Bolsa: EDP Renováveis fecha primeiro dia no PSI-20 a perder 5,44% para 6,95 euros
Bolsa: EDP Renováveis fecha primeiro dia no PSI-20 a perder 5,44% para 6,95 euros
01 de Julho de 2008, 18:19
Lisboa, 01 Jul (Lusa) - A EDP Renováveis fechou hoje, no dia da sua estreia no PSI-20, a perder 5,44 por cento para 6,95 euros por acção, no segundo pior dia da bolsa portuguesa desde o início do ano.
A Euronext Lisboa encerrou hoje a cair 4,69 por cento para 8.486,91 pontos, numa sessão marcada pela queda generalizada dos títulos, com empresas a registar quebras superiores a 15 por cento como a Teixeira Duarte e a Altri.
Os analistas do BPI consideram que a sessão de hoje foi a pior das últimas semanas, tendo o PSI20 e vários dos seus componentes atingido "os mínimos dos últimos 3 anos".
Desde a sua entrada em bolsa, a 4 de Junho, no PSI Geral, dia em que começou a ser negociada a 8 euros a acção, a EDP Renováveis desvalorizou 13 por cento, valendo agora 6,2 mil milhões de euros.
O presidente-administrador da EDP Renováveis, António Mexia, afirmou à Lusa que "este foi um mês difícil em termos mundiais para o mercado de capitais" e que, nesse sentido, "o comportamento da EDP Renováveis destacou-se pela positiva pois foi a que menos sofreu".
"Acho que o papel demonstra aquilo que é: um papel onde se deve investir, num momento em que a energia tradicional sobe e a energia verde também", afirmou António Mexia.
O responsável afirmou-se confiante no desempenho da acção a longo prazo.
"A longo prazo, não tenho dúvidas nenhumas. A relação das pessoas com o mercado de capitais não deve ser meramente especulativa", afirmou.
Questionado sobre as expectativas em relação à entrada da EDP Renováveis no PSI 20, António Mexia admitiu que o principal índice de referência da Bolsa de Lisboa, "sofreu muito nas últimas semanas".
"Vamos ver o que acontece. Os fundamentais não se alteraram, à excepção do aumento dos combustíveis, o que não é teoricamente contrário a este sector", afirmou.
António Mexia afirmou ainda que continua "confortável em relação ao momento de entrada" da EDP Renováveis em Bolsa.
A actual crise do mercado de capitais "só demonstra que fizemos a operação no momento certo", concluiu.
A EDP Renováveis registou o seu preço mais elevado no dia de estreia, ao cotar a 8,06 euros a acção, e o mais baixo hoje, onde chegou a negociar a 6,73 euros para fechar a 6,95 euros.
ACF.
Fonte:Lusa/fim