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Cantinho da Velocidade / WTCC

G@ngster

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ANTEVISÃO: Combater a crise

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Apesar do abandono de algumas marcas, as grandes competições automóveis internacionais em pista prometem continuar a dar espectáculo, com Portugal incluído nas "tournées" europeias.





ANTEVISÃO: Combater a crise -

A avaliar pela quantidade de equipas inscritas nos vários campeonatos de monolugares e pela manutenção da quase totalidade das marcas nas corridas de turismo e resistência, a crise parece não passar pela velocidade internacional, no entanto, as realidades específicas de cada competição apontam para uma redução da qualidade dos planteis, principalmente do meio da tabela para baixo.

Mais de Portugal nos monolugares

Começando pelas categorias de ascensão à F1, a GP2 tem um número limite de inscritos, com 13 equipas e dois pilotos cada. Esta competição depende essencialmente do dinheiro que os pilotos tragam, em vez de patrocínios próprios, e se é certo que os pilotos mais competitivos, como é o caso de Álvaro Parente, poderão ter mais facilidade em negociar contratos que lhes garantam um lugar mais barato, muitas equipas poderão ter que depender de um piloto (ou até de dois) onde uma mala cheia de dólares seja levada mais em conta que o talento ao volante, para garantir que o outro carro tem hipóteses de lutar pela vitória. No plantel da GP2, a única grande novidade será a estreia da Ocean Racing Technology, equipa de Tiago Monteiro, no lugar da BCN Competicion.

Nas outras categorias de monolugares, a World Series by Renault necessita de menos dinheiro que a GP2, mas não é incomum ver nesta competição uma variedade de pilotos a passar pelas equipas do meio da tabela para baixo como se fosse um torniquete, às vezes sem dinheiro simplesmente para garantir que o carro estará à partida (o contrário implica uma multa). Na Fórmula 3, tanto na Euroseries como na Inglaterra, são várias as escuderias que inscrevem quatro ou cinco carros para assegurar o retorno dos investimentos, mas à medida que os custos se vão acumulando alguns carros vão ficando na garagem. Pelo menos, o investimento acrescido da Volkswagen como contraponto à Mercedes significa que mais equipas poderão ter o estatuto de oficiais.

Turismos na mesma

No Campeonato do Mundo de Turismo (WTCC), chegou a considerar-se muito provável o afastamento da BMW, o que teria sido fatal para a manutenção da competitividade do campeonato. Felizmente, a marca alemã confirmou a continuação, pelo que as três marcas oficiais do ano passado (BMW, SEAT e Chevrolet, esta com o novo Cruze) vão continuar como no ano passado. Mais complicada é a situação da N. Technology, pois com o abandono da F1, não parece provável que a Honda tenha recursos para canalizar para os turismos, pelo que a equipa italiana, sem qualquer apoio oficial há duas épocas, poderá abandonar o WTCC, o que seria uma perda inestimável para o plantel.

Os S2000 nunca tiveram a adesão esperada dos construtores do mesmo modo que aconteceu com os Superturismos, e mesmo o BTCC está em crise, com a Vauxhall como única equipa oficial e apenas vários projectos privados com carros da Honda, Ford e BMW a manter a competição animada. Já na Alemanha, o DTM mantém-se limitado a Mercedes e Audi, sendo que esta reduziu o seu investimento para esta categoria, pelo que grelhas com cerca de 15 carros são hipóteses para o que já foi uma das principais competições mundiais de corridas de turismo.

Resistência à espera do futuro

A Le Mans Series tinha objectivos de expansão para 2009, com uma sexta corrida em Brno e a realização de duas provas asiáticas, mas a primeira foi cancelada antes de ser anunciada e as segundas continuam em dúvida. Entretanto, a saída da Audi (que disputará apenas Sebring e Le Mans) deixou a Peugeot novamente sozinha contra os privados da Pescarolo, Oreca e Epsilon Euskadi, pelo menos até a Aston Martin confirmar se continua a apoiar a Charouz Racing Systems. Não se prevêem grandes investimentos nos actuais motores LMP1, agora que o Automobile Club de l'Ouest confirmou que os actuais motores LMP2 passarão a ser a categoria principal no futuro.

Por falar em LMP2, uma categoria que depende essencialmente da saúda financeira dos "gentleman drivers", com a excepção da saída dos Porsche (anunciada antes da crise), o número de projectos não diminuiu muito e a classe prevê-se mais disputada que nunca. A Quifel ASM Team, agora com um Zytek e uma ligação muito próxima ao construtor britânico, é uma grande candidata ao triunfo, mas as equipas com chassis Lola e Pescarolo e motores Mazda e Judd reforçaram o armamento para 2009.

Nos GT, e com a categoria GT1 praticamente morta na LMS, o Campeonato FIA GT poderá ter espaço para florescer, principalmente agora que foi anunciado um novo projecto da Ford e fala-se no ingresso da Nissan. Mas nas categorias GT2, GT3 e GT4, a concorrência entre FIA GT, LMS, Open Internacional de GT, GT3 Europeu e campeonatos nacionais poderá ser problemático para a saúde de algumas competições, como já acontece em Espanha e Itália e poderá acontecer na Bélgica e Alemanha.

As corridas em Portugal

Portugal parece imune à crise dos campeonatos internacionais, a adivinhar pela quantidade de competições que o nosso país vai receber em 2009. O recém-inaugurado Autódromo Internacional de Algarve recebe o grosso dessas competições, com nada menos que cinco fins-de-semana dedicados a provas oriundas de fora do país. A este juntam-se um número mais reduzido de corridas no Estoril, bem como o regresso do Circuito da Boavista.

No Algarve, as provas mais aguardadas são sem dúvida as corridas da Le Mans Series (1000 km do Algarve, uma corrida nocturna a 1 e 2 de Agosto) e da GP2 (19 e 20 de Setembro abrindo uma porta para o potencial regresso da F1 ao nosso país), no que marca a estreia de ambas as competições em Portugal. A GP2 divide o fim-de-semana com a caravana do Campeonato FIA GT e competições de apoio. As outras provas são o A1 Grand Prix (11 e 12 de Abril), Open GT (com a F3000 Europeia, 16 e 17 de Maio) e o Campeonato Espanhol de GT (7 e 8 de Novembro).

Para 2009, o Estoril fica reduzido à Superleague Formula (5 e 6 de Setembro, que pretende chamar novamente os fãs do futebol) e ao V de V, competição francesa para "gentleman drivers" (21 e 22 de Novembro). Já as ruas da zona da Boavista regressam em grande, como esperado, para nova jornada do WTCC (4 e 5 de Julho) e o Circuito Histórico, uma semana depois, no que voltará a ser um espectáculo apreciado pelo público. Uma última palavra para Braga, que recebe a Taça da Europa de Turismo a 17 e 18 de Outubro.

Eduardo Freitas: "Vão existir alguns cortes financeiros"

"As marcas que participavam no WTCC, BMW, SEAT e Chevrolet, já confirmaram que vão continuar, uma vez que os orçamentos necessários são inferiores aos da F1, mas antecipo que vão existir alguns cortes financeiros. Já as equipas pequenas e os pilotos independentes poderão sentir mais dificuldades. A crise também pode interromper alguns projectos que estavam em desenvolvimento, como o Subaru.

O Campeonato FIA GT, que ainda é baseado em equipas privadas e "gentleman drivers", também poderá ter alguns problemas, mesmo que 2009 seja um ano intermédio para o lançamento dos novos regulamentos em 2010. Deste modo, alguns projectos poderão ficar parados a fim de assegurar que estarão presentes em 2010. Entre meio à crise, parece-me que em Portugal não faltam boas notícias.

O Autódromo Internacional do Algarve apostou forte em trazer cá os principais campeonatos internacionais, demonstrando ambições legítimas à F1. O calendário de provas é invejável e vai dar grande projecção ao circuito fora do nosso país. Espero que isto leve a que equipas estrangeiras escolham o Algarve para testar, o que é fundamental para o seu sucesso."

Tiago Monteiro: "Crise não vai afectar nível de competitividade do campeonato"

"Penso que a crise económica vai afectar todos os pilotos não-profissionais e equipas pequenas, mas as equipas oficiais vão continuar no WTCC. Quem já estivesse em dificuldades financeiras poderá parar, pois houve um decréscimo nos patrocinadores. Não penso, no entanto, que isto afecte o nível de competitividade no campeonato, que vai continuar a ser tão disputado como nas épocas anteriores.

Na GP2, todos os pilotos têm que pagar um lugar, pelo que se alguém entra ou não vai variar de piloto para piloto. A presença de patrocinadores nas equipas também será um factor, e algumas equipas, principalmente as mais competitivas, poderão baixar os orçamentos pedidos se acharem que poderão ter mais condições de ficar com um piloto melhor."

António Simões: "Vamos concentrarmo-nos nas competições internacionais"

"Vamos continuar a concentrarmo-nos nas competições internacionais, como já é nosso hábito, pois continuamos sem solicitações para participarmos nas competições nacionais. Nunca tivemos patrocínios antes da crise e não vamos tê-los agora, mas mantemos o nosso acordo com o Miguel Pais do Amaral, para prepararmos o novo Zytek para a Le Mans Series, competição à qual vamos dedicar a maior parte da atenção.

Quanto ao Campeonato Espanhol de GT, não sei se continuaremos pois como estão as coisas é possível que não haja campeonato. Além do mais, três das corridas coincidem com a LMS. Penso que existem poucos pilotos para a quantidade de competições de GT que existem. Há anos que defendo que o Campeonato Espanhol podia ser o melhor da Europa, mas a GT Sport quis criar o Open para concorrer directamente com o FIA GT, reduzindo muito a importância dos vários campeonatos nacionais."

Álvaro Parente: "Ainda não que concorrência terei na próxima temporada"

"Como a lista de inscritos para a GP2 ainda não está completa, não sei quanta concorrência terei na próxima temporada. Mesmo assim, acredito que competitividade não vai falta ao campeonato. A organização está a fazer algumas alterações ao carro que deverão deixá-lo mais interessante de pilotar. Devido à crise económica, ainda me falta completar o meu orçamento para a temporada. Não sei quanto esta afecta os meus adversários, mas estou consciente que vão sempre haver pilotos rápidos com quem irei bater-me."

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G@ngster

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Carlin confirma Hartley e Ricciardo

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A Carlin Motorsport anunciou Brendon Hartley e Daniel Ricciardo, ambos oriundos do Junior Team da Red Bull, como primeiro pilotos da equipa para 2009.

O neo-zelandês Hartley, que já pilotou para a Carlin em 2008 no Campeonato Britânico e foi terceiro classificado no GP de Macau, será o piloto principal da equipa na F3 Euroseries, agora ao volante de um Dallara-Volkswagen, como é obrigatório para todas as equipas Red Bull na categoria.

O australiano Ricciardo, vice-campeão europeu de Fórmula Renault em 2008, fará a sua estreia na Fórmula 3 no Campeonato Britânico, também como piloto principal, esperando suceder a Jaime Alguersuari como campeão.


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GT Espanhóis também no Estoril

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A GT Sport alterou o calendário do Campeonato Espanhol de GT, que agora prevê duas visitas a Portugal, no Estoril e no Algarve. O calendário continua com seis rondas, como é habitual.

GT Espanhóis também no Estoril -

A prova do Algarve já estava confirmada para 7 e 8 de Novembro, mas foi adicionada uma segunda data para o Estoril que será ou a 11/12 ou 18/19 de Julho, sendo que a primeira colide com o Festival Histórico do Porto.

O Campeonato Espanhol foi vítima de uma redução do plantel em 2008, com formações contendo pelo menos um piloto português a representar 20 a 25 por cento das grelhas de partida, pelo que esta medida poderá ser uma mais-valia para portugueses interessados em tomar parte.

A competição ibérica tem outras novidades para aumentar a grelha, tendo sido criada a categoria GT Light, albergando carros de troféu e da categoria GT4.AS
 

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Mex e Porsche 997 GT3 na Boavista

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Mex Machado pretende alinhar no Circuito da Boavista com o Porsche 997 GT3 com que em 2008 participou nas três últimas provas do Campeonato de Portugal de Ralis. A ideia é que a inscrição seja feita no Campeonato de Portugal de Resistência (na categoria de Turismos e GT's) e que isso possa também servir para ambientar o piloto à Velocidade.
Mex e Porsche 997 GT3 na Boavista -

De resto, como não está ainda confirmada a presença da equipa Porsche by Team Beta no CPR, a passagem para a Velocidade é mesmo uma forte possibilidade, sem que, no entanto, o piloto portuense, esqueça os ralis. Isto porque Mex tem muito perto de estar confirmada também a participação em dois ralis do Campeonato de Espanha de Ralis, integrado na equipa Nupel onde alinham Sérgio Vallejo e Xavi Pons.

Quanto ao CPR, o piloto admite que "não desistiu ainda da ideia de participar na recém-criada Taça de GT's, mas estamos em fase avaliação de todos os projectos e nada está decidido".

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Petty Enterprises e GEM planeiam fusão na NASCAR

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A situação económica das principais equipas da NASCAR parece estar a piorar de forma drástica. De acordo com a principal imprensa desportiva norte-americana, a histórica Petty Enterprises prepara-se para despedir os seus 39 empregados, ao mesmo tempo que ultima os detalhes para a fusão com a GEM (Gillett Evernham Motorsports).

Esta acaba por ser mais uma situação preocupante para a NASCAR Sprint Cup, tanto mais que poderão exixtir mais equipas em difiucldades naquela competição. A FoxSports revela mesmo que o anúncio quanto à possível fusão deverá ser feito já na segunda-feira, ainda que nenhum dos intervenientes tenha comentado o assunto.

Com esta fusão, a nova equipa deverá colocar em pista três carros em 2009, todos eles da Dodge: um para Kasey Kahne, outro para AJ Allmendinger e o ultimo para Reed Sorenson.

A Petty Enterprises é uma das principais formações da NASCAR e também uma das mais antigas: criada em 1949, esteve na primeira corrida do campeonato e tem-se mantido na frente da Sprint Cup desde então. De acordo com algumas informações, George Gillet, da GEM, planeia manter o nome Petty, como forma a preservar uma parte histórica da NASCAR.

No seu historial contam-se 268 triunfos e dez títulos, sete por Richard Petty e três pelo seu pai, Lee Petty. No entanto, na última década a equipa tem estado longe do sucesso, com a última vitória a registar-se em Abril de 1999, graças a John Andretti.AS
 

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Mirko Bortolotti: "Há apenas uma boa relação com a Ferrari"

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Impressionante no seu teste com a Ferrari no passado mês de Dezembro, o jovem Mirko Bortolotti, campeão da Fórmula 3 Italiana, continua sem grandes opções competitivas para 2009, com o jovem a admitir que ainda nada foi decidido quanto ao seu futuro.
Mirko Bortolotti: "Há apenas uma boa relação com a Ferrari" -

Dotado de uma grande rapidez, Bortolotti impressionou no seu primeiro teste com um Fórmula 1 em Fiorano, tendo conseguido rodar em excelentes tempos com um Ferrari F2008. Ainda assim, e apesar de ter demonstrado bastante velocidade, o italiano assume que nada mudou no seu futuro próximo e que as opções tendem a escassear.

"Tenho diversas propostas em que pensar, e poderei vir a pilotar na F3 Euroseries ou na GP2. Apesar de um dos meus pontos fortes ser a capacidade de adaptação a novos carros e situações, o Gabriele Lucidi, o director da Lucidi Motors [equipa da F3 italiana], aconselhou-me a fazer mais um ano de F3", começou por dizer o jovem ao jornal italiano La Stampa.

No entanto, a intenção de Bortolotti esbarra nas suas dificuldades financeiras, como o próprio faz questão de admitir: "a minha família não tem grandes meios económicos, pelo que tenho de esperar por um patrocinador", explicou.

Do teste com a Ferrari, o jovem italiano não conseguiu retirar grandes dividendos profissionais, assegurando apenas o teste de desenvolvimento do monolugar do A1GP no Autódromo de Portimão, no final deste mês, mas nada mais.

"Terei de decidir o mais depressa possível. Não há nada acertado com a Ferrari neste momento, apenas um bom relacionamento - mas estou contente pela oportunidade que me deram. Mas agora tenho de pensar no meu futuro" acrescentou, assegurando que quer condições que o mantenham como um piloto competitivo, qualquer que seja a categoria.

Na mesma entrevista o jovem afirma que o seu ídolo é Michael Schumacher, e relembra a infância difícil que passou na Áustria, afirmando que "as únicas coisas que me interessavam tinham rodas, faziam barulho e eram rápidas". Tal como o seu ídolo, que recebeu um carro a pedais aos quatro anos, também Bortolotti foi agraciado com uma prenda automobilística na mesma idade, um kart de 50cc, com o qual se iniciou na competição automóvel.
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Jetalliance abandona FIA GT

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A crise financeira fez hoje mais uma 'vítima' no automobilismo: a Jetalliance Racing, formação que em 2008 lutou pelo título no campeoanato FIA GT, anunciou o abandono da competição em 2009.

A explicação desta decisão está no site da equipa, no qual a Jetalliance confirmou aquilo que se temia depois de ter já falhado a última prova daquele campeonato, na Argentina.

"Não faz sentido fazer tão grande investimento uma vez mais num período de recessão global", explica o dono da equipa Lukas Lichtner-Hoyer.

"2009 será um ano de transição para nós. O FIA GT - que terá novos regulamentos a partir de 2010 - não tem, por isso, qualquer interesse este ano, já que também é muito dispendioso", acrescentou.

Karl Wendlinger e Ryan Sharp foram os pilotos da equipa em 2008, tendo vencido mais provas do que qualquer outra formação, embora não tenham ido além do sexto posto na geral final. A participação nas 24 Horas de Spa e de Le Mans podem, no entanto, ainda vir a acontecer.AS
 

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Interlagos vai fechar época do A1GP

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O campeonato A1GP terá mais uma prova no seu calendário, com a adição de uma ronda no circuito de Interlagos, no Brasil.

Assim, a temporada deixará de terminar em Brands Hatch, prova marcada para o dia 3 de Maio.

Com esta nova prova, a organização decidiu anular a data de 29 de Março, que ainda não tinha um circuito atribuído, deixando assim mais espaço para se organizar a deslocação ao Brasil.

Esta será, também, a primeira vez que aquele campeonato se desloca ao continente sul-americano.AS
 

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Fórmula Júnior mais internacional

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A organização da Fórmula Júnior anunciou que o campeonato de 2009 (com o novo nome Portugal FR2.0) terá seis provas, divididas por Portugal e Espanha, as duas últimas contando também para a Portugal Winter Series, como aconteceu em 2008.

Falta ainda saber quais são as pistas que irão receber a única competição nacional de monolugares, pois Francisco Gallego espera poder colocar o troféu como corrida de apoio em algumas jornadas da Superleague Formula, como foi o caso da derradeira prova do ano passado, disputada em Jerez de la Frontera.

Embora o calendário da segunda temporada da "Fórmula Futebol" ainda não esteja completo, já estão inscritas seis provas no calendário internacional da FIA, pelo que as jornadas de Jarama (16 e 17 de Maio), Estoril (5 e 6 de Setembro) e Jerez (14 e 15 de Novembro) são possibilidades para a Fórmula Júnior.AS
 

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LMS - Não vai haver sexta corrida

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O Automobile Club de l'Ouest (ACO) negou a existência de uma sexta jornada no calendário da Le Mans Series para 2009, confirmando que apenas se realizarão as cinco corridas inicialmente previstas, em Barcelona, Spa, Algarve, Nurburgring e Silverstone.

Boatos apontavam para uma corrida de 1000 km a 25 e 26 de Abril no circuito Bugatti, em Le Mans, mas o clube francês explicou que esta data diz respeito apenas a uma sessão de testes. O ACO também confirmou a data dos 1000 km de Nurburgring no dia 23 de Agosto.

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Cruz Martins de volta às 24 Horas do Dubai

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Francisco Cruz Martins está prestes a iniciar a sua quinta temporada no desporto automóvel, com a participação, pelo terceiro ano consecutivo, nas 24 horas do Dubai, que este ano vai para a pista nos dias 8, 9 e 10 de Janeiro.
Cruz Martins de volta às 24 Horas do Dubai -

O jovem piloto do Estoril foi convidado, uma vez mais, pela Porsche Motorsport Itália, representada pelo Team Autorlando, e dividirá os turnos de condução do Porsche 997 RSR com o seu habitual colega de equipa, Richard Lietz, além de Gianluca Roda e Allan Simonsen.

Apesar do inicio de carreira tardio, o piloto português conseguiu reunir diversos bons resultados e, em quatro anos de carreira internacional, conquistar um lugar de destaque entre os pilotos de GT, sendo respeitado em Espanha (Vice-Campeão GTB em 2007, a um ponto do líder) e em Itália, onde no ano passado conquistou o terceiro lugar do campeonato e ganhou quatro corridas na categoria principal, depois de estar na liderança da tabela pontual até à última corrida.

No GT Open, campeonato que se disputará em diversas pistas europeias, também já é um nome a ter em conta, desde que Cruz Martins ganhou em 2008 as corridas do Estoril e de Portimão, acompanhado por Richard Lietz.

Perante mais de sete dezenas de inscrições, esta terceira participação de Cruz Martins nas 24 Horas do Dubai, reveste-se de uma maior responsabilidade, conforme explicou o piloto português: "A minha predilecção vai para as corridas em carros desta categoria. Corremos em carros rápidos e potentes e temos de assegurar um ritmo equilibrado que proporcione uma poupança de combustível, uma boa velocidade para ultrapassar os retardatários e o mínimo de paragens nas boxes", explicou.

"Pela primeira vez, sinto que temos equipa para lutar pela vitória, e como já conheço tanto a equipa como o carro e a pista, espero que à terceira seja de vez..." disse o estudante de marketing que é um confesso amante das corridas de resistência, onde, aliás, se tem cotado como um dos portugueses que mais corridas venceu nesta disciplina, durante 2008, em diversas competições.AS
 

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Adrian Reynard volta ao activo

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A Reynard vai voltar ao automobilismo em 2009, num anúncio que traz um dos maiores construtores de chassis, em especial na Champcar, de volta ao activo.
Adrian Reynard volta ao activo -

O plano de Adrian Reynard é ter um carro disponível para os clientes adquirirem a baixo preço, devendo ser utilizado nas competições britânicas.

Uma das suas maiores características prende-se com o facto de poder andar em estrada, já que o novo carro está homologado para esse efeito.

Desta maneira, este novo Reynard é, simultaneamente, um carro de competição, mas também o primeiro modelo de estrada da ressuscitada marca. Entre as suas características, o construtor revela que será capaz de rivalizar com o nível de aderência em curva proporcionado por um Fórmula 1, para além atingir velocidades superiores a 160km/h.

O carro foi projectado ao longo do ano passado, sendo uma proposta a baixo preço para os pilotos com poucos meios financeiros, podendo ser fornecido em kit ou já construído.

Em declarações na apresentação do carro, durante o Autosport International Motorshow, Adrian Reynard referiu que a sua ideia era "construir um carro para a base da escada do desporto automóvel. Queria construir algo que fornecesse uma experiência única de pilotagem a baixo custo".AS
 

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Pedro Lamy: "Julgo termos hipóteses de lutar pela vitória"

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Pedro Lamy regressou ontem a Portugal depois de 3 dias de intensos testes para as míticas 24 Horas de Daytona, que irão ter lugar nos dias 24 e 25 de Janeiro, nos EUA.
Pedro Lamy: "Julgo termos hipóteses de lutar pela vitória" -

A sessão de testes oficial para a prova inaugural da temporada de 2009 do Grand-Am Rolex Sports Car Series correu de feição ao piloto português que conseguiu uma rápida adaptação tanto ao Dallara/ Ford da SunTrust Racing, como ao difícil traçado de Daytona, conseguindo rodar ao mais alto nível.

Lamy fará equipa com Max Angelelli, Wayne Taylor e Brian Frisselle cujo objectivo é ajudar a SunTrust Racing a conquistar a tão desejada vitória nesta clássica norte-americana: "Em termos de pilotos, a equipa está bastante homogénea e temos rodado sempre com tempos muito semelhantes. O carro, apesar de ser novo e haver ainda grande margem de evolução, está já bastante competitivo, pelo que julgo termos todas as hipóteses de lutar pelo lugar mais alto do pódio", começou por referir Pedro Lamy, que este ano, fará a sua estreia nas 24 Horas de Daytona.

"A seguir às 24 Horas de Le Mans, esta deverá ser a segunda mais importante prova de resistência do Mundo, pelo que estou muito satisfeito em poder participar e ansioso pelo seu início", prosseguiu Pedro Lamy que teve ainda que se adaptar ao "banking" particularmente acentuado desta pista americana. "A inclinação é bastante acentuada e nas primeiras voltas causa uma sensação estranha, mas quando nos habituamos passa a ser uma coisa natural. A pista é também algo estreita, pelo que temos que rodar com atenção redobrada e ter um cuidado extra nas ultrapassagens aos carros mais lentos".

A equipa de Pedro Lamy acabou por realizar o 12º tempo, enquanto que a melhor marca foi registada pelo carro nº 58 da equipa Brumos Racing. AS
 

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Francisco Cruz Martins na Pole-Position das 24h Dubai

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A quarta edição das 24 Horas do Dubai de Grand Turismos, teve já a sua sessão definitiva de qualificação para a grelha de partida, com o Porsche 997 RSR da equipa Autorlando a assegurar a Pole-Position, (2m01,183s.)

Com uma vantagem clara de 1,3s sobre a mais directa concorrência, a equipa do português Francisco Cruz Martins, mostrou-se sempre a mais rápida, com Richard Lietz, Allan Simonsen e Gianluca Roda a cumprirem as indicações que lhes tinham sido confiadas pelo patrão da equipa italiana. O piloto oficial da Porsche Motorsport, Richard Lietz, foi o homem indigitado para cumprir a missão, conseguindo a marca nas 35ª das 36 voltas que o Porsche nº 34 deu ao circuito.

Depois de se ter readaptado bem ao carro e à pista, Francisco Cruz Martins cumpriu à risca o que lhe foi solicitado: "Nas corridas de resistência, como as 24 Horas Dubai, é importante o trabalho de equipa, mas individualmente o que me dá mais gozo é a quantidade de tempo de condução que tenho a oportunidade de usufruir. É sempre uma magnífica oportunidade para aprender. Estou muito satisfeito pela Pole-Position que a equipa conquistou, embora numa corrida com estas características, a regularidade e a isenção de problemas, sejam mais importantes." Explicou o piloto que este ano foi a revelação do Campeonato Italiano de GT, onde ganhou quatro corridas na categoria rainha.

A corrida disputada nos Emiratos Árabes Unidos, tem o início marcado para amanhã (6ª Feira) às 14h00 locais, e termina no início da tarde de sábado, quando se cumprirem horas previstas para a corrida: "A melhor maneira de começar o ano é a ganhar. Da minha parte vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para a equipa Autorlando conseguir mais um espectacular resultado, aproveitando o melhor possível esta oportunidade de correr pela primeira vez em condições de vencer estas 24 Horas. Somos quatro pilotos a guiar por turnos o Porsche 997 RSR, e voltar a correr à noite é uma experiência importante, para um dia que venha a participar em Le Mans," esclareceu o jovem de 21 anos, que liderou a tabela de tempos no treino livre da noite.

Qualificaram-se para a corrida 47 equipas, que amanhã vão formar a grelha de partida.AS
 

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AUDI vai manter R15 em segredo até Março

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A AUDI mantém-se firme na intenção de não mostrar a sua nova arma para as 24 Horas de Le Mans, o R15 TDi, antes da sua estreia competitiva nas 12 Horas de Sebring, em Março.

O carro alemão já efectuou um pequeno ensaio numa pista espanhola antes do Natal, com a marca a confirmar que os vencedores de 2008, Allan McNish, Tom Kristensen e Rinaldo Capello estiveram ao volante do novo monolugar.

Em declarações ao Autosport britânico, um porta-voz confirmou que o "teste correu estava planeado".

"Haverão mais testes este mês, mas o plano é manter o carro em segredo até Sebring. Não existirão fotografias oficiais até à semana da corrida", acrescentou a mesma fonte.

AS
 

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Acidente retira liderança a Cruz Martins no Dubai

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Francisco Cruz Martins foi vítima de grande azar ainda nas voltas iniciais das 24 Horas do Dubai.

Acidente retira liderança a Cruz Martins no Dubai -

Quando liderava, ao comando do Porsche 997 RSR, o piloto português foi abalroado por um outro concorrente, que ao bater com violência na traseira do seu carro, obrigou o jovem piloto do Porsche nº 34 a dirigir-se com todo o cuidado até às boxes, ficando com muito poucas hipóteses de vencer a corrida.

Cruz Martins estava a dar provas de ser um dos principais candidatos no início da quinta hora de prova, mas com este infortúnio as suas hipóteses foram seriamente afectadas. Cruz Martins voltou mais tarde à pista, e junto com os seus colegas Richard Lietz, Gianluca Roda e Allan Simonsen encetou uma recuperação de 58º até 20º, onde permanece a meio da corrida.

Graças ao grande trabalho de reconstrução da traseira do Porsche realizado pelos mecânicos da Scuderia Autorlando, equipa liderada por Orlando Redolfi, o piloto luso regressou à pista empenhado em recuperar ainda mais posições.

"Foi mais um acto de anti-desportivismo que nos estragou a corrida e ficou por penalizar por parte dos comissários. Este tipo de atitudes só vem contribuir para que estas coisas continuem impunes. Nem deu para perceber quem me atingiu, mas receei pelo estado em que ficou o Porsche e vim com grande cautela até à box", explicou Cruz Martins.

Entre as 25 equipas melhor posicionadas das 75 que fizeram a grelha de partida da grande festa do automobilismo Árabe, a Autorlando era a meio da prova a que tinha tido o seu carro mais tempo em reparações na box. Face a isto, é de supor que a equipa italiana estaria a lutar pela liderança, não tivesse sido vítima do infortúnio.

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Aston Martin ausente dos GT1 em Le Mans?

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David Brabham, vencedor da categoria GT1 em 2008 ao volante de um Aston Martin, referiu que não espera que a marca britânica regresse a Le Mans este ano para competir naquela categoria.
Aston Martin ausente dos GT1 em Le Mans? -

Todavia, Brabham revelou que a Aston Martin poderá ter em carteira um LMP1, motivado pelo sucesso que a marca teve na sua parceria com a Charouz-Lola/Aston Martin, em especial agora que se tornam cada vez mais fortes os rumores que de a Charouz terá motores Audi TDi.

"Daquilo que eu sei, a Aston Martin não ira regressar a Le Mans como equipa de fábrica com os GT1. Talvez façam um LMP1 mas acho que ainda estão a tentar organizar tudo em relação a isso", disse o piloto hoje no Autosport International Show, citado pelo site Autosport.com.

"Tive a felicidade de ter a Aston Martin Racing a pedir-me diversos anos para estar envolvido no seu programa. Este ano não me ligaram porque provavelmente não há programa", acrescentou.

Garantiu ainda que irá continuar com a equipa Highcroft Racing, ao volante do Acura nos LMP1 da American Le Mans Series, naquela que é a sua prioridade para 2009.

"Óbvio que gostaria de voltar a Le Mans. Gostava de lá ir com a Acura mas não estamos preparados para isso. A América é a minha prioridade e se conseguir fazer Le Mans, óptimo", concluiu.

Caso a Aston Martin abdique de Le Mans, a comeptição GT1 poderá ficar reduzida a um duelo entre os Corvette C6R GT1.AS
 

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Algarve recebeu testes do A1GP

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O A1GP esteve no novo Autódromo Internacional de Portimão, com Mirko Bortolotti a ser o piloto encarregue de mais algum trabalho de desenvolvimento do monolugar construído pela Ferrari.
Algarve recebeu testes do A1GP -

Foi uma dupla estreia, quer para o piloto, campeão de F3 italiana, que pela primeira vez pilotou um monolugar da A1GP, quer para aquela competição, que visitou o AIA igualmente pela primeira vez.

Depois das críticas muito positivas que o traçado algarvio recebeu por parte dos pilotos de Superbikes e de Fórmula 1, foi a vez de Bortolotti confirmar o que de bom se disse até agora do AIA.

"O traçado é fantástico, mas muito traiçoeiro. Estivemos aqui para testar diversos novos componentes e conseguimos muitos progressos. Tenho a certeza de que o trabalho que fizemos irá ajudar bastante no desenvolvimento do carro", disse o italiano.

O jovem piloto, que também já testou com um Ferrari F2008 no passado mês de Dezembro, como premio pelo título da Fórmula 3 italiana, mostrou-se muito agradado também com o monolugar construído pela marca transalpina.

"Foi a primeira vez que testei um carro de A1GP e adorei. É simplesmente fantástico. Fizemos inúmeras voltas, apesar da chuva na parte da manhã e espero que possa ter outra oportunidade para o testar", afirmou.


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Speedy Racing anuncia pilotos para LMS

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A Speedy Racing Team Sebah revelou os nomes dos pilotos que vão pilotar os dois protótipos Lola da equipa suíça na temporada de 2009 da Le Mans Series.

Ambos os carros terão três pilotos, sendo que o LMP1, um Lola B08/60 com motor Aston Martin, será entregue aos experientes Andrea Belicchi e Marcel Fässler, com o jovem Nicolas Prost a juntar-se a estes dois veteranos das corridas de resistência. Belicchi pilotou o LMP2 no ano passado, enquanto Marcel Fässler fez algumas corridas com a Audi e Prost foi piloto da Oreca.

Nos LMP2, o Lola B08/80-Judd do ano passado será pilotado por Xavier Pompidou (que já esteve neste carro o ano passado), Jonny Kane (recrutado à extinta Embassy Racing) e Benjamin Leuenberger (promovido do Spyker GT2). O projecto com o GT2 fica encerrado.AS
 
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