• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Amarante: corrida realiza-se «há mais de 10 anos»

Prova de automóveis fez esta quinta-feira oito feridos na sequência de um despiste



O presidente da Junta de Freguesia de Figueiró, Amarante, Daniel Pinheiro, explicou à agência Lusa que a prova de automóveis (autocross) que decorreu esta quinta-feira naquela localidade é uma iniciativa privada que se realiza há mais de 10 anos.

«É um convívio de jovens que se organiza anualmente no 1º de Maio, inclui várias iniciativas ao longo do dia e termina com um jantar, hoje cancelado devido ao acidente», disse o autarca.

Oito pessoas, incluindo três crianças, foram esta quinta-feira feridas pelas 17h30 devido ao despiste de um carro numa prova de autocross não oficial em Figueiró, Amarante.

As três crianças foram transportadas para o Hospital de S. João, no Porto, estão poli traumatizadas, mas apresentam um quadro estável, de acordo com fonte hospitalar.

Corridas realizam-se com regularidade

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Figueiró, estas provas - que naquela região se realizam com alguma regularidade - são feitas por concorrentes amadores de carro de autocross.

A iniciativa, de acordo com Daniel Pinheiro, decorreu junto ao campo de jogos de Figueiró, num terreno privado que é cedido por um particular para esta prova.

«Ninguém paga bilhete mas as pessoas juntam-se para assistir à corrida», explicou o autarca, referindo que apesar dos feridos que resultaram, o acidente poderia ter tido maiores proporções.

«A sorte foi que o carro quando se despistou bateu num jipe estacionado e foi isso que impediu o atropelamento de mais pessoas», referiu.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, o condutor da viatura não teve ferimentos.

Presença dos bombeiros não confere «legalidade»

Em declarações à agência Lusa, o comandante dos bombeiros, José Campos, explicou que apesar da organização da prova ter solicitado a segurança daquela corporação, «a sua presença não conferia à iniciativa qualquer legalidade», mas foi determinante na assistência aos feridos, sobretudo às três crianças.

«Esta presença costuma ser feita a título de colaboração com a população da nossa zona de influência nesta e noutras iniciativas, nomeadamente em passeios de cicloturismo, peregrinações, entre outras», disse.

«Estão ali para uma pequena assistência, com uma ambulância e três homens», precisou.

«Ainda assim, já vi provas oficiais com menos segurança do que a que a que existia hoje no local», sublinhou o comandante dos bombeiros, que fazem também assistência a provas oficiais de ralis.

No entanto, reconheceu, «havia um talude que não teve altura suficiente para evitar o despiste e o atropelamento dos espectadores».

iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Queima das Fitas de Coimbra arranca hoje

Cidade dos estudantes em festa até 10 de Maio


Começa hoje a festa dos estudantes mais tradicional de todo o país. Em Coimbra a festa dura até 10 de Maio.


2 Maio ¿ Fingertips, The Voices of Bob Sinclair & David Gueta ¿ Gary Nesta Pine, Tara Mcdonald, Cozi Sexy Sound System e As Fans

3 Maio - David Fonseca, Anthony B, Hands On Approach, Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra e Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra

4 Maio - José Malhoa, Hi-Fi, Fan-Farra, Tiago Silva e Gandamalucos

5 Maio - Quinta do Bill, Primitive Reason, Diabolo e Estudantina

6 Maio: Mind da Gap, Clã, In Vino Veritas, Soulbizness, As Mondeguinas

7 Maio - Jorge Palma, Yves LaRock feat Jaba, Phartuna, Imperial Taffuc e Moranguitos

8 Maio - Ez Special, Gabriel, o Pensador, Pluma e Coral Quecofónico do Cifrão

9 Maio - Tiago Bettencourt, Groove Armada DJ set, Klepht, Grupo de Cordas e Orxestra Pitagórica

10 Maio - James, Mesa, Dapunksportif, Rags e Grupo de Fado

Artigos relacionados:
Semana académica de Tomar arranca hoje •••
Semanas académicas já arrancaram •••

iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Amarante: crianças «livres de perigo»

As três crianças internadas no Hospital de S. João no Porto, vítimas de um acidente numa prova de autocross em Amarante, «estão estáveis e livres de perigo», disse fonte hospitalar, citada pela Lusa.

De acordo com um responsável da urgência do Hospital de S. João, Porto, Silvestre Carneiro, as três crianças - com idades entre os 3 e os 9 anos - que deram entrada com várias fracturas estão livres de perigo.

Naquela unidade hospitalar está ainda internado um adulto que, de acordo com o responsável, se encontra também livre de perigo.

Os três feridos graves que deram entrada no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, também estão «fora de perigo».

Fonte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa adiantou hoje que dois deles com fracturas mais graves foram operados, encontrando-se «estáveis e livres de perigo».

«O terceiro tinha só ferimentos ligeiros e teve alta ainda na quinta-feira», disse a mesma fonte.

O acidente, que ocorreu às 17:30 e causou oito feridos, foi resultado de um despiste de uma viatura que atropelou os espectadores da prova organizada por jovens da freguesia de Figueiró, que promovem este tipo de iniciativas há mais de 10 anos.

iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Matosinhos: homem baleado em bar

Vítima atingida na sequência de desentendimento no Bar Macau. Foi transportada para o Hospital de São João




(EM ACTUALIZAÇÃO)

Um homem foi baleado esta madrugada junto ao Bar Macau, em Matosinhos, disse fonte policial, citada pela Lusa.

Segundo a mesma fonte, o homem terá sido atingido com «um ou dois tiros», na sequência de um desentendimento entre clientes.

O autor do disparo é «desconhecido», estando o crime a ser investigado pela Polícia Judiciária.

A vítima, que a fonte não soube precisar se é cliente ou segurança do bar, foi transportada para o Hospital de S. João, no Porto.

iol
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Voos entre Bragança, Vila Real e Lisboa são retomados hoje

A carreira aérea Bragança/Vila Real/ Lisboa será retomada hoje pela Aeronorte por um período de nove meses, com a novidade de poderem ser feitas ligações ao fim-de-semana, divulgou o Governo.

«Em caso de excesso de procura, poderão ser realizados voos aos fins-de-semana», segundo as novas condições deste serviço público anunciadas pelo secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e Comunicações.

A nova operadora fará duas viagens diárias de segunda a sexta-feira, em cada sentido, como acontecia anteriormente, mas agora com a possibilidade de haver voos ao fim-de-semana, se a procura o justificar.

A ligação aérea estava suspensa desde 17 de Março, depois de o Governo ter rescindido o contrato de serviço público com a Aerocondor por dificuldades técnicas e financeiras da empresa.

A Aeronorte vai fazer a ligação por ajuste directo até estarem concluídos os procedimentos legais do concurso público para a entrega definitiva da carreira aérea

O primeiro voo com a nova operadora está previsto partir do aeródromo de Bragança às 07h30, chega a Vila Real vinte e cinco minutos depois e a Lisboa às 09h10.

Desde o final da década de 70 que Trás-os-Montes têm ligação aérea ao litoral, assegurada inicialmente pela TAP Regional.

Em 1990, a LAR - Ligações Aéreas Regionais, uma empresa de que eram accionistas diversas autarquias, começou a substituir a TAP Regional nas carreiras aéreas internas.

O bilhete entre Bragança e Lisboa custava 40 contos, quase o dobro do que custa actualmente e do que viria a cobrar a Aerocondor quando, no Verão de 1993, assumiu a carreira aérea transmontana.

A Lar deixou de operar nesta região em 1992 e um ano depois foi decretada a sua falência, confirmada judicialmente em 1995.

Um ano antes a ligação tinha sido suspensa, depois de um acidente sem vítimas com o avião da Aerocondor que, entretanto, tinha substituído a Lar.

As ligações aéreas só foram retomadas em Agosto de 1997, mais de três anos depois, pela mesma operadora, mas já no âmbito de um concurso público em que o Estado passou a assegurar as compensações financeiras há muito reclamadas.

A Aerocondor ganhou todos os concursos bianuais desde essa época, com apenas um interregno de dois anos, em que a ligação foi assegurada pela OMNI.

Lusa/SOL
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Crianças estão "livres de perigo"

Estão "estáveis e livres de perigo" as três crianças e as restantes cinco pessoas que ficaram ontem feridas num acidente ocorrido numa prova ilegal de autocross que tinha lugar em Amarante.

As três crianças internadas no Hospital de S. João no Porto, vítimas do acidente ocorrido ontem numa prova ilegal de autocross em Amarante, "estão estáveis e livres de perigo", indicou fonte hospitalar. Também as restantes 5 pessoas que ficaram feridas no acidente foram declaradas livres de perigo.

"O que posso dizer é que elas estão bem, estão estáveis e livres de perigo", adiantou Silvestre Carneiro, responsável da urgência do Hospital de S. João, Porto, sobre as três crianças - com idades entre os 3 e os 9 anos - que deram entrada com várias fracturas. Naquela unidade hospitalar está ainda internado um adulto que, de acordo com o responsável, se encontra também livre de perigo.

Os três feridos graves que deram entrada no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, também estão "fora de perigo". Fonte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa adiantou que dois deles com fracturas mais graves foram operados, encontrando-se "estáveis e livres de perigo". "O terceiro tinha só ferimentos ligeiros e teve alta ainda na quinta-feira", disse a mesma fonte.

O acidente, que ocorreu às 17h30 e causou oito feridos, foi resultado de um despiste de uma viatura que atropelou os espectadores da prova organizada por jovens da freguesia de Figueiró, que promovem este tipo de iniciativas há mais de 10 anos.

Expresso
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Benavente - Pena suspensa para avô que abusou da neta de oito anos

Um homem que confessou ter abusado sexualmente da neta de oito anos em Benavente foi condenado a quatro anos de prisão, mas vai continuar em liberdade porque a pena foi suspensa na sua execução. O arguido de 71 anos vai ter de pagar 300 euros à instituição Novo Futuro que apoia crianças vítimas de maus-tratos e abusos. Tem seis meses para o fazer dados os seus parcos recursos.

O colectivo de juízes considerou que o arrependimento do arguido, o facto de não ter antecedentes criminais e estar inserido socialmente e a sua idade justificam a suspensão da pena. “O que o senhor fez é duma gravidade extrema e absolutamente perturbador do crescimento da sua neta”, referiu a juiz presidente Carla Ventura na leitura do acórdão no dia 24 de Abril. A magistrada recordou que o relatório de um Pedopsiquiatra que observou a menina e o testemunho da sua mãe confirmaram que a criança ficou traumatizada com a situação que vai influenciar todo o seu desenvolvimento.

Francisco Azinheira estava acusado de quatro crimes de abuso sexual de menor, mas foi beneficiado pela alteração da qualificação jurídica que foi feita já no decurso do processo.


"O Mirante"
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Ria Formosa: Mais de 87 milhões serão investidos até 2012

Mais de 87 milhões de euros vão ser investidos Ria Formosa até 2012, num conjunto de projectos coordenados por uma sociedade que terá participação do Estado e dos municípios de Loulé, Faro, Olhão e Tavira. A assinatura do protocolo entre as autarquias envolvidas e o Ministério do Ambiente decorre hoje, na sede do Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão.

A intervenção na Ria Formosa abrange 19.245 hectares, com 48 quilómetros de frente costeira e 57 quilómetros de frente de Ria, num total de 12 praias.

O Plano de Intervenção inclui medidas correctivas da erosão - requalificação dos ilhotes barreira (prioridades assumidas no Programa de Acção "Litoral 2007-2013") -, a recuperação de lagoas e dunas e a requalificação das infra-estruturas portuárias de acostagem.

O valor do investimento preliminar ronda os 87,5 milhões de euros, 42 milhões dos quais correspondem a financiamento comunitário (Fundo de Coesão, FEDER e Fundo Europeu das Pescas). O financiamento nacional (45,4 milhões) é repartido entre o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional (14,1 milhões), as autarquias envolvidas (8,5 milhões) e entidades como o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e o Ministério da Economia e Inovação (13,7 milhões no global).

Os restantes 8,9 milhões serão garantidos por privados e pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Público
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Açores: PSD exige atitude do Governo face a eventual contaminação dos solos

Açores/Lajes: PSD/A exige atitude do Governo face a eventual contaminação dos solos da Terceira.

O PSD/Açores exigiu hoje do Governo Regional socialista uma "posição e uma atitude" face à eventual contaminação dos aquíferos da ilha Terceira com combustíveis dos militares norte-americanos da Base das Lajes.

"Estamos perante um caso de ameaça à saúde pública e não se compreende que o presidente do Governo Regional, Carlos César, tenha desaparecido e a secretária regional do Ambiente diga que nada tem a haver com o assunto", sublinhou a porta-voz dos sociais-democratas para as questões do Ambiente, Carla Bretão.

Falando numa conferência de imprensa na ilha Terceira, onde se localiza a base utilizada pelos militares dos EUA, Carla Bretão reivindicou que "se façam análises imediatamente e se procure depois o culpado da situação".

"Importa com urgência apurar se o aquífero base da ilha Terceira e outros ramais estão ou não contaminados com hidrocarbonetos e metais pesados", frisou Carla Bretão.

Uma notícia divulgada quarta-feira pela RDP/Açores avançava que "em quatro zonas existe contaminação dos solos", de acordo coma análise feita a diversos documentos por peritos da Universidade dos Açores e de instituições privadas.

O investigador da Universidade dos Açores, Félix Rodrigues, confirmou à agência Lusa que tomou contacto com um estudo hidrológico de 2005, efectuado por empresas norte-americanas, cujos valores, no seu entender, "são preocupantes" em termos de contaminação dos solos.

André Bradford, represente açoriano na Comissão Bilateral de Acompanhamento do Acordo entre Portugal e EUA para utilização da Base das Lajes, disse à Lusa que "já tinham sido solicitados ao Ministério da Defesa informações sobre documentos que expliquem a localização, estado de conservação e impactos ambientais das infra-estruturas de distribuição de combustíveis na Base das Lajes".

A Comissão Política do PSD/Açores confirmou hoje que "teve acesso a documentos que indiciam situações preocupantes", exigindo que "o Estado, de acordo com as normas internacionais e nacionais, avalie o estado químico das águas subterrâneas e superficiais, bem como o seu estado ecológico".

Carla Bretão preconizou uma acção "urgente" destinada a "monitorizar as diferentes captações ao nível dos aquíferos e avaliar a possibilidade de os americanos procederem ao tratamento da água de consumo público na Praia da Vitória".

"De acordo com a informação que dispomos, a base tem capacidade para proceder a esse tratamento que resulta numa água ultra pura", finalizou.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Santarém: PSP detém quatro assaltantes de farmácias

Quatro romenos foram hoje detidos depois de terem arrombado a montra de vidro de uma farmácia de Santarém e assaltado o estabelecimento, informou a PSP de Santarém.

Os indivíduos do sexo masculino com idades entre 19 e 32 anos foram detidos hoje pelas 05:30 após o arrombamento, detalham as autoridades em comunicado, acrescentando que os mesmos são suspeitos de um roubo a uma outra farmácia perpetrado na quarta-feira "sensivelmente à mesma hora".

"Em ambos os casos provocaram danos significativos e levaram todo o dinheiro que se encontrava nas caixas registadoras", conclui a PSP de Santarém.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Barcelos: Padre quer vender ouro oferecido à Sra. do Livramento

Barcelos: Padre de Fragoso põe paróquia em polvorosa com intenção de vender ouro oferecido à Senhora do Livramento.

Reuniões e abaixo-assinados têm marcado a pacata freguesia de Fragoso. O pároco sugeriu a venda de dois quilos de ouro oferecidos por devotos à Senhora do Livramento, dando início ao que já chamam a "guerra santa".

Na paróquia de Fragoso, em Barcelos, respira-se a dúvida: domingo, dia 4 de Maio, Dia da Mãe, o padre Manuel Brito vai ou não celebrar missa?

"O senhor padre é muito amado em Fragoso e não se vai embora assim por qualquer coisinha", disse à Lusa Maria Augusta Pereira, ministra da comunhão, cantora no grupo coral da paróquia e defensora "acérrima" do sacerdote que, ao sugerir a venda do ouro oferecido pelos crentes a Nossa Senhora do Livramento, dividiu os cerca de três mil habitantes da freguesia.

"Se o senhor padre fizer o que disse, domingo já não celebra missa. Ele disse que se ia embora e que não queria continuar em Fragoso", referiu à Lusa Raul Santos, um dos mais de 500 subscritores de um abaixo-assinado contra a venda do ouro da paróquia.

Desde há duas semanas que a vida cívica e social da pequena freguesia de Fragoso está no auge.

Foi por essa altura, na homilia da missa dominical, que o sacerdote pôs à consideração dos paroquianos a venda de dois quilos de ouro que, ao longo de dezenas de anos, foram sendo oferecidos a Nossa Senhora do Livramento.

Manuel Brito terá explicado que o ouro, guardado no cofre de uma instituição bancária em Barcelos, e mostrado ao público apenas no dia da procissão em honra da Senhora, "dava prejuízo" à paróquia.

Avaliado em 15 mil euros, o tesouro de Nossa Senhora do Livramento é composto por fios, cordões, braceletes, brincos, anéis e todo o tipo de peças de ouro que, sobretudo as mulheres da freguesia, ofereciam em troca do "livramento" dos "seus" homens do serviço militar e da Guerra Colonial.

Reuniões, abaixos-assinados contra e a favor do pároco, concentrações em frente ao centro social e panfletos anónimos são agora correntes na localidade.

"É curioso toda esta agitação coincidir com o 25 de Abril e o 1ª de Maio. Sente-se por aí um ambiente de revolução", disse ainda Raul Santos.

Há um ano na paróquia, o padre Brito fez mudanças no funcionamento das instituições ligadas à Igreja.

A direcção do Centro Social e Paroquial foi mudada. Houve alterações, menos significativas, na dinâmica da paróquia e "isto mexeu com o povo", referiu uma moradora em Fragoso, que tal como muitas das pessoas questionadas pela Lusa, não se quiseram identificar.

A paróquia está a preparar algumas salas da igreja para lá instalar um Museu de Arte de Sacra.

"A igreja tem alarme, a sala do museu vai ter protecção especial, falta só comprar uma vitrina anti-roubo para poder pôr lá o ouro em exposição", explicou um paroquiano, pondo de parte as dúvidas sobre a segurança do ouro colocadas por algumas pessoas, entre elas o padre Brito.

Com a festa de Nossa Senhora do Livramento marcada para o dia 25 de Maio, ninguém sabe se, este ano, a Senhora, leva ao peito e no regaço o ouro que lhe ofereceram.

O que é certo que o orçamento da festa não andará nada abaixo dos oitenta mil euros, obtidos em patrocínios e esmolas, e que vão servir para pagar os "foguetes e a música".

"O valor do ouro é muito mais sentimental que real por isso é que as pessoas não acham bem que se acabe com uma tradição tão antiga e única em Fragoso", frisou Raul Santos.

José Valentim Pereira, arcipreste de Barcelos, disse à Lusa que só sabe o que "tem saído nos jornais".

"Oficialmente ninguém me disse nada e o padre Brito nem me disse que ia sair ou que ia ficar na paróquia", referiu o sacerdote.

Cabe agora a D. Jorge Ortiga, o arcebispo Primaz de Braga, aceitar ou não a saída do pároco de Fragoso que, aos jornalistas, disse já que "o ouro é sempre um perigo" e que mais se houve falar "é em assaltos a ourivesarias".

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Fátima inaugura ruas requalificadas no domingo

As ruas João Paulo II e Cónego Dr. Manuel Formigão, em Fátima, vão ser abertas ao tráfego no domingo, naquelas que serão as primeiras obras públicas de requalificação da cidade após a construção da Igreja da Santíssima Trindade.

Promovidas pela Sociedade de Reabilitação Urbana de Fátima (SRUFÁTIMA) os trabalhos realizados correspondem a um investimento de um milhão de euros e são as primeiras obras do plano geral de requalificação da cidade-santuário, que compreende a criação de amplas zonas pedonais, novos acessos e arranjos na avenida D. José Alves Correia da Silva e da aldeia de Aljustrel. “Estamos a trabalhar para dar uma nova face à cidade até 2017”, data em que se comemoram 100 anos das aparições marianas na Cova da Iria, afirmou Francisco Vieira, presidente da SRUFÁTIMA.

Nas duas ruas que vão ser inauguradas, os trabalhos estão a decorrer “em grande ritmo” para garantir o cumprimento dos prazos, embora a cerimónia oficial de inauguração só tenha lugar no final da semana.

“Estamos a fazer todos os esforços” para concluir as ruas até domingo naquelas que serão as primeiras “obras físicas” da Sociedade de Reabilitação Urbana, garantiu Francisco Vieira.

Mais atrasado está o plano de pormenor que irá permitir a requalificação da avenida D. José Alves Correia da Silva bem como o túnel rodoviário que irá ser colocado nas traseiras da actual igreja da Santíssima Trindade.

Francisco Vieira espera que o documento esteja concluído em meados deste ano, embora reconhecendo que a sua aprovação tem-se “arrastado para lá de tudo o que era legítimo esperar”.

Sem o plano de pormenor, o grande objectivo da SRUFÁTIMA fica por executar: os arranjos da avenida central da cidade, com construção de passeios largos, e a criação de um amplo espaço pedonal sobre o futuro túnel, que ligue o Recinto do Santuário ao Centro Paulo VI e aos vários parques de estacionamento para peregrinos.

Para a construção do túnel, o Santuário já disponibilizou dez milhões de euros e já existe também uma verba das Estradas de Portugal referente á desclassificação da avenida D. José Alves Correia da Silva, até agora ainda considerada estrada nacional.

Apesar disso, estas obras, bem como os arranjos das entradas de Fátima e da aldeia de Aljustrel, serão objecto de candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), referiu Francisco Vieira.

Por outro lado, a Parque Expo está também a preparar outros projectos de “planeamento urbanístico da cidade”, com nova sinalização, novos eixos viários e espaços pedonais mais amplos.

O horizonte de toda esta azáfama de projectos é 2017, data em que se comemoram os 100 anos das aparições marianas de Fátima que levaram à criação de uma cidade a partir de um ermo serrano.

A falta de ordenamento e o crescimento exagerado de muitos imóveis descaracterizou a cidade que vive visita regular de peregrinos, nomeadamente entre os meses de Maio e de Outubro.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Meia Via - Presidente de Junta da contra partido que o elegeu

O presidente da junta de Freguesia da Meia Via, José Gil, acusou os deputados do PS, partido pelo qual foi eleito como independente, de o terem tentado condicionar quando tomou a posição de não assinar o protocolo com a câmara, que transferia competências na área da educação para a sua freguesia.

“Sou do PS mas não admito este tipo de condicionalismos”, afirmou na assembleia municipal de quarta-feira passada, solicitando ao presidente da mesa da assembleia municipal para o tratar, a partir daquele dia, como deputado independente, nomeadamente no que respeita à grelha de tempos (minutos concedidos às bancadas e aos deputados independentes para fazerem intervenções). José Gil ressalvou ainda não ter sido eleito para a assembleia mas para presidente da junta de freguesia da Meia Via, ocupando no entanto o lugar de deputado de pleno direito.

“O regimento da assembleia é claro, se o senhor mudou de opinião…”, retorquiu o presidente da mesa da assembleia, ao que José Gil respondeu de pronto - “eu não mudei de opinião, quero é mudar de posição (política)”. O autarca salientou ainda que o parque escolar da freguesia “está exclusivamente à responsabilidade da câmara” desde Dezembro do ano passado e que a junta “só fará aquilo que a Lei lhe exige, mais nada”. Lembrou ainda que esta situação deve ser dada a conhecer aos professores, pais e encarregados de educação dos alunos que frequentam escolas na freguesia.

José Gil tomou esta posição drástica como forma de protesto sobre diversas situações que a câmara tarda em resolver na freguesia, sendo a mais gritante a falta de alcatroamento das estradas, em terra batida e cheias de buracos há mais de um ano. “Estamos fartos de ser esquecidos e de nos deitarem poeira para os olhos”, disse, numa alusão ao pára e arranca das obras e às promessas da Câmara de Torres Novas.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Benavente - Assaltantes têm de devolver dinheiro roubado

Os dois jovens acusados de terem assaltado à mão armada a estação dos correios de Benavente em Setembro de 2006 foram condenados a cinco anos de prisão, mas ficaram com a pena suspensa. O pior, para eles, é que vão ter que devolver os 5600 euros alegadamente roubados. Se a moda pega, ainda vai surgir um fundo social para protecção dos artistas do roubo ou seguros de responsabilidade civil para proteger a actividade de risco.

"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vila Franca - Festa do Campo anima lezíria

A Festa de Campo, da Lezíria e do Cavalo que se realiza todos os anos durante o mês de Maio no Cabo da Lezíria, em Vila Franca de Xira, vai decorrer este fim-de-semana de 2, 3 e 4 de Maio. A iniciativa que vai na quinta edição começou esta manhã.

Pelas 19h00, realizar-se-á a inauguração oficial do certame com a visita à exposição “Retrospectiva de Vila Franca de Xira – duas margens, uma ponte, o homem e o cavalo”, patente no pavilhão dois. A partir das 22h00 começam as tradicionais Cavalhadas, seguidas da prova das seis barras, ambas no picadeiro. O primeiro dia de festa termina com a habitual largada de toiros, no tentadero do Cabo, por volta da meia noite.

No sábado, o dia começa cedo com a romaria a Nossa Senhora de Alcamé e a bênção dos Romeiros, pelas 10h00. Às 12h00 haverá uma aula prática de toureio no tentadero e às 15h00 picaria com demonstração de toureio a cavalo seguido de treino do grupo de forcados de Alenquer, no Picadeiro.

A festa segue com o Concurso do Poldro Mamão (Pré-Selecção), pelas 17h00, no Picadeiro do Cabo. Às 19h00 tem início a prova do campeonato nacional de masters de Horseball que decorrerá no picadeiro. Segue-se, às 21h00, no tentadero, a demonstração Campera de uma ferra de novilhas com a participação do grupo de forcados de Alenquer. A noite de sábado termina com fogo-de-artifício no rio Tejo.

O último dia do evento, domingo, começa pelas 10h30 com o Derby Atrelagem, prova do Campeonato Regional que tem lugar no picadeiro. Pelas 12h00, haverá aula prática de toureio, no tentadero. Segue-se a final do concurso de Poldro Mamão com a atribuição do “Campeão da Festa” que tem início às 14h30 e tem lugar no picadeiro. Às 17h00 começa as provas do campeonato nacional de masters e challenge de Horseball, no picadeiro. A quinta edição da festa de campo, da Lezíria e do Cavalo termina com uma corrida de toiros na praça Palha Blanco que tem início às 17h30


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Benavente - Jovens organizam festival de música

Rock, hip-hop, metal e ska são alguns dos estilos de música que vão desfilar no parque da zona ribeirinha de Benavente hoje e amanhã. Para aconchegar o estômago vão estar distribuídas várias tasquinhas de comes e bebes. A terceira edição do Festival Âncora que se realiza anualmente em Benavente promete ser a maior de todas. As expectativas da Associação de Jovens de Benavente (AJB), organizadores do festival, são grandes. Os jovens não escondem o orgulho por terem conseguido implementar na vila um espectáculo que traz muita gente de fora do concelho. A AJB é uma associação composta por 11 elementos que preparam tudo do princípio ao fim com o máximo afinco.

O grupo de jovens confessa que é difícil levar a cabo um festival apenas com a ajuda do município de Benavente e alguns patrocinadores. Mas não desiste. Quer que o concelho seja conhecido pela dinamização de actividades para jovens e promoção de bandas amadoras de grande qualidade que não têm oportunidade de mostrar o seu trabalho para um público maior.

A AJB existe há cerca de 11 anos e surgiu por carolice de alguns jovens que em 1997 se queixavam que em Benavente não existiam actividades para os mais jovens. Juntaram-se e começaram as iniciativas. Primeiro o volley de praia e street basket. Depois torneios de futsal e acampamentos.

“O objectivo é unir as forças dos jovens do concelho, lutando para ter cada vez mais e melhores condições. Queremos realizar actividades de âmbito cultural, cívico, recreativo, ambiental e desportivo ajudando a desenvolver o sentido de responsabilidade nos jovens, afastando-os da delinquência, das drogas ou do álcool”, explica Nuno Paixão, 23 anos, actual presidente da AJB.

Daniela Soeiro tem 17 anos e é uma das poucas raparigas que faz parte da AJB. O namorado convenceu-a a integrar o grupo e a jovem não se arrepende de ter agarrado o desafio. Adora poder lutar por uma causa em que acredita. E com organização e disciplina garante que se torna fácil conciliar os estudos com o movimento associativo juvenil. “É tudo uma questão de gostar e acreditar no que estamos a fazer”, diz.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Chamusca - Quim Barreiros actua esta noite

O cantor popular Quim Barreiros, actua esta noite pelas
22h30 no palco principal da Festa da Ascensão na Chamusca.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Viana: Morreu presidente da Junta de Freguesia de Vila Fria

Viana do Castelo, 02 Mai (Lusa) - O presidente da Junta de Freguesia de Vila Fria, Viana do Castelo, faleceu hoje, aos 57 anos, vítima de acidente vascular cerebral (AVC), informou fonte da autarquia.

António Santos, eleito pelo PS, sofreu um AVC na madrugada de quinta-feira e faleceu ao final da tarde de hoje, no Centro Hospitalar do Alto Minho, em Viana do Castelo.

Foi eleito pela primeira vez presidente da Junta de Freguesia de Vila Fria nas Autárquicas de 2001, derrotando o PSD por apenas dois votos de diferença, não conseguindo maioria nem naquele órgão nem na Assembleia de Freguesia.

Em 2003, e perante a alegada "postura obstrucionista" da oposição, António Santos e toda a equipa do PS demitiram-se, provocando eleições intercalares, que os socialistas ganharam com maioria absoluta.

António Santos voltou a ser o cabeça-de-lista do PS em 2005, conseguindo nova maioria absoltuta.

Da sua gestão, o realce vai para a conclusão do Centro Social e Paroquial de Vila Fria, obra que tinha começado em 1990 mas que sete anos mais tarde foi suspensa, por falta de verbas.

Destaque ainda para a decisão do Executivo de António Santos de pagar, durante largos meses, o vencimento do funcionário administrativo da extensão de saúde da Freguesia e de parte do ordenado de uma enfermeira para assegurar a continuidade daquele serviço.

António Santos esteve ainda na fundação do grupo folclórico de Vila Fria e foi um dos principais dinamizadores do clube de futebol local.


VCP.

Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Açores: Nunes Correia disponibiliza ajuda para resolver...

Olhão, Faro 02 Mai (Lusa) - O ministro do Ambiente, Nunes Correia, disponibilizou-se hoje para apoiar o governo regional dos Açores no caso da contaminação dos solos na Praia da Vitória, na ilha Terceira.

"O problema de gestão de água é matéria do governo regional dos Açores, mas estamos disponíveis para apoiar se necessário, nomeadamente apoio diplomático, visto que se trata da Base das Lages",na ilha Terceira, disse o ministro à margem da assinatura do protocolo entre as câmaras municipais de Faro, Olhão, Tavira, Loulé e Vila Real de Santo António.

Uma notícia divulgada quarta-feira pela RDP/Açores avançava que "em quatro zonas existe contaminação dos solos", de acordo coma análise feita a diversos documentos por peritos da Universidade dos Açores e de instituições privadas.

O investigador da Universidade dos Açores, Félix Rodrigues, confirmou à agência Lusa que tomou contacto com um estudo hidrológico de 2005, efectuado por empresas norte-americanas, cujos valores, no seu entender, "são preocupantes" em termos de contaminação dos solos.


CCM/FYC

Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Caldas da Rainha - GNR investiga roubo de cobre na região Oeste

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da Guarda Nacional Republicana (GNR) das Caldas da Rainha está a investigar um roubo de cobre proveniente de linhas telefónicas, da Portugal Telecom, e que ocorreu hoje de madrugada perto daquela localidade.

A GNR foi alertada, cerca das 06:00 da manhã, pela empresa de comunicações que "detectou falhas nas comunicações da sua rede, perto do Vale de Maceira", na zona de Alcobaça, disse à agência Lusa fonte daquela força de segurança.

A Guarda emitiu um alerta para a captura dos eventuais suspeitos a todo o destacamento, que abrange as áreas de Peniche até Pataias, perto de Leiria, e também activou a Brigada de Trânsito, postos territoriais e o Núcleo de Investigação Criminal das Caldas da Rainha que acabaram por recuperar mais de cem quilos de fio de cobre.

A perseguição começou a "duas viaturas consideradas suspeitas", uma acelerou para fugir e a outra inverteu a marcha quando da intercepção das autoridades, "sendo capturada pouco mais à frente com o produto dos furtos", explicou o oficial da guarda.

Os indivíduos em fuga apeada "ainda não foram apanhados" mas o núcleo de Apoio Técnico (NAT) da GNR está a "retirar impressões digitais, e outros elementos, para as investigações e que levem à detenção dos alegados responsáveis, alguns já referenciados pela prática do mesmo crime", explicou ainda o oficial.


MPC.

Lusa/fim
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo