Faro
O único distrito do continente que corresponde a uma região, neste caso o Algarve. O mar é aqui omnipresente, mas o Algarve não é só mar, longe disso. O interior algarvio, medianamente montanhoso, proporciona paisagens magníficas e uma gastronomia diferente, com carne de grande qualidade e legumes fartos. E há uma região lindíssima, área protegida, mas pouco divulgada, que vai de Vila Real de Santo António até Alcoutim, passando por Castro Marim, com o rio Guadiana a dominar uma paisagem muito bonita, com o monte por companhia. E onde quase não se come peixe.
Neste distrito as sopas são muito boas, de peixe, de marisco, canja de conquilhas e canja de lingueirão, sopa de legumes, de beldroegas e de espinafres. E os petiscos populares: tarte de alfarroba, ovas de polvo, ovas de choco fritas, muxama de atum, estopeta de atum, ovas de atum, alcabrozes, carapaus e biqueirões alimados. Dos mariscos o destaque para as ostras, as percebas, as conquilhas, os burriés, as amêijoas pretas, os carabineiros, as gambas, as lagostas e os lavagantes. E o peixe fresco para grelhar: sardinha, carapau, sargo, robalo, linguado, garoupa, dourada, peixe espada, entre outros. Os alimados ou peixes em vinagre são muito apreciados, como o biqueirão alimado, o carapau alimado, as eirozes em vinagre e as enguias de escabeche. O xerém é uma especialidade. As cataplanas de peixe são famosas e em geral muito bem confeccionadas.
No interior algarvio a carne manda mais alto: a cabidela de galinha, aqui com batata, o galo do campo estufado, os pézinhos de porco, o entrecosto e o pernil no forno. O borrego estufado com batata e os ensopados, de borrego, de javali e de lebre com feijão são deliciosos.
A doçaria algarvia é muito característica e muito doce: D. Rodrigo, encharcada, mel com nozes, tarte de amêndoa, morgado, bolo de figo, tarte de alfarroba, tarte de uvas e muitos outros. Na fruta de mesa as laranjas do Algarve, as uvas e as romãs.
Produzem-se alguns vinhos de qualidade, o mais conhecido dos quais é o da Adega Cooperativa de Lagoa, aparecendo também os de Lagos e Tavira em bom nível. As aguardentes são uma instituição: de medronho, de amêndoa e de figo.