• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Velocidade / WTCC

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Indy - Dixon otimista na resolução dos problemas do DW12

indy11-dixon_dw12-350.jpg
Scott Dixon acredita que o DW12, o novo carro da Formula Indy para a próxima temporada, fabricado pela Dallara, progride com os constantes testes da categoria, mas ainda assim, a dirigibilidade do monoposto ainda apresenta problemas.

Dixon, da equipe Chip Ganassi e Ryan Briscoe, da Penske, completaram um longo teste com o novo Dallara, nesta semana, no oval de Fontana. Os dois pilotos andaram com várias soluções aerodinâmicas em seus carros.

"Foi um teste produtivo", disse o bicampeão da Indycar. "Tinhamos uma longa lista de coisas para testar e testamos todas elas. A dirigibilidade ainda é um problema, mas eu penso e espero que conforme aconteça o progresso dos testes, este problema desapareça".

"No futuro precisaremos trabalhar na distribuição de peso do carro. Precisamos de algo que deixe a frente do novo carro mais pesada e faça o carro ficar menos solto nas curvas. Penso que com o tempo essas coisas virão", concluiu.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Newman/Haas abandona a Formula Indy em 2012

Indy11-servia-indianapolis350.jpg
A Newman/Haas Racing, uma das equipes mais icônicas e de maior sucesso do automobilismo norte-americano, se retirou da Fórmula Indy, citando as más condições financeiras como a razão para sua saída.

A equipe, que teve o estreante James Hinchcliffe e levou Oriol Servia à quarta posição no campeonato de pilotos deste ano, divulgou uma curta declaração na quinta-feira confirmando que não vai competir na categoria na próxima temporada.

"A Newman/Haas Racing anunciou hoje que não vai inscrever carros na temporada 2012 da Fórmula Indy", afirmou a declaração. O proprietário da organização, Carl Haas, acrescentou: "O clima econômico não permite mais que a Newman/Haas Racing participe das corridas de monopostos neste momento".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Indy - Newgarden correrá pela equipe de Sarah Fisher em 2012

Indy11-josef-newgarden-rosto350.jpg
Josef Newgarden será promovido à Fórmula Indy com a equipe de Sarah Fisher no próximo ano. O americano de 20 anos, que conquistou o título da Indy Lights neste ano, assinou um contrato de três anos com a organização e está animado com o desafio que enfrentará.

"Primeiramente, eu gostaria de agradecer a todos por me darem esta oportunidade", disse Newgarden. "É a combinação perfeita. A SFHR e eu temos muitas das mesmas qualidades, e estou realmente ansioso para trabalhar com todos ao longo do ano. Tenho certeza de que teremos uma ótima química, e não vejo a hora de 2012 começar".

Além da contratação de Newgarden, Fisher também anunciou que Wink Hartman, empresário do Kansas, aumentou sua participação acionária na equipe, que agora passa a se chamar Sarah Fisher Hartman Racing.

"Wink trouxe a idéia de Josef à nossa atenção, e depois de observá-lo a partir do meio da temporada, nós sabíamos que seria uma combinação perfeita", declarou Fisher. "Josef tem uma grande marca e é um verdadeiro campeão. Estamos ansiosos para trabalhar com ele tanto dentro quanto fora das pistas".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
12 Horas de Tarumã: 31ª edição acontece neste domingo

endurance-taruma_12h-350.jpg
Uma das mais tradicionais provas do automobilismo brasileiro, as 12 Horas de Tarumã realiza neste fim de semana sua 31ª edição. A corrida de longa duração, curiosamente, teve início antes mesmo da inauguração do autódromo, que foi em 1970: sua primeira largada aconteceu em 1962, nas ruas de Porto Alegre, com a capital gaúcha dando o nome e realizando o evento por mais duas oportunidades (1963 e 1968), antes de se estabelecer no circuito localizado em Viamão.

Responsável por batizar a prova, Tarumã chegou a não receber a corrida de endurance em duas oportunidades: 1984, após problemas em uma prova de seis horas, e 1992, quando a pista estava em obras. Em ambas as ocasiões, a disputa foi em Guaporé. Na lista de vencedores, nomes consagrados como Emerson e Wilson Fittipaldi, Breno Fornari, José Carlos Pace e Paulo Gomes, entre outros.

Na edição deste ano, que antecede os 50 anos da prova, que são completadas em 2012, alguns campeões estarão na pista, como Carlos Kray, Vitor Genz, Matheus e Christian Castro, que dividirão a condução do protótipo MCR 46. "Passamos o ano inteiro esperando por essa prova, que é um marco no esporte a motor gaúcho e nacional", comenta Kray, tetracampeão da prova, que participou da Copa Montana neste ano e compete também no GT Brasil com um Lamborghini.

"É como uma volta ao passado, ao automobilismo romântico; a largada é estilo Le Mans e à meia-noite, com metade da competição acontecendo com as lanternas dos carros acesas. É um espetáculo para quem vê da arquibancada e um nervosismo só para quem está na pista ou esperando para entrar. Afinal, um pequeno erro pode jogar todo um trabalho por água abaixo", afirma o gaúcho.

Confira a programação completa da 12 Horas de Tarumã:

Quinta-feira, 8 de dezembro
16h - 18h50: Treino livre
19h - 20h10: Treino classificatório

Sexta-feira, 9 de dezembro
19h - 01h de sábado: Treino livre

Domingo, 11, de dezembro
0h: Largada, 12 Horas de Tarumã
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Tubarão garante vitória no último minuto nas 12 Horas de Tarumã

147028_213021_img_3857_web_.jpg
Foi um final histórico, exemplo de superação e sacrifício. Com 12 horas de corrida o vencedor só foi decidido no último minuto numa emocionante briga do protótipo Tubarão número 5 e do MCR 4. Não bastasse esse duelo, houve a frustração absoluta do protótipo MCR 46 que liderou por mais de 11 horas e meia e não conseguiu fazer com que o carro se mantivesse na frente. A equipe do Tubarão, de Campo Bom, levou a melhor e conquistou o bicampeonato para explosão de alegria do piloto Tiel de Andrade.

- Essa vitória foi demais. Eu tive ainda antes dessa disputa toda a infelicidade de bater no meu pai durante a madrugada. Isso destruiu a suspensão traseira e o carro ficou todo desalinhado. O meu pai que estava em outra equipe foi lá e ajudou a reconstruir - comemorou.

O experiente preparador e pai do piloto vencedor, Carlinhos de Andrade não conteve as lágrimas.

- Eu não lembro de uma vitória tão difícil e com tanta qualidade com carros resistentes e pilotos tão bons. Eram 4 carros pelo título e faltando 8 minutos eram 3 carros brigando pela vitória - declarou Carlinhos.

O lance decisivo da corrida aconteceu por volta das 11h, quando os dois líderes pararam ao mesmo tempo nos boxes. Desde então a corrida se transformou e quem conseguisse colocar o carro de novo na pista vencia a prova. O Tubarão conseguiu voltar para pista e logo depois o MCR 46 saiu ainda na 1ª posição. Só que o desgaste do carro não permitiu que, mesmo com toda garra de pilotos e preparadores, fosse sustentada a liderança do carro 46.

- Tivemos um problema no câmbio e a equipe não desistia nunca. Quando eu saí com o carro pensei que tinham todas as marchas só que vazou óleo nos pneus traseiros e eu rodei. Daí sem óleo só andava em primeira marcha - lamentou o piloto João Sant´Anna.

Com os dois carros parados nos boxes quem viu as chances de vitória muito próximas foi o MCR 4 de Felipe Bertuol, Aristides Bertuol Neto, Darci Marini e Alexandre Finardi. Andando no limite a equipe conseguiu descontar

- Foi muita luta e muita batalha. O carro foi se desgastando. Ficamos 26 voltas atrás e conseguimos chegar na mesma volta do líder e isso é uma vitória incrível - comentou Felipe Bertuol.

Mesmo com extrema dificuldade, o MCR 46 ainda voltou para pista e completou na 4ª posição.

As 12 Horas de Tarumã tiveram emoções desde o início da corrida em um ritmo alucinante, com uma boa parte dos competidores a vitória na prova-relâmpago, promovida com o objetivo de homenagear o ex-piloto, José Asmuz. A competição aconteceu dentro das 12 Horas de Tarumã, porém com o tempo cronometrado de 52 minutos. O número foi uma alusão ao tempo obtido pelo piloto quando venceu a prova Antoninho Burlamaque, que fazia o percurso Porto Alegre-Tramandaí, em 196. A equipe MCR 46, formada por Carlos Kray, Vitor Genz, João Sant´Anna, Mateus Castro e Christian Castro terminou na 1ª colocação.

Durante a madrugada o domínio foi do MCR 46. Em alguns momentos o time chegou a abrir 8 voltas de vantagem para o 2º lugar. No segundo pelotão, pelo menos 3 carros se revezaram o tempo todo brigando por posição.

Ainda durante a noite a equipe do Spyder 7 sofreu um susto. O carro incendiou e o piloto conseguiu trazer o protótipo para os boxes onde as chamas foram contidas. O incidente, porém, fez com que a equipe de Passo Fundo perdesse muito tempo, desperdiçando a possibilidade de brigar pela liderança.

Quem também esteve entre os ponteiros a maior parte do tempo foi o MCR 99 de Paulo Hoerlle, Alexandre Hoerlle, Pedro Castro e Giovani Bianchessi. O time vinha bem até a metade da prova quando houve uma quebra da suspensão. Até o final, a equipe superou diversos problemas mecânicos e emocionou a torcida ao cruzar a linha de chegada com o carro completamente destruído e sem o bico.

- Foi uma batalha grande dos meninos que andaram comigo e da minha equipe. Na sexta-feira batemos o carro e eu imaginava que não íamos nem participar. Então chegar meio de arrasto é uma vitória e receber a bandeirada é uma vitória - contou o experiente piloto Paulo Hoerlle.

O protótipo MCR 4 de Felipe Bertuol, Aristides Bertuol Neto, Darci Marini e Alexandre Finardi, deixou a chance de vitória escapar quando um defeito na suspensão obrigou a equipe a ficar 26 voltas no box.

- Não veio o troféu de 1º lugar, mas foi um resultado excelente para equipe e para os pilotos. A gente se superou e conseguiu administrar toda a pressão - disse Felipe Bertuol

Quem também vibrou foi a equipe do Maseratti 111 de Anderson Toso, Gustavo Martins, Vilson Junior e Luis Sérgio Sena Jr que terminou em 1º lugar na categoria Turismo.

- O carro importado é forte mas a durabilidade era uma incógnita. O carro estava muito confiável e é especial porque foi a minha primeira na turismo. Desde as 8h da manhã a gente vinha economizando o carro porque vimos que tinha uma quebradeira geral na pista - comemorou Anderson Toso.

Com a realização das 12 Horas de Tarumã, o automobilismo gaúcho encerra a temporada 2011. Na próxima sexta-feira (16), acontece a entrega dos troféus aos campeões das principais categorias do Rio Grande do Sul em evento organizado pela Federação Gaúcha de Automobilismo no Clube Parque das Águas, em Viamão.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

Final Corrida - 12 Horas Tarumã

1º) 5 - G.Andrade/B.Justo/D.Dieter (1, Tubarão), 551 voltas em 12:00:28.492 (média de 138,39 km/h)
2º) 4 - Bertuol/Marini/Bertuol/Finardi (II , MCR), a 44.022
3º) 46 - Kray/Genz/SantAnna/Castro/Castro (1 , MCR), a 17 voltas
4º) 99 - Hoerlle/Castro/Hoerlle/Bianchessi (1 , MCR), a 20 voltas
5º) 111 - A.Toso/V.Virardi/L.Sena/G.Martins (III , Maserati), a 35 voltas
6º) 22 - R.Muller/E.Muller/F.Justo (III , BMW), a 60 voltas
7º) 7 - Stedile/Webber/Ricci/Stedile (II , Spyder), a 62 voltas
8º) 64 - Andrade/Amorim/Landi/Rossi (III , Audi A3), a 74 voltas
9º) 222 - Vieira/Halmenschlager/Ribeiro/Nehrke (IV , Gol), a 83 voltas
10º) 18 - J.Kreuz/R.Kreuz/JB.Rodrigues (1 , MRX), a 93 voltas
11º) 11 - P.Souza/S.Kuronuma/I.Diehl (IV , Gol), a 101 voltas
12º) 51 - T.Jr/E.Postal/I.Kicheberle (IV , Logus), a 147 voltas
13º) 28 - G.Trindade/C.Rosito/A.Diehl (III , Golf), a 210 voltas
14º) 2 - J.Castilhos/S.Loff (II , Spyder), a 238 voltas
15º) 53 - P.Avila/M.Martins/C.Beleza (IV , Gol), a 247 voltas
16º) 89 - M.Stumpf/R.Stumpf/J.Frigeri (II , Spyder), a 284 voltas
17º) 177 - D.Elias/M.Bernardi/J.Puhl/R.Lenke (IV , Gol), a 302 voltas
18º) 78 - E.Narciso/J.Bastos/H.Ott (IV , Uno), a 364 voltas
19º) 3 - C.Crestani/F.Mello (III , Maserati), a 380 voltas
20º) 1 - I.Toresan/E.Santo (II , Gol), a 396 voltas
21º) 31 - P.Fontes/M.Ritter/J.Fontes (IV , Fusca), a 426 voltas
22º) 77 - F.Baretta/A.Lima/R.Tardivo (IV , Gol), a 444 voltas
23º) 8 - A.Buneder/P.Poeta (IIIA , Ferrari), a 510 voltas
24º) 16 - Irineu Camargo (IIA , Spyder), a 510 voltas
25º) 9 - Claudio Ricci (IA , Tango), a 512 voltas
26º) 52 - Wagner Santos (IVA , Chevette), a 514 voltas
27º) 43 - Marcos Voges (IIIA , Opala), a 533 voltas
28º) 81 - N.Amaral (IVA , Passat), a 535 voltas

Melhor Volta: Kray/Genz/SantAnna/Castro/Castro, 1:04.169 (169,20 km/h)
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Indy - Presidente do Texas garante corrida em 2012

texas_2010.jpg
A Formula Indy irá retornar ao Texas Motor Speedway em 2012, segundo o presidente do circuito. Temores decorrentes do acidente fatal de Dan Wheldon em Las Vegas colocaram em dúvida o futuro dos circuitos ovais de 1,5 milha, mas a bem-sucedida prova no Texas deverá ser a única desse estilo no próximo campeonato.

"A categoria estará de volta. Sem contar a Indy 500, a corrida no Texas é a maior do ano. É importante para nós e para a Indy que continuem havendo corridas aqui. É uma prioridade máxima para ambas as partes", declarou Eddie Gossage, presidente do autódromo.

O Texas está na categoria desde 1997 e, desde então, consolidou-se como uma das corridas mais populares da Indy, sempre com grande presença de público. A corrida de Las Vegas, por sua vez, foi sacada do calendário.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
NASCAR - Ragan pode correr pela Penske em 2012

nascar11-david_ragan_cockpit-350.jpg
David Ragan admitiu que a Penske entrou em contato com ele, para conversar sobre a possibilidade de uma contratação para a próxima temporada da NASCAR Sprint Cup Series.

A tradicional equipe norte-americana agora tem um carro livre na divisão principal da NASCAR, após Kurt Busch deixar a equipe, devido suas más atitudes no final da temporada de 2011 da categoria, quando mostrou o dedo do meio para um mecânico e humilhou publicamente um jornalista.

Ragan estava no meio de seu contrato com a equipe Roush Fenway, mas Jack Roush acabou liberando o piloto para correr por outra equipe, caso seja o seu desejo."

"Conversei com o pessoal da Penske e expliquei a minha situação", disse Raga. "Estou livre, não tenho obrigações, vamos sentar e conversar. Agora estou esperando que eles me apresentem um cronograma e me mostrem o que planejam", concluiu o piloto.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F3 Sudamericana - Corridas em Campo Grande encerram temporada 2011

f311-largada_sudamericana-350.jpg
A temporada 2011 da Fórmula 3 Sul-Americana terá sua última etapa disputada no próximo final de semana - entre os dias 16 e 17 de dezembro - no Autódromo Internacional Orlando Moura em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. É lá que os carros farão as duas últimas provas da temporada, que chega ao fim coroando os títulos de Fabiano Machado na categoria A, e de Bruno Bonifácio na categoria Light.

Esta será a segunda passagem da categoria pela capital sul-mato-grossense em 2011. No mês de agosto, a pista foi sede das 13ª, 14ª e 15ª etapas da temporada em um final de semana dominado por Fabiano Machado, vencedor de duas provas, mas com grande atuação do mineiro Guilherme Silva.

Com 3.433 metros de extensão e uma das maiores retas do calendário da Fórmula 3 Sul-Americana (com 960 metros), o circuito do autódromo Orlando Moura é um dos mais conhecidos pelos pilotos da categoria. A pista, além de receber etapas oficiais do campeonato, também é uma das preferidas dos times para realizar testes particulares.

O traçado com 10 curvas e duas longas retas oferece todas as condições para as equipes fazerem testes e desenvolverem seus carros. Mais que isso, as amplas áreas de escape transformam essa pista em uma das mais seguras do país.

Apesar dos campeões já definidos, a etapa que encerra o campeonato 2011 promete figurar entre as mais equilibradas do ano. Além da presença do campeão, Fabiano Machado, a Fórmula 3 Sul-Americana terá a presença de Ricardo Landucci, que se destacou nas últimas etapas da categoria Light com três vitórias seguidas na etapa de Brasília, e do paulista Victor Guerin - que volta à categoria após o encerramento da Fórmula 3 Italiana que disputou neste ano.

Confira como está a classificação da temporada na Fórmula 3 Sul-Americana:

Classificação do campeonato - Categoria Principal
1) Fabiano Machado, 493
2) Ronaldo Freitas, 298
3) Guilherme Silva, 245
4) Fernando Resende, 221
5) Leonardo de Souza, 157
6) João Leme, 127

Classificação do campeonato - Categoria Light
1) Bruno Bonifácio, 316 pontos
2) Ricardo Landucci, 161
3) Luir Miranda, 68
4) Augusto Scalbi, 61
5) Hernán Bueno, 45
6) Suzane Carvalho, 40
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Indy - Etapa de Baltimore sob sério risco

indy11-mid-ohio-largada-350.jpg
A etapa de Baltimore poderá ser sacada do calendário da Formula Indy após uma temporada. A prefeitura do município de Maryland (EUA) encerrou o contrato válido por cinco anos com a Baltimore Racing Development (BRD).

A promotora do evento fez várias dívidas e até agora não sinalizou com pagamentos. Para manter no calendário o circuito de rua, que contou com um ótimo público no GP de 2011, a prefeitura de Baltimore busca um novo promotor, e salienta já manter conversações neste sentido.

Sem a corrida de Baltimore, o calendário de 2012 da Indy ficaria com apenas 14 GPs. A categoria ainda negocia novas adições nos próximos dois meses.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
NASCAR - Stewart valoriza duelo pelo título com Edwards

nascar11-tony_stewart_cockpit_sem_capacete-615.jpg

Tony Stewart acredita que a batalha que ele travou pelo título da NASCAR Sprint Cup em 2011 com Carl Edwards foi uma dos melhores da história do esporte. Os dois primeiros na tabela terminaram o ano com o mesmo número de pontos, após uma luta cabeça-a-cabeça pela vitória na corrida decisiva em Homestead-Miami.

Stewart saiu-se vencedor porque ganhou mais corridas durante a temporada, mas ele pagou tributo ao papel desempenhado por Edwards. O ex-piloto da Indy tem agora três títulos na NASCAR (2002, 2005 e 2011).

"O que eu vou lembrar mais sobre essa temporada são as últimas três semanas e a batalha entre Carl e eu", disse Stewart. "Isso é do que as pessoas vão lembrar. Algo do qual estou muito orgulhoso, e eu sei que Carl está também, pois daqui a dez anos as pessoas vão se lembrar do duelo e não apenas do campeão. Eu realmente sinto que foi uma das melhores batalhas na história do esporte".

Stewart também minimizou as comparações entre a sua primeira conquista como co-proprietário de equipe e o triunfo de Alan Kulwicki com um orçamento muito menor em 1992. "É ótimo ter um parceiro como Gene Haas e ganhar um campeonato como dono de equipe. Mas as pessoas devem entender que o que Alan Kulwicki fez foi verdadeiramente notável, e o que fizemos nem sequer se compara. Alan fez algo que provavelmente nunca mais vai ser feito novamente, então não é justo comparar os dois. Ele definitivamente fez isso de maneira mais difícil", concluiu.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Indy12-Barrichello.jpg

Rubens Barrichello tem sua primeira experiência na Indy
Rubens Barrichello teve sua primeira experiência em um carro de Formula Indy nesta segunda-feira (30/01), em Sebring. Os tempos de volta no traçado de 1,7 milha ainda não foram divulgados.

O veterano piloto brasileiro testa um Dallara DW12 com motor Chevrolet da KV Racing, equipe do seu amigo Tony Kanaan. Detentor de 11 vitórias na F1, ele perdeu sua vaga na Williams para o compatriota Bruno Senna.

"Parece impressionante, divertido", disse Barrichello antes de ir para a pista, a respeito do carro. "Eu só espero não quebrar nada para o Jimmy (Vasser, proprietário da equipe)".

Além de Barrichello, estão testando Oriol Servia (Dreyer & Reinbold), Ryan Hunter-Reay e James Hinchcliffe (Andretti Autosport), JR Hildebrand (Panther), e o trio da Penske (Ryan Briscoe, Helio Castroneves e Will Power). As atividades acontecem até as 17h (Flórida) 20h (Brasil).
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
1327580050.jpg

NASCAR - Richard Childress terá um quarto carro nas etapas iniciais
A Richard Childress Racing terá um quarto carro ao menos nas cinco primeiras etapas da NASCAR Sprint Cup em 2012. Elliott Sadler e Brendan Gaughan irão se revezar ao volante do Chevrolet nº 33, enquanto Kevin Harvick, Jeff Burton e Paul Menard têm vaga garantida pelo ano todo.

Esperava-se que a equipe alinhasse apenas três carros para esta temporada, após a ida de Clint Bowyer para a Michael Waltrip Racing. Com patrocínio para cinco eventos, Sadler irá competir nas 500 Milhas de Daytona, e Gaughan nas etapas de Phoenix, Las Vegas, Bristol e Fontana.

Sadler é o atual vice-campeão da Nationwide Series e irá competir na categoria de novo em 2012, também pela RCR. Gaughan guiou pela última vez na Sprint Cup em um evento isolado em 2010.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
NASCAR - X Team Racing testa brasileiros nos EUA

nascar11-xteam_laerte-350.jpg
A equipe X Team Racing começou o ano já onde interessa: na pista. A equipe, que também é brasileira e compete na K&N Pro Series East - divisão de acesso da Nascar - realizou uma bateria de testes no Motor Mile Speedway, nos EUA. Os ensaios contaram com a participação de dois pilotos: Valdeno Brito Filho, um dos principais nomes da Stock Car e vencedor da Corrida do Milhão em 2008; e João Horto, que soma duas temporadas na Fórmula Mazda (ou Star Mazda, categoria que, nos Estados Unidos, ocupa a mesma posição da F-3 na Europa). Apenas um ano após sua fundação, a X Team Racing já se firma como a principal porta de entrada de pilotos latinos no competitivo automobilismo norte-americano.

O Motor Mile é um traçado oval situado em Dublin, no estado da Virgínia. O teste aconteceu sob tempo bom, o que permitiu aos pilotos completarem mais de uma centena de voltas cada, durante os dois dias de testes. Valdeno e Horto dividiram a pilotagem de um dos três Toyota Camry do time brasileiro.

Bons resultados - "Ambos nos surpreenderam muito pela rápida adaptação", relata Geraldo Rodrigues, um dos sócios da equipe. "Na verdade já esperávamos isso do Valdeno, que é muito experiente, mas o João também chegou muito rápido nos tempos de volta competitivos. Então, foi um excelente teste. Acho que demos sorte logo no início de 2012, pois avaliamos dois pilotos que, na nossa opinião, disputariam as primeiras posições durante todo o campeonato", completou Rodrigues.

Para chegar em boas marcas, cada piloto teve direito a um jogo de pneus novos. "Os demais jogos que usamos tinham vários níveis de utilização - mas já não eram novos. Isso mostra que os dois pilotos entenderam rapidamente como o carro funciona - e também que a equipe soube ajudá-los nesse primeiro contato com o Camry. Não precisamos gastar mais do que um jogo novo para que fossem realmente rápidos", conta Geraldo Rodrigues.

Valdeno elogiou o carro e a equipe: "Como fã da Nascar, eu tinha muita vontade e curiosidade de testar esse carro em um circuito oval como o Motor Mile", disse o piloto da Stock Car brasileira. "Gostei muito de tudo, do carro, da potência... E, mesmo sendo num oval curto, precisa-se de muita técnica. Mas o pessoal todo da equipe nos ajudou bastante, passando as dicas necessárias, e rapidamente conseguimos ser velozes. Foi uma ótima experiência!", resumiu.

João Horto concorda com Valdeno: "Eu fiquei muito surpreso com a dirigibilidade do carro e com o controle que o piloto tem da traseira. Foi minha primeira vez em carros do tipo turismo. O estilo e a técnica são bem diferentes em relação aos carros do tipo fórmula que eu tenho pilotado. Mas mesmo assim acredito que me adaptei rápido. Gostaria de agradecer a equipe X Team Racing pela oportunidade e pelo ótimo trabalho que pudemos fazer juntos", disse o piloto.

A X Team Racing retorna agora para sua sede, em Statesville (Carolina do Norte), a fim de se preparar para mais uma bateria de testes, a serem realizados de oito a dez de fevereiro, nos circuitos de Motor Mile e Hickory Motor Speedway, também na Carolina do Norte. Os pilotos ainda serão anunciados, mas novamente os ensaios devem contar com a participação de competidores do Brasil.

SOBRE A X TEAM RACING

A X Team Racing foi fundada em 2011 para abrir as portas da Nascar para pilotos do Brasil. A equipe disputa a K&N Pro Series East, e os planos são de chegar à categoria principal em cinco anos.

A Nascar é a principal categoria do automobilismo norte-americano e uma das principais competições esportivas dos Estados Unidos. As corridas têm arquibancadas lotadas, chegando a ser assistidas in loco por 240 mil pessoas. Na TV, são mais de 18 milhões de telespectadores por etapa.

A NASCAR K&N Pro Series East terá 14 etapas em 2012.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Indy - Barrichello terá um dia a mais de treino em Sebring

1328000020.jpg
Os amigos Rubens Barrichello e Tony Kanaan completaram mais um dia de treino com o DW12 nesta terça-feira. Os treinos que antecedem a temporada 2012 da Fórmula Indy, acontecem em Sebring, na Flórida. Barrichello, convidado por Kanaan e pela equipe KV Racing Technology, treinou pelo segundo dia consecutivo com o carro de número #5. Kanaan que esse ano voltará a correr com o carro de número #11, o qual o ele foi campeão em 2004, mesmo com anos de experiência na categoria diz estar se renovando nesses dias de testes ao lado do "Irmão" Barrichello.

"Bom, tivemos mais um dia produtivo na pista. Aprendemos algumas coisas para adicionar ao que eu chamo de livro do cozinheiro. Se fizermos o livro do cozinheiro agora, podemos abrir o livro e ter qualquer prato que desejamos durante as corridas da temporada. É engraçado, pois mesmo tendo 15 anos de experiência em corridas nos Estados Unidos e quase 13 na IndyCar, ter vencido corridas e estar tendo essas experiências com o Rubens agora, parece que eu ainda tenho muito o que aprender. Eu adoro ter ele por perto, tivemos realmente outro dia muito agradável", afirmou Kanaan.

Rubens Barrichello, voltará para a pista de Sebring nesta quarta-feira, depois de Jimmy Vasser, dono da KV, prolongar o convite ao brasileiro, que com toda sua experiência tem muito a adicionar a equipe. " Tive dois dias ótimos treinando aqui com a KV Racing Technology. Tem sido realmente fantástico, a atmosfera na equipe fez com que eu me sentisse muito bem-vindo. Tentei aprender o máximo que eu pude com o carro, e passar minhas idéias para ajudar a equipe," completou Barrichello.

Os treinos nesta quarta-feira acontecem à partir das 12h (de Brasilia).
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Indy - Barrichello não descarta disputar as 500 Milhas de Indianapolis

indy12-barrichello_cockpit_cima-350.jpg
Rubens Barrichello afirmou não descartar a possibilidade de disputar as 500 Milhas de Indianapolis, mesmo afirmando recentemente que jamais correria em ovais.

A afirmação de que seria uma possibilidade correr na Indy 500, foi feita por Rubens após o seu segundo teste com um carro da equipe KV, no circuito norte-americano de Sebring.

Segundo o brasileiro, os comentários de que nunca correria em um oval, foram feitos anteriormente pois ele nunca esperava correr fora da Europa.

"Nunca pensei que poderia correr deste lado (na Formula Indy), porque eu poderia correr 25 anos na Formula 1 e não pensaria em correr aqui. Eu disse isso, isso saiu da minha boca, mas não é um grande problema. Eu posso correr apenas nos circuitos mistos ou na Indy 500".

"Tenho muitas opções disponíveis e tenho orgulho de ter tantas opções aos 39 anos, ainda guiando rápido um carro de corrida. É o que eu sempre sonhei desde criança".

O piloto afirmou que não tem pressa para tomar uma decisão, mas a equipe KV, onde corre o seu amigo Tony Kanaan, já revelou que tem uma proposta disponível para Barrichello.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Indy - Sato correrá pela Rahal Letterman Lanigan

Indy11-sato-edmonton-capacete350.jpg
Takuma Sato vai liderar o retorno em tempo integral da Rahal Letterman Lanigan à Fórmula Indy neste ano, anunciou a equipe.

"Estou muito orgulhoso e animado por ser escolhido por Bobby (Rahal, chefe da equipe) para me juntar ao seu grande projeto", declarou Sato, que tem duas pole positions e um quarto lugar como melhor resultado de sua carreira na Indy.

"Sinto que esta equipe tem um potencial enorme. Tem uma grande história vencedora, então minha motivação está maior do que nunca e estou extremamente empolgado para começar a nova temporada. Com um carro novo para todos, acredito que seremos competitivos muito rapidamente".

Falando sobre o acordo com Sato, Rahal acrescentou: "Nós estávamos determinados a ter um piloto experiente para esta temporada, mas também precisávamos de alguém que soubesse como chegar à frente, e Takuma mostrou que pode fazer isso".

"Esperamos ter uma ótima oportunidade de vencer corridas neste ano. Ele deu grandes passos ao longo das últimas duas temporadas, e eu não tenho dúvida de que podemos produzir um esforço bastante forte com ele liderando a equipe".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Stock Car - Denis Navarro acerta com a equipe de Mauro Vogel
Stock12-DNavarro.jpg
O piloto Denis Navarro, de 24 anos, fará em 2012 seu segundo ano completo na Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional. A novidade nesta temporada é que o jovem paulista correrá pela equipe Neoquímica-Vogel, comandada pelo experiente preparador Mauro Vogel.

"Estou muito feliz com a parceria com a nova equipe, especialmente sabendo que poderei contar com a experiência de um professor como o Mauro (Vogel), cujo currículo na Stock Car é mais do que suficiente para mostrar o potencial desta união", diz Navarro.

Depois de fazer sua estreia na categoria no ano passado, o piloto da Neoquímica-Vogel está confiante em buscar bons resultados na Stock Car, que neste ano terá novo formato, sem o playoff e com corridas mais curtas, também sem o pit stop obrigatório para abastecimento de etanol.

"Esta temporada será especial: além do novo formato, que deve produzir corridas ainda mais emocionantes, teremos as 12 etapas ao vivo na TV Globo, o que garante maior retorno aos patrocinadores e grande visibilidade de mídia e também para os fãs do automobilismo", diz Navarro.

Quem também está otimista é Mauro Vogel, que comentou a chegada do novo piloto à equipe em 2012.

"O Denis (Navarro) mostrou rápida adaptação ao carro da Stock Car no ano passado, conseguindo uma progressão interessante especialmente na parte final da temporada. Esperamos que ele e o Allam (Khodair) possam ter um ano bastante competitivo em nossa equipe em 2012", completou Vogel.

O primeiro contato do paulista com seu novo carro será nos testes coletivos da Stock Car, que serão realizados nos dias 6 e 7 de março, no Autódromo Internacional de Curitiba, Paraná.

Confira o calendário da temporada 2012 da Stock Car:

1ª etapa, 25 de março - São Paulo (SP)
2ª etapa, 15 de abril - Curitiba-Pinhais (PR)
3ª etapa, 6 de maio - Ribeirão Preto, circuito de rua (SP)
4ª etapa, 20 de maio - Nova Santa Rita (RS)
5ª etapa, 1º de julho - Londrina (PR)
6ª etapa, 15 de julho - Rio de Janeiro (RJ)
7ª etapa, 5 de agosto - São Paulo (SP)
8ª etapa, 26 de agosto - Salvador, circuito de rua (BA)
9ª etapa, 16 de setembro - Campo Grande (MS)
10ª etapa, 30 de setembro - Tarumã-Viamão (RS)
11ª etapa, 21 de outubro - Curitiba-Pinhais (PR)
12ª etapa, 11 de novembro - Brasília (DF)
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Sutil tem ofertas da Indy e do WTCC, segundo relato
F111-sutil-abu-dhabi-quinta-rosto350.jpg
Adrian Sutil parece destinado a manter sua carreira no automobilismo viva em uma categoria fora da Fórmula 1.

O alemão perdeu sua vaga na Force India para Nico Hulkenberg e enfrentou problemas legais devido ao caso de agressão contra Eric Lux, que resultou em uma condenação criminal por lesão corporal grave.

Portanto, sua melhor opção para continuar correndo neste ano poderia ser uma oferta de uma equipe do Campeonato Mundial de Carros de Turismo, relatou o jornal alemão Bild. Sutil também tem uma oferta de uma equipe da Indy, acrescentou o relato.

"Nosso foco é retornar à Fórmula 1", comentou seu empresário, Manfred Zimmermann.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
MINI Challenge 2012 amplia pacote de TV
minichallenge11-rnassralla.jpg
O MINI Challenge anunciou outra novidade para os fãs do automobilismo. A partir da primeira etapa da temporada a ser iniciada dia 25 de março, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em São Paulo, as corridas terão cobertura ampliada. O pacote agora inclui a emissora de TV por assinatura BandNews e o portal Terra. A transmissão ao vivo e na íntegra pela BandSports, também por assinatura, continua como opção para quem quer acompanhar os pegas da categoria.

A temporada 2012 do MINI Challenge terá oito eventos, com três etapas cada, totalizando 24 corridas. A BandSports mostrará os oito eventos completos e também exibirá 16 reprises. O canal fará ainda boletins na 1ª e 2ª edições de seu programa noticioso, o BandSports News, além de mostrar a categoria no programa especializado Super Motor, exibido às quartas-feiras. Já a BandNews exibirá ao longo do ano 16 compactos de cinco minutos com os melhores momentos das provas, sempre no programa Band Esporte Clube. O portal Terra transmitirá as provas ao vivo e na íntegra mundialmente.

"Temos um pacote de TV muito inteligente neste ano", diz Martin Fritsches, Diretor MINI Brasil. "Ampliamos tanto o tempo e qualidade de transmissão das corridas, como também multiplicamos o número de provas, que passaram das 16 em 2010 para 24 na nova temporada. Isso torna o MINI Challenge o melhor custo-benefício para os pilotos que querem competir em alto nível com um equipamento bastante moderno e seguro", explica. Na média, cada uma das 24 corridas sai por pouco mais de R$ 9.100,00.

Carisma - O MINI Challenge conquistou os fãs brasileiros justamente pelo carisma do carro com o qual é disputado, o MINI Cooper S John Cooper Works em sua versão de corrida. No Brasil os carros recebem preparação da JL Racing, a principal fabricante e preparadora de carros de competição do país. A categoria mais uma vez alinhará 20 carros e manterá seu perfil destinado a "gentleman drivers". A temporada inteira terá o custo de R$220.000,00, fora desembolsos adicionais com pneus, e oferece um pacote abrangente, que inclui desde os itens básicos até uma estrutura completa em todas as provas realizada por profissionais experientes.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Calendário Formula Indy 2012
indy500-2010-615.jpg

Calendário da Formula Indy 2012


Data País / Cidade
Tipo de Pista
25 de Março
St. Petersburg
3dflags-usa.gif
Rua
1 de Abril Barber Motorsports
3dflags-usa.gif
Park
Misto
15 de Abril Long Beach
3dflags-usa.gif
Rua
29 de Abril
São Paulo
brasil1.gif
Rua
27 de Maio
Indianapolis
3dflags-usa.gif
Superspeedway
3 de Junho Detroit
3dflags-usa.gif

Rua
9 de Junho Texas Motor Speedway
3dflags-usa.gif

Oval
23 de Junho
Iowa Speedway
3dflags-usa.gif

Oval
08 de Julho Toronto
canada.gif
Rua
22 de Julho Edmonton
canada.gif
Aeroporto
5 de Agosto Mid-Ohio
3dflags-usa.gif
Misto
19 de Agosto Qingdao (China)
3dflags-china.gif

Rua
26 de Agosto Infineon
3dflags-usa.gif
Misto
02 de Setembro Baltimore
3dflags-usa.gif
Rua
15 de Setembro
Fontana
3dflags-usa.gif
Oval
 
Topo