• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Revista de Imprensa da Madeira

27 de Abril de 2008, 09:28

Funchal, 27 Abr (Lusa) - Uma reportagem sobre os "perigos da Internet" é dos assuntos em destaque na edição de hoje do Diário de Noticías da Madeira, um dos dois matutinos que se publicam ao fim-de-semana na Região.

"Câmaras caloteiras" é outro título do DN funchalense, que dá conta de que as autarquias devem 10 milhões de euros ao Instituto de Gestão da Água.

Fala ainda nos "banhos condicionados" nas praias do Funchal, em que muitas estão encerradas devido ao temporal registado no início deste mês.

"PJ detém traficante" com 2.500 doses de haxixe e a vitória de Alexandre Camacho no Rali da Calheta são temas também destacados nesta edição do DN.

O Jornal da Madeira fala no reaparecimento do guarda-nocturno como solução para os problemas de assaltos em algumas mais críticas do Funchal, afirmando que as populações estão interessadas e que no Caniço já existe essa figura.

"Tony Carreira leva milhares ao 'Dolce Vita", "homem morre afogado em poço de rega" e "Alexandre Camacho imparável no Rali da Calheta e no 'regional" são outros assuntos em destaque no JM.


LAR.

Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Fronteiras: Controlo vai ser reforçado com mais dois postos mistos...

27 de Abril de 2008, 13:15

Mirandela, Bragança, 27 Abr (Lusa) - A vigilância e controlo das fronteiras portuguesas vai ser reforçada ainda este ano com dois novos postos mistos em Bragança e Castelo Branco para combater a criminalidade transnacional, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.

Rui Pereira não adiantou datas para a abertura destes postos, mas garantiu que abrirão "praticamente em simultâneo ainda este ano" e ficarão localizados no lado português.

Os dois novos postos estão previstos para a fronteira de Quintanilha, em Bragança, e Monfortinho, no concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco.

Actualmente existem quatro ao longo da fronteira, dois do lado português em Castro Marim e Vilar Formoso e outros dois no lado espanhol, em Caya e Tuy.

Estes postos mistos de fronteira funcionam com elementos da Guarda e do serviço de estrangeiros e fronteiras portugueses e espanhóis.

O ministro explicou que a finalidade deste serviço é "combater os vários fenómenos de criminalidade transnacional, nomeadamente os diferentes tráficos (de droga e pessoas) e o auxílio à imigração ilegal.


HFI.

Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Incêndios: Bragança conta pela primeira vez com Grupo de Intervenção...

27 de Abril de 2008, 13:54

Mirandela, Bragança, 27 Abr (Lusa) - O combate aos fogos florestais no distrito de Bragança será este ano reforçado com o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, que vão libertar os bombeiros para outras operações, anunciou hoje o Ministro da Administração Interna.

Esta é a principal novidade do dispositivo distrital de combate aos incêndios apresentado hoje em Mirandela pelo ministro Rui Pereira.

O distrito de Bragança, com a maior parte do território classificado como área protegida e uma vasta mancha florestal, contará na época crítica, durante o Verão, com cerca de 300 elementos.

O dispositivo será, como no ano anterior, reforçado com dois helicópteros, na chamada fase "Charlie", entre Julho e Setembro, localizados nas serras de Bornes e Nogueira.

Os dois meios aéreos em prontidão para o primeiro ataque aos fogos continuarão a contar com as equipas helitransportadas, mas este ano os bombeiros vão dar lugar à GNR.

O distrito contará pela primeira vez com os GIPS, unidade preparada para acções de prevenção e de intervenção de primeira linha.

À semelhança do que acontece a nível nacional, esta região contará ainda com o apoio de várias entidades, como os sapadores florestais, equipas do Instituto de Conservação da Natureza, de associações de produtores florestais, entre outras entidades.

O ministro Rui Pereira recordou que este ano a fase mais crítica dos incêndios florestais é alargada até 15 de Outubro.

Rui Pereira reafirmou estar preparado no país "o maior dispositivo de sempre de combate com 56 meios aéreos, 2.300 viaturas e 9.600 homens".


HFI.

Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Tomar - Museóloga denuncia degradação da antiga Fundição Tomarense

A museóloga Lígia Silva denunciou que a Fundição Tomarense, antigo complexo industrial onde funcionaram as empresas Mendes Godinho, encontra-se num visível estado de degradação e, caso a autarquia não tome providências urgentes, o espólio dificilmente será recuperado. "Nas paredes, quando chove, a água corre em cascata", disse. A autarquia adquiriu o edifício por 80 mil euros com vista à implementação do “Museu da Levada”, obra que considera “estruturante” na sua lista de prioridades.

Os Lagares, edificados pelos Templários nos séculos XII e XIII, foram os primeiros moinhos e lagares de azeite razão pela qual são de extrema importância histórica para a cidade. O edifício acolheu a primeira Central Eléctrica das Fábricas Mendes Godinho, alimentada pelas águas do rio, que forneceu energia à cidade e à moagem.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Coruche - Câmara averigua história de contador de água instalado ao contrário

Um contador de água foi instalado ao contrário numa habitação do concelho de Coruche e andava para trás em vez de para a frente. Segundo o vereador da autarquia, Francisco Oliveira, quando os serviços tiveram necessidade de efectuar descargas na rede e a desmontagem do contador verificou-se que estava montado ao contrário. A câmara decidiu facturar ao munícipe - que também se terá apercebido da alteração do caudal - a mesma quantia paga em período homólogo de 2007, apesar de não se terem registado grandes diferenças de valores no “contador invertido”.

A câmara vai ainda realizar um inquérito ao funcionário para saber como foi possível instalar daquela forma o contador de água.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
CARTAXO - Vereador pede mais rigor na limpeza urbana

O vereador do PSD na Câmara do Cartaxo sugeriu que os serviços tenham mais atenção às ervas que crescem de forma desregulada na avenida João de Deus, junto ao edifício da Segurança Social. Manuel Jarego disse ainda que ficou incompleto o trabalho efectuado nos lavadouros da Ribeira do Cartaxo, com a desmatação que crescia no espaço. “Cortaram caniços e moitas mas só nos lavadouros, enquanto o trajecto até uma pequena ponte continua por limpar”, alertou.

"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
SAMORA CORREIA - Jovem colhido por toiro continua internado

27 Abr 2008, 15:40h

Apenas um dos cinco feridos na largada de toiros na madrugada de domingo em Samora Correia permanece internado. Segundo fonte do Hospital de Vila Franca de Xira, o doente apresenta uma perfuração numa perna e está a ser observado pela equipa de cirurgia, sendo provável a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

Os outros quatro feridos, dois deles também colhidos pelos toiros, já tiveram alta e regressaram a casa.

A Semana Taurina de Samora Correia vai continuar até quinta-feira, 1 de Maio. Esta tarde, às 16h30, há demonstrações de pegas por forcados locais seguida de desafio a novos forcados. Depois haverá nova largada de toiros.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
OURÉM - Câmara recebe sessão...

A Câmara Municipal de Ourém, numa parceria com a ACISO – Associação Empresarial de Ourém/Fátima organiza na próxima terça-feira, 29, uma sessão de esclarecimento sobre o “Novo Regime Jurídico da Instalação e Funcionamento dos Empreendimentos Turísticos”. A sessão tem início às 15 horas, no Centro de Negócios de Ourém, e é aberta população em geral.

"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vilafranca de xira - Ateneu recebe Concurso de Bandas

27 Abr 2008, 09:53h

O grande auditório do Ateneu Artístico Vilafranquese recebe, entre 29 de Abril e 3 de Maio, a participação de 25 bandas filarmónicas de Portugal e Espanha na segunda edição do Concurso Internacional de Bandas.

Durante cinco dias, o evento preenche o espaço cultural de Vila Franca de Xira com música, uma exposição e workshops de clarinete e trompete. Em destaque estão os concertos da Banda da Armada Portuguesa, na abertura, a 29 de Abril, e da Big Banda do Município da Nazaré, no dia de encerramento, sábado, 3 de Maio. Também nesse dia tem lugar o Concurso “Bandas em desfile”, às 17h, no Parque Urbano de Vila Franca de Xira.


" O Mirante "
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,597
Gostos Recebidos
91
Ericeira-Junta multada por mover camiões a óleo

Junta multada por mover camiões a óleo


A Junta de Freguesia da Ericeira foi multada em sete mil euros "por lesar o Estado" ao utilizar óleos reciclados para mover os carros do lixo, em vez de comprar combustíveis fósseis, revelou ontem o presidente da autarquia, garantindo que não vai pagar a multa.

Joaquim Casado, presidente da junta, contou, em declarações à TSF, que, após vários anos a aproveitar os óleos usados, a Direcção-Geral de Finanças do Ministério da Economia e a Direcção-Geral de Alfândegas informaram-no de que necessitava de legalizar a produção de biodiesel. "Fiz todos os esforços para me legalizar e, depois de preencher uma série de requisitos, fiquei espantado ao deparar que a quota está esgotada no país", sublinhou. O autarca adiantou que não vai pagar a multa, até porque a junta recebe apenas recebe 55 mil euros do orçamento geral do Estado.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,597
Gostos Recebidos
91
Venda do Pinheiro-Empresário e três amigos foram alvo de atentado

Empresário e três amigos foram alvo de atentado


LICÍNIO LIMA
Carlos Cabriz poderá não ter sido a última vítima
Carlos Cabriz, o empresário de Venda do Pinheiro (concelho de Mafra) encontrado morto na segunda-feira de madrugada com um tiro de zagalote na cabeça, disparado à queima roupa, já tinha sido alvo de um atentado com pistola, juntamente com outros três amigos. À laia de aviso, todos ficaram feridos com um tiro. O autor ou autores do atentado nunca foram descobertos. As autoridades temem estar, agora, perante um cenário de vingança, não descartando a possibilidade de que os avisos se estejam a transformar em actos homicidas. Mais vítimas poderão surgir.

Em Venda do Pinheiro, onde o empresário, um construtor civil de sucesso, é sobejamente conhecido, a maior parte das pessoas lembra-se do atentado com arma de fogo que há anos vitimou Caros Cabriz e outros três seus amigos, também empresários. O crime, que provocou ferimentos em todos, nunca foi desvendado. Populares, ouvidos pelo DN, dizem ser impossível não relacionar aquele atentado com este homicídio.

Mas esta não é a única pista que as autoridades policiais poderão aprofundar. De acordo com as fontes do DN, o mistério deste assassinato, com contornos estranhos, poderá ser explicado em Fortaleza, no Brasil, onde o empresário que construiu os estúdios de gravação do programa Big Brother tem uma casa e um armazém. Por isso, é igualmente admissível a possibilidade de se tratar de um crime por encomenda, sabe o DN.

O autor do alegado homicídio será alguém com sangue frio, mas sem experiência. Ao que apurou o DN, o homicida (ou homicidas), deixou no local do crime um velho revólver, três cartuchos de zagalote vazios e um cheio, e um boné de caçador. Para um meio rural tão pequeno são muitos os vestígios.

O crime terá ocorrido por volta das 21.15 de domingo, no intervalo do jogo Porto-Benfica. Àquela hora, Carlos Cabriz saiu de casa - uma quinta enorme em Castelo Picão, zona de Venda do Pinheiro, onde vivia há cerca de cinco anos -, sendo abordado à saída do portão principal por alguém que atirou uma pedra sobre a viatura em que seguia - um Smart - partindo o vidro. Depois, tratando-se de um homem de 60 anos impetuoso - "com sangue na guelra", dizem os vizinhos - terá saído do carro e lutado com o agressor estrada abaixo. Os sinais da luta ficaram visíveis no corpo. Morreu a uns 15 metros do portão principal, ficando na valeta.

Segundo vários testemunhos recolhidos pelo DN, a cabeça de Carlos Cabriz estava quase desfeita, presumivelmente com um dos tiros de zagalote disparados pelo agressor, que terá despejado pelo menos três, tendo em conta os cartuchos vazios encontrados. Uma das testemunhas que esteve no local revelou ao DN que até "bocados de carne se encontraram no muro".

Por volta das 02.00 de segunda-feira a mulher de Carlos Cabriz ficou alarmada com a ausência do marido e alertou o filho, João Carlos Cabriz. Pelas 04.00, apercebe-se do carro junto ao portão, que dista da casa cerca de cem metros, com o motor ainda a trabalhar. Cerca de 15 metros abaixo vê o corpo do marido deitado na valeta. A GNR compareceu de imediato no local, que, por sua vez, alertou a Polícia Judiciária (PJ), que tomou conta da ocorrência, estando agora a proceder à investigação. Os bombeiros levaram o cadáver para o Instituto de Medicina Lega de Torres Vedras cerca das 10.00.

Em declarações ao DN, João Carlos Cabriz, visivelmente abatido, disse estar convencido que o autor do homicídio será alguém demente, com eventuais ligações aos terrenos que o pai comprava para construir prédios. A PJ está a investigar.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Santarém: PJ detém suspeito de assaltos à mão armada

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, na zona de Santarém, de um homem de 37 anos suspeito de ser o autor de roubos, com utilização de arma de fogo, a um banco de Pedrógão Grande e aos CTT de Mação.

O detido, com antecedentes criminais, estava evadido do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira desde Dezembro último, onde cumpria pena de prisão por crimes do mesmo género, afirma um comunicado da PJ.

O homem estava armado com uma arma de fogo de calibre 7,65 milímetros, com munições, acrescenta.

Segundo a PJ, foram ainda apreendidas duas viaturas, diversos documentos e objectos relacionados com os crimes, prosseguindo as investigações, uma vez que existem suspeitas de que o indivíduo tenha sido autor de outros crimes de idêntica natureza cometidos recentemente.

O assalto à estação dos CTT de Mação ocorreu há uma semana, tendo o assaltante actuado encapuzado.

Segundo disse fonte da GNR de Santarém à agência Lusa, o assaltante dirigiu-se ao balcão do posto de Correios "de arma de fogo em punho" e exigiu aos dois funcionários ali presentes a entrega imediata de todo o dinheiro em caixa.

Os funcionários não mostraram resistência ao assaltante que, após o roubo, encetou a fuga a pé pelas ruas da vila, tendo sido visto por vários transeuntes.

MLL/MYF.

Fonte Inf.- Lusa/Fim


.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - Congresso Ibérico dos Museus do Vinho

O 1º Congresso Ibérico dos Museus do Vinho - XII Assemblea Geral da RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho está marcada para esta terça-feira, 29 de Abril.

A sessão decorre na Casa do Brasil, em Santarém, a partir das 17h00.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Escola, lar e anfiteatro do Vale do Paraíso em terrenos de Azambuja

28 Abr 2008, 07:06h

A futura escola de Vale do Paraíso, o lar e o anfiteatro da banda da terra vão ser construídos em terrenos cedidos pela câmara municipal, junto ao novo pavilhão desportivo, que actualmente pertencem à freguesia vizinha de Azambuja.

O novo espaço está nas imediações da freguesia de Vale do Paraíso, mas formalmente pertence à freguesia de Azambuja, sede de concelho. O presidente da Câmara de Municipal de Azambuja, Joaquim Ramos, explica que a situação está a ser corrigida com a colaboração dos presidentes de junta de Azambuja e Vale do Paraíso.

O edil explica que a futura escola do Vale do Paraíso é uma obra a concretizar a médio prazo no âmbito da carta educativa do concelho. O equipamento escolar vai surgir perto do local onde será também erguido o lar da Associação do Centro de Dia para a Terceira Idade Nossa Senhora do Paraíso, tal como as instalações da banda da associação “ADR O Paraíso”.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vila Franca de Xira - SMAS comprou menos água e vendeu mais aos consumidores

A redução das perdas de água entre os reservatórios e os contadores permitiu aos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira melhorar a eficácia da exploração em 4,3 por cento. Segundo o relatório aprovado pela câmara e assembleia municipais, sem reparos da oposição, o SMAS comprou à EPAL, em 2007, menos 658.745 m3 de água que no ano anterior e facturou aos consumidores mais 66.393 m3.

Segundo Francisco Vale Antunes, presidente do conselho de administração dos SMAS e vereador da câmara municipal, as perdas de água eram superiores a 41 por cento em 1997 e situam-se agora em 18,1 por cento. “Situa-se ao nível do melhor do país e é comparável aos países mais desenvolvidos da Europa”, disse. O administrador considera que os resultados obtidos são fruto do trabalho do gabinete de gestão de perdas que realizou obras no sentido de reduzir a quantidade de água que é paga à EPAL e não é facturada.

Na análise das contas do exercício de 2007, Vale Antunes enumerou um conjunto de obras realizadas na substituição das redes de águas e esgotos. A construção das redes separativas-que separam os esgotos domésticos dos pluviais-na maioria das freguesias do concelho, consumiu uma boa parte do investimento dos SMAS em 2007.

O serviço municipal tem mais de 68 mil clientes e emprega 209 pessoas em regime efectivo.


"O MIRANTE".
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vila Franca de Xira - Promessa de longevidade

28 Abr 2008, 06:44h

A presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira inaugurou o centro de dia da comissão de reformados de Vialonga e mais do que uma obra deixou a promessa de longevidade.

Rosinha levou ao rubro a plateia de seniores quando lembrou que a esperança média de vida na Europa poderá atingir os 130 anos. Para os autarcas a visão poderá não ser tão optimista, já que os governantes terão que suar as estopinhas para inventar novas formas e espaços para acolher os “jovens” de um futuro próximo…


"O MIRANTE"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
O menino guardador de gado...

28 Abr 2008, 06:24h

O menino guardador de gado que foi a tribunal porque o bebedouro transbordou.

Sebastião Mateus Arenque, poeta popular de Azambuja, amante das tradições em menino guardava gado e escrevia poemas em papel de merceeiro para enganar a solidão na lezíria. Sebastião Mateus Arenque. Electricista de profissão, etnógrafo e poeta de coração. Correu atrás da tradição oral para dar nova alma ao Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos, um grupo que evoca as tradições que um povo que viveu da agricultura ali à beira Tejo.

Como foi a sua infância. Foi um menino feliz?

A minha infância não foi infeliz, mas também não foi boa. Comecei logo de pequeno, com sete ou oito anos, a trabalhar no campo. Até aos 24 anos. A guardar gado e a trabalhar na lavoura. Fazia-se de tudo um pouco. Trabalhei na lezíria de Azambuja e no Norte. Os meus pais eram trabalhadores rurais e comecei a aprender com eles desde pequeno. O meu princípio foi esse.

Ainda conseguiu ir à escola.

Fui à escola, fiz a segunda classe e fiquei por ai. Até aos 27 anos. Voltei à escola para concluir a quarta classe. Para ir trabalhar para a câmara como electricista. Mas não avancei mais. Tinha o casamento e os filhos. Essas coisas que a vida tem.

E como eram esses tempos de juventude?

Os meninos iam descalços e de alpercatas, um tecido de ganga com uns cordões atados. Uma vez fui dar água às éguas ao chafariz, onde está hoje o busto do senhor Boavida Canada. Abri a torneira e os animais iam bebendo. Às duas por três os animais já estavam satisfeitos. A água começou a crescer e a deitar para fora da pia. Apareceu lá o presidente da Câmara, o Boavida Canada, e espetou comigo no Tribunal do Cartaxo.

Leia a entrevista completa na edição semanal de O MIRANTE que sai à quinta-feira.


"O MIRANTE"
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,597
Gostos Recebidos
91
Mafra-Dispositivo de combate a incendios florestais

Dispositivo de combate a incendios florestais

A Cerimónia de Apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais do Distrito de Lisboa terá lugar no dia 4 de Maio pelas 19H00 no Terreiro D. João V, em Mafra (frente ao Palácio Nacional de Mafra).

Esta cerimónia que contará com todas as forças de Bombeiros do nosso Concelho e não só, será presidida pelo S. Exa. O Ministro da Administração Interna, Dr. Rui Pereira.


Por:eek:ericeira
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Guarda: Teatro Municipal associa-se a entidades espanholas...

Guarda: Teatro Municipal associa-se a entidades espanholas para projectos comuns.
28 de Abril de 2008, 17:31

Guarda, 28 Abr (Lusa) - A Culturguarda, empresa que gere o Teatro Municipal da Guarda (TMG), associou-se a instituições espanholas e apresentou duas candidaturas ao programa comunitário Interreg, com o objectivo de obter financiamento para projectos comuns, foi hoje anunciado.

Segundo Américo Rodrigues, director artístico do TMG, as candidaturas, no valor global de 900 mil euros, foram propostas em colaboração com a Junta de Castilla e Léon, Fundação de Cultura de Salamanca e Ayuntamiento de Santa Maria de Tormes.

A parceria com a Junta de Castilla e Léon visa a realização de um festival de música étnica, a produção de um espectáculo de teatro "com actores da Guarda e de Salamanca" e um festival de blues, indicou.

A outra candidatura, segundo o mesmo responsável, envolve, além da vertente da formação, a edição de uma antologia de poetas da Guarda e de Salamanca, festivais de música clássica, teatro ibérico e de cinema.

Américo Rodrigues assinalou à Lusa que a aprovação das candidaturas "pode ser muito bom para o TMG porque esta aproximação a Espanha faz parte da construção da sua identidade".

"A originalidade do teatro, o que o diferencia dos outros, é que nós também temos como preocupação a aproximação com Espanha", frisou.

"Para nós, está claro que temos de colaborar com os nossos vizinhos espanhóis", disse ainda o director do TMG, para justificar as candidaturas ao programa Interreg.

O Teatro da Guarda é a única estrutura de Portugal a integrar a "Rede de Teatros de Castilla y León", que permite uma grande circulação de espectáculos entre os dois países, em resultado de um protocolo celebrado com a Junta de Castilla e León.

O complexo do TMG, inaugurado em 25 de Abril de 2005, custou cerca de 10,5 milhões de euros.

Localizado no centro da cidade, junto do antigo Convento de São Francisco, nele funcionam o grande auditório (com capacidade para 626 pessoas), o pequeno auditório (com capacidade para 164), um café-concerto (com lotação para 100 pessoas) e uma galeria de exposições.

No último ano, promoveu 344 actividades e registou um total de 109.333 utentes, segundo a direcção.


ASR.

Lusa/Fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Viana: PSD critica presidente da Câmara (PS)

Viana: PSD critica presidente da Câmara (PS) de assumir "posição salazarista" ao rejeitar integração na comunidade única

28 de Abril de 2008, 17:53

Viana do Castelo, 28 Abr (Lusa) - O PSD de Viana do Castelo acusou hoje o presidente da Câmara local, Defensor Moura (PS), de assumir a "posição salazarista do orgulhosamente só", ao rejeitar a constituição de uma comunidade com os dez municípios do distrito.

"É lamentável que, numa altura em que está em discussão um grande desígnio estratégico para o distrito [Quadro de Referência Estratégico Nacional], o Dr. Defensor Moura, presidente da Câmara de Viana do Castelo, assuma a posição salazarista do orgulhosamente só", refere, em comunicado, a Concelhia do PSD.

Os sociais-democratas acusaram ainda Moura de se "refugiar em argumentos paroquiais, de serem os 'pequenos concelhos a mandar nos grandes', para justificar a sua rejeição pessoal" à integração de Viana do Castelo na futura comunidade intermunicipal.

"O PSD vê com grande preocupação esta postura obcecada do Dr. Defensor Moura de, permanentemente, pôr em primeiro lugar as ambições pessoais, neste caso relativas à liderança distrital do Partido Socialista, em detrimento das questões políticas importantes para toda a comunidade vianense e do Alto Minho", lê-se ainda no comunicado "laranja".

A constituição de uma comunidade única no Alto Minho, com os municípios que integram a NUT III Minho-Lima, é condição "sine qua non" para que os municípios tenham capacidade de contratualização das verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Moura diz que quer a comunidade única, integrando os dez municípios do Alto Minho, e sublinha mesmo que já a defende desde 1994, mas exige que o peso populacional de cada concelho conte na eleição dos órgãos que decidem e representam a comunidade.

A proposta de lei, que agora vai ser discutida na especialidade, preconiza o princípio "um município, um voto".

"Este é um anómalo modelo de representação dos municípios nos órgãos da comunidade, em que os que tem menor população ficam com os poderes de decisão e de representação em todas as instâncias, minimizando os municípios com a maioria da população", criticou Defensor Moura.

O autarca socialista garantiu mesmo que recorrerá a todas as instâncias judiciais nacionais e europeias para travar a lei do associativismo municipal, se vingar a proposta já aprovada na generalidade.

"Recorreremos a todas as instâncias judiciais, nacionais e europeias, para contestar a anti-democraticidade da lei", referiu.


VCP.

Lusa/fim
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo