• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ferrari temia por estouro de motor em Valência

Dois motores estourados em duas corridas seguidas, quatro na temporada. E nesta segunda-feira, um dia após o GP da Europa, a Ferrari realizou um reunião de emergência para tentar esclarecer as causas de tantos problemas.

Nem a vitória de Felipe Massa em Valencia, que o devolveu à vice-liderança do Mundial de F-1 acalmou os ânimos na sede da escuderia, em Maranello, já que desde 1995 o time não vê quatro de seus propulsores estourarem em uma temporada.

Tanto que Luca di Montezemolo, presidente ferrarista, conduziu o encontro pessoalmente para tentar descobrir o que causou o problema no motor da Ferrari de Massa a três voltas do fim da corrida na Hungria e de nova falha no domingo, que fez com que Kimi Raikkonen abandonasse a prova quando era o sexto colocado.

De acordo com o time italiano, o propulsor estourado de Raikkonen chegou na manhã desta segunda à Itália e, segundo as primeiras análises, um problema na biela causou a quebra.

Novas e profundas investigações estão sendo feitas para saber o que causou o problema, mas a equipe imagina que seja do mesmo tipo do que aconteceu na Hungria com Massa.

A Ferrari admitiu, porém, que seus engenheiros já sabiam que havia um grande risco de ocorrer uma falha no motor 056 usado por Raikkonen na corrida de domingo, já que ele estava em seu segundo final de semana e as bielas utilizadas eram do mesmo lote das do motor do brasileiro que estourou.

Apesar de saber da possibilidade de quebra, a escuderia italiana optou em não trocar o propulsor de Raikkonen porque o piloto perderia dez posições no grid e, em um circuito com poucas chances de ultrapassagem, como Valencia, seria impossível marcar pontos.

Mas a "bronca" de Montezemolo não parou nos engenheiros. A partir de terça o time fará um treinamento intensivo em Monza, para o GP da Bélgica, no dia 7. Massa treina na quarta.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Alonso pode substituir Raikkonen na Ferrari em 2009, diz jornal

Segundo a edição desta terça-feira do jornal AS, o bicampeão Fernando Alonso já tem um acordo para correr pela Ferrari em 2010. Mas, com os últimos fracos desempenhos de Kimi Räikkönen, o piloto poderia assumir um lugar na equipe italiana já no próximo ano.

De acordo com a publicação, o espanhol só não anunciou os seus planos para a temporada que vem, pois ainda vislumbra a possibilidade de se transferir da Renault para a montadora de Maranello. Assim, Alonso adiou até o final de setembro a decisão de seu futuro.

Nesse prazo, o asturiano decidiria a renovação de seu contrato com a Renault, até porque esta é data limite do time francês para a resposta do bicampeão. A intenção de Alonso é sair se for chamado pela Ferrari. Porém ele também tem ofertas da BMW, Toyota e Honda.

Contudo o piloto acha que a Renault pode ser tão competitiva quanto as últimas três em 2009. Então, para trocar de escuderia, ele só aceitaria se tivesse um vínculo de apenas um ano. Algo que somente Nick Fry e Ross Brawn estariam dispostos a conceder.

Entretanto, para chegar à Ferrari já no ano que vem, Alonso pode se beneficiar das crescentes críticas à falta de comprometimento de Räikkönen com o time e os problemas do finlandês com a performance em classificação, que não faz nada para reverter a situação.

Inclusive já se começam a ver sintomas na construtora italiana de insatisfação com a acomodação de Kimi. Com isso, Felipe Massa poderia se aproveitar e ser escolhido como o número 1 da equipe para lutar pelo título desta temporada com Lewis Hamilton, da McLaren.

E, se Alonso chegar em Maranello, uma alternativa para Räikkönen seria a BMW. Kimi entraria no lugar de Nick Heidfeld. Assim, o chefão da F-1 Bernie Ecclestone teria interessantes duelos em 2009 com Hamilton na McLaren, Alonso e Massa na Ferrari e Räikkönen na BMW.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Kubica renova por um ano com BMW, diz jornal

O jornal britânico "Daily Telegraph" afirmou nesta terça-feira que Robert Kubica acertou sua renovação por mais um ano com a BMW, embora a informação ainda não tenha sido confirmada.

No último final de semana em Valência, o chefe da equipe de Hinwill, Mario Theissen, havia dito que preferiria um contrato duradouro com seus principais pilotos.

No entanto, a tentação de correr pela Ferrari em 2010, oportunidade pela qual concorre com o bicampeão Fernando Alonso, teria feito o polonês acertar por apenas um ano com a BMW.

Theissen afirma que a BMW só anunciará sua dupla de pilotos para 2009 "entre agora e o final da temporada".

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Trulli confia que a Toyota ficará no quarto lugar

Jarno Trulli confia que a Toyota conseguirá segurar a quarta colocação no Mundial de Construtores após o bom resultado obtido no GP da Europa.

O italiano terminou a corrida na quinta colocação, enquanto o companheiro de equipe, Timo Glock, chegou no sétimo lugar.

Como Renault e Red Bull não pontuaram, a escuderia japonesa aumentou sua vantagem para as rivais _Toyota tem 41 pontos, contra 31 da Renault e 24 da Red Bull.

Por isso, Trulli confia que a equipe possa continuar no lugar que está.

"Estou definitivamente otimista, porque a equipe está forçando ao máximo. Nossos recentes resultados mostram o quão forte nós estamos, e é bom correr com um carro competitivo em cada final de semana", disse o italiano.

"A Toyota está fazendo um trabalho muito bom, parecendo forte e mais competitivo em cada circuito."

"Nós ainda estamos prosseguindo em frente com o trabalho de desenvolvimento, por isso estou confiante que nós podemos manter a forma nas próximas provas e continuar pontuando", garantiu Trulli, sétimo colocado entre os pilotos com 26 pontos.

"Eu farei dois dias de testes em Monza, o que, em termos de acerto, é único, com pressão aerodinâmica muito baixa", explicou.

"Depois disso, vamos para Spa, que é minha pista favorita. É sempre uma boa sensação estar guiando lá", completou Trulli.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hamilton deseja pontuar em todas as provas

O piloto Lewis Hamilton (McLaren) afirmou que vai brigar por todos os pontos possíveis e lutará pela vitória, quando esta for necessária. Na última prova disputada em Valência, o inglês chegou na segunda colocação, atrás apenas do vice-líder do campeonato, Felipe Massa (Ferrari).

Hamilton teve uma participação tranqüila e pareceu estar conformado com a segunda colocação, por isso não fez nada que pudesse tirar os oito pontos fundamentais para continuar na liderança do certame.

O certo controle demonstrado pelo inglês foi elogiado pelos diretores da equipe. Apesar de lutar pela vitória em todas as provas, o inglês aprendeu que o importante é pontuar sempre e depois pensar no triunfo.

"Claro que eu quero vencer o tempo todo, mas eu aprendi que às vezes é mais vantajoso pontuar sempre que possível e continuar na briga depois. O meu objetivo é ser campeão mundial e vou tentar fazer tudo para chegar lá," disse Hamilton.

"O fato de o Felipe ter diminuído dois pontos na briga pelo titulo não me incomoda, o importante é que consegui manter minha liderança. Estou mais consciente e mais relaxado, sei que estou em um jogo longo que necessita de paciência," completou.

No ano passado - temporada de estréia de Lewis Hamilton - o inglês perdeu o título por apenas um ponto para o finlandês Kimi Räikkönen, na última prova disputada no Brasil.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Equipes começam testes coletivos em Monza

As dez equipes da F-1 participam, a partir desta quarta-feira, do penúltimo período de testes coletivos da temporada, em Monza.

As escuderias passarão três dias na pista italiana, palco do GP da Itália, no dia 14 de setembro. Porém, o teste também serve como preparação para a etapa da Bélgica, uma semana antes.

Após passarem pelo tradicional circuito, está marcado para os dias 17, 18 e 19 de setembro o último teste coletivo de 2008.

A única equipe que já entrou em ação nesta terça-feira foi a Ferrari, com o piloto de GT Andrea Bertolini no cockpit do F2008.

Felipe Massa testará amanhã e quinta-feira, enquanto Kimi Raikkonen participa dos trabalhos na sexta.

Principal rival da escuderia italiana, a McLaren terá Heikki Kovalainen andando nos dois primeiros dias. O líder do campeonato, Lewis Hamilton, fecha as atividades.

Pela Toyota, equipe que mostrou grande desenvolvimento nos últimos GPs, Jarno Trulli será o primeiro a testar, enquanto Timo Glock correrá apenas na sexta-feira.

Sebastian Vettel, destaque da Toro Rosso em Valência, dividirá o STR3 com Sébastien Bourdais durante os dias.

Renault, Honda, Williams, Red Bull e Force India também estarão em ação a partir de hoje.

Fonte: Tazio
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ron Dennis não exclui Kimi Raikkonen da luta pelo título

29564e74.jpeg

Apesar da cada vez maior distância do campeão em título, Kimi Raikkonen, para os seus adversários, o patrão da McLaren, Ron Dennis continua ciente que o finlandês é ainda um forte oponente na luta pelos campeonatos

Desde o GP de espanha que Raikkonen não vence, e pior que isso, o pecúlio de pontos tem sido bastante baixo, entre desistências e prestações menos conseguidas.

Contudo, Ron Dennis sabe bem a qualidade do piloto que é Kimi Raikkonen e por isso, prefere mantê-lo no loto dos candidatos: "O Kimi é um forte oponente, muito talentoso e eu não o criticaria. Os pilotos têm boas e más corridas, e certamente que ele ultrapassará esta fase, porque ele tem capacidades mais do que suficientes para regressar às vitórias. Por isso, não considero que esteja fora das "contas", e apesar de faltarem só seis corridas, não faço previsões, porque normalmente saem sempre furadas.", referiu."AS"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Telefónica 'aproxima-se' da Honda

aff29683.jpeg
Ao mesmo tempo que se fala cada vez com mais insistência da possibilidade de Fernando Alonso rumar à Honda em 2009, surgiu entretanto em Espanha, a notícia duma aproximação da Telefónica à Honda, empresas que já colaboram no MotoGP e poderão alargar as suas ligações comerciais à Fórmula 1.

O eventual patrocínio da Telefónica à Honda implicaria o fim da campanha Earth Dreams, ou pelo menos a sua passagem para segundo plano, com os carros a passarem a correr com as cores - azul e amarelo - daquela empresa.

Como é evidente a contratação de Alonso aumentaria de forma compreensível o interesse da Telefónica neste acordo, podendo abrir ainda mais os cordões à bolsa, mas pelo que foi possível saber em Valência o acordo com a Honda deverá avançar com ou sem o piloto de Oviedo na equipa, pois a Telefónica já percebeu que tem de voltar à Fórmula 1 por questões de estratégia de comunicação.

Com a quase certa passagem da Petrobrás da Williams para a Honda a marca japonesa vai reforçar-se bastante a nível comercial para 2009, ficando em muito melhor posição para regressar, finalmente, aos lugares da frente. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Niki Lauda: "O campeão sairá do duelo de Hamilton contra Massa."

49046cb8.jpeg
É ponto assente que a Ferrari não pode esperar muito mais tempo para eleger um primeiro piloto, sendo essa a forma mais eficaz de combater Lewis Hamilton, que é líder indiscutível da McLaren.

Já restam poucas dúvidas que a Kimi Raikkonen pouco mais resta do que reagir rapidamente, sob pena de trabalhar para Massa na fase final do ano, mas a verdade é que essa não é, definitivamente, uma decisão fácil de tomar por parte da Ferrari.

Contudo, para Niki Lauda, ex-piloto da Scuderia, Felipe Massa é quem tem melhores condições para assumir a liderança na equipa: "O Felipe parece-me completamente focado e motivado para a conquista do título. Já o Kimi Raikkonen não me parece estar assim.", referiu Lauda, que se mostrou impressionado com a performance do brasileiro, prevendo uma grande disputa entre o brasileiro e o inglês Lewis Hamilton, que lidera actualmente a competição: "O campeão mundial será encontrado no duelo de Hamilton contra Massa.", referiu Lauda ao jornal alemão Bild.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Os 12 trabalhos de Hércules dos engenheiros da F1

d289b6cd.jpeg
Se há um momento em que os Adrian Newey deste mundo vão merecer os seus chorudos ordenados esse momento é agora. Até ao ano passado as regras técnicas viveram um longo período de estabilidade, o que permitia às equipas evoluir com grande background e forte previsibilidade os seus chassis.

Este ano os engenheiros vão ser obrigados a começar do zero. E a tarefa será ainda mais difícil se pensarmos que só têm oito meses entre a definição conceptual do monolugar e a sua estreia em competição.

Para começar, todo o pacote aerodinâmico vai ser alvo de um revisão profunda, já que muitos dos actuais elementos aerodinâmicos vão ser abolidos. Depois, vão ter de desenhar os seus carros de forma a poderem utilizar eficazmente os novos pneus slicks, que aumentam a superfície de contacto com o solo e submetem a suspensão e outros elementos mecânicos a maior tensão e desgaste. Mas o maior desafio em termos de projecto será mesmo adoptar o novo sistema KERS.

Sam Michael, Director Técnico da Williams descreve este novo desafio: "Em primeiro lugar o peso e a sua distribuição. O KERS pode pesar entre 25 e 35 kg e tem de ser colocado atrás do piloto, mas igualmente, o mais longe possível das áreas que geram mais calor no carro - como o motor, os radiadores e o escape. Com estes parâmetros não sobra muito espaço para a imaginação, e na minha opinião, o único sítio plausível para colocar o KERS é na célula de sobrevivência, tanto por razões de segurança, como práticas."

Depois de resolvida esta parte da equação, o que há mais a considerar? Luca Marmorini, responsável pelo desenvolvimento do KERS na Toyota F1, explica: "Depois temos de ter a certeza de que além de ser o mais eficaz, fiável e seguro possível, o sistema contribui para a correcta distribuição de peso no carro e ajuda a manter o mais baixo centro de gravidade possível. Obviamente, toda a gente vai ter uma distribuição de peso menos adequada e um centro de gravidade maior do que tem este ano, porque o KERS é negativo para ambos os conceitos. O desafio é minimizar o impacto do KERS nestas duas áreas, fundamentais para a eficácia do chassis."

Peso e a sua distribuição

O factor peso e a sua distribuição ganha assim uma maior relevância na concepção dos monolugares, e se tivermos em conta que actualmente um F1 tem 52 por cento do seu peso na frente e 48 por cento atrás, podemos perceber que a "correlação" se pode alterar, ainda mais se tivermos em conta as limitações aerodinâmicas com que as equipas vão ter de viver.

Este facto preocupa alguns pilotos, como Robert Kubica, que defende o aumento do limite de peso máximo: "Estou muito preocupado com o facto da introdução do sistema KERS e a manutenção do actual limite de peso, que vai penalizar ainda mais os pilotos mais pesados ou altos. No futuro as equipas poderão deixar de escolher os seus pilotos pelo talento para passarem a escolhê-los na balança - pelo peso e altura. Isso não me parece nada bem. A distribuição de peso é a chave para um bom setup, e no próximo ano, quando perderemos até 50 por cento de downforce, a distribuição de peso será cinco vezes mais importante do que agora".

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Nova tecnologia vais determinar concepção dos monolugares nos próximos anos

Quem quer KERS?

Em 2009 a grande incógnita chama-se KERS. A nova tecnologia de "recuperação de energia" e de adopção de sistemas de propulsão híbridos que a FIA impôs às equipas de F1 vai ser determinante no futuro competitivo da disciplina

Luís Vasconcelos
d4220c31.jpeg

Desenhar os projectos de monolugares para 2009 está a ser um autêntico quebra-cabeças para as equipas de Fórmula 1. Depois de um longos anos com regulamentos técnicos relativamente estáveis, que permitiram o desenvolvimento dos monolugares a partir de bases já conhecidas, prepara-se agora uma autêntica revolução.

Para a próxima temporada os Directores Técnicos vão ter de equacionar três mudanças de fundo:

O muito saudado regresso dos pneus slicks; uma redução substancial das áreas do carro onde se podem colocar soluções aerodinâmicas, e "last but not the least", a introdução do KERS na Fórmula 1.

Mais ultrapassagens?

A sigla KERS significa Kinetic Energy Recover System. Um nome bastante pomposo para designar um sistema desenhado para reutilizar a energia gerada por um F1 em benefício de potência extra para o motor.
Numa fase inicial e dadas as restrições impostas pela FIA, as equipas serão autorizadas a "recuperar" o tremendo "calor" gerado pelos travões traseiros, e a usá-lo como potência suplementar para o motor por um período de tempo limitado.

De acordo com os limites fixados pela FIA para 2009, cada monolugar pode dispor de 80 cv "extra" durante um período de 6,67 segundos em cada volta. As equipas calculam que podem ganhar entre 0,3 e 0,4 segundos em cada volta (dependendo do circuito) se gerirem e potenciarem correctamente este "overboost". A gestão do sistema é mecânica e fica a cargo do piloto que terá de escolher o momento e o local certo para utilizar esta nova função.

As equipas são obrigadas a fazer um investimento maciço no desenvolvimento desta tecnologia, mas o sistema KERS pode acabar por ser uma excelente "ferramenta de corrida", podendo facilitar as ultrapassagens na F1.

Por outro lado, o mais provável é as equipas descobrirem precisamente os melhores locais em cada circuito para os pilotos usarem a potência extra, e assim dificilmente alguém ganhará vantagem sobre os outros. Esta é pelo menos a convicção generalizada no "paddock", conforme sintetiza Pat Symonds, Director Técnico da Renault: "Não vai levar muito tempo para os simuladores nos dizerem exactamente qual o melhor local em cada volta onde "carregar no botão". Como os programas de simulação são muito idênticos, suspeito que não vamos assistir a muitas ultrapassagens por causa da utilização do KERS. Duvido que a competição melhore devido a esta nova tecnologia."

Sem valor industrial

Teoricamente, a FIA pretende que esta tecnologia seja desenvolvida e depois transferida para a indústria automóvel, tendo planos para expandir o KERS para outras áreas geradoras de calor, como radiadores, travões dianteiros e sistemas de escape. Mas o braço de ferro entre Mosley e Ecclestone pelo controlo da F1 tem impedido o agendamento dessas novas regras. Para já, tudo o que sabemos é que as equipas estão pressionadas a aderir a esta tecnologia em 2009, mas é duvidoso que a indústria automóvel possa vir a beneficiar delas, conforme explica Luca Marmorini, director técnico de motores e electrónica da Toyota F1: "Esperávamos que a FIA tivesse ido bem mais longe na definição das áreas de aplicação do KERS. Em comparação com aquilo que a Toyota já tem disponível em carros como o Prius, os sistemas que vamos usar no próximo ano da F1 são ainda muito insípidos. Actualmente não há nada em que a indústria automóvel possa beneficiar do nosso trabalho no desenvolvimento do KERS, e penso que é uma pena estarmos a gastar uma pipa de massa em algo que não beneficia nem a indústria nem a competição."

Apesar de não trazer vantagens imediatas para os carros de produção, a utilização de fontes de energia híbridas na F1 vai pelo menos servir de meio de divulgação e sensibilização pública para este tipo de tecnologia, conforme defende Pat Symonds: "Actualmente, quando as pessoas olham para automóveis híbridos ou eléctricos pensam imediatamente que é um carro lento, um familiar para pessoas mis velhas. Mas se a F1 começar a usar este tip de tecnologias, então a percepção pública deste tipo de tecnologias vai mudar. Penso que este é o único benefício imediato para a indústria automóvel com a adopção de sistemas híbridos na F1."

Apenas o tempo vai dizer se o KERS pode impulsionar a competitividade na F1 ou servir de "laboratório" para a indústria automóvel, mas uma coisa é certa - o KERS vai ser o factor determinante no desenho e desenvolvimento de monolugares de F1 nos próximos anos.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
KERS: Custos secretamente altos

31f75ff6.jpeg

Contratar um batalhão de novos técnicos e desenvolver uma nova e complexa tecnologia não parece a melhor forma de cortar custos, como a FIA continua a defender. O KERS representa um avultado investimento para todas as equipas, conforme explica Sam Michael: "Estamos a falar de oito dígitos, em dólares, o que representa uma fatia larguíssima do orçamento da Williams."

Mike Gascoyne, que representa uma das equipas mais pequenas do paddock, admite que "Simplesmente não temos recursos para fazer tudo sozinhos, por isso estamos a seguir os passos das outras equipas mais pequenas, à excepção da Williams, ou seja, trabalhar de perto com os nossos fornecedores de motores, para ter um sistema semelhante ao deles. Mas estamos também a desenvolver contactos com outras companhias com know-how adquirido nesta tecnologia, para subcontratar o design e o fabrico de algumas peças que vamos usar no sistema".

Não é preciso ser um génio da matemática para perceber que dificilmente a FIA vai conseguir "conter" o preço de um propulsor, transmissão e KERS por menos de 2 milhões de euros em 2011.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
KERS: Segurança é prioritária

d4220c31.jpeg

A segurança do KERS é uma das preocupações principais dos responsáveis das equipas, conforme explica Pat Symonds: "Quando se tem um volante de motor a girar a 60.000 rpm temos de ter a certeza de que ele não se vai soltar do seu eixo em nenhuma circunstância e que se o fizer, se mantenha numa área estanque."

Se este sistema coloca um problema por causa da velocidade a que gira, as baterias são igualmente um problema, na opinião de Mike Gascoyne: "As baterias podem atingir elevadas temperaturas, incendiarem e até explodir. Há casos de baterias de lítio em computadores pessoais que explodiram, e isso também pode acontecer nas baterias usadas no KERS. Temos de evitar o sobre-aquecimento das baterias, porque se explodirem podem ferir o piloto e se estiverem perto do tanque de combustível, podemos ter uma tragédia entre mãos."

Isto significa que a compartimentação do sistema de baterias ou do volante motor será alvo de apertado controlo e de apurados testes de segurança, obrigando a equacionar a sua colocação longe de áreas mais sensíveis do monolugar em termos de calor. Mais um dado para o quebra-cabeças.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ferrari "suspeitava" que o mesmo poderia suceder

5cce85b3.jpeg
Problema no motor do F2008 de Raikkonen semelhante ao de Massa

A Ferrari suspeita que a falha no motor do monolugar de Kimi Raikkonen no GP da Europa é semelhante à sucedida por Felipe Massa no GP da Hungria.

Na primeira análise realizada ao propulsor Ferrari 056 que "explodiu" em Valência, os elementos da Ferrari chegaram -ainda que não definitivamente - à conclusão que deverá ter sido uma biela defeituosa, curiosamente, pertencente ao mesmo lote, pelo que os responsáveis da Ferrari suspeitavam que este desfecho pudesse vir a suceder, e isso mesmo é confirmado no comunicado emanado por Maranello:

"Os engenheiros estavam cientes do risco em que estava o propulsor do monolugar de Kimi Raikkonen, que realizava a segunda corrida, e utilizou peças do mesmo lote onde se inseria a que falhou na Hungria, no motor do F2008 de Felipe Massa."

"Mudar o motor do monolugar de Kimi Raikkonen teria feito com que o nosso piloto partisse bem mais atrás na grelha, logo numa corrida onde as ultrapassagens se previam quase impossíveis, como veio a suceder. Raikkonen já utilizou o seu "Joker" (mudança de motor sem penalização) quando a equipa optou em Silverstone mudar o propulsor utilizado em Magny-Cours, e que sofrera com o problema no escape.", lia-se no comunicado.

Muito azar para a Ferrari que vê os seus dois pilotos desistirem em Grande Prémios consecutivos, aparentemente pelo mesmo motivo, perdendo assim preciosos pontos na luta pelos dois campeonatos. AS
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Massa prefere pensar em derrotar Raikkonen e outros 18

Felipe Massa assegurou nesta quarta-feira que as escolhas da Ferrari não são sua prioridade de atenção. Tudo o que o brasileiro quer é ganhar na pista de Kimi Raikkonen e dos outros 18 adversários.

Com a vitória no GP da Europa, reassumiu a vice-liderança do Mundial, que havia sido tomada pelo finlandês após a etapa da Hungria. Agora tem sete pontos a mais que o companheiro _seis a menos que o líder Lewis Hamilton_ e há quem defenda que deva ser o primeiro piloto. Para ele, a decisão de beneficiá-lo ou não cabe tão somente à cúpula da equipe.

"Minha vitória em Valência deixou-me à frente do Kimi e em segundo lugar no campeonato. Fui questionado se acho que a Ferrari deve me favorecer na luta pelo título agora que restam apenas seis corridas. Tudo que posso dizer é que quero continuar ganhando, para superar não somente meu companheiro, mas todos os demais. Esse tipo de decisão não me diz respeito. Quero somente fazer meu trabalho da melhor maneira possível e deixar que a equipe cuide da organização interna", disse.

Massa liderou o primeiro dia de testes em Monza, na Itália, mas ainda celebra a corrida no circuito de rua de Valência, da qual se tornou o primeiro vencedor.

"Foi um fim de semana fantástico e, como disse na ocasião, perfeito: pole, vitória e volta mais rápida. Honestamente, não tive um único problema durante o fim de semana. Em parte, graças ao trabalho que fizemos antes com nosso programa de simulação."

Apesar de as simulações terem indicado bons pontos de ultrapassagem, a verdade foi outra: "Sobre o circuito em si, pareceu-me muito melhor no papel que na realidade. Na teoria, parecia muito interessante, mas, durante a corrida, não apresentou tantos pontos de ultrapassagem como esperávamos. Mas, deixando de lado a teoria, a pilotagem para valer foi divertida e muito melhor que em outras pistas, disso tenho certeza".

Raikkonen abandonou a 12ª etapa por um estouro de motor similar ao de Massa em Budapeste. Com mais distanciamento, brasileiro chega à conclusão de que tinha poucas chances de enfrentar o mesmo problema, pois a Ferrari já tinha mudado um lote de peças para seu motor.

"É claro que foi muito frustrante a quebra do motor do Kimi, mas não fiquei muito preocupado com o meu motor. A quebra de Kimi envolveu uma peça do motor que já havia falhado comigo em Budapeste, mas a equipe sentiu [com o finlandês] que seria melhor arriscar que o trocar e sofrer grande perda de posições em uma pista apertada. Esse lote de peças não está mais sendo usado e estamos reforçando o controle daquelas que estamos utilizando", comentou.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
BMW exige melhoras de Heidfeld por renovação de contrato

A BMW mandou Nick Heidfeld melhorar ainda mais seu desempenho. A escuderia alemã quer ficar convicta de que o piloto resolveu seus problemas de adaptação ao carro. Assim, a equipe está no aguardo das performances do germânico para mantê-lo para 2009.

Segundo o site especializado Autosport, a montadora já assinou a renovação do contrato de Robert Kubica para o ano que vem. Embora a construtora quisesse um compromisso de três temporadas, o polonês parece ter a intenção de ficar livre para 2010.

No entanto, a confirmação de Kubica não será anunciada enquanto a BMW não tiver certeza sobre seu companheiro. E os altos e baixos de Heidfeld forçam a equipe a adiar sua decisão.

Apesar de ter feito grandes progressos nas últimas corridas e ter superado suas dificuldades na classificação, Heidfeld regrediu na Hungria e em Valência. Com isso, as dúvidas sobre o rendimento do piloto voltaram à tona.

O diretor esportivo da BMW, Mario Theissen, deixou claro que quer ver uma evolução no desempenho de Heidfeld na qualificação antes de defini-lo para 2009. Perguntado se a classificação é um fator chave para sua decisão, o dirigente respondeu: "Sim, porque se você olhar o que pode fazer largando no décimo lugar, é muito limitado".

Theissen não confirmou o acordo com Kubica e nem a preferência por um contrato de três anos. Mas o diretor admitiu, no último final de semana, que compromissos de longa duração são mais favoráveis.

"Na F-1, estabilidade é importante. Isso se aplica aos pilotos assim como aos engenheiros chefe. Geralmente, sou a favor de um longo vínculo com um piloto", completou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
"Estou mais motivado do que nunca", defende-se Räikkönen

Kimi Räikkönen se defendeu das recentes críticas recebidas. O finlandês não tem apresentado boas performances e a sua motivação é bastante questionada. Em Valência, o atual campeão mundial foi ultrapassado nos pontos pelo seu companheiro Felipe Massa.

Segundo o diário espanhol AS, a Ferrari estaria insatisfeita com a falta de compromisso e o fraco desempenho do piloto. Assim, o espanhol Fernando Alonso poderia chegar à escuderia italiana na próxima temporada, no lugar de Räikkönen.

"Se alguém duvida da minha motivação, então que duvidem. Uma coisa que posso dizer é que agora estou mais motivado do que nunca", declarou o finlandês. Kimi também falou que melhorou seu desempenho no treino de classificação, onde havia assumido ter problemas.

"Obviamente houve muita conversa sobre minhas dificuldades na qualificação. Mas, na Hungria, eu errei em minha última tentativa na terceira sessão. Sem isso, nós poderíamos facilmente ter ficado em terceiro lugar no grid", destacou.

Apesar da crítica aberta da imprensa italiana e os pedidos para Felipe Massa se tornar o número 1 da escuderia, o chefe da Ferrari Stefano Domenicali demonstrou seu apoio e sua confiança em Räikkönen. O todo poderoso da McLaren Ron Dennis também acredita na recuperação do finlandês.

Räikkönen está sete pontos atrás de Massa e treze distante do líder Lewis Hamilton da McLaren. Nesta semana, Kimi trabalha nos testes coletivos em Monza.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Massa comanda primeiro dia de testes em Monza

Felipe Massa manteve-se na ponta na volta da F-1 às pistas após o GP da Europa, do qual foi o vencedor. O brasileiro liderou o primeiro dia de testes em Monza, na Itália, uma semana e meia antes do GP da Bélgica.

O finlandês Heikki Kovalainen até melhorou à tarde, mas não pôde segurar o piloto da Ferrari. Massa assegurou 1min23s428 e foi somente 0s011 mais veloz que Kovalainen.

O vice-líder do Mundial começou a avaliar o pacote da escuderia para o GP italiano. Esteve mais focado em acertar o carro nesta quarta-feira. À tarde, fez três séries de longa distância, com as quais afirmou ter ficado satisfeito.

Nico Rosberg ficou em terceiro lugar com o tempo que obteve de manhã, o melhor do período, à frente de Sebastian Vettel, que novamente colocou a Toro Rosso entre as melhores.

Rubens Barrichello, o quinto, foi o último a entrar na casa de 1min23s. Ele superou Mark Webber, Nick Heidfeld, Vitantonio Liuzzi, Jarno Trulli e Nelsinho Piquet, mais lento da quarta-feira, mas o que mais andou: 117 voltas.

Confira os tempos do primeiro dia de testes, que irão até sexta-feira:

1º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min23s428
2º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min23s439
3º. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min23s461
4º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min23s691
5º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min23s827
6º. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min24s005
7º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min24s075
8º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso), 1min24s239
9º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min24s510
10º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min24s546

Fonte: Tazio
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Takuma Sato pode vir a testar Toro Rosso

fb05e159.jpeg
A especulação em torno de um eventual regresso de Takuma Sato à Fórmula 1 voltou a adensar-se depois de a revista alemã Auto Motor und Sport ter referido que o japonês irá testar um Toro Rosso no final desta temporada.

O japonês, que ficou sem lugar na categoria após o fim da equipa Super Aguri, tem sido constantemente referido como uma hipótese para ocupar um dos lugares na equipa 'junior' da Red Bull, em especial agora que já se sabe que Sebastien Vettel vai para a equipa principal.

Como as prestações de Sebastien Bourdais também não têm estado a corresponder às expectativas dos responsáveis da equipa, é possível que o lugar do francês possa, igualmente, estar em risco.

A informação não foi confirmada nem pelo piloto nipónico nem pela equipa, mas com a confirmação do teste a Sebastien Buemi, da GP2, aquando dos testes de Jerez, não é de descartar que Sato possa vir também a fazer um teste, de modo a tentar um lugar na equipa para a temporada 2009.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Na sua 12ª temporada de Fórmula 1

3e4a4764.jpeg
Bridgestone chega aos 200!
O GP da Europa marcou a 200ª participação da Bridgestone em Grandes Prémios, o que foi devidamente celebrado na quinta-feira.

Sozinha na F1 depois do abandono da Michelin, a Bridgestone conseguiu ontem a sua 133ª vitória em Grandes Prémios e não parece ter planos para abandonar a categoria.

Segundo Hiroshi Yasukawa, o responsável pelo departamento de competição da marca japonesa, "a grande motivação da nossa entrada na Fórmula 1 em 1997 foi a de aumentar a penetração no mercado europeu, onde estávamos um pouco longe da nossa concorrência directa. Com a nossa participação na Fórmula 1 a situação alterou-se por completo, pois este é o desporto com mais espectadores em todo o mundo e agora toda a gente conhece os nossos produtos. Estamos muito felizes com os resultados obtidos nestes doze anos e esperamos ficar na F1 pelo menos por mais doze anos! É claro que para nós era mais interessante ter concorrência, como acontecia quando chegámos aos Grandes Prémios (NDR: com a Goodyear) e até há dois anos (NDR: com a Michelin), mas os regulamentos impõem agora um fornecedor único e essa é uma situação que temos de aceitar."

Foto de "família"

Para celebrar o evento a Bridgestone convidou todos os pilotos e principais responsáveis da equipa para um lanche na sua motorhome no dia anterior ao início dos treinos, reunindo os 20 pilotos com os seus dirigentes para uma foto que registou o momento para a posteridade.

A título de curiosidade registe-se que as estatísticas dizem que este foi o 202º Grande Prémio da Bridgestone, pois em Fuji, tanto em 1976 como em 1977 alguns carros correram com pneus da marca japonesa, mas os homens da Bridgestone não consideram que essas tenham sido participações oficiais, não as incluindo nas suas contas.AS
 
Topo