• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ferro de engomar com caldeira

Status
Não está aberto para novas respostas.

mjv73

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
36
Gostos Recebidos
0
Boas colega Marques,

Eu li os tópicos anteriores mas não vi em nenhum a solução para este problema. Pode ter acontecido não ter visto bem, mas enfim.
Neste momento não estou ao pé do ferro e não sei qual é a marca mas logo já saberei de certeza.
Quanto à minha questão, agradecia que me indicasse qual o tópico onde está a resposta.

Cumprimentos

Mário Ventura
 

paulomeneses1970

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 29, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boa tarde.
Antes de mais, gostaria de felicitar o dedicado trabalho comuntário do cidadão marques 1956, com óbvia desculpa para todos os outros. É de louvar a V/ disponibilidade e simpatia, buscando ajudar o próximo.
De seguida, sou levado a colocar um post, visto ter um problema com um ferro/caldeira TAURUS Bravissimo 15 NON STOP PRO. Poderei facultar o N.S. se representar ajuda. Sintoma: ao ligar o botão de vapor no painel, o disjuntor geral (não é o disjuntor diferencial) dispara.
Feita uma análise visual, reparei que o presostato(?) apresenta alguma oxidação, mas tudo o resto parece impecável.
Tenho médios conhecimentos em electricidade/electrónica, mas não a este nível. Possuo multímetro e noções de utilização.
Antecipadamente grato pela V/ preciosa ajuda.
Forte abraço a todos.
P.S. desliguei o condutor branco que sai da base da caldeira e que liga ao presostato (Ref. KW3AT-16) e o disjuntor não disparou. Não sei se foi por retirar o presostato, ou por ter interrompido o circuito.
Obrigado.
 
Última edição:

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
O que o colega quer dizer é que ao ligar a caldeira o diferencial dispara, desligue a resistencia da caldeira e teste para verificar se o dijuntor dispara.
 

paulomeneses1970

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 29, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boa tarde amigo Kokas.
Conforme fiz questão de mencionar, o Disjuntor que dispara é o geral e não o diferencial.
Entretanto desliguei um condutor, conforme indicado na mensagem que alterei.
Obrigado pelo seu interesse.
Abraço.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Para dissipar dúvidas o que eu sugeria era ligar esse condutor e desligar os dois condutores da resistencia para ver se disparava ou não, se bem que já tive um caso desses num ferro tauros e era efectivamente esse pressostato por causa da cliente utilizar perfumes para que a roupa ficasse perfumada.
 

paulomeneses1970

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 29, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boa noite, amigo Kokas.
Segui a sua sugestão e, ao ligar apenas o borne que vem do pressostato, à suposta resistência, lá dispara o disjuntor.
Anexo foto dos conectores da suposta resistência. Já agora, como se muda e onde se pode comprar?
Sem querer abusar da sua boa vontade, para que serve o "bojão" que se encontra abaixo da caldeira e com acesso do exterior, isto é, sem abrir a base?
Muito obrigado.
Abraço.
Ver anexo 115589
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Boas, tem que editar o anexo para que eu possa ver pois assim não cosigo ver
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Não também não consigo ver nada, comigo acontece a mesma coisa e então após inserir a mensagem com o anexo edito o anexo e depois já dá para ver, por hoje não vou estar aqui mais tempo pois aqui em casa a net é fraca e tenho umas coisas a fazer, amanhã a partir das nove mais coisa menos coisa estarei por cá e daremos seguimento ao assunto.
até amanhã
 

paulomeneses1970

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 29, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Ok, Kokas.
Já percebi como funcionam os anexos aqui do forum. Depois faço um tuturial para que todos entendam.
Entretanto, vou-me aventurar a perceber como se desmonta a, ou as ainda não sei, resistência(s).
Amanhã gostaria de por o aparelhómetro operacional para a Maria Patroa poder fazer o gosto ao dedo durante o fim-de-semana.
No final, fazemos um relatório conjunto. É o mínimo que posso fazer para retribuir a quem me tentou ajudar.
Bom descanso e amanhã falaremos mais e melhor sobre a caldeira TAURUS.
Forte abraço a todos e, estou mesmo certo, de que marcarei presença mais vezes por estas bandas.
 

paulomeneses1970

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 29, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boa noite.
Em jeito de achega, não consegui perceber de que forma se desmonta(m) a(a) resistência(s). Confesso que não quis forçar ou estragar.
Certo é que lembrei-me de desligar o condutor de terra que sai da caldeira, apertado a um dos termostatos e que vai directo até ao bloco de ligações e o disjuntor não disparou. Para além disso notou-se aquecimento no corpo da caldeira.
Amanhã voltamos à carga.
Obrigado.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Claro que com a terra desligada o dijuntor não dispara, no entanto se colocar a mão na caldeira apanha um valente esticão, poderá ser a resistencia que está a dar passagem à massa, há uma maneira simples de despistar a coisa, se tiver por aí um cabo com 3 condutores lige a resistencia directamente e aperte o terceiro condutor no terminal da terra, se assim desligar o dijuntor não restam dúvidas que a resistencia está a dar passagem e é aí que reside o problema.
Qualquer coisa disponha, hoje só cá estou até à uma hora.
 

paulomeneses1970

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 29, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Bom dia. Confirma-se que está a dar passagem à massa. Já agora, como se desmonta a resistência?
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Não estou a ver o ferro, só se colocar aí uma foto da caldeira.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Já vi a foto que colocou, infelizmente essa resistencia não dá para substituir, só uma caldeira nova.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Não neste último não consigo, mas já vi num anterior que tinha colocado, essa resistencia não é substituivel por isso só caldeira nova.
 

paulomeneses1970

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 29, 2013
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
E consegue-se comprar, certo? Onde poderei encontrar (sou do Porto)? faz ideia de quanto pode custar? Obrigado.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Não sei exactamente o preço, consulte no Porto a Cenatel e pergunte o preço, são eles os representantes da marca para ass. técnica.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo