Bem, muito tempo sem atualização.
Vamos la tentar fazer um breve resumo da situação.
Durante o Verão, comi algumas alfaces, bem saborosas
Outras, foram ficando, e acabei por deixar que dessem sementes, que já recolhi, e ainda irei semear algumas, para tentar ainda comer algumas alfaces este ano. Os morangueiros que pus, multiplicam-se que é uma coisa parva, e estão a precisar de levar uma "poda". como já os coloquei após a época de frutificação, não colhi nenhum morango. No entanto, deu para ver que se dão bastante bem no sistema, embora as folhas apresentem sinais de deficiência de algum nutriente. E embora já tenha comprado ferro quelatado, ainda não o adicionei nenhuma vez ao sistema.
Tenho ainda intenção de colocar 2 ou 3 couves, para fazer a experiencia, e ver como se dão no meu sistema.
Tenho tido também alguns problemas com a evaporação da água (ou uma eventual fuga que não consegui ainda detetar onde). E isso tem me obrigado a repor água com bastante frequência.
Como tinha dito, uma das kois tinha morrido. Entretanto, umas semanas depois, um dos peixes (o preto), revelou o que me pareceu ser hidropsia, e acabou por morrer.
Depois disso, decidi retirar do lago o nenufar (julgo que a terra que usei possa conter algum tipo de quimico, tendo originado estes problemas), e a água voltou a ficar clara e os peixes parecem estar saudáveis, incluindo os 9 que nasceram junto do nenufar
(e ainda tenho mais 3 dentro de casa, num aquário, com taxas de crescimento notoriamente mais baixas que os peixes que ficaram sempre no lago, sem eu lhes providenciar alimento especifico (eles deverão alimentar-se principalmente de algas e larvas de insectos, e também restos da comida que vou dando aos peixes maiores - os pequenos gostam de andar a "bicar" nas bolitas de comida).
A pior notícia mesmo, vem da semana passada. Tenho estado fora, durante a semana. E no último fim de semana, alguma coisa estava diferente. Quando vou a ver, faltava-me o "rei" do lago, a minha koi maior. Pelos indícios no quintal, algum animal (suspeito de um gato que tem andado por aqui) conseguiu ir à pesca, e lá fiquei eu sem o peixe mais valioso (já teria muito perto de 1 kg, se não mais...). Uma koi deste tamanho, em loja, seria coisa para valer alguns 50€, no mínimo.
Mas pronto, é seguir. Tenho peixes suficientes para alimentar as plantas.
Entretanto, comprei "pedras de rio", para voltar a colocar o nenúfar dentro do lago, sem introduzir terra no sistema.
Agora, é fazer a poda aos morangueiros, semear algumas alfaces, plantar 2 ou 3 couves (trazidas da horta do meu pai), e voltar a retirar proveito do sistema.
Para uma primeira experiencia, está a ser positivo, e no próximo ano, espero conseguir tirar maior rendimento do sistema, e experimentar novas espécies (principalmente tomate e pepino).