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Cantinho da Velocidade / WTCC

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Indycar perde GP de Detroit

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A edição de 2009 do Grande Prémio de Detroit, habitualmente disputado na ilha de Belle Isle, foi cancelada. Roger Penske, organizador da prova, justificou esta decisão com o clima económico e consequente falta de patrocinadores para o evento.

O evento de Detroit, que deveria ter lugar no fim-de-semana de 5 e 6 de Setembro, contava com provas pontuáveis para a IRL Indycar Series e American Le Mans Series. Penske espera poder ressuscitar o evento para a temporada de 2010. A IRL acha pouco provável que seja possível montar uma prova de substituição para esta data.AS
 

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Veloso Motorsport vai disputar Copa Peugeot em Espanha

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A Veloso Motorsport confirmou a sua presença na nova Copa Peugeot 207 THP em 2009, tendo sido atribuídos à equipa dois carros, num total de 25 participantes admitidos a esta nova competição monomarca a disputar em Espanha.
Veloso Motorsport vai disputar Copa Peugeot em Espanha -

Dos cerca de 75 pré-inscritos, a Peugeot Espanha escolheu 25, sendo que a Veloso Motorsport foi uma das eleitas, confirmando o respeito que esta equipa portuguesa já conseguiu granjear no país vizinho.

Nuno Vinagre é o primeiro piloto confirmado nesta equipa, com o jovem piloto lisboeta a fazer a sua terceira época completa em Espanha, ele que competiu antes nas Copas Hyundai Coupé e Getz, conseguindo em 2008 dar mostras do seu grande valor com a obtenção de excelentes resultados, entre os quais três vitórias absolutas. A segunda vaga está ainda em aberto, estando a equipa receptiva a contactos de pilotos interessados em participar na Copa Peugeot 207 THP.

A Copa Peugeot 207 THP é um competição recente, tendo nascido no passado mês de Outubro, sendo uma iniciativa da Peugeot Espanha com vista a criar oportunidades para jovens pilotos e todos aqueles que procuram alternativa acessíveis e competitivas para prosseguir as suas carreiras.

Integrada no programa de provas do Campeonato de Espanha de GT, esta competição é aprovada pela Real Federação Espanhola de Automobilismo e é organizada pela GT Sport. O carro será um Peugeot 207 LW com motor a gasolina com 1.600cc de cilindrada, turbo comprimido, com 175cv de potência, desenvolvido em conjunto pelo grupo PSA e pela BMW.AS
 

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Desafio Único divide-se em dois

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Após o sucesso que foi em 2008, o Desafio Único prepara já a sua edição de 2009 recheado de novidades. Desde logo porque passam a existir duas categorias diferentes: a FEUP I reservada aos já conhecidos Fiat Uno 45S (onde se esperam 50 carros) e a FEUP II destinada a pilotos com mais experiência que tripularão os Fiat Punto 85 (com um máximo de 30 pilotos).

As duas categorias não irão correr, obviamente, em simultâneo, mas partilharão o calendário de provas constituído por cinco circuitos - Braga, Algarve, Boavista (ainda por confirmar), Vila Real e Estoril - e duas rampas (Penha e Sentir Penafiel) do qual poderão extrair os seis melhores resultados.

De resto, a classificação das provas passará a ser ditada pelo somatório de pontos obtidos nas duas mangas (no caso dos circuitos) e pelo somatório do melhor tempo de cada piloto (nas rampas), sendo que passará a existir uma classificação absoluta individual e uma outra por equipas, tanto para a categoria FEUP I, como para a FEUP II.

Em relação ao regulamento técnico, no caso dos Fiat Uno, haverá uma especificação das peças originais Fiat a utilizar, bem como a definição do peso mínimo do carro e do carro com o piloto, para além da montagem de um escape e jantes obrigatórias, bem como pneus iguais para todos os concorrentes.

Relativamente ao Punto, as suas especificações serão baseadas em Grupo N, havendo também amortecedores, molas, pneus, escape, admissão, jantes e "roll bar" obrigatórios e ainda está prevista que as centralinas do motor sejam sorteadas para cada prova por forma a equilibrar ainda mais os andamentos dos concorrentes.

FPM
 

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Vinagre primeiro português na Copa 207

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Nuno Vinagre é o primeiro português a confirmar a sua presença na Copa 207 THP, novo troféu que fará parte do programa de apoio do Campeonato Espanhol de GT.

Vinagre, que nos últimos anos participou na Copa Hyundai Getz, já adquiriu o carro, que será preparado nas instalações da Veloso Motorsport. O piloto português procurou confirmar o programa desportivo a fim de assegurar que teria um lugar à partida do troféu, pois este tem um limite de 25 inscritos e a organização recebeu 77 pedidos de inscrição. Além da Copa 207, Nuno Vinagre está também a tentar montar um projecto para participar na Supercopa SEAT León.

Embora Portugal não figure no calendário da Copa 207, existe a possibilidade de trocar-se a jornada de Barcelona de 4 e 5 de Abril, por uma vinda ao Autódromo do Algarve, a 16 e 17 de Maio, integrando o programa do Circuito do Algarve I com o Open Internacional de GT.AS
 

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Superstars no programa dos 1000 km do Algarve

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O Campeonato Internacional Superstars vai realizar a sua primeira visita a Portugal em 2009, com a competição italiana a integrar o programa dos 1000 km do Algarve, a 1 e 2 de Agosto.

Os Superstars são a versão italiana do DTM, com modelos baseados de série equipados com motor V8. Em 2009, a Roal Competition e a Audi Sport Italia vão estrear os novos BMW M3 e Audi S5, juntando-se a outros novos modelos homologados, incluindo o Maserati Quattroporte, Lexus IS F e Jaguar XF. A partir da próxima época, será permitido o uso de caixa sequencial.

Entre os nomes mais conhecidos a integrar as fileiras dos Superstars, contam-se Gianni Morbidelli, Maria de Villota, Sascha Bert, Luca Rangoni e o esquiador profissional Kristian Ghedina.AS
 

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Colin Kolles com Audi na LMS

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Afastado da Force India, Colin Kolles poderá reforçar a sua ligação à Audi, existindo a possibilidade do médico alemão inscrever um protótipo com motor da marca de Ingolstadt na Le Mans Series.

Kolles, que habitualmente inscreve os Audi A4 privados no DTM sob o nome Futurecom TME, poderá inscrever um protótipo com motor Audi na categoria LMP1, a exemplo do que foi feito com o Lola-Audi da extinta Swiss Spirit, ou seja, o propulsor a gasolina do R8, e não o Diesel do R10.

Além desta provável entrada na LMS, Kolles já está confirmado como regressando à F3 Euroseries, com uma nova equipa chamada Kolles & Heinz Union, formada em conjunto com Werner Heinz, manager de Nick Heidfeld, inscrevendo dois Dallara-VW.AS
 

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Draco inicia colaboração com Force India

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A Draco Racing assinou um acordo de cooperação com a Force India, tendo ficado encarregue de avaliar jovens pilotos que possam integrar a equipa indiana de Fórmula 1.

Draco inicia colaboração com Force India -

Este projecto visa o apoio de Vijay Mallya às actividades da Draco na World Series by Renault, com os monolugares da equipa italiana pintados com um esquema de cores parecido ao da Force India. Em 2009, a Draco terá como pilotos nesta categoria o espanhol Marco Barba e o belga Bertrand Baguette.

A Draco já havia firmado acordos de cooperação com duas equipas de Fórmula Renault, a Facondini Racing e a Red Step Karting, que passam a operar com os nomes Draco Junior Team e Red Step-Draco.AS
 

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Saulnier Racing confirma Pescarolo-Mazda LMP2

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A Mazda continua a reforçar as suas fileiras na categoria LMP2 da Le Mans Series, com o importador francês da marca japonesa a assegurar o fornecimento de motores de dois chassis Pescarolo da Saulnier Racing, equipa da Pescarolo Sport para "gentleman drivers".



São já três as equipas a usar o motor Mazda MZR-R desenvolvido pela Advanced Engine Research, com a Saulnier a juntar-se à RML e à Kruse-Schiller.
 

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Force India e Draco anunciam parceria

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A Force India e a Draco Racing, da World Series by Renault, firmaram um acordo de parceria para avaliar e levar jovens pilotos para a Fórmula 1, numa colaboração que irá vigorar durante 2009, mas que poderá chegar aos sete anos.
Force India e Draco anunciam parceria -

Esta parceria foi anunciada durante o lançamento do monolugar da Draco para 2009 nos arredores de Brescia, com o carro a surgir decorado com as cores da equipa indiana liderada por Vijay Mallya.

O co-proprietário da equipa Draco, Adriano Morini, explicou ao Autosport.com que, com esta colaboração "temos um direito de preferência para levar os nossos pilotos até à Fórmula 1". Como salienta Morini, "até agora temos conseguido colocar muitos talentos na F1, mas esta é uma maneira nova e directa", recordando ainda a experiencia com Felipe Massa.

"Em 2001, depois de Felipe Massa ter vencido a segunda corrida da Euro 3000, fui a Maranello para falar com Jean Todt e recomendar-lhe o Felipe. Ele ouviu e disse 'vamos ver e falaremos depois'. Três semanas depois liguei-lhe e acertámos um encontro no qual foi oferecido ao Felipe um contrato de oito anos", lembrou Morini, salientando que "agora posso ir à Force India e dizer 'julgo que este piloto tem potencial para a F1' ou 'não, este é melhor para os carros de turismo'.

"O mundo da Fórmula 1 mudou, os pilotos são recrutados desde muito novos e este projecto com a Force Índia é ideal para nos", completou Morini, que também fez questão de agradecer a Colin Kolles, antigo director desportivo da equipa indiana e com o qual encetou as negociações para este projecto.

Marco Barba e Bertrand Baguette serão os pilotos da Draco em 2009, sendo que ambos poderão utilizar o simulador da equipa Force India em Silverstone, mesmo que nada esteja confirmado quanto a um teste com um monolugar da formação indiana.

AS
 

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Tiago Monteiro: "Parente e Albuquerque têm o talento necessário para a ORT"

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Tiago Monteiro acredita que a sua recém-formada equipa de GP2, a Ocean Racing Technology, poderá vencer uma prova já em 2009 e admite que gostaria de contar com um piloto português na sua equipa, referindo os nomes de Álvaro Parente e Filipe Albuquerque como candidatos.
Tiago Monteiro: "Parente e Albuquerque têm o talento necessário para a ORT" -

Em declarações ao site Crash.net, o piloto português agora também proprietário da ORT, explicou que a decisão de montar uma nova estrutura partiu da vontade de partir para um novo desafio, numa ideia que Monteiro já tinha quando estava na Fórmula 1.

"Não é uma ideia nova porque em 2006, quando estava na Fórmula 1, apareceu uma oportunidade e houve a possibilidade de estar envolvido. Mas na altura, não era algo que eu quisesse e não tinha tempo", começou por dizer o piloto da SEAT no WTCC, explicando depois o processo que levou à compra da equipa BCN.

"Há uns meses atrás, surgiu outra oportunidade e a altura foi a mais apropriada", explicou, salientando que a "minha prioridade é continuar a pilotar e ainda tenho contrato com a SEAT para o próximo ano, mas como julguei que tinha mais tempo foi difícil dizer que não".

Para Monteiro, o desafio passa agora por montar uma estrutura vencedora na base da BCN, com o português a aventar que a sua equipa poderá lutar pelas vitórias na GP2 em 2009.

"Adquirimos os bens de uma equipa existente, mas o grande desafio é o de montar uma nova equipa, uma equipa de sonho com as pessoas que conheço e em que confio", observou o português, entusiasmado por estar "do outro lado da barreira, a recrutar pessoas, negociar e até a resolver os problemas dos pilotos".

"Tenho 11 anos de experiência e aprendi bastante, pelo que vou tentar usar essa experiência. Queremos ter sucesso na GP2, vencer corridas e campeonatos, mas não subestimo os nossos adversários. Há muita gente talentosa e experiente aqui e sei que vamos estar numa luta e existirão momentos difíceis", acrescentou Tiago Monteiro.

Pilotos lusos na equação

"Com as pessoas certas, a atitude certa, uma gestão correcta e os pilotos certos não há qualquer razão para não vencermos corridas. Não tem a ver com o dinheiro - desde que haja o orçamento necessário para correr, podemos fazer tudo tão bem como qualquer outra equipa", acrescentou Monteiro, observando que as corridas de GP2 Asia estão a servir para testar Yelmer Buurman e Fabrizio Crestani e que teria muito gosto em ter um piloto luso a correr pela ORT.

"Existem várias possibilidades em termos de pilotos e quero usar a Ásia como terreno de testes para os pilotos antes de decidir qual a melhor escolha para a nossa principal competição. Seria um prazer enorme ajudar um piloto português e julgo que há dois pilotos com o talento e a experiencia suficiente para o fazer - Albuquerque e Parente", afirmou.

"Estamos em negociações com eles, mas da mesma forma que eu prefiro um piloto português, o conjunto também tem de ser o mais acertado", lembrou Monteiro, que prefere ter a equipa a funcionar a 100 por cento antes de colocar um português ao volante.AS
 

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Ryan Dalziel regressa à Grand-Am

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Ryan Dalziel, que pilotou o carro do Glasgow Rangers na Superleague Formula em 2008, vai regressar à Grand-Am Rolex Sports Car Series em 2009.

O ano passado, o piloto escocês pilotou um Riley-Pontiac da SAMAX, mas este ano vai trocar a equipa de Peter Baron pela Alegra Motorsports, onde dividirá o volante do Riley-BMW com o dono da equipa, Carlos De Quesada. Nas 24 Horas de Daytona, a equipa será reforçada pelo profissional Tomas Enge, Jean-François Dumoulin e Chapman Ducote.

Para 2009, a Alegra trocou o motor Porsche V8 (baseado no bloco do Cayenne e preparado pela Lozano Brothers sem apoio da marca alemã) pelo BMW V8 da antiga geração do BMW M5. Dumoulin, que foi piloto do protótipo Riley em 2008, ainda não tem programa completo definido.
 

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Trading Performance anuncia novo nome

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A Trading Performance, equipa de Karim Ojjeh na Le Mans Series, anunciou o seu novo nome para a temporada de 2009: Gstaad Automobile Club Racing.

A GAC Racing vai continuar a inscrever o Zytek 07S que pertence à mãe de Karim, Renate Ojjeh, novamente com assistência técnica fornecida por Claude-Yves Gosselin, que será o segundo piloto do protótipo da categoria LMP2.

A equipa está à procura de um terceiro piloto, preferencialmente endinheirado. Em 2008, este lugar pertenceu a Julien Schroyen, um belga de 22 anos de idade, que havia corrido com a Trading Performance no Campeonato Belga de Turismo.
 

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Stefano d'Aste regressa à Wiechers Sport

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Depois de não chegar a acordo com a Proteam Motorsport, Stefano d'Aste anunciou o seu regresso à Wiechers Sport, com a qual irá disputar o Troféu Yokohama dos Independentes do WTCC.

Foi com a equipa alemã que o piloto italiano conquistou o título dos Independentes em 2007, tendo d'Aste justificado que, apesar de alguns desentendimentos iniciais, conseguiu estabelecer uma boa relação de trabalho com a Wiechers.

A equipa alemã planeia inscrever dois BMW 320si no Troféu dos Independentes em 2009, não tendo ainda confirmado quem será o colega de equipa de Stefano d'Aste.
 

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Edil Cris quer subir à LMS

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A Racing Team Edil Cris pretende participar na categoria GT2 da Le Mans Series em 2009, conforme anunciou Giancristiano Cavalleri, director da equipa italiana.

A Edil Cris vai manter-se no Open Internacional de GT e no Campeonato Italiano de GT, competições onde participou em 2008 (terminando regularmente no pódio na primeira e vencendo corridas na segunda), mas está à procura de pilotos que lhes permitam montar um programa na Le Mans Series e no Campeonato Polaco de GT.

A equipa italiana já confirmou a sua expansão para os monolugares na próxima temporada, inscrevendo dois carros na Fórmula Azzurra, competição semelhante à F. BMW com motores Yamaha de 1000 cc.AS
 

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A par do repetente Troféu Fastbravo, o Campeonato Open de Ralis 2009 vai ter a compan

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Yvan Muller, campeão do WTCC, é da opinião que as novas regras introduzidas naquele campeonato irão tornar a sua defesa do ceptro ainda mais difícil, justificando a sua opinião com o facto de a pressão do turbo dos SEAT Leon TDI ter sido reduzida.
Yvan Muller antevê maiores dificuldades em 2009 -

Em declarações ao site Autosport.com, Muller demonstrou o seu descontentamento com a limitação do turbo imposta pela FIA, que irá limitar o andamento dos carros da marca espanhola.

"Infelizmente, a FIA reduziu a pressão do turbo e, honestamente, isso não é normal porque na maior parte das vezes, a BMW era mais rápida do que nós. Podemos prová-lo com os tempos por sector e estamos a ser penalizados", começou por referir o francês.

"Vencemos o campeonato porque efectuámos um trabalho árduo como equipa. Muitas vezes, a BMW era melhor do que nós nos dois primeiros sectores mas depois no terceiro, o piloto cometia um erro e era por isso que nós vencíamos", acrescentou Muller, que se confessou "um pouco preocupado" com o ano de 2009.

"Se as regras se mantiverem assim, será muito difícil a um SEAT a diesel estar ao nível de vencer o campeonato", observou, referindo ainda "talvez possamos estar a um nível melhor na temporada seguinte, mas não temos muito dinheiro para testar. Será difícil mas tudo é possível".

Mas da parte de Muller nem tudo foram críticas. O novo sistema de qualificação, à imagem do que se verifica na Fórmula 1, é uma das alterações mais interessantes para 2009, tal como o novo sistema de lastro.

"Julgo que o novo sistema de penalização por peso é bom. Teremos de ver como funciona na prática mas a ideia é muito boa", começou por afirmar. "Por vezes, as pessoas não percebem como é que um piloto pode estar na 'pole' um dia e em 12º noutro, pelo que é muito bom que seja mais como que uma média dos carros".

Recorde-se que com este sistema todos os carros do mesmo construtor recebem o lastro de acordo com a média dos dois melhores carros na qualificação e na corrida, estabelecendo-se, a partir daí, o peso de compensação que todos os carros do mesmo construtor terão de transportar.

AS
 

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V'Open CAM com nova data

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Inicialmente agendado para o próximo dia 25 de Janeiro, o V'Open CAM foi entretanto adiadado duas semanas, passando para a estar marcado para o dia 8 de Fevereiro. Iniciativa do Clube Automóvel do Minho, esta prova funcionará como uma espécie de "shakedown" à temporada automobílistica de 2009, estando aberta a todos os interessados nos vários campeonatos e taças (Circuitos/PTCC, Clássicos, Clássicos 1300 e Resistência) e, ainda, no Challenge Desafio Único.

O prazo de inscrições foi também alargado para o dia 30 de Janeiro, mantendo-se o custo de 300 euros, sem seguro incluído. De resto, a iniciativa vai também alargar-se ao karting (K'Open CAM), esta a realizar-se no dia 22 de Fevereiro, no Kartódromo Internacional de Braga, e com um custo de 250 euros.AS
 

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Nissan GT-R a caminho de Le Mans?

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A categoria GT1 do FIA GT pode vir a contar com um novo concorrente de respeito: o Nissan GT-R.

A revista japonesa Autosport conseguiu imagens e algumas especificações do modelo em desenvolvimento pela marca nipónica, que poderá vir a animar as provas do FIA-GT e também as 24 Horas de Le Mans.

O carro está a ser evoluído pela NISMO, habitual preparadora dos modelos da Nissan e enverga um kit de alargamento especifico, uma asa traseira de grandes envergadura, roll-bar, travões reforçados e entradas de ar de maiores dimensões, entre outras alterações.

Debaixo do capot, pouco ainda se sabe, mas de acordo com a revista nipónica, o motor pode ser o derivado daquele que a marca utiliza no campeonato de GTs caseiro, o SuperGT na classe GT500: um V8 de 4.5l com 542cv de potência.

A Nissan não confirmou se o carro estará pronto já este ano ou quais os objectivos a que este novo modelo se irá propor.AS
 

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Pedro Lamy nas 24 Horas de Daytona

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Considerado por muitos como um dos melhores pilotos de GTs do Mundo e com grande experiência em provas de endurance, Pedro Lamy foi convidado para participar nas 24 Horas de Daytona, prova inaugural da temporada de 2009 do Grand-Am Rolex Sports Car Series.
Pedro Lamy nas 24 Horas de Daytona -

O convite surgiu pela SunTrust Racing, que convocou o piloto português para ajudar Max Angelelli, Wayne Taylor e Brian Frisselle na tentativa de conquistarem a vitória desta clássica norte-americana.

"Foi com grande entusiasmo que aceitei mais este desafio. A SunTrust Racing é uma excelente equipa, com bons pilotos e será uma excelente oportunidade de fazer a minha estreia nas 24 Horas de Daytona. Já participei em várias provas com esta duração - Le Mans, Zolder, Nurburgring e Spa - mas esta será a primeira vez nesta clássica norte-americana", começou por referir Pedro Lamy que terá já nos primeiros dias de Janeiro a oportunidade de guiar o Dallara/ Ford com que irá disputar as 24 Horas de Daytona.

"As 24 Horas de Daytona realizam-se no fim-de-semana de 24 e 25 de Janeiro, contudo, entre os dias 3 e 5 de Janeiro teremos os testes oficiais pelo que será uma excelente oportunidade de trocar informações com os meus colegas de equipa e de me adaptar a este "Daytona Prototype".AS
 

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ANTEVISÃO 2009: Teatro de variedades

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As provas nacionais de Velocidade têm o potencial para dar origem a grelhas muito coloridas e variadas. A Federação alterou a regulamentação do Campeonato de Portugal de Circuitos (mais conhecido como PTCC) e do Campeonato de Portugal de Clássicos - Circuitos, de modo a permitir a participação de outros tipos de automóveis, como forma de inverter uma potencial quebra de plantel, devido à crise económica.
ANTEVISÃO 2009: Teatro de variedades -

Nos S2000, César Campaniço e José Monroy continuam a tentar viabilizar o projecto para trazer dois Chevrolet Lacetti para Portugal. Se for este caso, o BMW de Campaniço poderá ser alugado a outro piloto. O Peugeot de João Figueiredo e os SEAT Leon Supercopa preparados na Veloso Motorsport continuam a ser candidatos às vitórias à geral.

A principal novidade do PTCC passa, no entanto, por uma nova definição de classes, com os Superprodução, S1600 e carros da antiga Copa Hyundai Coupé espanhola a serem adicionados à Categoria 3 (juntamente com os Grupo Nacional 2000), enquanto uma nova Categoria 4 permite a entrada de viaturas de Grupo N com turbocompressor e tracção às quatro rodas. Esta categoria destina-se a chamar às pistas modelos como o Mitsubishi Lancer Evolution ou o Subaru Impreza STi, constituindo uma nova classe de carros em liça pelo triunfo à geral, juntando-se aos actuais S2000 e SEAT Leon Supercopa.

Será preciso, no entanto, algum cuidado para impedir que a superioridade natural da tracção integral venha a fazer com que estes carros dominem as provas. Existe, ainda, a dúvida se há interesse em pilotos mais ligados aos ralis em tirar estes carros das garagens, uma vez que as classes S1600 e de Superprodução nunca tiveram adesão.

Categorias de apoio

O Campeonato de Portugal de Resistência e o Campeonato de Portugal de Clássicos - Circuito continuam a fazer parte da caravana da Velocidade, com as "glórias do passado" a acompanharem geralmente o PTCC, enquanto a Resistência possui um calendário separado.

A Resistência continua a sofrer de falta de adesão, pois tirando os Caterham (que poderão ou não voltar a ter troféu), apenas um pequeno grupo de entusiastas com protótipos e um GT continuam a marcar presença. Muitos dos pilotos que poderiam ter interesse nesta competição continuam dispersados pela Montanha e pelo Campeonato Espanhol de GT. Quanto aos Clássicos, espera-se que a redução das taxas de inscrição contribua para uma recuperação das grelhas tanto na competição principal como nos 1300.

Numa tentativa de melhorar as grelhas, são agora autorizados carros construídos até 1986, esperando-se que saiam das garagens modelos como o BMW M635 CSi, Volvo 240 Turbo ou Toyota Corolla AE86, mas os protótipos continuam banidos. Nos troféus, apenas existem planos concretos para a continuação da Fórmula Júnior, única competição nacional de monolugares, agora com o nome Portugal FR2.0, e para o Desafio Único, admitindo também uma competição para o Fiat Punto. O Troféu Caterham e as competições da Publiracing ainda não estão definidos.

César Campaniço: "Grupo N podem ser interessantes e trazer mais competitividade"


"Em Portugal, a busca por patrocinadores nunca sai do estado da crise, mas penso que a abertura regulamentar é positiva. Era apologista de mais S2000, mas não sou contra carros que podem ser interessantes e trazer mais competitividade ao PTCC como é o caso dos carros de Grupo N, principalmente se trouxer alguns nomes importantes do desportivo automóvel nacional. Do meu ponto de vista, isto poderá trazer algumas dificuldades acrescidas, pois estes carros podem ser muito potentes e saem melhor das curvas, pelo que poderei ter mais dificuldades nas ultrapassagens. Espero, também, que as verificações técnicas sejam mais apertadas, pois estes carros ultrapassam facilmente os 300 cv."

Luís Veloso: "O alargamento aos Grupos N é benéfico"

"O alargamento aos carros de quatro rodas motrizes só pode ser benéfico, podendo aparecer mais carros e aumentar o leque de participantes. Apenas acredito que é preciso algum cuidado para não liberalizar muito estes carros. Mesmo assim, não acredito que haja um grande aumento de participantes. Ninguém parece ter capacidade de fazer grandes investimentos, mas dos que já têm carros ninguém mostrou ter vontade de abandonar o PTCC. Infelizmente, com crise ou sem crise, continua a haver muita gente com o futuro por definir. Quanto a mim, além das corridas nacionais, vou continuar a preparar carros para Espanha. A Supercopa SEAT continua com um número elevado de inscritos e houve mais de 75 pré-inscrições para a Copa Peugeot, portanto para os que continuam a preferir correr em Espanha, com controlo de custos e melhores prémios, esta ainda é uma opção a ter em conta."AS
 

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ANTEVISÃO 2009: Campeonato de Portugal de Montanha mantém o formato

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O próximo Campeonato de Portugal de Montanha terá poucas novidades face à última edição. O calendário manterá as mesmas nove provas, e a principal alteração no capítulo técnico é a proibição de motores de três litros, uma medida que o campeão Pedro Salvador considera "justa, para evitar que a eventual capacidade económica de um concorrente se sobreponha à sua capacidade desportiva".

Na prática, mantêm-se quatro campeonatos: um absoluto, dois para as categorias 1 e 2, e um outro cuja denominação passa a ser Campeonato de Clássicos (antiga categoria 3). A categoria 4 mantém-se como Taça Nacional de Montanha, passando a aceitar veículos homologados até 31-12-1986.

Isto significa que "barchettas" como os Juno SSE, BRC, Silver Car e Radical SR3 voltarão a ser os principais candidatos aos primeiros lugares. Os dois primeiros classificados de 2008, Pedro Salvador e Paulo Ramalho, deverão continuar no campeonato, embora a equipa Comval Racing esteja a tentar viabilizar um projecto paralelo com o piloto de Chaves no campeonato internacional V de V.

Calendário Montanha 2009

18/19 Abril Rampa do Club. Autom. da Régua
08/10 Maio Rampa Internac. Serra da Estrela - Cidade da Covilhã
23/24 Maio Rampa de Guimarães
06/07 Junho Rampa de Figueiró dos Vinhos
20/21 Junho Rampa de Bragança
04/05 Setembro Rampa do Caramulo
19/20 Setembro Rampa Sentir Penafiel
03/04 Outubro Rampa da Penha
14/15 Novembro Rampa Porca de Murça
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