Portal Chamar Táxi

Cantinho do Rally

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Petter Solberg mostrou 'novas cores'

819b5933.jpeg

Petter Solberg mostrou as novas cores da sua equipa, ao mesmo tempo que realizou os derradeiros preparativos para a prova de abertura do Mundial de Ralis na Suécia. Depois de ter competido em dois ralis na sua terra Natal, o piloto norueguês prepara-se da melhor forma para o que vai ser o seu 150º rali do mundial: "Acredito piamente que este ano tenho as armas que preciso para regressar aos lugares de topo. Foi preciso muito esforço e abnegação, mas agora acredito estarem reunidas as condições para lutar pelas vitórias.", referiu.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Armindo preparado

armindo0807.jpg

Depois de muitos quilómetros de testes, Armindo Araújo vai chegar à primeira prova do PWRC, o Rali da Suécia, que se realiza a partir de dia 11 de Fevereiro, com um ritmo competitivo muito elevado.

Mesmo ciente que este não é o seu terreno de eleição, Armindo Araújo sente-se confiante para conseguir, já na primeira prova do ano, um importante resultado que o faça começar com o pé direito a defesa do título do PWRC. “Os pisos com gelo e neve podem sempre trazer desagradáveis surpresas e por isso teremos de não cometer erros para podermos, durante os quatro dias, andar nas posições cimeiras da classificação. Embora seja um pouco ambicioso vamos tentar lutar por um lugar no pódio pois sentimos que temos condições para fazê-lo”, começou por referir o piloto português.

A táctica para esta primeira provado ano passa naturalmente por imprimir um ritmo o mais elevado possível “dentro de uma margem que consideramos necessária para não correr riscos”, e há que contar também com a postura dos adversários, em alguns dos casos, uma incógnita para o tirsense. “Sabemos que os pilotos nórdicos partem com vantagem neste tipo de pisos mas teremos que perceber onde se situarão todos os nossos adversários sabendo de antemão que nomes como o de Patrick Flodin e Anders Gröndal serão duros de roer”, afirmou ainda Armindo Araújo.

Após cerca de 1000 quilómetros de testes o novo Mitsubishi Lancer Evo X, mostrou uma fiabilidade admirável, sendo este também um factor que eleva as expectativas para o arranque da temporada. “Vamos ainda testar na neve para escolhermos as melhores afinações para a prova mas o Evo X já mostrou com o que podemos contar e deixou-nos muito satisfeitos”, concluiu o piloto.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Olivier Quesnel: "O trabalho no DS3 está a correr bem"

a99fc34b.jpeg


A Citroen já testa desde há algum tempo o novo DS3 WRC, numa altura em que se espera por parte da FIA a confirmação das regras do WRC. O director dos Departamentos de competição da da Citroen e Peugeot, Olivier Quesnel, revelou mais alguns detalhes relativos ao trabalho que a equipa que lidera tem vindo a produzir: "O trabalho no DS3 está a correr bem, e para já aguardamos a definição das regras. Sabemos apenas que os motores serão 1.6 litros de injecção directa e turbo. Penso que nos próximos dias as regras serão publicadas, de modo a começar a trabalhar a sério para 2011. O carro que temos testado é só um protótipo, e o motor utilizado pertence ao C4 WRC, um dois litros turbo, equipado com um restritor e pressão do turbo que pensamos, emulam o carácter do novo motor.", referiu.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Armindo Araújo e Miguel Ramalho a postos na Suécia

A dupla Campeã do Mundo de Ralis Produção, rumou à Suécia para ali preparar o arranque da temporada de 2010 exactamente com o Rali da Suécia já no próximo fim-de-semana...
ArmindoAraujo_250.jpg

Armindo Araújo e Miguel Ramalho já se encontram na Suécia para iniciar a temporada 2010 do Campeonato do Mundo de Ralis Produção (PWRC) que se inicia oficialmente na próxima quinta-feira, dia 11 de Fevereiro, com a disputa da Super Especial de Karlstad. Na estreia do Mitsubishi Lancer Evo X nos "brancos" pisos nórdicos a dupla da Ralliart Itália está esperançada num bom resultado, colocando a fasquia na obtenção de um lugar no pódio.

Mesmo ciente que este não é o seu terreno de eleição, Armindo Araújo sente-se confiante para conseguir, já na primeira prova do ano, um importante resultado que o faça começar com o pé direito a defesa do título do PWRC. “Os pisos com gelo e neve podem sempre trazer desagradáveis surpresas e por isso teremos de não cometer erros para podermos, durante os quatro dias, andar nas posições cimeiras da classificação. Embora seja um pouco ambicioso vamos tentar lutar por um lugar no pódio pois sentimos que temos condições para fazê-lo”, começou por referir o piloto português.

A táctica para esta primeira provado ano passa naturalmente por imprimir um ritmo o mais elevado possível “dentro de uma margem que consideramos necessária para não correr riscos”, e há que contar também com a postura dos adversários, em alguns dos casos, uma incógnita para o tirsense. “Sabemos que os pilotos nórdicos partem com vantagem neste tipo de pisos mas teremos que perceber onde se situarão todos os nossos adversários sabendo de antemão que nomes como o de Patrick Flodin e Anders Gröndal serão duros de roer”, afirmou ainda Armindo Araújo.

Após cerca de 1000 quilómetros de testes o novo Mitsubishi Lancer Evo X, mostrou uma fiabilidade admirável, sendo este também um factor que eleva as expectativas para o arranque da temporada. “Vamos ainda testar na neve para escolhermos as melhores afinações para a prova mas o Evo X já mostrou com o que podemos contar e deixou-nos muito satisfeitos”, concluiu piloto apoiado pela Galp, TMN, MCA, Lusitânia Seguros e Mitsubishi.

O Rali da Suécia é composto por 21 provas especiais, divididas por três etapas num total de 1879,23 quilómetros, 345,15 dos quais disputados ao cronometro.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Kimi Raikkonen 'aprendeu' com Sébastien Loeb

244da411.jpeg

A menos de uma semana do início do Mundial de 2010, com o Rali da Suécia, Sébastien Loeb mostrou a Kimi Raikonen, uma das grandes novidades da competição para este ano, 'como se faz'. Num teste secreto no norte da Suécia, a Citroen Racing preparou a prova de abertura do mundial, onde aproveitou para permitir a Kimi Raikkonen ver como trabalha o 'supra-sumo' dos ralis mundiais, Sébastien Loeb, no seu escritório privado.
Kimi Raikkonen 'aprendeu' com Sébastien Loeb -


Raikkonen sentou-se no banco habitualmente ocupado por Daniel Elena e testemunhou os dotes do seu companheiro de equipa (oficial) na Citroen. No fim, a imprensa sueca bem tentou 'arrancar' algumas palavras ao finlandês, mas só o seu co-piloto Kaj Lindstrom falou: "Pode aprender-se muito ao lado pois fica a saber-se por exemplo como o piloto utiliza a estrada e como tudo funciona. Ele precisa de absorver tudo agora, mas ele tem talento natural. No Rali do Árctico, estávamos apenas 0,8 segundos por quilómetro mais lentos do que o Dani Sordo, que corre ao mais alto nível há quatro anos. O Kimi realizou apenas cinco provas, entre terra, asfalto e neve, e só no Rali do Àrtico andou com um WRC. Ele há-de ser mais rápido..."referiu Kaj Lindstrom.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Mais um troféu nos Açores

maistrofe10.jpg

Para além do Campeonato de Ralis dos Açores, do Campeonato Regional de Ralis dos Açores e da recém-criada Taça de Ralis Grupo Central Açores, uma quarta competição vai ter lugar naquele arquipélago.

Trata-se da Taça de Ralis de Santa Maria Açores, competição que se irá desenrolar na ilha de Santa Maria, tendo como único clube organizador o Asas do Atlântico.

Para já o calendário de provas inclui três provas, todas tipo Sprint, a disputar em Março (14), Junho (27) e Novembro (14).

Mais informações no site da FPAK onde já está disponível o regulamento desta nova competição.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Mais de 100 inscritos no Rali de Barcelos

O 2º Rali Barcelos, a 12 e 13 Fevereiro, pontua para o Open de Ralis, Troféu Nacional de Clássicos, Campeonato de Portugal Júnior, Regional Norte, Troféu FastBravo e Desafio Modelstand
RaliBarcelos2009-2_250.jpg

O Rali de Barcelos, prova com responsabilidade organizativa do Clube Automóvel do Minho, na estrada nos dias 12 e 13 de Fevereiro, regista cerca de uma centena de inscritos, provando nesta sua segunda edição que continua a ser uma das provas mais participadas de sempre. De facto, a lista de inscritos deste ano regista mais 20 pilotos que em 2009, o que desde logo indica o interesse que tem por parte dos praticantes da modalidade, deixando o clube bracarense bastante satisfeito com o trabalho realizado.

Com tantos nomes, motivos de interesse não vão faltar, numa jornada que pontua para sete competições diferentes. Desde logo a curiosidade maior é a participação de Fernando Peres, um dos melhores pilotos nacionais, pela primeira vez numa prova do Campeonato Open de Ralis. Depois, saliência também para Manuel Coutinho, o primeiro vencedor de 2010, bem como Ricardo Costa e André Pimenta, este com as cores de Barcelos no seu carro. Luís Mota, João Ruivo, Nuno Pina e Manuel Ferreira, entre outros, são outras presenças a levar em conta.

Naturalmente que não poderemos esquecer o jovem Ivo Nogueira e Luís Cambão, estes aos comandos de Citroen Saxo Kit-Car. Entre os Clássicos, Frederico Ferreira, Fernando Rodrigues, Paulo Azevedo e o regressado Américo Antunes, estão entre os favoritos. Já no Regional Norte, a lista é extensa, mas Tiago Almeida surge no topo da classificação, logo seguido por Luís Bastos e Luís Mota. Rali de Barcelos 2009No Campeonato Júnior, é Luis Bastos quem lidera a classificação, depois do triunfo em Fafe.
RaliBarcelos2009-1_250.jpg

Passando aos Troféus, o Modelstand, com 16 inscritos é o único que vai cumprir a sua segunda etapa. Nomes como os de Daniel Ribeiro, Nuno Pina, Pedro Ortigão e Sérgio Arteiro são de levar em conta. Já no Troféu Fastabravo, que inicia agora a sua época, nove nomes estão inscritos com particular destaque para Óscar Coelho, e Luís Silva. Por fim, em Barcelos, o Troféu “Fiat em nós e Acelera”, vai ter a sua estreia, para já apenas com quatro interessados. No que diz respeito aos carros “zero”, este Rali de Barcelos irá ter o campeão de velocidade 2009 José Pedro Fontes aos comandos do Porsche GT3, vencedor da Taça GT o ano passado, Jorge Rodrigues com o Fiat Abarth 500 do Troféu Europeu, e Pedro Peres, num Mitsubishi Lancer, este tendo como navegador, o presidente da autarquia barcelense Miguel Costa Gomes.

O Rali de Barcelos começa com a disputa das especiais de Carvalhal/Goios (5,13 km), Carvalhas/S. Eulália (9,60 km) e Moure/Adães (5,00 km). Depois de uma passagem pelo Parque de Assistência, tem lugar a primeira passagem pela especial espectáculo Barcelos. Esta, com 6,40 km, será disputada bem no centro da cidade à semelhança do ano passado. Depois, tem lugar os troços Courel-Cristelo (11.50 km), Vila Cova/Vilar do Monte (6,65 km), este um pouco mais curto, e Panque/Alvito (11.00 km), que cresceu cerca de quatro quilómetros. Por fim, tudo terminará com nova passagem pela especial espectáculo Barcelos, já na noite de sábado pelas 21h00, mas desta vez com os concorrentes a cumprirem o traçado por ordem inversa. Ao todo serão percorridos 171,47 quilómetros, com 61,68 dos quais, a serem cronometrados.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Abarth vai continuar nos ralis com Basso e Rossetti

f8fde9c2.jpeg

Dentro dalguns dias a Abarth deverá revelar o seu programa de competição para 2010. A casa do escorpião planeia continuar em força nos ralis, uma excelente notícia para os amantes da modalidade e para os muitos fãs que os carros transalpinos detêm um pouco por todo o mundo. Este ano o Punto S2000 trará algumas novas evoluções ao nível do motor, suspensão e transmissão.

Depois de ter chegado a ter quatro pilotos ao seu serviço, a marca contará agora apenas com dois italianos. Luca Rossetti vê cumprido o seu último ano de contrato e Giandomenico Basso, muito tempo hesitante quanto à possibilidade de poder estar ligado a outra equipa, assinou há poucos dias com o construtor que sempre representou em competição.

Os programas dos pilotos surgem invertidos em relação ao que foram em 2009. Basso e Rossetti têm como objectivo principal a conquista do título italiano de marcas e pilotos mas ambos deverão estar também à partida de ralis internacionais. Se Basso deverá alinhar em eventos como a Madeira ou Astúrias, Rossetti disputará o campeonato europeu. Para além disso, como várias provas daquela competição são coincidentes com as do IRC, o vice-campeão italiano também poderá deslocar-se aos Açores.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Rali de Barcelos permite 2º round do Desafio Modelstand

Cerca de vinte por cento da lista de 102 inscritos do Rali de Barcelos é constituída por pilotos que estão inscritos neste Troféu que irá ali introduzir duas importantes novidades competitivas
ModelstandBarcelos1_250.jpg

O Rali de Barcelos, que vai para a estrada dia 13 de Fevereiro, é a segunda prova do Campeonato Open de Ralis, sendo também o segundo “round” do Desafio Modelstand. A entrada de novos pilotos, promete ainda mais animação nesta competição, sendo certo de que cerca de vinte por cento da lista de 102 inscritos do Rali de Barcelos é constituída por pilotos que estão inscritos no Desafio Modlestand, o que só por si é uma garantia de que esta competição já garantiu o seu lugar de destaque no Campeonato Open de Ralis.

Para o Rali de Barcelos o Desafio Modelstand integra duas importantes novidades, com a presença de mais dois “novos” pilotos, para além dos 15 inscritos que já estiveram presente na prova inaugural, o Rali Montelongo. Um dos nomes é Francisco Brites, piloto de Viseu que será navegado por Numa Pompílio, o outro é Nuno Coelho, piloto da Trofa que terá como navegador Rafael Paiva. A propósito de Francisco Brites, aliás, trata-se de um nome já com créditos firmados nos ralis, tendo já sido Vice-Campeão Nacional de Iniciados, estreando contudo no Open de Ralis, enquanto Nuno Coelho não tento tanto palmarés, já tem alguma experiência no Open, embora qualquer deles se vá estrear ao volante do Peugeot 206 GTi.

Em termos desportivos, espera-se uma excelente luta entre os candidatos tradicionais aos primeiros lugares, com Daniel Ribeiro a assumir favoritismo, depois da sua vitória no Rali Montelongo, embora Nuno Pina (vencedor do Desafio Modelstand no Rali de Barcelos de 2009), Pedro Ortigão, que confirmou a sua continuidade nesta competição e Sérgio Arteiro possam ter uma palavra a dizer na luta pelo pódio. Contudo, espera-se uma constante luta entre os restantes pilotos do Desafio Modelstand, sendo com expectativa que se irá observar a prova dos dois mais recentes pilotos que integraram esta competição.

“Após cada prova esperamos sempre mais competitividade para a seguinte. Muitos dos pilotos já tiveram mais tempo para prepararem os seus carros e se apresentarem em melhores condições para andarem mais depressa”, afirma José Costa, da Exporacing, entidade promotora do Desafio Moldelstand.

Refira-se que a Peugeot Portugal, enviou oficialmente os parabéns à organização do Desafio Modelstand, pela forma como esta competição tem sido organizada. “É algo que nos deixa muito satisfeitos, provando que fizemos a aposta certa e que a mesma tem tido muito impacto e retorno”, conclui José Costa.

Conheça entretanto com o LusoMotores a lista de inscritos para o Rali de Barcelos no que diz respeito aos pilotos que irão correr com ambições no Desafio Modelstand, mas também a classificação actual desta competição...
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Hirvonen lidera rali da Suécia

ng1254564.jpg

Piloto finlandês está na liderança do Rali da Suécia depois de cumpridas as primeiras sete provas especiais de classificação.

Mikko Hirvonen, ao volante de um Ford Focus WRC, lidera o Rali da Suécia a 8,4 segundos de vantagem em relação ao segundo classificado e campeão em título, o francês, Sébastien Loeb que concorre num Citröen C4 WRC.

O espanhol Daniel Sordo, membro da equipa de Loeb, ocupa agora o 3.º lugar da prova lutando ainda pelo pódio, uma vez que está a apenas 12,2 segundos do líder.
Kimi Raikkonen, ex-piloto de Fórmula 1, já está mais de 30 minutos do primeiro lugar.

Os portugueses que estão a participar na Suécia, Bernardo Sousa e Armindo Araújo ocupam o 18º e 24º lugares, respectivamente.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Mikko Hirvonen vence o Rali da Suecia

wrc_hirvonen2(a).jpg

O finlandês Mikko Hirvonen (Ford) venceu o Rali da Suécia, etapa de
abertura da temporada 2010 do Mundial de Rali (WRC), neste domingo, ao
chegar com 42,3s de vantagem para Sebastien Loeb (FRA - Citroen).

Jari-Matti Latvala (FIN - Ford) terminou na terceira posição, com
33,1s de desvantagem para Loeb. O Top 5 foi completado por Daniel
Sordo (ESP - Citroen) e Sebastien Ogier (FRA - Citroen).

O finlandês Kimi Raikkonen (Citroen), estreando no WRC, terminou este
rali na 23ª colocação.

» Veja abaixo os melhores classificados no rali:
1º Mikko Hirvonen (FIN - Ford) 3:09:30,4
2º Sebastien Loeb (FRA - Citroen) 3:10:12,7
3º Jari-Matti Latvala (FIN - Ford) 3:10:45,8
4º Daniel Sordo (ESP - Citroen) 3:12:12,0
5º Sebastien Ogier (FRA - Citroen) 3:13:45,7
6º Henning Solberg (NOR - Ford) 3:14:53,8
7º Matthew Wilson (ING - Ford) 3:17:24,3
8º Mads Ostberg (NOR - Subaru) 3:18:52,6
9º Petter Solberg (NOR - Citroen) 3:19:47,9
10º Per-Gunnar Andersson (SUI - Skoda) 3:21:39,3
11º Andreas Mikkelsen (NOR - Ford) 3:22:04,6
12º Janne Tuohino (FIN - Ford) 3:22:36,6
13º Khalid Al Qassimi (EAU - Ford) 3:23:57,0
14º Martin Prokop (TCH - Ford) 3:24:35,7
15º Patrik Sandell (SUE - Skoda) 3:26:19,4
16º Eyvind Brynildsen (NOR - Skoda) 3:26:37,3
17º Peter Jr Merksteijn (HOL - Ford) 3:27:10,0
18º Patrick Flodin (SUE - Subaru) 3:28:04,7
19º Bernardo Sousa (POR - Ford) 3:28:54,9
20º Marcus Gronholm (FIN - Ford) 3:33:01,2

» Veja abaixo os vencedores dos estágios da 3ª perna:
SS17: Sebastien Loeb
SS18: Mikko Hirvonen
SS19: Mikko Hirvonen
SS20: Jari-Matti Latvala
SS21: Jari-Matti Latvala
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Ricardo Costa foi desclassificado em Barcelos

7fbabafd.jpeg

Apesar do segundo lugar obtido na estrada, Ricardo Costa foi desclassificado nas verificações técnicas finais do Rali de Barcelos. Alegadas irregularidades no turbo do Mitsubishi Lancer Evo VI ditaram o afastamento do piloto de Famalicão.

Como o piloto não apelou da desclassificação, os resultados são oficiais. João Ruivo sobe assim ao segundo posto, e Nuno Pina ao terceiro.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Rali TT Serras do Norte arranca sexta-feira

A décima oitava edição da prova começa com a Super Especial a ser disputada na zona industrial de Macedo de Cavaleiros pelas, que será percorrida por duas vezes pelas 30 equipas presentes
Rali_SerrasdoNorte_250.jpg

O Rali TT Serras do Norte arranca na próxima sexta-feira, pelas 15h05, com a Super Especial que se vai disputar na zona industrial de Macedo de Cavaleiros e será percorrida por duas vezes pelas 30 equipas presentes nesta jornada de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. A décima oitava edição da prova terá um percurso com 307 km ao cronómetro, sendo composta por duas Super Especiais, que serão percorridas no primeiro dia e que ditarão a ordem de partida para o primeiro Sector Selectivo, que se disputa no dia seguinte e terá 147 kms, sendo percorrido por duas vezes.

No sábado, a partida será dada pelas 9h25, enquanto a segunda passagem está prevista para as 12h30, terminando na Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, local escolhido para o pódio, com a entrega dos prémios a decorrer pelas 16h15. Os rigores do Inverno obrigaram a trabalhos redobrados, mas o percurso volta a apresentar pistas com muito bom piso, de acordo com a organização, mas que serão intercaladas com pequenas zonas com piso próprio para a prática de todo-o-terreno, para garantir o prazer de condução.

Como já vem sendo habitual, o Motor Clube de Guimarães simplificou a deslocação dos espectadores, que assim poderão presenciar o evoluir deste rali em vários pontos do percurso, utilizando para o efeito as seis zonas de espectáculo, onde os espectadores poderão, com relativa facilidade e comodidade, assistir à passagem dos concorrentes em locais que se prevê cheios de espectacularidade e alguns deles criados mesmo para esse efeito.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Mundial de Rali

Chegou ao fim o primeiro desafio do brasileiro Paulo Nobre, o
Palmeirinha no Mundial de Rali. A dupla completou neste domingo o Rali
da Suécia, abertura do torneio, competindo pela categoria P-WRC.

Nobre estreou marcando pontos, graças a 8ª colocação obtida, apesar
dos percalços enfrentados nesse rali.

Depois dos problemas no sábado, quando só continuou na competição
depois do público carregar o carro de volta para a pista após cair
numa ribanceira de neve, Nobre tinha como objetivo chegar ao fim da
prova na Suécia. Com a marcha ré quebrada, o brasileiro teria que ser
mais cauteloso ainda, pois qualquer saída da pista poderia significar
o fim do rali.

As cinco especiais deste domingo foram percorridas sem problema por
Nobre, com exceção da parte final da última especial. Nos últimos
metros do trecho, eles sentiram os pneus desgastados e passaram reto
em uma curva.

“O rali realmente é como futebol, só acaba quando termina. E a última
especial de hoje demorou para chegar ao fim. Antes dela, queríamos ter
invertido os pneus traseiros pelos dianteiros, já bem desgastados, mas
não deu tempo e largamos do jeito que estava. Pra ajudar, no meio do
trecho acabou a bateria do intercomunicador, que foi trocada com o
carro andando mesmo. E o final do trecho era um zigue-zague para o
público poder ver os carros, só que passamos reto numa dessas curvas e
caímos numa vala. Saímos dela no estilo Cross Country, sem parar de
acelerar. E como desgraça pouca é bobagem, tivemos um pneu furado no
deslocamento final e quase estouramos o tempo para chegar ao Apoio”,
contou Palmeirinha.

Apesar dos sustos e problemas, Nobre e Paula estavam satisfeitos com
os pontos obtidos na Suécia. “Parecia impossível fazer um rali na
neve, mas percebemos que é apenas um piso mais seletivo. É igual a
andar na terra, só que sem margem para erro, pois um vacilo e você cai
na neve fofa e perde muito tempo para voltar. Foi legal ver o carinho
do público e jamais esquecerei a desatolada feita no braço pela galera
no dia de ontem, mas gostaria de voltar a Suécia e ser competitivo,
pois neste ano confesso que apenas participamos.” disse Nobre.

Nobre agora se junta a Sady Bordin, como os únicos brasileiros a terem
participado de um rali na neve. Bordin competiu no Rali da Finlândia
de 1986.

A vitória pela categoria P-WRC (Production) ficou com Patrik Flodin.
Já no WRC o vencedor foi o finlandês Mikko Hirvonen.

O Mundial de Rali terá sequência entre os dias 5 e 7 de março no
México. Mas obedecendo as regras da categoria P-WRC, Nobre só pode
participar de seis provas no ano, e ele só volta a competir no Rali da
Jordânia, 3ª etapa da temporada, entre os dias 1 e 3 de abril.

A classificação final da categoria P-WRC no Rally da Suécia:
1º Patrik Flodin (Suécia – Mitsubishi Lancer Evo IX), 3:28:04,7
2º Anders Grondal (Noruega - Subaru Impreza), 3:29:17,8
3º Armindo Araújo (Portugal - Mitsubishi Lancer EvoX), 3:33:09,6
4º Fabio Frisiero (Itália – Mitsubishi Lancer Evo IX), 3:44:49,8
5º Martin Semerad (Rep. Tcheca- Mitsubishi Lancer Evo IX), 3:49:52,5
6º Reijo Muhonen (Finlândia – Mitsubishi Lancer Evo X), 3:53:00,0
7º Gianluca Linari (Itália - Subaru Impreza), 4:11:03,3
8º Paulo Nobre (Brasil – Mitsubishi Lancer Evo X), 4:19:52,1

A classificação do Campeonato Mundial na categoria P-WRC está assim:
1º Patrik Flodin, 25 pontos
2º Anders Grondal, 18
3º Armindo Araújo, 15
4º Fabio Frisiero, 12
5º Martin Semerad, 10
6º Reijo Muhonen, 8
7º Gianluca Linari, 6
8º Paulo Nobre, 4
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
WRC: Kimi satisfeito por terminar rali

Finlandês enfrentou problemas na Suécia e foi o 30º
Raikkonen-Suecia-01_138x88.jpg

Apesar de ter ficado longe de um resultado expressivo em sua estreia pela Citroën no WRC, o finlandês Kimi Räikkönen se mostrou satisfeito só por completar o Rali da Suécia, que abriu a temporada de 2010 da categoria.

O campeão de 2007 da Fórmula 1 enfrentou vários problemas e ficou quase uma hora e meia parado na neve durante a sexta especial do evento. Ele se recuperou, fez o 6º melhor tempo na especial número 15, mas não passou da 30ª posição na classificação final.

“Perdemos muito tempo no primeiro dia, rodamos três vezes, mas chegamos ao final e eu aprendi bastante. Sabia que seria um rali muito complicado e nosso objetivo é melhorar a cada etapa. É claro que estou desapontado por ter ficado parado na neve, mas isso faz parte do rali”, avaliou o finlandês.

Räikkönen acredita que terá menos dificuldades na próxima prova, no México, disputada no cascalho. “Acho que tudo será mais fácil no cascalho. Já disputei provas nesse tipo de terreno e, para falar a verdade, sempre tive problemas na neve. Espero que possamos melhorar nosso resultado no México. Acho que isso é possível”.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Bom arranque de Araújo

15022010_araujo_501.jpg

Era difícil, para Armindo Araújo, começar da melhor forma o Mundial de ralis. O campeão do Mundo de Produção acabou o Rali da Suécia em terceiro, logo atrás dos especialistas locais, Patrik Flodin e Anders Grondal, numa operação que lhe valeu os primeiros 15 pontos por força do novo sistema de pontuação.

«Foi o melhor resultado que poderíamos alcançar. Deu-me a confiança necessária para alcançar novo título», disse o piloto do Mitsubishi Lancer Evo X. No entanto, e apesar de não ter tido problemas de maior, o português nunca teve o seu carro com as afinações perfeitas para as condições encontradas. Nas zonas de terra, o campeão do Mundo foi sempre muito forte, mas nas zonas de neve e gelo sentiu alguma dificuldade devido ao peso do Lancer.

Bernardo Sousa, por sua vez, estreou-se na Taça do Mundo S2000 com o sexto posto. O piloto do Ford Fiesta nunca conseguiu acompanhar os especialistas em pisos de neve, mas seguiu sempre um andamento cuidado para «conseguir chegar ao fim», explicou. No último dia, as dificuldades foram maiores pois ficou, por duas ocasiões, preso em bancos de neve, uma das quais porque os intercomunicadores com o co-piloto deixaram de funcionar.


O duelo esperado

Na principal categoria do WRC, confirmou-se o esperado: Hirvonen e Loeb protagonizaram um interessante duelo que acabou melhor para o finlandês. O piloto da Ford e o homem da Citroën andaram sempre muito próximos um do outro, mas um problema com os pneus no carro do francês acabaram por cavar um fosso que Hirvonen soube gerir para ganhar vantagem.

A Ford também saiu melhor da Suécia depois de Latvala ter terminado em terceiro, enquanto Sordo, o segundo piloto da Citroën, se contentou com o quarto posto. Kimi Raikkonen, que se estreava no Mundial com um WRC, evidenciou falta de andamento face aos mais experientes. O finlandês acabou em 30º, depois de alguns percalços, mas já contou com o apoio total do líder da Citroën, Olivier Quesnel, que defende ser “necessário dar-lhe mais tempo” para Raikkonen se adaptar à modalidade.
15022010_sousa_500.jpg
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia testam esta Quinta-feira em Macedo de Cavaleir

Está prestes a ter início a campanha de 2010 no Campeonato de Portugal de TT da equipa formada pelo bicampeão nacional 2008 e 2009 e vice-campeão em 2009. Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia vão estar no próximo fim-de-semana em Macedo de Cavaleiros para disputar a prova de abertura da temporada e que marca também o arranque do programa desportivo para este ano.
171830.jpg

Um teste na região onde a prova do Motor Clube de Guimarães tem lugar é a “primeira especial” de uma temporada na qual a Yser Racing Team pretende, por um lado, renovar os títulos de Filipe Campos e alcançar o “tri” com o piloto do Porto e, por outro, assegurar, através de Bernardo Moniz da Maia, a mesma posição que o lisboeta garantiu em 2009, ou seja o segundo lugar do campeonato. É com estas metas bem definidas que a formação se apresentará este fim-de-semana em Trás-os-Montes numa prova que tem tudo para sorrir à formação que inscreve dois BMW X3 CC preparados e assistidos pela X-Raid.

O teste, a levar a cabo esta quinta-feira, servirá essencialmente para “fazer a mão” aos carros, quer por parte de Filipe Campos, quer por Bernardo Moniz da Maia, que estão afastados da competição desde Outubro último (Baja 500 Portalegre). Em termos de especificações, ambos os BMW X3 contarão com o “set up” escolhido para a Baja alentejana, estando algumas derradeiras afinações dependentes da evolução do estado do tempo ao longo dos próximos dias. Por tudo isto, este primeiro teste assume uma importância fulcral e será certamente uma sessão de trabalho muito interessante.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
> IRC nas Canárias

canariasirc10.jpg



O Rally Príncipe de Asturias vai para a estrada na data prevista mas, no entanto, apenas vai contar para o Europeu e campeonato espanhol.

Segundo cronometrocero.com, Germán Morales, presidente do comité organizador do Rallye de Canarias, confirmou numa entrevista no Formula Motor que o evento insular, vai substituir o Rally Príncipe de Asturias no Intercontinental Rally Challenge.

O maior problema reside na data do Rallye de Canarias pois, este, está marcado no calendário para os dias 17 e 18 de Abril, o que não agrada à organização do IRC. Germán Morales comentou que a data do evento, deve ser alterada para o mês de Maio por razões logísticas dos participantes internacionais. No entanto, esta alteração vai entrar em conflito com o Rally Cantabria do campeonato espanhol, que se disputa nos dias 15 e 16 de Maio.

A organização do Rally Príncipe de Asturias, deverá fazer um comunicado oficial nos próximos dias e Germán Morales já está em negociações avançadas com a organização do IRC, para a continuidade do Rallye de Canárias em 2011.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Bernardo Sousa confirma IRC nacional

18022010_sousa_500.jpg

O piloto português, que este ano compete na Taça do Mundo S2000 com um Ford Fiesta, vai ter um programa complementar com participações no campeonato nacional. Bernardo Sousa vai anunciar, na próxima semana, quais as provas em que vai estar presente, mas já é sabido que duas delas serão os eventos nacionais do Intercontinental Rally Challenge, o Rali dos Açores, em pisos de terra, e o Rali da Madeira, em asfalto.

Desta forma, e como Bernardo Sousa já tinha assegurado a presença no Rali de Portugal, serão pelo menos três as participações em eventos nacionais. No entanto, e por conflito de calendários, a ida ao Rali do Algarve já foi descartada, pois nesse fim-de-semana o madeirense vai estar em Gales para correr na última ronda do Mundial, o Rali da Grã-Bretanha.

Quem também vai fazer alguns ralis do IRC como complemento do programa na Taça do Mundo S2000 é o campeão júnior no ano passado, Martin Prokop. O piloto vai, à semelhança de Bernardo Sousa, guiar um Ford Fiesta mas escolheu provas como o Rali da Sardenha (Itália), o Rali de Barum (República Checa) e o Rali de Sanremo (Itália).
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
“FIAT[e]” em NÓS e ACELERA – Open de Ralis 2010

171842.jpg

O Rali de Barcelos, a contar para o campeonato Open de Ralis 2010, ficou marcado pela estreia do Troféu «FIAT» em nós e acelera… com os Fiat Uno 45R a mostrarem-se resistentes e competitivos.

Quatro equipas compareceram nesta primeira prova, mas muitos carros não ficaram prontos a tempo do Rali de Barcelos, esperando-se uma lista de inscritos mais recheada no próximo rali desta competição organizada pela Reivax Sport.

Luís Delgado / André Carvalho foram os que melhor se adaptaram ao novo carro, conseguindo um andamento rápido, destacando-se dos restantes Uno. As duas duplas de directores de prova e comissários de pista que se estreavam como concorrentes nestas andanças dos ralis, tiveram sortes diferentes. Ramiro Brito / Sá Carneiro levaram o Fiat Uno até ao final do Rali, apesar de alguns contratempos, enquanto que Valter Fernandes / Luís Roby ficaram pelo caminho depois de uma saída de estrada. A outra equipa inscrita, João Baptista / Emanuel Silva infelizmente teve de abandonar a prova ainda no seu início devido a um problema familiar.

Para Rui Xavier, o organizador desta competição “tudo correu da melhor forma, ficou provado que o carro tem todas as condições para ser bastante competitivo mediante a cilindrada do mesmo. As duas desistências que houve foram por acidente e por motivo familiar e desde já deixo um abraço ao João”.

Este projecto, que terá uma duração inicial de três anos,
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Levantamento do roteiro do Rally dos Sertões vai começar

Sertoes-JAzevedo.jpg

A partir do próximo domingo (21/02), o roteiro da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões começará a ser definido. Marcos Moraes, diretor presidente da Dunas Race, e Edu Sachs, diretor técnico da prova, partem para o primeiro levantamento, que será todo aéreo. Este ano, a segunda maior competição fora-de-estrada do mundo acontece entre os dias 10 e 21 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE).

"Este primeiro levantamento deve durar dez dias. Vamos sair de Goiânia e fazer o reconhecimento aéreo para ter as melhores alternativas de caminho. Continuamos com a intenção de melhorar o roteiro a cada ano, o deixando mais técnico para os competidores, e vamos trabalhar para que o resultado final supere as edições anteriores", disse Marcos Moraes.

"Como aconteceu no ano passado, o roteiro deve ficar por volta dos cinco mil quilômetros. Na primeira parte, a prova deverá acontecer em estradas de terreno de piçarra. Depois, por volta da metade, a tendência é passar para a areia e, no final, acontecer em um misto de cascalho e areia", finalizou Moraes.

"Este será o meu décimo ano de levantamento do Sertões e o segundo que fazemos o trabalho aéreo. Depois que implantamos este sistema, em 2009, descobrimos novas trilhas e belos lugares. Sem dúvida, o roteiro ganhou muito e ficou mais interessante. O desafio para esta temporada é fazer uma prova melhor do que nos outros anos, pois temos conseguido um nível de satisfação muito grande. O fator natureza também será outro desafio, pois não sabemos o que vamos encontrar após este período de chuvas", falou Sachs.

Após o levantamento aéreo, que deve durar cerca de 10 dias, Marcos Moraes e Edu Sachs farão o trabalho terrestre em abril, com o fim do período crítico de chuvas. Em junho, ambos conferem novamente o roteiro para, só depois, o mesmo ser revelado.

Além de Goiânia (GO) e Fortaleza (CE), Palmas (TO) já está confirmada no roteiro deste ano. Após a renovação do acordo com o Governo de Tocantins, a capital do Estado deixa de ser uma cidade-dormitório da prova, como aconteceu nas últimas seis edições, para se tornar uma etapa promocional, com a realização de um super prime.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Filipe Campos na frente do Serras do Norte

filipecamposdr.jpg

Filipe Campos, em dupla com Jaime Baptista em BMW X3, sai na frente do Rali Serras do Norte, prova inaugural do Campeonato Nacional de todo-o-terreno.

O actual campeão nacional inicia assim da melhor forma a defesa do título, tendo sido o mais rápido na dupla passagem pela «super-especial» que abriu a prova. Filipe Campos conseguiu mesmo quase 50 segundos de vantagem sobre o mais directo perseguidor, Bernardo Moniz da Maia, em conjunto com Joana Sotto-Mayor (também em BMW X3).

Os concorrentes voltam à estrada na manhã deste sábado, tendo pela frente total de 286,14 quilómetros.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Filipe Campos inicia temporada a ganhar

Sem qualquer obstáculo, Filipe Campos confirmou a vitória na primeira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terrno, triunfando sem apelo nem agravo no Rali TT Serras do Norte, que se disputou na região de Macedo de Cavaleiros.
d8474bda.jpeg

Ao volante do BMW X3 CC da Yser Racing Team, Filipe Campos veio a destacar-se na frente logo desde a primeira passagem pela Super-Especial de Podence, realizada na tarde de ontem. Com Rui Sousa a ficar pelo caminho na segunda passagem por esse troço e sem Miguel Barbosa presente nesta prova (o piloto apenas vai estrear o seu Racing Lancer na próxima competição), Campos esteve imparável rumo ao primeiro triunfo da época e também o primeiro nesta prova, sendo a única que lhe faltava juntar ao seu currículo no Campeonato de Portugal de TT.

"Esta é uma vitória importante, que nos garante os primeiros 10 pontos da época. Entrámos no campeonato a ganhar e essa é a melhor forma de iniciar a defesa do título. Depois deste excelente resultado temos que começar a preparar a próxima prova, que se disputa dentro de um mês no Algarve" afirmou Filipe Campos, bastante satisfeito por mais um triunfo no panorama nacional de TT.

Em segundo, e a mais de meia hora de Campos, ficou José Dinis Lucas, que obteve um grande resultado ao volante do Mitsubishi Pajero DID, com o piloto a levar a cabo uma prova de bom nível para chegar ao final em segundo. Mesmo sabendo que o primeiro lugar estaria fora do seu alcance (a não ser que Campos tivesse algum problema), Dinis Lucas manteve uma toada forte para terminar em segundo.

Em bom plano esteve também Miguel Veloso, que levou a sua Nissan Navara até ao lugar mais baixo do pódio, conseguindo também a honra de ser o melhor dos concorrentes da categoria T8, ficando logo na frente de Paulo Sousa (Mitsubishi Pajero) quer na sua categoria, quer na geral.

João Pedro Pais (Mazda BT-50) foi o quinto melhor, conseguindo ainda ser o primeiro do Desafio Elf/Mazda, ficando na frente de José Gameiro (Nissan Navara) e de José Camilo Martins (Mitsubishi Pajero), com este a ser o melhor representante dos concorrentes T2. Depois de bons apontamentos ao longo da prova, Américo Santos foi apenas oitavo, logo na frente de Bernardo Moniz da Maia, com o segundo piloto da Yser a ser vítima de um dia bastante complicado com o seu BMW X3 CC, já que acabou a etapa bastante limitado em termos de travões.

Classificação:

1 Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3 CC), 5h01m02,1s
2 José Diniz Lucas/Luís Tirano (Mitsubishi Pajero DID) a 32m35,6s
3 Miguel Veloso/Filipe Martins (Nissan Navara), a 38m15,9s
4 Paulo Sousa/Manuel Porém (Mitsubishi Pajero), 41m40,3s
5 João Pais/João Rato (Mazda BT-50), a 42m34,7s
6 José Gameiro/António Saraiva (Nissan Navara), a 33m12,2s
7 José Camilo Martins/Mário Feio (Mitsubishi Pajero), a 43m47,1s
8 Américo Santos/João Salgueiro (Nissan Navara), a 43m480s
9 Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 CC), a 44m53,2s.
10 Edgar Condenso/Nuno Silva (Isuzu D-Max), a 45m01,7s
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Filipe Campos abre temporada de TT a vencer

O campeão nacional de Todo-o-Terreno garantiu o triunfo no Rali TT Serras do Norte 2010 que dominou desde o primeiro instante...
YserFC-SerrasNorte02_250.jpg

Com uma prova sempre controlada, Filipe Campos e Jaime Baptista, aos comandos de um BMW X3, venceram o Rali TT Serras do Norte, a primeira etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2010, numa organização do Motor Clube de Guimarães. Na primeira posição desde a partida ainda na sexta-feira, os campeões nacionais em título não deram quaisquer hipóteses à concorrência, tendo mesmo dilatado a vantagem para as demais equipas em prova quando alguns dos seus maiores adversários tiveram problemas, averbando assim o seu primeiro triunfo nesta prova.

“Correu tudo bem num traçado que é do meu agrado e resultou numa vitória. Também foi um bom teste ao carro, numa prestação que foi sempre concentrada, mas não andei a 100 por cento. Vim para cá à procura de uma vitória e o objectivo está cumprido”, disse o vencedor no final dando conta daquilo que foi pretendido (e conseguido) pelo homem do Yser Racing Team.

Já ao longo do dia de Sábado, a passagem dupla pelo Sector Selectivo de Macedo de Cavaleiros, implicou algumas mudanças significativas na classificação, fruto de alguns problemas sentidos pelos pilotos. No final, José Dinis Lucas e Luis Tirano, em Mitsubishi Pajero, ficaram com o segundo lugar, depois de uma prova sem grandes contratempos a não ser no final com o aquecimento do motor. Os lugares do pódio ficaram preenchidos com o terceiro posto final de Miguel Veloso e Filipe Martins, em Nissan Navara, os quais assinaram uma prova em crescendo, acabando por assegurar esta equipa o triunfo no Agrupamento T8.

Paulo Sousa e Manuel Porém, em Mistubishi Pajero, terminaram a prova na quarta posição final, enquanto Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor, elementos do Yser Racing Team, também em BMW X3, depois de um princípio de incêndio, um furo e uma falha de travões, acabaram por cair para a nona posição.
YserFC-SerrasNorte03_250.jpg

No que diz respeito ao Agrupamento T2, a luta foi intensa, mas a vitória acabou nas mãos de José Camilo Martins e Mário Feio, em Mitsubishi Pajero, que apesar de terem terminado num excelente sétimo lugar final, não evitaram ainda um toque num muro. “Foi uma corrida muito táctica, pois atacámos quando devíamos atacar e defendemos quando achamos que o devíamos fazer. Acho que sucedeu alguma coisa ao Edgar Condenso, mas a regularidade é muito importante neste tipo de prova”, explicou, no final, Camilo Martins. Já em relação à dupla formada por Edgar Condenso e Nuno Silva, aos comandos da Isuzu D-Max da Prolama, chegaram a passar pelo comando, mas os problemas de travões sentidos já na parte final acabaram por os impedir de averbar uma primeira vitória.

Ainda a propósito de vencedores, João Pedro Pais e João Rato, que em 2009 garantiram o triunfo no Desafio ELF/Mazda, surgiram ao ataque neste troféu monomarca acabando por averbar uma primeira vitória na presente temporada, tendo em Bruno Oliveira e Bruno Fernandes os seus maiores adversários. A sorte protegeu os mais audazes, e a verdade é que no momento em que o despique esteve mais aceso entre as duas equipas, a dupla dos Açores ficou só com tracção traseira na sua Mazda BT-50, acabando por se ver obrigada a ficar com a segunda posição.

Filipe Campos venceu
de forma categórica
YserFC-SerrasNorte01_250.jpg

Em termos maramente factuais, a verdade é que a dupla Filipe Campos/Jaime Baptista venceu de forma inequívoca a prova de abertura do Campeonato de Portugal de TT naquele que foi o primeiro triunfo da equipa na prova levada a cabo pelo Motor Clube de Guimarães, o Rali TT Serras do Norte. Com uma exibição notável, que lhe permitiu liderar do primeiro ao último quilometro da prova, Campos nunca teve adversários à altura e, assim, está já na liderança do CPTT. Esta é, afinal a melhor forma de rumar à conquista de mais um título, objectivo número um para esta temporada, sendo que o triunfo tem um sabor especial por se tratar do único que lhe faltava juntar ao seu riquíssimo currículo no Campeonato de Portugal de TT.

A dupla Filipe Campos/Jaime Baptista venceu de forma inequívoca a prova de abertura do Campeonato de Portugal de TT naquele que foi o primeiro triunfo da equipa na prova levada a cabo pelo Motor Clube de Guimarães, o Rali TT Serras do Norte. Com uma exibição notável, que lhe permitiu liderar do primeiro ao último quilometro da prova, Campos nunca teve adversários à altura e, assim, está já na liderança do CPTT. Esta é, afinal a melhor forma de rumar à conquista de mais um título, objectivo número um para esta temporada, sendo que o triunfo tem um sabor especial por se tratar do único que lhe faltava juntar ao seu riquíssimo currículo no Campeonato de Portugal de TT.
A dupla Filipe Campos/Jaime Baptista venceu de forma inequívoca a prova de abertura do Campeonato de Portugal de TT naquele que foi o primeiro triunfo da equipa na prova levada a cabo pelo Motor Clube de Guimarães, o Rali TT Serras do Norte. Com uma exibição notável, que lhe permitiu liderar do primeiro ao último quilometro da prova, Campos nunca teve adversários à altura e, assim, está já na liderança do CPTT. Esta é, afinal a melhor forma de rumar à conquista de mais um título, objectivo número um para esta temporada, sendo que o triunfo tem um sabor especial por se tratar do único que lhe faltava juntar ao seu riquíssimo currículo no Campeonato de Portugal de TT.
YserRacingTeam03_250.jpg

Ao cabo da primeira passagem pelo troço de 147 quilómetros, Filipe Campos mostrava-se satisfeito, afirmando que tinha vivido atè àquela altura "uma manhã calma", isto numa altura em que surgia já com uma vantagem considerável, mas consciente da necessidade de garantir, acima de tudo, "a manutenção do ritmo e da concentração para não cometer erros”. Essa estratégia foi cumprida à risca, e Filipe Campos acabou assim por justificar em pleno este triunfo.

“Esta é uma vitória importante, que nos garante os primeiros 10 pontos da época. Entrámos no campeonato a ganhar e essa é a melhor forma de iniciar a defesa do título. Depois deste excelente resultado temos que começar a preparar a próxima prova, que se disputa dentro de um mês no Algarve”, afirmou Filipe Campos.

Restará referir que o Rali TT Serras do Norte, primeira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, teve a organização do Motor Clube de Guimarães, que contou com os patrocínios da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e da empresa RC Construções SA, bem como do apoio da Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Disputa deve ser acirrada no IRC em Curitiba

irc-curitiba.jpg

A segunda etapa do Intercontinental Rally Challenge, o IRC, que será disputada nos dias 4, 5, 6 de março, em Curitiba, trará uma disputa entre pilotos brasileiros e estrangeiros. Contra uma legião de favoritos que tem nomes como o britânico Kris Meeke e o tcheco Jan Kopecky, atuais campeão e vice da categoria, respectivamente, estarão Daniel Oliveira, único brasileiro confirmado para a sequência da temporada do IRC, Oswaldo Scheer, que participou da prova em 2009 e neste ano fará as etapas do Brasil, Argentina e Itália, o novato Eduardo Scheer, que segue os passos do pai, e Paulo Nobre, o Palmeirinha, que traz na bagagem a experiência de ter disputado duas edições do Rally Dakar.

Para os brasileiros, o que deve pesar na disputa contra os estrangeiros é a diferença de equipamento. "A configuração técnica dos carros é muito diferente. O pessoal que vem de fora costuma usar carros S2000 enquanto nós, os argentinos, os chilenos e os paraguaios usamos o modelos normais da N4. Apesar da diferença de equipamentos, acho que temos condições de surpreender em pelo menos duas especiais e tentar andar entre os primeiros", afirmou Oswaldo Scheer. O baiano Daniel Oliveira, que disputou a primeira etapa do IRC, em Mônaco, viu de perto a qualidade dos concorrentes europeus e fez sua análise. "O pessoal de fora é muito bom, mas acredito que tenho condições de terminar entre os primeiros", comentou.

Para Eduardo Scheer, filho de Oswaldo, mais importante do que andar entre os ponteiros é adquirir experiência para consolidar sua carreira de piloto de rali. "Os estrangeiros sempre chegam fortes, com bom equipamento, então vou correr para ganhar experiência. Vou fazer o meu melhor, procurar andar o mais rápido possível e terminar a prova na melhor colocação. Andar entre alguns dos melhores pilotos de rali vai me ajudar a ganhar experiência". Paulo Nobre, o Palmeirinha, destacou, além da competitividade dos pilotos que participam da disputa, a dificuldade técnica da prova. "Vai ser uma etapa muito complicada e rápida, mas vale ressaltar que também há trechos técnicos", analisou.

O Rally Internacional de Curitiba será realizado nos dias 4, 5 e 6 de março.
 
Topo