Turismo foi tema da primeira tertúlia de hoteleiros
Luís Alcoforado defende estratégia turística para Coimbra
Coimbra vai ser uma cidade com muita animação durante os meses de Verão. A coincidir com as festas
da Rainha Santa, haverá teatro de rua, música, dança, exposições, de modo a atrair mais turistas à cidade. A boa nova foi lançada por Luís Alcoforado, convidado para um almoço-debate entre os hoteleiros de Coimbra
A iniciativa é uma parceria entre o Diário de Coimbra e os hoteleiros de Coimbra e Cantanhede, que escolheu para primeiro convidado o responsável pela Empresa Muncipal de Turismo. Em cima da mesa estiveram questões variadas que, de algum modo, possam vir a potenciar os valores da cidade e criar «pólos de interesse» para quem visitar Coimbra, no Verão, ou mesmo, em Maio, por altura da Queima das Fitas e ainda durante outras alturas do ano.
Com a presença de quase todos os directores dos hotéis de Coimbra, o almoço-debate teve lugar no Hotel D. Luís, pois a ideia partiu de conversas informais entre Pedro Machado, director do Hotel D. Luís e Arménio Travassos, director-
-geral do Diário de Coimbra.
Este almoço-debate foi o primeiro de um conjunto de tertúlias que terão lugar na primeira segunda-feira de cada mês, numa das unidades hoteleiras envolvidas. Haverá sempre um convidado que debaterá com os presentes a forma como o turismo pode dar um contributo valioso para o desenvolvimento de Coimbra.
Na primeira tertúlia, em que estiveram presentes Ana Maria Antunes (Hotel Tryp Coimbra), Jorge Bastos (Hotel Ibis), Teresa Lopes (Hotel Quinta das Lágrimas), Joana Botelho (Confort Inn Almedina), José Madeira (Hotel Oslo), Alberto Gradim (Hotel Tivoli), Manuel Pimentel (Hotel Dona Inês) e Victor Claro (Marialva Park Hotel – Cantanhede), o anfitrião fez as honras da casa, convidando todos a exporem, perante o presidente da Empresa Municipal de Turismo, com «toda a veracidade», os problemas que os preocupam, enquanto directores de hotéis.
E todos foram unânimes em referir que Coimbra tem potencialidades, mas estão sub-aproveitadas. Começando pela riqueza patrimonial, parte da qual não está devidamente aproveitada, como é o caso da Igreja de Santa Cruz, considerada Panteão Nacional, até chegar aos valores culturais que podem ser «o grande elemento atractivo de Coimbra», há ainda muito a fazer. Pedro Machado, por exemplo, aproveitou para lembrar o quanto é fundamental a construção do Centro de Congressos, pois se atendermos ao facto de que só os Hospitais da Universidade de Coimbra realizam 360 reuniões anuais, se verá que «este é um nicho de mercado» a ter em conta, pois esta é a forma de quebrar a sazonalidade do turismo em Coimbra. Nesse sentido, o director do Hotel D. Luís foi mais além, lançando o repto para a necessidade da criação de uma empresa para gerir esse tipo de eventos. Uma ideia que Luís Alcoforado referiu estar já na agenda da Empresa Municipal de Turismo, garantindo que o Centro de Congressos vai avançar, com o concurso a ser lançado brevemente.
Luís Alcoforado adiantou ainda que a EMT está a trabalhar no sentido de criar «pólos de interesse» na cidade, ao longo de todo o ano. Um dos pontos de partida aconteceu na Páscoa, com concertos de música coral em algumas igrejas da cidade. Na linha de potenciar os valores e as tradições de Coimbra, Luís Alcoforado referiu ser necessário «traçar uma estratégia» que está delineada, independentemente de se realizarem já algumas iniciativas, algumas delas já integradas nessa estratégia. O que se pretende, explicou Luís Alcoforado, é «realçar a ideia de marca de Coimbra».
Cuidar melhor da cidade
Em torno desta ideia, muitas coisas podem ser feitas e se todos derem o seu contributo, tanto melhor. Um dos exemplos que o responsável referiu foi a visita de jornalistas italianos a Coimbra, no âmbito da promoção do livro de José Rodrigues dos Santos “A Fórmula de Deus”, e que, durante a sua estadia na cidade, levaram imagens muito positivas de Coimbra. No mesmo âmbito, a EMT convidou jornalistas espanhóis para dar a conhecer as potencialidades turísticas da cidade. Paralelamente, Luís Alcoforado ainda reiterou a sua intenção de, numa primeira fase, participar activamente nas feiras de turismo, nas cidades espanholas mais próximas da fronteira.
No seguimento do debate, alguns dos presentes foram alertando para a necessidade de «cuidar melhor da cidade», como a segurança no Parque Verde e, de um modo geral, na Baixa, o embelezamento das margens do rio, ajudariam a criar circuitos virados para o rio com aproveitamento do Basófias. Alberto Gradim, do Hotel Tivoli, questionou como se pode aconselhar os turistas a darem um passeio no Basófias com estas condições.
Outra questão de relevo, levantada por Jorge Bastos, director do Hotel Ibis, é a comunicação on-line entre os hotéis e a Empresa Municipal de Turismo. Luís Alcoforado aproveitou a ocasião para anunciar a criação de um site muito completo, uma ferramenta de trabalho para os hoteleiros, mas também para os clientes em geral. Será um site interactivo, que está a ser desenvolvido pela empresa Euro RSCG, e pretende promover a cidade e, obviamente, cativar os turistas. Por outro lado, a Empresa Municipal de Turismo tem como missão fornecer informação dos eventos que organiza a todos os hotéis. Garantiu, a propósito, que durante o mês de Maio, os hotéis terão já toda a programação para o Verão.
Levantando um pouco o véu, Luís Alcoforado anunciou que haverá 20 minutos de fado, todos os dias. A partir do início das festas da Rainha Santa até final do Verão.
Que balanço faz desta primeira tertúlia?
Pedro Machado
Director do Hotel D. Luís
As expectativas que criei em relação a esta tertúlia foram amplamente ultrapassados. Juntámos à mesma mesa quase todos os hoteleiros de Coimbra que, juntamente com o responsável pela Empresa Municipal de Turismo, conseguiram abordar todas as questões, mesmo as mais polémicas, como a necessidade de se realizarem obras de melhoria em alguns espaços da cidade e estimular as actividades culturais, já que são essas que estimulam o turismo. É preciso haver uma cultura turística que só se consegue se todos nos envolvermos nesta questão.
Victor Claro
Director do Marialva Park Hotel
(Cantanhede)
Considero muito útil a realização destas tertúlias, pois só em parceria se consegue reforçar a capacidade turística de Coimbra que, de facto, até aqui, tem pecado por defeito. Sinto orgulho em pertencer a este grupo de pessoas que, de alguma forma, vai contribuir para alertar as entidades para a resolução de questões tão importantes para uma boa oferta turística, desde o espaço patrimonial à diversidade da agenda cultural da cidade. Tudo junto constituirá um importante pólo de atracção para os clientes de Cantanhede.
Manuel Pimentel
Director do Hotel Dona Inês
Conseguir reunir a maioria das pessoas ligadas à hotelaria e ao turismo e debater abertamente as questões que a todos preocupam é muito salutar. Estou convicto que este é um ponto de partida para encontrar as soluções para atrair mais turistas a Coimbra, para criar uma verdadeira cultura turística e criar aquilo a que se vem chamando «a marca de Coimbra», no sentido de que Coimbra tem de ser a marca do Centro.