• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Mundial da Saúde Mental​


O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro.

Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-económicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.

Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde.

Neste dia realizam-se colóquios para se encontrar soluções para os problemas relacionados com a saúde mental e coordenar esforços na luta contra esta realidade. O tema do Dia Mundial da Saúde Mental é: "Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Socorros de Saúde Mental e Psicológica para Todos".

Aumento dos casos de depressão​

As perturbações de natureza mental estão a crescer e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade, são uma das principais doenças incapacitantes do século XXI.

A depressão é a segunda causa de incapacidade na União Europeia. As doenças mentais e, particularmente a depressão, são o fator de maior risco de suicídio.

Saúde mental em Portugal​

Um estudo da Direção Geral de Saúde mostra que Portugal lidera a lista dos países europeus com maior número de casos de perturbações mentais. Os mais afetados são as mulheres, quando se comparam os sexos, e as pessoas com menos educação e dinheiro, quando o critério é a posição social. Em Portugal existem perto de 100 mil doentes esquizofrénicos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Mundial Contra a Pena de Morte​


O Dia Mundial Contra a Pena de Morte encontra-se a 10 de outubro no calendário.

A data pretende defender a peça central dos direitos humanos – o direito à vida – sensibilizando os países contra a pena de morte.

Dia Mundial Contra a Pena de Morte foi criado em 2003 por iniciativa conjunta de organizações não governamentais, governos e organizações jurídicas. A Organização das Nações Unidas repudia a legalidade e o uso da pena capital, assim como a União Europeia.

Portugal foi o líder na abolição da pena de morte, já que foi o primeiro país do mundo a abolir a pena capital na Lei Constitucional, após a reforma penal de 1867.

Até há sete décadas, somente 14 países tinham abolido a pena de morte. Atualmente, 82% dos países suspenderam ou aboliram a pena de morte.

O Direito Internacional delimita a aplicação da pena de morte para "a maioria dos crimes graves", o que circunscreve o seu uso ao crime de homicídio intencional.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Mundial da Visão​


O Dia Mundial da Visão comemora-se anualmente na segunda quinta-feira de outubro.

A data, criada pela Organização Mundial da Saúde, chama a atenção para os perigos à visão, como a cegueira e a deficiência visual.

Neste dia realizam-se rastreios visuais gratuitos em todas as lojas óticas acreditadas, assim como conferências, caminhadas, angariações de fundos para o pagamento operações dispendiosas, concursos de fotografia, entre outras atividades. O objetivo geral destas iniciativas do Dia Mundial da Visão é prevenir problemas visuais, proteger e tratar da visão das pessoas.

Dados sobre a visão​

  • 285 milhões de pessoas sofrem de deficiência visual moderada ou grave;
  • 90% destas pessoas vivem em países em desenvolvimento;
  • 65% destas pessoas têm mais de 50 anos;
  • Cerca de 40 milhões de pessoas são cegas;
  • A cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo;
  • 80% da deficiência visual é evitável, podendo ser prevenida ou tratada.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Mundial do Ovo​


O Dia Mundial do Ovo celebra-se na segunda sexta-feira de outubro.

Os grandes objetivos deste dia, cuja data foi introduzida pela Comissão Internacional do Ovo em 1996, passam por divulgar os benefícios dos ovos para a saúde e aumentar o consumo deste tipo de alimento.

Os ovos são ricos em proteínas, vitaminas e minerais, enquanto são pobres em teor calórico. Além de ser uma fonte importante de colina e de nutrientes, o ovo é barato, tornando-se um alimento versátil na cozinha, completando qualquer refeição do dia.

Os atletas comem ovos crus para o treino, mas os ovos são mais consumidos estrelados, mexidos ou cozidos. Eles podem ser ingeridos numa omelete ou em pratos mais doces, como bolos.

Neste dia aproveite para comer um dos alimentos mais completos que existe, da forma que mais lhe convier.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Internacional da Rapariga​


O Dia Internacional da Rapariga observa-se anualmente a 11 de outubro.

A data foi instituída em 2011 pela Organização das Nações Unidas, através da Resolução 66/170, com o objetivo de promover a proteção dos direitos das raparigas de todo o mundo e de acabar com a vulnerabilidade, a discriminação e a violência que estas sofrem. Em 2012 celebrou-se a data pela primeira vez.

Muitas raparigas continuam a ser impedidas de estudar e são obrigadas a casar pelas famílias. Para chamar a atenção sobre os problemas, por todo o mundo realizam-se atividades neste dia que visam promover os direitos das raparigas e das adolescentes.

Dados mundiais sobre as raparigas​

  • Existem 1,1 mil milhões de raparigas no mundo.
  • Uma em três raparigas casa antes dos 18 anos nos países em desenvolvimento, o que aumenta a probabilidade de violência pelo parceiro.
  • 700 milhões das mulheres de hoje casaram antes dos 18 anos e um terço destas casou antes dos 15 anos.
  • As raparigas pobres têm 2,5 vezes mais hipóteses de casar na infância do que as raparigas ricas.
  • 7 milhões de raparigas menores engravidam por ano nos países em desenvolvimento.
  • 40% das gravidezes não são planeadas, com grande parte deste número a resultar de violações.
  • Mais de 3 milhões grávidas não têm acesso a planeamento familiar e cerca de 40% das jovens procuram contracetivos sem êxito.
  • Entre 100 a 142 milhões de raparigas terão sido submetidas a mutilação genital.
  • 31 milhões de raparigas em idade de escola primária e 34 milhões em idade do secundário não vão à escola.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia de Yom Kipur​


O Dia de Yom Kipur assinala-se na tarde de 11 de outubro até a tarde de 12 de outubro de 2024.

O Yom Kipur, também conhecido como Dia da Expiação ou Dia do Perdão, é uma das datas mais importantes do Judaísmo por ser o dia mais sagrado do calendário judaico.

Esse feriado judaico é um dia de jejum extremo e de intensa oração. O período de purificação começa no pôr do sol do dia anterior e acaba com o nascer das estrelas, ao anoitecer, do dia de Yom Kipur.

Yom Kipur nos próximos anos​

O Yom Kipur faz parte de um conjunto de festividades do mês Tishrei, realizadas no início do outono em Israel, que no calendário gregoriano acontece entre setembro e outubro.

O dia do Perdão é realizado ao décimo dia de Tishrei, sétimo mês do calendário religioso, que nos próximos anos ocorrerá em:

  • 2023: 24 de setembro até 25 de setembro;
  • 2024: 11 de outubro até 12 de outubro;
  • 2025: 01 de outubro até 02 de outubro;
  • 2026: 20 de setembro até 21 de setembro;
  • 2027: 10 de outubro até 11 de outubro.

Como os judeus realizam o Yom Kippur?​

No Yom Kipur aplicam-se proibições para afligir o corpo e para destacar a alma, que deve comandar o corpo. Durante todo este dia não se pode comer, usar roupa e calçado de couro, tomar banho, usar aparelhos eletrónicos e ter relações conjugais.

Assim, não se pode comer ou beber água, não se pode lavar o corpo, a boca e os dentes, à exceção da face e das mãos pela manhã antes de rezar. Não se pode trabalhar, utilizar eletricidade, acender fogo ou carregar em botões. Grávidas, doentes e crianças com menos de 9 anos estão isentas de jejuar.

Origem do Yom Kipur​

O Yom Kipur tem origem no pecado bíblico relacionado com o bezerro de ouro e cometido pelo povo judeu. Após este pecado, Moisés rezou e ao décimo dia do mês hebraico de Tishrei, Deus perdoou os judeus, como está registado nas escrituras hebraicas.

Segundo a Torá, “no décimo dia do sétimo mês afligirás tua alma e não trabalharás, pois neste dia, a expiação será feita para te purificar; perante Deus serás purificado de todos teus pecados."

Este é, pois, um dia de arrependimento pelos erros e pecados cometidos, e de confissão perante Deus. A expiação obtida pelo Yom Kipur abarca todos os judeus, que são um só, para Deus, que concede o perdão neste dia a este povo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Mundial das Doenças Reumáticas​


O Dia Mundial das Doenças Reumáticas observa-se a 12 de outubro.

As doenças reumáticas afetam milhões de pessoas em todo o mundo mas não é uma prioridade dos governos. Na Europa, por exemplo, são mais de 120 milhões de pessoas que sofrem de artrite, uma doença silenciosa que ataca principalmente as mulheres.

Doenças Reumáticas


Estes são apenas alguns exemplos de doenças reumáticas:

  • Artrites idiopáticas juvenis;
  • Artrite reumatoide;
  • Artropatias microcristalinas;
  • Doenças reumáticas periarticulares;
  • Doenças reumáticas sistémicas;
  • Espondilartropatias;
  • Fibromialgia;
  • Osteoartrose;
  • Osteoporose;
  • Raquialgias (dores na coluna vertebral).
Existem mais de 100 doenças reumáticas. Elas são responsáveis pela maior causa de incapacidade laboral. Em sua maioria, as pessoas deixam a doença evoluir muito até que resolvam consultar um médico.

Acontece que os doentes tentam aguentar a dor e desvalorizam o problema, acrescentando, ainda, o fato de não ter cuidados básicos com as articulações, tais como não pegar em excesso de peso, sentar-se corretamente e mudar frequentemente de posição enquanto trabalha-se sentado.

Origem do Dia Mundial das Doenças Reumáticas​

A data foi criada em 1996 pela Artrite e Reumatismo Internacional (ARI - Arthritis and Rheumatism International). Os objetivos dessa data comemorativa chamam a atenção para as doenças reumáticas e têm o intuito de promover os direitos dos doentes na sociedade.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos​


O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é celebrado anualmente no segundo sábado de outubro.

Os cuidados paliativos são tratamentos focados na prevenção e no alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, assim como na melhoria do bem-estar geral dos doentes em estado terminal, com doenças graves ou incuráveis, em fase avançada, em internamento ou no domicílio.

pessoa segurando as mãoes de outra


Objetivos do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos​

O objetivo do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, cuja organização está a cargo de um comité mundial, é unir esforços nos cuidados paliativos por todo o mundo, chamando a atenção para as necessidades das pessoas em sofrimento (18 milhões de pessoas morrem em dor e sofrimento todos os anos).

É preciso abrir espaço para que o problema seja discutido, pelo que uma das finalidades desta data é justamente compartilhar visões e experiências das pessoas e famílias que vivem nessa situação.

Essa é uma forma de conscientizar as pessoas acerca das necessidades dos envolvidos com esse tipo de cuidados - por um lado, os doentes e suas famílias, e por outro, os profissionais que trabalham no seu tratamento.

A arrecadação de fundos, bem como o desenvolvimento de serviços adequados em todo o mundo, fazem parte do propósito da data.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Internacional para a Redução de Catástrofes​


O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes observa-se a 13 de outubro.

Prevenção, mitigação e preparação são os motes do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.

Mais de 90% das catástrofes naturais mundiais estão relacionadas com a água: ao seu excesso ou à sua falta. No caso de Portugal, as ondas de calor é o desastre natural que provoca mais mortes.

solo seco com uma flor


Origem do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes​

Originalmente celebrado na segunda quarta-feira de outubro, o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes passou a ser celebrado anualmente a 13 de outubro, a partir de 2009, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A data foi criada em 1989 com o intuito de alertar as nações para a necessidade de adoção de políticas protetivas relativamente aos desastres naturais. Neste dia os países e os cidadãos são convidados a fazerem parte da edificação de uma comunidade mais resiliente a desastres naturais.

Na conferência mundial sobre redução de risco de catástrofes realizada em Hyogo, no ano 2005, os Estados-membros das Nações Unidas acordaram a constituição de plataformas nacionais nas medidas do quadro de ação dessa temática. No cumprimento desse acordo, Portugal criou a Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes (PNRRC), que foi constituída formalmente em 2010.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia de Santo Eduardo​


O Dia de Santo Eduardo assinala-se a 13 de outubro.

Nascido em 1005 e falecido a 1066, Eduardo foi o penúltimo rei saxão de Inglaterra, conhecido como "Eduardo, o Confessor". Segundo os cronistas, Eduardo era um rei piedoso e compassivo, protetor do povo, dos pobres e doentes, que gostava mais de dar e perdoar do que receber e castigar.

Santo Eduardo


Eduardo era filho de Etelredo II e da normanda Ema. Durante a invasão dinamarquesa teve de partir para a Normandia onde ficou até 1041. De regresso à Inglaterra, Eduardo assumiu o trono em 1042, após a morte do meio-irmão Canuto II.

Eduardo editou as leis que ficaram para a história como “as leis de Santo Eduardo”. Ao subir no trono foi forçado a casar-se, escolhendo para sua esposa Edite, filha de Goduíno de Wessex, um barão que se revelaria seu opositor.

O casal não teve filhos, pois acordou conservar a castidade e viver em oração. Apelidado de “administrador justo e generoso” e de “ bom rei”, Eduardo, que nunca esboçou um gesto de fúria para os seus súbditos, trabalhou arduamente para melhorar as condições de vida de seu povo.

Eduardo morreu com 61 anos, em 1066. Foi canonizado pelo papa Alexandre III, em 1161. O santo encontra-se sepultado na Abadia de Westminster, que tinha mandado construir e seria o panteão dos reis e dos grandes homens de Inglaterra.

A celebração do santo decorre a 13 de outubro, pois foi neste dia que o seu corpo, ainda incorrupto, foi transladado para a igreja de São Tomás de Canterbury.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Mundial do Careca​



O Dia Mundial do Careca comemora-se todos os anos a 14 de outubro.

Conhecido mundialmente como “Be Bald and Free Day”, este é um dia de coragem e de libertação. O objetivo é honrar a força dos homens e mulheres que assumiram a sua calvície sem recorrerem a perucas, capachinhos, chapéus ou implantes, assim como celebrar os escalpes perfeitamente rapados e as cabeças brilhantes em toda a sua glória.

Longe de uma fraqueza, a calvície é um sinal de coragem, virilidade e liberdade. Alguns carecas mudaram o mundo, sem um único gesto violento. Mahatma Gandhi e Charles Darwin são dois exemplos de carecas importantes da história mundial.

Como celebrar o dia?​

Neste dia pode assumir a calvície e rapar o cabelo, andando orgulhosamente pela rua, sem penteados a tentar esconder a careca, sem gorros ou chapéus.

Caso tenha um saudável couro cabeludo pode ainda assim rapar o cabelo em solidariedade com os homens e as mulheres carecas do mundo e experimentar um novo visual.

Carecas famosos​

  • Mahatma Gandhi
  • Charles Darwin
  • Mikhail Gorbatchev
  • Vladimir Putin
  • William Shakespeare
  • Michael Jordan
  • Magic Johnson
  • Kobe Bryant
  • Mike Tyson
  • Andre Agassi
  • Ronaldo
  • Zidane
  • Usain Bolt
  • Kelly Slater
  • Sean Connery
  • Bruce Willis
  • Vin Diesel
  • Jason Statham
  • The Rock
  • Samuel L. Jackson
  • Seal

Vantagens de ser careca​

  • Poupança em cabeleireiro, shampoo, gel, pentes, etc.
  • Poupança de tempo no banho e em penteados
  • Menos preocupações e problemas
  • Menor vaidade
  • Não ter ataques de caspa
  • Menos hipóteses de ter cancro da próstata e de tumores nos testículos
  • Maior libido
  • Ar viril e jovem, de rosto limpo, com sorriso e olhar mais nítido
  • Utilizar chapéus e gorros sem parecer mal, mudando de visual facilmente
  • Nunca ter um dia de mau penteado
  • Ser um ponto de referência
  • Ser o primeiro a saber se chove
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Mundial da Lavagem das Mãos​


O Dia Mundial da Lavagem das Mãos observa-se a 15 de outubro.

O objetivo do dia é motivar as pessoas a lavar as mãos com sabão, com frequência, para prevenir doenças, sobretudo em crianças.

Origem do Dia Mundial da Lavagem das Mãos​

O primeiro Dia Mundial da Lavagem das Mãos teve lugar em 2008, no Ano Internacional do Saneamento.

A data surgiu como meio de combater a mortalidade infantil: o pequeno gesto de lavar as mãos com sabão reduz a taxa de mortalidade infantil derivada de diarreias e de infeções respiratórias (elas matam anualmente mais de 3,5 milhões de crianças com menos de 5 anos).

Lavagem das mãos


Importância da Lavagem das Mãos​

A lavagem das mãos é uma vacina contra as doenças aplicada pela própria pessoa. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, a lavagem correta das mãos pode reduzir em até 41% as mortes de recém-nascidos.

A correta lavagem das mãos é feita com sabão e engloba as palmas e os dorsos das mãos, os pulsos, entre os dedos e por baixo das unhas, devendo demorar um minuto ou mais. Antes de comer e depois de ir à casa de banho são os principais momentos para se lavar as mãos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia de Santa Teresa​


O Dia de Santa Teresa festeja-se a 15 de outubro.

Teresa de Ávila, ou Santa Teresa de Jesus, nasceu a 28 de março de 1515 em Ávila, no Reino de Castela, e faleceu a 4 de outubro de 1582, em Salamanca.

Desde criança se interessou pela vida dos santos mártires e tentou mesmo fugir com o irmão para uma região onde estavam muitos cristãos que eram martirizados, mas a vigilância dos pais impediu a ida. Aos 14 anos a sua mãe faleceu, o que aumentou a sua devoção pela Virgem Maria como mãe espiritual.

Santa Teresa entrou no Convento de Nossa Senhora da Graça, onde sofreu de uma doença durante 3 anos para a qual os médicos eram impotentes. A santa recuperou com a leitura de obras ascetas, praticando a oração mental, e tomou o hábito no Carmelo de Ávila. Teresa teve visões de Jesus Cristo por mais de dois anos, decidindo fundar um carmelo reformado em 1562, que fosse um modelo de espiritualidade.

Santa Teresa


Através de contatos místicos e com a orientação de São João da Cruz, Santa Teresa criou novos carmelos em Espanha e reformou os antigos. A santa conseguiu fundar mais de trinta mosteiros e recuperar o fervor de muitas carmelitas.

A santa deixou importantes obras para a posterioridade, escritas maioritariamente para as suas filhas carmelitas, como “O Castelo Interior”, “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “A Vida”, e ainda uma autobiografia chamada "A Vida de Teresa de Jesus".

Teresa de Ávila foi canonizada em 1622, beatificada em 1614 e proclamada Doutora da Igreja em 1970. É considerada a santa padroeira das doenças, das dores de cabeça, das bordadoras, de pessoas sem pais ou a precisar da graça divina. É também a padroeira de Espanha.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Mundial da Alimentação​


O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.

O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal. Todos as atividades e informações podem ser encontradas no site FAO.

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação​

  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
  • Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
  • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
  • Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
  • Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar os nove bilhões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Mundial da Coluna​


O Dia Mundial da Coluna celebra-se a 16 de outubro.

Neste dia realizam-se atividades com o objetivo de prevenir lesões na coluna vertebral.

Estima-se que mais de 70% da população portuguesa já sofreu ou sofre com dores na coluna vertebral. As doenças da coluna representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física em idade laboral e são uma das principais causas de ausência no trabalho.

Segundo a OMS, 1 em 4 adultos e mais de 80% dos adolescentes não são ativos o suficiente.

Dores nas costas​

Além de limitar bastante os movimentos, a dor nas costas pode ser uma dor incapacitante.

Hábitos de vida como o sedentarismo, a obesidade, a falta de exercício físico têm bastante influência no agravamento das dores nas costas.

O que fazer para atenuar as dores costas?​

  • Ter uma postura corporal correta ao longo do dia, seja a dormir, a comer, a andar, no computador, a subir escadas, etc.
  • Praticar exercício físico regularmente.
  • Receber massagens.
  • Dobrar pernas ao levantar pesos do chão.
  • Espreguiçar a coluna.

Doenças da coluna​

Algumas das principais doenças da coluna são a escoliose, a hérnia discal, a doença discal degenerativa, a espondilartrose entre outras.

As lesões da coluna devido a traumatismo são comuns, principalmente as que resultam de de acidentes de trânsito e quedas de altura. A coluna pode
também ser afetada por tumores benignos ou malignos, necessitando de intervenção cirúrgica.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Mundial do Pão​


Assinala-se o Dia Mundial do Pão a 16 de outubro.

A data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins em 2000 para celebrar este alimento essencial. O pão é o alimento mais popular do mundo, estando presente nas várias refeições, assim como é o alimento mais versátil, dando origem a inúmeras receitas.

Seja de manhã ao pequeno almoço, de tarde ao almoço e lanche, ou à noite, ao jantar, o pão é uma peça chave da alimentação diária. Por vezes como entrada, outras como prato principal ou mesmo como sobremesa, o pão é um alimento muito consumido. De custo baixo, o pão é também um dos alimentos que menos mal faz à saúde. Quanto às variedades mais saudáveis de pão encontram-se o pão de espelta, o pão de milho, o pão de alfarroba, e o pão de malte, por exemplo.

História do pão​

O primeiro registo do pão fermentado data de, aproximadamente, 4 mil anos a.C., quando os egípcios, realizaram a fermentação de uma massa de trigo. O pão era o alimento do povo. Os egípcios amassavam o pão com os pés, utilizando espécies de trigo de qualidade inferior. O trigo de qualidade superior estava reservado para os ricos.

Foram os romanos que espalharam o consumo do pão pela Europa. Era costume fazer-se uma cruz na massa do pão e rezar para que ele crescesse bastante, o que originou um corte que ainda se vê nos pães de hoje. Até à Idade Média o número de pães era uma medida de pagamento.

Para os cristãos o pão é um alimento sagrado: um símbolo do corpo de Deus, da vida e de partilha.

Como comemorar​

Para comemorar o Dia Mundial do Pão pode visitar as melhores padarias da sua zona e provar as suas especialidades de pão. Também pode fazer o seu próprio pão, no forno, na máquina de pão ou na máquina de cozinha. Indispensável é integrar o pão nas refeições do Dia Mundial do Pão.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza​


O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza celebra-se a 17 de outubro.

A data foi comemorada oficialmente pela primeira vez em 1992, com o objetivo de alertar a população para a necessidade de defender um direito básico do ser humano.

Antes, a 17 de outubro de 1987, Joseph Wresinski, o fundador do Movimento Internacional ATD Quarto Mundo, convidou as pessoas a se reunirem em honra das vítimas da fome e da pobreza em Paris, no local onde tinha sido assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ao seu apelo responderam cem mil pessoas.

A erradicação da pobreza e da fome é um dos oito objetivos de desenvolvimento do milénio, definidos no ano de 2000 por 193 países membros das Nações Unidas e por várias organizações internacionais.

Neste dia se dá voz aos pobres e se unem esforços para acabar com a pobreza. O tema de 2016 é "Passando da humilhação e da exclusão para a participação: acabando com a pobreza em todas as suas formas".

Pobreza em Portugal​

Em Portugal, o número de pobres e de pessoas que passam fome tem vindo a aumentar, em resultado da crise económica. As instituições de apoio e caridade social têm registado um aumento significativo do número de pedidos de apoio por parte das famílias portuguesas.

Segundo dados revelados pela Rede Europeia Anti-Pobreza, 18% dos portugueses são pobres. De acordo com esta organização, o número europeu que serve de referência para definir a pobreza equivale a um vencimento mínimo mensal de 406 euros.

Portugal surge na 141ª posição do top dos países mais pobres do mundo, com um PIB (PPC) per capita de 23,185 dólares.

Pobreza no mundo​

Dados revelados pelas UNESCO indicam que 842 milhões de pessoas continuaram a sofrer de fome crónica entre 2011 e 2013.

A pobreza está a diminuir a uma taxa sem precedentes. Em 1990, 43% da população mundial vivia em pobreza extrema, com menos de 1,25 dólares por dia. Este número reduziu para 21%, mas há ainda muito trabalho pela frente, especialmente no continente africano.

10 países mais pobres do mundo​

  1. República Democrática do Congo
  2. Zimbabwe
  3. Burundi
  4. Libéria
  5. Eritreia
  6. República da África Central
  7. Níger
  8. Malawi
  9. Madagáscar
  10. Afeganistão
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,135
Gostos Recebidos
935

Dia Mundial de Resolução de Conflitos​


O Dia Mundial de Resolução de Conflitos comemora-se anualmente na terceira quinta-feira de outubro.

A data foi criada em 2005 pela Association For Conflict Resolution. O objetivo é apelar aos cidadãos para recorrer à mediação, à arbitragem e à conciliação para a resolução de conflitos, sublinhando as vantagens da resolução pacífica.

Para assinalar a efeméride realizam-se diferentes atividades pelo mundo. Em Portugal destaca-se a abertura gratuita do Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios (GRAL), do Ministério da Justiça, em Lisboa, que dá a conhecer os meios disponíveis de resolver conflitos fora dos tribunais, de forma simplificada.

Existem 9 centros de arbitragem de conflitos em Portugal: 2 em Lisboa, 1 no Porto, 1 em Coimbra, 1 em Guimarães, 1 em Braga, 1 em Viana do Castelo, 1 em Faro e outro no Funchal.

Colóquios e palestras são outras das atividades deste dia.
 
Topo