então antes de começar o teste, eu realmente não sabia o que esperar. Não levou muito tempo para que eu ficasse confortável no carro com a velocidade. Fizemos voltas competitivas, tanto com pneus novos quando com os pneus usados", finalizou a piloto.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Stock Car simplifica formato dos treinos classificatórios

m_gomes.jpg
Pole será definida pela melhor volta da 2ª sessão. "É o espírito certo", avalia Marcos Gomes.

Sempre contestado por grande parte de equipes e pilotos, o sistema de treinos classificatórios que vinha sendo utilizado pela Stock Car foi reformulado para a temporada de 2011.

O número de sessões cairá de três para duas e o formato de definição de pole usado até o ano passado - a média das três melhores voltas dos seis pilotos mais rápidos do Q2 - foi abolido. Agora, ficou mais simples: quem virar mais rápido na segunda leva. "Esse é o verdadeiro espírito da classificação", aplaude Marcos Gomes, que volta a correr com patrocínio da Medley depois de dois anos e será companheiro de equipe de Xandinho Negrão na Full Time Sports.

De acordo com o regulamento publicado no site da Confederação Brasileira de Automobilismo, serão duas tomadas de tempo: a primeira, com duração de 20 minutos, classificará os 10 melhores para a segunda e determinará a ordem de largada do 11º ao 32º lugares. Depois de intervalo mínimo de 10 minutos, os carros que continuarem na disputa retornarão à pista para os 10 minutos decisivos do qualifying.

Os circuitos de rua de Ribeirão Preto e Salvador terão um sistema diferenciado: nestas praças, cada piloto terá direito a apenas duas voltas lançadas e a melhor delas valerá para a formação do grid. A entrada dos carros obedecerá à ordem inversa da posição dos pilotos no campeonato - o líder, portanto, será o último a marcar tempo.

O sistema que estava em vigor foi criado com o propósito de aumentar a qualidade do espetáculo, especialmente nas voltas iniciais. Os pilotos do Q3 eram obrigados a largar com o mesmo jogo de pneus dos treinos classificatórios. Já os colocados a partir da 7ª posição poderiam partir com pneus em melhores condições e, dessa forma, evitar a fuga dos ponteiros. Mas a teoria, na prática, não se confirmou.

"A vantagem não era tão grande assim. Na verdade, o que movimentou mesmo as corridas foi o botão de ultrapassagem, que aumentava a potência dos motores significativamente. Só que também acabou equilibrando tudo, porque quem estava na frente podia usar o push-to-pass para se defender", lembra Gomes, que largou duas vezes na frente em 2010.

Nesta quarta-feira, Gomes e Xandinho tinham visita marcada à oficina da equipe em Cotia, na Grande São Paulo, onde acompanhariam os trabalhos de montagem dos carros. Xandinho se recupera do acidente nos treinos livres da semana passada em Piracicaba. Fraturou a clavícula esquerda e está cumprindo fielmente as determinações médicas para antecipar a volta ao cockpit, prevista inicialmente para o período de quatro a seis semanas. O diretor-técnico Maurício Ferreira acredita que a presença de Xandinho no grid da prova de abertura do calendário no dia 20 em Curitiba não pode ser descartada. "Ele vai fazer de tudo para correr,
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,007
Gostos Recebidos
366
António Félix da Costa em destaque nos primeiros testes

368x276


Piloto português esteve em bom plano na sessão de testes realizada no circuito francês de Paul Ricard

ntónio Félix da Costa esteve em plano de destaque nos primeiros testes da GP3 Series, numa sessão conjunta com todo o plantel que teve lugar no exigente circuito francês de Paul Ricard.

O piloto português do Team Status Grand Prix evoluiu positivamente e foi o segundo melhor no primeiro dia e quarto na segundo dia, destacando-se de entre um total de três dezenas de pilotos presentes.

Recorde-se que o piloto de Cascais apresenta-se como um dos principais favoritos da GP3 Series, em conjunto com o seu colega Alexander Sims, formando o Team Status Grand Prix uma das equipas mais fortes do plantel. Este é um dos campeonatos de monolugares considerado como “obrigatório” para qualquer piloto que ambiciona chegar à F1.

António Félix da Costa regressa aos testes entre os dias 29 e 31 de Março no circuito britânico de Silverstone.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,007
Gostos Recebidos
366
André Couto continua no GT japonês, com aspirações ao título

368x276


Piloto macaense continuará a disputar o campeonato japonês de Turismo, agora aos comandos de um Lexus SC430 da equipa Kraft Racing

O piloto português André Couto, que corre com as cores de Macau, disse hoje à agência Lusa que vai disputar mais um campeonato japonês de Grand Turismo aos comandos de um Lexus SC430 da equipa Kraft Racing.

“Estou muito orgulhoso deste salto na minha carreira porque não só fui convidado para permanecer no Japão como a equipa pela qual vou correr tem maiores possibilidades de andar nos lugares da frente”, disse o piloto à agência Lusa.

André Couto, que nas últimas temporadas guiou um Lexus, mas tinha o campeonato dedicado ao desenvolvimento de novos pneumáticos, o que inviabilizava a disputa pelos lugares cimeiros das corridas, mas a próxima temporada pode ser diferente.

“Além de utilizarmos pneus Bridgestone, temos um forte apoio da Toyota que colocou na nossa equipa um engenheiro muito qualificado e que estava na Fórmula 1”, acrescentou.

A um dia de iniciar uma nova sessão de treinos no Japão, André Couto sublinhou que ao “orgulho” de se manter no Japão acrescenta também o facto de muitos estrangeiros estarem a abandonar o campeonato porque as equipas “procuram os mais rápidos e também dão preferência e oportunidades aos pilotos japoneses”.

“Claro que todas estas condições e o facto de me terem escolhido para continuar traduz que tenho feito bem o meu trabalho e que tenho possibilidades de ajudar a Toyota e a equipa a conquistar mais títulos”, afirmou o piloto português que fará equipa com o japonês Juichi Wakisaka.

O campeonato de GT japonês tem início a 2 de Abril no circuito de Okayama, tem nove corridas, uma das quais na Malásia, e prolonga-se até 12 de Novembro, uma semana antes do Grande Prémio de Macau, corrida a que André Couto não falta se o calendário lhe permitir.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,007
Gostos Recebidos
366
Álvaro Parente na McLaren

368x276


Piloto portuense vai integrar plano de desenvolvimento da nova máquina de GT's da McLaren

Álvaro Parente será piloto oficial da McLaren no seu programa de corridas de GT, com o novíssimo MP4-12C GT3, «máquina» que está prevista chegar às pistas em 2012. O programa do piloto português, a ser anunciado nos próximos dias, inclui a sua participação activa no desenvolvimento do MP4-12C GT3, assim como em algumas provas já este ano.

Sem lugar nos monolugares, Parente encontrou na McLaren a solução para os próximos passos na carreira. O piloto portuense vai ajudar no desenvolvimento do MP4-12C, que marca o regresso da marca britânica aos GT’s, mais de duas décadas depois da sua bem sucedida passagem pelas provas de “sport” e protótipos, então com o F1 GTR.

Nos planos da empresa britânica está também o desenvolvimento de versões GT2 e, possivelmente, GT1 do MP4-12C, com o objectivo de recuperar toda a herança desportiva do F1.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,007
Gostos Recebidos
366
McLaren MP4-12C GT3 em acção

368x276


O primeiro McLaren MP4-12C GT3 construído pela McLaren GT – uma nova empresa que junta o «know-how» da McLaren Group e da CRS Racing – realizou com sucesso os seus primeiros testes de pista no circuito britânico de Silverstone, no Reino Unido. O português Álvaro Parente, que também fará parte da equipa de desenvolvimento da versão de competição do MP4-12C, é um dos pilotos oficiais confirmados.

Aos primeiros ensaios técnicos realizados pelo MP4-12C GT3, nos quais novos componentes são calibrados e as estruturas aerodinâmicas são avaliadas pela primeira vez, seguem-se testes intensos marcados para Março e Abril em numerosos circuitos europeus certificados pela FIA.

O manager do projecto McLaren GT, Andrew Kirkaldy, e o piloto de testes chefe da McLaren Automotive, Chris Goodwin, pilotaram o MP4-12C GT3 nos seus primeiros testes. “Temos uma lista extensiva de alvos subjectivos e objectivos para o desenvolvimento do MP4-12C GT3. Nos primeiros testes o carro está a alcançar resultados excelentes em diversas áreas, incluindo o comportamento, motor, transmissão e outros aspectos da performance dinâmica. O chassis de carbono do 12C e a eficiência aerodinâmica significa que começámos com um coupé muito leve e dinamicamente optimizado. Estas características são fundamentais em qualquer carro de corridas. O carro é cerca de 100mm mais largo que a versão de produção e tem um novo sistema de suspensões que testámos no simulador da McLaren. Agora que experimentei esta nova solução no 12C GT3, estou muito satisfeito com o progresso que estamos a realizar”, disse Andrew Kirkaldy.

O piloto de testes chefe da McLaren Automotive disse: “Aqueles que viram o novo MP4-12C de produção não ficarão surpreendidos ao saber que uma imensa atenção ao detalhe foi aplicada no desenvolvimento da versão GT3”.

A partir de 2012, a McLaren Automotive e a CRS Racing fornecerão e apoiarão um número limitado de carros de GT3 baseado no coupé de altas prestações, o McLaren MP4-12C.

Veja o vídeo:

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,007
Gostos Recebidos
366
Álvaro Parente anunciado como piloto da McLaren GT

368x276


O piloto português Álvaro Parente, de 26 anos, foi, esta sexta-feira, anunciado como piloto oficial da equipa McLaren GT, uma nova equipa que junta o conhecimento do McLaren Group e da CRS Racing, numa altura em que o gestor do projecto, Andrew Kirkaldy, e o piloto de testes chefe, Chris Goodwin, lideram o desenvolvimento do MP4-12C GT3, sendo que um total de seis pilotos de testes estarão ao serviço da equipa em meados de 2011.

“É uma grande honra ser seleccionado para a McLaren GT. Desde que recebi o convite do director de equipa da Vodafone McLaren Mercedes, Martin Whitmarsh, que me fizeram sentir uma parte importante da equipa e espero poder oferecer valiosas informações no desenvolvimento do carro. Sempre sonhei em pilotar um McLaren”, afirmou Álvaro Parente.

Entretanto, o primeiro McLaren MP4-12C GT3 construído pela McLaren GT – uma nova companhia que junta o know-how do McLaren Group e da CRS Racing – realizou com sucesso os seus primeiros testes na pista de ensaios de MIRA e no Circuito de Silverstone, em Inglaterra.

Aos primeiros ensaios técnicos realizados pelo 12C GT3, nos quais novos componentes são calibrados e as estruturas aerodinâmicas são avaliadas pela primeira vez, seguem-se testes intensos marcados para Março e Abril em numerosos circuitos europeus certificados pela FIA.

McLaren MP4-12C GT3

O MP4-12C GT3 é baseado no 12C de produção e assenta no chassis de carbono MonoCell da McLaren, que pesa apenas 75 quilos e é produzido num molde revolucionário de peça única. No carro de GT3 foram montados painéis de compósitos específicos para competição e uma asa traseira fixa.

No MP4-12 GT3 será usado o mesmo motor 3.8 V8 biturbo semelhante ao carro de produção, afinado para competição. Uma nova caixa de velocidades desenvolvida especificamente para competição será montada e operada através de um sistema de patilhas atrás volante criado para o efeito. Este sistema nada tem que ver com a transmissão de sete relações SSG de embraiagem dupla fornecida na versão de produção do 12C.

McLaren MP4-12C a fundo no Autódromo do Algarve

A nova arquitectura eléctrica é fornecida pela McLaren Electronic Systems Limited, incluindo o painel electrónico e o sistema de telemetria. A Bosch Motorsport irá fornecer um novo sistema de ABS para o 12C GT3. Um novo pacote aerodinâmico foi desenvolvido de acordo com o regulamento GT3 pela McLaren Racing, incorporando um novo splitter, saias laterais, asa traseira, difusor e entradas de ar dianteiras.

O novo carro de GT3 terá especificações de travões e de suspensão de competição. Estes incluem maxilas criadas pela Akebono. Devido ao regulamento imposto pelas entidades reguladoras, o 12C GT3 não terá ProActive Chassis Control System, que está integrado no carro de estrada. Desta forma, o 12C GT3 usará uma configuração com barras te torção e amortecedores específicos para competição.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,007
Gostos Recebidos
366
Quifel ASM Team nas primeiras posições em Paul Ricard

13f11825.jpeg


O primeiro dia de ensaios da Le Mans Series (LMS) em Paul Ricard terminaram com o Lola-Toyota da Rebellion Racing na frente da tabela de tempos, mas apenas 0,024s na frente da equipa portuguesa Quifel-ASM. A formação portuguesa demonstrou ser uma das mais rápidas ao longo de todo o dia de ensaios na pista francesa, dando boas indicações para a temporada de 2011, agora que se encontra na categoria LMP1.

"Foi por vontade do Miguel Amaral que passámos para os LMP1. A nossa luta não vai ser fácil ante os carros da Rebellion e da Pescarolo, mas estamos preparados para apostar tudo o que temos e fazer o nosso melhor", referiu Olivier Pla.

Na frente, ficou então o Lola-Toyota da Rebellion, com Jean-Cristophe Boullion, Andrea Bellichi e Guy Smith aos comandos, aproveitando desde logo para ensaiar também para a próxima edição das 12 Horas de Sebring. Com um registo de 1.46,573s, o carro da Rebellion superou o Zytek da ASM por escassos 0,024s, ao passo que em terceiro ficou o Pescarolo-Judd de Emmanuel Collard, Cristophe Tinseau e Julien Jousse, ficando estes já a 0,409s da frente. O segundo carro da Rebellion ficou no quarto posto, pilotado por Nicolas Prost, Neel Jani e Jeroen Bleekemolen.

Na categoria LMP2 a primeira posição ficou para o TDS ORECA-Nissan de Mathias Beche, Pierre Thiriet e Jonathan Hirschi, ao passo que nos GT foi o Ferrari F430 da Hankook Team Farnbacher, com Allan Simonsen e Dominik Farnbacher aos comandos. Em destaque esteve também o Ferrari 458 Italia da AF Corse, embora o novo carro transalpino não tenha ido além do quinto tempo dos GTE Pro.

Auto Sport
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,007
Gostos Recebidos
366
Pais do Amaral: "Toda a equipa está concentrada para um bom desempenho

368x276


A equipa portuguesa Quifel ASM Team saiu optimista dos testes oficiais para o campeonato Le Mans Series, que decorreram este fim-de-semana em Paul Ricard, onde foi possível confirmar o potencial do Zytek da equipa lusa, agora «promovido» à classe LMP 1.

Ao rodar sempre ao melhor nível da concorrência mais forte, casos da Rebellion Racing e do Pescarolo Team, Miguel Pais do Amaral e Olivier Pla comprovaram que o Zytek do Quifel ASM Team, agora promovido à classe rainha do Le Mans Series, é capaz de se bater desde já pela vitória entre as equipas não oficiais.

“Fizemos um vasto conjunto de excelentes experiências e ficámos a conhecer melhor o carro”, sintetiza António Simões, Director do Quifel ASM Team, justificando assim a satisfação de toda a equipa no final dos dois dias de testes oficiais para o Le Mans Series de 2011 realizados este fim-de-semana na pista francesa de Paul Ricard.

“Conseguimos fazer acertos importantes, tanto ao nível do diferencial como da suspensão e da aerodinâmica, o que nos deixa muito optimistas para a corrida de abertura do Campeonato, que se realiza precisamente em Paul Ricard no primeiro fim-de-semana de Abril”, acrescenta António Simões, que sublinha o facto de a equipa portuguesa ter conseguido sempre um dos dois melhores tempos por volta nas sessões de testes realizadas, confirmando que está na linha da frente na luta pela vitória entre as equipas não oficiais.

Também para os pilotos estas sessões foram de elevada importância na adaptação às novas características do Zytek – mais potente 50 Cv, mas também mais pesado 75 kg –, sendo de salientar que a chuva caída no sábado permitiu a Miguel Pais do Amaral uma longa e proveitosa experiência em condições de pista muito difíceis.

“O piso estava muito escorregadio, mesmo traiçoeiro, e foi animador ver o bom comportamento do carro numa situação tão complexa”, explicou o gentleman driver português, também ele optimista para a corrida de 3 de Abril, naquela pista francesa: “Toda a equipa está muito concentrada e motivada para um bom desempenho”, concluiu.

Auto Portal
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Pedro Lamy estreia novo Peugeot 908


O piloto português Pedro Lamy vai estrear o novo Peugeot 908 no próximo fim-de-semana na 12 horas de Sebring, nos Estados Unidos, uma prova que marca o início da temporada da Intercontinental Le Mans Cup.

Pedro Lamy considera importante a participação nas 12 horas de Sebring para preparar o carro da melhor forma para as célebres 24 horas Le Mans: «O grande objectivo da Peugeot Sport, tal como tem sido hábito nos últimos anos, é lutar pela vitória das 24 Horas de Le Mans, pelo que toda a experiência que conseguirmos acumular nesta corrida será importante para tornarmos o novo 908 numa máquina ainda mais competitiva e fiável».

Em Sebring, Lamy fará equipa com os franceses Franck Montagny e Stephane Sarrazin, enquanto o segundo carro da Peugeot Sport será entregue a Alexander Wurz, Anthony Davidson e Marc Gene.

O início da corrida está agendado para sábado, às 12h00 (16h00 em Lisboa).



sapo desporto

_____________
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Tiago Monteiro arranca de sétimo em Curitiba

pequena.php


Tiago Monteiro garantiu o sétimo posto da grelha de partida para a ronda inaugural do campeonato mundial de turismo (WTCC), que decorre este fim-de-semana em Coritiba, no Brasil. O piloto português foi o mais rápido na primeira sessão de qualificação (1m22,869), porém o seu tempo acaba por ser prejudicial, devido às novas regras. Isto porque uma das novidades regulamentares deste ano assenta na inversão das posições obtidas na Q1 para a grelha de partida da segunda corrida. Já na segunda fase da qualificação a chuva acabou por jogar um papel fundamental na decisão da grelha.

"Não foi a estratégia mais acertada pois fui para a pista para andar rápido e alguns dos meus adversários optaram por lutar pelo 10º lugar. Fiquei com a «pole position» mas agora não significa absolutamente nada", lamentou Monteiro, que irá partir da 10.ª posição na segunda corrida.

A segunda sessão de qualificação decorreu de imediato, numa altura em que a chuva chegava ao Circuito de Curitiba. Os pilotos apresaram-se a entrar em pista para conseguir fazer uma volta ainda com o piso seco. Robert Huff acabou por ser o mais veloz (1.21.758m), deixando Yvan Muller em segundo (1.22.147m) e Carlos Bueno em terceiro (1.22.503m), com os Chevrolet Cruze a dominarem as primeiras posiçiões.

Tiago Monteiro acabou por conseguir fazer um registo de 1.22.925m ainda com piso seco, não conseguindo melhorar devido à chuva que se abateu sobre o circuito brasileiro.

"Não consegui fazer uma volta tão boa como na qualificação anterior. Estou consciente que vamos ter duas corridas muito difíceis. Os Chevrolet vão certamente ser os grandes vencedores, mas nós temos de lutar e dar o nosso melhor para amealhar o maior número de pontos possível. Estamos conscientes das nossas limitações mas não vamos baixar os braços", explicou o piloto português.

As corridas terão transmissão este Domingo no Eurosport 1 às 15.45h e 17h.

Q2:
1 Robert Huff (Chevrolet Cruze 1.6T) 1:21.758
2 Yvan Muller (Chevrolet Cruze 1.6T) + 0.389
3 Carlos Bueno (Chevrolet Cruze 1.6T) + 0.745
4 Michel Nykjaer (SEAT Leon 2.0 TDI) + 0.874
5 Kristian Poulsen (BMW 320 TC) + 0.920
6 Gabriele Tarquini (SEAT Leon 2.0 TDI) + 1.084
7 Tiago Monteiro (SEAT Leon 2.0 TDI) + 1.167
8 Tom Coronel (BMW 320 TC) + 1.337
9 Fredy Barth (SEAT Leon 2.0 TDI) + 1.580
10 Franz Engstler (BMW 320 TC) + 9.769

Q1:
1 Tiago Monteiro (SEAT Leon 2.0 TDI) 1:22.869
2 Kristian Poulsen (BMW 320 TC) + 0.056
3 Yvan Muller (Chevrolet Cruze 1.6T) + 0.111
4 Franz Engstler (BMW 320 TC) + 0.139
5 Robert Huff (Chevrolet Cruze 1.6T) + 0.190
6 Carlos Bueno (Chevrolet Cruze 1.6T) + 0.215
7 Gabriele Tarquini (SEAT Leon 2.0 TDI) + 0.226
8 Tom Coronel (BMW 320 TC) + 0.269
9 Fredy Barth (SEAT Leon 2.0 TDI) + 0.303
10 Michel Nykjaer (SEAT Leon 2.0 TDI) + 0.311

"autoportal"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Lamy na liderança a meio da corrida nos EUA



A equipa do português, em Peugeot, está com uma boa vantagem sobre os Audi no circuito de Sebring.

O Peugeot 908 de Pedro Lamy, Stéphane Sarrazin, Franck Montagny cumpriu hoje a primeira metade das 12 Horas de Sebring na liderança da corrida, enquanto os Audi R15 TDI se atrasaram devido a incidentes vários no circuito da Florida.

Às 16h30 locais (20:30 em Lisboa), quando se registava uma das muitas neutralizações da primeira corrida da Intercontinental Le Mans Cup, Montagny comandava o Peugeot 908 à frente do Honda-HPD do trio Pagenaud-Brabham-Franchitti e de outro 908, a versão 2010 confiada à equipa Oreca. Estes eram os únicos três carros a rodar na mesma volta.

Com 56 carros à partida, a primeira metade da corrida foi marcada inúmeras entradas em pista da viatura de segurança, devido a vários toques com carros menos rápidos. O pior aconteceu na 114.ª volta, envolvendo o Audi do italiano Rinaldo Capello e o 908 de Marc Gené, quando espanhol, vencedor do ano passado, tentou dobrar o adversário.

Ambos recolheram às "boxes", mas voltaram à pista, embora Gené tenha perdido 38 minutos.

sapo desporto
______________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,007
Gostos Recebidos
366
FIA GT: Algarve recebe terceira ronda em maio



O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) acolhe, entre 6 e 8 de maio, a terceira ronda do campeonato do Mundo FIA GT1, prova de automobilismo que esta temporada não conta com a participação de pilotos portugueses.

A prova apresentada esta sexta-feira no AIA vai englobar, além dos GT1, a terceira ronda do Europeu da categoria GT3 e provas do nacional de GT, de minis e de clássicos, num total de 160 pilotos, ao volante de 120 carros de competição.

Para Paulo Pinheiro, administrador do AIA, apesar de não participarem pilotos portugueses na categoria principal, "é um privilégio" para o autódromo português receber a segunda prova mais importante do automobilismo mundial, a seguir à Fórmula 1.

"É a única prova mundial de automobilismo que vamos ter este ano, por isso, é fundamental pelo número de pilotos e pelas características das corridas", observou aquele responsável.

Para Paulo Pinheiro a calendarização desta prova "faz parte da estratégia de afirmação do autódromo, que permite também trazer ao circuito equipas para testarem os carros".

Entre as marcas que disputam o mundial FIA GT1, destacam-se os Aston Martin, Corvette ou Maserati, e, nos GT3, marcas como a Mercedes, Ford ou Maserati.

O campeonato do Mundo arrancou a 26 de maço em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, realizando-se a segunda ronda no dia 10 de abril, no circuito germânico de Zolder.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,007
Gostos Recebidos
366
Tiago Monteiro falha 24 Horas de Le Mans



O piloto português Tiago Monteiro não vai participar na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans, depois da equipa Signature apenas inscrever um carro, ao invés dos dois inicialmente previstos.

«Inicialmente estava previsto a Signature colocar dois carros a correr em Le Mans, porém, recentemente, ficou decidido que alinharia apenas um», lamentou Tiago Monteiro, em declarações à sua assessoria de imprensa.

O piloto português adiantou que as restantes propostas para participar na prova não eram aliciantes.

«Não visavam lutar pelos primeiros lugares, pelo que optei pela ausência. Tenho pena, pois é uma prova com um carisma muito grande e que aprecio bastante, mas haverão certamente outras oportunidades no futuro», concluiu.

A Bola
 
Topo