• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Albufeira: Cidadã holandesa desaparecida no mar

20 de Abril de 2008, 09:01

Lisboa, 20 Abr (Lusa) - Uma cidadã holandesa está desaparecida desde a madrugada de hoje em Albufeira, Algarve, depois de ter sido arrastada por uma onda e caído ao mar, disse à agência Lusa uma fonte da Polícia Marítima (PM) de Portimão.

O comandante da Capitania dos Portos de Portimão e Lagos, Marques Pereira, adiantou que a mulher seguia com o marido no caminho de acesso à praia do Inatel em Albufeira quando foram arrastados por uma onda e caíram ao mar.

"O homem ainda tentou agarrar a sua companheira, mas não conseguiu", contou o comandante Marques Pereira, acrescentando que o cidadão holandês pediu ajuda a um taxista que deu o alerta à GNR.

De acordo com o comandante, o alerta à Polícia Marítima foi dado às 02:54, tendo partido logo elementos da PM de Portimão para o local.

A Polícia Marítima solicitou ao Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) um helicóptero, que fez buscas entre as 06:00 e as 07:00, mas que foram infrutíferas, assim como a dos elementos da Polícia Marítima.

Elementos da PM e duas equipas dos Bombeiros Voluntários de Albufeira estão a aproveitar a maré baixa, que termina às 09:00, para fazer uma passagem pelo local na tentativa de encontrar a mulher.

O comandante Marques Pereira adiantou à Lusa que na altura que aconteceu o acidente o mar estava com uma ondulação de três metros e que as condições meteorológicas também eram adversas.

HN. Lusa
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Madeira:Jardim pede visita oficial de Sócrates à Região Autónoma

Jardim pede visita oficial de Sócrates à Região Autónoma

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, revelou hoje ter transmitido ao ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, o desejo de que o primeiro-ministro, José Sócrates, visite oficialmente o arquipélago.
«O primeiro-ministro deve fazer uma visita oficial à Madeira e não vir à região a propósito de um evento qualquer (Cimeira Portugal-Marrocos).

Penso que ele (Pedro Silva Pereira) percebeu a mensagem que lhe estava a transmitir», disse Alberto João Jardim aos órgãos de comunicação social após a partida do Presidente da República para Lisboa, no final de uma visita oficial de seis dias ao arquipélago.

«Correu tudo muito bem», considerou o chefe do Governo Regional a propósito da visita de Cavaco Silva à Madeira, mas acrescentou ser preciso que, agora, no que diz respeito às relações com o Governo da República haja resultados: «Não basta as pessoas, agora, terem uma certa cordialidade pessoal e entendimento, é preciso também que isso se traduza em resultados concretos e isso é que será a grande prova dos nove.»

Alberto João Jardim aproveitou também a oportunidade para responder ao presidente do PS-Açores, quando, no congresso do partido, declarou que os açorianos não estavam dispostos a serem prejudicados nas suas capacidades, nos seus meios, na possibilidade de administrarem a sua própria região - «só porque o Governo da República, ou outras altas instituições do país, não nos podem dar essas competências, porque têm receio de dar competências a outros que acham que as vão usar mal», avisou Carlos César.

« O Carlos César é um indivíduo que joga para não descer de divisão e eu sou um indivíduo que jogo para ganhar campeonatos, ele, neste momento, está a dizer umas asneiras porque está com receio de descer de divisão», respondeu.

Alberto João Jardim respondeu igualmente a António Costa, que, no congresso do PS-Açores, o criticou a propósito das suas declarações sobre o «bando de loucos» na Assembleia Legislativa da Madeira.

«O que é grave», disse, «é que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa seja intelectualmente desonesto, porque foi para os Açores dizer que eu tinha insultado o parlamento regional quando toda a gente sabe que, para mim, o parlamento regional é sagrado, pois eu apenas me referi a um certo número de deputados que lá estão».

«Isto de pegar numa referência concreta, que eu não retiro, a certos deputados que estão no parlamento e dizer que foi ao parlamento todo, isto é de uma enorme desonestidade intelectual», acrescentou.

Jardim disse, no entanto, que essa «desonestidade intelectual» não o surpreendia a respeito do «senhor Costa», porque a cidade de Lisboa «está no estado em que está por estar nas mãos dele», acrescentando que «até na sua equipa está um senhor que causou danos e prejuízos a Lisboa, interrompendo obras durante algum tempo e ninguém lhe pediu a indemnização que ele devia pagar ao povo».

Font:Diário Digital / Lusa
 
Última edição:

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Helicóptero avaria durante operação de resgate

Helicóptero avaria durante operação de resgate

helicoptero_dr.jpg


Um helicóptero da Força Aérea avariou, sexta-feira, a 400 milhas da Ilha das Flores, quando se preparava para resgatar um passageiro de um navio com sintomas de AVC. Ente os 12 helicópteros comprados em 2005, apenas cinco estão operacionais.
( 12:51 / 20 de Abril 08 )

Um helicóptero Marlin da Força Aérea Portuguesa avariou, sexta-feira, a 400 milhas da Ilha das Flores, dos Açores, quando se preparava para resgatar um passageiro de um navio com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A missão de resgate acabou por ser realizada por um outro aparelho da Força Aérea, enquanto o helicóptero avariado conseguiu chegar à base na Ilha das Flores, apesar de estar inoperacional.

Contactado pela TSF este domingo, o porta-voz da Força Aérea Portuguesa confirmou que o helicóptero avariado faz parte de uma frota de 12 HE101 Merlin, comprados em 2005 e que têm apresentado alguns problemas técnicos.

As falhas noutros aparelhos da frota estiveram na origem de dois incidentes ocorridos no ano passado, um deles envolvendo cinco feridos.

O tenente-coronel António Seabra admitiu que entre os 12 aparelhos, apenas cinco estão actualmente operacionais, apesar de estarem a voar com peças retiradas dos restantes.

Na origem desta situação, explicou o porta-voz da Força Aérea Portuguesa, está o facto de o Estado ter gasto 450 milhões de euros na compra dos doze aparelhos, mas não ter celebrado um contracto para a manutenção dos mesmos.

Entretanto, o gabinete do ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, disse à TSF que os contratos de manutenção a longo prazo dos helicópteros Merlin estão em fase final de negociação

Fonte:TSF Online
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Madeira: José Sócrates diz que não tem prevista visita oficial à Região

Madeira: José Sócrates diz que não tem prevista visita oficial à Região
20 de Abril de 2008, 16:48

Ponta Delgada, 20 Abr (Lusa) - O primeiro-ministro, José Sócrates, disse hoje não ter prevista nenhuma visita oficial à Madeira, respondendo a uma sugestão feita hoje pelo presidente do Governo Regional madeirense, Alberto João Jardim.

"Não, não tenho nada previsto", respondeu Sócrates aos jornalistas sobre uma eventual visita oficial à Madeira.
O líder do PS, que falava após o encerramento do XIII Congresso do PS/Açores, arrefeceu as expectativas de Jardim, que hoje sugeriu uma visita oficial do chefe do Governo à Madeira.

"O primeiro-ministro deve fazer uma visita oficial à Madeira e não vir à região a propósito de um evento qualquer (como a próxima Cimeira Portugal-Marrocos). Penso que ele (o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira) percebeu a mensagem que lhe estava a transmitir", disse Alberto João Jardim, após a partida do Presidente da República para Lisboa, no final de uma visita oficial de seis dias ao arquipélago.

Falando no encerramento do Congresso do PS/Açores, Sócrates aludiu indirectamente à situação na Madeira, garantindo que os socialistas não encaram a autonomia como uma arma de arremesso ou instrumento de guerrilha.

"Nem nos Açores nem no Continente, nenhum socialista vê essa autonomia como uma arma de arremesso ou um instrumento de guerrilha que serve apenas para disfarçar incapacidades próprias", afirmou José Sócrates, nos Açores.

O líder dos socialistas elogiou a governação de Carlos César no arquipélago, afirmando que a obra do Governo Regional dos Açores é "património do PS/Açores, mas também do PS nacional", e assinalou o "apreço, admiração e orgulho" pela governação da região autónoma desde 1996, uma "década de oiro" para a região.

"A verdade é que Carlos César é hoje um dos grandes políticos portugueses e é um dos melhores governantes que Portugal dispôs nestes trinta anos de democracia", disse José Sócrates, perante cerca de 400 congressistas.

As comparações com a "outra" autonomia prosseguiram, com Sócrates a destacar a "boa tradição democrática do PS" no continente e no arquipélago açoriano.

"Aqui nos Açores, o Governo Regional luta por mais transparência, dá direitos às oposições, gosta e defende o parlamento e faz tudo para que a vida democrática esteja à altura das boas tradições liberais e democráticas", disse.

Referindo-se ao Estatuto Político-Administrativo dos Açores, José Sócrates salientou que a sua aprovação final na Assembleia da República será um "passo sério e responsável" em favor da autonomia.

Garantiu, também, que o PS vê a autonomia como um "processo sempre aberto à mudança" e que deve resultar de passos em "benefício de todos".

Em declarações aos jornalistas, no final do Congresso, José Sócrates disse que os "Açores e a Madeira são diferentes" e que a Lei de Finanças Regionais institui essa diferença.

"É por isso que, pela primeira vez, essa Lei das Finanças Regionais, que é absolutamente justa, trata de forma desigual o que é desigual, porque isso é que é fazer justiça", disse.

PC.

Fonte:Lusa/Fim
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Albufeira: Corpo de cidadã holandesa encontrado às 19h40m na praia de Santa Eulália

Portimão, Faro, 20 Abr - O corpo da cidadã holandesa desaparecida hoje de madrugada, na praia do Inatel, em Albufeira, foi encontrado cerca das 19:40, na praia de Santa Eulália, naquela localidade algarvia, disse fonte da autoridade marítima.

De acordo com o comandante da Capitania dos Portos de Portimão e Lagos, Marques Pereira, "de acordo com as informações, tudo indica que seja o corpo da cidadã holandesa, desaparecida esta madrugada".

Aquele responsável disse à Lusa que "o corpo deu à costa cerca das 19:40", na Praia de Santa Eulália, em Albufeira.

A cidadã holandesa seguia com o marido, ambos de 21 anos, no caminho de acesso à praia do Inatel em Albufeira quando, cerca das 02:50 de hoje, foram arrastados por uma onda e caíram ao mar, tendo o homem conseguido sair da água e pedir ajuda a um taxista que deu o alerta à GNR.

O comandante Marques Pereira explicou que na altura em que aconteceu o acidente, o mar estava com uma ondulação de três metros e que as condições meteorológicas também eram adversas.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Madeira: Jardim diz que seguirá orientação do PR para resolver problemas com Governo

Madeira: Jardim diz que seguirá orientação do PR para resolver problemas com Governo de forma civilizada

21 de Abril de 2008, 17:40

Funchal, 21 Abr (Lusa) - O presidente do Governo da Madeira garantiu hoje que irá seguir a "orientação e esforços" do Presidente da República e colaborar para resolver de forma civilizada os problemas pendentes entre os executivos regional e central.

Alberto João Jardim falava na inauguração de uma escola no concelho da Ribeira Brava, um investimento na ordem dos cinco milhões de euros, no âmbito da política de qualidade do ensino na Madeira.

"O Governo Regional seguirá a orientação e esforços do Presidente da República, no sentido de procurar concertar democraticamente com o Governo da República e resolver civilizadamente os graves problemas que pendem", declarou.

Contudo, Jardim acrescentou "ser preciso que as coisas efectivamente se resolvam, que não fiquem só pelas doses do politicamente correcto", apontando que se tem verificado um contraste entre a "atitude sadia e louvável dos membros do Governo da República quando na Madeira, enquanto simultaneamente, lá fora, a região é politicamente agredida".

"Pode o Governo da República contar com a nossa disponibilidade de contribuir para o bem comum dos portugueses e, ao mesmo tempo, com o empenho de defender o direito do povo madeirense", disse.

Jardim aproveitou para criticar as "habituais campanhas mentirosas" da comunicação social dominada pela "esquerda" que "põe em causa o pluralismo democrático em Portugal, reafirmando que as suas afirmações sobre o comportamento dos deputados madeirenses "foram desonestamente difundida".

Jardim declarou também que a "política de educação não se faz contra os professores", elogiando o facto da Madeira não ter tantos problemas como o restante do país devido "à qualidade dos professores que trabalham neste território" e defendendo reformas de fundo para o ensino.

"Infelizmente, aspectos colonialistas da Constituição de 1976, vêm impedindo a região de instituir legislativamente um sistema de educação regional ainda melhor. Trata-se de nos ter amarrados a uma situação dolosa e ideologicamente instalada pela esquerda portuguesa", concluiu.

AMB

Fonte:Lusa/fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Coimbra: Detidos quatro suspeitos de tráfico de droga e mais três são arguidos

Coimbra: Detidos quatro suspeitos de tráfico de droga e mais três são arguidos

21 de Abril de 2008, 18:13

Coimbra, 21 Abr (Lusa) - Três mulheres e um homem foram detidos em Coimbra pela presumível autoria de crimes de tráfico de droga, tendo a Polícia Judiciária (PJ) apreendido alguns produtos estupefacientes, armas de fogo e munições, foi hoje anunciado.

Uma fonte da PJ disse à agência Lusa que as quatro detenções resultaram de duas operações realizadas "na mesma zona da cidade", na semana passada, na sequência das quais foram também constituídos arguidos mais três suspeitos.

Estes arguidos, que não foram detidos, "prestavam apoio à actividade ilícita dos detidos", refere um comunicado daquela polícia, indicando que foram ainda identificados vários consumidores.

"Aos detidos, foram apreendidas 168 doses de produtos estupefacientes (heroína, cocaína e haxixe), bem como armas de fogo, munições e outros valores resultantes da prática dos crimes", adianta a nota.

Armas apreendidas são uma caçadeira, os respectivos cartuchos e uma pistola, estando os investigadores ainda a averiguar se esta última "está ou não operacional", segundo a fonte da PJ.

Aos quatro detidos, sujeitos a um primeiro interrogatório judicial, foi aplicada a medida de coacção de apresentações periódicas às autoridades.

Uma das mulheres recolheu ao Estabelecimento Prisional de Coimbra, já que tinha por cumprir uma pena de prisão a que fora condenada pela prática de idêntico crime.

A PSP de Coimbra colaborou nas duas operações, para reforçar a segurança na intervenção da PJ.

CSS.

Fonte:Lusa/Fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Setúbal: Três encapuzados assaltaram correios do bairro Santos Nicolau

Setúbal: Três encapuzados assaltaram correios do bairro Santos Nicolau

21 de Abril de 2008, 19:15

Setúbal, 21 Abr (Lusa) -- Três homens encapuzados e munidos de armas de fogo assaltaram hoje, cerca das 16:30, a estação de correios do bairro Santos Nicolau, em Setúbal, disse à Lusa fonte da PSP.

Segundo a mesma fonte, os assaltantes, armados com caçadeiras, fugiram numa viatura que se encontrava no exterior do edifício.

Uma testemunha, que pediu anonimato, disse à Lusa que viu dois indivíduos a saírem à pressa da estação de correios, cada um deles transportando uma mala vermelha.

"Eles pararam a viatura mesmo em frente aos correios, mas eu só os vi a saírem à pressa e a entrarem no carro", disse a testemunha, lembrando que aquela estação de correios já tinha sido assaltada no passo mês de Março.

"Ontem à noite (domingo) também assaltaram o salão de chá que fica a poucos metros da estação de correios", acrescentou um morador do bairro Santos Nicolau.

Nem os correios nem as forças de segurança adiantaram qualquer informação sobre o produto do roubo.

A PSP de Setúbal anunciou, entretanto, a detenção de dois indivíduos, de 23 e 32 anos, que terão sido surpreendidos pelas forças de segurança hoje de madrugada, cerca das 3:30, durante uma tentativa de roubo de uma viatura na Rua Olavo Bilac, junto à Praça do Brasil.

GR

Fonte:Lusa/Fim
 

aufervesa

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
254
Gostos Recebidos
0
Isto ta bonito sim Sr. O crime organizado cresce a olhos vistos em Portugal, não há legislação eficiente no combate ao mesmo e, como tal as nossas forças de segurança já "fazem" o que podem. Srs governantes olhem para o Brasil antes que seja tarde de mais. O nosso país está a tornar-se num paraíso para o crime organizado!
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Elvas: Município concessiona distribuição de água a empresa espanhola

A Câmara Municipal de Elvas concessionou a exploração e gestão dos sistemas de distribuição de água em baixa a uma empresa espanhola, disse hoje à agência Lusa um dos vereadores da autarquia.

A concessão foi atribuída à empresa "AQUALIA", com sede em Madrid (Espanha), já concessionária da exploração e gestão de sistemas de distribuição de água em baixa e alta em mais de 700 municípios espanhóis.

"Não me choca nada que seja uma empresa espanhola a servir o concelho", afirmou o vereador Nuno Mocinha, do município de Elvas, localizado junto à fronteira do Caia.

De acordo com o autarca, o concurso de concessão vai permitir o avanço de "obras de fundo" para melhorar a distribuição de água a bairros do concelho e um reforço das condutas de águas fluviais.

Nos próximos 30 anos, a AQUALIA vai investir em Elvas, segundo Nuno Mocinha, cerca de quatro milhões de euros na recuperação da actual rede.

O município de Elvas justifica a medida, afirmando que, se não tomasse a decisão, "teria de aumentar, de imediato, a água em 30 por cento, para poder cumprir a Lei das Finanças Locais".

Questionado sobre eventuais aumentos dos tarifários com a concessão de água em baixa a uma empresa espanhola, o vereador explicou que, "nos dois primeiros escalões, não há aumento", a não ser na base da inflação.

Nos restantes escalões, Nuno Mocinha garantiu que o aumento será de "um valor residual".

"Nesses escalões, os aumentos não serão superiores a três por cento no primeiro ano da concessão. A partir daí, também estes escalões ficam sujeitos apenas ao aumento normal na base da taxa de inflação", assegurou.

Esta medida da Câmara de Elvas mereceu nos últimos tempos várias manifestações de descontentamento por parte do CDS/PP e do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

Lusa
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Alpiarça: Mulher atropelada mortalmente pelo camião do lixo.

Uma mulher de 29 anos foi hoje atropelada mortalmente por uma viatura de recolha de resíduos da Câmara Municipal de Alpiarça, disseram à agência Lusa fontes dos bombeiros e da autarquia.

José Carlos Ferreirinha, vereador com o pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alpiarça, confirmou o acidente à agência Lusa, mas disse desconhecer ainda as circunstâncias em concreto em que se deu o atropelamento.

Segundo disse, as assistentes sociais da autarquia estão já a dar apoio à família da vítima, especialmente aos dois filhos, de 12 e quatro anos.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém disse à Lusa que o atropelamento ocorreu às 07:48, em Casalinho, Alpiarça, tendo estado no local duas ambulâncias e a viatura médica de emergência e reabilitação de Santarém.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Viseu: Bar de gelo abre quarta-feira à temperatura de cinco graus negativos

A cidade de Viseu passa, a partir da noite de quarta-feira, a dispor de um bar onde tudo é feito de gelo e os clientes podem conviver à refrescante temperatura de cinco graus negativos.

No bar "Minus 5º Ice Lounge", um conceito que nasceu na Nova Zelândia, tudo é feito de gelo: dos bancos às paredes, passando pelos copos onde são servidas as bebidas, até às esculturas.

Foi utilizado "gelo dos glaciares canadianos para produzir uma decoração fantástica e conseguir um ambiente único e surpreendente", explica José Arimateia, responsável pelas Relações Públicas do Grupo Visabeira, proprietário do Palácio do Gelo Shopping, onde se situa o bar.

Para viver esta experiência e apreciar as bebidas com ou sem álcool, é disponibilizada roupa adequada para o frio, nomeadamente casacos e luvas.

"Este espaço original está pensado tanto para o convívio com amigos, como com a família, assim como para eventos de empresas", refere, acrescentando que o bar poderá também ser palco de desfiles de moda e lançamento de novas marcas.

O Palácio do Gelo Shopping de Viseu abriu há uma semana e pretende tornar os seus mais de 175 mil metros quadrados num espaço onde as pessoas têm outros interesses para além das compras, juntando-lhes uma forte componente de lazer, saúde, bem-estar e desporto.

Trata-se de um investimento superior a 120 milhões de euros, que além das lojas e de um hipermercado, alberga um espaço de desporto e bem-estar (que inclui quatro piscinas, uma das quais olímpica), SPA, seis salas de cinema com equipamento digital e 3D comercial, uma praça de restauração com mais de 5 mil metros quadrados e terraços exteriores com vista para as Serras da Estrela e do Caramulo.

Outra das grandes atracções é a pista de gelo com 600 metros quadrados situada no piso da restauração.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Alandroal: Cuba já operou 14 idosos com problemas oftalmológicos

Cuba já operou 14 idosos de Alandroal com problemas oftalmológicos.

Catorze idosos do concelho alentejano de Alandroal, entre os 75 e 91 anos, com doenças oftalmológicas, sobretudo cataratas, e alguns deles há anos em lista de espera em Portugal, foram operados em Cuba na semana passada.
tamanho da letra

Em declarações à agência Lusa, o presidente do município de Alandroal, João Nabais, explicou hoje tratar-se do "primeiro grupo" de doentes oftalmológicos do concelho a "rumar" a Cuba para ser operado, no âmbito de uma parceria estabelecida com os serviços de saúde cubanos.

"Fizemos uma primeira triagem, apenas a utentes do cartão social do idoso, e apareceram-nos cerca de uma centena com problemas oftalmológicos, sobretudo devido às cataratas, tendo sido seleccionado este grupo inicial de 14 pacientes, com maiores dificuldades", disse.

O grupo, integrando vários idosos que "há anos estavam em lista de espera" para uma operação em Portugal, partiu para Cuba no passado dia 11, tendo o município estabelecido, formalmente, o protocolo com os serviços de saúde cubanos quatro dias depois.

"Iniciámos este processo ainda no ano passado e, durante estes meses, foi amadurecendo. Agora, acompanhei o primeiro grupo a Cuba e, aí, assinámos o protocolo", disse.

Do grupo de 14 doentes operados, cinco já tiveram alta e regressaram a Portugal esta segunda-feira, enquanto que os restantes deverão fazê-lo até final da semana, realçando João Nabais que os resultados são "excelentes".

"Queria ver como é que corria esta primeira experiência e os resultados são excelentes. Alguns destes idosos há 20 anos que não viam como deve de ser e, por isso, imagine a alegria quando, de um momento para o outro, lhes foi restituída a visão", salientou.

Além disso, as condições de acolhimento dos pacientes em Cuba foram "magníficas", pois, foram recebidos "num hospital-hotel, com todos os cuidados, quer em termos de infra-estruturas, quer ao nível humano".

"São pessoas idosas e carentes, a precisar muito de carinho, e percebi que, durante estes dias, carinho foi o que não lhes faltou, tanto de médicos, como do pessoal de enfermagem. Alguns estão tão maravilhados que dizem que não querem voltar", disse, rematando em jeito de brincadeira.

O município de Alandroal prevê que, no total, cerca de duas centenas de habitantes do concelho com afecções oftalmológicas venham a ser abrangidos pelo acordo com os serviços médicos cubanos, não apenas idosos, mas também a população em geral.

"Dentro de cinco ou seis meses, deve partir o segundo grupo de idosos, que já está perfeitamente identificado, e, logo que tenhamos ultrapassado estes casos mais complicados, pretendemos abrir esta possibilidade, numa terceira fase, à população em geral, sem limite de idades", acrescentou.

Contas feitas, para João Nabais, o investimento para resolver os problemas oftalmológicos destes doentes é "perfeitamente suportável" pelo município, rondando os "1.500 euros por paciente".

"Felizmente, não temos assim tantos casos destes nos cerca de sete mil habitantes do concelho, pelo que o benefício do município, em resolver o problema dos seus doentes na área das cataratas, é superior ao custo", disse.

O presidente garantiu ainda que, fruto desta parceria com Cuba, o objectivo da autarquia "não é colocar em causa o profissionalismo" dos médicos portugueses, mas sim "resolver os problemas dos munícipes".

"Estou de consciência tranquila e, se alguma coisa não está bem na área da Saúde em Portugal, e não está porque senão não me deparava com este tipo de situações, quem de direito é que a deve tentar resolver", argumentou.

O município está já a trabalhar no alargamento do acordo com Cuba para outras áreas, como a reabilitação e a Síndrome do X Frágil (SXF), doença genética hereditária que é a causa mais frequente de atraso mental hereditário.

O Alandroal tem desenvolvido, através do centro de Saúde local, em colaboração com o Hospital de Santa Maria e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, um trabalho pioneiro em Portugal sobre a SXF.

A síndrome já foi identificada em 20 habitantes locais, de 15 famílias, o que dá uma prevalência da doença "cinco vezes superior à média nacional".

LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 

vitalis1

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Mensagens
789
Gostos Recebidos
0
Como em Portugal ficavam cegos, há que louvar as brilhantes inicativas de procurem solução no estrangeiro (Cuba).
:36_2_51::36_2_51::36_2_51::36_2_51:
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Combate à doença do nemátodo é da responsabilidade dos proprietários florestais

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, considerou hoje que o combate à praga do nemátodo que afecta os pinheiros deve ser travado pelos proprietários florestais e sem qualquer compensação financeira por parte do Estado.

"Os proprietários têm a responsabilidade de eliminar a doença na sua exploração" e "sem qualquer compensação financeira da parte do Estado", afirmou o ministro, que falava no Porto à margem de uma cerimónia de assinatura de protocolos destinados a proteger a floresta dos incêndios.

Na ausência de tratamento químico, "a melhor forma de combater a doença [que se transmite por um mosquito] é abatermos as árvores nos dez dias seguintes à sua detecção", disse.

"O Ministério só se substitui aos proprietários quando estes não o fazem ou não tem capacidade resposta, mas apenas como medida de precaução para evitar que a doença alastre, uma vez que responsabilidade é dos proprietários florestais", repetiu.

Contudo, Jaime Silva considerou que "não há motivo para alarme", realçando que a propagação da doença "não é tão rápida".

"Temos de explicar também que há muitos pinheiros que morrem devido a outras doenças ou devido às condições climatéricas. Em 2005, por exemplo, houve muito pinhal que morreu devido à grande seca", disse.

No caso concreto dos concelhos da região Centro agora afectados por esta praga do pinheiro, o ministro referiu que foi estabelecida uma área de "segurança" de 6500 hectares.

"Dentro desta área há uma pequeníssima parte que está afectada, portanto, não vamos criar grandes alarmismos", sublinhou.

Explicou que quando existe um pinheiro morto e a análise demonstra que tem nemátodo, é necessário estabelecer um raio de segurança de 20 quilómetros, o que "não significa que todos os pinheiro estejam já infectados".

"Os serviços regionais do Ministério da Agricultura, as associações florestais as câmaras municipais vão, em conjunto, estabelecer uma campanha de abate desses pinheiros mortos de forma que a doença seja controlada", frisou.

Referiu ainda que dos "200 mil pinheiros abatidos no passado, apenas 20 por cento estava afectado pela praga do nemátodo".

A praga apareceu em Portugal em 1999, na zona de Setúbal.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Bragança: Metade do lixo de 50 famílias vai ser reaproveitado

Compostagem
Metade do lixo de 50 famílias de Bragança vai ser reaproveitado para fertilizante.

Metade do lixo produzido por 50 famílias de Bragança vai ser reaproveitado para fertilizar jardins e quintais no âmbito de um projecto-piloto de compostagem doméstica hoje apresentado pela autarquia local.

A Câmara de Bragança escolheu o Dia da Terra, que se assinala hoje, para entregar 50 compostores a outras tantas famílias.

A área-piloto deste projecto é o bairro de Vale Churido, uma zona de vivendas, onde é mais fácil individualizar a experiência, segundo o vice-presidente da autarquia e responsável pela área do Ambiente.

Rui Caseiro entregou os primeiros compostores e espera alargar a iniciativa a outras zonas da cidade, depois de avaliados os resultados desta experiência que vai prolongar-se até ao final do ano.

As famílias que aderiram vão depositar todo o lixo orgânico doméstico, sobretudo vegetais, e restos dos jardins, nomeadamente folhas, no contentor verde com capacidade de 300 litros. "Não tem cheiro", garante o autarca.

As únicas operações que este processo exige é o depósito do lixo no compostor, mexer e arejar de vez em quando.

O composto resultante é utilizado como fertilizante nos jardins e quintais ou hortas, como acontecia antigamente na agricultura tradicional.

A família de Belmiro Vilela recebeu um dos compostores, mas há muito tempo que recorre a esta prática nos jardins da sua moradia. "As árvores até puxam melhor", assegurou, elogiando os benefícios deste método.

Aquele habitante exortou a Câmara a disponibilizar um compostor maior, na cidade, onde as pessoas pudessem ir buscar este composto orgânico para utilizarem em vez de adubos industriais.

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o processo, a autarquia distribuiu um guia com os métodos e procedimentos.

O concelho de Bragança produz 16 mil toneladas de lixo por ano, segundo Rui Caseiro, muito do qual poderia ser reciclado ou sujeito a compostagem.

Rui Caseiro acredita que metade do lixo doméstico pode ser encaminhado para compostagem e outra parte significativa reciclado.

Quanto maior for a adesão a estas práticas, menos lixo será depositado no para aterro sanitário da Terra Quente comum a treze municípios do Nordeste Transmontano.

A autarquia pretende estimular os cidadãos a aderirem a estas práticas, nomeadamente através deste projecto-piloto que será supervisionado pelo Instituto Politécnico de Bragança e a Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste.

Público
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Portimão AirFestival

f9acae5f8d3148c18294d9f8754ad082.jpg


Entre 25 e 27 de Abril de 2008, o Portimão AirFestival vai conquistar os céus do Algarve, com um vasto programa de actividades ligadas ao mundo da aviação. Serão 3 dias únicos e grandiosos que prometem trazer a este fim de semana prolongado de Abril, muita acção no ar e em terra, tendo as águas do Rio Arade como cenário de fundo. A zona ribeirinha de Portimão será o anfiteatro natural para acompanhar de perto todas as emoções dos ares e mergulhar no universo aeronáutico.

Além disso, o Portimão AirFestival oferece ainda a possibilidade de experimentar actividades como aeromodelismo, túnel de vento (simulação de queda livre), aviação virtual, espaço infantil, entre outras, abertas à participação do público.

PROGRAMA - dias 25, 26 e 27 de Abril

NO AR... (das 15h00 às 18h00)

A velocidade de cortar a respiração dos aviões a jacto:

- Exibição da patrulha militar «Asas de Portugal», com aviões a jacto Alphajet;

- Patrulha francesa de acrobacia aérea «Breitling Jet Team»- a única patrulha civil com aviões a jacto do mundo;

Os voos vertiginosos dos acrobatas aéreos:

- Patrulha Team Guinot da Aerosuperbatics com 2 Boeing Stearman e 2 bailarinas áereas «Wingwalking»;

- Patrulha portuguesa «Smokewings» com dois Yak 52;

- Os campeões do mundo de acrobacia aérea: em masculino, Ramón Alonso e em feminino, Sveltana Kapanina;

- A equipa portugesa G-Flight com o seu Extra 300, a elegância dos aviões a hélice

- A aeronave Agroar em demonstração de monda química e combate a incêndios florestais

Adrenalina dos saltos de pára-quedas

O som imponente e os voos sinuosos dos helicópteros

- A patrulha militar «Rotores de Portugal», com três helicópteros Alouette III

- O helicóptero Lynx da esquadrilha de helicópteros da Armada

EM TERRA... (dia 25: 15h00-19h00; dia 26 e 27: 11h00-19h00)

- A experiência única de pilotar um avião, em dois simuladores de voo (aviação virtual);

- Pista de aeromodelismo, dinamizada pelo conhecido Júlio Isidro (um amante do aeromodelismo)- exibições; iniciação à modalidade, dicas de construção;

- Emoções fortes com simulações de queda livre ( túnel de vento);

- Torre de escalada e rappel da Força Aérea

- Espaço infantil com insufláveis;

- Área de exposição com a presença de: aeroclubes do Algarve; escolas de pilotagem do Algarve; transporte aéreo da Região; empresas de comercialização de produtos de aviação; universidades ligadas à aviação; ANA (Aeroporto de Faro) entre outros

Visão
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Aljustrel: Nova mina

Filão do Gavião pode ser reactivado dentro de dois anos.

Vai ser explorada uma nova mina de cobre em Aljustrel, anunciou a EDM, que tem a concessão mineira na região. Os trabalhos no filão do Gavião, que já era conhecido, podem arrancar dentro de dois anos.

O presidente da holding estatal Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), Delfim de Carvalho, anunciou na segunda-feira, 14, que será explorada uma nova mina de cobre em Aljustrel, no filão do Gavião, a seis quilómetros da sede do concelho.

Para o presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, José Godinho, trata-se de uma "boa notícia". O autarca disse ao "Diário do Alentejo" que a futura exploração do filão do Gavião, que já era conhecido, "é de grande interesse" e vai no sentido de um maior desenvolvimento económico do concelho com base no aproveitamento dos seus recursos naturais.

Segundo Delfim de Carvalho, a mina poderá começar a ser explorada "dentro de um ano e meio, dois anos", se "tudo correr bem". É um depósito que já tinha sido descoberto anteriormente, nos anos 70. Depois, como se descobriu em 1977 Neves-Corvo, muito mais rico, aquele projecto ficou em carteira e com as cotações da altura ele não era economicamente viável, explicou. Dessa forma, o projecto de Gavião "permaneceu adormecido" mas, segundo o presidente da EDM, com a conjuntura económica favorável ao cobre, será brevemente retomado.

"Com estas cotações, os estudos que já temos apontam que tem viabilidade económica", garantiu, acrescentando que a EDM fará ainda "mais algumas sondagens" para completar os estudos. Acrescentou que, apesar de as cotações serem "por natureza muito voláteis, a verdade é que todas as previsões em termos futuros apontam para valores que, com segurança, permitem a exploração desta mina".

"Será uma nova exploração", frisou, acrescentando que se dedicará apenas ao cobre. Já nas minas de Aljustrel da Pirites Alentejanas, na mesma região, será também explorado zinco e chumbo, lembrou.

Diário do Alentejo
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Estremoz: FIAPE e Feira de Artesanato

Câmara Municipal de Estremoz leva a efeito a edição de 2008 da FIAPE e Feira de Artesanato, entre 29 de Abril e 4 de Maio, no Parque de Feiras e Exposições, com o seguinte programa:

Dia 29 de Abril (3ª FEIRA) – 1€

11:00 - X Concurso de Ovinos da Raça Merino Preto
(Classificação dos animais) – Pavilhão C.
16:00 – Abertura da Feira.
- Sessão de Abertura.
- Entrega dos Prémios do XIII Concurso da Cozinha Alentejana.
- Apresentação do Livro “Estremoz Marca”, numa Edição da Câmara Municipal de Estremoz.
17:00 – Entrega dos Prémios do X Concurso de Ovinos da Raça Merino Preto - Pavilhão C.
22:00 – Espectáculo Musical com ROUXINOL FADUNCHO, no Palco Principal.
01:00 / 03:00
Espaço Jovem – Discoteca e Bares.
(Organização: CERCIESTREMOZ)

Dia 30 de Abril (4ª FEIRA) – 2€
12:00 – Abertura da Feira.
23:00 – Espectáculo Musical com JUST GIRLS, no Palco Principal.
01:00 / 04:00
Espaço Jovem – Discoteca e Bares.
(Organização: CERCIESTREMOZ)

Dia 1 de Maio (5ª FEIRA – Feriado Nacional) – DIA DE ESTREMOZ – 2€
09:00 – Concurso de Bovinos da Raça Limousine - Pavilhão C.
11:00 – Abertura da Feira.
11h00 – 12h00 – 16h30 – 18h30 (Pavilhão Desportivo Municipal)
Torneio de Hóquei em Patins Feminino “Cidade de Estremoz” – FIAPE 2008, Organização: Câmara Municipal de Estremoz
Apoio: C.D.A. Externato S. Filipe
Campeonato Nacional de Estafetas a realizar em Veiros (1 a 4 de Maio)
Troféu OriEstremoz - Parque - a realizar dentro do centro histórico da Cidade de Estremoz (local) (1 a 4 de Maio)
Troféu OriEstremoz - Distância Média - a realizar em Veiros (Taça de Portugal) (1 a 4 de Maio)
Campeonato Nacional de Distância Longa a realizar em Evoramonte (Taça de Portugal) (1 a 4 de Maio)
Programa Oficial em: http://www.coa.com.pt/calendario.htm
Organização: Clube de Orientação e Aventura e Câmara Municipal de Estremoz
16:00 – ESTREMOZ DANÇA - Espectáculo de Dança, no Palco Principal.
- D4F
- Escola de Ballet do Orfeão de Estremoz – Tomaz Alcaide
- Ginarte
- Ginásio da Cruz Vermelha de Estremoz
- Grupo de Dança da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz
- Renascer
18:00 – Entrega dos Prémios do Concurso de Bovinos da Raça Limousine - Pavilhão C.
18:00 – Lançamento do Livro “Em Voz Alta”, da autoria de José Gonçalez, numa edição da Câmara Municipal de Estremoz, no Auditório do Parque de Feiras e Exposições.
22:00 – ESTREMOZ FADO – Espectáculo de Fado, no Palco Principal.
- José Gonçalez
- Maritina
- João Caldeira
- Silvino Sardo
01:00 / 03:00
Espaço Jovem – Discoteca e Bares.
(Organização: CERCIESTREMOZ)

Dia 2 de Maio (6ª FEIRA) – DIA DO ARTESÃO – 2€
12:00 – Abertura da Feira.
13h00 – Encontro de Carros Antigos – Junto à Câmara Municipal
Organização: Auto Clube de Olivença (Espanha).
17:30 – Convívio entre os Artesãos presentes na XXVI Feira de Artesanato.
23:00 – Espectáculo Musical com ANJOS, no Palco Principal.
01:00 / 04:00
Espaço Jovem – Discoteca e Bares.
(Organização: CERCIESTREMOZ)

Dia 3 de Maio (SÁBADO) – 2€
08h30 – Passeio a Cavalo FIAPE 2008.
Concentração: 8h30 – Zona Industrial, em frente ao Restaurante João do Cantinho.
Organização: Associação Hípica de Estremoz
11:00 – Abertura da Feira.
- Concurso de Ovinos da Raça Ille de France – Pavilhão C.
11:00 – Encontro Técnico sobre Brucelose, no Auditório do Parque de Feiras e Exposições.
14h00 – Jogo de Rugby, no Estádio Municipal – Organização: Rugby Estremoz Clube
23:00 – Espectáculo Musical com JORGE PALMA, no Palco Principal.
01:00 / 04:00
Espaço Jovem – Discoteca e Bares.
(Organização: CERCIESTREMOZ)

Dia 4 de Maio (DOMINGO) – DIA DE ZAFRA E DA EXTREMADURA – 1€

08h30 – 13º Passeio Cicloturismo “Cidade de Estremoz” – Organização: Grupo do Pedal. (em frente à Câmara Municipal).
09h00 – II Passeio Primavera
Concentração de Automóveis Clássicos, em frente à Câmara Municipal.
Organização: Clube Veículos Clássicos de Estremoz – Secção da Casa do Povo de Santa Maria – Estremoz.
11:00 – Abertura da Feira.
11:00 – Recepção às Autoridades de Zafra e da Extremadura
Hastear das Bandeiras de Portugal, Espanha, Estremoz e Zafra
Visita à Feira
16:00 – Espectáculo de Folclore Alentejo-Extremadura, no Palco Principal.
16:30 – Lançamento do Livro “Chá de Azeite – Percurso Empresarial da Casa Reynolds 1838/1890”, da autoria do Dr. José Maria Painha, numa edição da Câmara Municipal de Estremoz, no Auditório do Parque de Feiras e Exposições.
17:00 – Demonstração de Tosquia
17h30 – Chegada e Exposição dos Automóveis Clássicos, no Parque de Feiras e Exposições.
20:00 – Encerramento da Feira.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo