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Cantinho da Velocidade / WTCC

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Mikhail Aleshin também na Fórmula 2

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O número de "estrelas" no novo Campeonato FIA de Fórmula 2 aumentou com a confirmação do segundo piloto da Red Bull Junior Team, Mikhail Aleshin. O piloto russo tem sido rápido na World Series by Renault, conquistando algumas vitórias, mas não tem conseguido dar o salto para a GP2.

A lista de pilotos que tem sido progressivamente revelada pela MotorSport Vision (MSV), organização gerida por Jonathan Palmer tem dado algo a desejar. Além de Aleshin, apenas Julien Jousse, Robert Wickens e Tobias Hegewald demonstraram algum andamento competitivo na sua carreira.

Muitos dos pilotos que vão correr na F2 subiram da outra competição de monolugares da MSV, a Fórmula Palmer Audi.AS
 

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Will Power na Penske no lugar de Hélio Castro Neves

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Tim Cindric, director da Penske Racing, confirmou que Will Power será o segundo piloto da equipa americana na IRL Indycar Series na temporada de 2009.

Will Power na Penske no lugar de Hélio Castro Neves -

O piloto australiano vai ocupar o lugar de Hélio Castro Neves, enquanto o brasileiro está ocupado com a acusação de evasão fiscal nos Estados Unidos. Power será colega de equipa do seu compatriota, Ryan Briscoe, por tempo indeterminado. Sam Hornish Jr., que era candidato ao lugar, vai permanecer na NASCAR, também na Penske Racing.

Will Power havia perdido o seu lugar na KV Racing Tech depois de ter perdido o seu patrocinador principal, a Aussie Vineyards, após a saída da prova de Surfers Paradise do seu calendário. O seu lugar será ocupado pelo brasileiro Mário Moraes.AS
 

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Mundo dos protótipos espera novidades

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São várias as notícias e os rumores que nas últimas quatro semanas têm colocado à prova os nervos dos fãs do endurance na Europa.

Mundo dos protótipos espera novidades -

Sexta prova LMS desmentida
No dia 1 de Janeiro, um erro na actualização do site do Le Mans Series, levou a própria ACO a ter de intervir e publicar um press-release desmentindo a existência de uma sexta prova do Le Mans Series no circuito permanente de Le Mans-Bugatti. Na actualização do site, um erro na gestão de conteúdos colocou os testes privados que decorrerão nesse circuito só para equipas do LMS entre 25 e 26 de Abril como uma prova de 1000 km, mas tal não passou mesmo de um erro e o LMS irá mesmo limitar-se a 5 provas.

Charouz com motor Audi
Esta semana, a revista francesa Auto Hebdo, dando conta de uma notícia que sai num site checo de desporto, dá conta de que a surpresa que a Charouz reservou para este ano seria a utilização dos motores diesel da Audi. A ser verdade, seria sem sombra de dúvida uma excelente notícia para a competitividade do campeonato, pois mesmo que a Charouz não possua os mesmos meios da Audi para lutar contra a Peugeot, certamente estará a altura de incomodar e não tornar a vida fácil à marca francesa.

Por outro lado, comercialmente até seria bom para a Audi porque em caso de sucesso o nome Audi está presente, e em caso de insucesso, o facto de ser uma equipa privada com meios limitados é sempre uma boa desculpa. Já não é a primeira vez que um rumor relacionado com a utilização dos motores Diesel da Audi vem à baila, e a marca já anunciou que tal nunca se verificará pois os motores TDI são, nas palavras dos seus responsáveis, "demasiado complexos para uma equipa privada". A única confirmação em relação à presença da Audi no LMS, dada na altura em que a equipa confirmou que não estaria representada oficialmente, é que existe a possibilidade de uma equipa do LMS ser fornecida com motores Audi do R8 (sem especificar se se trata do TFSI do R8 LMP1 ou do motor do Audi R8 GT2).

Audi R15 testou em segredo
Continuando com a Audi, o novo R15 TDI teve já a sua estreia em pista num circuito espanhol (fala-se em Marbella) no final do ano. Imagens não existem, e se a Audi conseguir manter afastados os curiosos, o R15 só será revelado ao mundo por altura das 12 Horas de Sebring.

Em declarações no seu site oficial, Tom Kristensen pouco revelou acerca dos pormenores do novo LMP1 alemão, com excepção que o motor é bem mais pequeno e leve que o anterior. A nível aerodinâmico, dá também algumas pistas afirmando tratar-se de um design bem diferente do habitual, o que têm levado muitos dos fãs a especular se a Audi não terá seguido o exemplo da Acura (e já experimentado no WR LMP2), com os flancos bem definidos à imagem dos F1, e totalmente afastados das rodas dianteiras, assim com um nariz também ele afastado bem separado das rodas dianteiras. Basicamente, a frente deverá parecer-se com um F1, mas com as rodas tapadas. Como já se sabia, a Audi irá manter a configuração de protótipo aberto.

Futuro da Aston Martin
De volta à Charouz, pese embora os últimos rumores acerca de uma ligação com a Audi, a verdade é que o mais sólido neste momento continua a ser a continuação da ligação à Aston Martin. Os últimos rumores acerca do eventual programa LMP1 da Aston Martin dão conta de que a marca britânica estaria a reformular um Lola B08/60 à imagem do que a MG fez até há pouco tempo com os Lola da RML. Também têm surgido algumas dúvidas acerca da presença da Aston Martin em Le Mans (na GT1, e oficialmente) mas David Richards parece ter colocado um ponto final nessa especulação, tendo afirmado que a marca estará fortemente representada em Le Mans. Entre linhas, também reconheceu que o projecto LMP1 está em cima da mesa.

Pescarolo liga-se à Mazda
Para os lados da Pescarolo começa a haver alguma definição do seu programa para 2009. Se a principal equipa, a Pescarolo Sport, ainda nada revelou, a Saulnier Racing (que pertence ao universo da Pescarolo Automobiles) já confirmou a sua presença no LMS em 2009, mas em vez de se apresentar com um Pescarolo em cada classe LMP, vai concentrar os esforços com dois carros na LMP2. Inicialmente estava prevista a utilização de motores BMW desenvolvidos pelo preparador francês Sodemo, mas um convite de uma ligação à filial francesa da Mazda foi totalmente irrecusável. Desta forma, a Saulnier irá utilizar os motores da Mazda assim como apoio oficial da filial.

Nova equipa de Karim Ojjeh mantém Zytek
Confirmado está também o Zytek 07s de Karim Ojjeh (meio-irmão de Mansour Ojjeh), cuja equipa mudos de nome de Trading Performance para GAC (Gstaad Automobile Club) Racing Team, após um protocolo de colaboração com este clube automóvel suíço.

Pescarolo da Rollcentre à venda
Como já é conhecido, a estrutura de Martin Short colocou o seu Pescarolo P01-Judd à venda no início de Dezembro, devido à impossibilidade de recolher os patrocínios necessários para continuar a sua aventura no mundo do "endurance", mas o anúncio publicado no dailysportscar.car sobre a venda do Pescarolo levantou um burburinho nos fóruns da especialidade. No texto publicado, a Rollcentre aponta como motivo para a venda do LMP1 um "possível novo projecto" e não a falta de patrocinadores.

A Rollcentre tem ligações ao pequeno construtor Mosler e aparenta estar a preparar uma versão GT2 ou GT3 do Mosler MT900 para competir num dos campeonatos GT regionais que existem na europa (França, Bélgica, Reino Unido, Espanha, Itália), mas poderá haver aqui algo mais.

Equipa japonesa com Porsche RS Spyder
Segundo o site italiano racingworld.it, fazendo eco de uma notícia publicada no dailysportscar.com, o Team Goh de Kazumichi Goh terá adquirido o Porsche RS Spyder da Van Merksteijn, que em 2008 venceu de forma categórica a classe LMP2 das Le Mans Series e as 24 Horas de Le Mans. Embora não haja confirmação oficial, é de prever que este compita no LMS e certamente a equipa irá tentar obter um convite para as 24 Horas de Le Mans. O Team Goh não é um estreante nestas andanças, tendo estado presente na primeira temporada do LMS, em 2004 (3º lugar no campeonato), com o Audi R8 FSI, tendo ainda vencido as 24 Horas de Le Mans no mesmo ano, com o apoio da filial nipónica da Audi.

Plantel previsto para 2009
Algumas equipas já definiram quais os seus pilotos para a temporada, e numa próxima oportunidade (à medida que a lista também vais engrossando) publicarei os nomes já confirmados. Em relação apenas às equipas e aos carros presentes, aqui vai o ponto de situação actual. 16 LMP (6 LMP1 e 10 LMP2) estão actualmente confirmados, mas a lista deverá engrossar possivelmente com mais 6-10 entradas.

Confirmados
LMP1
Oreca-Courage / 2 Oreca-Courage LC70E-AIM (confirmado, falta anúncio oficial)
Speedy-Sebah / 1 Lola B08/60-Aston Martin
Epsilon Euskadi / 2 Epsilon Euskadi ee2-Judd
Signature Team / 1 Oreca-Courage LC70E-Judd
LMP2
RML / 1 Lola B08/80-Mazda
Racing Box / 2 Lola B08/80-Judd
Quifel-ASM Team / 1 Zytek 09S
Welter Racing / 1 WR LMP2-Zytek
Speedy-Sebah / 1 Lola B08/80-Judd
Gstaad Automobile Club Racing / 1 Zytek 07S
Saulnier Racing-Mazda France / 2 Pescarolo P01-Mazda (confirmado, deverão mudar de nome)
Kruse Schiller Motorsport / 1 Lola B08?/80-Mazda (confirmado, falta anúncio oficial)

Por confirmar
LMP1
Pescarolo / 2 Pescarolo 01-Judd? (deverão manter motores e poderão reduzir a participação para um LMP1)
Peugeot Sport / 2 Peugeot 908 HDi (confirmação do programa em Janeiro de 2009)
LMP2
Charouz Racing System / 2 (novo Aston Martin LMP1 ou Lola-Audi)
Horag Racing / 1 Porsche RS Spyder (procuram piloto com financiamento)
Bruichladdich Radical / 1 Radical SR9-AER (procuram piloto com financiamento)
Barazi-Epsilon / 1 Zytek 07S (não há notícias sobre a equipa há bastante tempo)
Team Goh / 1 Porsche RS Spyder (boato sobre compra do Porsche da Van Merksteijn Motorsport)

Improváveis
LMP1
Rollcentre Racing / 1 Pescarolo P01-Judd (carro à venda)
Scuderia Lavaggi / 1 Lavaggi LS1-AER (dificuldades financeiras e falta de notícias)
Creation Autosportif / 1 Creation CA07-Judd (responsáveis da equipa apontam como "altamente improvável" a participação)
LMP2
International Motorsport / 1 Radical SR9-AER (planeava competir em 2008 mas não reuniu o financiamento necessário)
West-Tec / 1 Porsche RS Spyder (demonstrou interesse em comprar o Porsche ex-Essex)
??? / Acura ARX01b (boato de que uma equipa europeia comprou um LMP2 da Acura)

De fora
LMP1
Audi Sport Team Joest / 2 Audi R10 TDI (contenção de custos)
Luc Alphand Adventures / ??? (projecto adiado para 2010)
Saulnier Racing / 1 Pescarolo P01-Judd (equipa reconfigurou o LMP1 para LMP2 e participará com dois LMP2)
LMP2
Embassy Racing / 2 Embassy WF01-Judd (projecto adormecido)
Team Essex / 1 Porsche RS Spyder (equipa fechou as portas)

Hugo Ribeiro
 

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CR Scuderia declara candidatura ao título FIA GT

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A CR Scuderia Racing vai permanecer no Campeonato FIA GT em 2009, tendo anunciado a equipa de pilotos que vai discutir o título da categoria GT2 ao volante de dois Ferrari 430 GT2.

A equipa principal será composta por Andrew Kirkaldy e Rob Bell. A dupla britânica pretende contrariar a falta de resultados do ano passado, depois de terem demonstrado um andamento superior ao da equipa campeã AF Corse em algumas provas. O segundo carro será entregue a Chris Niarchos, proprietário da equipa, e ao seu parceiro habitual Tim Mullen.

Além do FIA GT, a CR Scuderia continuará a competir no Campeonato Britânico de GT, com três Ferrari 430 GT3 que estão disponíveis para aluguer para qualquer piloto interessado.AS
 

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World Series by Renault com equipas confirmadas

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A organização da World Series by Renault anunciou o nome das 12 equipas pré-seleccionadas para participar na temporada de 2009.

A única novidade de relevo é a redução de uma equipa (eram 13 em 2008), com o encerramento da Interwetten Racing. De resto, há a notar apenas algumas mudanças de nome.

Inscritos:
01/02 - Tech 1
03/04 - Ultimate Sonangol Racing
05/06 - P1 Motorsport
07/08 - Prema Powerteam
09/10 - Carlin Motorsport
11/12 - International Draco Racing
14/15 - Comtec Racing
16/17 - Mofaz Fortec Motorsport
18/19 - Epsilon Euskadi
20/21 - Pons Racing
22/23 - KTR
24/25 - RC Motorsport

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Novo GT1 na LMS luta contra o cancaro

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A categoria GT1 da Le Mans Series, que corre o risco de ter um número muito reduzido de participantes em 2009, vai ter um novo concorrente para a próxima temporada, a Full Speed Racing.

Esta equipa americana vai inscrever um Saleen S7-R (um dos dois carros da ACEMCO que tiveram sucessivos programas abortados nos últimos três anos), que será patrocinado pela campanha "Full Speed 2 a Cure", um programa de apoio à luta contra o cancro da mama. Se o orçamento o permitir, um segundo Saleen será inscrito no Campeonato FIA GT.

A equipa, que será dirigida no terreno por Graham Nash, tem apenas um piloto confirmado, Emerson Newton-John, sobrinho da actriz e cantora Olivia Newton-John, que possui experiência na Fórmula 3 na NASCAR Truck Series, mas que está parado há sete anos.

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Campeonato Espanhol de GT visita Portugal duas vezes

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Pela primeira vez, o Campeonato de Espanha de GT vai visitar Portugal em duas ocasiões diferentes, com uma jornada no Circuito do Estoril e outra no Autódromo Internacional do Algarve. Ambas as jornadas serão disputadas numa única corrida de duas horas, com o campeonato a visitar o Estoril a 18 e 19 de Julho para a terceira prova do calendário, e o Algarve a receber a jornada de encerramento a 7 e 8 de Novembro, tal como aconteceu o ano passado.

Esta alteração ao calendário mereceu elogios de vários dos portugueses que habitualmente tomam parte nesta competição. Directores de equipa como António Simões e Francisco Sande e Castro afirmaram ter ficado "contentes por termos duas provas", com Sande e Castro a acrescentar que "já tive tantos pilotos espanhóis comigo como portugueses, pelo que vejo a competição automóvel de uma perspectiva ibérica e não portuguesa e espanhola em separado". Ambos contam regressar a Espanha em 2009 mas ainda não têm nada firmado.

Alguns pilotos foram mais entusiastas nas declarações, com Ni Amorim a referir que "prefiro este modelo em vez de correr cá apenas uma vez" e Mário Silva e Pedro Bastos Rezende a acrescentar que "o campeonato fica mais acolhedor com duas provas". Em princípio, Amorim vai regressar ao Aston Martin N24 da categoria GTB Light, enquanto Mário Silva tem hipóteses de escolher entre o mesmo Ferrari 430 Challenge do ano passado ou um novo projecto com um carro preparado na Inglaterra.

Calendário:
02/03 Maio - Valência
06/07 Junho - Jarama
18/19 Julho - Estoril
12/13 Setembro - Albacete
17/18 Outubro - Jerez
07/08 Novembro - Algarve
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ACO anuncia primeiros inscritos para Le Mans

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O Automobile Club de l'Ouest revelou a lista com as 15 equipas que confirmaram a sua pré-selecção para a edição de 2009 das 24 Horas de Le Mans, incluindo dois Audi e dois Peugeot.

ACO anuncia primeiros inscritos para Le Mans -

Outras 14 equipas optaram por não beneficiar da pré-selecção, embora possam fazer um pedido de inscrição normal. Isto deixa 40 lugares em aberto para os interessados em participar na prova francesa.

As inscrições confirmadas para Le Mans são:

LMP1
Audi Sport North America
Audi Sport Team Joest
Team Peugeot Total
Team Peugeot Total

LMP2
Team Essex
NOTA: a equipa acabou, mas a inscrição e o lugar estarão disponíveis para quem adquirir o Porsche RS Spyder

GT1
Luc Alphand Aventures
Corvette Racing
Corvette Racing
NOTA: Esta será a última corrida confirmada dos Corvette GT1

GT2
Risi Competizione
Risi Competizione
Flying Lizard Motorsports
Virgo Motorsport
Team Felbermayr-Proton
AF Corse
BMS Scuderia Italia
 

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António Félix da Costa com o A1GP

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Continuando o programa de treinamento de jovens pilotos portugueses, a equipa portuguesa do A1GP vai dar a António Félix da Costa a oportunidade de participar nos treinos livres na Nova Zelândia.

António Félix da Costa com o A1GP -

O jovem piloto português, que foi vice-campeão da Fórmula Renault Norte-Europeia em 2008, admitiu ser "motivo de orgulho representar Portugal", afirmando-se ainda ansioso pela "oportunidade de conduzir um carro altamente sofisticado, com motor Ferrari e 600 cavalos".

Félix da Costa vai participar nas duas sessões de treinos livres de sexta-feira, normalmente reservadas para os membros júniores das nações do A1 Grand Prix.

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Petter Solberg testa Oreca-Courage

Petter Solberg vai testar um protótipo LMP1 da equipa Oreca. O piloto norueguês aceitou o convite de Hughes de Chaunac, director da companhia francesa, para experimentar o novo Courage LC70E-AIM, e o teste será acompanhado pelos pilotos regulares Nicolas Lapierre e Olivier Panis.

Com o final do envolvimento da Subaru no Campeonato do Mundo de Ralis, surgiram boatos que Solberg havia adquirido um Citroën C4 WRC para correr como privado. O ex-Campeão do Mundo negou que tenha adquirido qualquer carro, embora tenha confirmado a sua inscrição no Rali da Noruega.

Petter Solberg também afirmou no seu site que nada está confirmado em relação à época de 2009 num carro de ralis. Isto deixa em aberto a possibilidade do escandinavo trocar de ares para esta época. Para a Oreca, seria uma excelente oportunidade de marketing ter Solberg a correr num protótipo na Le Mans Series ou pelo menos nas 24 Horas de Le Mans.

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Filipe Albuquerque quer pódio no A1GP

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Filipe Albuquerque, que rubricou um início de temporada em bom nível no A1 GP, espera regressar aos lugares do pódio na Nova Zelândia, país onde o campeonato prossegue no próximo fim-de-semana.
Filipe Albuquerque quer pódio no A1GP -

Apesar de ser a sua estreia nesta pista, Albuquerque não considera isso como um 'handicap' face aos seus mais directos adversários: "Sempre fui um piloto que se adapta com facilidade às configurações dos traçados, por isso acredito que o mesmo irá acontecer aqui na Nova Zelândia. Sou efectivamente o único piloto estreante nesta pista, mas não considero que isso seja uma desvantagem significativa", disse Albuquerque.

Depois de quase dois meses longe das pistas, o piloto de Coimbra está ansioso por este regresso: "Estas paragens longas nos Campeonatos deixam sempre os pilotos com uma vontade enorme de voltar ao activo. Eu não sou excepção. O facto de ter estado afastado das pistas não quer dizer que estivesse parado, antes pelo contrário. Neste período dediquei-me sobretudo ao melhoramento da condição física, factor de primordial importância num Campeonato tão competitivo como o do A1 GP", disse.

Assim e sem quaisquer reservas, Filipe Albuquerque considera que está em posição de lutar por um lugar no pódio: "Penso que depois de tudo o que já provarmos ser capazes de fazer, não posso ter outro objectivo senão um lugar no pódio. Apesar de considerar que uma posição pontuável já seria um resultado positivo. O Campeonato é longo e por isso devemos efectuá-lo com muita cabeça sem correr demasiados riscos", concluiu.AS
 

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VÍDEO: O desenvolvimento do Chevrolet Cruze WTCC

A Chevrolet continua a desenvolver o seu carro para o Mundial de Carros de Turismo de 2009 (WTCC), o Cruze, tendo lançado um vídeo recentemente no qual mostra como se constrói um dos novos Cruze WTCC.

Eis o vídeo com algumas imagens inéditas e interessantes do seu processo de desenvolvimento.

Realce ainda para as imagens do novo Cruze no Autódromo do Estoril, onde efectuou os seus primeiros testes e onde se encontra actualmente a testar.
 

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Pilotos Ocean Racing em 17º e 22º nos treinos livres

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Yelmer Buurman e Fabio Crestani foram, respectivamente, 17º e 22º nos treinos livres da GP2 Asia, no Bahrein. Buurman, com um tempo de 1m44,521s, ficou a quase dois segundos da melhor marca, de Kamui Kobayashi, enquanto Crestani fez 1m45,532s.

Pilotos Ocean Racing em 17º e 22º nos treinos livres -


Kamui Kobayashi conseguiu o tempo de 1m42,642s no carro da DAMS, com uma vantagem de 0,6 segundos sobre Nico Hülkenberg, que fez a sua estreia na GP2 Asia, e 0,8s sobre o seu colega Jérôme d'Ambrosio. Marco Bonanomi conseguiu um interessante quarto lugar pela equipa Qi-Meritus (única equipa asiática), enquanto Edoardo Mortara foi o segundo melhor "rookie" na quinta posição.

Tempos:
1º Kamui Kobayashi (DAMS) 1m42.642s
2º Nico Hülkenberg (ART) 1m43.221s
3º Jérôme d'Ambrosio (DAMS) 1m43.444s
4º Marco Bonanomi (Qi-Meritus) 1m43.520s
5º Edoardo Mortara (Arden) 1m43.576s
6º Roldan Rodríguez (Piquet) 1m43.577s
7º Diego Nunes (Piquet) 1m43.597s
8º James Jakes (Super Nova) 1m43.872s
9º Giedo van der Garde (iSport) 1m44.001s
10º Javier Villa (Super Nova) 1m44.024s
11º Vitaly Petrov (Campos) 1m44.027s
12º Luiz Razia (Arden) 1m44.037s
13º Davide Valsecchi (Durango) 1m44.095s
14º Sergio Pérez (Campos) 1m44.113s
15º Sakon Yamamoto (ART) 1m44.185s
16º Hamad Al Fardan (iSport) 1m44.492s
17º Yelmer Buurman (Ocean) 1m44.521s
18º Earl Bamber (Qi-Meritus) 1m44.666s
19º Adrián Valles (Trident) 1m44.907s
20º Michaël Herck (DPR) 1m44.949s
21º Giacomo Ricci (DPR) 1m45.142s
22º Fabio Crestani (Ocean) 1m45.532s
23º Rodolfo González (FMSI) 1m45.563s
24º Francesco Provenzano (Trident) 1m45.828s
25º Michael Dalle Stelle (Durango) 1m46.053s
26º Kevin Nai Chia Chen (FMSI) 1m47.023s

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Alguersuari na World Series by Renault

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Jaime Alguersuari Jr., actual Campeão Britânico de Fórmula 3, vai dar o salto para a World Series by Renault em 2009. O piloto espanhol continuará ligado à Carlin Motorsport, equipa que representou na F3 o ano passado.

Com apenas 18 anos, Alguersuari foi o mais jovem Campeão de sempre na F3 Britânica. Agora, ao dar o salto para a competição que é, curiosamente, gerida pelo seu pai, Alguersuari espera que a World Series sirva como rampa de lançamento para a F1.AS
 

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Acura mostra LMP1 segunda-feira

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A Acura planeia mostrar o seu novo protótipo para a categoria LMP1, o ARX-02a, na próxima segunda-feira, em Sebring, altura em que se irão iniciar os testes com a nova máquina.

Dois dos carros terão participação garantida nas American Le Mans Series pelas equipas de Ferran Motorsport e Highcroft Racing, as quais farão o primeiro contacto com o novo modelo já no início da próxima semana.

A presença da Acura não se irá resumir à presença na LMP1, já que um dos LMP2 irá continuar em pista com a equipa Lowe's Fernandez Racing.


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Nico Hülkenberg estreia-se na GP2 Asia com pole

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Depois de um segundo lugar nos treinos livres, Nico Hülkenberg surpreendeu ao conquistar a pole-position na sua primeira participação na GP2 Asia, no circuito de Sakhir, no Bahrein.

Nico Hülkenberg estreia-se na GP2 Asia com pole -

O piloto alemão da ART Grand Prix subiu para o topo da tabela nos primeiros dez minutos da sessão mas estabeleceu o melhor tempo de 1m41,351s já no final. Ainda assim, os seus adversários da DAMS, Jérôme d'Ambrosio e Kamui Kobayashi, aproximaram-se bastante do autor da pole. Eduardo Mortara, também ele um estreante, completou a segunda linha no carro da Arden.

Os pilotos da equipa portuguesa Ocean Racing Technology, Yelmer Buurman e Fabio Crestani, conseguiram entrar nos vinte primeiros, com o holandês a classificar-se em 17º a 1,5 segundos de Hülkenberg. Crestani ficou dois lugares mais abaixo, mas foi meio segundo mais lento que o seu colega.

Tempos:
1º Nico Hülkenberg (ART) 1m41.351s
2º Jérôme d'Ambrosio (DAMS) 1m41.476s
3º Kamui Kobayashi (DAMS) 1m41.523s
4º Edoardo Mortara (Arden) 1m41.978s
5º Roldan Rodríguez (Piquet) 1m42.195s
6º Giedo van der Garde (iSport) 1m42.307s
7º Sakon Yamamoto (ART) 1m42.344s
8º Javier Villa (Super Nova) 1m42.355s
9º Marco Bonanomi (Qi-Meritus) 1m42.362s
10º Davide Valsecchi (Durango) 1m42.449s
11º Vitaly Petrov (Campos) 1m42.458s
12º Diego Nunes (Piquet) 1m42.564s
13º Sergio Pérez (Campos) 1m42.633s
14º James Jakes (Super Nova) 1m42.636s
15º Earl Bamber (Qi-Meritus) 1m42.798s
16º Hamad Al Fardan (iSport) 1m42.818s
17º Yelmer Buurman (Ocean) 1m42.833s
18º Luiz Razia (Arden) 1m43.061s
19º Fabio Crestani (Ocean) 1m43.373s
20º Adrian Valles (Trident) 1m43.401s
21º Michaël Herck (DPR) 1m43.413s
22º Rodolfo González (Fisichella) 1m43.702s
23º Giacomo Ricci (DPR) 1m44.043s
24º Francesco Provenzano (Trident) 1m44.325s
25º Kevin Nai Chia Chen (Fisichella) 1m45.281s
26º Michael Della Stelle (Durango) s/tempo

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David Donohue conquista 'pole'; Lamy é o melhor luso

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David Donohue foi o autor da 'pole position' para as 24 Horas de Daytona, colocando-se em boa posição para repetir o feito do seu pai, Mark, que venceu a prova há exactamente 40 anos atrás.
David Donohue conquista 'pole'; Lamy é o melhor luso -

Quanto aos pilotos portugueses, a equipa de Pedro Lamy irá largar do sétimo posto, a de João Barbosa do nono e a de César Campaniço do 43ª.

Apesar da 'pole', Donohue (que faz equipa com Antonio Garcia, Buddy Rice e Darren Law) não teve a vida nada facilitada, uma vez que Timo Bernhard (com Ryan Briscoe e Romain Dumas), da Penske, ficou a apenas 0,001s do melhor tempo alcançado pelo piloto da Brumos-Porsche Racing (1.40,540s).

Em terceiro lugar ficou o Ford Riley de Michael Valiante, AJ Allmendinger, James Pew e Ian James, a pouco mais de um décimo.

A equipa composta por Pedro Lamy, Max Angelelli, Brian Frisselle e Wayne Taylor, no Ford Dallara da SunTrust Racing conseguiu o sétimo melhor tempo (1.41,311s), batendo mesmo a equipa de Scott Dixon, Dario Franchiutti, Alex Loyd e Scott Pruet, no carro de Chip Ganassi.

Logo atrás ficou o outro Brumos Porsche Racing de João Barbosa, JC France, Hurley Haywood e Terry Borcheller, com um tempo de 1.41,375s..

César Campaniço, no Ferrari 430 Challenge, não foi além do 43º tempo, 25º entre os carros de GT, categoria na qual o Mazda RX-8 de Sylvain Tremblay foi o mais rápido.

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Félix da Costa impressiona na estreia

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António Félix da Costa foi o melhor estreante no A1GP na pista neozelandesa de Taupo, ao conseguir o quinto melhor da sessão "rookie", destinada a pilotos jovens.
Félix da Costa impressiona na estreia -

O piloto júnior do A1 Team Portugal fez a melhor marca em 1m18,570s, menos de meio segundo mais lento que o suíço Alexandre Imperatori (1m18,091s). O segundo melhor piloto a fazer o baptismo no A1GP foi o sul-africano luso-descendente Cristiano Morgado, quase um segundo mais lento que Félix da Costa.

O vice-campeão de Fórmula Renault admitiu que "Taupo é uma pista complicada para este carro, e eu tive que aprender o circuito e o carro. Por isso fiquei satisfeito com o progresso que fiz em cada volta. Adorei o carro, que é potente e fácil de conduzir. Mal posso esperar pela próxima oportunidade".

Na sessão normal de treinos livres, Filipe Albuquerque foi sétimo, em 1m16,622s, a 0,651s do tempo de Neel Jani, com o libanês Daniel Morad a conseguir a segunda melhor marca. Os 13 primeiros ficaram separados por um segundo.

Tempos:
1º Neel Jani (Suíça) 1m15.971
2º Daniel Morad (Líbano) 1m16.106s
3º John Martin (Austrália) 1m16.294s
4º Clivio Piccione (Mónaco) 1m16.458s
5º Adam Carroll (Irlanda) 1m16.537s
6º Chris van der Drift (N. Zelândia) 1m16.561s
7º Filipe Albuquerque (Portugal) 1m16.622s
8º Robert Doornbos (Holanda) 1m16.626s
9º Loïc Duval (França) 1m16.724s
10º Adrian Zaugg (África do Sul) 1m16.732s
11º Narain Karthikeyan (Índia) 1m16.836s
12º Edoardo Piscopo (Itália) 1m16.847s
13º Marco Andretti (EUA) 1m16.942s
14º Salvador Durán (México) 1m17.078s
15º Felipe Guimarães (Brasil) 1m17.220s
16º Dan Clarke (Grã-Bretanha) 1m17.309s
17º Fairuz Fauzy (Malásia) 1m17.512s
18º Frankie Cheng (China) 1m17.627s
19º Satrio Hermanto (Indonésia) 1m18.329s
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Kobayashi vence primeira corrida

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Kamui Kobayashi conquistou mais uma vitória no GP2 Asia, ao encabeçar uma dobradinha da DAMS na pista do Bahrein. Com este triunfo, o piloto japonês estendeu a liderança do campeonato.
Kobayashi vence primeira corrida -

Kobayashi começou a pressionar o autor da pole, Nico Hülkenberg, nas voltas iniciais, até forçar o alemão a abrir a passagem. O piloto da DAMS ficou com o caminho livre até ao final da corrida.

Um problema com uma roda na troca de pneus fez com que Hülkenberg perdesse também o segundo posto para Jérôme d'Ambrosio, colega de Kobayashi, e o terceiro para Edoardo Mortara. Até ao final da corrida, o alemão da ART tentou roubar o último lugar do pódio ao italiano da Arden, sem sucesso.

Davide Valsecchi (que se aproximou de Mortana e Hülkenberg nas últimas voltas), Roldán Rodríguez, Giedo van der Garde e Sergio Pérez completaram os lugares pontuáveis.

Quanto à Ocean Racing Technology, equipa de Tiago Monteiro, a primeira corrida do fim-de-semana acabou por ser madrasta, já que nenhum dos seus carros completou sequer uma volta, abandonando ambos com problemas mecânicos.

Yelmer Buurman não chegou sequer a largar para a corrida, ao passo que Fabrizio Crestani apenas efectuou metade da primeira volta, antes de parar na pista igualmente com problemas mecânicos.
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Filipe Albuquerque foi sétimo nos treinos livres do A1GP

Filipe Albuquerque foi o sétimo mais rápido na primeira sessão de treinos livres para a corrida da A1GP na Nova Zelândia, numa sessão em que Neel Jani, da Suiça, foi o mais veloz.
Filipe Albuquerque foi sétimo nos treinos livres do A1GP -

Albuquerque que nunca tinha visitado o circuito de Taupo teve de dedicar as primeiras voltas à aprendizagem do traçado: "Penso que as voltas iniciais foram suficientes para conhecer a configuração do circuito. Existem duas partes da pista que vou ter de melhorar, mas no geral penso que está tudo ok", começou por dizer, mostrando-se confiante quanto a uma boa prestação no resto do fim-de-semana.

"Fiz um bom treino, rodei sempre junto dos pilotos da frente, mesmo não estando confortavelmente sentado. O banco não estava ao meu gosto e por isso já tratámos de fazer outro. Penso que o dia de hoje é um bom indicador para aquilo que podemos fazer na qualificação. Estou bastante optimista", explicou Filipe Albuquerque.

Resultados dos treinos Livres:
1º Neel Jani - Suíça 1.15,971s
2º Daniel Morad - Líbano +0.135s
3º John Martin - Austrália +0.323s
(...)
7º Filipe Albuquerque - Portugal +0.651s
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