Revista de imprensa de Lisboa,Porto,Madeira,Açores,Centro
Revista de imprensa de Lisboa
03 de Maio de 2008, 09:48
Lisboa, 03 Mai (Lusa) - O desaparecimento há um ano da criança inglesa Madeleine MacCann, a suspeita de um caso de abuso sexual num centro de acolhimento em Gaia e o aumento do preço dos combustíveis são alguns dos destaques da imprensa de hoje.
"Um ano sem Maddie", "Laboratório inglês ainda não mandou relatórios finais à Polícia Judiciária", "Maddie está morta há um ano", "Nunca mais deixamos os gémeos sozinhos", "MacCann longe de se verem livres da Polícia Judiciária" e "PJ recua e volta à tese do rapto de Maddie" são os títulos das noticias sobre o caso hoje publicadas nos diários e semanários portugueses.
Madeleine McCann desapareceu a 03 de Maio de 2007, de um quarto do empreendimento turístico Ocean Club, onde dormia com os dois irmãos gémeos de dois anos, enquanto os pais jantavam no restaurante com amigos a cerca de 50 metros de distância do apartamento.
O paradeiro da criança continua envolto em mistério e nenhuma das pistas fornecidas por testemunhas em vários países, que asseguravam ter visto a menina, obtiveram resultados positivos.
Com o título "um ano sem Maddie" o Público assinala o desaparecimento da criança inglesa com uma entrevista aos pais destacando ainda na primeira página um inquérito do Instituto de Ciências Sociais sobre a sexualidade dos portugueses, que revela que 70 por cento consideram que as relações homossexuais são "erradas".
O Diário de Notícias tem também em destaque uma entrevista ao casal MacCann na qual referem que nunca mais deixaram os gémeos (irmãos de Maddie) sozinhos.
Na primeira página, o Diário de Notícias destaca ainda a possibilidade dos hipermercados poderem vir a abrir ao domingo e o estudo do Instituto de Ciências Sociais sobre a sexualidade dos portugueses, salientando neste caso que apenas uma minoria pede a novos parceiros que façam o teste da sida.
O Jornal de Notícias também assinala o desaparecimento da criança inglesa no Algarve com o título "Maddie desapareceu há um ano, laboratório inglês ainda não mandou relatórios finais à Polícia Judiciária".
Em destaque o JN tem também o caso da jovem de 13 anos que esteve desaparecida durante cinco horas em Matosinhos, assim como a liberalização dos horários dos hipermercados e o aumento dos combustíveis.
O Correio da Manhã noticia que os funcionários públicos perdem dinheiro na baixa.
Segundo o CM, a partir de 2009, a protecç��o social dos trabalhadores da Administração Pública será idêntica à da Segurança Social pelo que a maioria vai receber menos no subsídio de doença.
O desaparecimento de Maddie MacCann merece também destaque no CM com o título "Maddie está morta há um ano", uma frase do antigo coordenador da investigação, Gonçalo Amaral, num texto enviado pelo inspector para um "site" inglês que recolhe informações sobre o mistério criado à volta da criança inglesa.
O Correio da Manhã faz ainda referência ao desaparecimento durante cinco horas de uma menina de 13 anos aluna da escola EB2/3 de Valpaços.
No 24horas, o destaque vai para a investigação da Procuradoria-Geral da República a um centro de acolhimento de crianças por suspeitas de abusos continuados a jovens, por parte de outros alunos.
"Menina diz ter sido abusada no centro de acolhimento", escreve o 24horas que destaca ainda o desaparecimento de Maddie MacCann indicando que "os pais da criança não vão deixar de ser arguidos nos próximos tempos".
O semanário Expresso traz em primeira página uma notícia sobre a crise alimentar mundial e destaca uma entrevista à candidata à liderança do PSD Manuela Ferreira Leite, assim como o desaparecimento de Maddie.
Sobre o caso da Praia da Luz, o Expresso escreve "PJ recua e volta à tese do rapto de Maddie".
Segundo o semanário, não há provas contra Gerry e Kate pelo que a investigação "volta ao ponto zero".
O SOL tem em manchete entrevistas a outros dois candidatos à liderança do PSD, Passos Coelho e Santana Lopes, assim como um notícia sobre a zona ribeirinha de Lisboa onde é referido que a Câmara de Lisboa discorda de soluções encontradas pelo governo.
"Ricardo Salgado elogia supervisão de Constância", "Hospitais fazem cirurgias estéticas a funcionárias" e "Supremo condena Benfica a pagar dois milhões" são outros títulos do semanário SOL.
Nos desportivos, A Bola destaca que o Sporting quer o médio Ramires, do Cruzeiro, para "substituir Miguel Veloso na próxima época", acrescentando que o jogador brasileiro de 21 anos "custa 7 milhões".
O mesmo jornal diz que, para o Benfica, "8 milhões é pouco" por Luisão, acrescentando que "encarnados recusam proposta do Marselha mas cada vez parece mais provável a saída do central".
"U. Leiria admite pedir impugnação do campeonato" é outro título d'A Bola, que adianta também que o campeão FC Porto vai estar na "máxima força na despedida" do Dragão, frente ao Nacional.
Sobre o mesmo assunto, o jornal O Jogo titula "Vão jogar os mais titulares na despedida do Dragão".
O destaque neste diário vai, no entanto, para uma entrevista com Mário Jardel: "Todos se esqueceram de mim" é a afirmação em título na capa de O Jogo, que assinala ainda que "Scolari rejeita 3,2 milhões do Manchester City", "Sporting terá até 10 milhões para investir no plantel 2008/09" e "Cardozo admite sair".
O Record também dá destaque ao Sporting, indicando que "Leão desaperta o cinto".
GC.
Fonte:Lusa/Fim