• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Rega gota a gota

zedzepp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 18, 2009
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Olá a todos ...

Gostava que alguém me desse uma ajudinha ...
Estou a começar a fazer o meu jardim, e claro que depreendo-me com algumas duvidas e espero vir a esclarecer neste forum :espi28:

Ontem plantei 120 árvores (SEBE CIPRESTE DE LEYLAND) a uma distancia de 80cm umas das outras, com um comprimento total de 90m, o objectivo é fazer um sistema de rega "gota a gota", posso com um único ponte de agua abastecer os 90m de rega controlada !?

Só encontro tubo com gotejadores de 30 em 30cm, estando as sebes de 80 em 80cm, alguma sugestão ?



Agraços
Zé Carlos
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Amigo zedzepp, na minha modesta opinião poderias comprar tubo PEAD de 63mm, e aplicá-lo em toda a extensão da tua plantação (este enterrado), uma vez enterrado, sairia um tubo de 16mm através de tomadas de carga a cada 80 cm. Depois é aplicar o respectivo gotejador junto ao tronco de cada Cipreste.
Em anexo segue um pequeno esquema.
Espero que te ajude amigo.
:espi28:
 

zedzepp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 18, 2009
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Boas jcodigo, obg pela dica ...
Parece-me boa ideia, sabes se em termos de custos é +/ - dispendioso, esse tubo PEAD consigo encontrar com facilidade ?
Como consigo saber se o caudal de um ponto de agua é o suficiente para os 90m ?

Desculpa estas perguntas newbies ;)



Thankzz
Zé Carlos
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Amigo deixo-te aqui uma tabela com os preços por metro:
http://www.irrimac.pt/profissionais...bagem/TuboPolietilenoAltaBaixaeTuboRoscar.pdf :right:
Em qualquer Bricomaché ou loja da especialidade encontras este tubo com facilidade.
Relativamente ao caudal, um exemplo; os próprios gotejadores têm um débito de 4 litros/h debitam o mesmo caudal de água independentemente de serem 200 ou 30, ou o terreno ser a acidentado ou não.
:espi28:
 

zedzepp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 18, 2009
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Boas ao pessoal do forum ...

Como consigo saber quanto tempo o sistema de gota a gota ficara a "gotejar" para este tipo de Sebes ?

Não tenho a noção do tempo de rega, claro que se estiver 10min encontro o a terra humida mas não sei se é o tempo certo !?

(...)


Abraços
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Boas ao pessoal do forum ...

Como consigo saber quanto tempo o sistema de gota a gota ficara a "gotejar" para este tipo de Sebes ?

Não tenho a noção do tempo de rega, claro que se estiver 10min encontro o a terra humida mas não sei se é o tempo certo !?

(...)


Abraços

Amigo zedzepp, depende dos gotejadores que tiveres a usar.
Vê aqui: :right:
 

zedzepp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 18, 2009
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Amigo jcodigo :espi28:

Vejo que tem a ver com os gotejadores, em que no próprios gotejadores autocompensantes tem um sistema de regulação 2,4,8 l/h

concluo que por ex: numa hora "goteja" 2 litros para cada planta, penso que deva começar por ai, se verificar que é pouco tenho que simplesmente regular para 4l/h ... simples

hehehe

corrige-me se estiver errado ...


Thankzz
 

zedzepp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 18, 2009
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Podem parecer perguntas de principiante ... mas aki vai mais uma

Para um sistema gota a gota é sempre necessário colocação de redutor de pressão ?

Isto porque já vi esquemas em que focam este redutor outros que liga directamente à torneira sem redutor !?


Thankzz
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Amigo, vê este pequeno manual e se tiveres dúvidas, apita.
:espi28:
 

zedzepp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 18, 2009
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Mais uma vez thanks4 your replie :espi28:


Pelo que me verifiquei será sempre necessário colocação de redutor, pois se o nível de pressão variar este mantém sempre a mesma , no meu caso, até convém pois estou a usar agua da companhia e verifico que por vezes verifico mais/menos pressão.


Fácil ... heheheh


Abraços
ZC
 

Lucarelli

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 7, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Viva
Sou novo por estas bandas e se vim cá parar... foi porque preciso de ajuda (sejamos francos)!!!
O meu problema é o seguinte: montei um sistema de rega gota a gota num terrenos para regar umas sebes e umas árvores de fruta. O sistema foi desenhado por mim e parece-me que cumpre com os objectivos... O sistema é alimentado a partir de um furo existente no local.
Mas, há sempre um mas, a água proveniente do furo tem demasiada areia (finíssima) que rápidamente tapa o filtro instalado e ... deixa de correr água!
A pergunta: existe algum filtro que remova as areias finas da água e que possa ser facilmente instalado no sistema? Tem de ser barato, pequeno e que não chame a atenção para não ser roubado!!!
Grato por uma ajuda
 
Última edição:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Viva
Sou novo por estas bandas e se vim cá parar... foi porque preciso de ajuda (sejamos francos)!!!
O meu problema é o seguinte: montei um sistema de rega gota a gota num terrenos para regar umas sebes e umas árvores de fruta. O sistema foi desenhado por mim e parece-me que cumpre com os objectivos... O sistema é alimentado a partir de um furo existente no local.
Mas, há sempre um mas, a água proveniente do furo tem demasiada areia (finíssima) que rápidamente tapa o filtro instalado e ... deixa de correr água!
A pergunta: existe algum filtro que remova as areias finas da água e que possa ser facilmente instalado no sistema? Tem de ser barato, pequeno e que não chame a atenção para não ser roubado!!!
Grato por uma ajuda

Relativamente ao assunto que aqui descreve, um dos factores que está a efectar o sistema de rega é sem dúvida a areia que vem na água captada pelo furo.
Existe vários tipos de filtros no mercado, no entanto a meu ver deveria de tentar solucionar o problema na raíz, por vezes basta elevar o sistema de captação (bomba Submersível) poderá estar colocada numa cota que ao elevar a massa de água, leva a areia, pergunte ao empreiteiro (sondador) da obra qual o nível hidrodinamico da captação, e ficará a saber se pode elevar o sistema de captação.

Aquele Abraço
 

wimpi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2011
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Olá a todos ...

Gostava que alguém me desse uma ajudinha ...
Estou a começar a fazer o meu jardim, e claro que depreendo-me com algumas duvidas e espero vir a esclarecer neste forum :espi28:

Ontem plantei 120 árvores (SEBE CIPRESTE DE LEYLAND) a uma distancia de 80cm umas das outras, com um comprimento total de 90m, o objectivo é fazer um sistema de rega "gota a gota", posso com um único ponte de agua abastecer os 90m de rega controlada !?

Só encontro tubo com gotejadores de 30 em 30cm, estando as sebes de 80 em 80cm, alguma sugestão ?



Agraços
Zé Carlos
Boas a todos!

Também sou novo nestas coisas de plantas e jardins, e também vou plantar cerca de 80m de ciprestes de Leyland para sebe, à volta de um pomar. A distãncia entre os pés tem mesmo de ser 80cm em 80cm?, ou posso reduzir a distância com o objectivo de fechar a sebe mais depressa ?

Obrigado
 

Lucarelli

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 7, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boas a todos!

Também sou novo nestas coisas de plantas e jardins, e também vou plantar cerca de 80m de ciprestes de Leyland para sebe, à volta de um pomar. A distãncia entre os pés tem mesmo de ser 80cm em 80cm?, ou posso reduzir a distância com o objectivo de fechar a sebe mais depressa ?

Por indicação do horto fornecedor eu plantei os leyland de 80 em 80 cm. Ele até me disse que podia ir ao metro de distancia.
A informação foi de que devia manter essa distancia para evitar que os ciprestes "acavalassem".
Na base dos ciprestes coloquei rede para evitar o crescimento de ervas e o sistema está a funcionar... Plantei-os com 30 cm e neste momento já estão com quase 1 metro e ainda não fez um ano.
felicidades nos seus trabalhos
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Por indicação do horto fornecedor eu plantei os leyland de 80 em 80 cm. Ele até me disse que podia ir ao metro de distancia.
A informação foi de que devia manter essa distancia para evitar que os ciprestes "acavalassem".
Na base dos ciprestes coloquei rede para evitar o crescimento de ervas e o sistema está a funcionar... Plantei-os com 30 cm e neste momento já estão com quase 1 metro e ainda não fez um ano.
felicidades nos seus trabalhos

Exactamente amigo Lucarelli.
:espi28:
 

wimpi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2011
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Por indicação do horto fornecedor eu plantei os leyland de 80 em 80 cm. Ele até me disse que podia ir ao metro de distancia.
A informação foi de que devia manter essa distancia para evitar que os ciprestes "acavalassem".
Na base dos ciprestes coloquei rede para evitar o crescimento de ervas e o sistema está a funcionar... Plantei-os com 30 cm e neste momento já estão com quase 1 metro e ainda não fez um ano.
felicidades nos seus trabalhos
Obrigado
Vou seguir o conselho. Os que plantei também tinham 30-35cm. Quase 1 m em menos de um ano!!, espero conseguir o mesmo feito. Já podaste os teus? Lateralmente ou também podaste por cima? E em baixo, já está fechado ou continuas com muito espaço entre eles?
Fica bem
 

nuno2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2011
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
Olá a todos ...

Gostava que alguém me desse uma ajudinha ...
Estou a começar a fazer o meu jardim, e claro que depreendo-me com algumas duvidas e espero vir a esclarecer neste forum :espi28:

Ontem plantei 120 árvores (SEBE CIPRESTE DE LEYLAND) a uma distancia de 80cm umas das outras, com um comprimento total de 90m, o objectivo é fazer um sistema de rega "gota a gota", posso com um único ponte de agua abastecer os 90m de rega controlada !?

Só encontro tubo com gotejadores de 30 em 30cm, estando as sebes de 80 em 80cm, alguma sugestão ?


Agraços
Zé Carlos

existe tubo gota-gota 100cm-100cm, ou tubo pp 16 e coloca os gotejadores no sitio que quer, se tiver boa pressão de agua aguenta mas mas devia aplicar gotejadores autocompensantes.
 

ruben69tuning

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 7, 2009
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
boas,
sou novo aqui no forum, mas se me puderem ajudar agradecia.
recentemente estive a fazer uma plantação de morangos e queria colocar rega gota a gota, mas acontece que não tenho agua com pressao nem luz para por uma bomba no local. Estive a pensar colocar um tanque e encher quanto necessario, mas não sei se a rega gota a gota permite que apenas a altura do tanque faça a rega.
por outras palavras, se o tanque estiver mais alto que a tubagem já funciona a rega?
obrigado
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
boas,
sou novo aqui no forum, mas se me puderem ajudar agradecia.
recentemente estive a fazer uma plantação de morangos e queria colocar rega gota a gota, mas acontece que não tenho agua com pressao nem luz para por uma bomba no local. Estive a pensar colocar um tanque e encher quanto necessario, mas não sei se a rega gota a gota permite que apenas a altura do tanque faça a rega.
por outras palavras, se o tanque estiver mais alto que a tubagem já funciona a rega?



obrigado
se estiver mais alto que o solo funciona na perfeição
eu tenho rega-gota a gota feita com um garrafão de 5l com um tubo plastico e pipo aspersor, mas pronto eu tenho so uma floreira de morangos...
 
Topo