Portal Chamar Táxi

Cantinho do Karting!! Postar aqui...

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rotax Challenge Centro-Sul

7f9af45c.jpeg

O Rotax Challenge Centro-Sul vai deslocar-se já no próximo fim-de-semana ao Kartódromo de Leiria, onde se irá disputar a quarta ronda deste troféu.

Com uma participação aumentada de jovens pilotos, muitos deles saídos das recentes captações de pilotos que o Autosport patrocinou em conjunto com a Ford Lusitana e a Korridas & Kompanhia, através do concurso "Onde está o Ás?", o prato forte da competição deverá ser a Rotax Max, continuando em disputa o troféu e o acesso à Final Mundial Rotax.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Campeonato de Portugal prossegue em Viana

1bead4d8.jpeg

Depois de Vila Real, o Campeonato de Portugal de karting mantém-se a norte e, desta vez, será Viana do Castelo a acolher a quarta ronda do nacional já no próximo fim-de- semana.

Poder-se-ia tentar dizer que já alguma coisa está definida mas, felizmente, não é assim: por isso, em KF2 Mauro Marques comanda, mas com David Rambeau e António Martinez a não baixarem braços, prevendo-se boas corridas.

Mais acesa ainda está a luta em KF3, com o líder Luís Lousada em disputa renhida com João Correia e Francisco Abreu, dele separados, respectivamente, por apenas 7 e 11 pontos. Já em KZ2, o veterano João Barros lidera com algum conforto, mas o irmão Elias, e ainda a jovem Rita Graça, não deixarão de lhe fazer a vida difícil. Espera-se assim competição, que também será uma constante no Troféu do Futuro. Em Cadetes Tomás Mota vai somando sucessos, mas em Juvenis prevê-se duro duelo entre Eduardo Jesus e José Faria, empatados que estão neste momento no primeiro lugar.

Com os treinos cronometrados a terem lugar no sábado, seguindo-se depois a primeira manga de qualificação, no domingo terão lugar a segunda manga e a final. Com entrada livre, espera-se que o público acorra em quantidade. Que mais não seja, para justificar essa ideia de que os portugueses gostam mesmo de desportos motorizados. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Campeonato de Portugal de Karting em Viana do Castelo

ac6321a7.jpeg

Boas corridas
A quarta ronda do Campeonato de Portugal de Karting disputou-se em Viana do Castelo, e apesar de condições meteorológicas adversas, as corridas foram competitivamente razoáveis.

Em KF3 impôs-se Francisco Abreu, e a liderança do campeonato, que pertencia a Luís Lousada, passa para ele. Nos Juvenis, Eduardo Jesus repetiu vitória e reforçou a liderança que já lhe pertencia. Já em Cadetes, o trio da frente manteve um ritmo endiabrado, e no final foi Rita Teixeira que levou os louros da vitória, na frente de Daniel Fernandez e Yury Orlov.

Nos KF2, venceu António Martinez na frente de David Rambeau. Na KZ2, as corridas foram disputadas, apesar de João Barros, campeão em título, ter voltado a manifestar supremacia sobre todos os outros pilotos

Classificações Finais

Troféu do Futuro

Cadetes

1º. Rita Teixeira
2º. Daniel Fernandez
3º. Yury Orlov

Juvenis

1º. Eduardo Jesus
2º. Henrique Chaves
3º. Miguel Lino


Campeonato de Portugal

KF2

1º. António Martinez
2º. David Rambeau
3º. Filipe Carvalho

KF3

1º. Francisco Abreu
2º. André Costa
3º. Diogo Silva


KZ2

1º. João Barros
2º. Elias Barros
3º. Miguel Raposo
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Época de Karting termina em Palmela

2bc96a69.jpeg
O Campeonato de Portugal de Karting, bem como o Troféu do Futuro, disputam este fim-de-semana a última ronda do ano, uma prova a cargo do Vitória Futebol Clube e que vai ser palco de todas as decisões.

Na KF2 Mauro Marques é claramente o homem a bater e, com apenas nove pontos de diferença, António Martinez vai certamente tentar capitalizar as últimas vitórias do Circuito SCP e, com isso, roubar o ceptro a Marques nesta recta final do Campeonato. Não muito longe, e também com possibilidades de chegar ao ceptro, está David Rambeau, que soma menos 17 pontos que o líder e está a oito da segunda posição.

Panorama idêntico é o que se vive na KF3, com Francisco Abreu, vencedor da última ronda, a somar mais cinco pontos que o anterior líder da classificação Luís Lousada. Uma diferença que, atendendo ao desenrolar da temporada, promete proporcionar uma jornada absolutamente emocionante, principalmente quando se tem em conta João Correi pode também ter palavra a dizer no que toca ao ceptro dados 12 pontos de atraso que leva para o primeiro posto. Já no que toca à KZ 2 pouco parece haver a fazer, já que João Barros soma mais 31 pontos que Elias Barros, pelo que será algo difícil assistir-se a uma reviravolta nesta última prova do ano. O mesmo já não se pode dizer entre, precisamente, Elias Barros e Rita Graça, separados que estão por apenas um ponto.

Muito disputado também promete ser o Troféu do Futuro nas suas duas categorias. Nos Cadetes Daniel Fernandez lidera com mais três pontos que Tomás Mota, enquanto nos Juvenis Eduardo Jesus soma mais sete pontos que José Faria o que leva a crer, em ambos os casos, que a prova de Palmela seja muito disputada.

O Circuito de Karting Vitória Futebol Clube disputa-se nos dias 13 e 14 de Setembro com um programa, como é habitual, repleto de acção.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Piloto português no Top a nível europeu no karting

bd7a4a3a.jpeg
David Luz: "Rodei ao nível dos favoritos e isso deixou-me muito satisfeito"
Motivado pelos seus recentes desempenhos a nível Internacional, David Da Luz chegou com a moral bastante elevada ao circuito de Varennes sur Allier, em França, para a grande final do Campeonato da Europa KF3.

O piloto português realizou um excelente percurso nas diversas mangas, ao ponto de se encontrar entre os candidatos ao pódio no início da final, isto antes de ser uma das principais vítimas de um acidente, ocorrido na partida...

Em constante progressão desde o início da época, David Da Luz já provou fazer parte dos melhores Juniores a nível Internacional. Na importante categoria KF3, onde encontramos alguns campeões, o português lutou durante toda a corrida na frente, tanto sobre o seco como à chuva.

"Ao longo de todo ano preparei-me muito bem para este evento, não hesitando em passar a fronteira Portuguesa, para enfrentar a elite Europeia na série WSK ou por ocasião das grandes corridas Italianas. E isto deu os seus frutos. Depois, juntamente com as pessoas que me rodeiam, decidimos depositar confiança no técnico que já se ocupava da mecânica do meu material no passado. E desde os treinos livres, realizei bons tempos com o meu Maranello-TM, aumentando mais a minha motivação".

Sobre o seco, David realiza uma volta quase perfeita e sobe ao 3º lugar num total de 70 inscritos, a apenas 4 centésimos de segundo da pole-position! O dia de Sábado amanhece chuvoso, mas não o impede de vencer uma das mangas. Só um incidente ocorrido numa outra série qualificativa, o priva de um lugar na primeira linha para a pré-final. Único piloto Português a ter ganho o seu lugar nos finalistas, depressa sobe à quarta posição, assinalando ao mesmo tempo a melhor volta da corrida:
8a26f323.jpeg
"Saber que rolei mais rápido que todos os favoritos, deixa-me bastante satisfeito. Isso prova que com a minha equipa, trabalhamos na boa direcção e que eu soube explorar o material ao máximo". Infelizmente, todas as esperanças de David iriam esfumar-se na partida. Abalroado por um outro concorrente, não consegue evitar um pião. Volta a partir, mas bastante já longe do pelotão, o que o impede de conseguir melhor que a 24ª posição final.

"Honestamente, o meu nível de desempenho ter-me-ia, sem dúvida, permitido subir ao pódio e teria mesmo dado tudo para tentar vencer. O acidente foi realmente uma grande decepção. O meu kart foi embatido por trás e nada pude fazer. Apesar de tudo, este Campeonato da Europa deu-me ainda mais confiança em mim e estou convencido que depressa terei outras oportunidades para alcançar bons resultados.", referiu o piloto português, que saiu de Varennes bem mais cotado internacional mente. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Portugueses no Mundial de La Conca

486c871d.jpeg
José Cautela azarado na final

O kartódromo de La Conca, em Muro Leccese (Sul de Itália) foi palco, este fim-de-semana, do Campeonato do Mundo de KF1, tendo em anexo a Taça do Mundo para a categoria de KF2. Presentes nesta última, estiveram os portugueses Filipe Carvalho e José Cautela, sendo de registar tal presença na prova mais exigente do calendário CIK-FIA.

Com grelhas muito idênticas às do Campeonato Europeu disputado em Braga em Agosto último, o ritmo foi vivíssimo, particularmente na categoria rainha, a KF1, e que foi ganha pelo veterano Marco Ardigó.

Com um "déjà vu" decepcionante: o francês Kozlinsky inpôs-se ao longo das várias mangas, partiu da primeira fila para a final... e gripou de novo o motor, tal como aconteceu em Braga quando liderava a final, só que desta feita logo no início da corrida. Algo que põe em causa a fiabilidade dos motores Maxter, nesta nova versão para as categorias KF.

Em KF2, o Campeão europeu Flávio Camponeschi conseguiu nova vitória e mais este título. E se Filipe Carvalho não chegou sequer a conseguir a qualificação para a final, ficando-se pelas qualificações, José Cautela manteve a nossa esperança em alta. Só que na manga decisiva, o piloto português do Couceiro Júnior Team voltou a não ter aquele bocadinho de sorte indispensável pelo seu lado, e não conseguiu sequer realizar a primeira volta.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Karting Campeonato de Portugal em balanço

Palavra aos campeões

Com a última prova celebrada em Palmela em meados de Setembro, o Campeonato de Portugal 2008 consagrou três campeões - Mauro Marques, Francisco Abreu e João Barros, respectivamente em KF2, KF3 e KZ2. Decorrendo a par, o Troféu do Futuro foi ganho por Daniel Fernandez, um muito jovem e aguerrido galego, e por Eduardo Jesus, que disputou a vitória em várias frentes até ao último segundo. Com eles, o "AutoSport" fez o balanço da época - passado e futuro.
f0c1c794.jpeg

Três perguntas
1. Que balanço faz da época?
2. Que projectos tem para o futuro?
3. Que futuro augura para o karting em Portugal?AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Mauro Marques (KF2)

47f4f743.jpeg

1. Muito positivo. Foi o meu primeiro ano na KF2, e sabia que ia ter muita concorrência. Foi também um ano trabalhoso, porque transitei da Júnior-KF3 para a KF2-ICA, onde muito mudou. O campeonato correu-me bem, e apenas em Viana do Castelo tive problemas. A Winter Cup (Itália) também foi uma experiência muito positiva antes do Campeonato começar: testei material novo, ao nível dos melhores pilotos. A minha equipa foi sempre muito profissional, e o meu mecânico fundamental.

2. Ainda me vou dedicar ao karting mais um tempo, já que é uma boa escola para mais tarde seguir para os fórmulas - o que mais me interessa. No futuro próximo, irei correr num campeonato fora do país em paralelo com o Nacional de KF2. Espanha ou Itália são hipóteses, mas iremos analisar isso com a equipa. Já a outro nível, estou a entrar noutra etapa escolar e quero seguir o curso de Engenharia Mecânica

3. Não só o karting, como o Rally ou a velocidade, em Portugal, já tiveram melhores dias. Contudo as coisas vão melhorar: sou optimista em relação a isso.Tenho a certeza que cada vez mais as coisas irão melhorar.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Francisco Abreu (KF3)

e9782321.jpeg

1 - Época muito positiva. A primeira prova foi a mais difícil, porque mudámos de material quatro dias antes do começo. Choveu nos dias anteriores e a final foi a primeira vez, para nós, em piso seco com o Maranello. Mas liderei metade da corrida e terminei em terceiro. A partir daí pensei que, conhecendo melhor o material e com um melhor acerto, poderíamos discutir sempre as vitórias. A concorrência era forte, com o Luís Lousada integrado numa equipa muito cotada na Europa - a MGM, o João Correia com a Zanardi, o Tomás Lopes que depois infelizmente abandonou, e o Eduardo Moreira, um piloto rápido e com muita experiência internacional. Fomos a única equipa que terminou todas as provas no pódio e vencemos, entre mangas e finais, 7 corridas. O kart esteve sempre perfeito, graças à equipa. Não esqueço também tudo o que Alexandre Camacho me ensinou, nos meus dois primeiros anos no karting.

2 - Um passo de cada vez. A minha equipa e o meu pai saberão o que é melhor para mim. Para já, ainda estamos a saborear esta vitória. Neste fim-de-semana tenho já a terceira prova do campeonato Espanhol em Campillos, no final de Outubro a quarta e última em Zuera. E a Taça de Portugal que quero vencer. Gostava de fazer o WSK e o Campeonato Espanhol em 2009. Em Portugal, pelo menos, a Taça de Portugal - não queria deixar de correr no nosso país. Temos um convite para integrar a equipa oficial da Maranello Kart, S.R.L., mas isso tem de ser muito bem ponderado. Não quero lá estar a qualquer custo. E tenho a minha formação escolar, que continua a ser prioritária.

3 - É uma previsão muito difícil: não é brilhante a actual situação. Este ano houve mudanças de motorização para acompanharmos o que se passa na Europa, e é natural que esse facto se fizesse sentir. Há boas pistas, boas organizações, mas faltam mais pilotos. É preciso reflectir sobre isso. O Kartódromo de Portimão poderá ser um grande contributo para a modalidade e sei que há interesse em lá organizar uma prova do WSK.

De qualquer modo, seria essencial apostar mais nas escolas de karting e na promoção da modalidade. Talvez seja possível mudar algumas regras para baixar custos, embora isso não seja sinónimo de surgirem muitos mais pilotos. Também não faz sentido nos treinos livres de sábado ser-se obrigado a utilizar os pneus de prova. Nessas manhãs ninguém vai à pista e paga-se na mesma, com os mecânicos parados e tudo o resto! As inscrições são caras, embora compreenda que as organizações precisam de receitas.

Há pessoas na Federação com larga experiência de Karting, capazes de pensar e reflectir nestas coisas. Deveria haver um encontro com todas as partes envolvidas, porque apesar da sua importância, é preciso salvaguardar os interesses de todos: equipas, pilotos, federação, clubes.. Enfim, é possível melhorar e tenho a certeza de que os responsáveis estarão a pensar nisso. Mas o desporto motorizado tem custos elevadíssimos. Sempre foi e será assim. E vivemos num país que é, infelizmente, dos mais pobres da Europa Ocidental.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
João Barros (KZ1)

5debc62f.jpeg

1 - Conseguir mais uma vez o campeonato!! O resultado final não reflecte as dificuldades e as lutas, algumas espectaculares, que tive com os meus adversários. Queria agradecer a todas as pessoas que me apoiam, principalmente à minha mulher, à Fibromade como patrocinadora, e à Motocane como equipa de mecânicos.

2 - Muito trabalho! Depois do Tetracampeonato, chegou a minha vez de "encostar o capacete" e dedicar-me àquilo que considero que é o meu futuro, que é o trabalho no seio de uma empresa familiar, onde já colaboro há mais de 11 anos.


3 - Vejo as pessoas à minha volta muito desanimadas talvez devido a certas políticas menos correctas por parte da FPAK.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Eduardo Jesus (Juvenis)

5891d839.jpeg

1 - Foi uma época boa a nível de vitórias. Conseguimos, eu e a minha Equipa (PTM Racing), o Troféu do Futuro, somando mais um título ao meu palmarés (Taça de Baltar Cadetes 2006, Campeão do Sprint Show Evolução A 2006/2007, Open de Portugal Cadetes 2007, Taça de Portugal Cadetes 2007). A nível disciplinar a época não correu como desejávamos, porque tivemos algumas sanções com que não concordámos, mas que tivemos de acatar e que nos retiraram pontos, impedindo uma diferença para o 2º mais acentuada. A nossa época irá acabar com a Taça de Portugal, onde espero encontrar bastantes adversários. Quero agradecer aos pilotos (Miguel Raposo e Mauro Marques) e técnicos (Paulo e "Pinturas") da minha equipa tudo o que por mim fizeram, desportivamente e como amigos. Eles sabem quanto gosto de fazer parte desta Equipa fantástica. Aproveito para dar mais uma vez os parabéns ao Mauro. Também quero agradecer muito aos meus Pais e irmãos e a todos os meus amigos que me apoiaram e deram força para que conseguisse este título.


2 - O futuro depende de um estudo que o director da equipa, Paulo Martins, está a fazer para encontrar a melhor solução para competir com a maior qualidade possível. Julgo que irei competir novamente em Portugal, nos Juvenis e, possivelmente, farei algumas provas em Espanha na categoria Cadetes. E há os estudos. Os meus Pais apoiam-me muito no Karting, mas exigem bons resultados na Escola. Tenho de me esforçar bastante para continuar a fazer aquilo de que mais gosto que é competir. O Karting está sempre presente, e até sonho com ele.


3 - Eis uma pergunta para o responsável da Equipa, que lidou mais de perto com os problemas; segundo ele, o Karting atravessa uma fase menos boa, com a participação a diminuir. A crise económica e estratégias desajustadas prejudicam muito a modalidade. Os responsáveis, em conjunto, terão que inverter o actual momento, com soluções que passarão essencialmente pela diminuição dos custos. Uma das medidas possíveis seria a redução do Campeonato e Troféu de 5 provas para 3 (Norte, Centro e Sul).Também seria bem vinda a divulgação da modalidade, apostando na publicidade e nos meios áudio-visuais que tanto agradam a potenciais patrocinadores.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Daniel Fernandez (Cadetes)

7937aa88.jpeg

1 - Começámos o Troféu do Futuro com a intenção de ganhar, pelo que fizemos uma pré-temporada intensa, com treinos contínuos. O Dani apenas fez 9 anos em Junho de 2008, e teve que competir com adversários de 11 a13 anos, que costumam liderar o campeonato espanhol. Nesta época, estreámos novo material Birel-Spirit, que funcionou muito bem. Quanto à temporada portuguesa, tivemos adversários muito difíceis, como o Tomás Mota. O apoio dos mecânicos da Motocane foi também decisivo.

2 - Na próxima temporada iremos repetir o campeonato de Inverno de Cabañas Raras (Ponferrada-Galiza), em que participam muitos portugueses. E vamos tentar que a Federação Espanhola autorize o Dani a correr no Campeonato espanhol na categoría Cadete (11-13 anos), porque quando começar a época só terá 10 anos, mas continuar na categoría da sua idade iria fazê-lo regredir, dado o material utilizado. Continuaremos a disputar o campeonato Português, esperando que a participação seja mais numerosa. A ideia é manter o Dani em contínua aprendizagem, sempre com objectivos bem definidos (que até agora se alcançaram), exigindo-lhe um pouco mais ao competir em categorías superiores às da sua idade, mesmo que não ganhe. Mas preferimos uma boa formação do que um título, já que com o tempo esses títulos chegarão.


3 - Nas últimas corridas faltaram muitos pilotos, ou porque os campeonatos já estavam decididos, ou pela situação económica actual. No próximo ano, queríamos mais participação, porque isso eleva o nível do campeonato. Interessante é o que se fez em Espanha nas categorías KF2, KF3 y KZ2, permitindo a presença de pilotos Internacionais, com repercussão mediática no Campeonato, bem como no seu nível; além disso, a TV dá cobertura ao Campeonato, com reportagens muito boas (meia hora de Karting na TV) de todas as corridas.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"Festa do Karting" no fim-de-semana

805997e8.jpeg
"Festa do Karting", como é designada, a Taça de Portugal de 2008 decorre esta época no Kartódromo Internacional de Viana do Castelo já no próximo fim-de-semana.



Aberta, em princípio, a mais uma categoria extra-taça (a Rotax Max), tudo leva a crer que não haverá Rotax em pista, por falta de inscritos, e nas seis categorias oficiais, admite-se que apenas cinco cheguem à grelha de partida, repartindo as cerca de quatro dezenas de concorrentes que acorreram à chamada. Entre Cadetes, Juvenis, K125, KF3, KF2 e KZ2, a K125 deverá ser a sacrificada, e nas restantes, alinharão a maioria dos pilotos que passaram pelo Nacional.

Aliciante, poderá ser o "remake" de algumas das disputas do nacional, permitindo alguma que outra pequena compensação dos resultados da prova maior da FPAK. Com o sábado dedicado a verificações, nesse dia já se disputam cronometrados e uma manga de pré-qualificação.
Domingo será dedicado a pré-final e final, seguindo-se a sagração dos vencedores. Organização a cargo do Sport Clube do Porto. Previsão de tempo encoberto mas seco.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Festa da Taça em Viana do Castelo

e43de7cb.jpeg
Teve ontem lugar em Viana do Castelo a "Festa da Taça" do karting, numa competição onde estiveram presentes mais de meia centena de concorrentes, assistindo-se a bons duelos em pista.

Destaque para a KF2, com 17 pilotos, enquanto na KZ2 estiveram presentes 12. Já a KF3 a reuniu 10 pilotos. Nos mais jovens, 8 e 9, respectivamente em Cadetes e Juvenis.

As corridas de qualificação foram confirmando algumas das tendências do Campeonato de Portugal, como por exemplo no caso de David da Luz, em KF3, que alcançou uma vitória categórica.

Na KF2, também os pilotos que se têm dividido entre campeonatos no estrangeiro e Portugal, vieram com vontade de ganhar - e ganharam. Mas numa corrida dominada por Bernardo Arnault, foi muito interessante seguir outros despiques em pista, como por exemplo de Rafaela Paiva e David Rambeau.

Lucas Araújo impôs-se em KZ2, numa final que dominou de fio a pavio, seguido de Elias Barros e do campeão nacional João Barros.

Emoção mesmo a sério, entretanto, viveu-se numa corrida louca dos pequenos pilotos da categoria Juvenil. Se Eduardo Jesus se manteve à frente e assim terminou, para os dois outros lugares a disputa foi muito intensa: Henrique Chaves, Miguel Lino, José Pedro Faria e Javier Cobian entregaram-se totalmente ao duelo que foram disputando metro a metro, e em ultrapassagens emotivas e sucessivas, que puseram a assistência a aplaudir.

Nos Cadetes, Daniel Fernandez fez uma corrida excelente, ganhando mais um título no nosso país. O jovem galego, depois da vitória no Troféu do Futuro,venceu a Taça numa corrida folgada. A luta suada pelos lugares do pódio disputou-se entre Tomás Mota, Rita Teixeira e Diogo Pinto, com este último a impor-se no terço final da manga.

Classificações Finais (oficiosas)

Cadetes

1º. - Daniel Fernandez
2º. - Diogo Pinto
3º. - Tomás Mota

Juvenis

1º. - Eduardo Jesus
2º. - Henrique Chaves
3º. - Miguel Lino

KF2

1º. - Bernardo Arnault
2º. - Emil Bernstorff
3º. - Carlos Coito

KF3

1º. - David da Luz
2º. - Francisco Abreu
3º. - João Correia

KZ2

1º. - Lucas Araújo
2º. - Elias Barros
3º. - João Barros

(*) Oficiosas
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Finais Rotax Challenge vão decorrer em Fátima

9744d356.jpeg

É já no próximo fim-de-semana, 2 de Novembro, que a final nacional do Rotax Max Challenge se realiza no kartódromo de Fátima, fornecendo os passaportes para a Final Mundial aos vencedores das categorias Max, Júnior e DD2.

Com quase oito dezenas de participantes esperados, distribuídos por aquelas três categorias, e ainda pela Mini Max e Micro Max, como vai sendo habitual a maior grelha será preenchida pela Rotax Max, e a competitividade assegurada. E com as grelhas assim preenchidas, parece demonstrada a opção correcta pela fiabilidade e custos controlados, princípios que a Rotax vem seguindo há anos.

Acrescente-se a estes ingredientes de sucesso a disputa de um lugar na final mundial, e explica-se o entusiasmo que a fórmula suscita nos quatro cantos do mundo.

Final Mundial que se realiza este ano em La Conca, sul da Itália, e em que participarão pelo menos cinco portugueses, já que dois se qualificaram através da Copa Ibérica, que teve recentemente lugar em Viana do Castelo.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rotax Challenge celebra final em Fátima

7a87c0fb.jpeg
Sem milagres, mas a testar apenas o empenho e esforço de pilotos e mecânicos, em Fátima realizou-se neste fim-de-semana a final nacional do Rotax Challenge. Com o apuramento para a Final Mundial já decidido para alguns pilotos, as presenças foram boas, mas um pouco inferiores ao previsto.

Depois das ameaças de chuva no sábado, o tempo compôs-se, e apesar de muito frio, o sol esteve convocado para estas finais nacionais da Rotax Challenge, condimentadas pelos passaportes de apuramento a atribuir para as Finais Mundiais que se disputarão em La Conca (Itália) dentro de três semanas. Júnior, Max e DD2, com efeito, tinham três vagas para a participação portuguesa no Mundial, mas a emoção esteve presente em (quase) todas as categorias e corridas, excepção feita à DD2 que, por uma vez, teve apenas cinco participantes, numa "seca" perfeita para pilotos e público.

De resto, e desde as qualificações, jogou-se tudo por tudo em pista e, às vezes, até parece que se abusou um pouco, como pareceu ser o caso da Rotax Max: na pré-final, a vitória quase certa de Paulo Pereira foi comprometida na última volta por um toque que o afastou da primeira posição, relegando-o para um terceiro posto que não serviu as suas ambições. O que prefaciou as lutas seguintes.
Mas há que realçar sobretudo as excelentes participaçõesdos pilotos, a começar na Micro Max, com Yohan Sousa, Hugo Fernandez, Olivier Fernandez ou Martim Fernandes travando lutas renhidas, ou as prestações empenhadíssimas de Bruno Borlido, João Bazenga, José Pedro Faria ou João Ferreira. Diga-se que Borlido, ainda assim, geriu as suas corridas sempre com vantagem confortável, deixando os competidores em perseguição constante.

Na Júnior, Pedro Matos esteve numa recuperação constante desde os treinos cronometrados, que não lhe correram de feição; com Herlander Silva a dar uma excelente réplica, logo seguido de perto por João Pinto, todas as mangas da Júnior foram de verdadeira emoção.

E a final veio confirmar o excelente momento deste último, que acabou por se impor aos adversários - e assegurar o passaporte para Itália, apesar do excelente arranque de Pedro Matos, que chegou a assumir a liderança.
A final da Rotax Max foi - e que nos seja perdoado o lugar comum - imprópria para cardíacos, com a luta a permanecer dificilmente dentro dos limites do desportivismo. Com Gonçalo Gaivão na liderança, Paulo Pereira bateu-se esforçadamente pela vitória, com Paulo Gouveia metido numa competição mais do que renhida.

Mas se a contenda foi esforçadíssima, e a vitória do piloto de Viana do Castelo justificada, o clima gerado teve momentos de quezília, ou mesmo pior do que isso.

Na DD2, com tudo praticamente decidido, Carlos Machado merecia ter mais adversários e outra corrida, para justificar o seu esforço - e o de adversários como Marco Saraiva, por exemplo. Assim, sem retirar valor à sua ida à final mundial, as coisas acabaram por ter muito menos calor do que nas restantes categorias.

Com as classificações neste pé, na Final Nacional Rotax Challenge qualificaram-se para a Final Mundial João Pinto, em Rotax Max, Paulo Pereira, em Rotax Max, e Carlos Machado, em DD2.


Nogueira Gil


Classificações Finais

Micro Max

1º. - Hugo Fernandez
2º. - Olivier Fernandez
3º. - Yohan Sousa

Mini Max

1º. - Bruno Borlido
2º. - João Ferreira
3º. - José Pedro Faria

Rotax Júnior

1º. - João Pinto
2º. - Pedro Matos
3º. - Herlander Silva

Rotax Max

1º. - Paulo Pereira
2º. - Paulo Gouveia
3º. - Gonçalo Gaivão

DD2

1º. - Carlos Machado
2º. - Pedro Loures
3º. - Carlos Machado
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Barrichello e Kanaan vencem 500 Milhas da Granja Viana

20a3185a.jpeg

A equipa de Rubens Barrichello e Tony Kanaan venceu as 500 Milhas da Granja Viana, uma corrida de karting que se realiza no Brasil e que já vai na 12ª edição.

A equipa do piloto da Honda dominou completamente a corrida e venceu com uma vantagem de três voltas para a Piquet Sports, que viria a ser desclassificada o que "promoveu" o team de Henkel/Loctite. A equipa de Felipe Massa ficou na terceira posição.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Karting 2009 já tem calendário

A FPAK já divulgou o Calendário Nacional de Karting para 2009. O Campeonato de Portugal e o Troféu do Futuro serão compostos por cinco provas, entre Junho e Novembro, com provas em Braga, Leiria, Viana do Castelo, Vila Real e Portimão. A Taça de Portugal de Karting realiza-se a 18 e 19 de Julho em Braga.
4b55c72f.jpeg
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Campeão de KF2 desclassificado por doping

8370484f.jpeg

Flávio Camponeschi, o piloto italiano da Tony Kart que venceu o campeonato europeu de KF2 disputado em Braga em Agosto passado, e igualmente vencedor da Taça do Mundo, que decorreu em La Conca (Itália) este mês, acaba de ser apanhado num controlo anti-doping em que acusou consumo de canábis.
Campeão de KF2 desclassificado por doping -

Em consequência, o piloto foi desclassificado, sendo o título obtido atribuído ao britânico Oliver Rowland, também ele piloto oficial da Tony Kart Racing Team. Camponeschi viu ainda a sua licença suspensa por seis meses, por decisão da CIK-FIA.

Refira-se que esta entidade, em colaboração com a WADA (World Anti Doping Agency) tem vindo a desenvolver um largo trabalho de sensibilização para os problemas do doping, tendo testado várias dezenas de pilotos de karting. Destes controlos, até agora, apenas um teve resultado positivo: o do piloto italiano.
N.G.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Baltar recebe academia da Ultimate

ac875f25.jpeg

O Kartódromo de Baltar será, ao que tudo indica, a base operacional que a equipa inglesa Ultimate Sonangol Racing pretende instalar no Sul da Europa. Segundo o que o AutoSport apurou, a empresa detentora do kartódromo, a Parque Aventura, celebrou um contrato com a BRT - Investments Company, empresa do grupo Ultimate, para que Baltar seja a estrutura de apoio da USR fora da Grã-Bretanha.
Baltar recebe academia da Ultimate -

A formação de Wellingborough tem uma equipa de karting que participa nos campeonatos de Espanha, França e Itália, escolhendo a localização de Baltar por questões de logística.

Recorde-se que, além do karting, a USR tem um estrutura que se divide entre Fórmula BMW, Fórmula 3 e World Series by Renault, integrando no seu plantel o jovem português Tiago Petiz, que em 2009 deverá correr na Fórmula 3 britânica, e o piloto angolano nascido no Porto, Ricardo Teixeira, que ascenderá às World Series. A equipa foi criada em 2007 pelo irlandês Barry Walsh e cresceu de forma exponencial desde a entrada da petrolífera estatal angolana Sonangol como "main sponsor" do projecto.

O objectivo a médio prazo é criar em Baltar uma academia para jovens pilotos de karting, principalmente angolanos e portugueses, que também terão acompanhamento escolar e poderão numa fase posterior integrar a equipa principal, em Inglaterra.

O Kartódromo tem a funcionar desde 2005 a Escola Nacional de Karting - Alfredo César Torres, que esta semana receberá inclusive o Prémio de Mérito atribuído pelo Instituto do Desporto de Portugal.

RSA
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Grand Finals Rotax Challenge em Itália

c7f531b5.jpeg
Esta semana o kartódromo de La Conca (Itália) acolhe a nona edição da Max Challenge Grand Finals. Duzentos e dezasseis pilotos de 55 países, distribuídos pelos 5 continentes, irão estar em Itália para disputar as finais mundiais do Rotax Max Challenge e, entre esses pilotos, irão participar 6 portugueses:

Os campeões nacionais João Pinto (Júnior), Paulo Pereira (Rotax Max) e Carlos Machado (DD2) irão juntar-se aos vencedores da Copa Ibérica 2008. César Machado (Júnior), Paulo Gouveia (Rotax Max) e Mário Dias (DD2) qualificaram-se para as finais no troféu ibérico recentemente disputado em Viana do Castelo, tendo os portugueses assumido uma clara liderança nesta disputa luso-espanhola.

Com alguns repetentes (Mário Dias, por exemplo, vai na sua terceira edição e Paulo Pereira na segunda), esta embaixada portuguesa irá defrontar alguns dos melhores pilotos mundiais das categorias Rotax, estando como sempre assegurada a competitividade daquele que é considerado como o maior evento kartístico do Mundo. Já tiveram início as "hostilidades" que se prolongam até domingo, dia 30.

N.G.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Portugueses discretos

Terminou hoje em La Conca, Muro Leccese (Itália) a Final Mundial Rotax Max, evento que ocntou com a participação de 216 pilotos, incluindo seis portugueses, que não estiveram particularmente felizes. Os melhores acabaram por ser Paulo Pereira e Paulo Gouveia, respectivamente, 30º e 33º na Rotax Max. O primeiro foi apurado directamente para a pré-final e o segundo a obteve a participação na repescagem.
0aca2120.jpeg

Na Júnior, João Pinto teve o apuramento à vista, mas acabou por ser afastado devido a diversos incidentes. César Machado qualificou-se para a repescagem, mas acabou por não alinhar.

Nos DD2, Carlos Machado sofreu um toque que deixou kart e piloto um pouco mal tratados. Participou nas restantes mangas de qualificação, mas não conseguiu chegar à repescagem. O veterano Mário Dias, falhou por três pontos a qualificação para a repescagem.

Classificações Finais

Rotax Júnior
1º. - Facundo Chapur (Argentina)
2º. - Kevin Korjus (Estónia)
3º. - Paul Fourquemin (França)
4º. - Rio Haryanto (Indonésia)
5º. - Shoya Kose (Japão)

Rotax Max
1º. - Ben Cooper (Inglaterra)
2º. - Chris Lock (Inglaterra)
3º. - Martin Pierce ( Irlanda)
4º. - Hannes Hasseldonk (Holanda)
5º. - Ricky de Donno (Itália)
(...)
30º. - Paulo Gouveia (Portugal)
33º. - Paulo Pereira (Portugal)

Rotax DD2

1º. - Leeroy Poulter (África do Sul)
2º. - Pier-Luc Ouellette (Canadá)
3º. - Maik Barten (Holanda)
4º. - Stuart Marsell (Estados Unidos da América)
5º. - Dominik Kraihammer (Áustria)

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Desafio Internacional de Kart em Florianópolis

41fcbf47.jpeg

Massa vence, Barrichello é campeão
Rubens Barrichello venceu o Desafio Internacional de Kart, evento que teve lugar este fim-de-semana em Florianópolis.
Massa vence, Barrichello é campeão -

Curiosamente, o actual piloto da Honda bateu Lucas di Grassi e...Michael Schumacher, pilotos que por diversos motivos têm surgido recentemente em notícias relacionadas com Barrichello.

Corrida 1: Barrichello "bate" Schumacher

Barrichello, Di Grassi e Schumacher foram os protagonistas da primeira corrida do Desafio Internacional de Kart, com o piloto da Honda a realizar uma corrida de "raiva" e, curiosamente, a suplantar o seu antigo colega de equipa na Ferrari, Michael Schumacher e o actual candidato ao seu lugar na Honda, Lucas di Grassi.

Corrida 2: Vitória de Felipe Massa

Na segunda contenda a vitória coube a Felipe Massa, depois de muito equilíbrio, com os três primeiros a terminarem separados por pouco mais de um segundo. No cômputo geral, os louros foram para Barrichello, que venceu Di Grassi na "negra", com apenas um ponto de vantagem, 36 a 35, isto apenas duas semanas depois de triunfar nas 500 Milhas da Granja Viana. Massa foi o terceiro na classificação geral.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Michael Schumacher: "Barrichello é assim: reclama quando perde e quando ganha"

263ba373.jpeg

Apesar do cariz lúdico e descontraído que o Desafio das Estrelas tem, a prova deste fim-de-semana acabou por ter mais interesse do que aquele que seria de supor de início, a começar pelas polémicas entre Rubens Barrichello e Michael Schumacher, que já vinha desde a semana passada, até ao facto de ser um evento para ajudar as vitimas do mau tempo em Santa Catarina, no Brasil.
Michael Schumacher: "Barrichello é assim: reclama quando perde e quando ganha" -

Depois de vencer o evento, Rubens Barrichello queixou-se do comportamento de alguns pilotos em pista, tendo visado, sobretudo, Lucas di Grassi e... Michael Schumacher.

Logo a seguir à corrida, Barrichello disse à Reuters que " Schumacher parecia que estava em tempo de guerra, atirando-me para fora. Esqueceu que está no Brasil".

Já o alemão brincou com a situação e respondeu aos jornalistas que "o Barrichello é assim: reclama quando perde e quando ganha". Apesar de não ter conseguido completar a segunda corrida, devido a problemas mecânicos, o piloto alemão garantiu que se divertiu bastante, ainda que tenha aproveitado para lançar mais uma 'alfinetada' a alguns pilotos.

"Abandonei com problemas no escape, devo ter sido tocado por algum outro kart. Mas a corrida foi boa. Toda a gente estava empolgada, alguns até demais", brincou Schumacher.

Na resposta, Barrichello aproveitou para sanar o desentendimento, enveredando pela vertente humorística, respondendo que "[Schumacher] brincar com isso [com as queixas] já é normal e a verdade é que não tenho nenhum problema", começou por dizer. "Tem de se dar uma risada para isto", acrescentou o brasileiro.

Também di Grassi, seu adversário por um lugar na Honda, foi visado por Barrichello, que admitiu ter tido "um problema com ele". "Bateu no meu kart, pensei durante dez voltas quais as razões para aquilo. Achei antidesportivo, ele disse que não foi, e está tudo certo". Di Grassi, por seu turno, enfatizou que tudo não passou de um incidente, sem qualquer outro motivo.

"São coisas que fazem parte de corrida, o Michael [Schumacher] também fez isso comigo. O Rubinho ficou zangado, mas acho que não deveria ficar assim", considerou di Grassi.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
VÍDEO: "O Schumacher parecia que estava em tempo de guerra"

 
Topo