• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Atletismo

Status
Não está aberto para novas respostas.

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Allyson Felix faz história nos EUA



A velocista Allyson Felix tornou-se a primeira norte-americana a conquistar os títulos nos 100, 200 e 400 metros.

Allyson Felix venceu este domingo, nos EUA, a prova dos 400 metros, com o tempo de 50,40 segundos.

A norte-americana vai defender o título nos 200 metros nos campeonatos mundiais na Coreia do Sul, em Agosto.


abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Ana Oliveira: «Quem me dera ter metade do dinheiro do Sporting»



Ana Oliveira, coordenadora do atletismo encarnado, considera que estão criadas as condições para o Benfica voltar a ser campeão nacional nas próximas temporadas. Isto porque o clube da Luz tem um projeto bem estruturado e virado para o futuro.

“Há 5 anos que lutamos para sermos campeões nacionais e tudo indicava que o poderíamos ser em 2012, mas acabámos por antecipar e estou convencida que este é o início de um novo ciclo”, garante a responsável da modalidade na Luz.

A aposta foi clara na juventude e em torno do Projeto Olímpico. Ao mesmo tempo, o Benfica conseguiu reunir as condições para fazer protocolos com várias entidades, de forma a garantir estabilidade na carreira dos atletas.

Record
_______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Naide entre craques da biomecânica

naidegomes1.jpg





Naide Gomes voltou a realizar testes biomecânicos na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, sendo uma das convidadas no âmbito do 29.º Congresso Mundial de Biomecânica do Desporto, que decorre até sexta-feira.

A vice-campeã europeia do comprimento já tivera contacto por diversas vezes com os testes a aspectos como a velocidade de deslocamento, a forma como chega à chamada, o potencial de força ou o ângulo de saída - entre outros - em estudos anteriores, também realizados na Universidade do Porto. Agora, foi avaliada com recurso às mais recentes aplicações tecnológicas da biomecânica, na companhia de outros atletas de alta competição, presentes no segundo dia do evento que reúne 250 participantes de 31 países.

Os dados recolhidos pelas equipas responsáveis são entregues aos treinadores, que podem utilizar essa informação para eventuais alterações na preparação e maior rentabilização do trabalho dos atletas. Foi o que já aconteceu, no caso de Naide, em 2008, sendo avaliada antes de conquistar o título mundial na pista coberta, em Março, e também antes de rumar a Pequim, para os Jogos Olímpicos de Verão.




abola
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Lurdes Mutola é a principal atração na seleção feminina



Lurdes Mutola, que abandonou o atletismo em 2009, foi convocada para a selecção feminina de Moçambique, que vai participar no Torneio da Confederação das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA).

A ex-campeã olímpica e mundial dos 800 metros Maria de Lurdes Mutola é a principal atracção no regresso à competição da selecção moçambicana feminina de futebol, após três anos de inactividade.


Lurdes Mutola, que abandonou o atletismo em 2009, foi convocada para a selecção feminina de Moçambique, que vai participar no Torneio da Confederação das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), a partir do próximo fim-de-semana, em Harare, capital do Zimbabué.


«O meu regresso ao futebol não é estranho, pois ainda me sinto com forças para fazer o desporto de que gosto. Aliás, eu iniciei-me no futebol. Pena é que tenho uma agenda e preocupações, e nesta altura não posso garantir se vou ou não ao Zimbabué, mas bem gostaria de lá estar», afirmou Lurdes Mutola, comentando à imprensa a convocatória para o torneio da COSAFA.


Antes de se afirmar no atletismo interno e mundial, Mutola causou furor com golos e dribles dignos de um verdadeiro craque na equipa de rapazes dos juvenis do Águia d´Ouro, de Maputo, antes de ser proibida de continuar a jogar por serem interditas equipas mistas em federados.


Impedida de jogar futebol federado, numa altura em que não havia competições em femininos, Lurdes Mutola aceitou o conselho do falecido poeta José Craveirinha de seguir o atletismo, passando a ser treinada pelo filho do escritor, Stélio Craveirinha, antes de rumar para os Estados Unidos, onde começou a ascensão para o estrelato nos 800 metros.


sapo desporto

____________
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Atletismo: Lausana - Naide Gomes "barrada" pela organização

Sara Moreira é a única portuguesa.



A portuguesa Naide Gomes, actual vice-campeã europeia em pista coberta, quis participar na prova do salto em comprimento do meeting de atletismo de Lausana, Suíça, que se disputa quinta-feira, mas recebeu uma resposta negativa da organização.
O "não" dado à saltadora portuguesa, quarta no último Mundial absoluto, deixa Portugal com apenas uma representante para esta etapa da Liga Diamante - Sara Moreira, que correrá os 3.000 metros obstáculos.
Nélson Évora, campeão olímpico do triplo, também equacionou a ida a Lausana - era sua intenção fazer todos os meetings da Liga Diamante em solo europeu - mas desistiu da ideia, face aos maus resultados.
No passado fim-de-semana saltou em Lisboa 16,48 metros, no Nacional de Clubes, uma marca que nem sequer é mínimo para os Mundiais de Daegu, Coreia do Sul, e fica a mais de um metro do seu recorde pessoal.
Em Lausana os oito inscritos já todos superaram esta época os 17,00 metros, sendo os melhores o francês Teddy Tamgho, com 17,67, e o britânico Philips Idowu, com 17,59.
Quanto a Naide Gomes, a decisão dos organizadores do "Athletissima" de Lausana acaba por não ser clara, já que, das oito presentes, há duas com pior marca que a portuguesa - os 6,74 saltados em Vila Real de Santo António, na Taça dos Campeões Europeus, que lhe dão o "passaporte" para Daegu.
Sem provas na semana, Naide regressa à competição no sábado, em Bad Lagensalza, Alemanha, onde já ganhou em 2009, com 6,90 metros. Este ano, defronta, entre outras, a brasileira Maurren Higa Maggi, campeã olímpica, a turca de origem sul-africana Karen Mey Melis, bronze nos Mundiais de Berlim2009, e a vedeta local Bianca Kappler.
Única portuguesa na pista de Lausana, Sara Moreira, insiste nos 3.000 metros obstáculos, a prova que definiu como prioritária para Daegu, ela que tem mínimos em 5.000, 10.000 e 3.000 metros obstáculos.
Na única vez que correu obstáculos este ano, no Meeting de Estocolmo, fez 9.35,11, procurando agora bater o seu recorde pessoal de 9.28,64, estabelecido há dois anos, no Mundial de Berlim.
A prova promete ser rápida, com inscritas como a queniana Milcah Chemos (9,12,89 esta época), líder destacada da Liga Diamante, as suas compatriotas Mercy Njoroge (9.16,94) e Lydia Rotich (9.19,20), a etíope Sofia Assefa (9.15,04) e a tunisina Habida Ghribi (9.20,33), que também já pontuaram para aquele circuito.

Sapo
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Meeting de Lausanna: Sara Moreira desiste nos 3.000 metros obstáculos



Sara Moreira, única portuguesa esta sexta-feira presente no meeting de atletismo de Lausanna (Suíça), da Liga Diamante, desistiu na prova dos 3.000 metros obstáculos.


A atleta nacional tentou acompanhar as melhores na primeira metade da prova e a partir dos 1.500 metros descolou do grupo principal, atrasando-se cada vez mais e acabando por desistir.


Sara Moreira já tem mínimos para o Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, em 5.000, 10.000 e 3.000 metros obstáculos, tendo definido no início do ano que a opção para o Mundial é esta última especialidade.


A queniana Milcah Chemos ganhou o quarto triunfo em quatro provas na Liga Diamante -, a comprovar que é a “obstaculista” mais em forma, nesta fase da época. Concluiu a prova em 9.19,87 minutos, frente da etíope Sofia Assefa (9.20,50), da queniana Mercy Njoroge (9.20,51) e da tunisina Habiba Ghribi (9.21,02). A primeira europeia foi a irlandesa Fionulla Britton, em oitavo (9.38,88).

Record
________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Meeting de Cáceres: Oito triunfos nacionais em Espanha



Os atletas portugueses ganharam esta quarta-feira oito das 16 provas do Meeting de Cáceres (Espanha), com Marco Fortes em destaque no lançamento do peso, ao derrotar o campeão espanhol Borja Vivas por dois centímetros, com 19,83 metros.


A marca mais surpreendente pertenceu a outro benfiquista, Paulo Gonçalves, que obteve o melhor registo nacional do ano no salto em altura, com 2,19 metros, aproximando-se finalmente dos 2,21 que conseguiu há três anos, em pista coberta.


Ainda no sector masculino, destaque para os triunfos de Dário Manso no martelo (70,11), de Marcos Caldeira no comprimento (7,55), de Pedro Ribeiro nos 3.000 metros obstáculos (8.59,09) e de Rasul Dabo nos 110 m barreiras (14,10, com vento a +1,5 m/s).


No sector feminino, registe-se mais duas vitórias portuguesas, através de Vânia Silva no martelo (67,55) e de Glória Santo nos 100 metros (11,85 com vento nulo).

Record

________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Asafa Powell é o homem mais rápido do ano



O jamaicano Asafa Powell ganhou esta quinta-feira os 100 metros do meeting de atletismo de Lausana em 9,78 segundos, passando a ser o homem mais rápido do ano naquela distância, considerada a "prova rainha" do atletismo em pista.


O antigo recordista mundial foi a figura mais em destaque da etapa suíça da Liga de Diamante, ao retirar um centésimo de segundo à anterior melhor marca de 2011, que estava na posse de Tyson Gay.


Em segundo ficou outro jamaicano, Michael Frater, com um recorde pessoal a 9,88, e em terceiro Christophe Lemaitre, que igualou o seu recorde de França, a 9,95 segundos.


Com Gay fora da seleção dos EUA para o Mundial, por lesão contraída nas qualificações, e com o jamaicano Usain Bolt, o recordista mundial, muito menos impressivo que em 2008 ou 2009, Asafa Powell posiciona-se já como favorito para o Mundial.


Sem qualquer oposição este ano está o francês Teddy Tamgho, no triplo salto, prometendo passar a barreira dos 18,00 metros em breve (o que só dois atletas ainda conseguiram).


Ganhou em Lausana com 17,91 metros, melhorando o seu recorde de 2011 ao ar livre em 24 centímetros.


Tamgho, atual campeão europeu em pista coberta, não tem rivais à altura: o britânico Philips Idowu, campeão do Mundo e da Europa, ficou-se pelos 17,52 metros e Nélson �vora, campeão olímpico, nem sequer se inscreveu em Lausana, na sequência de vários resultados menos conseguidos.


Powell e Tamgho protagonizaram as duas melhores marcas mundiais da ronda, com o francês Renaud Lavillenie muito próximo, no salto com vara. Os 5,83 metros por ele conseguidos ficam somente a um centimetro da marca do recordista norte-americano, Brad Walker.


No plano das desilusões sobressai a croata Blanka Vlasic, sexta no salto em altura, com 1,90 metros, numa prova ganha pela regressada russa Anna Chicherova (não competiu em 2010), com 1,95.


Outro regresso em pleno, após afastamento por lesão, aconteceu nos 800 metros masculinos, ganhos pelo recordista mundial, o queniano David Rudisha, em 1.44,15, bem destacado.

Record
________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,060
Gostos Recebidos
436
Meeting Paris: Alberto Paulo e Dulce Félix discretos



Os portugueses em acção esta sexta-feira no meeting de Paris, da Liga de Diamante de atletismo, tiveram actuações discretas.

Alberto Paulo foi 15.º nos 3.000 metros obstáculos com 8.35,39 minutos, muito longe dos 8.29,00 que procurava para atingir os mínimos para os Mundiais de Daegu.

Mahiedine Mekhissi Benabbad, francês filho de emigrantes argelinos venceu a prova com um recorde pessoal, 8.02,09, menos de um segundo do recorde da Europa.

Já Ana Dulce Felix não concluiu a prova de 5.000 metros, que terminou com a vitória da etíope Meseret Defar com o melhor registo (14.29,52 minutos) do ano.

A Bola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Tyson Gay fora das pistas até 2012



O velocista Tyson Gay lesionou-se nos campeonatos norte-americanos em atletismo e só voltará às pistas em 2012, depois de ter sido submetido a uma artroscopia à anca direita, anunciou esta sexta-feira o seu agente, Mark Wetmore.


O empresário esclareceu, em comunicado, que a intervenção cirúrgica decorreu na terça-feira num hospital do Colorado e foi realizada pelo médico Marc Philippon.


A equipa médica considera que Gay precisará de um período de reabilitação de cerca de nove semanas e não poderá voltar a treinar até ao outono, momento em que iniciará a preparação da temporada de 2012, que tem o seu ponto alto nos Jogos Olímpicos de Londres.


No momento da lesão, Gay era o detentor da melhor marca Mundial do ano nos 100 metros, com 9,79 segundos (posteriormente batida pelo jamaicano Asafa Powel, com 9,78), mas a lesão impediu-o de se qualificar pelos Estados Unidos para os Mundiais de atletismo de Daegu, que vão ser disputados na Coreia do Sul, de 27 de agosto a 4 de setembro.


Esta lesão inviabiliza um dos duelos mais aguardados da competição, frente ao recordista do Mundo, o jamaicano Usain Bolt (9,58 segundos).


Gay sagrou-se campeão do Mundo dos 100 e 200 metros em Osaka 2007, Japão, e é o detentor da segunda melhor marca de sempre no hectómetro, com 9,69 segundos e o terceiro no duplo hectómetro, com 19,58 segundos.


Record

________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,060
Gostos Recebidos
436
Meeting de Madrid: Sónia Tavares longe dos mínimos para Daegu



A portuguesa Sónia Tavares foi sétima classificada na final da corrida de 100 metros do meeting de Madrid com o tempo 11,83 segundos, longe dos mínimos para o Mundial de Daegu (11,38).

Sónia Tavares, que tem como melhor marca este ano o tempo de 11,41 segundos, fez as meias-finais em 11,80, porém, o vento forte que se fez sentir na final acabou por condicionar a prestação da velocista portuguesa. A prova terminou com a vitória da jamaicana Schilonie Calvert (11,23).

No salto com vara, Edi Maia perdeu o segundo lugar para o cubano Lázaro Borges por derrubes. O português saltou 5,60 e falhou quando tentou bater o recorde nacional (5,66) de Nuno Fernandes.

Rui Silva (7.56,68 minutos) foi sétimo nos 3.000 metros, enquanto Sílvia Cruz (53,85 metros) foi sexta no lançamento do dardo.

A Bola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Meeting Paris: Vitória fácil de Bolt nos 200 metros



Usain Bolt foi a principal estrela do metting de Paris, da Liga de Diamante de atletismo. Apesar de desacelerar no fim, o jamaicano acabou por vencer facilmente a prova dos 200 metros.

O actual campeão e recordista mundial e olímpico venceu a prova com o tempo de 20,03 segundo, superando a esforçada concorrência. O francês Christophe Lemaitre foi segundo classificado 20,21 segundos.

O meeting de Paris registou ainda melhores marcas do ano em quatro especialidades, todas no sector feminino: Meseret Defar (14:29.52 minutos) nos 5.000 metros; Zuzana Hejnova (53:29 segundos) nos 400 metros barreiras; Christina Obergföll (68,01 metros); e Yargelis Savigne (14,99 metros) no triplo salto.

Destaque ainda Caster Semenya que regressou às vitórias nos 800 metros após o título no Mundial de 2009. A sul-africana viu-se depois abalada pelo processo sobre o seu género.


abola
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Bolt pondera carreira como ... futebolista



O velocista triplo campeão olímpico e mundial, dos 100 e 200 metros, Usain Bolt quer começar uma carreira como futebolista quando deixar o atletismo. “Acredito que posso ser um bom futebolista e quero prová-lo”, disse o campeão jamaicano.

Record
_______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Mundial de juvenis: Rafaela Vitorino em 16.º no heptatlo


Rafaela Vitorino conseguiu este sábado o melhor resultado português nos Mundiais de atletismo de juvenis, que estão a decorrer em Lille, no norte da França, ao classificar-se em 16.º lugar no heptatlo.

A atleta do Benfica, que terminou o primeiro dia no 22.º posto, melhorou para o 16.º, com 4.836 pontos, aproximando-se do seu recente recorde nacional - 5.011 pontos, a 12 de junho.


Ana Oliveira, do Fátima, atual recordista nacional de iniciados, concluiu em 30.º, num total de 34 participantes, com 4.388 pontos. Nos 10.000 metros marcha, Luís Miguel Carvalho, do CN Rio Maior, conseguiu um recorde pessoal de 47.40,46 minutos, classificando-se em 26.º lugar, entre 37 participantes.

O Mundial termina domingo, dia em que não haverá portugueses em ação.

Record

________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Tiago Aperta melhora recorde nacional absoluto de dardo



Tiago Aperta melhorou este sábado o recorde nacional absoluto do dardo, com um lançamento de 73,94 metros, no primeiro dia do Campeonato Nacional de juniores, que decorre em Lisboa, no Estádio Universitário.


O benfiquista melhorou pela terceira vez esta época o recorde, que estava em 73,82 metros, marca feita em Alcanena, a 4 de junho.


Diogo Antunes, do Benfica, venceu os 100 metros e conseguiu mínimos para o Campeonato da Europa deste escalão etário, que tem lugar em Talin, capital da Estónia, entre 21 e 24 de julho.


O prazo para obtenção de mínimos é domingo e desde hoje passa a haver 14 atletas com marca, nove no setor masculino e cinco no feminino.


Tiago Aperta é o quinto europeu da sua especialidade, sendo os outros destaques da seleção Emanuel Rolim, sexto nos 1.500 metros, e Rui Pinto, quinto nos 5.000 metros.

Record
_______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Tyson Gay operado com sucesso



O norte-americano Tyson Gay deverá regressar aos treinos dentro de seis a nove semanas, tempo previsto para a recuperação da cirurgia a que foi submetido à anca na passada terça-feira no Colorado, nos Estados Unidos.

O velocista de 28 anos, que vai falhar os Mundiais de Daegu (entre 27 de Agosto e 4 de Setembro), deverá regressar aos treinos no Outono para preparar a época de 2012.

A lesão já havia impedido Gay de participar nas provas de 100 e 200 metros dos campeonatos dos Estados Unidos que serviam de qualificação para o Mundial.

abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Benfica campeão de juniores


Benfica sagra-se campeão nacional de juniores em masculinos e femininos

O Benfica sagrou-se hoje campeão nacional de juniores em atletismo, tanto no sector masculino como no feminino, numa competição disputada no Estádio Universitário de Lisboa.


Entre os homens, o Benfica somou 262 pontos, contra 118 da Juventude Vidigalense e 53 do Sporting e, nas mulheres, as “encarnadas” totalizaram 293,5 pontos, contra 133 do Sporting e 128 do SC Braga.


Para além do recorde de Portugal (absoluto) conseguido sábado pelo benfiquista Tiago Aperta, no dardo (73,94 metros), mais quatro atletas conseguiram mínimos para o Europeu de Juniores, em Talin (21 a 24 de julho).


Diogo Antunes correu os 100 metros em 10,64 segundos, Diana Cerqueira conseguiu 24,49 nos 200, Elisabete Silva lançou o dardo a 50,06 metros e Débora Santos, embora segunda, correu os 3.000 metros obstáculos em 10.43,86.


André Biveti já tinha mínimos nos 100 metros e juntou-lhe agora o de 200, com 21,64.


Lista dos 17 portugueses com mínimos para o Europeu:


Masculinos (9): 100 m – Diogo Antunes (Benfica) e André Biveti (Sporting); 200 m – André Biveti (Sporting); 1500 m – Rui Pinto (Benfica) e Emanuel Rolim (Benfica); 3000 m – Rui Pinto (Benfica); 3000 m obstáculos – Manuel Fernandes (Marítimo); 110 m barreiras – Samuel Remédios (GA Fátima); vara – Ruben Miranda (Benfica); peso – Tsanko Amaudov (Benfica); dardo – Tiago Aperta (Benfica).


Femininos (8): 200 m – Diana Cerqueira (Mazarefes); 800 m – Marta Pen (Benfica); 3000 m – Susana Godinho (Benfica); 3000 m obstáculos – Catarina Carvalho (Zona Alta) e Débora Santos (Benfica); 100 m barreiras – Eva Vital (Benfica); dardo – Elisabete Silva (Operário); 10000 m marcha – Sandra Monteiro (Benfica).



sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Marco Fortes é 5.º em Birmingham



Marco Fortes classificou-se este domingo em quinto lugar no concurso do lançamento do peso do meeting de atletismo de Birmingham, com um arremesso a 20,42 metros, perto do seu recorde nacional.


Naide Gomes também competiu em Birmingham, para ser quarta no salto em comprimento, com 6,58 metros, relativamente distante do seu melhor.


Fortes, que ficou a 27 centímetros do recorde português, bateu atletas como os norte-americanos Adam Nelson, uma vez campeão do Mundo e duas vezes vice-campeão olímpico, ou Reese Hoffa, uma vez campeão do Mundo.


O lançador do Benfica não estava inicialmente inscrito para este meeting da Liga de Diamante, mas acabou por ter entrada, realizando um concurso de alto nível, com lançamentos a 20,42, 20,20 e 19,77, além de um nulo.


Depois de há duas semanas ter lançado a 20,57 no Nacional de Clubes, no Estádio Universitário, continua a ameaçar o seu recorde nacional de 20,69, marca conseguida em junho do ano passado, em San Fernando, Espanha.


Venceu o canadiano Dylan Armstrong, este ano em grande forma, com 21,55, deixando o polaco Tomasz Majewski, campeão olímpico em título e vice-campeão mundial e da Europa, em segundo, com 20,90.


Os resultados do salto em comprimento foram afetados pela chuva que caiu esta tarde em Birmingham, com as atletas a retraírem-se um pouco na corrida e na chamada para os saltos.


Naide Gomes não conseguiu "acertar" em condições com a tábua de chamada e fez cinco nulos, com apenas um salto válido, a 6,58 metros (a mais de meio metro do recorde nacional), que lhe valeram o quarto lugar.


A concorrência não fez muito melhor e a norte-americana Janay Deloach surpreendeu, com a vitória a 6,78 metros, deixando para trás as favoritas Brittney Reese, também dos EUA, e Darya Klishina, da Rússia.


Reese, campeã do Mundo em Berlim2009, ficou-se pelos 6,67 e Klishina, campeã da Europa em pista coberta, não foi além dos 6,64.

Record
_______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Reatar com as medalhas em Ostrava


Na República Checa, de quinta-feira a domingo, competem 18 esperanças portuguesas, destacando-se Paulo Lopes, nos 3.000 metros obstáculos, e Carla Salomé Rocha, nos 10.000 metros e 3.000 metros obstáculos, em que são favoritos.

Portugal partiu hoje para os Europeus de atletismo de sub-23 de Ostrava com a conquista de medalhas nos objectivos, procurando reatar com uma tradição que na última década só foi quebrada há dois anos, em Kaunas, Lituânia.

Num plano bastante elevado - claramente entre os oito melhores das sua especialidade - estão Catarina Ribeiro (10.000 metros), Vera Barbosa (400 metros barreiras, 400 metros e 4x400 metros), Irina Rodrigues (disco), José Costa (10.000 metros), Rasul Dabó (110 metros barreiras) e Marcos Chuva (comprimento).

No conjunto, vários lusos são titulares e elementos essenciais na selecção absoluta, chegando a esta competição, que é o pico da sua época, bastante rodados e motivados.

Com 18 elementos na comitiva, a delegação portuguesa está em linha com as duas anteriores, aproximando-se do patamar de mais de 20, que já é normal nos Europeus absolutos.

Em termos de medalhas, o historial ainda não é "famoso" e só há dois títulos para recordar, no balanço: Rui Silva nos 1.500 metros, em 1999, de uma forma bem autoritária (ainda hoje é recordista europeu sub-23, por corrida feita nesse ano), e Carlos Calado, no salto em comprimento, dois anos antes, edição em que também foi vice-campeão do triplo.

Ambos viriam a confirmar anos mais tarde, com medalhas olímpicas e em mundiais, o estatuto de foras-de-série, a que também chegaram quase todos os outros medalhados do historial: na marcha, Vera Santos foi campeã e Susana Feitor bronze, nos obstáculos Sara Moreira foi bronze e no triplo Nelson Évora também foi bronze.

A mais surpreendente das medalhas lusas nos Europeus de esperanças aconteceu há quatro anos, com a prata da estafeta de 4x100 metros, em Debrecen2007 (Hungria), com Arnaldo Abrantes, Yazaldes Nascimento, Dani Gonçalves e Ricardo Martins.

Com as oito medalhas, das quais duas de ouro, Portugal está em 19.º lugar num quadro global, de 36 países já galardoados.

Em Ostrava, competirão muitas das vedetas dos próximos anos, mas dois inscritos se destacam dos demais, ambos na selecção francesa: Christophe Lemaitre, o branco mais rápido de sempre (que só irá aos 200 metros) e Teddy Tamgho, que está muito próximo da mítica barreira dos 18 metros no triplo.

Também é esperada Darya Klishina, no salto em comprimento, ela que já é campeã europeia absoluta "indoor".

Outros "notáveis" são o espanhol Javier Cienfuegos, recordista mundial júnior do martelo, a suíça Lisa Urech (100 metros barreiras) e o britânico Nathan Woodward (400 metros barreiras).

Os primeiros portugueses a entrar em acção, logo na manhã de quinta-feira, a partir das 09:00, são Diogo Ferreira (vara), Francisco Belo (peso) e Irina Rodrigues (disco), à procura de um apuramento para a final. A fechar, no domingo à tarde, Portugal estará na final directa dos 4x400 metros femininos.



sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Vera Barbosa bate recorde nacional



Nos Europeus de sub-23, a atleta lusa terminou a prova dos 400m barreiras no quarto lugar.

A portuguesa Vera Barbosa bateu hoje o recorde nacional absoluto dos 400 metros barreiras, ao ser quarta classificada na final dos Europeus de Atletismo de Sub-23, em Ostrava, República Checa, com o tempo de 55,81 segundos.

Vera Barbosa, que assim também conseguiu mínimos para os Mundiais que se disputam entre 27 de Agosto e 04 de Setembro em Daegu, na Coreia do Sul, retirou 44 centésimos de segundo ao anterior recorde nacional, que Carmo Tavares estabelecera em 56,25 em 12 de Junho de 2002, em Cáceres, Espanha.

Quando se qualificou para a final dos Europeus, na quinta-feira, a atleta portuguesa já tinha batido o recorde nacional Sub-23 dos 400 metros barreiras, ao conseguir o tempo de 56,70 segundos.

sapo desporto

_______________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Daniela Cunha bate recorde pessoal nos 1.500 metros



Na final dos 5.000 metros, prova ganha pelo norueguês Sindre Buraas, Bruno Albuquerque chegou na 10.ª posição, com 14.29,01 minutos.

A portuguesa Daniela Cunha bateu este sábado o recorde pessoal nos 1.500 metros femininos, com 4.17,71 minutos, garantindo um lugar na final de domingo dos Europeus de atletismo de Sub-23, em Ostrava, na República Checa.


Daniela Cunha foi a quinta do seu grupo e obteve o 12.º melhor tempo da meia-final.


Menos sorte teve Carlos Veiga, que foi 15.º no triplo salto. Com 14,71 metros não conseguiu carimbar o passaporte para a final.


O mesmo aconteceu com Rasul Dabo, nos 110 metros barreiras, que concluiu a prova em 13,90 segundos. O atleta português ficou de fora dos lugares da final por um centésimo de segundo.


Na final dos 5.000 metros, prova ganha pelo norueguês Sindre Buraas, Bruno Albuquerque chegou na 10.ª posição, com 14.29,01 minutos.


No domingo, Daniela Cardoso alinha de manhã nos 20 quilómetros marcha, enquanto à tarde Daniela Cunha corre a final dos 1.500 metros e a selecção nacional feminina disputa a final dos 4x400 metros.


sapo desporto

_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Estafeta feminina de 4x400 foi sexta



Nestes campeonatos, Portugal conseguiu uma medalha de prata, por Marcos Chuva, no comprimento, e uma de bronze, por Catarina Ribeiro, nos 10.000 metros.

A seleção feminina portuguesa foi este domingo sexta classificada na estafeta de 4x400 metros do Europeu de atletismo de sub’23, que teve final directa, com sete equipas, em Ostrava, na República Checa.


Portugal alinhou com Dorothe Évora, Vera Barbosa, Joceline Monteiro e Cátia Nunes e obteve o tempo de 3.37,28 minutos, novo recorde nacional de sub’23. A Rússia triunfou com 3.27,72.


Neste último dia dos campeonatos, Daniela Cunha foi 11.ª na final de 1500 metros, com 4.27,89 minutos, em prova ganha pela russa Yelena Arzhakova, em 4.20,55.


Por seu lado, Daniela Cardoso foi 17.ª nos 20 quilómetros marcha, com 1:56.02 horas, tendo triunfado a russa Tatyana Mineyeva, em 1:31.42.


Nestes campeonatos, Portugal conseguiu uma medalha de prata, por Marcos Chuva, no comprimento, e uma de bronze, por Catarina Ribeiro, nos 10.000 metros.


Destaque ainda para Vera Barbosa, que foi quarta nos 400 metros barreiras, bateu o recorde nacional, com 55,81 segundos, e conseguiu os mínimos para o Mundial de Daegu.


Sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Selecção de 4x100m em sexto no europeu de juniores


A vitória na corrida realizada em Tallin pertenceu à selecção francesa.

A selecção portuguesa classificou-se em sexto lugar na final dos 4x100 m do último dia do Campeonato da Europa de Juniores, que se realizou em Tallin, na Estónia.

A equipa foi composta por André Biveti, Diogo Antunes, André Costa e Samuel Remédios, que foi terceiro na eliminatória, com 41,59, melhorando depois na final para 41,20. A França sagrou-se campeã, com 39,35.

O outro português em competição este domingo foi infeliz. Ruben Miranda, que se qualificara para a final do salto com vara, com 5,15 metros, lesionou-se no ensaio inicial a 4,85 e teve que ser conduzido ao hospital, temendo-se a fractura de um pé.

Portugal terminou este Europeu de Juniores com sete classificações entre os oito primeiros classificados: Rui Pinto foi quarto nos 5000 m, Emanuel Rolim quinto nos 1500 m, André Biveti, a selecção masculina de 4x100 m e Marta Pen nos 800 m foram sextos, Catarina Carvalho foi sétima nos 3000 m obstáculos e Susana Godinho oitava nos 3000 metros.

sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Eleonor Tavares bateu recorde nacional do salto com vara



Eleonor Tavares, atleta portuguesa radicada em Paris, bateu hoje em Albi (região de Midi-Pirinéus) o recorde nacional do salto com vara, ao sagrar-se campeã de França com 4,50 metros.

A marca supera o recorde que a própria já detinha, com 4,41 metros ultrapassados no passado mês de fevereiro, na pista coberta de Pombal.

Eleonor Tavares, 25 anos, que possui nacionalidade dupla (mas representará Portugal no Mundial de Daegu), sagrou-se campeã de França ao passar os 4,50 à segunda tentativa, enquanto Marion Lotout, segunda classificada, o fez apenas à terceira. Ambas derrubaram depois a 4,55.

Antes dos 4,50, Eleonor já havia conseguido, neste concurso em Albi, o recorde a 4,45, também à segunda tentativa.

A sua irmã Sandra Helena Tavares foi oitava, com 4,15 metros. As duas atletas estão inscritas no campeonato de Portugal, devendo participar, no domingo, na prova que vai atribuir o título luso do salto com vara.

Elisabete Tavares, a mais velha das três irmãs saltadores, e antiga recordista (com 4,40), deixou de competir no final da época passada.

Desde os Mundiais de Helsinquia2005 que as três irmãs participam em grandes competições de atletismo: Elisabete esteve em Helsinquia2005, Gotemburgo2006 (Europeu) e Osaca2007 (Mundial); Sandra-Helena em Pequim2008 (Olímpicos), Berlim2009 (Mundial) e Barcelona2010 (Europeu); Eleonor também competiu em Barcelona2010.

sapo desporto
______________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Nacionais sem novos mínimos para o Mundial



A primeira jornada do Campeonato de Portugal não proporcionou novos mínimos para o Mundial de Daegu, mas teve três melhores marcas nacionais do ano, por João Ferreira nos 400 m (46,69), Liliana Viana na altura (1,82) e Irina Rodrigues no disco (55,83).


Há ainda a considerar as melhores marcas pessoais de Inês Henriques (43.59,08) e João Vieira (39.44,91) nas pouco disputadas provas de 10.000 m marcha, neste último caso um novo recorde nacional em pista, no Estádio Universitário, em Lisboa.


Em termos absolutos, há a registar os 20,21 de Marco Fortes no peso. Surpreendentes os tempos nos 100 metros, embora muito favorecidos pelo vento, a +4,0 m/s. Yazaldes Nascimento ultrapassou Arnaldo Abrantes nos metros finais, ganhando com 10,15, contra 10,16 de Abrantes.


Nos 400 metros, João Ferreira ficou a três centésimos do seu recorde pessoal, enquanto Jorge Paula melhorou o seu com 46,89, naquela que foi das finais mais disputadas da tarde.


No salto em altura, Liliana Viana progrediu um centímetro, derrotando Marisa Anselmo e Ana Monjane, ambas com 1,77.


Entre os principais nomes presentes, Jessica Augusto ganhou os 1500 m com 4.16,42, com boa réplica de Ercília Machado (4.17,59), Sara Moreira, depois de um início lento, terminou os 3.000 m obstáculos em bons 9.41,20. Rui Silva concluiu os 5000 m com algumas dificuldades, em 13.48,59 e Naide Gomes ficou-se pelos 6,58 no comprimento, mais uma vez com vários nulos.




Vencedores:


Masculinos:

100 m (v:+4,0) -- Yazaldes Nascimento (Benfica) 10,15

400 m -- João Ferreira (Sporting) 46,69

1500 m -- Hélio Gomes (Sporting) 3.42,80

5000 m -- Rui Silva (Sporting) 13.48,59

Vara -- Edi Maia (Sporting) 5,44

Comprimento -- Marcos Chuva (Benfica) 7,79 (+0,8)

Peso -- Marco Fortes (Benfica) 20,21

Dardo -- Tiago Aperta (Benfica) 65,66

10000 m marcha -- João Vieira (Sporting) 39.44,91

4x100 m -- CA Baixa Banheira 43,05


Femininos:

100 m (v:+2,6) -- Sónia Tavares (Sporting) 11,46

400 m -- Patrícia Lopes (Sporting) 54,85

1500 m -- Jessica Augusto (individual) 4.16,42

3000 m obstáculos - Sara Moreira (Maratona) 9.41,20

Altura -- Liliana Viana (individual) 1,82

Comprimento -- Naide Gomes (Sporting) 6,58 (+2,0)

Disco -- Irina Rodrigues (Sporting) 55,83

Martelo -- V?nia Silva (Sporting) 65,55

Marcha - Inês Henriques (CN Rio Maior) 43.59,08

4x100 m -- J. Vidigalense 49,34

Record
_______
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo