Mundo dos protótipos espera novidades
São várias as notícias e os rumores que nas últimas quatro semanas têm colocado à prova os nervos dos fãs do endurance na Europa.
Mundo dos protótipos espera novidades -
Sexta prova LMS desmentida
No dia 1 de Janeiro, um erro na actualização do site do Le Mans Series, levou a própria ACO a ter de intervir e publicar um press-release desmentindo a existência de uma sexta prova do Le Mans Series no circuito permanente de Le Mans-Bugatti. Na actualização do site, um erro na gestão de conteúdos colocou os testes privados que decorrerão nesse circuito só para equipas do LMS entre 25 e 26 de Abril como uma prova de 1000 km, mas tal não passou mesmo de um erro e o LMS irá mesmo limitar-se a 5 provas.
Charouz com motor Audi
Esta semana, a revista francesa Auto Hebdo, dando conta de uma notícia que sai num site checo de desporto, dá conta de que a surpresa que a Charouz reservou para este ano seria a utilização dos motores diesel da Audi. A ser verdade, seria sem sombra de dúvida uma excelente notícia para a competitividade do campeonato, pois mesmo que a Charouz não possua os mesmos meios da Audi para lutar contra a Peugeot, certamente estará a altura de incomodar e não tornar a vida fácil à marca francesa.
Por outro lado, comercialmente até seria bom para a Audi porque em caso de sucesso o nome Audi está presente, e em caso de insucesso, o facto de ser uma equipa privada com meios limitados é sempre uma boa desculpa. Já não é a primeira vez que um rumor relacionado com a utilização dos motores Diesel da Audi vem à baila, e a marca já anunciou que tal nunca se verificará pois os motores TDI são, nas palavras dos seus responsáveis, "demasiado complexos para uma equipa privada". A única confirmação em relação à presença da Audi no LMS, dada na altura em que a equipa confirmou que não estaria representada oficialmente, é que existe a possibilidade de uma equipa do LMS ser fornecida com motores Audi do R8 (sem especificar se se trata do TFSI do R8 LMP1 ou do motor do Audi R8 GT2).
Audi R15 testou em segredo
Continuando com a Audi, o novo R15 TDI teve já a sua estreia em pista num circuito espanhol (fala-se em Marbella) no final do ano. Imagens não existem, e se a Audi conseguir manter afastados os curiosos, o R15 só será revelado ao mundo por altura das 12 Horas de Sebring.
Em declarações no seu site oficial, Tom Kristensen pouco revelou acerca dos pormenores do novo LMP1 alemão, com excepção que o motor é bem mais pequeno e leve que o anterior. A nível aerodinâmico, dá também algumas pistas afirmando tratar-se de um design bem diferente do habitual, o que têm levado muitos dos fãs a especular se a Audi não terá seguido o exemplo da Acura (e já experimentado no WR LMP2), com os flancos bem definidos à imagem dos F1, e totalmente afastados das rodas dianteiras, assim com um nariz também ele afastado bem separado das rodas dianteiras. Basicamente, a frente deverá parecer-se com um F1, mas com as rodas tapadas. Como já se sabia, a Audi irá manter a configuração de protótipo aberto.
Futuro da Aston Martin
De volta à Charouz, pese embora os últimos rumores acerca de uma ligação com a Audi, a verdade é que o mais sólido neste momento continua a ser a continuação da ligação à Aston Martin. Os últimos rumores acerca do eventual programa LMP1 da Aston Martin dão conta de que a marca britânica estaria a reformular um Lola B08/60 à imagem do que a MG fez até há pouco tempo com os Lola da RML. Também têm surgido algumas dúvidas acerca da presença da Aston Martin em Le Mans (na GT1, e oficialmente) mas David Richards parece ter colocado um ponto final nessa especulação, tendo afirmado que a marca estará fortemente representada em Le Mans. Entre linhas, também reconheceu que o projecto LMP1 está em cima da mesa.
Pescarolo liga-se à Mazda
Para os lados da Pescarolo começa a haver alguma definição do seu programa para 2009. Se a principal equipa, a Pescarolo Sport, ainda nada revelou, a Saulnier Racing (que pertence ao universo da Pescarolo Automobiles) já confirmou a sua presença no LMS em 2009, mas em vez de se apresentar com um Pescarolo em cada classe LMP, vai concentrar os esforços com dois carros na LMP2. Inicialmente estava prevista a utilização de motores BMW desenvolvidos pelo preparador francês Sodemo, mas um convite de uma ligação à filial francesa da Mazda foi totalmente irrecusável. Desta forma, a Saulnier irá utilizar os motores da Mazda assim como apoio oficial da filial.
Nova equipa de Karim Ojjeh mantém Zytek
Confirmado está também o Zytek 07s de Karim Ojjeh (meio-irmão de Mansour Ojjeh), cuja equipa mudos de nome de Trading Performance para GAC (Gstaad Automobile Club) Racing Team, após um protocolo de colaboração com este clube automóvel suíço.
Pescarolo da Rollcentre à venda
Como já é conhecido, a estrutura de Martin Short colocou o seu Pescarolo P01-Judd à venda no início de Dezembro, devido à impossibilidade de recolher os patrocínios necessários para continuar a sua aventura no mundo do "endurance", mas o anúncio publicado no dailysportscar.car sobre a venda do Pescarolo levantou um burburinho nos fóruns da especialidade. No texto publicado, a Rollcentre aponta como motivo para a venda do LMP1 um "possível novo projecto" e não a falta de patrocinadores.
A Rollcentre tem ligações ao pequeno construtor Mosler e aparenta estar a preparar uma versão GT2 ou GT3 do Mosler MT900 para competir num dos campeonatos GT regionais que existem na europa (França, Bélgica, Reino Unido, Espanha, Itália), mas poderá haver aqui algo mais.
Equipa japonesa com Porsche RS Spyder
Segundo o site italiano racingworld.it, fazendo eco de uma notícia publicada no dailysportscar.com, o Team Goh de Kazumichi Goh terá adquirido o Porsche RS Spyder da Van Merksteijn, que em 2008 venceu de forma categórica a classe LMP2 das Le Mans Series e as 24 Horas de Le Mans. Embora não haja confirmação oficial, é de prever que este compita no LMS e certamente a equipa irá tentar obter um convite para as 24 Horas de Le Mans. O Team Goh não é um estreante nestas andanças, tendo estado presente na primeira temporada do LMS, em 2004 (3º lugar no campeonato), com o Audi R8 FSI, tendo ainda vencido as 24 Horas de Le Mans no mesmo ano, com o apoio da filial nipónica da Audi.
Plantel previsto para 2009
Algumas equipas já definiram quais os seus pilotos para a temporada, e numa próxima oportunidade (à medida que a lista também vais engrossando) publicarei os nomes já confirmados. Em relação apenas às equipas e aos carros presentes, aqui vai o ponto de situação actual. 16 LMP (6 LMP1 e 10 LMP2) estão actualmente confirmados, mas a lista deverá engrossar possivelmente com mais 6-10 entradas.
Confirmados
LMP1
Oreca-Courage / 2 Oreca-Courage LC70E-AIM (confirmado, falta anúncio oficial)
Speedy-Sebah / 1 Lola B08/60-Aston Martin
Epsilon Euskadi / 2 Epsilon Euskadi ee2-Judd
Signature Team / 1 Oreca-Courage LC70E-Judd
LMP2
RML / 1 Lola B08/80-Mazda
Racing Box / 2 Lola B08/80-Judd
Quifel-ASM Team / 1 Zytek 09S
Welter Racing / 1 WR LMP2-Zytek
Speedy-Sebah / 1 Lola B08/80-Judd
Gstaad Automobile Club Racing / 1 Zytek 07S
Saulnier Racing-Mazda France / 2 Pescarolo P01-Mazda (confirmado, deverão mudar de nome)
Kruse Schiller Motorsport / 1 Lola B08?/80-Mazda (confirmado, falta anúncio oficial)
Por confirmar
LMP1
Pescarolo / 2 Pescarolo 01-Judd? (deverão manter motores e poderão reduzir a participação para um LMP1)
Peugeot Sport / 2 Peugeot 908 HDi (confirmação do programa em Janeiro de 2009)
LMP2
Charouz Racing System / 2 (novo Aston Martin LMP1 ou Lola-Audi)
Horag Racing / 1 Porsche RS Spyder (procuram piloto com financiamento)
Bruichladdich Radical / 1 Radical SR9-AER (procuram piloto com financiamento)
Barazi-Epsilon / 1 Zytek 07S (não há notícias sobre a equipa há bastante tempo)
Team Goh / 1 Porsche RS Spyder (boato sobre compra do Porsche da Van Merksteijn Motorsport)
Improváveis
LMP1
Rollcentre Racing / 1 Pescarolo P01-Judd (carro à venda)
Scuderia Lavaggi / 1 Lavaggi LS1-AER (dificuldades financeiras e falta de notícias)
Creation Autosportif / 1 Creation CA07-Judd (responsáveis da equipa apontam como "altamente improvável" a participação)
LMP2
International Motorsport / 1 Radical SR9-AER (planeava competir em 2008 mas não reuniu o financiamento necessário)
West-Tec / 1 Porsche RS Spyder (demonstrou interesse em comprar o Porsche ex-Essex)
??? / Acura ARX01b (boato de que uma equipa europeia comprou um LMP2 da Acura)
De fora
LMP1
Audi Sport Team Joest / 2 Audi R10 TDI (contenção de custos)
Luc Alphand Adventures / ??? (projecto adiado para 2010)
Saulnier Racing / 1 Pescarolo P01-Judd (equipa reconfigurou o LMP1 para LMP2 e participará com dois LMP2)
LMP2
Embassy Racing / 2 Embassy WF01-Judd (projecto adormecido)
Team Essex / 1 Porsche RS Spyder (equipa fechou as portas)
Hugo Ribeiro