• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Velocidade / WTCC

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
WTCC - Boavista:Chevrolet domina primeiro treino livre; Tiago Monteiro em 5º

Alain Menu deu esta manhã mais uma amostra do potencial dos Chevrolet no Circuito da Boavista, com o piloto suíço a conseguir rodar numa volta recorde em 2.06,992s, pouco à frente dos seus companheiros de equipa, Yvan Muller e Rob Huff.

8d6e4963.jpeg


Os três pilotos da Chevy ficaram separados por menos de um décimo, enquanto o quarto melhor foi Tom Coronel, no BMW 320 TC, embora já a mais de meio segundo.

Tiago Monteiro conseguiu, finalmente, regressar a uma posição cimeira com o seu SEAT Leon 1.6 T, obtendo o quinto tempo no primeiro treino, a 0,833s do melhor registo e dando indícios animadores da boa forma dos carros da SUNRED, algo reforçado pela presença logo atrás de si de mais um Leon 1.6 T, este pilotado por Fredy Barth.

1 Alain MENU Chevrolet Cruze 1.6T 2:06.992
2 Yvan MULLER Chevrolet Cruze 1.6T 0.088
3 Robert HUFF Chevrolet Cruze 1.6T 0.093
4 Tom CORONEL BMW 320 TC 0.595
5 Tiago MONTEIRO Sunred SR Leon 1.6T 0.833
6 Fredy BARTH Sunred SR Leon 1.6T 1.034
7 Stefano D'ASTE BMW 320 TC 1.049
8 Norbert MICHELISZ BMW 320 TC 1.083
9 Gabriele TARQUINI Sunred SR Leon 1.6T 1.159
10 Pepe ORIOLA Sunred SR Leon 1.6T 1.402
11 Franz ENGSTLER BMW 320 TC 1.485
12 Michel NYKJAER Sunred SR Leon 1.6T 1.526
13 Darryl O'YOUNG Chevrolet Cruze 1.6T 1.530
14 Javier VILLA BMW 320 TC 1.721
15 Kristian POULSEN BMW 320 TC 1.792
16 Robert DAHLGREN Volvo C30 Drive 2.034
17 Mehdi BENNANI BMW 320 TC 2.146
18 Aleksei DUDUKALO SEAT Leon 2.0 TDI 2.290
19 Yukinori TANIGUCHI Chevrolet Cruze 1.6T 5.350

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lamborghini vence Corrida de Qualificação do GT1 em Navarra

Markus Winkelhock e Marc Basseng levaram o Lamborghini Murcielago da All-Inkl ao triunfo na corrida de qualificação do FIA GT1 em Navarra. Os dois pilotos tiveram uma prova bastante tranquila, tendo mostrado logo desde a fase inicial que estavam bastante rápidos aos comandos do carro italiano. A primeira metade da prova foi liderada pelo outro Lamborghini da equipa, então pilotado por Nicky Pastorelli, mas sempre com Basseng no seu encalço, tentando forçar o líder a um erro.

aa3e0503.jpeg


Sem sucesso, acabaria por ser uma estratégia de paragem nas boxes diferente a dar vantagem à formação de Basseng e Winkelhock, pois parando uma volta mais cedo, a agressividade na volta de regresso à pista acabou por dar os seus dividendos quando Winkelhock passou para a liderança na frente de Dominik Schwager. Daí em diante, os dois primeiros lugares estavam garantidos para a formação da All-Inkl. Em virtude deste resultado, os Murcielago desta formação têm de ser encarados como principais favoritos para o triunfo na corrida principal a disputar amanhã.

Na terceira posição ficou o Ford GT Marc VDS de Maxime Martin e Bertrand Baguette, que após um ligeiro problema na paragem nas boxes ainda conseguiram recuperar do quarto para o terceiro posto. Em quarto ficou o Nissan GT-R da Sumo Power pilotado por Jamie Campbell Walter e David Brabham, logo na frente de Christian Hohenadel e Andrea Piccini no Aston Martin da Hexis.

Nota, ainda, para a grande recuperação de Darren Turner e Stefan Mucke, que partiram de último e terminaram em sexto, com o Aston Martin da Young Driver.

1 Markus Winkelhock / Marc Basseng Lamborghini Murcielago 670 R-S 36 voltas
2 Dominik Schwager / Nicky Pastorelli Lamborghini Murcielago 670 R-S 3.304
3 Bertrand Baguette / Maxime Martin Ford GT Matech 20.390
4 Jamie Campbell-Walter / David Brabham Nissan GT-R 27.711
5 Christian Hohenadel / Andrea Piccini Aston Martin DB9 28.361
6 Darren Turner / Stefan Mücke Aston Martin DB9 39.480
7 Peter Dumbreck / Richard Westbrook Nissan GT-R 40.007
8 Dimitri Enjalbert / Michael Rossi Corvette Z06 42.396
9 Lucas Luhr / Michael Krumm Nissan GT-R 44.251
10 Clivio Piccione / Stef Dusseldorp Aston Martin DB9 46.335
11 Christoffer Nygaard / Vanina Ickx Ford GT Matech 55.767
12 Bas Leinders / Marc Hennerici Ford GT Matech a 5 voltas

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
WTCC - Boavista: Tripla da Chevrolet superioriza-se na qualificação; Monteiro em 5º

A Chevrolet viu confirmada a sua superioridade na qualificação para a ronda lusa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), no Circuito da Boavista, colocando os seus três carros nas três primeiras posições da grelha de partida para a segunda corrida do fim de semana.

cac786a9.jpeg


Alain Menu foi o mais lesto na fase decisiva da sessão e garantiu assim a pole position na frente dos seus companheiros de equipa, Yvan Muller e Robert Huff. Os SEAT Leon 1.6 T estiveram em Portugal bastante mais competitivos do que se havia visto na ronda de Brno, com Tiago Monteiro a garantir o quarto de lugar na grelha de partida para a primeira corrida e o quinto lugar para a segunda.

Na primeira fase da qualificação, Gabriele Tarquini foi o mais veloz, o que lhe valerá o décimo posto na partida para a primeira corrida, enquanto Tiago Monteiro efetuou o sétimo tempo, transformando-se num quarto posto para essa mesma prova. Os Chevrolet Cruze tiveram mesmo de refrear ligeiramente os seus ímpetos nesta fase de forma a não ficarem nas posições cimeiras, conseguindo sem grandes problemas passar à segunda fase. Por seu turno, o regressado Stefano D'Aste irá largar da pole position para a primeira corrida. De notar que a sessão terminou com um despiste de Kristian Poulsen, que exagerou na passagem por uma das chicanes e acabou por embater nos rails já à saída da mesma.

Na segunda qualificação, em que os pilotos puderam dar o seu máximo, a supremacia dos Cruze voltou a vir ao de cima, com Menu a conseguir nos instantes finais bater os seus companheiros de equipa graças a uma volta em 2.04,946s, sendo mesmo o único a conseguir rodar no segundo '04. Nas duas posições seguintes, Muller e Huff fizeram tempos muito semelhantes, a 0,334s e 0,338s respetivamente, enquanto Gabriele Tarquini colocou o seu SEAT no quarto posto, a 0,602s da frente. O tempo do veterano piloto italiano, conseguido já no último minuto, acabou por relegar Monteiro para a quinta posição da grelha, ainda assim um bom resultado se se tiver em conta a fraca prestação de Brno.

Tom Coronel, que também não conseguiu evitar um pião no mesmo local de Poulsen nos instantes finais da Q2 (embora sem tocar nos rails), conseguiu o sexto melhor tempo e foi o melhor dos BMW, sendo seguido pelo Volvo C30 Drive de Robert Dahlgren. O top 10 ficou completo com mais três 320 TC, pilotados por Norbert Michelisz, Stefano D'Aste e Franz Engstler.

Q2
1 Alain MENU Chevrolet Cruze 1.6T 2:04.946
2 Yvan MULLER Chevrolet Cruze 1.6T 0.334
3 Robert HUFF Chevrolet Cruze 1.6T 0.338
4 Gabriele TARQUINI Sunred SR Leon 1.6T 0.602
5 Tiago MONTEIRO Sunred SR Leon 1.6T 0.710
6 Tom CORONEL BMW 320 TC 1.197
7 Robert DAHLGREN Volvo C30 Drive 1.732
8 Norbert MICHELISZ BMW 320 TC 1.736
9 Stefano D'ASTE BMW 320 TC 1.776
10 Franz ENGSTLER BMW 320 TC 1.824
Q1
1 Gabriele TARQUINI Sunred SR Leon 1.6T 2:06.397
2 Alain MENU Chevrolet Cruze 1.6T 0.225
3 Tom CORONEL BMW 320 TC 0.276
4 Norbert MICHELISZ BMW 320 TC 0.392
5 Franz ENGSTLER BMW 320 TC 0.430
6 Robert DAHLGREN Volvo C30 Drive 0.433
7 Tiago MONTEIRO Sunred SR Leon 1.6T 0.441
8 Robert HUFF Chevrolet Cruze 1.6T 0.521
9 Yvan MULLER Chevrolet Cruze 1.6T 0.567
10 Stefano D'ASTE BMW 320 TC 0.590
11 Michel NYKJAER Sunred SR Leon 1.6T 0.624
12 Darryl O'YOUNG Chevrolet Cruze 1.6T 0.669
13 Fredy BARTH Sunred SR Leon 1.6T 0.674
14 Javier VILLA BMW 320 TC 0.675
15 Kristian POULSEN BMW 320 TC 0.737
16 Pepe ORIOLA Sunred SR Leon 1.6T 0.964
17 Aleksei DUDUKALO SEAT Leon 2.0 TDI 2.083
18 Yukinori TANIGUCHI Chevrolet Cruze 1.6T 3.726

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Pilotos do Team Novadriver satisfeitos com vitória na primeira mão da Taça

O Audi Team NovaDriver começou da melhor maneira a defesa da Taça de Portugal de Circuitos, conquistada no ano passado, com a vitória na primeira das duas corridas que compõem a competição. Largando do terceiro lugar da grelha, César Campaniço, subiu logo na primeira curva ao segundo lugar, que não mais largou até à troca de pilotos que, feita na perfeição, permitiu a João Figueiredo, entrar em pista na frente da corrida, posição que manteve até à bandeirada final.

8e9f0eb0.jpeg


Na corrida, César Campaniço subiu logo no inicio ao segundo lugar a "procurar sempre manter o ritmo do Patrick [Cunha] que estava muito rápido em pista. O Audi R8 LMS é consistente e consegue manter sempre um bom nível, que assegurámos até à entrada do Safety Car. Depois a entrada para a troca de pilotos foi fundamental para o resultado. Poderia ter entrado mais cedo, pois apanhei muito tráfego na última que fiz", referiu o piloto.

"Nem sempre é o carro mais rápido que ganha as corridas, mas estávamos todos preparados para fazer uma boa corrida e o João esteve, mais uma vez, impecável. Para amanhã, teremos além do tempo obrigatório de paragem, 15 segundos de handicap, que será maior que o dos nosso principais adversários, o que aliado ao facto de partir de terceiro nos perspetiva uma corrida difícil, mas estamos esperançados em mais um bom resultado".

Já João Figueiredo entrou em pista a "atacar ao máximo em busca do primeiro lugar para o pressionar. Fiz duas voltas ao ataque quando recebi a informação que liderava a corrida. Algo que já esperávamos era o facto de neste circuito a corrida poder resolver-se na boxe. Depois da nova entrada do safety car em pista acabou-se a história. Mais uma vez o nosso Audi R8 LMS revelou-se fantástico e foi um importante trunfo para esta vitória".

Para amanhã, o piloto conimbricense parte de terceiro, "o que torna tudo mais difícil. Foi pena não ter conseguido a pole e, assim, estaremos mais tempo parados na troca de pilotos, mas veremos como corre. Aqui é difícil ultrapassar, mas a Taça de Portugal de Circuitos é a soma de duas corridas e a de hoje foi apenas a primeira mão".

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
António Félix da Costa termina em sétimo esta manhã na F3 Britânica

António Félix da Costa voltou a ser um dos animadores da corrida desta manhã da Fórmula 3 Britânica no Nürburgring, com o piloto luso a terminar em sétimo após um incidente com Will Buller à quarta volta.

d18177ad.jpeg


A vitória foi para Jack Harvey, que conseguiu o seu primeiro triunfo no campeonato, dominando a prova depois de assumir o comando logo na primeira curva. Em segundo lugar ficou Rupert Svendsen-Cook, sendo seguido de Pedro Nunes, companheiro de equipa de Félix da Costa na Hitech.

O piloto português estava em luta pelo terceiro posto com Will Buller, quando no reinício da prova após um período de safety car (devido a toque entre Fahmi Ilyas e Pietro Fantin), Buller e Félix da Costa também eles se tocaram e acabaram por atrasar o português e causar o abandono ao seu adversário. Daí, o piloto luso recuperou até ao sétimo posto final.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Chevrolet ganha 1ª corrida na Boavista

Tiago Monteiro 4º no WTCC

Alain Menu dominou a primeira corrida do WTCC no circuito da Boavista, num prova onde Tiago Monteiro conseguiu um quarto lugar de sonho.


15dc44fa.jpeg


Como era de esperar, os três Chevrolet Cruze oficiais mantiveram-se na frente sem dar margem para réplica aos adversários. Alain Menu liderou a corrida do princípio ao fim, enquanto Yvan Muller defendeu-se habilmente do seu colega Robert Huff, que insistiu em mostrar-se até ao fim.

Tiago Monteiro passou para o quarto lugar com uma ultrapassagem in extremis a Gabriele Tarquini, na primeira curva, colocando-se entre o Leon do seu colega de equipa e o muro de proteção. Tom Coronel ficou mais atrás no sexto posto. Robert Dahlgren, no Volvo, viu o sétimo lugar atacado por Norbert Michelisz, o melhor independente.

Apesar de dois acidentes, a prova desenrolou-se sem a necessidade de qualquer intervenção do safety car.

Autosport
 

Responder

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
2,339
Gostos Recebidos
0
Tiago Monteiro em 3.ª na segunda prova do Circuito da Boavista

O piloto português Tiago Monteiro, em SEAT Leon, subiu ao terceiro lugar do pódio da segunda corrida do Mundial de Turismo no Circuito da Boavista, no Porto, ganha pelo inglês Robert Huff, em Chevrolet.

Com o terceiro e quarto lugares obtidos nas duas provas da sexta jornada do WTCC realizadas no Porto, Tiago Monteiro recuperou o 4.º lugar no mundial de pilotos, que tinha perdido em Brno, na República Checa.

Tiago Monteiro, que tinha partido do quarto lugar da "grelha", conquistou uma posição ao beneficiar de uma penalização imposta ao italiano Stefano D'Aste, em BMW 320, por falsa partida da "pole position".

D'Aste, que contra todas as expectativas largou do primeiro lugar da "grelha", formou uma espécie de tampão aos pilotos mais rápidos, nomeadamente aos dois Chevrolet de Yvan Muller e Robert Huff.

Tanto Yvan Muller, ultrapassado já perto do final da corrida por Robert Huff, como o próprio inglês -- que dilatou a vantagem na liderança do Mundial -- conseguiram ultrapassar Stefano D'Aste, ainda antes de o italiano cumprir a penalização.

Já Tiago Monteiro, que teve o "lento" Stefano D'Aste à sua frente durante grande parte da prova, só à oitava das 11 voltas conseguiu assumir o terceiro lugar e partir em perseguição aos dois primeiros.



In:JN
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
WTCC: Tiago Monteiro no pódio do Circuito da Boavista

Robert Huff bateu o colega de equipa Yvan Muller e venceu segunda corrida do WTCC na Boavista

294x276


O piloto português Tiago Monteiro, em Seat Leon, subiu este Domingo, ao terceiro lugar do pódio da segunda corrida do Mundial de Turismo no Circuito da Boavista, no Porto, ganha pelo inglês Robert Huff, em Chevrolet. Com o terceiro e quarto lugares obtidos nas duas provas da sexta jornada do WTCC realizadas no Porto, Tiago Monteiro recuperou o 4º lugar no mundial de pilotos, que tinha perdido em Brno, na República Checa.

Tiago Monteiro, que tinha partido do quarto lugar da ‘grelha’, conquistou uma posição ao beneficiar de uma penalização imposta ao italiano Stefano D’Aste, em BMW 320, por falsa partida da ‘pole position’.

D’Aste, que contra todas as expectativas largou do primeiro lugar da ‘grelha’, formou uma espécie de tampão aos pilotos mais rápidos, nomeadamente aos dois Chevrolet de Yvan Muller e Robert Huff.

Tanto Yvan Muller, ultrapassado já perto do final da corrida por Robert Huff, como o próprio inglês – que dilatou a vantagem na liderança do Mundial – conseguiram ultrapassar Stefano D’Aste, ainda antes de o italiano cumprir a penalização.

Já Tiago Monteiro, que teve o “lento” Stefano D’Aste à sua frente durante grande parte da prova, só à oitava das 11 voltas conseguiu assumir o terceiro lugar e partir em perseguição aos dois primeiros.

Stefano D’Aste, com um carro mais lento do que os Chevrolet, sentiu sempre a pressão dos perseguidores e acabou por terminar no 12.º lugar, muito por culpa da penalização, com direito a um ‘pião’ na última volta.

Quarto na primeira corrida

Na primeira corrida, a Chevrolet ocupou os três lugares do pódio em mais uma demonstração de superioridade do Cruze, com o suíço Alain Menu a vencer, na frente do francês Yvan Muller e o inglês Robert Huff. Tiago Monteiro, que partiu com o quinto melhor tempo da qualificação, venceu o duelo directo com o seu colega de equipa, o italiano Gabriele Tarquini, conquistando um excelente quarto lugar.

O holandês Tom Coronel, em BMW 320tC, e o sueco Robert Dahlgren, em Volvo C30, terminaram em sexto e sétimo lugares, respeCtivamente, enquanto o húngaro Norbert Michelisz, em BMW 320tC, venceu o Troféu Yokohama.

Um dos momentos chave da prova de Tiago Monteiro aconteceu logo na primeira das 11 voltas, quando o piloto portuense aproveitou da melhor forma um contacto entre Robert Huff e Gabriele Tarquini para ultrapassar o italiano.

Com o quarto e o terceiro lugares conquistados este fim-de-semana, Tiago Monteiro somou na sua terra Natal o terceiro pódio da época, de um total de 15 presenças ao longo da sua carreira no WTCC.

Classificação da primeira corrida:

1. Alain Menu, Sui, Chevrolet, 23.22,763 minutos.
2. Yvan Muller, Fra, Chevrolet, 23.24,025.
3. Robert Huff, Ing, Chevrolet, 23.24,282.
4. Tiago Monteiro, POR, SEAT Leon, 23.28,473.
5. Gabriele Tarquini, Ita, SEAT Leon. 23.33,220.
6. Tom Coronel, Hol, BMW 320, 23.35,000.
7. Robert Dahlgren, Sue, Volvo C30, 23.39,456.
8. Norbert Michelisz, Hun, BMW 320, 23.40,019.
9. Michel Nykjaer, Din, SEAT Leon, 23.40, 487.
10.Stefano D’Aste, Ita, BMW 320, 23.40, 995.

Classificação da segunda corrida:

1. Robert Huff, Ing, Chevrolet, 23.24,533 minutos.
2. Yvan Muller, Fra, Chevrolet, 23.26,330.
3. Tiago Monteiro, POR, SEAT Leon, 23.33,261.
4. Norbert Michelisz, Hun, BMW 320, 23.34,285.
5. Tom Coronel, Hol, BMW 320, 23.34,592.
6. Alain Menu, Sui, Chevrolet, 23.22,763.
7. Gabriele Tarquini, Ita, SEAT Leon, 23.37,382.
8. Franz Engstler, Ale, BMW 320, 23.44,007.
9. Darryl O’Young, HKG, Chevrolet, 23.48,680.
10.Fredy Barth, Sui, SEAT Leon, 23.50,320.



Autoportal
 
Última edição:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
DTM - Norisring: Filipe Albuquerque com dificuldades à chuva

Com a chuva a marcar presença em toda prova em Norisring, a ronda do DTM ficou marcada pelo arranque e término da prova com o safety car em pista. Filipe Albuquerque partiu da 16ª posição, lugar que viria a manter durante toda a corrida.

7c6dca2b.jpeg


O piloto português da Audi não se mostrou satisfeito com o resultado desta prova :" A corrida foi complicada. A sair da cauda do pelotão já é por si uma tarefa difícil, depois senti alguma falta de andamento. Quando finalmente comecei a fazer bons tempos por volta, foi na altura da troca de pneus. O carro ficou muito difícil de guiar e foi impossível fazer melhor".

Apesar do resultado conseguido este fim de semana em Norisring, Filipe Albuquerque quer agora centrar as atenções na próxima jornada, em Nürburgring a 6 e 7 de Agosto: "Não vale a pena ficar a lamentar resultados. Há que olhar em frente e procurar fazer melhor. Que venha a próxima"
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
6 Horas de Imola: Peugeot conquista 'dobradinha'; Lamy teve problemas e Barbosa no pó

A Peugeot conquistou hoje uma 'dobradinha' nas 6 Horas de Imola, prova a contar para o Intercontinental Le Mans Cup (ILMC), com Sébastien Bourdais e Anthony Davidson a subirem ao lugar mais alto do pódio. Quanto aos pilotos portugueses em contenda, o BMW de Pedro Lamy e Dirk Werner viu-se afetado já na fase final devido a problemas mecânicos, enquanto João Barbosa, no Lola-HPD da Level 5 Motorsports, garantiu um interessante terceiro lugar na classe LMP2.

fd618c91.jpeg


Se em Le Mans, a Audi foi superior à Peugeot, a marca francesa apostou no circuito italiano de Imola em obter uma pequena 'vingança'. Com efeito, se nas primeiras voltas a alternância posicional entre os 908 e os R18 TDI deixava antever uma prova discutida, a passagem das horas começou a revelar um maior domínio dos carros gauleses. Na partida, Bourdais liderou com Marcel Fassler no Audi a rodar sempre a escassos segundos, mas perdendo mais tempo no tráfego e nas dobragens, depressa se viram ultrapassados também por Franck Montagny, no segundo 908, que se encontrava em terceiro. Daí em diante, os dois 908 começaram a fugir dos demais, ainda para mais sendo os Audi não tão velozes e, sobretudo, tão poupados quanto os 908.

E na frente da corrida, a ordem não mais se alterou com o Peugeot número 7 a ficar na frente do número 8, este pilotado por Montagny e Stéphane Sarrazin na linha de meta. Sem argumentos, os Audi tiveram que se contentar com o terceiro e o quarto posto, tendo o carro de Fassler e Timo Bernhardt cruzado a meta no lugar mais baixo do pódio e o de Allan McNish e Tom Kristensen na quarta posição. Este resultado permitiu à Peugeot afastar-se um pouco mais na liderança do campeonato ILMC, sendo agora a diferença de 43 pontos a três provas para o final.

Nos GTE Pro, a BMW liderou com grande à vontade a primeira parte da prova, mas no final seriam dois Ferrari 458 Italia a figurarem nos lugares mais altos do pódio. Isto porque o BMW que durante muito tempo liderou, o número 55 de Augusto Farfus e Jorg Müller, viu-se penalizado num minuto já perto do final devido a um erro numa paragem nas boxes, deixando via aberta para os dois carros da AF Corse concretizarem uma 'dobradinha', com Jaime Melo e Toni Vilander a baterem Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni. No lugar mais baixo do pódio ficou o BMW de Farfus e Müller. Quanto ao M3 GT número 56 partilhado por Pedro Lamy e Dirk Werner, rodou durante bastante tempo atrás do seu companheiro de equipa no segundo posto, mas problemas com o sistema de ar condicionado à entrada da última hora condenaram a dupla a perder qualquer esperança de um bom resultado. Na classificação geral, surgem classificados no oitavo posto da classe GTE Pro, mas a 16 voltas do vencedor.

Na classe LMP2, a Greaves Motorsport saiu vencedora, com o Zytek-Nissan pilotado por Oijeh, Lombard e Kimber-Smyth a subirem ao lugar mais alto do pódio, na frente do ORECA 03-Nissan da Signatech Racing, com Mailleux, Ordonez e Ayari. No lugar mais baixo do pódio ficou o Lola-HPD da Level 5 Motorsport, pilotado por João Barbosa, Scott Tucker e Christophe Bouchot, tendo conseguido efetuar uma prova bastante consistente e sempre a subir posições.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
WTCC - Boavista: Tiago Monteiro: "Dificilmente podia ter feito melhor"

Português conseguiu recuperar o quarto lugar no mundial de pilotos, atrás dos insuperáveis Chevrolet

294x276


O piloto português Tiago Monteiro, que ficou em terceiro lugar na segunda corrida da prova do Mundial Turismo (WTCC), no Circuito da Boavista, disputada no Porto, considerou que dificilmente poderia ter superado Robert Huff e Yvan Müller, que conquistaram os dois primeiros lugares na corrida.

“Enquanto estiverem esses azulinhos [da Chevrolet] à nossa frente, dificilmente se faz melhor”, afirmou o piloto, que assim retoma a quarta posição no campeonato, após a estreia que definiu como “um desastre total” do motor 1.6 Turbo do seu Seat Leon a 19 de Junho, na República Checa.

Na primeira corrida desta sexta etapa do campeonato, Tiago Monteiro foi o quarto mais rápido, perdendo para os três pilotos da equipa da marca norte-americana, mas durante a tarde aproveitou a penalização do BMW 320tC de Stefano D’Aste – obrigado a passar nas boxes devido a uma falsa partida – e colocou-se atrás de Huff e Müller.

“Fiquei è frente dos outros todos e isso é que era importante”, observou. “Recuperei a quarta posição no campeonato e estou muito satisfeito”, acrescentou.

Tiago Monteiro admite que, depois do que se passou a 19 de Junho, “não pensava que isso fosse possível”, mas confessa que para essa prestação ajudou o desenvolvimento do motor que no circuito de Brno o decepcionou.

“A equipa fez um excelente trabalho para ganhar competitividade em tão pouco tempo e agora temos um carro que já está muito, muito melhor. Parece outro carro”, referiu o piloto português.

A sétima etapa do WTCC é em Donington, Inglaterra, no próximo dia 17, e, até lá, Tiago Monteiro anuncia que ainda tem “muito trabalho a fazer”, considerando a concorrência que enfrenta por parte dos pilotos da Chevrolet.

“Eles têm bastante tempo de avanço e começaram a trabalhar muito cedo no seu motor”, explica. “Mas pelo menos temos capacidade para estar no pódio, como se viu hoje”, concluiu.

Autoportal
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Circuito da Boavista: Equipa da C.A.M. leva de vencida fim de semana da Transit Troph

João Baptista (M.Coutinho/Ibertal) arrancou 'a ferros' mais um triunfo, desta feita na competição disputada hoje no Circuito da Boavista. O piloto portuense venceu, mas não conseguiu, ainda assim, impedir que a C.A.M fizesse a festa na qualidade de vencedora do fim de semana, por ter assegurado a maior pontuação após o triunfo de ontem de Pedro Salvador e do terceiro lugar de José Pedro Leite hoje

d5e68f18.jpeg


Logo desde o arranque, o autor da pole José Pedro Leite sentiu os ataques de João Baptista, acabando por ser um toque deste último a meio da quarta volta a fazê-lo cair para o terceiro posto. Este foi, afinal, o momento decisivo da corrida e que Baptista comentou, esclarecendo que "não tinha, em definitivo, intenção de bater na carrinha do José Pedro Leite. Já tinha tentado ultrapassá-lo várias vezes sem sucesso e naquele local ele fez uma manobra muito rápida para me tentar fechar e acabei por lhe tocar. Sinceramente, aquilo que acho é que foi uma situação normal de corrida e tenho pena que o entendimento exterior possa ser outro. Já lhe pedi desculpa pelo sucedido, mas, não consegui evitar o toque que, infelizmente, fez com que a luta pelo triunfo não se mantivesse até final".

Naturalmente pouco agradado com este desfecho, José Pedro Leite (C.A.M.) também lamentou o acidente, referindo que "é pena que as coisas tenham acontecido desta forma, principalmente entre dois amigos. Foi um toque fulcral, já que não só me fez perder dois lugares, como podia ter tido consequências bem mais sérias, dado que bati violentamente nos pneus. A partir daí achei que tinha que pensar exclusivamente no campeonato e tentei garantir que a C.A.M. somava pontos suficientes para ganhar o fim de semana, como acabou por acontecer".

Com uma corrida muito inteligente, Jorge Areia (Daro) assegurou o segundo posto, lugar bastante saboroso nomeadamente depois do desaire de ontem com Rui Azevedo. Apesar de a Transit da Beta/Eni ter acusado alguma fadiga de travões, Valter Cardoso terminou no quarto posto, à frente do convidado da Ford e da QF, João Bica que se surpreendeu a si mesmo com o resultado obtido.

"Para mim era claro que andar ao ritmo dos da frente era impossível portanto digamos que soube sempre onde era o meu lugar. Mesmo assim diverti-me bastante. Os tempos que fiz e constância dos mesmos agradou-me bastante. Este convite da Ford e da QF para guiar a Transit permitiu-me regressar às pistas e, ainda para mais, a experiência foi muito agradável. Foi um fim de semana excelente", afirmou o antigo campeão de ralis.

1º João Baptista (M.Coutinho/Ibertal), 12 voltas em 32m02,965s
2º Jorge Areia (Daro), a 1,969s
3º José Pedro Leite (C.A.M), a 9,793s
4º Valter Cardoso (Beta/Eni), a 17,036s
5º João Bica (Ford/QF), a 28,275s
6º Tiago Ribeiro (M.Coutinho/Douro In), 39,751s
7º Filipe Martins (Auto Rabal/Espoauto), a 47,047s
8º Domingos Pinheira (Mivex), 51,225s
9º João Fontainhas (FIAAL), a 1m15,925s
10º Nuno Santos (StockCar), a 1 volta

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Taça de Portugal de Circuitos: Campaniço e Figueiredo vencem o 'caneco' na Boavista

César Campaniço e João Figueiredo conquistaram hoje a Taça de Portugal de Circuitos na Boavista, alcançando assim mais um troféu para juntarem ao seu palmarés. A prova, contudo, perdeu logo um dos seus potenciais animadores ainda antes da partida e, logo, o piloto que partia da pole position.

20f9bc7c.jpeg


Para José Carlos Ramos, um exagero na volta de aquecimento e formação da grelha de partida para a prova, ainda com os pneus frios, levou o Lamborghini a embater nos ralis do início da Avenida da Boavista, colocando desde logo um ponto final nas suas ambições. Daí, a corrida contou com o Mercedes SLS AMG de José Pedro Fontes e Miguel Barbosa e Campaniço e Figueiredo como principais animadores na luta pelo comando, com as paragens nas boxes a ditarem a saída do carro de Fontes na primeira posição e Campaniço em segundo, com este a iniciar então uma fase de gestão da sua prova.

No lugar mais baixo do pódio terminou o segundo SLS GT3 da Sports & You, com Luís Silva e António Coimbra a imporem o carro do Vodafone Team a António Nogueira, com o Porsche 911 GT2, embora este tenha ficado a uma volta dos vencedores. Michael Kozlovzskiy terminou em quinto com o seu SEAT Leon Supercopa, naquele que foi o melhor dos Turismos, logo na frente de Kyrill Ladygin, em carro idêntico.

Fim-de-semana produtivo tiveram também Francisco Carvalho e Miguel Ferreira, com os pilotos do Aston Martin Vantage a repetirem a vitória entre os GT4 impondo-se, desta feita, à dupla do Ferrari 360 Challenge da Portimão Racing Team, Francisco Guedes/José Monroy, que ocuparam o oitavo posto. A nível nacional, os melhores representantes dos Turismos foram Fábio Mota/David Saraiva, também com um SEAT Leon Supercopa.

Relativamente à classificação do Iberian Supercars Trophy José Pedro Fontes e Miguel Barbosa mantêm a liderança, com a diferença pontual para César Campaniço e João Figueiredo a não sofrer qualquer alteração no final do Circuito da Boavista 2011.

1. M. Barbosa/ J. Pedro Fontes . Mercedes SLS AMG . GT3 50:46.080
2. J. Figueiredo/ C. Campaniço . Audi R8 . GT3 a 28.481
3. L. Silva / A. Coimbra . Mercedes SLS AMG . GT3 a 1:12.868
4. A.Nogueira . Porsche Cayman . GT2 a 1 volta
5. M. Kozlovskiy . Seat Leon SuperCopa . T1 a 1 volta
6. K. Ladigyn . Seat Leon SuperCopa . T1 a 1 volta
7. F. Carvalho/ M. Ferreira . Aston Martin Vantage . GT4 a 1 volta
8. J. Monroy/ F. Guedes . Ferrari 360 Cm
9. F. Mota/ D. Saraiva/ . Seat Leon SuperCopa . T1 a 2 voltas
10. G. Manahu . Seat Leon SuperCopa . T1 a 2 voltas
11. P. Salvador/ P. Marreiros . Porsche Cayman . Gt4 a 2 voltas
12. C. Vieira/ J. Didier . Ginetta G50 . GT4 a 2 voltas
13. J. Santos . Seat Leon Super Copa . T1 a 4 voltas
14. J.Azacarate . Seat Leon Super Copa . T1 a 4 voltas
15. J. Meireles / V. Ramos. NissanFailadzy (Z33) . Gt4 a 4 voltas
16. R. Ferreira da Silva/ M.Pereira/ . Toyota Corolla Sport . T2 a 5 voltas

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Yvan Muller 'atira-se' a Robert Huff

Com os resultados das duas corridas do fim de semana, acentuou-se ainda mais o domínio dos Chevrolet, que somaram no Porto a 11ª vitória, em doze corridas, e só um experiente Gabriele Tarquini logrou bater a armada "Chevy" em Zolder. Nas restantes corridas, seis vitórias de Robert Huff, três de Alain Menu e duas de Yvan Muller consubstanciam um domínio de "campeonato completamente à parte", com a nota positiva para o facto de ser, neste momento, um português o 'líder' dos "outros": Tiago Monteiro.

f088bb45.jpeg


Fruto da sua regularidade, Yvan Muller, mesmo só vencendo por duas vezes conseguia, antes deste fim de semana, estar a uma vitória de distância do piloto inglês, mas o que se passou no Porto entre os dois poderá despoletar uma "guerra" em interessante para os adeptos, pois na segunda corrida, quando Yvan Muller liderava, Huff passou o seu companheiro de equipa cortando uma chicane, isto depois dos dois Cruze se terem tocado, espelho com espelho, na reta. Para Yvan Muller, as coisas são claras:

"Passei corretamente na primeira chicane e o Rob cortou-a. Se é assim, poderei fazer o mesmo nas próximas corridas. O regulamento prevê que um piloto ceda a posição, se cortar uma chicane para ultrapassar.", referiu o francês, que no pódio confrontou o seu colega de equipa, que se limitou a encolher os ombros...

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Álvaro Parente "esperançado em obter bom resultado" em Silverstone

Álvaro Parente irá disputar no próximo fim de semana a ronda de Silverstone da GP2 Series, estando o piloto português confiante em alcançar um bom resultado no evento caseiro da Carlin.

830f69b3.jpeg


A ronda que integrou o Grande Prémio da Europa foi abordada pela Carlin e por Álvaro Parente como uma sessão de testes, uma vez que era necessário que se passasse por uma fase de adaptação entre piloto e equipa, mas as conclusões técnicas alcançadas permitem ao português olhar para a etapa de Silverstone com otimismo.

"Consegui perceber em Valência que o carro tem uma base bastante competitiva e, com as modificações que temos previstas, considero que poderemos alcançar bons resultados em Silverstone. Descobrimos algumas boas soluções na segunda prova espanhola que, caso produzam os efeitos esperados, nos permitirão progredir. Porém, o plantel da GP2 é muito competitivo e todas as equipas tentam melhorar ao longo da temporada", afirmou o piloto que é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do McLaren MP4-12C GT3.

O histórico circuito inglês, no qual se disputará no próximo fim de semana o Grande Prémio da Grã-Bretanha, foi palco de grandes modificações, embora isso não deixe o piloto muito preocupado. "Já venci em Silverstone, mas o circuito está bastante alterado e irá constituir uma novidade para mim. No entanto, adapto-me rapidamente a novos traçados e considero que isso não será um problema, o que me deixa esperançado em obter um bom resultado no próximo fim de semana", concluiu o português.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Ocean Racing Technology quer pontuar em Silverstone

A Ocean Racing Technology tem no próximo fim de semana um novo desafio no circuito britânico de Silverstone. A equipa portuguesa está confiante depois do desempenho demonstrado nas corridas do GP da Europa em Valência, Espanha.

73df06d2.jpeg


"Em Valência parti de 26º e acabei no top 10, por isso espero que em Silverstone a qualificação me corra melhor, por forma a ter outras ambições na corrida. Acho que esta pista me pode ajudar. De qualquer forma não vai ser fácil, é um traçado duro, muito rápido e temos de contar com o 'maravilhoso' clima inglês. Vai ser divertido", disse Kevin Mirocha, com um toque de ironia quando se referiu ao clima britânico.

Também Johnny Cecotto Jr. está confiante num bom resultado: "Temos evoluído e já mostrámos que podemos ser muito rápido. Sem os erros involuntários de Valência, Silverstone pode acabar com um resultado muito positivo para a Ocean e terminar nos pontos seria excelente. Vai ser uma corrida muito rápida e com as equipas muito perto umas das outras, mas acredito que podemos alcançar os nossos objetivos", disse Cecotto.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Novos carros da NASCAR ganham forma

A NASCAR revelou novas especificações da base do carro que irá ser visto nas pistas norte-americanas em 2013 e agora só fica a faltar a parte relativa aos diversos Construtores. A mudança estética passa por tornar mais parecidos os carros com as suas versões originais, de modo a poderem ser mais facilmente identificados pelo público.

fcf0d9e1.jpeg



A Dodge deverá tornar o carro mais parecido com um Charger, enquanto a Toyota vai manter-se fiel ao Camry. A Ford considera mudar para o Mustang, enquanto do lado da Chevrolet nada se sabe, por enquanto. A NASCAR já tem a base dos carros que vão correr em 2013, e agora é a vez dos Construtores 'conversarem' e entenderem-se, relativamente às partes comuns e às que vão ter mais liberdade.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Álvaro Parente parte de segundo para primeira corrida da GP2 Series

Álvaro Parente vai partir do segundo lugar da grelha para a primeira corrida da GP2 Series em Silverstone, com o piloto da Carlin a destacar-se numa sessão em que a chuva jogou um papel decisivo na definição da grelha de partida. Quanto à Ocean Racing Technology (ORT), Johnny Cecotto jr foi o único representante da formação lusa, obtendo o 11º posto, enquanto Kevin Mirocha não pôde tomar parte na sessão em virtude de uma lesão num ombro.

d401fff2.jpeg


Com a chuva a marcar presença no traçado de Silverstone, por vezes com intensidade, os pilotos viram a sua tarefa dificultada ao longo da sua sessão de qualificação, acabando por ser Jules Bianchi a ficar com a pole position, graças a uma volta em 1.58,531s. Parente ficou a 0,440s do francês da Lotus ART, enquanto Romain Grosjean (DAMS) foi o terceiro. Este irá, no entanto, perder dez posições na grelha de partida devido ao acidente causado na partida da corrida em Valência.

Da parte da Ocean Racing, Johnny Cecotto esteve em melhor forma do que nesta manhã, firmando o 11º melhor tempo, embora acabe por subir uma posição com a penalização de Grosjean.

1 J. Bianchi Lotus ART 1.58,531
2 Á. Parente Carlin 0.440
3 R. Grosjean DAMS 0.489
4 C. Vietoris Racing Engineering 0.612
5 D. Clos Racing Engineering 1.350
6 M. Chilton Carlin 1.421
7 M. Ericsson iSport International 1.513
8 E. Gutiérrez Lotus ART 1.578
9 S. Bird iSport International 1.644
10 C. Pic Barwa Addax Team 1.692
11 J. Cecotto Ocean Racing Technology 1.769
12 J. Palmer Arden International 1.931
13 D. Valsecchi Caterham Team AirAsia 1.996
14 M. Herck Scuderia Coloni 1.998
15 J. Leal Rapax 2.396
16 P. Varhaug DAMS 2.672
17 L. Filippi Super Nova Racing 2.784
18 K. Ceccon Scuderia Coloni 3.285
19 G. Van Der Garde Barwa Addax Team 3.363
20 L. Razia Caterham Team AirAsia 3.391
21 S. Coletti Trident Racing 4.150
22 J. Král Arden International 4.269
23 R. González Trident Racing 4.737
24 F. Fauzy Super Nova Racing 5.987

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
DTM revela detalhes do evento no Estádio de Munique

O evento do próximo fim de semana do DTM em Munique, numa prova extra campeonato, encaixa-se no estilo Race of Champions, decorrendo durante dois dias e com o objetivo de aproximar a modalidade dos fãs.

effbfa4a.jpeg


No sábado vão decorrer corridas inter-construtores, com os pilotos da Audi a correr entre si, assim como os pilotos da Mercedes, durante quatro voltas. A ronda inicial contará com os nove pilotos habituais da Audi e Mercedes, com os oito mais rápidos de cada construtor a passar para os quartos-de-final, com as rondas seguintes a funcionarem como eliminatórias.

Haverá finais da Audi e Mercedes com os vencedores de cada construtor a defrontar-se na grande final para definir do vencedor de sábado.

No domingo, haverá uma corrida entre os 16 pilotos que participaram nos quartos-de-final do dia anterior. Ao contrário de sábado, os pilotos da Audi e da Mercedes vão defrontar-se desde o início e cada corrida terá uma pit stop obrigatória, com os vencedores das duas semifinais a defrontar-se no final do dia.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Álvaro Parente: "A meteorologia será muito importante na corrida desta tarde"

Partindo da segunda posição para a primeira corrida da GP2 Series em Silverstone, Álvaro Parente manifestou-se bastante satisfeito com a sua prestação na qualificação, sobretudo em condições bastante complicadas como as que se verificaram ontem, com a pista bastante molhada.

253f5216.jpeg


Para a Carlin, este é o melhor resultado na categoria, com o piloto luso a confessar-se "muito feliz com este resultado! Estávamos conscientes de que as condições climatéricas teriam um papel preponderante ao longo da qualificação e, por isso, sabia que teria que atacar desde o início. É uma pena não ter alcançado a pole position, mas estou satisfeito com o segundo lugar".

Para a corrida desta tarde, o piloto português tem como objetivo protagonizar uma boa prestação, embora se afirme consciente das dificuldades que terá pela frente: "A meteorologia voltará a ser muito importante. Durante a manhã [de ontem] não tive a possibilidade de rodar consistentemente com a pista seca, devido a um problema técnico, mas julgo que, ainda assim, estaremos competitivos na corrida da tarde de sábado", afirmou.

A prova de Álvaro Parente poderá ser seguida em direto através do canal Sport TV1, a partir das 14h40.

Autosport
 
Topo