Portal Chamar Táxi

Atletismo

Status
Não está aberto para novas respostas.

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Telma junta-se à festa da Luz



Telma Monteiro e António Leitão são os padrinhos da Corrida da Pequenada, conjunto de provas agendadas para o dia 9 de Abril, véspera dos 10 km competitivos e 5 km da Fun Run da 6.ª Corrida do Benfica - ambas a 10 de Abril, com partida às 10 h, na Av. Lusíada, passagem dentro do Estádio da Luz e meta na Praça do Centenário.

A judoca do Benfica vai, assim, associar-se às corridas dos benjamins, cujos 600 m têm este ano partida no interior do estádio, aos 1000 m para infantis e aos 1600 m para iniciados e juvenis, com início às 10 h e todas com chegada na Praça do Centenário.

Já o antigo atleta António Leitão, bronze nos Jogos Olímpicos Los Angeles-1984, dá nome à milha (1600 m) destinada aos iniciados e juvenis. As inscrições continuam até à próxima terça-feira, tal como para os 5 km e 10 km de dia 10.

Marisa Barros, a segunda melhor maratonista portuguesa de sempre e já com mínimo para os Mundiais que se realizam em Agosto, correrá na prova principal e orientou a preparação das dezenas de pessoas que estiveram no primeiro treino, domingo, em Paredes, incentivando-as a participarem na Corrida do clube encarnado.



abola
_______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
«Contem comigo!» - Nélson Évora



Nélson Évora lança aviso aos adversários. Em estágio no Algarve, o campeão olímpico do triplo prepara-se para os Mundiais de Verão.

Do sol do Algarve para o sol do Oriente. É com calor que Nélson Évora se sente bem. Em Vila Real de Santo António, o campeão olímpico do triplo salto prepara-se para voltar à emoção das grandes competições, tendo como objectivo a conquista do título mundial em Agosto, em Daegu, na Coreia do Sul - de novo a Oriente, tal como Pequim, onde ganhou o ouro olímpico em 2008, e Osaka, onde foi campeão mundial em 2007.

«Os ares orientais fazem-me bem. Adoro o calor, o sol - e lá, mesmo não havendo sol, está sempre calor. Nesses ambientes, o meu corpo reage muito melhor do que no frio de muitos meetings europeus», admite Nélson, desejoso de voltar a mostrar o seu valor: «Este ano vão ter todos de levar comigo! Estou a preparar-me, tive uma época de Inverno mal sucedida, em que me lesionei no primeiro ensaio na minha única prova internacional e não pude mostrar o trabalho que estava a fazer. Mas ao ar livre, a partir de Junho, estarei em força no começo da caminhada até ao Mundial, onde espero chegar o mais forte possível.»

O atleta esteve arredado das grandes competições durante quase dois anos e reconhece que a concorrência aumentou. «Eu é que tenho estado fora, mas não sou nenhum outsider porque já tenho títulos e experiência em grandes competições. Há confrontos que toda a gente espera, entre o Phillips Idowu, o Teddy Tamgho, o Christian Olsson, os cubanos - por norma três e que aparecem muito bem nestas competições - e o Marian Oprea, que tem estado em bom nível. E eu também tenho que entrar nesse lote... Por estas contas, não sobram muito mais atletas para a final. Se todos estiverem bem, tudo pode acontecer na final [do Mundial]», antevê.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Rui Silva e Dulce Félix vencem Troféu Ibérico de 10 mil metros



Rui Silva e Dulce Félix venceram, este sábado, o Troféu Ibérico de 10 mil metros, em Pontevedra, Espanha.

Os representantes nacionais triunfaram, colectivamente, em ambos os sexos em provas dominadas por atletas quenianos que venceram destacados apesar de não terem disputado o troféu.

O estreante Rui Silva atingiu uma marca abaixo dos 28 minutos (27.53,55), correndo sempre no encalço do queniano Vincent Rono, que venceu de forma destacada a prova masculina. O atleta português garantiu, desta forma, o mínimo B para os Campeonatos do Mundo em Daegu, na Coreia do Sul.

Atrás de Rui Silva e Vicent Rono ficou o espanhol Ricardo Serrano, terceiro na prova e segundo no troféu, a quase 50 segundos do português, que foi o melhor ibérico.

A prova feminina foi vencida pela atleta queniana Vivian Cheruiyot, campeã mundial de 5 mil metros e de corta-mato, que terminou isolada, em 31.07,02 minutos.

Jessica Augusto, a campeã europeia de corta-mato, ainda tentou acompanhar a queniana mas acabou por desistir. Dulce Félix, com uma prova mais cautelosa, acabou por chegar na segunda posição, como vencedora do Troféu Ibérico, em 31.33,42, recorde pessoal e mínimo A para os Campeonatos do Mundo.

MASCULINOS:
1. Vincent Rono, (Que) 27.52,19 minutos
2. Rui Silva, (Por) 27.53,55
3. Ricardo Serrano (Esp) 28.42,91

Classificação colectiva (Masculina):
1. Portugal, 1:54.48,95 horas
2. Espanha, 1:56.05,84

FEMININOS:
1. Vivian Cheruiyot, (Que) 31.07,02 minutos
2. Dulce Félix, (Por) 31.33,42
3. Grace Momaniy, (Que) 32.15,06

Classificação colectiva (Feminina): 1.
1. Portugal, 2:12.18,61 horas
2. Espanha, 2:13.09,45

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Rui Silva adorado em Espanha

No final do Troféu Ibérico de 10 mil metros, no qual Portugal se sagrou campeão em masculino e em feminino, Rui Silva recebeu enorme ovação do público nas bancadas.

«Uma verdadeira lenda viva do atletismo mundial!» Assim foi apresentado o atleta português Rui Silva pelo speaker de serviço no Estádio da Juventude. No final, após corrida de esforço, sempre com o segundo lugar da geral (primeiro face à competição espanhola), o atleta português foi alvo de ovação tremenda, de pé, por parte de nuestros hermanos, que mostraram enorme desportivismo e um carinho especialíssimo por Rui Silva.

«Faço muitas corridas em Espanha e sou sempre visto como forte rival. Por isso os espanhóis conhecem-me perfeitamente e recebi sempre um tratamento muito bom por parte do público. Sou admirado e respeitado e sabe sempre muito bem ser congratulado», destacou o português, que deixou ainda uma lamentação: «Em Portugal ainda é difícil levar as pessoas às provas de pista. Nas provas de estrada ainda se vê muitos adeptos a apoiarem-nos, mas em pista é, realmente, muito difícil e nesta corrida, por exemplo, se não houvesse público a incentivar e a apoiar, era igual a um treino. O apoio destes adeptos foi fundamental para lutar até final.»

O português deixou ainda mensagem de apreço ao corredor queniano Vincent Rono: «Fez excelente corrida, sempre na frente, a puxar por todos os outros. Foi muito importante ter um atleta desta categoria na prova. Por outro lado foi uma corrida difícil, pois fiz a maior parte dos quilómetros sozinho no segundo lugar e estou habituado a maior envolvência na estrada.»

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
A correr ou a andar com Luís Filipe Vieira



Presidente do Benfica volta a participar na Fun Run de 5 km. Terá a atleta Ana Dias como companhia. Anália Rosa também presente.

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estará entre os muitos participantes esperados na 6.ª edição da Corrida do Benfica.

Não vai correr nos 10 quilómetros competitivos, mas cumprirá os cinco quilómetros da Fun Run, à semelhança do ano passado… Na altura debaixo de fortes chuvadas!

É mais um aliciante para os adeptos do Benfica, embora a coordenadora do Projecto Olímpico, Ana Oliveira, relembre que esta é uma «festa aberta a todos os amantes da corrida e da marcha», qualquer que seja a preferência clubística. Até porque não é preciso correr para participar nas provas agendadas para a manhã do próximo dia 10.

A acompanhar Luís Filipe Vieira estará Ana Dias (Casa do Benfica de Faro), uma das atletas que integrou a Selecção Nacional que se sagrou campeã europeia de crosse em Dezembro passado, em Albufeira, apesar de estar a recuperar da lesão que a impediu de competir no Mundial da especialidade, no passado dia 20.

Anália Rosa (Maratona) é outra das campeãs europeias de crosse que já confirmou presença na Corrida do Benfica, à semelhança da maratonista Marisa Barros (Benfica).

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Campeã europeia da maratona suspensa por doping



A maratonista lituana Zivile Balciunaite foi suspensa por dois anos por utilização de doping, anunciou, hoje, a federação lituana de atletismo.

Balciunaite venceu o título europeu no passado mês de Julho, com a melhor marca da temporada, em 2h31m14s. A maratonista tornou-se a primeira atleta lituana a conquistar a medalha de ouro nesta categoria.

«De acordo com as regras da federação internacional de atletismo, Zivile Balciunaite foi suspensa por dois anos e terá de devolver a medalha de ouro conquistada nos Europeus», afirmou o presidente da federação lituana de atletismo, Eimantas Skrabulis, em conferência de imprensa.

As análises à urina de Balciunaite nos Europeus de Barcelona, no ano passado, detectaram valores anormais da hormona masculina testosterona e de epitestosterona.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Estrelas da marcha invadem Rio Maior



Algumas das principais estrelas mundiais de marcha vão estar no próximo sábado em Rio Maior, onde terá lugar o 20.º Grande Prémio Internacional, pontuável para o «challenge» da Federação Internacional de atletismo (IAAF).

Os russos Valery Borchin e Olga Kaniskina, ambos campeões olímpicos em 2008, são os nomes de principal relevo, juntando-se ainda Stanislav Emelyanov (actual campeão europeu) e Sergey Kirdiapkin (campeão mundial dos 50 km e recém-vencedor dos campeonatos da Rússia).

No que diz respeito aos portugueses realce para Susana Feitor, Vera Santos, Inês Henriques e Ana Cabecinha, que vão também lutar pela presença no Mundial da Coreia, a realizar em Agosto.

A alemã Melanie Seeger, as espanholas Beatriz Pascual, Maria José Poves e Júlia Tacaks e as lituanas Kristina Saltanovic e Sonata Milusauskaite são outras das atletas a ter em conta no sector feminino, assim como acontece com os mexicanos Eder Sanchez, Omar Zepeda, Cristian Berdeja e Horácio Nava, o eslovaco Matej Toth, o irlandês Robert Heffernan, o alemão André Höhne e o espanhol Garcia Bragado no sector masculino.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Marisa Barros vai dar tiro de partida da 6.ª Corrida do Benfica



Lesão num joelho impede a atleta de correr nos 10 km na manhã do próximo domingo. Maratonista participa «na festa do seu clube» e poderá continuar tratamentos em Lisboa.

Marisa Barros vai estar no estádio da Luz no próximo domingo, mas apenas para dar o tiro de partida e participar na festa da 6.ª Corrida do Benfica. A atleta encarnada está lesionada e não poderá, por isso, competir na prova de 10 km, que se realiza a partir das 10 horas, em simultâneo com os 5 km da Fun Run.

«A Marisa tem uma tendinite num joelho. Está muito limitada há cerca de duas semanas e impedida de correr há alguns dias. Tínhamos esperança em ultrapassar rapidamente este problema para que ela pudesse ir à Corrida do Benfica - já lá esteve uma vez e gostava de voltar [ganhou em 2009]... Ainda para mais sendo o clube dela. A Marisa adoraria ir correr», explicou o treinador António Ascensão, sublinhando que o mais importante «é ter calma e não queimar etapas na recuperação».

A maratonista já tem mínimo para os Mundiais de Daegu, no final de Agosto, com as 2.25,04 horas registadas na maratona de Yokohama (Japão), em Fevereiro, e que a colocam como a segunda portuguesa de sempre, atrás da campeã olímpica Rosa Mota.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Do pavilhão para a 6.ª Corrida do Benfica



Jogadores da equipa de futsal do Benfica vestem a camisola e correm os 5 km da 6.ª Corrida do clube, agendada para a manhã de domingo.

Todos os participantes na 6.ª edição da Corrida do Benfica recebem uma medalha e uma t-shirt Adidas, a mesma que os jogadores da equipa de futsal do clube vestiram para promover o evento... E não só.

Depois de assegurarem a passagem à final da Taça de Portugal durante a semana, têm encontro agendado com o Sporting, a contar para a 24.ª jornada do Nacional da I Divisão, na tarde de amanhã, e presença confirmada nos 5 km da Fun Run, às 10 horas de domingo, partindo na Av. Lusíada e integrando o grupo dos participantes que poderão correr ou andar até chegar à meta, junto à estátua de Eusébio, na Praça Centenário.

Mesmo sem carácter competitivo, o primeiro homem e a primeira mulher a completarem os 5 km terão direito a prémio: um micoach da mesma marca desportiva que patrocina o evento, dispositivo que oferece uma espécie de treinador pessoal, que vai dando indicações de treino por voz... E até se podem escolher vozes de atletas famosos, como a britânica Jessica Ennis, campeã mundial e europeia do heptatlo, o futebolista David Villa ou o tenista Andy Murray. O mesmo presente está guardado para os três primeiros sócios masculinos (seniores e juniores) e femininos do Benfica a cumprirem os 10 km da prova principal - e ainda outro a sortear na prova de cadeira de rodas -, esta com classificações e prémios monetários - a organização não convidou atletas ou ofereceu cachet, por isso, os participantes nos 10 km competem pelo dinheiro dos prémios, iguais aos da edição de 2010.

Os vencedores masculino e feminino recebem 750 euros cada, os segundos classificados 500 e os terceiros 300, com os valores a descerem até ao 10.º (femininos) e 12.º (masculinos), variando para os escalões de veteranos e para os atletas em cadeira de rodas.

Na Corrida da Pequenada, já amanhã, às 10 h, a camisola será encarnada, mas os iniciados e os juvenis também terão direito a presentes no final da Milha António Leitão (1600 m): relógios da Lorus para os três primeiros classificados.

O Benfica oferecerá ainda relógios aos primeiros portugueses nos 10 km e ao primeiro sócio (sénior, júnior e veterano em masculinos; sénior e veterana em femininos e o melhor em cadeira de rodas).

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Inscrições esgotadas



Perto dos 10 mil participantes esperados hoje e amanhã no Estádio da Luz. Fernando Silva, Damião, Ramos e Anália Rosa vão participar nos 10 quilómetros.

A fila já era suficientemente grande para desanimar quem ia chegando junto à porta 15 do estádio da Luz, ontem, ao início da tarde. «Desculpe: esta fila é para levantar os dorsais?», perguntava um jovem, apercebendo-se que iria demorar algum tempo para poder ter o seu dorsal, t-shirt e outros brindes para uma das provas que integram a 6.ª Corrida do Benfica.

Esta manhã, a partir das 10 horas, os benjamins, infantis, iniciados e juvenis são os primeiros a entrarem em acção, na Corrida da Pequenada, com meta no mesmo local onde amanhã terminam os 5 km da Fun Run e os 10 km competitivos, junto à estátua de Eusébio, na Praça Centenário.

As bancadas nessa zona estavam a ser colocadas e, ontem à tarde, quem se dirigiu ao estádio da Luz para as habituais visitas já não pôde fazê-lo. Isto porque o percurso da Corrida do Benfica inclui a passagem dentro do estádio, junto ao relvado, um dos atractivos da prova.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Jéssica e Dulce na maratona a pensarem nos Jogos de 2012



Mínimo olímpico já divulgado. Estreia de Jéssica em Londres, Dulce corre em Viena.

Jéssica Augusto está em Londres desde quinta-feira e já treinou em solo britânico, ansiosa pela estreia nos 42 km, que «finalmente» acontecerá amanhã. Esta nova «aventura» concretiza-se no mesmo dia em que, em Viena, Dulce Félix entra na sua segunda maratona, depois de ter desistido na estreia em Nova Iorque, em Novembro. Ambas vão partir com o mesmo intuito: tentar obter a marca de acesso aos Jogos Olímpicos Londres-2012 - os mínimos foram ontem divulgados pela IAAF: 2.37,00 h como marca A e 2.43,00 como B.

«O principal objectivo é terminar, mas tenho a expectativa de fazer marca para os Jogos», admitiu Jéssica, bronze nos 10 mil dos Europeus e campeã europeia de crosse. Já Dulce terá a companhia de Ricardo Ribas em Viena. «Será uma ajuda e uma segurança no caso de ficar sozinha. Foi o que me aconteceu em Nova Iorque e que causou um desgaste maior, físico e psicológico», explicou a atleta, bronze no Europeu de crosse, que bateu o recorde nacional da meia no mês passado (1.08,33 h) e já tem mínimo nos 10 mil para os Mundiais deste ano.

«O facto de esta ser uma maratona mista é uma vantagem em relação a Nova Iorque, onde cada mulher tinha o seu objectivo e eu fiquei sozinha muito cedo... Mas nem sei explicar o que aconteceu... As pernas não quiseram andar! Passei à meia em 1.16 h. É lento, não justifica ter sentido cansaço», relembrou. «Não vou preocupada com as outras atletas. Sei que tenho o Ribas comigo e, por isso, se as adversárias partirem a ritmos que ache rápidos, não vou segui-las», garantiu, dizendo que a preparação foi, agora, feita com mais tempo - no ano passado tinha sido operada em Março.

A Boa
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Maratona de Viena - Dulce Félix conquista 2.º lugar e mínimos para os Mundiais e Lond



A atleta portuguesa Ana Dulce Félix foi este domingo 2.ª classificada na Maratona de Viena, ao completar o percurso em 2.26,30 horas, tendo lutado pela vitória até aos metros finais, sendo batida pela etíope Fate Tola (2.26,21).

Com esta marca, que é mínimo para o Mundial de Daegu, em Agosto próximo, e para os Jogos Olímpicos de Londres2012, Dulce Félix passou a ser a quarta portuguesa de sempre na distância.

O pódio ficou completo com a queniana Peninah Arusei, que liderou destacada até perto dos 40 quilómetros, mas cedeu muito na fase final da corrida, concluindo a prova em 2:27.17 horas.

No sector masculino, o queniano John Kiprotich conquistou o primeiro lugar do pódio, com 2.08,29 horas.

Haile Gebrselassie, que partiu dois minutos depois para correr a meia-maratona, conseguiu ultrapassar os maratonistas, concluindo em 60,17 minutos.

Classificação:
- Femininos:
1.º Fate Tola (Etiópia), 2.26,21 horas
2.º Dulce Félix (Portugal), 2.26,30
3.º Peninah Arusei (Quénia), 2.27,17

- Masculinos:
1.º John Kiprotich (Quénia), 2.08,29 horas
2.º Patrick Ivuti (Quénia), 2.08,41
3.º Evans Kiplagat (Quénia), 2.09.22


abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Maratona de Londres: Jéssica Augusto 8.ª garante presença nos Jogos Olímpicos

jessica1.jpg



A atleta portuguesa Jéssica Augusto fez este domingo o segundo melhor tempo de sempre de uma portuguesa em maratona ao ficar no 8.º posto da Maratona de Londres ao cruzar a meta ao fim de 2.24,33 horas, a 5,14 minutos da vencedora Maru Keitany, do Quénia.

Com este tempo Jéssica Augusto está apenas atrás de Rosa Mota e conseguiu alcançar os mínimos para os Jogos Olímpicos de Londres2012 e para os Mundiais de Daegu.

O sector masculino foi conquistado pelo também queniano Emmanuel Mutai com 2.04,40, que bateu o recorde da prova.

Classificação:
-Femininos:
1.º Mary Keitany (Quénia), 2.19,19 horas
2.º Liliya Shobukhova (Rússia), 2.20,15
3.º Edna Kiplagat (Quénia), 2.20,46
...
8.º Jéssica Augusto (Portugal), 2.24,33

- Masculinos:
1.º Emmanuel Mutai (Quénia), 2.04,40 horas
2.º Martin Lel (Quénia), 2.05,45
3.º Patrick Makau (Quénia), 2.05,45


abola
_______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Mutai vence maratona de Boston com melhor tempo de sempre



O queniano Geoffrey Mutai venceu hoje a maratona de Boston, assinando a melhor marca de sempre na distância (2.03,02 horas), ainda que o registo possa não ser homologado, devido às condições da prova.

O percurso descendente e o vento favorável poderão levar a Federação Internacional a anular a marca, mantendo o recorde mundial na posse do etíope Haile Gebrselassie, que registou 2.03,59 horas na maratona de Berlim.

No sector feminino, a vitória foi para a também queniana Caroline Kilel com 2.22,36 horas.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Boston quer que marca de Mutai seja recorde do mundo



Os organizadores da Maratona de Boston indicaram esta terça-feira que vão pedir à federação internacional de atletismo (IAAF) para homologar como recorde do mundo da maratona a marca estabelecida segunda-feira por Geoffrey Mutai, que completou a prova em 2.03,02 horas.

O queniano melhorou o registo mundial que pertencia ao etíope Haile Gebreselassie (2.03,59 horas em Berlin 2008), contudo o percurso de Boston não corresponde ao critérios definidos pela IAAF para a homologação de um recorde do mundo de uma corrida a pé em estrada.

Para a maratona, a IAAF exige que o declive de altitude entre as linhas de partida e chegada não exceda os 42 metros e que estas duas linhas não sejam situadas a mais de 21 km em linha recta.

Os organizadores da mais antiga maratona anual do mundo garantem que mesmo assim o percurso não é mais fácil nem mais difícil que os outros e que, pelo contrário, algumas encostas como as famosas «Newton Hills», situadas entre o km 25 e 33, tornam a prova mais dura que outras.

A Bola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Rosa Mota elogia Grete Waitz

ng1143053.jpg


A portuguesa Rosa Mota lamentou esta terça-feira a morte da norueguesa Grete Waitz, reconhecendo que foi a atleta que "mais admirou" e a que "mais vezes" lhe ganhou.


"Foi uma atleta que sempre admirei, desde a minha juventude. Tive o enorme prazer em competir com ela no corta-mato, nos primeiros Campeonatos do Mundo e nos primeiros Jogos Olímpicos. Tornámo-nos grandes amigas. Foi a atleta que mais vezes me ganhou e foi a atleta que mais admirei", afirmou Rosa Mota, em declarações à agência Lusa.


Waitz morreu esta terça-feira, aos 57 anos, no hospital universitário Ullevaal de Oslo, na Noruega, seis anos depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro.


Rosa Mota não escondeu a sua tristeza com a notícia da morte da "rival" e "grande amiga", reconhecendo que Waitz era "uma grande senhora e uma grande atleta que vai ficar na história do desporto".


"É uma grande perda para o desporto. Tínhamos alguns valores em comum. Um deles a luta contra o doping. A sua forma de estar no desporto era diferente de outras atletas", disse, assegurando que ficará "sempre" no seu coração.


Recordando o seu triunfo na maratona dos Jogos Olímpicos de Seul, onde ambas participaram, Rosa Mota admitiu que a norueguesa ficou satisfeita.


"Competi com ela em 1988, nos Jogos Olímpicos. Ganhei à Grete e penso que, não sendo ela a ganhar, ficou contente por ser eu a campeã olímpica", frisou.


Rosa Mota lembrou ainda a honra que sentiu por receber Grete Waitz em Portugal em 2002, para participar na meia-maratona de Lisboa, tendo entregue à atleta norueguesa o troféu que tem o nome da campeã portuguesa.


Apesar de ainda não saber da data e do local do funeral de Waitz, Rosa Mota garantiu que, se a cerimónia for pública, faz questão em estar presente.


Waitz sagrou-se campeã do Mundo da maratona em Helsínquia1983, numa prova em que Rosa Mota terminou no quarto posto, e vice-campeã olímpica da mesma dist?ncia em Los Angeles1984, atrás da norte-americana Joan Benoit e … frente da portuguesa, que conquistou a medalha de bronze.


Vencedora de 33 campeonatos nacionais em diversas especialidades, Waitz venceu nove vezes a maratona de Nova Iorque, entre 1978 e 1988, duas vezes a de Londres, em 1983 e 1986, e sagrou-se cinco vezes campeã do Mundo de corta-mato.


Record
_______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Patrik Sjoeberg revela que sofreu abusos sexuais


Patrik Sjoeberg, antigo campeão do Mundo de salto em altura, revelou que foi molestado sexualmente pelo seu treinador.

"Sou uma vítima e gostava de ter tido coragem de o ter dito quando Viljo ainda era vivo", afirmou o sueco de 46 anos em declarações ao jornal "Dagens Nyheter", referindo-se ao treinador Viljo Nousiainen, falecido em 1999.

O campeão do Mundo de 1987 e vice-campeão Olímpico de 1984 e 1992, acrescentou que o sofrimento vivido durante quatro anos esteve na orgem da decisão de escrever um livro:

"O que Viljo fez, a mim e a outros miúdos, é a razão principal que me levou a escrever este livro. O meu objetivo não é difamar alguém que até já está morto e sim a necessidade de contar a história."

Sjoeberg contou ainda que foi mais fácil tomar a decisão depois do também um antigo saltador em altura Christian Skaar Thomassen ter revelado que foi abusado por Nousiainen.


Record
________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Rui Silva vence no Cartaxo


O atleta sportinguista Rui Silva ganhou hoje, pela quinta vez, o Grande Prémio que tem o seu nome e que se realizou no Cartaxo pelo 11.º ano consecutivo, completando o percurso de 10 quilómetros em 29.53 minutos.


Manuel Damião (Conforlimpa) terminou no 2.º lugar, com mais um segundo, enquanto José Rocha (Maratona), foi terceiro, a 15 segundos do vencedor.


O veterano José Ramos (Conforlimpa) foi quarto (30.26) e Vítor Oliveira (Maia AC) quinto (30.37).


No sector feminino, triunfou a sportinguista Clarisse Cruz, com 35.10, contra 35.38 de Cláudia Pereira (Sporting de Braga) e 36.24 de Ana Ferreira (Estreito).


Record

________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Hermano Ferreira vence Corrida do 1.º Maio em Lisboa


Hermano Ferreira (Conforlimpa) e Clarisse Cruz (Sporting), ganharam hoje a 30.ª edição da Corrida do 1.º de Maio, organizada pela CGTP nas ruas de Lisboa, com partida e chegada no Estádio 1.º de Maio e passagem pela Praça do Comércio.


No sector masculino, o vencedor percorreu os 15 km em 47.08 minutos, chegando com um minuto de vantagem sobre Euclides Varela (Caxienses). Bruno Fraga (Reboleira), com 48.59, completou o pódio.


No sector feminino, Clarisse Cruz gastou 55.09 minutos, menos 16 segundos do que Madalena Carriço (Marítimo). A benfiquista Vera Nunes foi terceira, com 57.32.


Record
________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Três portugueses nomeados para atleta europeu do ano



Rui Silva, Ana Dulce Félix e Jessica Augusto estão entre os nomeados para atletas europeus do mês de abril, pelos resultados que alcançaram nas provas de 10.000 metros e maratona em que participaram.


A votação da associação europeia da modalidade (EA) decorre até ao próximo dia 20, através da escolha ponderada de um painel de especialistas, de jornalistas e do público em geral.


Rui Silva correu os 10.000 metros no Troféu Ibérico, realizado em Pontevedra, em 27.53,55 minutos, a melhor estreia de sempre de um português na distância e a terceira marca europeia do ano.


Na mesma competição, Ana Dulce Félix registou 31.33,42, o que é o melhor tempo europeu, até ao momento. Mais tarde, seria segunda na Maratona de Viena, com a quarta marca portuguesa de sempre.


Jessica Augusto apostou toda a sua preparação dos últimos meses para a mítica maratona de Londres, onde foi oitava na chegada à meta.


Mais do que isso, estreou-se em 2:24.33 horas, segunda marca portuguesa de sempre, a apenas um minuto de Rosa Mota, e de longe a melhor estreia nacional alguma vez registada.


Jessica já por duas vezes foi escolhida como atleta europeia do ano, uma escolha que é feita desde 2007 - em novembro do ano passado pela vitória no crosse de Torres Vedras e no mês seguinte pelo triunfo nos Europeus de Corta Mato.


Também já foram escolhidos, uma vez cada, Nélson Évora, Rui Pedro Silva, Francis Obikwelu e Naide Gomes.

Record
_______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Sporting vence Torneio Ibérico


O Sporting conquistou este sábado o Torneio Ibérico Prof. Moniz Pereira de atletismo masculino, ao derrotar a equipa campeã de Espanha, o Playas de Castellón, por apenas um ponto de diferença (47-46).


O triunfo poderia ter sido mais amplo, mas acabou por ser pela margem mínima, devido à falha na última transmissão nos 4x100 metros, entre o jovem André Biveti e Francis Obikwelu, que, antes, ganhara facilmente o hectómetro, em 10,36 segundos (vento de +1,4 m/s).


A marca de Obikwelu é pior em seis centésimos do que a feita há uma semana em Baie Mahault, Guadalupe.


Os outros triunfos leoninos foram conseguidos nos 400 metros (António Rodrigues), 400 metros barreiras (João Ferreira) e 3.000 metros (Rui Silva).



A melhor prova do encontro foi o lançamento do disco, ganha pelo espanhol Frank Casañas, com 66,62 metros, à frente de Jorge Grave, com 59,25.


Extra-competição, disputaram-se algumas provas femininas, entre as quais o salto em comprimento, com a sportinguista Naide Gomes a realizar 6,48 metros, uma marca ainda distante do seu valor e que a coloca apenas como 26.º mundial do ano.



Record

_______
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Sara Moreira no quarto lugar dos 10 Km de Manchester

Atleta portuguesa falhou o pódio na Great Manchester Run.



A atleta portuguesa Sara Moreira foi hoje quarta classificada na Great Manchester Run, prova de 10 quilómetros realizada naquela cidade inglesa e que foi ganha pela britânica Helen Clitheroe, em 31.45 minutos.
A também anfitriã Christelle Duanay foi segunda, em 31.58 minutos, e a queniana Grace Momanyi terceira, em 32.04.
Por seu lado, Sara Moreira gastou 32.11 minutos, classificando-se à frente da italiana Anna Incerti (32.35) e da etíope Berhane Adere (33.07).
Na prova masculina, ganha pelo etíope Haile Gebrselassie, em 28.21 minutos, o português Luís Feiteira foi apenas 27.º, com 30.08. Completaram o pódio o britânico Chris Thompson (28.21 minutos) e o ucraniano Sergey Lebid (28.25).

Sapo
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Mónica Silva vence Corrida da Mulher


Mónica Silva, do Maratona, venceu este domingo a Corrida da Mulher, no Porto, uma prova de estrada de cinco quilómetros, disputada entre a rua 5 de Outubro e a Avenida dos Aliados.


Numa prova com mais de 15 mil atletas, Mónica Silva foi destacada primeira, com 15.58 minutos, ficando Marta Martinho, do Juventude Vidigalense, a 29 segundos.


Leonor Carneiro, igualmente do Maratona, chegou 1.17 minutos depois de Mónica, ficando o quarto lugar para Rosa Oliveira, a 1.37.


A prova foi organizada pela Sportzone, que doará uma verba em euros igual ao total de inscritas (15.435) para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, procurando ajudar no combate ao cancro da mama.



Record
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Selecção feminina falha pódio na Taça da Europa de marcha



A Selecção feminina portuguesa falhou o pódio na Taça da Europa de marcha, ao classificar-se na quarta posição na prova que decorreu em Olhão.

A competição foi ganha pela Rússia, seguida da Espanha e da Ucrânia. Portugal foi quarto, com Susana Feitor, na nona posição, a ser a melhor representante, depos de Inês Henriques (13.ª) e Ana Cabecinha (15.ª).

Nos 20 km masculinos, os irmãos Sérgio Vieira e João Vieira desistiram por problemas físicos, deixando Pedro Isidro como único representante português, que concluiu no 16.º lugar, com 1.27,39 horas. A vitória foi para o russo Stanislav Emelyanov, com 1.23,27 horas.

Nos 50 km masculinos, o melhor português foi Augusto Cardoso (19.º lugar, com 4.10,13 horas), enquanto Jorge Costa, de 50 anos, encerrou a carreira com um 25.º lugar (4.25,04 horas).

Nas provas de juniores, Portugal foi nono em colectivos, com Samuel Pereira 19.º e Bruno Pedro no 22.º lugar. Em femininos, Sandra Monteiro foi 24.ª e última classificada.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,061
Gostos Recebidos
437
Dulce Félix vence Corrida da Mulher de Viena



As atletas portuguesas estiveram em destaque na Corrida da Mulher de Viena, onde Dulce Félix garantiu o primeiro lugar e Jéssica Augusto o segundo posto, numa prova que contou com a participação de 25 mil atletas.

Para além de ter vencido a prova, Dulce Félix conseguiu ainda alcançar o feito de bater o recorde do percurso, de cinco quilómetros, com o registo de 15.28 minutos.

A segunda classificada, Jéssica Augusto ficou a 25 segundos da vencedora. A terceira posição foi conquistada pela alemã Sabrina Mockenhaupt.

A Bola
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo