• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Velocidade / WTCC

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
ORECA lidera primeira sessão em Paul Ricard; ASM em segundo nos P2

A primeira sessão de treinos livres para a corrida deste fim-de-semana da Le Mans Series foi liderada pelo Peugeot 908 HDI da ORECA, com Olivier Panis, Nicolas Lapierre e Stéphane Sarrazin a baterem o Audi R15 TDI de Dindo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish por 0,243s. Na luta pela categoria LMP2, o carro da Quifel ASM ficou com o segundo posto, sendo batido pelo Strakka HPD.
c183da17.jpeg

Na frente da tabela de tempos no circuito de Paul Ricard, outro carro da equipa ORECA ficou no terceiro posto, este construído pela própria equipa, ficando a cerca de meio segundo do 908 HDI, ao passo que o melhor dos Lola da Rebellion ficou com o quinto posto.

Na classe LMP2, a Strakka viu o seu empenho com o HPD (antigamente conhecido como Acura na American Le Mans Series) ser recompensado neste primeiro ensaio, batendo o Ginetta de Miguel Amaral, Olivier Pla e Warren Hughes por cerca de um segundo.

Quanto às restantes categorias, se nos GT1 o Saleen da Larbre Competition foi inequivocamente o melhor, já que é o único da categoria, nos GT2 a luta foi mais intensa, se bem que os Ferrari F430 tenham levado a melhor. Destes, o melhor foi o carro da CRS Racing, pilotado por Andrew Kirkaldy e Tim Mullen, batendo o carro da AF Corse e o Porsche de Richard Westbrook e Marco Holzer.

1 Panis/Lapierre/Sarrazin P1 ORECA Peugeot 1.44,154s 28 Voltas
2 Capello/Kristensen/McNish P1 Audi +0,243 19
3 Ayari/Andre/Duval P1 ORECA +0,506 21
4 Prost/Jani P1 Rebellion Lola +0,646 25
5 Belicchi/Boullion/Smith P1 Rebellion Lola +1,414 22
6 Fernandez/Primat/Mucke P1 Aston Martin +1,855 22
7 Ragues/Mailleux/Ickx P1 Signature Aston +2,953 27
8 Leventis/Watts/Kane P2 Strakka HPD +4,006 24
9 Mansell/Mansell/Mansell P1 Beechdean Ginetta +4,118 11
10 Amaral/Pla/Hughes P2 Quifel Ginetta +4,911 20
11 Erdos/Newton/Wallace P2 RML Lola +5,397 21
12 Geri/Piccini/Piccini P2 Racing Box Lola +6,067 21
13 Hein/Moreau P2 Oak Pescarolo +6,770 21
14 Ojjeh/Greaves/Ebbesvik P2 Bruich. Ginetta +6,789 23
15 Salini/Salini/Gommendy P2 WR-Zytek +8,893 24
16 Cioci/Perazzini/Ardizzone P2 Racing Box Lola +9,360 23
17 Toulemonde/Zollinger/Zampatti LC Formula Le Mans +11,996 25
18 Zacchia/Moro/Kaufmann LC Formula Le Mans +12,360 27
19 Beche/Pillon/Capillaire LC Formula Le Mans +12,425 25
20 Frey/Meichtry/Dueck P2 Race Perf. Radical +12,463 21
21 Kraihamer/de Crem/Delhez LC Formula Le Mans +12,700 23
22 Pourtales/Noda/Kennard P2 KSM Lola +12,784 10
23 Stirling/Hines/Piscopo LC Formula Le Mans +14,385 27
24 Schell/Metz/da Rocha P2 Pegasus Courage +14,517 14
25 Gardel/Goueslard/Canal GT1 Larbre Saleen +14,801 17
26 Kirkaldy/Mullen GT2 CRS Ferrari +14,825 20
27 Barlesi/Cicognani/Chalandon LC Formula Le Mans +15,485 25
28 Bruni/Melo GT2 AF Cornse Ferrari +15,817 20
29 Kutemann/Basso/Hartshorne LC Formula Le Mans +15,941 22
30 Holzer/Westbrook GT2 Prospeed Porsche +16,247 16
31 Bell/Turner GT2 JMW Aston Martin +16,283 23
32 Lieb/Lietz GT2 Felbermayr Porsche +16,314 20
33 Farnbacher/Simonsen GT2 Farnbacher Ferrari +16,559 26
34 Fisichella/Vilander/Alesi GT2 AF Corse Ferrari +16,603 23
35 Ehret/Quaife/Kaffer GT2 CRS Ferrari +16,804 21
36 Companc/Russo GT2 AF Corse Ferrari +17,005 26
37 Narac/Pilet GT2 IMSA Porsche +17,268 24
38 Dumbreck/Coronel/Bleekemolen GT2 Spyker +17,692 23
39 Ragginger/Ried/Long GT2 Felbermayr Porsche +18,462 21
40 Muller/Werner GT2 BMW +18,769 29
41 Lahaye/Nicolet P2 Oak Pescarolo Sem tempo
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Pedro Lamy sobe ao pódio no Nordschleife

26042010_lamy_500.jpg

Pedro Lamy concluiu a terceira ronda do Campeonato VLN de Resistência, que teve lugar no passado fim-de-semana, no circuito alemão de Nordschleife, na segunda posição.

O resultado é um bom indicador para o piloto português e para a equipa BMW Motorsport, que concluiu a sua intensa jornada de testes de preparação para as 24 Horas de Nürburgring, com os seus dois carros no pódio.

«Este último teste de preparação para as 24 Horas de Nürburgring foi muito positivo. A equipa realizou um excelente trabalho de preparação e o carro evoluiu bastante entre estas duas últimas corridas. Temos um carro bastante competitivo e julgo que teremos boas hipóteses de lutar pela vitória das 24 Horas», afirmou Pedro Lamy.

A vitória das 4 horas de Nordschleife acabou por pertencer à dupla do Porsche 911 GT3 R, Chris Mamerow e Wolf Henzler, com Pedro Lamy, Augustus Farfus e Jorg Muller (BMW M3 GT2), na segunda posição e Dirk Werner, Dirk Müller, Andy Priaulx e Dirk Adorf (BMW M3 GT2), no terceiro posto.

A prova ficou, ainda, marcada pelo trágico acidente que vitimou o piloto alemão Leo Lowenstein.
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
WTCC: Tiago Monteiro quinto no Mundial

O português Tiago Monteiro (Seat Leon) conseguiu um terceiro e um quarto lugar na segunda etapa do Campeonato de Mundo de Carros de Turismo (WTCC) que decorreu em Marraquexe, Marrocos, e subiu ao quinto lugar da geral.

Tiago Monteiro foi terceiro na corrida inaugural, tendo conseguido o quarto lugar na segunda corrida, que contou apenas com duas voltas.

O português subiu assim à quinta posição do Mundial de pilotos, com 33 pontos.

O circuito italiano de Monza recebe entre 21 e 23 de Maio a próxima corrida do WTCC.
"abola"
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Desafio de peso para Tiago Monteiro em Monza

Tiago Monteiro estará no próximo fim-de-semana no circuito italiano de Monza para a terceira e quarta rondas do WTCC.

O piloto português quer continuar os bons resultados conseguidos esta temporada e que lhe permitem ocupar a 5ª posição na tabela de pilotos e à SEAT liderar o campeonato de construtores.

Mas a equipa sabe que a tarefa vai ser difícil, já que o sistema de compensação de resultados vai entrar em vigor pela primeira vez, com os SEAT a receberem mais 40kg de peso, enquanto os BMW permanecem inalterados e os Chevrolet terão menos 20kg.

Tiago reconhece que a missão será mais complicada mas, mesmo assim, o piloto está confiante num bom resultado e parte determinado a conquistar pontos nas duas corridas:

"Sabemos que as coisas não deverão ser fáceis, porque o carro vai estar mais pesado e isso influência tudo, desde o comportamento em curva ao desgaste dos pneus. Mas pela minha parte acredito que é possível conseguir um bom resultado e somar pontos. Gostava de poder sair de Monza no quarto lugar dos pilotos e contribuir para um bom resultado da equipa. Estou a apenas 6 pontos do Andy Priaulx e os ritmos de corrida certamente vão estar muito aproximados, mas vou lutar muito pelos meus objectivos," garantiu Tiago.

Em Monza o SEAT León TDI de Tiago terá a bordo uma das câmaras que permitirá ver de perto o piloto português em acção. Como sempre o Eurosport vai acompanhar todo o fim-de-semana do WTCC, em directo. A qualificação, agendada para Sábado, 22 de Abril, pode ser acompanhada a partir das 15 horas no Eurosport 2. No Domingo, 23 de Abril, o Warm up tem lugar às 8 horas, com transmissão no Eurosport, o mesmo canal que garante a transmissão das duas corridas, às 11h45 e 13h45, hora Portuguesa.

Para esta etapa do Mundial de Turismos em solo italiano os pilotos podem contar com céu pouco nublado e temperatura máxima de 24ºC. Uma jornada aguardada com grande expectativa já que a nova distribuição de pesos pode ditar algumas surpresas.
"JG"
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Correr pela Ferrari traz pressão, admite Jaime Melo

le-mans-ferrari.jpg

Terão início nesta quarta-feira (9) os treinos livres e classificatórios para a 78ª edição das 24 Horas de Le Mans. A tradicional corrida francesa será disputada entre sábado e domingo, com três pilotos brasileiros entre os inscritos. Os paranaenses Jaime Melo e Augusto Farfus disputam a classe GT2, enquanto o carioca Thomas Erdos vai atuar na LM P2. O grid terá 56 carros, distribuídos nas quatro subdivisões admitidas pelo regulamento.

Melo trabalha pela terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans. “A gente normalmente pensa em uma corrida de cada vez, mas é claro que aqui o modo de encarar as coisas é diferente. A competição faz Le Mans ser um evento especial, o nível mais alto do mundo. É uma corrida muito especial, sempre com a multidão que vem para cá acompanhar. É ótimo voltar uma vez mais”, considera o piloto brasileiro, que defende a Risi Competizione.

O início dos treinos remete Melo e seus parceiros, o alemão Pierre Kaffer e o italiano Gianmaria Bruni, à uma fase de trabalho intenso. “A semana é longa e nós precisamos trabalhar conforme um planejamento, sem correria. Claro, sempre focados e concentrados, tentando dar à equipe o máximo possível de informações para termos um carro rápido e ao mesmo tempo consistente. É uma fórmula que já conhecemos bem, há vários anos”, ele comenta.

Voltar a Le Mans depois de vencer nos dois últimos anos, segundo Melo, aumenta a responsabilidade do trio. “Sempre há uma pressãozinha, nós corremos de Ferrari e a pressão existe, é uma coisa que a gente administra sem problema nenhum. Todos sabem o potencial do carro, da equipe. O carro da Ferrari e os pneus da Michelin formam um conjunto que realmente dá gosto”, diz o campeão do Mundial FIA GT e da American Le Mans Series.

O fato de ser a última participação da Ferrari com o modelo F430 nas 24 Horas também motiva o piloto. “A gente quer marcar o fim desta história com mais uma vitória aqui. É uma história vitoriosa”, observa. “A categoria GT2 vai ter 18 carros, todo mundo no mesmo nível, vai ser um páreo duríssimo. Por outro lado, é isso que motiva a gente ainda mais. Vão ser cinco dias de muito trabalho, e só um carro pode vencer. Vamos trabalhar para que seja o nosso”.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Beto Monteiro ganha troféu na NASCAR

nascar-2010-beto-monteiro.jpg

O piloto Beto Monteiro, que disputa a Fórmula Truck no Brasil, foi premiado com o Troféu Coca-Cola Move of The Race Award neste domingo (6 de junho) na disputa das 200 Milhas de Martinsville, na KN Pro Series da NASCAR no estado de Virgínia, Estados Unidos.

O piloto de Pernambuco recebeu o troféu por ter sido o piloto mais combativo da prova, com o maior número de ultrapassagens. "Foi uma prova cansativa, mas segundo o dono da equipe Troy Willimas, foi uma corrida como o americano gosta. Larguei em 27º, fiz várias ultrapassagens, rodei, voltei para a pista, passei mais gente e cheguei em sétimo", contou com entusiasmo Beto Monteiro, piloto da Scuderia ABF/Iveco na Fórmula Truck.

Foi a segunda vez que Beto Monteiro correu pela TW Racing na K&N Pro Series, categoria de acesso a NASCAR Sprint Cup Séries, principal categoria da Associação norte-americana de automobilismo mais popular no país. Em fevereiro, o brasileiro também foi sétimo em All Star Showdown em Los Angeles e ficou no agrado da equipe de Troy Williams.

Desta vez, o piloto que representou a Fórmula Truck na NASCAR foi ainda mais elogiado por seu desempenho agressivo na disputa com um grid de 40 carros. "Agora vou pensar na corrida da F-Truck de Campo Grande (dia 27), mas se me convidarem volto a correr nos ovais. Já estou me acostumando", comemorou Beto Monteiro.
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Lamy e Peugeot candidatos à vitória

Lamy e Peugeot candidatos à vitória


O piloto português Pedro Lamy, aos comandos de um Peugeot 908 HDi, é um dos sérios candidatos à vitória nas míticas 24 horas de Le Mans, que se disputam este fim-de-semana.

A 'dobradinha' conquistada pela Peugeot Sport no ano passado, que encerrou o domínio de vários anos da equipa oficial da Audi, deu ainda maior motivação à equipa francesa, que anunciou de imediato o seu grande objectivo para a temporada de 2010, repetir o triunfo nas 24 Horas de Le Mans.


Na sua 11.ª participação nas 24 Horas de Le Mans, Pedro Lamy vai partilhar um dos Peugeot com Sebastien Bourdais e Simon Pagenaud.


A marca francesa vai competir na principal categoria com três carros, com Pedro Lamy a ser o piloto de saída do Peugeot 908 HDi, número 3.


“O nosso trabalho de preparação começou imediatamente após a edição do ano passado das 24 Horas de Le Mans. Todos na equipa trabalharam durante meses para que pudéssemos ter um carro competitivo e que nos permitisse concretizar o nosso objectivo e, julgo que neste momento, podemos afirmar que somos candidatos à vitória em Le Mans”, referiu Pedro Lamy.


O piloto português, que no início do mês venceu pela quinta vez as 24 Horas de Nurburgring, admitiu que “estão reunidas as condições para a equipa poder lutar pelo pódio”, acrescentando: “Seria a realização de um sonho que busco há vários anos”.


Na segunda categoria de protótipos, os LMP2, Portugal vai estar representada pelo Quifel ASM Team, com o português Miguel Pais do Amaral a fazer equipa com Olivier Pla e Warren Hughes.


Após os treinos livres agendados para hoje, realizam-se duas sessões de qualificação para definir a grelha de partida para sábado.



Sapo Desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
24 horas de Le Mans: Lamy parte na frente

A equipa do piloto português, que partilha o Peugeot 908 HDi com Sebastien Bourdais e Simon Pagenaud, ficou em primeiro lugar na última sessão de qualificação para a corrida das 24 horas de Le Mans, que se disputa este sábado.

A sessão foi dominada pelos Peugeot, que garantiram as primeiras quatro posições. As duas primeiras linhas de partida estarão, assim, ocupadas por carros da marca francesa. Só depois surge os Audi R15 TDI, que ocupam os três lugares seguintes.

A 78ª edição das 24h de Le Mans começa a correr-se este sábado, às 14h00 de Lisboa.


abola
_____
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Especial - As 24 horas de Le Mans

lemans-2008-img0200.jpg

Neste sábado, 12 de junho, exatamente às 10 horas da manhã (15 horas na França) foi dada a largada para a 78ª edição da famosa "24 horas de Le Mans", uma das corridas mais tradicionais e charmosas do mundo.

Serão 55 carros de quatro categorias diferentes que lutarão durante 24 horas por um dos títulos mais cobiçados do automobilismo mundial.

O Autoracing trará tudo que acontecer em Le Mans até a bandeirada final às 10 horas do domingo. Conheça Le Mans e saiba de antemão o que pode acontecer na corrida!

História
26 de Maio de 1923, 16 horas. No circuito permanente de la Sarthe, próximo da cidade de Le Mans, iniciava-se a primeira edição da corrida que atingiria um prestígio inimaginável, seja para os seus organizadores, seja para os poucos espectadores que a presenciaram e para seus pilotos. O objetivo do Automobile-Club de l'Ouest era realizar uma competição cujo caráter contribuísse para a evolução do progresso técnico e favorecer o desenvolvimento do automóvel. A prova deveria aliar velocidade e resistência dos carros...
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Le Mans: Lamy lidera no fim da primeira volta

Primeira desistência, Michel Lewis fica fora da prova ainda na primeira volta com problemas técnicos.

Início de corrida marcado pela luta pelo 4.º lugar entre o Peugeot de Nicolas Lapierre e o Audi de Allan McNish

No fim da primeira volta, Lamy lidera a prova com 1,118s de avanço sobre o 2.º classificado, Marc Gene.

Lamy entra bem na corrida e sai à frente na primeira curva. A Audi não consegue ultrapassar nenhum Peugeot.

-E começam as 24h de Le Mans, 56 carros e 168 pilotos só vão saber quem ganhou amanhã, pelas 14h. A pista já está praticamente seca, o que significa que vamos ter muita velocidade em La Sarthe

Os carros já se estão a alinhar na grelha de partida, com bancadas completamente cheias - cerca de 250.000 pessoas espalhadas por todo o circuito. Falta menos de meia hora para o arranque da mais mítida corrida de resitência do mundo

Pilotos correm para os carros, entram nas viaturas e iniciam a marcha. Pedro Lamy, Nigel Mansell, Marc Gene e Jean Alesi estão entre os pilotos que revivem os velhos tempos em La Sarthe.

Uma curiosidade: foi durante uma corrida em Le Mans que nasceu a tradição de estourar e espirrar o champagne no pódio, em vez de o beber. Quem inventou a moda foi Dan Gurney e AJ Foyt em 1967, quando viram abaixo deles o seu chefe Henry Ford, as suas esposas e vários jornalistas que tinham previsto uma corrida sem ganhos para os dois pilotos. Naquela data não tiveram dúvidas: agitaram as garrafas e molharam toda a gente, criando assim, uma tradição que já dura mais de 40 anos.
Será Lamy o próximo a repetir esse gesto?

Faz-se ouvir "A Portuguesa" no circuito de La Sarthe. Estando a tocar os Hinos Nacionais de todos os carros, o português não foi excepção, graças à Quifel - ASM Team, que está sediada em Lisboa.

Pilotos, monolugares, mecânicos e pitbabes já fazem delirar os milhares de fãs nas bancadas junto à recta da meta. Alinhados bem de frente para o público, as marcas já mostram os bólides com que vão participar nesta dura prova.

Bandeiras de vários países estão bem alto, para assinalar a presença. Saltam à vista pela quantidade as bandeiras da França, Inglaterra e Holanda. Mas pelo menos uma portuguesa também se faz parte desta miscelânea de cores e nacionalidades.

Depois de uma noite chuvosa na região de Le Mans, a pista ainda se encontra molhada o que pode fazer com que tenhamos um início de corrida bem emocionante a partir das 14.00, hora portuguesa, nesta prova do 24h Le Mans. Neste momento, são aos milhares os espetadores que desde bem cedo se começam a sentar nas bancadas do circuito de La Sarthe para assistir à corrida.


O português Pedro Lamy, piloto do carro n.º 3 da Peugeot, irá largar da "Pole Position", depois de o seu companheiro de equipa, Sébastien Bourdais, ter conseguido o melhor tempo (3.19,711m) na quinta-feira.


A Peugeot dominou as sessões de qualificação alcançando os 4 primeiros lugares da grelha de partida, seguida pelos 3 Audi. O carro da Quifel - ASM Team (equipa Lisboeta, onde corre Miguel Pais do Amaral) larga da 11.ª linha da grelha de partida, depois de ter obtido o 4.º melhor tempo na sua classe (LMP2), e o 21.º tempo da geral.


Grelha de Partida

1.º Pedro Lamy (POR)
2.º Marc Gene (ESP)
3.º Franck Montagny (FRA)
4.º Nicolas Lapierre (FRA)
5.º Timo Bernhard (ALE)
6.º Allan McNishn (GBR)
7.º Marcel Fässler (SUI)
8.º Stefan Mucke (ALE)
9.º Darren Turner (GBR)
10.º Soheil Ayari (FRA)
"RC"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Le Mans: Mansell vítima de comoção cerebral

BRITÂNICO SOFREU ACIDENTE À QUINTA VOLTA



O piloto britânico Nigel Mansell foi hoje vítima de uma comoção cerebral quando o seu veículo embateu nos rails de proteção do circuito de Sarte, palco das 78.ª edição das 24 horas de Le Mans, França.

O incidente ocorreu à quinta volta, já próximo da célebre curva de Indianápolis e foi motivada por um furo no pneu de trás do lado esquerdo do protótipo da Ginetta-Zytek.

Mansell (56 anos), campeão Mundial de Fórmula 1 em 1992, corre em Le Mans com os filhos e vai agora recuperar em casa, de acordo com fontes da equipa.



Jornal Record
______________
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Audi celebra triunfo e é parabenizada pela Peugeot

LeMans24-Audi9-10.jpg

A Audi comemora mais uma conquista nas 24 Horas de Le Mans, a nona nas últimas 11 temporadas. Segundo o Dr. Wolfgang Ullrich, chefe de automobilismo da marca alemã, essa foi a vitória mais difícil para eles, com o trio Mike Rockenfeller, Romain Dumas e Timo Bernhard superando outros dois carros da Audi.

"No início foi um pouco difícil para nós, mas no final funcionou bem. É uma grande recompensa para todo o trabalho que fizemos. Eu acho essa foi a nossa corrida mais difícil", disse Ullrich, lembrando-se do domínio dos Peugeots na maior parte do evento.

Os franceses, chefiados por Olivier Quesnel, felicitaram os vencedores ao final das 24 Horas. "Eu acho que eles sabem que temos feito um grande trabalho. No esporte há vencedores e perdedores, mas quando vem o perdedor e felicita o vencedor é muito esportivo. Isso é o que fizemos no ano passado e é isso que a Peugeot fez neste ano. Foi uma batalha fantástica. Convidamos os caras da Peugeot para uma festa hoje à noite e esperamos que eles venham", completou o chefe da Audi.

Dumas também falou sobre a vitória. "É uma grande conquista, eu aprendi a correr aqui em Le Mans. Não nos sentimos pressionados, estávamos confiantes o tempo todo. Claro, o carro era um pouco mais lento do que os Peugeots, mas não tivemos problemas com ele", comentou.
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
43º circuito automóvel de vila real

semttulory.png


A 43ª Edição do Circuito Automóvel de Vila Real, que se realiza nos dias 19 e 20 de Junho, vai contar com a realização de cinco competições.

São esperados 150 mil espectadores nos dois dias do evento

43º CIRCUITO AUTOMÓVEL DE VILA REAL EM CONTAGEM DECRESCENTE

Começou a contagem decrescente para o 43º Circuito de Vila Real que se realiza nos próximos dias 19 e 20 de Junho. A edição deste ano promete, à semelhança das anteriores, ser uma grande festa automobilística que espera atrair cerca de 150 mil espectadores durante os dois dias de competição.

Até dia 11 de Junho, estão a decorrer as inscrições para as provas que a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) atribuiu à 43ª Edição do Circuito de Vila Real e que são:



* Taça de Portugal GT e SP (TPGT / TPSP)

* Ford Transit Trophy

* Taça de Portugal de Circuitos (TPC / PTCC)

* Taça de Portugal de Clássicos 1300 de Circuitos (TPCC 1300)

* Taça de Portugal de Clássicos de Circuitos (TPCC / TNCC)


Neste que é considerado pelos especialistas como o melhor circuito urbano do país, vão ser disputadas 10 provas. Assim, no asfalto da cidade trasmontana vão ser disputadas as duas corridas de resistência da Taça de Portugal GT e SP, bem como as 8 corridas de sprint referentes às restantes categorias em competição.

"CAVR"
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Automobilismo - Federação ameaça não autorizar corridas em Vila Real

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) anunciou esta quinta-feira que só voltará a autorizar uma competição no Circuito de Vila Real se forem implementadas as condições mínimas relativamente ao "paddock" técnico e áreas de direção de prova.

A FPAK emitiu um comunicado em que diz que não vai voltar a autorizar, após 2010, qualquer competição em Vila Real, uma decisão que resulta do facto de a organização da prova ter disponibilizado os mesmos espaços de "paddock" dos anos anteriores.

O Circuito Automóvel é organizado pelo Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), Câmara Municipal e a empresa Global Sport, e realiza-se no fim de semana.

A federação fala nas "gravosas e indesejáveis" situações verificadas na edição disputada em julho do ano passado, no que se refere aos espaços disponibilizados para as diferentes categorias em competição, e acrescenta que só com "garantia absoluta" da autarquia de que estivessem cumpridas as "condições mínimas exigíveis" é que poderia confirmar a realização da prova em 2010.

"Ora, como é do conhecimento público, tal não se concretizou", pode ler-se no comunicado.

Ainda de acordo com a FPAK, a câmara local não instalou um novo "paddock" na zona da reta de Mateus, tal como tinha prometido no ano passado. Aliás, acrescentou que essas alterações têm vindo "a ser continuadamente prometidas pelos responsáveis da Câmara de Vila Real desde 2007", ano em que foi retomado o circuito depois de 16 anos de interregno.

Para a federação, este facto e a crise económica contribuíram para o decréscimo do número de concorrentes inscritos na competição, apenas 76 contra os 183 concorrentes inscritos em 2008 e os 121 inscritos em 2009.

A federação reconheceu que a autarquia tem "efetuado um excelente e reconhecido trabalho no que concerne às estruturas de segurança da pista e ao traçado do circuito propriamente dito, o qual é do agrado geral de todos os pilotos".

O novo "paddock técnico", conforme a FPAK, permitirá "eliminar a indesejável chicane' no final da reta de Mateus, que anualmente vem sendo motivo de permanentes conflitos e de prejuízos materiais sérios nas viaturas dos diferentes participantes".

No início da semana, o presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, referiu que o projeto para a construção do novo "paddock", condição necessária para a internacionalização das corridas está praticamente concluído, acrescentando que espera que a "situação esteja arrumada até ao final do ano".

Para a construção das novas boxes e meta, o autarca diz que a organização conta com o apoio de um privado, que deverá financiar o projeto.
"RC"
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
43º Corridas Vila Real - Automobilismo - Pedro Salvador ganha primeira prova

O piloto transmontano Pedro Salvador ganhou hoje a primeira corrida da Taça de Portugal GT e SP (TPGT/TPSP), que deu o arranque a mais uma edição do 43.º Circuito Automóvel de Vila Real e atrai à cidade transmontana milhares de pessoas.

As corridas de Vila Real começaram hoje com a ameaça da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), que garantiu que só voltará a autorizar esta competição se forem implementadas as condições mínimas relativamente ao "paddock" técnico e às áreas de direção de prova.

Pedro Salvador, o piloto natural de Oura, Chaves, e que detém o recorde de velocidade do Circuito de Vila Real, ganhou a primeira prova disputada nesta edição. Ao volante do seu "Juno" e a representar a equipa MR. Churrasco/P&B Racing, o piloto concluiu 30 voltas ao mítico circuito onde afirma que correr é um "sonho tornado realidade".

Domingo realiza-se a segunda corrida Taça de Portugal GT e SP que irá determinar o vencedor. As provas atribuídas à 43.ª edição do circuito de Vila Real pela FPAK são: Taça de Portugal GT e SP (TPGT/TPSP), Ford Transit Trophy, Taça de Portugal de Circuitos (TPC/PTCC), Taça de Portugal de Clássicos 1300 de Circuitos (TPCC 1300) e Taça de Portugal de Clássicos de Circuitos (TPCC/TNCC).

O Ford Transit Trophy é uma competição única no mundo e é organizada pela Ford Lusitana e pela Q&F, que trouxeram a Vila Real uma dezena destes veículos transformados em máquinas de competição. A primeira corrida ao volante destes veículos de transporte foi ganha pelo piloto Rui Azevedo.

Depois de um interregno de 16 anos, este circuito citadino foi retomado em 2007. No entanto, porque a autarquia local não cumpriu a promessa de construir um novo "paddock", a FPAK ameaçou, em comunicado, que não vai voltar a autorizar, após 2010, qualquer competição em Vila Real A federação fala nas "gravosas e indesejáveis" situações verificadas na edição disputada em julho do ano passado, no que se refere aos espaços disponibilizados para as diferentes categorias em competição.

O Circuito Automóvel é organizado pelo Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), pela Câmara Municipal e pela Global Sport. Paulo Costa, da Global Sport, considerou o comunicado da FPAK como um "desrespeito" e garantiu que em 2011 vão haver corridas. Referiu ainda, apesar de ser uma exigência da federação, circuitos internacionais como o do Mónaco não possuem "paddock". No entanto, acrescentou que a autarquia está a trabalhar no sentido de cumprir essa exigência que possibilitará a internacionalização das corridas da cidade transmontana.
"RC"
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Sergio Perez fica com a pole em Valencia

GP2-Sergio.Perez.jpg

Sergio Perez (Addax) obteve a pole position para a sétima etapa da GP2, nas ruas de Valencia. O mexicano fez seu melhor tempo em 1min45s337, superando o venezuelano Pastor Maldonado (Rapax), líder do campeonato.

Entre os brasileiros, o melhor foi Alberto Valerio (Coloni), 13º no grid. Luiz Razia (Rapax) larga na 14ª posição.

A corrida será no sábado, com o Sportv 2 transmitindo um VT a partir das 16h (de Brasília).

Confira o grid:

1. Sergio Perez, Addax, 1min45s337
2. Pastor Maldonado, Rapax, 1min45s462
3. Jules Bianchi, ART, 1min45s658
4. Davide Valsecchi, iSport, 1min45s898
5. Giedo Van der Garde, Addax, 1min45s995
6. Michael Herck, DPR, 1min46s117
7. Charles Pic, Arden, 1min46s171
8. Christian Vietoris, Racing Engineering, 1min46s263
9. Giacomo Ricci ,DPR, 1min46s358
10. Sam Bird, ART, 1min46s362
11. Dani Clos, Racing Engineering, 1min46s478
12. Johnny Cecotto, Trident, 1min46s504
13. Alberto Valerio, Coloni, 1min46s508
14. Luiz Razia, Rapax, 1min46s518
15. Adrian Zaugg, Trident, 1min46s532
16. Oliver Turvey, iSport, 1min46s633
17. Josef Kral, Super Nova, 1min46s709
18. Jerome D'Ambrosio, Dams, 1min46s743
19. Ho Pin Tung, Dams, 1min46s756
20. Vladimir Arabadzhiev, Coloni, 1min46s780
21. Rodolfo Gonzalez, Arden, 1min46s868
22. Fabio Leimer, Ocean, 1min47s011
23. Max Chilton, Ocean, 1min47s054
24. Marcus Ericsson, Super Nova, 1min46s756 *
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
European Open: Victor Corrêa começa com o terceiro tempo em Spa

F3-V.Correa10.jpg

O brasileiro Victor Corrêa participou em Spa-Francorchamps (Bélgica) das duas sessões livres desta sexta-feira (25/6), válidas pela terceira rodada do European F3 Open, o mineiro foi o terceiro mais rápido, apenas 0s489 atrás do libanês Noel Jammal, o mais veloz do dia.

“Foi um bom começo. Estou me readaptando ao carro e conhecendo o trabalho da equipe. Ainda tenho muito que melhorar, mas estou contente pela evolução de hoje”, declarou o piloto de Alfenas, sul de Minas Gerais. Líder do campeonato, o espanhol Luis Villalba ficou atrás de Victor, com o quarto tempo. O segundo mais rápido foi o vice-líder, o espanhol Aaron Filgueira.

Convidado de última hora para migrar da Fórmula Renault inglesa para a Fórmula 3, onde foi o terceiro colocado da National no campeonato inglês no ano passado, Victor Corrêa não teve tempo de fazer nenhum treino particular para se readaptar à modalidade e conhecer o trabalho da equipe inglesa Motul West-Tec, atual campeã da Cup Class (Light) no European F3 Open.

“Eles estão confiando muito em mim. Como eles são os atuais campeões e não pontuaram nas quatro primeiras corridas, acreditam que eu possa ajudá-los a seguir bem no restante da temporada. Fomos direto para o circuito mais difícil, mas nosso começo está caminhando bem”, comemorou o representante da Unifenas, que foi o quarto no primeiro treino livre e terceiro na segunda prática.

Neste sábado (26/06) pela manhã acontecerá o treino classificatório, com 30 minutos de duração, que definirá o grid de largada para a quinta prova da temporada. Em seguida acontecerá a corrida em 12 voltas pelos cerca de sete quilômetros no mítico circuito de Spa, no sudeste da Bélgica.

“Usarei pneus novos pela primeira vez no treino de classificação. Como não tenho experiência com Dunlop, não sei o que poderei extrair dele nestes 30 minutos. Vou tentar assegurar uma posição nas três primeiras filas para poder brigar entre os seis primeiros na primeira corrida e com mais experiência tentar um pódio no domingo”, confia Victor. O encerramento da rodada dupla será com outra prova no domingo (27/6), com grid definido pelo resultado da etapa de sábado.

Victor Corrêa é o único brasileiro na categoria e tem como companheiro de equipe o piloto Kristjan Einar, da Islândia. O campeonato é competitivo e teve três vencedores diferentes em quatro corridas. Os líderes são os espanhóis Luís Villalba e Aaron Filgueira, das equipes Hache Team e Drivex, respectivamente, empatados com 24 pontos, apenas um a frente do único piloto a vencer duas provas, o libanês Noel Jammal, da equipe Cedars Motorsport.

O European F3 Open é composto por 16 corridas em sistema de rodadas duplas com etapas na Espanha, Bélgica, França, Inglaterra e Itália. Já foram disputadas duas rodadas na Espanha, em Valência e Jarama, respectivamente.

Confira os mais rápidos de sexta-feira na Cup Class do European F3 Open:

1º) Noel Jammal (Líbano), 2min20s440 (média 179,5 km/h);
2º) Aaron Filgueira (Espanha), 2min20s659;
3º) Victor Corrêa (Brasil), 2min20s929;
4º) Luis Villalba (Espanha), 2min21s821;
5º) Nil Montserrat (Espanha), 2min21s924;
6) Pedro Quesada (Espanha), 2min24s090.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Desta vez no Autódromo de Portimão

Tiago Monteiro mais uma vez frente ao seu público
Monteiro.jpg

Tiago Monteiro terá um novo desafio no fim-de-semana de 3 e 4 de Julho. Depois de
ter corrido pela SEAT no Circuito da Boavista e no Autódromo do Estoril, o piloto
estará no Algarve a defender as cores nacionais, naquela que é a estreia do WTCC
no traçado de Portimão.

A 5ª etapa do Mundial de Turismos promete duas corridas muito competitivas. Tiago sublinha que é muito importante contar com o apoio do público português e lembra que algumas equipas já recolheram dados no circuito algarvio:
"Sabemos que há equipas que testaram bastante em Portimão e isso pode causar-nos algumas dificuldades. Depois há também a questão do lastro. Mas o mais importante mesmo, para mim, é estar a correr em casa e desta vez no Algarve. Apesar de ser do Porto, tenho uma forte ligação ao Algarve, não só de lazer mas também de trabalho. Por isso sinto-me em casa, aliás como acontece também no Estoril onde foi uma loucura vencer, há dois anos. Na Boavista sou mesmo o piloto da casa e sou também muitoacarinhado e tenho a certeza que isso também vai igualmente a sul," garantiu Tiago.
O piloto do SEAT León #3 ocupa a 5ª posição do campeonato, depois de uma ronda muito consistente em Zolder, Bélgica, onde fez um 4º e um 3º lugar. Tiago está determinado a continuar na luta pelos primeiros postos da tabela, num campeonato em que é importante marcar pontos, tal como tem acontecido com o Português.
"Gosto muito do Autódromo Internacional do Algarve, porque é muito técnico e reúne características de vários circuitos emblemáticos. Acredito que o traçado vai dar corridas interessantes e, como é relativamente largo, deve ser suficiente para evitar confusões, se bem que a primeira curva será sempre um ponto sensível, em especial nas partidas," lembrou o piloto.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Nationwide: Kyle Busch vence em New Hampshire

NASCAR-Danica.Patrick.jpg

Kyle Busch foi o vencedor da 16ª etapa da NASCAR Nationwide Series, no New Hampshire Motor Speedway. Foi a sexta vitória dele em 2010, 36ª na carreira e a segunda seguida no oval de uma milha.

Brad Keselowski, que largou na pole position, chegou em segundo e se manteve na liderança do campeonato, 247 pontos na frente de Carl Edwards, terceiro no sábado. Joey Logano e Trevor Bayne completaram os cinco primeiros colocados.

Danica Patrick atuou mais uma vez como convidada. A estrela da Formula Indy, no entanto, envolveu-se em um acidente com Morgan Shepherd, provocando a primeira das quatro bandeiras amarelas da prova.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Piloto luso a dois pontos da liderança do Open Europeu de GT3

Fim de semana positivo para Pedro Couceiro
1b606404.jpeg

A quarta jornada do Open Europeu de GT3 que decorreu este fim de semana em Spa-Francorchamps foi positiva para Pedro Couceiro. O piloto português venceu a primeira corrida e foi quarto classificado na segunda ascendendo dessa forma ao segundo lugar do Campeonato, neste momento, a apenas dois pontos do líder. Num altura em que o Campeonato atinge a metade, estar na luta pelo título é sem sombra de dúvidas o mais importante: "Temos sido muito consistentes e lutado de forma muito determinada mesmo quando sentimos que estamos em desvantagem face aos nossos adversários. Este fim de semana foi realmente brilhante e estamos muito satisfeitos por sair de Spa a apenas dois pontos do líder. Já o disse várias vezes e volto a dizer, que vamos ter discussão do Campeonato até à última corrida e são estes aspetos que tornam o Open de GT3 um dos Campeonatos mais disputados da Europa", começou por explicar Pedro Couceiro. Se a primeira corrida correu de feição, a segunda teve a sua quota de complicações: "Foi uma prova atípica com um acidente que obrigou à intervenção do 'safety-car' por cerca de 12 minutos. Foi um fator que condicionou o resultado final. Para além disso ainda tínhamos 'handicap' na troca de pilotos. Recuperámos até onde nos foi possível e no final, não poderia ter sido melhor. Partimos para Magny-Cours com um único objetivo em mente, assumir o primeiro lugar a tabela", concluiu o piloto português que em conjunto com Marco Frezza têm sido das equipas mais regulares do pelotão que este fim de semana teve em maior número no circuito belga. A quinta jornada do Campeonato, realiza-se de 9 a 11 de Julho no Circuito Francês de Magny-Cours. Resultados da Corrida 1 de Spa: 1º Couceiro/Frezza - Ferrari 430 GT3 2º Dayraut/Scheier - Ferrari 430 GT3 3º Livio/Ortelli - Ferrari F430 GT3 Resultados da Corrida 2 de Spa: 1º Borghi/De Lorenzi - Porsche 911 GT3 2º Deverikos/Gruber - Porsche 911 GT3 (...) 4º Couceiro/Frezza - Porsche 911 GT3 Classificação do Campeonato após a Jornada de Spa: 1º Jean Philippe Dayraut Ferrari 430 GT3 44 pontos 2º Couceiro/Frezza Ferrari 430 GT3 42 pontos 3º Gruber/Deverikos Porsche 911 GT3 39 pontos ***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***
 
Topo