Portal Chamar Táxi

Cantinho do Karting!! Postar aqui...

MNM

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Como sabem, o Desporto é constituído por inúmeras modalidades, entre as quais incluímos o " Karting".
Sendo assim, agradece-se que tudo o esteja relacionado com esta modalidade, seja postado neste tópico.

Aquele abraço
 
Última edição por um moderador:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Devido às previsões metereológicas pouco favoráveis que se esperam no próximo fim-de-semana, os promotores do "ONDE ESTÁ O ÁS" foram forçados a adiar as provas de selecção para as seguintes datas:

Kartódromo de Palmela.......dia 20 de Abril

Kartódromo de Viana ........ dia 26 de Abril

Os promotores do evento entenderem que avaliação dos candidatos poderia não ser a mais justa e fiável, caso as condições das pistas não fossem as de seco.
AS"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Campeonato de Portugal de Karting começa em Braga

460274ba.jpeg

O Campeonato de Portugal de Karting estreia-se já no próximo fim de semana (29 e 30 de Março) no Kartódromo Internacional de Braga (KIB). Substituindo o anterior Campenato Nacional, a nova designação abrange também a introdução das novas categorias que, por determinação da CIK-FIA, vieram substituir as antigas categorias Júnior, Inter A e 125cc caixa, respectivamente pela KF3, KF2 e KZ2. Em liça irão estar ainda os Juvenis e os Cadetes, havendo também lugar para os TAG 125, com a designação de K 125, classe relativamente aberta, para os TAG não homologados nas categorias oficiais.

Até à data prevista para o fecho das inscrições (18 de Março), as grelhas são apenas razoáveis: 9 inscritos em KF3, 12 em KF2, 9 em KZ2 e apenas um concorrente em K 125. Espera-se, contudo, que alguma(s) inscrição(ões) de última hora venha(m) melhorar um pouco o panorama, criando maior despique ao campeonato maior português.

Com as verificações administrativas a começarem sábado logo de manhã, a 1ª. sessão de treinos livres terá lugar a partir das 09h00 para os KF3, seguindo-se de 15 em 15 minutos as restantes categorias: KF2, KZ2, K125, Juvenis e Cadetes. A segunda sessão, com a mesma ordem e os mesmos intervalos, inicia-se às 10h30. Ao meio dia, terceira sessão, e igual sequência.
Os treinos cronometrados (respeitando sempre a mesma sequência de categorias, exceptuados Juvenis e Cadetes, em que a grelha de partida é sorteada) principiam às 13h25, prosseguindo às 13h50, 14h10 e 14h30. De tarde, e a partir das 14h50, com intervalos de 25 minutos, disputa-se a primeira qualificação, sempre pela ordem de categorias indicada.

Com os treinos de carburação a terem início no domingo a partir das 09h00, a segunda corrida de qualificação disputa-se a partir das 10h00 para a KF3, seguindo-se de novo as restantes categorias a intervalos de 25 minutos. As finais celebram-se a partir das 13h30, de novo a intervalos de 25 minutos, devendo a cerimónia de distribuição de prémios celebrar-se às 16h15.

NG
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Campeonato de Portugal iniciou-se em Braga

02a83838.jpeg

Bom começo no karting
Foi num fim-de-semana com condições meteorológicas antagónicas que teve início o Campeonato de Portugal de Karting, competição que levou a Braga alguma emoção. Na KF2 o vencedor foi David Rambeau (Zanardi/Iame), na KF3, a vitória pertenceu a Luís Lousada (Birel/MRC), enquanto na KZ2, foi João Barros (Birel/TM) o vencedor. No Troféu do Futuro, em Cadetes, Tomás Mota (Tonykart/Vortex) entrou a ganhar, enquanto nos Juvenis foi Eduardo Jesus (Tonykart/Iame) a levar a melhor.

No sábado, com o sol a manifestar-se e a pista seca, disputaram-se os treinos cronometrados, que ditaram a grelha para a primeira manga classificativa. Em KF2, Carlos Coito, em Maranello/Vortex, averbou o melhor tempo (52,831), seguido de David Rambeau e António Martinez. Luís Lousada, em Birel, fez a "pole" da KF3 (53,984), posicionando-se João Barros na frente da grelha de partida da KZ2, com 51,765. Com o bom tempo a manter-se, no sábado disputou-se ainda a primeira manga de qualificação, impondo-se de novo Carlos Coito, em KF2. João Correia, em KF3, bateu Luís Lousada por 176 milésimas de segundo, ao passo que em KZ2 se impôs de novo o campeoníssimo João Barros.

Mas domingo trouxe a chuva e, sobretudo, a incerteza, com a pista a secar em determinados momentos, para logo de seguida voltar a chover.
Na pré-final, com as corridas declaradas de chuva, e a adopção dos inevitáveis pneus com sulcos, mudaram-se alguns protagonistas, e baralharam-se os resultados. Em KF2 venceu Mauro Marques, com o protagonista da primeira corrida a ficar-se pelo décimo posto, enquanto Luís Lousada manteve a liderança em KF3. Mas o insólito veio a ocorrer em KZ2: com a pista a secar, a maioria dos pilotos tinha optado por pneus slick.

Contudo, novo aguaceiro veio confundir os dados, e impôs-se a montagem de pneus de chuva. Só que o curtísimo tempo de que dispunham os concorrentes levou a que a direcção de prova não facilitasse um segundo: parque fechado, então, e só dois pilotos a disputar a manga. Com a particularidade de um deles ter slicks montados, enquanto o outro tinha pneus de chuva. Resultado: 8 pilotos a ver passar o dueto desigual, que terminou o seu carrossel com quase 39 segundos de diferença: Rita Graça em primeiro, André Serafim em segundo, se assim podemos dizê-lo.

À tarde, foi-se alternando entre nuvens, sol e...sol. E depois mais uma ameaça de chuva, a aumentar a emoção. Em KF3, Luís Lousada e João Correia protagonizaram uma corrida cheia de emotividade, com Francisco Abreu a intrometer-se no prélio durante as primeiras voltas.

Alternando a liderança, os dois pilotos entregaram-se à luta e Lousada só conseguiu assegurar a vitória na penúltima curva antes da bandeirada final.
Seguiu-se a corrida de KF2, com o tempo a aguentar-se e, portanto, slicks montados. Sendo o pelotão mais numeroso, os KF2 tiveram uma intervenção interessante, com luta renhida entre o segundo e o terceiro, Luís Martins e Mauro Marques, impondo-se finalmente o primeiro, com a vitória a caber a David Rambeau. Mais atrás, o excesso de entusiasmo acabou por pôr fora de corrida alguns dos participantes, designadamente Carlos Coito, que se ficou pela nona volta.

Em KZ2, a tal prova que terminou com a chuva a ameaçar regresso, os irmãos Barros, João e Elias, impuseram o seu andamento como quiseram. Primeiro Elias, depois João, chegando este em primeiro com Elias a uma décima de diferença. Nos lugares intermédios, muita luta entre Miguel Raposo e Luís Santos. Mas um toque numa disputa de trajectória acabaria por relegar o ex-campeão nacional de Inter A para a quinta posição, o que veio a ser rectificado com a desclassificação imposta a Ruben Lozano, inicialmente classificado em 4º. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Quanto ao Futuro...
Os mais jovens pilotos, entre os 7 e os 13 anos, distribuídos pelas categorias de cadetes e juvenis, e que disputam o Troféu do Futuro, encerraram a competição. Como já se disse, pena que este pelotão não fosse o mais numeroso, mas reconheça-se a entrega e entusiasmo dos jovens pilotos.
Em Juvenis, com sete pilotos de idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos, a 1ª. manga foi vencida por Eduardo Jesus, no sábado, piloto que viria a repetir o resultado em todas as outras mangas, até à Final.

Quanto a Cadetes, os mais novinhos de todos, de 7 a 10 anos, a grelha um pouco mais nutrida contava com 10 pilotos. Tomás Mota venceu a primeira corrida, ao passo que Diogo Pinto veio a assegurar a vitória na segunda. Na final, disputada com garra, os primeiros lugares disputavam-se à décima de segundo, sempre com Tomás Mota a marcar o ritmo. A chuva voltou a ameaçar a cinco voltas do fim, e caindo com intensidade, acabou por ditar a interrupção da corrida à sétima volta. E Tomás Mota, que liderava, assegurou nova vitória, seguido a cerca de meio segundo por Daniel Fernandes e Diogo Pinto.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Classificações
Campeonato de Portugal

KF2
1º. - David Rambeau (Zanardi/Iame)
2º. - Luís Martins (PCR/Iame)
3º. - Mauro Marques (Tonykart/Vortex)
4º. - Filipe Carvalho( Zanardi/Parilla)
5º. - Pedro Silva (Tonykart/Vortex)

KF3
1º. - Luís Lousada (Birel/MRC)
2º. - João Correia (Zanardi/MRC)
3º. - Francisco Abreu (Maranello/TM)
4º. - Aitor Serra (Tonykart/Vortex)
5º. - André Costa (PCR/PCR)

KZ2
1º. - João Barros (Birel/TM)
2º. - Elias Barros (Birel/TM)
3º. - Luís Santos (Birel/TM)
4º. - Miguel Raposo (Tonykart/TM)
5º. - André Serafim (Spirit/TM)

Troféu do Futuro

Cadetes
1º. - Tomás Mota (Tonykart/Vortex)
2º. - Daniel Fernandez (Birel/Vortex)
3º. - Diogo Pinto (FA/Vortex)
4º. - Rita Teixeira (Tonykart/Vortex)
5º. - Afonso Faria (CRG/Maxter)

Juvenis
1º. - Eduardo Jesus (Tonykart/Iame)
2º. - Miguel Lino (Tonykart/Iame)
3º. - Henrique Chaves (Tonykart/Iame)
4º. - José Faria (Birel/Iame)
5º. - João Carvalho (Intrepid/Iame)AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Novas categorias em nome da fiabilidade e custos

225f9d97.jpeg
Impostas pela CIK-FIA em 2007, em nome da fiabilidade e da contenção de custos, as novas categorias internacionais de karting, em Portugal, só nesta época foram assumidas na sua plenitude.

Assim, em substituição das anteriores Júnior, Inter A e Livre 125, vimos aparecer a KF3, a KF2 e a KZ2. Os "velhinhos" motores de 100cc, altamente performantes, atingindo as 19/ 20 000 rotações sem grandes dificuldades, o que levava a consequências desastrosas com frequência (motores gripados, quando não totalmente partidos não faltavam), tinham um custo inicial elevado, uma manutenção dispendiosa e uma durabilidade de pistão muito curta, exigindo rectificações de cilindro, no máximo, a cada hora e meia/duas horas de utilização (isto com alguma sorte).

Com os novos motores de 125cc, de arranque eléctrico (TAG), novos carburadores e rotações limitadas (baixamos para as 14000 e 15000, em KF3 e KF), apesar do investimento inicial rondar os 3000 €, as despesas sequentes reduzem-se efectivamente e, aparentemente, a corrida aos armamentos que existia, com preparações e motores a serem quase cotados em bolsa, tornou-se bastante mais razoável.

Se os fabricantes inicialmente reagiram mal à mudança, considerando o período de transição de regulamentos muito curto, a verdade é que os resultados vão surgindo.

Entre nós, o balanço está em curso: ao longo da época, haverá ocasião para mecânicos e pilotos se pronunciarem sobre vantagens e desvantagens das novas categorias.

N.G.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Custos, pouca visibilidade e divulgação: Será a crise?

9330d236.jpeg
Em Braga, no kartódromo internacional da cidade dos arcebispos, arrancou mais um campeonato nacional de karting que, desta vez, se chama Campeonato de Portugal. À chamada, nas categorias principais, compareceram trinta e cinco pilotos, contando-se entre estes alguns concorrentes espanhóis: Óscar Panero, Abel Seijo, Ruben Lozano e António Martinez num curioso movimento que parece contrabalançar o movimento inverso, de êxodo de pilotos nacionais para o estrangeiro.

Olhando para estes números, se eles não confirmam totalmente a catástrofe anunciada, a verdade é que quando a maior grelha acolhe 15 pilotos (a KF2), se os mais jovens, que serão futuro descem para 10, e se os cadetes e juvenis do Troféu do Futuro, que correm em paralelo com o nacional não vão além de 17, não podemos deixar de nos questionar.

E, já agora, questionar também a FPAK: licenças caras, custos elevados, pouca visibilidade e divulgação da modalidade, conduzem a que eventuais patrocinadores se encolham, e o nível de esforço exigido aos pilotos passa a exagero só ao alcance de alguns privilegiados. Será a crise económica? Sem dúvida, mas não será só isso.

Nesta perspectiva, muito boa gente se interroga sobre o futuro da modalidade no nosso país, sem deixar de opinar, mais ou mesmo razoavelmente, sobre o papel da Federação e dos clubes. Não será este, então, o momento oportuno para uma reflexão conjunta (se possível, desapaixonada)? Parece-nos que o desporto automóvel agradeceria. Sobretudo o seu futuro.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Miguel Raposo à espera dos fórmulas

8a531681.jpeg
Surgido à última hora no pelotão de KZ2, Miguel Raposo, campeão nacional em título na extinta Inter A, participa em algumas provas do Campeonato de Portugal, sendo certa a sua presença no Europeu de KF2, na Taça de Portugal e no Campeonato Espanhol, sempre com o apoio da Tony Kart.

O jovem piloto portuense, que completa dezasseis anos no próximo Verão, rumará depois aos fórmulas, sob a égide da FPAK. À Auto Sport , Raposo confessou que "gostaria mesmo de participar em fórmulas, e espero pelo Verão para ter as primeiras oportunidades". Até lá, treinar e correr com a convicção de sempre.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Luis Ribeiro testou em Lousada

O único português Campeão Europeu de Autocross, Luis Ribeiro, regressou aos testes com o seu Gembo-Volkswagen no passado sábado, em Lousada. O piloto de Penafiel está afastado da competição desde 2006, quando capotou na prova do Europeu de Autocross em Murça. Ribeiro aproveitou para fazer algumas voltas à pista de Lousada como preparação para as duas rondas portuguesas do Europeu, em Foz Côa e Murça. No entanto, o teste acabaria antes do previsto depois de um toque nas barreiras de protecção ter danificado a suspensão do monolugar TT.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Até quando a agonia no Offroad?

400dc827.jpeg
Uma (muito) reduzida lista de inscritos voltou a ser o principal motivo de destaque da segunda prova do Campeonato de Portugal de Offroad, disputada em Murça.

O boicote generalizado entre os pilotos de Autocross teve o seu auge na prova do Clube Automóveld e Vila Real, onde apenas os concorrentes da Taça Nacional de Autocross, do Campeonato de Portugal de Crosscar e do Troféu Olimar estiveram em acção. Desta feita, nem os carros de Jorge Sirgado e Jorge Rodrigues (Divisão 1) nem os monolugares de Valter Portugal e Joaquin Amil (Divisão 4) marcaram presença na pista transmontana. Um cenário que, infelizmente, ameaça voltar a repetir-se indefinidamente...

Rosário no Crosscar, Calçada no Troféu

Pedro Rosário continua a ser o piloto a bater no Campeonato de Portugal de Crosscar. Depois da vitória em Lousada, o campeão em título voltou a dominar as operações em Murça, vencendo as três corridas de qualificação e a Final. Para o piloto do JB Racing a vitória na Final começou a ser construída logo após o arranque, quando Rosário começou a construir uma vantagem considerável sobre o duo de perseguidores, Mauro Reis e Luis Caseiro. Estes dois pilotos rodaram juntos nas primeiras voltas, mas Caseiro aproveitou um pequeno erro do piloto da Hsport e partiu em perseguição do líder. Em apenas duas voltas, Caseiro conseguiu anular a desvantagem para Rosário, mas o campeão em título defendeu-se bem da única tentativa de ultrapassagem feita pelo seu adversário. Depois de ultrapassado por Caseiro, Mauro Reis concentrou-se em manter o terceiro lugar e controlar o andamento do espanhol Javier Paz, que colocou o Semog 600 na frente do JB de Hugo Castro.

No Troféu Olimar, organizado pelo quarto ano consecutivo pela Semog, Alcides Calçada repetiu a vitória obtida em Lousada, apesar de Sérgio Bandeira nunca ter andado longe do último vencedor da competição. Calçada venceu uma corrida de qualificação (contra duas de Bandeira), mas na Final esteve sempre na frente do seu companheiro na equipa Acrimolde RT Santinho Mendes. Mais atrás Alexandre Durão protagonizou uma das melhores ultrapassagens do dia ao superar Vasco Lopes por fora, mas problemas de travões impediram-no de chegar aos dois pilotos da frente. Fora do pódio terminou Carlos Ribeiro depois de ter sido atrasado por um toque nas voltas iniciais.

Novidade na Taça

A Taça Nacional de Ralicross voltou a juntar em pista os concorrentes das divisões 1 e 2, embora se tenha assistido a um vencedor surpresa quando André Soares colocou o Volkswagen Golf G60 na frente do BMW 325ix de Jose Blanco. O espanhol partiu na frente mas logo na primeira curva viu o diferencial dianteiro do BMW ceder, o que o levou a fazer quase toda a Final só com tracção traseira. Depois de duas trocas de posições mais "musculadas" com André Soares, o português acabou por se colocar definitivamente na liderança, terminando a prova sem dar a Blanco hipótese de um ataque final. Na Divisão 2, Paulo Mousaco levou o Peugeot 309 Gti a uma vitória fácil, beneficiando da discussão entre José Ferreira (Toyota Celica) e António Zenha (Volkswagen Golf) que resultaria na desistência deste último. Depois da vitória em Lousada, Ferreira voltou a terminar no pódio da Divisão 2, deixando o último lugar do pódio para João Sousa, num Peugeot 306 GTi. AS
 

satteam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2007
Mensagens
1,601
Gostos Recebidos
0
Foz Côa abre campeonato

164627ec.jpeg

Europeu de Autocross promete espectáculo
Em perfeito contraste com o panorama do Offroad nacional, o Campeonato da Europa de Autocross promete trazer até Foz Côa uma das melhores listas de inscritos dos últimos anos na competição. Depois de se ter estreado em 2007, o Foz Côa Automóvel Clube volta a receber a elite do Autocross onde estarão quase todos os principais pilotos das três divisões do Europeu.

Na "rainha" Divisão 3, onde alinham monolugares TT com motores até 4000cc e mais de 400 cavalos, os favoritos são os dois protagonistas da época passada, o campeão Petr Bartos e o jovem alemão Bernd Stubbe. O checo apenas foi campeão após uma discutível decisão na secretaria, mas Stubbe volta em força para 2008 e este ano trocou de propulsor para um Volvo 2300cc aspirado. Curioso será verificar o que poderá fazer o antigo campeão europeu Luís Ribeiro (Gembo-Volkswagen) face aos melhores concorrentes estrangeiros.

Na Divisão 3A a cilindrada máxima são 1600cc e as potências dos monolugares rondam os 300 cavalos. O campeão em título é outro representante da fortíssima Equipa Nacional Checa, Ladislav Hanak. Portugal estará representado por pilotos como António Ferreira, Valter Portugal, Manuel Guerreiro e Luís Santos.

Nos carros de Turismo da Divisão 1 destaque para a armada de Ford Focus e para o Volkswagen Polo do campeão Nerijus Naujokaitis. Jorge Sirgado poderá surpreender com o seu Peugeot 306, enquanto Pedro Matos, António Matias e Rui Raposo também já confirmaram presença.
Este ano a prova de suporte é o Campeonato de Portugal de Crosscar, onde Pedro Rosário é o líder destacado após as vitórias em Lousada e Murça.

Programa

Sábado, 12 Abril

13h45 - Treinos livres
15h30 - Treinos oficiais
17h30 - 1ª Manga de qualificação

Domingo, 13 Abril

08h15 - Treinos da corrida de suporte (Crosscar)
09h10 - 1ª Corrida de qualificação (corrida de suporte - Crosscar)
10h15 - 2ª Manga de qualificação
11h30 - 2ª Corrida de qualificação (corrida de suporte - Crosscar)
14h00 - 3ª Manga de qualificação
15h30 - 3ª Corrida de qualificação (corrida de suporte - Crosscar)
16h00 - Finais
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rotax Challenge a Centro, Sul e Norte

7857e2b8.jpeg
Em dois fins-desemana consecutivos o Rotax Challenge deslocou-se aos Kartódromos de Leiria e de Braga, onde tiveram lugar corridas relativas aos Troféus Centro/Sul e Norte.

Em Leiria o vencedor foi o jovem madeirense Herlander Silva, que averbou o melhor cronometrado e a vitória em todas as mangas.
Em Rotax Max, Gonçalo Gaivão deu cartas também do princípio ao fim, com excepção da pole, que foi conquistada por Miguel Carvalho.
Viveram-se entretanto alguns duelos interessantes entre os 15 pilotos participantes, e pena foi que o sénior da família Gaivão fosse envolvido num incidente de corrida na final, que o impediu de prosseguir a muito interessante recuperação que estava a fazer.

Já em Braga, Bruno Borlido foi um vencedor absoluto, vencendo as três mangas na categoria de Minis. Na Rotax Júnior, Pedro Matos esteve ao seu melhor nível, e foi ganhando tudo o que havia para ganhar, sem que nenhum outro concorrente conseguisse fazer-lhe frente, excepto na final, em que César Machado deu luta e alcançou a vitória e fez subir muitos pontos a emoção da disputa.

Vitória de Pedro Loures em DD2, numa corrida também ela bem disputada, e em que Mário Dias, que começara mal, conseguiu recuperar, acabando em terceiro. Registem-se também as prestações de Tiago Vilela , César Boaventura e Carlos Machado.
Finalmente, a Max correu-se com grande intensidade. Liderando até ao fim, Miguel Barbosa venceu com brilho, secundado por Miguel Pinto e Paulo Pereira.

Challenge Centro/Sul - Classificação Final

Rotax Júnior

1º. - Herlander Silva (EKS/Rotax)
2º. - João Dias (Intrepid Rotax)
3º. - Rui Silva (EKS/Rotax)

Rotax Max

1º. - Gonçalo Gaivão (CRG/Rotax)
2º. - Miguel Carvalho (CRG/Rotax)
3º. - António Pinheiro (Intrepid/Rotax)

Challenge Norte

Rotax Mini-Max
1º. - Bruno Borlido
2º. - João Bazenga
3º. - João Ferreira

Rotax Junior
1º. - César Machado
2.º - Paulo Matos
3º. - João Pinto

Rotax Max
1º. - Miguel Barbosa
2º. - Miguel Pinto
3º. - Paulo Pereira

Rotax DD2
1º. - Pedro Loures
2º. - Tiago Vilela
3º. - Mário Dias
AS
 

xpt0

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,410
Gostos Recebidos
0
Noticias sobre karting...
 
Última edição:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Na semana seguinte será a vez de Viana do Castelo

"Onde está o Ás" é já domingo em Palmela
É já no próximo domingo em Palmela que irão ter lugar as primeiras provas de selecção da iniciativa "Onde está os Ás", uma parceria do AutoSport, em associação com a Korridas & Kompanhia e a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

Será dada uma oportunidade a 26 jovens pilotos, num programa que inclui aulas teóricas e avaliação de capacidades de condução, a que se seguirão turnos de condução.

A primeira prova de selecção decorre este domingo em Palmela, e na semana seguinte, no sábado, será a vez de Viana do Castelo.

Domingo, 20 de Abril - Kartódromo Internacional de Palmela

Horário

Recepção e inscrição dos candidatos..........10h00 /10h15

Recepção do kartódromo

Briefing e definição do grupos.....................10h15 /10h30
Auditório do kartódromo

FASE 1........................................................10h30 / 12h00
Aulas teóricas (em sala) e avaliação de capacidades de condução (pista Júnior).

10h30/11h15 ..... Aula teórica para Grupo A
10h30/11h15 ...... Avaliação de capacidades de condução Grupo B
11h15/12h00 ..... Aula teórica para Grupo B
11h15/12h00 ...... Avaliação de capacidades de condução Grupo A
12h00/12h30..... Teste teórico para todos os Grupos

Almoço (livre) ..............................................12h30 /13h30

FASE 2..........................................................13h45 / 16h00
? 13h45 /14h45 ..... Fase 2 - 1º turno de condução
? 15h00/ 16h00 ......Fase 2 - 2º turno de condução


FASE 3..........................................................16h15/17h00
Final na pista grande

Anúncio dos vencedores e foto no podium......17h30
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Filho de Schumi estreou-se no karting

d7d69fff.jpeg

Mick 'Betsch' Schumacher é nome de campeão...
Mick 'Betsch' ninguém reconheceria, mas se retirarmos o apelido da mãe e colocarmos o do pai o caso muda de figura: Mick Schumacher é mesmo nome de campeão!

Também pudera, pois falamos só do filho de, obviamente, Michael Schumacher, que acabou de iniciar as "pisadas" do pai ao realizar, com apenas nove anos, a sua primeira corrida de karting, em Espanha.

A prova teve lugar em Sils, Girona, cidade que recebeu o evento do Open RACC de Karting. Curiosamente, o jovem petiz alinhou com o nome de solteira da mãe, "Betsch", de forma a fazer tentar passar despercebido a sua ascendência, mas, contudo...esqueceram-se do capacete, praticamente igual ao do seu pai...só que azul.

A revista alemã Bild revelou que Mick viajou para Espanha com o seu avô Rolf. Como curiosidade, o jovem Schumacher terminou as corridas em oitavo e décimo.

O "velho" Michael Schumacher há muito que disse não pretender que o seu filho siga as suas pisadas, porque a pressão seria imensa, mas...o que fazer quando os genes "empurram"?

AS
 

manita

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2008
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Pista De karting Alto do roçario em sever do Vouga

Boas pessoal existe em sever do vouga na pista do alto do roçario uma pista de Karting muito boa ainda pouco conhecida porque abriu a pouco tempo. com kartings 390cc, 275cc e karts para crianças.. onde se fazem tanbem provas de resistencia.. aberta aos sabados e domingos.. fica perto do nó das talhadas da A25..
 

manita

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2008
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Convivio

Era porreiro organizar um convivio entre um pessoal aqui do forum para uma resistencia um sabado destes.. o preço é mais barato que em qualquer outro cartodromo.. se ouver interessados postem aqui e organiza-se um evento porreiro.. organiza-se um convio os enteressados que digam..
 
Última edição:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Campeonato de Portugal de Karting prosseguiu em Leiria

69711960.jpeg
Num fim-de-semana com excelentes condições meteorológicas, o kartódromo de Leiria acolheu a segunda ronda do Campeonato de Portugal de karting, juntando os 53 inscritos nas cinco categorias em presença.

Com os concorrentes naturalmente distribuídos em grupos de diferente expressão, consoante as categorias, manteve-se o maior peso de KZ2 e KF2, com 11 e 14 participantes, respectivamente, ficando-se as restantes encostadas à dezena de pilotos, ou menos, naturalmente.
Apesar disso, tem havido entrega, e aqui fica um destaque muito especial para Rita Graça, a jovem piloto transmontana que conduz um dos karts mais exigentes fisicamente - um KZ2.

Com grande garra e excelente estilo, bateu-se com os mais experientes e, alçando-se ao terceiro degrau do pódio, ainda ameaçou o segundo classificado, Elias Barros, ficando a apenas uma décima de segundo. Magnífico exemplo de combatividade e técnica de condução.
Mas também nas outras categorias a entrega dos pilotos foi generosa, como é de estilo, e foi possível, esquecida a monotonia de uma ou outra corrida em que as vitórias se definiram muito cedo, viver belos momentos, emotivos e elucidativos da beleza do karting.

Nota positiva para a organização, que conseguiu levar a bom porto a organização de mais esta jornada do campeonato nacional.

Classificações finais

Cadetes

1º. - Daniel Fernandez (Birel/Vortex)
2º. - Diogo Pinto (Tonykart/Vortex)
3º. - Yuri Orlov (Intrepid/Vortex)

Juvenis

1º. - José Faria (Birel/Iame)
2º. - Henrique Chaves (Tonykart/Parilla)
3º. - Eduardo Jesus (Tonykart/Iame)

KF3

1º. - Luís Lousada (Birel/XTR)
2º. - Francisco Abreu (Maranello/TM)
3º. - João Correia (Zanardi/XTR)

KF2

1º. - Mauro Marques (Tonykart/Vortex)
2º. - António Martinez (Tonykart/Vortex)
3º. - Pedro Silva (Tonykart/Vortex)

KZ2

1º. - João Barros (Birel/TM)
2º. - Elias Barros (Birel/TM)
3º. - Rita Graça (Energy/TM)
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Schumacher: "Deixem o meu filho em paz"

fac167e0.jpeg
Michael Schumacher mostrou-se pouco interessado em falar da primeira experiência do seu filho Mick no karting, pedindo mesmo aos jornalistas para, "deixarem o meu filho em paz. Ele não tem culpa de ter um pai famoso e não é justo que comecem a segui-lo pelas pistas, colocando-o numa posição complicada, pois ainda é uma criança. Eu tive a sorte de ser um piloto de karting anónimo durante muitos anos e é assim que deve ser, porque não é justo colocar uma criança sob grande efeito mediático. É por isso que vos peço que o deixem em paz".

O pequeno Mick participou no fim-de-semana passado nas primeiras duas corridas da sua carreira, em Espanha, acompanhado da mãe e do avô paterno. A presença de Rolf Schumacher e o facto do capacete de Mick ser uma réplica do modelo utilizado pelo seu pai, mas em diversos tons de azul, fez com que acabasse por ser reconhecido, com fotos do evento a darem a volta ao mundo, para, como se percebeu, grande irritação do seu famoso pai.


Para além disso o Heptacampeão Mundial alemão evitou perguntas acerca duma eventual biografia sua em filme, numa altura em que os jornais ingleses falam dum contacto com Bruce Willis para este fazer um pequeno papel naquele filme, interpretando o mítico comentador televisivo britânico Murray Walker. Ao que se sabe o projecto é de um produtor americano, mas ainda nem sequer passou da ideia ao papel, pelo que a acontecer, o filme sobre a vida de Schumacher ainda vai demorar algum tempo a ser realizado.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Mauro Costa foi "Age" moçambicano

Teve lugar no Kartódromo do Automóvel & Tourin Clube de Moçambique (ATCM) na cidade de Maputo, aquele que promete ser, um dos mais emocionantes e competitivos eventos de karting de alta competição do panorama nacional denominado Sexta Prova Internacional de Karting Mcel, dando continuidade ao universo Karting que vem sendo construído de forma consistente de há uns anos a esta parte e sobre sólidas bases em que a competitividade e a qualidade tem marcado de forma indelével a sua presença.

Numa manhã e tarde limpas de sábado, 28 pilotos oriundos de Moçambique e África do Sul, deram cor a um evento fantástico, num testemunho de apreço e reconhecimento das valências desta realização que é a primeira de três que este ano vão ter lugar e que ao longo da sua existência se tem pautado por uma abertura e capacidade de acolhimento, que consegue conciliar com um extraordinário nível competitivo de qualidade superior. E mais uma vez assim foi!!

Logo na primeira corrida do dia, o número um moçambicano, Mauro Costa batia o pé ao campeão sul-africano, Lourens Dunn (Max Challenge) nos treinos cronometrados, ao arrebatar a pole position, com 51.03 segudos, deixando o segundo lugar para Lourens com 51.29 segundos, deixando prever uma luta titânica durante as três "mangas" que deram corpo a corrida. O terceiro melhor tempo dos treinos era obtido por uma outra maior certeza sul-africano, o Kim GIBBINGS cronometrado em 51.32 segundos.


De partida para a corrida, o campeão, Mauro Costa quis mostrar a Lourens quem mandava naquela coutada, tendo-se assistido a uma luta fantástica entre estes dois pilotos pela vitória que viria a sorrir a Mauro Costa que com uma condução consistente superou a Lourens por duas vezes a quem o kart, diga-se em abono da verdade, não ajudou muito. Por isso, na primeira "manga" acabou no décimo lugar, perdendo assim o segundo do pódio final a favor de Kim GIBBINGS, que respondeu de forma muito positiva aos desafios da corrida, após partir do segundo posto da grelha, e superando um surpreendente regressado Luís Moreira que obteria o quarto posto.

Já nos GP Junior e Junior Max, os moçambicanos TOMAS BRAZUNA, TIAZ DE MATOS E NORBERTO JÚNIOR, confirmando a evolução ascendente que t^em evidenciado, conseguindo um excelentes lugares do pódio. De referir, pela negativa, as prestações de Alexandra Nunes e Rolando Santos pilotos que são sempre candidatos às posiçôes medianas, mas que se viram condicionados de forma decisiva pelos problemas mecânicos que afectaram as suas máquinas, acabando por se quedarem a mona e décima posicões finais. Relativamente a "pole" foi conquistada por Eddie Le Roux com 50.88 segundos. Sebastian, Bergman com 52.75 e Norberto Junior com 52.76 segundos fizeram o segundo e terceiro melhores tempos, nos Junior Max. Nos GP Junior, o sul-africano Danie Heerde ganhou a "pole-position" com 1.01.42 minuto, deixando a segunda e terceira linhas da grelha d epartida para os moçambicanos Tiaz de Matos(1.01.51 minuto) e Tomas Brazuna(1.01.62 minuto).

Com o ambiente a aquecer, outro grupo de 15 pilotos das classes "100 Power Stock e 125 GP" se fez à pista para a sessão de treinos cronometrados para a 2ª corrida do programa. E aqui, uma vez mais dois sul-africanos, obtiveram os melhores cronometrados da sessão, superando outros seus compatriotas, pois nestas categorias os moçambicanos não tomaram parte porque nâo movimentam estas categorias.

Aqui Garry Rogers em parceria com Adrian Baleta(125 GP) e a dupla Marcel Heerden e Willem Van Heerden(100 Power Stock), lançavam o aviso à navegação de que estariam ali para manter estatuto de favoritos, sendo bem seguidos de Len Talken e Mochel Murphy(125GP) e Lourens Dunn e Willem Kruger (100 Power Stock) e um surpreendente Marius Swanepoel a fecharem o top five. A corrida, comandada de princípio ao fim por Garry e Marcel, foi uma das mais disputadas do dia, não tanto pela troca de posições no comando, que aliás nunca chegou a acontecer, mas sobretudo pela tenacidade e persistência com que Adrian Baleta(125 GP) e Willem Van Heerden(100 Power Stock) atacaram sistematicamente a liderança de Garry Rogers e Marcel Heerden que se viram obrigados a revelarem todo o seu potencial para obter uma vitória muito suada.

A emoção idêntica ou melhor tem lugar e hora marcada para Julho, aquando da realização da Segunda Prova Internacional de Karting-2008. Até lá espera-se mais um dia em cheio para quem gosta de emoções fortes que constituíram o "Slogan" da prova de sábado.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rotax Challenge Centro/Sul prosseguiu em Palmela

6823b2bf.jpeg
Família Rotax a crescer

Decorreu em Palmela mais uma prova do Rotax Challenge Centro/Sul, uma competição que a pouco e pouco vai ganhando concorrentes. Nos cadetes, Tomás Mota voltou a manifestar a sua apetência para os lugares cimeiros, com o pequeno russo Yuri Orlov a crescer de prova para prova.

Tiago Ribeiro acabou por se impor, em Rotax Max, a Gonçalo Gaivão, prometendo emoção acrescida o duelo entre os dois para as próximas corridas.

No curto pelotão da Júnior, o madeirense Herlander Silva, vencedor da prova anterior, viu-se relegado para o segundo degrau do pódio por João Dias.

Classificações

Mini Max

1º. - Tiago Nina
2º. - Paulo Sérgio
3º. - José Oliveira

Cadetes

1º. - Tomás Mota
2º. - Yuri Orlov
3º. - Afonso Faria

Rotax Júnior

1º. - João Dias
2º. - Herlander Silva
3º. - Ricardo Leitão

Rotax Max

1º. - Tiago Ribeiro
2º. - Gonçalo Gaivão
3º. - André Magalhães

K125

1º. - João Nascimento
2º. - Pedro Silva
3º. - Yannick Kemp

N.G.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Campeonato de Portugal de Karting ruma a Vila Real

9951389f.jpeg
Cerca de um mês depois da segunda jornada do ano em Leiria, o Campeonato de Portugal de Karting, bem como o Troféu do Futuro, regressam à acção este fim-de-semana com o Circuito de Karting do CAVR.

Com a temporada a chegar a meio precisamente nesta ronda do Clube Automóvel de Vila Real há já alguns pilotos que se destacam na liderança das diversas classificações, mas não é por isso que as emoções serão menores, pois são várias as lutas que se perfilham, em particular no que toca aos segundos e terceiros lugares das várias tabelas pontuais.

Começando pelo Campeonato de Portugal, mais concretamente pela KF 2, Mauro Marques é o líder tranquilo da classificação, com mais 22 pontos que a demais concorrência, pelo que uma descida na tabela pontual só surgirá em caso de significativo azar. Diferente é o que se registas nas posições seguintes, com um olhar breve pelos totais de pontos somados até ao momento mostrar quatro pilotos em luta directa; Pedro Silva, Carlos Coito, António Martinez e David Rambeau estão separados apenas por cinco pontos. Contudo, mais nomes se poderão juntar a esta contenda, o que deixa antever uma jornada muito animada.

Algo mais disputadas prometem ser as tiradas das outras duas categorias do Campeonato. Os 15 pontos de margem entre o líder Luís Lousada e João Correia na KF 3 fazem com que seja mais fácil assistir-se a uma reviravolta na frente da classificação, se bem que Lousada se deverá apresentar com mais motivação dado o melhor conjunto de resultados já conquistado este ano. Por seu lado, Correia terá também de prestar muita atenção a Francisco Abreu, que soma apenas menos cinco pontos, enquanto Diogo Silva, Aitor Sierra e Tomás Lopes se deverão envolver em luta muito disputada pela quarta posição, não fossem apenas dois os pontos que separam os três.

Para fechar o capítulo do Campeonato de Portugal de Karting, a KZ 2, com João Barros a defender os 12 pontos de margem que detém sobre o mais directo rival Elias Barros, mas as contendas mais duras devem verificar-se pelas posições seguintes. A nove pontos da segunda posição, Rita Graça vai certamente tentar a subida de posição, mas o principal pólo das suas atenções deverá centrar-se em André Serafim, que a segue a mero ponto de distância.

No que toca aos mais jovens do Troféu do Futuro, e começando pelos Cadetes, Tomás Mota é claramente o piloto a bater em Vila Real. Com 81 pontos, Mota soma mais quatro que Daniel Fernandes, a mais curta margem de todas as categorias que competem tanto no Troféu do Futuro, como no Campeonato de Portugal de Karting, o que demonstra bem o nível de competitividade destes jovens pilotos. Como se tal não bastasse, Diogo Pinto segue em terceiro a apenas dois pontos do terceiro, pelo que também ele poderá almejar a liderança da competição, principalmente porque conta com positiva margem de 14 pontos para o resto do pelotão.

Quantos aos Juvenis, Eduardo Jesus leva mais cinco pontos na bagagem que José Faria na viagem até Vila Real, uma margem que tornará a luta entre ambos muito animada, principalmente porque os demais concorrentes seguem com pelo menos uma diferença de dez pontos para a segunda posição.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Campeonato de Karting de Mocambique

Campeões e novos "reis" batem-se pela segunda vez

Quinze depois da prova inaugural, o Campeonato Karting mCel-2008, regressa à acção no dia 31 do mês corrente com o Kartódromo do Automóvel & Touring Clube de Mocambique (ATCM) a acolher a segundo das sete provas pontuáveis para a competição máxima do calendário do ano corrente.

Se o início no passado dia 18 foi fortíssimo, tudo leva a crer que a segunda corrida vai ser melhor ainda. Para já está garantida a manutenção de uma grelha que há já bastante tempo não se via no Karting em Maputo - 24pilotos inscritos que subdivididos em três classes (oito cada), nomeadamente GP Júnior, Max Junior e os Max Challenge.

Lembre-se que a prova inaugural trouxe a superfície novos "REIS" do karting moçambicano, uma vez que todos os números UM não ocuparam a primeira posição e nem lograram ganharem as Pole-Position. Nos GP Júnior subiram ao pódio, sucessivamente Aidan Hughes, 46 pontos, Tomas Brazuna,36 pontos e Fredie Nunes, 29 pontos. Já nos Max Junior os três primeiros lugares pertenceram por ordem a Norberto Varinde Junior, 46 pontos, Manuel Brazuna, 36 pontos e Megan Prinsloo, 31 pontos.
Por isso e não só a expectativa em torno da segunda prova é grande porque muitos se interrogam o que se passou com os habituais "fregueses" das primeiras posições, que por sinal, são os detenores dos títulos em dispiuta. Referimo-nos a Tiaz de Matos(GP Junior), Cristian Bouché(Max Junior) e Mauro Costa (Max Challenge).

Mas com o campeonato já em curso e a entrar precisamente na segunda prova há já alguns pilotos que se destacam na liderança das três classificações, por isso e não que as emoções poderão ser a rodos, pois são várias as lutas que se perfilham, uma vez que as diferenças pontuais ainda não são significativas.


Chegou a hora da definição

A vitória tranquila e por forca da regularidade de Mauro Costa no I Torneio Internacional de Karting de Maputo-2008 veio reforçar a ideia de que o kart deste piloto número um moçambicano é mesmo o pequeno bólide mais competitivo do momento. Com o traçado do ATCM a requerer uma condução segura, acerto na abordagem das diversas curvas que o circuito detém, é forçoso considerar que Mauro Costa parte para o Campeonato da Cidade de sete provas na posição de grande favorito.

As duas vitórias de Mauro Costa sobre o campeão sul-africano Lourens Dunn na pista moçambicana, no passado dia 26 de Abril, deixam perceber que o piloto com número um se dá bem com os ares de Maputo, pois foi mais rápido que Lourens Dunn na primeira das três provas internacionais que este ano terão lugar em Maputo. Mas há que se precaver da ousadia do regressado Luís Moreira e, ainda, da possível intromissão de Bruno que tem novo kart e está a recuperar muito bem do mau bocado que passara entre nas primeiras duas provas já efectuadas este ano (Abertura e Internacional).

Crescêncio José
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Campeonato de Portugal de Karting prosseguiu em Vila Real

37f02a93.jpeg
O Campeonato de Portugal de Karting prosseguiu em Vila Real, com as vitórias a pertencerem a Tomás Mota, nos Cadetes (Troféu do Futuro) Nos Juvenis a vitória coube a José Faria. No Campeonato de Portugal, em
KF2, a vitória foi para Mauro Marques. Na KF3 venceu Eduardo Moreira. João Barros foi o melhor na KZ2.

Em KF2, o quarteto da frente entregou-se a um luta interessante, com David Rambeau a impor-se, mas com Mauro Marques e António Hernandez a dar bom espectáculo, sobretudo na primeira metade da corrida.

Na KF3, 8 participantes na final, alguns duelos interessantes, e uma vitória clara de Eduardo Moreira. Para o terceiro lugar do pódio, a disputa também foi intensa, até à última curva para a meta, entre Francisco Abreu e Luís Lousada, com vantagem para o primeiro.

E temos então o Futuro, e o seu troféu: oito pilotos em cada categoria, Cadetes e Juvenis, e a entrega habitual. Se bem que em juvenis, o entusiasmo parecia muito, e não foi fácil formar uma grelha disciplinada em tempo útil. Registe-se a atitude disciplinadora e pedagógica da direcção de corrida, que não permitiu a tentativa de partida em desfilada louca de alguns concorrentes.

Classificações Finais

Troféu do Futuro

Cadetes

1º. - Tomás Mota
2º. - Rita Teixeira
3º. - Daniel Fernandez

Juvenis

1º. - José Faria
2º. - Eduardo Jesus
3º.- J. Valle

Campeonato de Portugal

KF2

1º. - Mauro Marques
2º. - Filipe Carvalho
3º. - David Rambeau

KF3

1º. - Eduardo Moreira
2º. - João Correia
3º. - Francisco Abreu

KZ2

1º. - João Barros
2º. - Tiago Pereira
3º. - Abel Seijo

AS
 
Topo