• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

vitalis1

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Mensagens
789
Gostos Recebidos
0
Violador de menores condenado a oito anos

Violador de menores condenado a oito anos

Tribunal de Loures considerou provados crimes contra três meninos

O Tribunal de Loures condenou, hoje, a oito anos de prisão, um homem que estava acusado de violação, rapto e coacção sexual de três menores. Os factos ocorreram em 2006 e 2007, ficando provado que o arguido costumava abordar as crianças junto às escolas para depois cometer os crimes.

Patrícia Almeida
Jornalista



Vídeos
Primeiro Jornal
Tribunal de Loures condena violador
PLAYSentença de oito anos de prisão por crimes contra três meninos

Rapto, coacção sexual agravada, violação agravada de menor, crime de ameaça e detenção de arma proibida foram os crimes que o Tribunal de Loures considerou provados, tendo condenado o homem a oito anos de prisão.

No final da leitura do acórdão, o presidente do colectivo aconselhou o arguido, de 50 anos e sem antecedentes criminais, a pedir ajuda. O homem é casado há mais de 20, tem uma filha, maior de idade, que o visita com frequência e trabalhou na construção civil, em Espanha.

No regresso a Portugal, o homem, que vive nos arredores de Lisboa, começou a praticar os crimes: raptar meninos juntos das escolas e lavá-las para descampado para cometer as violações. As vítimas tinham na altura 9,10 e 11 anos e apenas um não foi violado.

O homem foi detido em Maio de 2007 e as provas incluem testes de ADN e vídeos feitos com o telemóvel das violações.
 

DemonTuga

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 4, 2007
Mensagens
1,278
Gostos Recebidos
0
Informação - Revista de imprensa dos Açores

Ponta Delgada, 29 Mar (Lusa) - As linhas gerais da moção global que o líder do PS/Açores, Carlos César, vai levar ao congresso em Abril fazem hoje manchete em dois jornais publicados na ilha de São Miguel.

O Açoriano Oriental escreve que "César garante renovação para a próxima legislatura", declarações feitas no dia em que o partido inaugurou a nova sede em Ponta Delgada.

Sobre o mesmo assunto, o Correio dos Açores diz que Carlos César deu "recados para o PS e para o Governo" na apresentação da moção, sob o lema "Sempre mais Açores".

As viagens aéreas de baixo custo merecem destaque na imprensa micaelense de hoje, com o Correio dos Açores a dar conta que ao nível europeu apenas as ilhas dos Açores e Córsega não têm voos "low cost".

O Diário dos Açores adianta que o secretário regional da Economia voltou a afirmar que "a liberalização das rotas é interessante", mas não serve os açorianos "como arquipélago".

"Apenas um por cento dos cegos trabalha" nos Açores denuncia a delegação regional da Associação dos Cegos de Amblíopes de Portugal (ACAPO) na capa do Diário dos Açores.

"Banif Açores apresenta contas de 2007 com 14,2 milhões de lucro" e "Lavoura não recebe ajudas comunitárias" são outros dos assuntos abordados hoje pelo jornal Correio dos Açores.

O Açoriano Oriental noticia que o Banif está livre para investir na antiga fábrica da Baleia, na ilha de São Miguel, revelando que a intenção do grupo de Horácio Roque passa pela adaptação de um projecto turístico ou negociação do imóvel com terceiros.

"Estatuto a poucos dias de ser votado" e "Martin Gray lidera Azores Sénior Open em golfe" são títulos que preenchem a capa do mais antigo jornal português.
 

DemonTuga

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 4, 2007
Mensagens
1,278
Gostos Recebidos
0
Informação - Revista de imprensa de Lisboa

Lisboa, 29 Mar (Lusa) - A punição dos alunos que protagonizaram um episódio de violência contra uma professora no Porto e a decisão de Cavaco Silva de convocar o Procurador-Geral para tentar encontrar soluções para o problema são temas hoje em destaque na imprensa.

"Cavaco chama PGR chocado com escolas" é a manchete do semanário Expresso, que conta como o Presidente da República ficou "profundamente chocado" com as imagens de violência escolar e decidiu chamar Pinto Monteiro para coordenar as medidas para inverter a situação.

O Diário de Notícias (DN) também chama o assunto à primeira página, afirmando que Presidente e Procurador-Geral da República (PGR) "vão debater soluções e casos de agressões nas escolas.

O DN noticia ainda que o aluno que filmou a cena de violência vai ser mais punido do que a agressora.

"Docente maltratada e alunos punidos não voltam às aulas na segunda-feira" titula o Jornal de Notícias (JN), que chama para manchete o combate aos fogos florestais, denunciando que a Protecção Civil deverá pagar mais pelo uso de helicópteros estatais do que a particulares.

A violência escolar também é tema de destaque do Correio da Manhã, que fala de uma despedida emotiva dos alunos que foram transferidos e da decisão da professora de adiar o seu regresso à escola.

O Público noticia em manchete que "Governo Português não boicotará abertura dos Jogos Olímpicos", à semelhança da restante União Europeia, embora a Polónia, a República Checa e a Estónia tenham manifestado já a sua intenção de não comparecer na abertura oficial.

A liberalização dos telemóveis em Cuba, depois dos computadores, é o outro tema de destaque neste jornal matutino.

O semanário Sol faz manchete com "mudança brutal" de imagem de Lisboa, caso avance a opção preferida pelo LNEC de fazer a travessia Chelas-Barreiro em vez de Beato-Montijo.

Uma entrevista do Presidente de Timor, José Ramos-Horta, ao semanário depois do atentado de que foi vítima a 11 de Fevereiro é o outro tema de capa do jornal.

"Segurança de Ramos-Horta cometeu dupla traição" é o título do semanário, que adianta que "militares do corpo de segurança do palácio presidencial de Díli podem ter feito jogo duplo, traindo ao mesmo tempo Ramos-Horta e o major Reinado".

O 24horas destaca em manchete que "Sargento bloqueia encontro de Esmeralda com os pais" e chama também à capa a notícia de que "Mourinho foi a Milão à procura de trabalho", assinalando que o ex-treinador do Chelsea está "desempregado há 191 dias".

Os desportivos destacam o aniversário do jogador do Benfica Rui Costa, com o Record a escrever "maestro festeja último aniversário como jogador profissional".

"O príncipe faz anos" é a manchete da Bola, que revisitou o passado com o jogador.

O Jogo afirma em toda a sua primeira página que Alex Ferguson diz ter quase a certeza de que "Queiroz não irá para o Benfica".
 

DemonTuga

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 4, 2007
Mensagens
1,278
Gostos Recebidos
0
Informação - Revista de imprensa da Madeira

Funchal, 29 Mar (Lusa) -- A derrota do Marítimo frente ao Vitória de Guimarães por 1-0 é hoje o tema em foco nas capas dos matutinos madeirenses.

"Marítimo caiu à beira do fim" e "Marítimo perde e Europa fica mais longe" titulam, respectivamente, Diário de Notícias e Jornal da Madeira para se reportarem a este tema da actualidade desportiva.

O DN insular destaca em manchete que um dos casos de alegada corrupção na região denunciados na Procuradoria-Geral da República pelo PS/M "já vem de trás".

"Terceiro caso de corrupção vem de trás" escreve o DN do Funchal, apontando que se refere a um processo relacionado com peculato que foi aberto em 2006 e envolve uma funcionária da Câmara Municipal do Funchal.

O diário regional realça ainda que os relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo e anuncia que o comandante da PSP-Madeira, Moutinho Barreira, "mal chegou e já está de saída", devendo ser substituído pelo intendente Paulo Lucas.

Quanto ao Jornal da Madeira, no título principal da capa salienta que nos próximos dois anos "mais dois navios serão afundados no Porto Santo", transformados em recifes artificiais para a prática do mergulho.

O JM menciona que o Presidente da Assembleia da República, "Jaime Gama vem à Região elogiar obra impar".

"Madeira campeã em futebol feminino", titula ainda o jornal.
 

DemonTuga

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 4, 2007
Mensagens
1,278
Gostos Recebidos
0
Informação - Revista de imprensa do Porto

Boas

Porto, 29 Mar (Lusa) - Os diários do Porto destacam hoje os resultados de um estudo sobre o melhor modelo de gestão para o Aeroporto do Porto e os custos do aluguer de helicópteros para combate aos fogos florestais.

"Estado aluga ao Estado mais caro que privados - Protecção Civil deverá pagar mais pelo uso de helicópteros estatais do que a particulares" é a manchete do Jornal de Notícias.

Segundo o JN, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, desdramatiza o facto e diz que ganhos de eficácia compensam custos.

Com fotografia, este diário realça o título "Docente maltratada e alunos punidos não voltam às aulas na segunda-feira".

Refere ainda que a professora Adosinda Cruz, que se tem refugiado em casa, voltou sexta-feira à Escola Carolina Michaelis para ser ouvida no processo do 9/o C.

"Declaração de independência do Kosovo 'é anormal' diz Cavaco", "Desporto: Mourinho negoceia com Inter" de Milão, "Burlas: PJ alerta para vigarices com notas falsas de 200 euros" e "Clima: Seca está a atingir o Noroeste peninsular" são outros destaques na capa do JN.

O Primeiro de Janeiro escreve em manchete "Estudo aponta para parceria público-privada no aeroporto" do Porto, destacando também com fotografia a deslocação da ministra da saúde à Maia: "USF 'dão' médico de família a todo o concelho - novo centro de saúde da Maia".

"Judiciária alerta para circulação de notas falsas na região Norte" é outro tema que o Janeiro puxa para a primeira página.

A edição/Porto do Público titula em manchete "Governo português não boicotará abertura dos Jogos Olímpicos" e acrescenta "Nenhum país da UE defende um boicote aos jogos, mas há três países que não querem estar na abertura oficial: Polónia, República Checa e Estónia".

Na secção Local, este diário realça "Estudo aponta para inclusão de parceiro regional na gestão do aeroporto".

O trabalho da consultora Deloitte e da Faculdade de Economia da Universidade do Porto foi enviado sexta-feira para o ministro Mário Lino.

info de «lusa»
 

noites

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 14, 2007
Mensagens
25
Gostos Recebidos
0
Pombal: Colisão causa um morto

Pombal: Colisão causa um morto
Uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo causou este sábado, ao início da tarde, um morto e três feridos, um dos quais em estado grave, na Estada Nacional 109, na zona Guia, Pombal.


De acordo com uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o acidente ocorreu cerca das 13h50, tendo comparecido no local 12 elementos dos Bombeiros de Pombal com quatro viaturas.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Gondomar:Condutor atropelou dois jovens e fugiu sem prestar auxilio

Segundo a fonte, as vítimas, uma das quais encontra-se em estado considerado grave, foram transportadas para o Hospital de S. João do Porto.

Os dois rapazes terão sido atropelados fora da faixa de rodagem.

Segundo fonte hospitalar, o jovem de 17 anos é o que inspira mais cuidados, devidos aos «traumatismos graves» que apresenta.

A fonte da GNR disse ainda que, além da marca da viatura, poucos pormenores se conhecem sobre o autor de mais um atropelamento com fuga e omissão.

A GNR e a PJ estão a investigar.

O último caso de atropelamento seguido de fuga ocorreu há cerca de 15 dias no Porto e foi protagonizado por um taxista que atropelou quatro crianças numa passadeira.


Fonte:Lusa / SOL
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Madeira: Socialistas aprovam voto de protesto contra elogios de Jaime Gama a Jardim

30 de Março de 2008, 15:46

Funchal, 30 Mar (LUSA) - A Comissão Regional do PS/Madeira aprovou hoje um voto de protesto contra os elogios do "camarada Jaime Gama", na qualidade de presidente da Assembleia da República, ao presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.

"O camarada Jaime Gama ofendeu todos os cidadãos deste país, particularmente aqueles que, na Região Autónoma da Madeira, têm sido severamente prejudicados, no seu corpo e na sua alma, pelo exercício autocrático do poder regional vigente, já lá vão trinta anos", lê-se no voto de protesto dos socialistas madeirenses, aprovado por unanimidade na Comissão Regional.

"Elogiar alguém que tem perseguido madeirenses, ofendido sistemáticamente os seus adversários políticos, atentado constantemente contra a unidade da Pátria e atacado sucessivamente, muitas vezes de forma boçal, os titulares de orgãos de soberania e os mais altos detentores de cargos políticos deste país é no mínimo uma falta de respeito para com os principíos indeléveis que enformam o socialismo democrático, como sejam a Liberdade e a Democracia, a que todos estão vinculados quando aderem ao Partido Socialista, quanto mais um dos seus fundadores", acusam.

Em conferência de imprensa, o presidente da Comissão Regional do PS/M, António Rosa, acrescentou que o partido "tornou este protesto público porque os madeirenses já aprenderam que os erros políticos não devem ser repetidos. Já basta que na altura de António Guterres tenham vindo à Região inúmeros ministros para fazerem a propaganda de Alberto João Jardim".

O dirigente sublinhou o "grande passado político de Jaime Gama" mas diz não entender o seu discurso quando foi ele próprio quem, em 1992, "comparou Alberto João Jardim a Bokassa", antigo ditador e auto-proclamado imperador da República Centro-Africana.

Aliás, o dirigente socialista madeirense deu um exemplo do estado da democracia na Região, lembrando que na própria Mesa da Assembleia Regional, a que o PS/M tem direito a uma vice-presidência, até agora o PSD maioritário tem chumbado o nome proposto pelos socialistas, ao contrário do que sucede na Assembleia da República, onde há uma Mesa plural.

António Rosa, questionado pelos jornalistas, rejeitou a ideia de que as afirmações de Jaime Gama "representem falta de solidariedade do PS nacional ao PS regional" ou que seja algum tipo de retaliação por algumas posições contrárias que têm existido entre estas duas estruturas: "Penso que não, não estão em causa o direito de cada um ter as suas divergências políticas".

Também já no sábado, o presidente do PS/M, João Carlos, comentando as afirmações elogiosas de Jaime Gama para com Alberto João Jardim, exclamou que "todos os presidentes do PS/M, no passado e no futuro, terão que ter muita paciência. O exercício de ser presidente do PS/M é um caminho para a Santidade".

Na sexta-feira passada, durante a visita à Região do presidente da Assembleia da República, no âmbito do Congresso da Associação Nacional de Freguesias, o socialista Jaime Gama, afirmou que Alberto João Jardim "é um exemplo supremo na vida democrática e do que é um combate político combativo".

O progresso existente na Região, disse ainda, "é um trabalho notável, é uma conquista extraordinária, é uma obra ímpar e isso deve ser reconhecido".

"A Madeira é bem o exemplo com Democracia, com Autonomia, com a integração Europeia de um vasto e notável progresso no país", afirmou.

"Mas toda esta obra históricamente tem um rosto e um nome e esse nome é o do presidente do Governo Regional da Madeira, a quém quero prestar uma homenagem, na diferença de posições, por esta obra e este resultado".

Na sala onde se realizava a reunião da Comissão Regional dos socialistas madeirenses, pelos tons exaltados dos seus elementos, era bem patente a revolta que as declarações de Jaime Gama provocaram no PS/M.

LAR.

Fonte:Lusa/fim
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Estarreja-Incêndio causa pânico

Estarreja: Instalações da CUF estiveram ameaçadas
Incêndio causa pânico


A população de Estarreja temeu o pior quando ontem, ao início da tarde, um violento incêndio deflagrou na Auto Vila, uma fábrica de recolha de resíduos nas traseiras da Quimiparque. Os funcionários que ali se encontravam saíram em pânico, avisando os populares que se aglomeravam junto à estrada para fugirem, porque podia "ir tudo pelos ares".

A várias centenas de metros de distância as explosões soavam no meio do fumo preto quase como rajadas de metralhadora. "Credo, parece a guerra no Iraque", gritavam os populares, mas sem arredarem pé. A tensão entre os populares é grande. Os rostos cobrem-se de medo. Uma explosão bastante mais forte e várias as pessoas fugiram apavoradas.

No teatro das operações já estavam 49 bombeiros das corporações de Estarreja, Albergaria-a-Velha e Ovar e uma brigada de incêndios da Quimiparque, tentando, desesperadamente evitar que se propagassem a um armazém contíguo, também com matérias perigosas, ou às instalações da CUF, "seria uma catástrofe, porque rebentava com tudo", vaticinavam os populares.

De acordo com António Valente, comandante dos Bombeiros de Estarreja, este foi um incêndio de "risco elevado" e que se terá iniciado "nuns bidões de óleo que estavam no exterior do armazém" cerca 12h40.

"O plano de emergência da Quimiparque foi accionado e os bombeiros vieram com a máxima força, porque, numa situação destas, quando não a agarramos no início, ela torna-se violenta e muito perigosa", explicou António Valente.

Com o encerramento da Urgência hospitalar de Estarreja consumado, o comandante admite que, se acontecer uma situação como esta, o socorro pode ser complicado, mas, sublinha, "manda o bom senso que os médicos (neste caso do Hospital de Aveiro) sejam requisitados em caso de emergência".

O incêndio que não teve vítimas a lamentar foi dado como extinto cerca das 16h00, começando então os trabalhos de rescaldo, "que foram minuciosos", segundo o comandante dos bombeiros, uma vez que debaixo dos escombros a que ficou reduzido o armazém ainda existia muitos aerossóis e, por isso, perigo de novo reacendimento.

PORMENORES

EMERGÊNCIA

Apesar da violência do incêndio e das várias explosões, pelo menos três de grandes dimensões, não houve necessidade de accionar o plano de emergência municipal nem de evacuar a população.

CENÁRIO DANTESCO

O comandante dos bombeiros de Estarreja tentou desdramatizar a situação, mas admitiu que neste tipo de incêndio é sempre de temer "os piores cenários", salientando que os bombeiros não podem ter medo no teatro das operações.

ESPUMA QUÍMICA

Os bombeiros gastaram cerca de 1500 litros de espuma química e muita água para conseguir extinguir as chamas. Para se aproximarem do sinistro vários dos operacionais foram obrigados a recorrer a sofisticados aparelhos respiratórios.


Francisco Manuel
Correio da Manhã
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Figueira da Foz: Autoridades procuram cidadão espanhol alegadamente desaparecido no m

30 de Março de 2008, 18:59

Figueira da Foz, Coimbra, 30 Mar (Lusa) - A autoridade marítima da Figueira da Foz está desde o início da tarde de hoje a proceder a buscas para encontrar um cidadão espanhol alegadamente desaparecido na praia do Relógio, naquela cidade, disse fonte da capitania local.

"Um cidadão espanhol está desaparecido desde ontem [sábado] à noite. Terá entrado na água e estamos a proceder a buscas terrestres e no mar, com o auxílio de um helicóptero" disse à Lusa o comandante do porto da Figueira da Foz, Malaquias Domingues.

O alerta foi dado hoje, pelas 14 horas, depois de populares terem encontrado uma carteira com documentos na praia e alertado a PSP para o sucedido.

Segundo o comandante do Porto, o homem, de 43 anos, integra um grupo de técnicos espanhóis responsáveis por uma obra na Videira do Mondego, nos arredores da Figueira da Foz.

As buscas, que estão a ser dificultadas pelo estado do mar, estão a decorrer na praia e no mar, junto à entrada da barra do rio Mondego, com meios terrestres e um helicóptero da Força Aérea.

JLS.

Fonte:Lusa/Fim
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
GNR apreendeu veículo que atropelou dois jovens


Gondomar

Veículo que atropelou dois jovens, sábado à noite em Fânzeres, Gondomar, foi apreendido pela GNR e encontra-se nas instalações da Polícia Judiciária do Porto, para averiguações.




A GNR encontrou abandonado em S. Pedro da Cova,, Gondomar, o veículo que sábado à noite atropelou dois jovens e cujo condutor se pôs de seguida em fuga sem prestar auxílio. Fonte da GNR indicou que o veículo foi já apreendido pela e encontra-se nas instalações da Polícia Judiciária do Porto, para averiguações.

As vítimas permanecem internadas no Hospital de S. João, Porto, encontrando-se o mais velho, de 17 anos, em estado considerado muito grave e com "prognóstico reservado", segundo fonte hospitalar.

Segundo a GNR, o veículo circulava a grande velocidade e terá atropelado os jovens fora da faixa de rodagem.
Lusa
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Braga-Porto: Comboios mais rápidos

A CP arrancou ontem com horários que encurtam o tempo de viagem entre Braga e Porto através de mais comboios e com cinco ligações mais rápidas nas horas de ponta.

A iniciativa tenta satisfazer as exigências da Comissão de Utentes que reclama mais ligações e viagens de 40 minutos entre as duas cidades. Segundo fonte da CP, "foram acrescentados nove comboios diários: mais um no percurso Porto (S. Bento)-Braga, mais cinco para Famalicão-Braga e mais três para Braga-Famalicão". Nas deslocações pendulares entre Porto e Braga, foram reduzidos os tempos de viagem em cinco ligações: no sentido Braga-Porto (07h44 e 17h13) e Porto-Braga (06h25, 07h25 e 18h25).

CM
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Moimenta: Idoso queimado em lareira

Um homem, de 63 anos, caiu numa lareira e sofreu queimaduras graves nos braços e pernas, ontem ao início da tarde, em Sarzedo, Moimenta da Beira. O idoso foi transportado ao Hospital de Lamego pelos Bombeiros de Moimenta da Beira, informou o CDOS de Viseu.

CM
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Coimbra: PSP isola zona com enxame

A PSP de Coimbra isolou ontem à tarde uma zona no Bairro Norton de Matos onde se instalou um enxame com milhares de abelhas. O alerta foi dado às 18h45 e os insectos atacaram um cão. Os bombeiros e a Protecção Civil não têm meios para capturar as abelhas. Uma solução será encontrada hoje.

Fonte: Cm
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Um elogio que está a dar muito que falar

Jaime Gama «piscou o olho» a Jardim. PS/Madeira está indignado

A Comissão Regional do PS/Madeira aprovou este domingo um voto de protesto contra os elogios do «camarada Jaime Gama», na qualidade de presidente da Assembleia da República, ao presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.

«O camarada Jaime Gama ofendeu todos os cidadãos deste país, particularmente aqueles que, na Região Autónoma da Madeira, têm sido severamente prejudicados, no seu corpo e na sua alma, pelo exercício autocrático do poder regional vigente, já lá vão trinta anos», lê-se no voto de protesto dos socialistas madeirenses, aprovado por unanimidade na Comissão Regional.

«Elogiar alguém que tem perseguido madeirenses, ofendido sistematicamente os seus adversários políticos, atentado constantemente contra a unidade da Pátria e atacado sucessivamente, muitas vezes de forma boçal, os titulares de órgãos de soberania e os mais altos detentores de cargos políticos deste país é no mínimo uma falta de respeito para com os princípios indeléveis que enformam o socialismo democrático, como sejam a Liberdade e a Democracia, a que todos estão vinculados quando aderem ao Partido Socialista, quanto mais um dos seus fundadores», acusam.

Em conferência de imprensa, o presidente da Comissão Regional do PS/M, António Rosa, acrescentou que o partido «tornou este protesto público porque os madeirenses já aprenderam que os erros políticos não devem ser repetidos. Já basta que na altura de António Guterres tenham vindo à Região inúmeros ministros para fazerem a propaganda de Alberto João Jardim».

O dirigente sublinhou o «grande passado político de Jaime Gama» mas diz não entender o seu discurso quando foi ele próprio quem, em 1992, «comparou Alberto João Jardim a Bokassa», antigo ditador e auto-proclamado imperador da República Centro-Africana.

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Instituto da Natureza chumba Alcochete

875354.jpg

ANA SUSPIRO

Instituto da Natureza chumba Alcochete
ICNB alerta para problemas graves a nível da biodiversidade
O Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) deu um parecer negativo à construção do novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete (CTA), soube o DN junto de várias fontes. O parecer, elaborado para a avaliação ambiental estratégica, não tem poder vinculativo, esclareceu ao DN fonte oficial do ICNB.

A posição do ICNB teve por base a avaliação feita pela entidade que gere a Reserva Natural do Estuário do Tejo, que terá concluído que a construção do aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete trará problemas graves ao nível da conservação da natureza e biodiversidade que exigem a imposição de condições e a adopção de medidas de compensação tão vastas e complexas que o parecer acabou por ser negativo.

Estas conclusões já podiam de alguma forma ser antecipadas no capítulo sobre a conservação da natureza e biodiversidade do relatório do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) que foi colocado em consulta pública pela Naer (empresa gestora do novo aeroporto).

Apesar de ficar fora da de áreas classificadas do estuário do Tejo e da Rede Natura e de "apenas afectar uma extremidade da ZPE (Zona de Protecção Especial do Tejo), o sobrevoo (de aviões) a altitudes relativamente baixas pode interferir com o movimento de aves aquáticas que se refugiam no estuário e se alimentam em campos agrícolas e zonas húmidas da região adjacente".

O documento salienta ainda que "são particularmente relevantes os impactes potenciais sobre as aves aquáticas, uma vez que para estas o estuário do Tejo assume uma importância muito elevada para a conservação da biodiversidade à escala europeia".

"De facto, uma vez que muitas das espécies de aves potencialmente mais afectadas são migradoras, o novo aeroporto poderá ter reflexos negativos sobre áreas naturais a muitos milhares de quilómetros de distância", lê-se no documento. Este é um dos argumentos decisivos para a conclusão de que o "CTA é uma localização mais desvantajosa que a Ota na óptica de conservação da natureza e da biodiversidade.

A fonte contactada pelo DN, que não confirma o teor do documento técnico, diz que ele não pode ser divulgado, mas que deverá ser um anexo ao relatório da consulta pública que deverá ficar concluído na próxima semana. Este, por sua vez, servirá de base ao relatório final sobre o qual será tomada a decisão final do Governo. O ICNB, tutelado pelo Ministério do Ambiente, é uma das entidades que tem de ser ouvida neste processo e terá sido aquela que apresentou mais objecções à localização proposta no CTA. Com RITA CARVALHO

DN
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Casos de filhos que agridem os pais aumentam no Minho

873905.jpg

PAULO JULIÃO, Viana do Castelo

Casos de filhos que agridem os pais aumentam no Minho
Segundo a PSP, maioria das vítimas são mulheres. Em 2007 houve 92 casos
O número de denúncias de maus tratos e violência doméstica à PSP de Viana do Castelo está a aumentar de forma "preocupante" e com "especial incidência" nos casos de pais agredidos pelos filhos, revelou ao DN o comando daquela polícia.

Segundo o registo da PSP, em 2006 foram participados 51 casos de violência doméstica, em que a grande parte das vítimas eram mulheres. Número que, em 2007, chegou aos 92 casos e que até 25 de Março já ascendia a 33 situações participadas.

Para além do aumento de denúncias, a PSP aponta o facto de muitos destes casos envolverem violência de filhos sobre os pais. Um destes casos remonta à tarde do dia de Páscoa. "Um senhor que estava internado no hospital de Viana foi agredido pelo filho e respectiva companheira, por sinal psicóloga. Foi de tal forma violentado que teve de ser socorrido nas urgências da mesma unidade", disse ao DN o comandante da PSP de Viana do Castelo.

Segundo o intendente Martins Cruz, este caso configura maus tratos e, segundo a participação feita por elementos clínicos à PSP, o homem, de 58 anos e residente em Caminha, foi alvo de "várias agressões nas pernas", alegadamente perpetradas pelo filho e pela companheira deste, ambos de 27 anos e residentes em Lisboa.

Este caso remonta ao final da tarde do domingo de Páscoa, à hora da visita na unidade de psiquiatria, onde o homem estava internado há vários dias. Os alegados agressores não apresentaram qualquer justificação para este episódio de maus tratos. No entanto, e segundo os números da PSP, é já o quinto caso de maus tratos de filhos sobre pais registados na cidade este ano. "Estamos a falar de crimes públicos que, através do aumento do número de denúncias, está a tomar sérias proporções", reconheceu ainda Martins Cruz. "Não podemos dizer que a violência doméstica está aumentar, sabemos é que o número de denúncias cresceu. Mas também criámos condições, no comando de Viana, para que isso aconteça", garante ainda.

Entre as medidas adoptadas conta-se o policiamento de proximidade, através do polícia de bairro, que "ganhou confiança nas áreas em que está inserido", ou pela criação de um gabinete próprio, de acesso restrito, para receber este tipo de participação. "Começámos igualmente a fazer o registo fotográfico da destruição resultante destes episódios de violência doméstica. Também nunca deixamos o alegado agressor à sua vontade", acrescenta.

O comandante da PSP garante já ter alertado o governador civil do distrito, bem como o poder autárquico, de forma a promover e "incentivar" a denúncia destes episódios às autoridades. "Não se pode fazer como a avestruz. Denunciando estes casos, fazemos com que quem agride os familiares idosos e os cônjuges pense duas vezes", concluiu.

DN
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
GATT com mérito cultural

O evento sentou à mesa 100 pessoas, para uma homenagem que envolveu teatro, música e fotografia. O humor e a boa disposição foram contagiantes, mas as dificuldades financeiros e logísticas do grupo
não foram esquecidas

O momento alto da noite chegou tarde, já depois da meia-noite, mas foi celebrado efusivamente. Quando o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Mário Nunes, entregou a medalha de mérito cultural a Luís Serrano, presidente do Grupo Amador de Teatro de Taveiro (GATT), as cerca de 100 pessoas presentes na sede da Filarmónica União Taveirense festejaram com um aplauso ensurdecedor.
Mais do que a distinção, no jantar comemorativo dos 40 anos de vida do grupo, os presentes celebraram o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em quatro décadas de actividade ininterrupta. «O esforço intenso leva o grupo a ter uma vida que de amador tem muito pouco. O caminho não é fácil, há muitas barreiras, mas contem connosco para levar Taveiro e Coimbra a todo o sítio que for possível», afirmou o presidente Luís Serrano, já com a medalha ao peito.
O responsável estava satisfeito com a distinção atribuída pela autarquia, mas optou por destacar as dificuldades que o grupo enfrenta. «Fomos considerados uma instituição de utilidade pública. Fui inscrever o grupo nas instâncias legais e pediram-me 600 euros. Vim-me embora, não temos esse dinheiro. Vejam quanto custa neste país ser uma instituição de utilidade pública», lamentou.
Entretanto, para além da atribuição da medalha, as pessoas presentes no jantar ouviram duas boas notícias para a colectividade. Depois de 40 anos, o GATT vai finalmente ter uma sede, que estará pronta em Julho e ficará situada na Rua Nova da Estação. Depois, a Junta de Freguesia de Taveiro ofereceu um cheque de 500 euros, quantia significativa para o GATT.
Já o vereador da Cultura da CMC explicou que a medalha pretendeu premiar o «longo e honroso trabalho que tem sido desenvolvido pelo grupo». A distinção surge no seguimento de uma proposta avançada por Mário Nunes, aprovada por unanimidade pelo executivo camarário. «A câmara apoia a cultura, ao contrário do que dizem alguns iluminados», concluiu o vereador.
O director regional da Cultura do Centro, António Pedro Pita, também esteve presente na iniciativa. «Sempre me impressionou, em estruturas com este tipo de longevidade, a capacidade de se transmitir o conhecimento de geração em geração», afirmou, depois de felicitar os elementos do GATT presentes na sala.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Inaugurado monumento ao bombeiro

Foi com um simbolismo particular que os Bombeiros de Oliveira do Hospital assinalaram ontem o seu 86º aniversário, com uma homenagem aos soldados da paz e ao falecido comandante Manuel Serra

As comemorações do 86.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) foram marcadas, ontem, pela inauguração do monumento ao bombeiro, colocado numa rotunda próxima do quartel. A iniciativa pertenceu à Câmara Municipal e foi a forma encontrada pela autarquia para homenagear os soldados da paz e ao mesmo tempo perpetuar o nome de um dos “ícones” deste corpo de bombeiros, o falecido comandante Manuel Serra.
Trata-se de uma escultura da autoria de Luís Queimadela, o mesmo escultor que realizou o monumento ao empresário que embeleza uma outra rotunda da cidade. Também aqui o autor optou por uma mistura de diversos materiais e elementos para simbolizar o trabalho dos soldados da paz, tendo colocado numa das extremidades do monumento um busto do antigo comandante dos bombeiros.
Na sessão solene, o governador Civil de Coimbra começou por lembrar precisamente o «comandante de referência» e o homem «exemplar» que o concelho ontem homenageou, julgando que o facto do seu nome e o seu busto se encontrarem agora num «ponto de confluência» da cidade pode servir de «pedagogia» para os que ali passarem com frequência. Além disso é «uma homenagem aos que se dedicam à causa da protecção civil e do socorro», constatou Henrique Fernandes, que aproveitou para falar no novo «paradigma» de socorro a que estamos a assistir em que «todos têm de contribuir» e em que as responsabilidades não cabem só às entidades especializadas, mas a um conjunto de elementos, incluindo a chamada sociedade civil.
Henrique Fernandes pegou ainda nos números apresentados pelo comandante relativos à área da saúde – representam mais de metade dos serviços - pensando que também aqui há «um novo território» de trabalho para os bombeiros, que «já não accionam só as bombas de água, mas contribuem para a saúde e qualidade de vida dos cidadãos».
Já o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Mário Alves, classificou a homenagem como «um acto de cumprimento com aquilo que deve ser a história», na medida em que se pretendeu perpetuar o nome de um «grande bombeiro» que deu «exemplos sem conta na condução desta instituição».
Agora que o monumento ao bombeiro e praça Comandante Manuel Serra fazem parte do património da cidade, Mário Alves disponibiliza-se para patrocinar a edição de um livro sobre a vida e obra do malogrado comandante, para que «sirva de exemplo aos mais novos». Alves não esqueceu ainda os demais bombeiros das duas corporações do concelho, e das pessoas que são «crónicas» no sentido de se disponibilizarem para estar à frente destas instituições, sublinhando também o contributo de um conhecido benemérito do concelho – Serafim Marques - cuja generosidade faz dele «um enorme bombeiro sem farda».
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Valongo: Carjacking no Leclerc

Um trio de assaltantes com armas de fogo roubou um Volkswagen Getta, ontem às 19h30, no parque de estacionamento do Leclerc, Valongo. Fonte da PSP confirmou que depois foi encontrado um Fiat Punto queimado nas imediações, que a polícia pensa estar ligado ao carjacking.

CM
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo