• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Velocidade / WTCC

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
N a s c a r - 20/11/2010

Kyle Busch e Jeff Burton lideram treinos livres em Homestead
NASCAR10-KyBusch-350.jpg
Foram disputadas na tarde deste sábado duas sessões de treinos livres no Homestead-Miami Speedway. O circuito oval de 1,5 milha é palco da etapa decisiva da NASCAR Sprint Cup em 2010.

Na primeira atividade do dia, o mais rápido foi Kyle Busch. Jeff Burton foi o primeiro colocado no último treino livre antes da corrida das 16h deste domingo, que terá transmissão ao vivo pelo Speed.

Confira os tempos:

2º TREINO
Pos. Piloto Carro Tempo Velocidade (mph)
1. Kyle Busch Toyota 31.425 171.838
2. Jeff Burton Chevrolet 31.471 171.587
3. Jeff Gordon Chevrolet 31.487 171.499
4. Greg Biffle Ford 31.545 171.184
5. Mark Martin Chevrolet 31.611 170.827
6. Denny Hamlin Toyota 31.621 170.773
7. Carl Edwards Ford 31.625 170.751
8. Jamie McMurray Chevrolet 31.656 170.584
9. David Reutimann Toyota 31.686 170.422
10. Ryan Newman Chevrolet 31.702 170.336
11. Jimmie Johnson Chevrolet 31.720 170.240
12. Brad Keselowski Dodge 31.722 170.229
13. Joey Logano Toyota 31.723 170.223
14. Matt Kenseth Ford 31.728 170.197
15. A.J. Allmendinger Ford 31.750 170.079
16. Kasey Kahne Toyota 31.786 169.886
17. Elliott Sadler Ford 31.806 169.779
18. David Ragan Ford 31.809 169.763
19. Kevin Harvick Chevrolet 31.849 169.550
20. Andy Lally Chevrolet 31.892 169.322
21. Tony Stewart Chevrolet 31.913 169.210
22. Martin Truex Jr. Toyota 31.932 169.109
23. Paul Menard Ford 31.966 168.930
24. Sam Hornish Jr. Dodge 31.993 168.787
25. Marcos Ambrose Toyota 31.993 168.787
26. Aric Almirola Ford 31.999 168.755
27. Regan Smith Chevrolet 32.005 168.724
28. Juan Montoya Chevrolet 32.024 168.624
29. Dale Earnhardt Jr. Chevrolet 32.057 168.450
30. Bill Elliott Ford 32.058 168.445
31. Scott Speed Toyota 32.065 168.408
32. Casey Mears Toyota 32.076 168.350
33. Kurt Busch Dodge 32.113 168.156
34. Clint Bowyer Chevrolet 32.302 167.172
35. David Gilliland Ford 32.353 166.909
36. J.J. Yeley Chevrolet 32.469 166.312
37. Dave Blaney Ford 32.490 166.205
38. Joe Nemechek Toyota 32.517 166.067
39. Bobby Labonte Chevrolet 32.545 165.924
40. Landon Cassill Toyota 32.676 165.259
41. Mike Bliss Toyota 32.727 165.001
42. Travis Kvapil Ford 32.727 165.001
43. Kevin Conway Toyota 32.941 163.929
3º TREINO
Pos. Piloto Carro Tempo Velocidade (mph)
1. Jeff Burton Chevrolet 31.850 169.545
2. Kasey Kahne Toyota 31.889 169.337
3. Martin Truex Jr. Toyota 31.895 169.305
4. Denny Hamlin Toyota 31.899 169.284
5. Jamie McMurray Chevrolet 31.916 169.194
6. Carl Edwards Ford 31.920 169.173
7. Jeff Gordon Chevrolet 31.928 169.130
8. David Ragan Ford 31.931 169.115
9. Greg Biffle Ford 31.944 169.046
10. Aric Almirola Ford 31.945 169.040
11. A.J. Allmendinger Ford 31.947 169.030
12. Joey Logano Toyota 31.958 168.972
13. Brad Keselowski Dodge 31.969 168.914
14. Regan Smith Chevrolet 31.975 168.882
15. Matt Kenseth Ford 31.985 168.829
16. Elliott Sadler Ford 31.989 168.808
17. Kyle Busch Toyota 31.991 168.798
18. Kurt Busch Dodge 31.999 168.755
19. David Reutimann Toyota 32.025 168.618
20. Mark Martin Chevrolet 32.027 168.608
21. Paul Menard Ford 32.032 168.581
22. Jimmie Johnson Chevrolet 32.038 168.550
23. Marcos Ambrose Toyota 32.039 168.545
24. Scott Speed Toyota 32.041 168.534
25. Ryan Newman Chevrolet 32.058 168.445
26. Casey Mears Toyota 32.074 168.361
27. Clint Bowyer Chevrolet 32.088 168.287
28. Bill Elliott Ford 32.097 168.240
29. Kevin Harvick Chevrolet 32.129 168.072
30. Dale Earnhardt Jr. Chevrolet 32.130 168.067
31. Sam Hornish Jr. Dodge 32.133 168.051
32. Juan Montoya Chevrolet 32.139 168.020
33. David Gilliland Ford 32.207 167.665
34. Tony Stewart Chevrolet 32.242 167.483
35. Andy Lally Chevrolet 32.370 166.821
36. J.J. Yeley Chevrolet 32.405 166.641
37. Travis Kvapil Ford 32.488 166.215
38. Bobby Labonte Chevrolet 32.527 166.016
39. Joe Nemechek Toyota 32.584 165.725
40. Dave Blaney Ford 32.678 165.249
41. Landon Cassill Toyota 32.903 164.119
42. Kevin Conway Toyota 32.952 163.875
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
American Le Mans Series:

Highcroft completa primeiros testes com novo motor para 2011
1061699_article_img_large1.jpg
A Highcroft Racing, representante da Honda (leia-se HPD) na American Le Mans Series, realizou nesta semana os primeiros testes com o novo propulsor V-6 turbo de 2,8 litros de cilindrada (foto), usando como base o campeoníssimo chassis ARX-01C, o mesmo da última temporada.

Segundo Duncan Dayton, dono da escuderia, os primeiros quilômetros percorridos foram bastante satisfatórios. Com Simon Pagenaud a bordo, o protótipo andou por dois dias no Carolina Motorsports Park, em Kershaw, na Carolina do Sul. Foram aproximadamente 700 km percorridos (equivalentes a 435 milhas), para verificar os sistemas de refrigeração e óleo e sobretudo dar vida ao novo motor. Pelo visto, Dayton e Pagenaud gostaram muito do que viram e sentiram.

Agora, com o pacote técnico definido – chassi e motor – a Highcroft começa a trabalhar nos bastidores em busca de um novo patrocinador. A Tequila Patrón deixou o time após o fim da temporada, pagando a multa contratual do restante do acordo. “Temos planos ambiciosos para o próximo ano e buscaremos um patrocinador para que consigamos alcançar nossos objetivos”, completou Dayton. O time deve disputar, como de hábito, toda a temporada da American Le Mans Series e provavelmente as 24 Horas de Le Mans.
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Última corrida menos feliz para Tiago Monteiro


O piloto portuguêÚltima corrida menos feliz para Tiago Monteiro passou a maior parte da corrida a lutar pelo quarto lugar, mas acabou por cair para oitavo perto do fim da prova.

O húngaro Norbert Michelisz, em Seat Leon TDI, venceu hoje a segunda e derradeira corrida do WTCC disputada no circuito citadino de Macau, seguido pelo italiano Gabriele Tarquini, também em Seat Leon TDI, e pelo britânico Robert Huff, em Chevrolet Cruze.
Tiago Monteiro, em Seat Leon TDI, que saiu do sexto lugar da grelha da segunda corrida depois de ter conquistado o terceiro lugar da primeira manga, acabou em oitavo lugar depois de ter andado a maior parte da corrida a lutar pelo quarto posto, conseguido por Yvan Muller, vencedor do mundial deste ano.
O brasileiro Augusto Farfus, em BMW320si, deu luta aos dois Chevrolet de Huff e Muller, mas não aguentou a pressão dos adversários e cedeu, nas duas últimas voltas, o terceiro e quarto posto, tendo terminado na quinta posição.
Nos sexto e sétimo lugares terminaram Tom Coronel, em Seat Leon TDI, e Andy Priaulx, em BMW 320si.
O português César Campaniço, em BMW320si, terminou em 14º lugar depois de ter partido também no 14º posto da grelha.



sapo desporto
____
__________
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
N A S C A R Nationwide: Kyle Busch vence última etapa em Homestead

NASCAR10-KyBusch-350.jpg
Kyle Busch obteve na noite deste sábado no Homestead-Miami Speedway a sua 13ª vitória em 35 etapas na temporada 2010 da NASCAR Nationwide Series. De quebra, ajudou a Joe Gibbs Racing a faturar o título entre os construtores.

Kyle largou em segundo e liderou o maior número de voltas. A segunda posição ficou com Kevin Harvick. O campeão antecipado Brad Keselowski (5639 pontos) foi o terceiro, com Ricky Stenhouse Jr. e Trevor Bayne completando os cinco primeiros colocados. O vice-campeão Carl Edwards (5194) ficou em sexto.

Danica Patrick fez a sua melhor participação na categoria. A estrela da Formula Indy largou em quinto, liderou quatro voltas e terminou em 13º.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Formula 3 - 21/11/2010

Edoardo Mortara fatura o bi do tradicional GP de Macau
f310-EMortara.jpg
Edoardo Mortara (Signature) triunfou no GP de Macau, tradicional evento que reúne pilotos que competiram nas diversas modalidades da Formula 3 ao longo da temporada. Foi a segunda vitória consecutiva do campeão da F3 Europeia, sendo o primeiro a conseguir tal feito.

O italiano manteve a liderança na largada. No entanto, o safety car logo foi acionado devido a um acidente entre Carlos Munoz e Rio Haryanto. Na relargada, Daniel Abt e Laurens Vanthoor pularam para a frente.

Abt, no entanto, bateu sozinho nos Solitude Esses, provocando nova paralisação. Em nova relargada, Mortara reassumiu a ponta, da qual não abriu mais mão. Ele terminou 2s120 na frente de Vanthoor, com Valtteri Bottas completando o pódio.

Entre os brasileiros, o melhor foi Felipe Nasr, 11º colocado. Rafael Suzuki ficou em 17º e Lucas Foresti em 22º.

Classificação da prova:

1. Edoardo Mortara - Signature - D/V , 15 voltas/39m30.753s
2. Laurens Vanthoor - Signature - D/V , a 2.120
3. Valtteri Bottas - Prema - D/M , a 3.156
4. Marco Wittmann - Signature - D/V , a 6.230
5. Renger van der Zande - Motopark - D/V , a 10.631
6. Antonio Felix da Costa - Carlin - D/V , a 13.173
7. Jean-Eric Vergne - Carlin - D/V , a 16.508
8. Roberto Merhi - Prema - D/M , a 19.313
9. Felix Rosenqvist - Performance - D/V , a 20.343
10. Carlos Huertas - Hitech - D/V , a 21.362
11. Felipe Nasr - Raikkonen - D/M , a 22.994
12. Alexandre Imperatori - Toda - D/H , a 23.926
13. Hideki Yamauchi - Hanashima - D/T , a 25.486
14. Jazeman Jaafar - Carlin - D/V , a 25.989
15. William Buller - Fortec - D/M , a 31.563
16. Yuji Kunimoto - TOM's - D/T , a 36.143
17. Rafael Suzuki - TOM's - D/T , a 36.621
18. Oliver Webb - Fortec - D/M , a 41.413
19. James Calado - Carlin - D/V , a 41.753
20. Yuhi Sekiguchi - Three Bond - D/N , a 46.198
21. Adderly Fong - Sino Vision - D/M , a 46.336
22. Lucas Foresti - Fortec - D/M , a 46.731
23. Hywel Lloyd - CF/Manor - D/M , a 49.720
24. Kimiya Sato - Motopark - D/V , a 52.555

Abandonos:

Daniel Abt - Signature - D/V , 2 voltas
Rio Haryanto - Raikkonen - D/M , 0 voltas
Michael Ho - Raikkonen - D/M , 0 voltas
Carlos Munoz - Hitech - D/V , 0 voltas
Daniel Juncadella - Prema - D/M , 0 voltas
Alexander Sims - Raikkonen - D/M , 0 voltas
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Formula 3 - 21/11/2010

Confira a lista de vencedores em Macau


Confira os vencedores do GP de Macau desde 1983, ano em que o evento passou a fazer parte do calendário da Fórmula 3:

1983: Ayrton Senna (BRA/Ralt-Volkswagen)
1984: John Nielsen (DIN/Ralt-Volkswagen)
1985: Maurício Gugelmin (BRA/Ralt-Volkswagen)
1986: Andy Wallace (GBR/Reynard-Volkswagen)
1987: Martin Donnelly (GBR/Ralt-Toyota)
1988: Enrico Bertaggia (FRA/Dallara-Alfa Romeo)
1989: David Brabham (AUS/Ralt-Volkswagen)
1990: Michael Schumacher (ALE/Reynard-Volkswagen)
1991: David Coulthard (ESC/Ralt-Mugen)
1992: Rickard Rydell (SUE/Toms-Toyota)
1993: Jörg Müller (ALE/Dallara-Fiat)
1994: Sascha Maassen (ALE/Dallara-Opel)
1995: Ralf Schumacher (ALE/Dallara-Opel)
1996: Ralph Firman (GBR/Dallara-Mugen)
1997: Soheil Ayari (FRA/Dallara-Opel)
1998: Peter Dumbreck (GBR/Dallara-Toyota)
1999: Darren Manning (GBR/Dallara-Toyota)
2000: André Couto (POR/Dallara-Opel)
2001: Takuma Sato (JAP/Dallara-Mugen)
2002: Tristan Gommendy (FRA/Dallara-Renault)
2003: Nicolas Lapierre (FRA/Dallara-Renault)
2004: Alexandre Premat (FRA/Dallara-Mercedes)
2005: Lucas Di Grassi (BRA/Dallara Mercedes-HWA)
2006: Mike Conway (GBR/Dallara Mercedes-HWA)
2007: Oliver Jarvis (GBR/Dallara Toyota-Tom's)
2008: Keisuke Kunimoto (JAP/Dallara Toyota-Tom's)
2009: Edoardo Mortara (ITA/Dallara Signature)
2010: Edoardo Mortara (ITA/Dallara Signature)
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Wtcc - 21/11/2010

Rob Huff e Norbert Michelisz vencem na última rodada em Macau
wtcc10-RHuff-350.jpg
Rob Huff (Chevrolet) foi o vencedor da primeira corrida do WTCC nas ruas de Macau, palco do encerramento da temporada. O britânico liderou de ponta a ponta, apesar do safety car ter sido acionado devido a um acidente múltiplo na primeira curva envolvendo Andy Priaulx (BMW), Andre Couto (SEAT) e Michel Nykjaer (SEAT).

O campeão antecipado Yvan Muller completou a dobradinha da Chevrolet, ajudando a conquistar também o título de construtores. Tiago Monteiro (SEAT) completou o pódio em terceiro, seguido por Gabriele Tarquini (SEAT).

O brasileiro Augusto Farfus (BMW) cheou a andar em quarto, mas foi ultrapassado por Tarquini e por Norbert Michelisz (SEAT) e acabou em sexto. Henry Ho (BMW) bateu na penúltima volta e provocou outra intervenção do Safety Car.

Na segunda corrida, Norbert Michelisz obteve a sua primeira vitória, tendo superado o pole Kristian Poulsen (BMW) na largada. Nem mesmo uma bandeira vermelha e posterior relargada, devido a um acidente entre Andrei Romanov (BMW) e Nobuteru Taniguchi (BMW), alteraram o panorama.

Gabriele Tarquini ficou em segundo e garantiu o vice-campeonato, superando Rob Huff, o terceiro. Yvan Muller e Augusto Farfus completaram os cinco primeiros.

Classificação primeira prova:

1. Rob Huff - Chevrolet, 11 voltas/35m34.840s
2. Yvan Muller - Chevrolet, a 0.366
3. Tiago Monteiro - SEAT, a 0.631
4. Gabriele Tarquini - SEAT, a 0.909
5. Norbert Michelisz - SEAT, a 1.306
6. Augusto Farfus - BMW, a 1.967
7. Alain Menu - Chevrolet, a 2.564
8. Kristian Poulsen - BMW, a 2.823
9. Franz Engstler - BMW, a 3.503
10. Mehdi Bennani - BMW, a 3.998
11. Sergio Hernandez - BMW, a 4.614
12. Tom Coronel - SEAT, a 4.770
13. Yukinori Taniguchi - Chevrolet, a 8.465
14. Cesar Campanico - BMW, a 8.961
15. Andrei Romanov - BMW, a 9.439
16. Nobuteru Taniguchi - BMW, a 13.059
17. Kevin Chen - BMW, a 24.421
18. Philip Ma Honda a 26.043
19. Jo Merszei - BMW, a 27.592
20. Masaki Kano - BMW, a 1 volta
21. Andy Priaulx - BMW, a 4 voltas

Abandonos:

Henry Ho - BMW, 8 voltas
Darryl O'Young - Chevrolet, 4 voltas
Fredy Barth - SEAT, 4 voltas
Colin Turkington - BMW, 4 voltas
Andre Couto - SEAT, 0 voltas
Michel Nykjaer - SEAT, 0 voltas

Classificação segunda prova:

1. Norbert Michelisz - SEAT, 10 voltas/54m37.415s
2. Gabriele Tarquini - SEAT, a 1.193
3. Rob Huff - Chevrolet, a 1.543
4. Yvan Muller - Chevrolet, a 10.886
5. Augusto Farfus - BMW, a 14.675
6. Tom Coronel - SEAT, a 14.894
7. Andy Priaulx - BMW, a 15.716
8. Tiago Monteiro - SEAT, a 16.360
9. Sergio Hernandez - BMW, a 20.951
10. Franz Engstler - BMW, a 25.099
11. Michel Nykjaer - SEAT, a 43.156
12. Mehdi Bennani - BMW, a 47.302
13. Colin Turkington - BMW, a 1:01.671
14. Kevin Chen - BMW, a 1:47.235
15. Philip Ma Honda a 1:52.404

Abandonos:

Cesar Campanico - BMW, 8 voltas
Masaki Kano - BMW, 6 voltas
Kristian Poulsen - BMW, 4 voltas
Jo Merszei - BMW, 3 voltas
Alain Menu - Chevrolet, 2 voltas
Yukinori Taniguchi - Chevrolet, 0 voltas
Darryl O'Young - Chevrolet, 0 voltas
Fredy Barth - SEAT, 0 voltas
Andrey Romanov - BMW, 0 voltas
Nobuteru Taniguchi - BMW, 0 voltas
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Classificação final do WTCC 2010

Confira a classificação do WTCC após 22 etapas realizadas, 11 rodadas duplas:

Pos Piloto Marca Pontos
1 Yvan Muller Chevrolet 331
2 Gabriele Tarquini SEAT 276
3 Robert Huff Chevrolet 276
4 Andy Priaulx BMW 246
5 Tiago Monteiro SEAT 177
6 Alain Menu Chevrolet 173
7 Augusto Farfus BMW 167
8 Tom Coronel SEAT 136
9 Norbert Michelisz SEAT 104
10 Colin Turkington BMW 97
11 Michel Nykjær SEAT 66
12 Jordi Gené SEAT 61
13 Fredy Barth SEAT 51
14 Kristian Poulsen BMW 20
15 Darryl O'Young Chevrolet 15
16 Sergio Hernandez BMW 9
17 Franz Engstler BMW 5
18 Yukinori Taniguchi Chevrolet 4
19 Stefano D'aste BMW 3
19 Mehdi Bennani BMW 3
21 Leonel Pernia Chevrolet 1
21 Harry Vaulkhard Chevrolet 1
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Gt3 - 21/11/2010

GT310-DodgeViper-350.jpg
Os fãs da velocidade tiveram um bom motivo para acompanhar o Itaipava GT Brasil em 2010. Até aqui, foram sete etapas marcadas pelo equilíbrio, tanto que todos os modelos inscritos venceram corridas, nas categorias Itaipava GTBR3 e Itaipava GTBR4. A extensa lista conta com Lamborghini Gallardo LP560, Ford GT, Ferrari F430, Audi R8 e Dodge Viper Competition Coupé na Itaipava GTBR3 e Maserati Trofeo, Ginetta G50 e Ferrari Challenge na Itaipava GTBR4.

Em um campeonato envolvendo carros e marcas tão diferentes, um trabalho realizado pela SRO Latin America, organizadora do evento, em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo, tem importância fundamental para garantir estes resultados: o equilíbrio de desempenho. Para o campeão antecipado desta temporada, Matheus Stumpf, todos estão de parabéns pelos resultados alcançados após um ano longo e difícil.

"O começo do ano foi um pouco complicado, alguns carros ainda estavam mais fortes do que outros, mas conforme os organizadores foram trabalhando junto com a CBA conseguiram igualar os desempenhos. Acredito que ambos fizeram um grande trabalho. Em cada prova vemos carros diferentes vencendo e os tempos estão muito parecidos", comenta Matheus Stumpf, que corre em parceria com Valdeno Brito com um Ford GT.

Para Marçal Mello, piloto do Ginetta G50, o trabalho precisa continuar. "Durante todo o ano o que vimos foi um tremendo esforço e boa vontade da organização em manter os carros equilibrados, o que é um trabalho difícil. Cada equipe tenta puxar um pouco para o seu lado, por isso acredito que eles têm feito um grande trabalho, que precisa ser melhorado prova por prova", destaca Marçal Melo.

Para Ivo Sznelwar, diretor técnico do Itaipava GT Brasil e responsável pelo trabalho de equilíbrio de desempenho, o resultado do ano comprova o bom trabalho feito pela organização do campeonato ao lado da CBA. "O trabalho desenvolvido entre a SRO e a CBA trouxe um dos campeonatos mais equilibrados de todos os tempos. Durante o ano, fizemos vários ajustes nos carros e por isso todos venceram".

"Cada pista exige ajustes diferentes nos carros já que cada um leva vantagem em um tipo de circuito, por isso nosso trabalho não é apenas colocar os carros na pista e ver quem anda mais. É um trabalho difícil, mas acredito que fomos muito bem durante o ano, e os resultados na pista comprovam isso", comenta Ivo Sznelwar, que anuncia mudanças também para a última etapa. "Vamos dar um pouco mais de velocidade para o Lamborghini", conta.

A oitava e última etapa da temporada do Itaipava GT Brasil será realizada nos dias 27 e 28 de novembro no Autódromo de Interlagos - José Carlos Pace, em São Paulo. Além dos carros das categorias Itaipava GTBR3, que já têm o campeão definido, e Itaipava GTBR4, com a disputa pelo título ainda em aberto, quem for ao circuito poderá acompanhar também as máquinas do Mundial FIA GT1 e as motos do TNT SuperBike.

QUEM, QUANDO, ONDE

Itaipava GTBR3
Lamborghini Gallardo LP560 - 1ª etapa, Interlagos, Claudio Dahruj/Rafael Daniel
Ferrari F430 - 2ª etapa, Pinhais, Claudio Ricci/Rafael Derani
Ford GT - 3ª etapa, Interlagos, Matheus Stumpf/Valdeno Brito
Audi R8 LMS - 4ª etapa, Rio de Janeiro, Andreas Mattheis/Xandy Negrão
Dodge Viper Competition Coupe - 7ª etapa, Pinhais, Wagner Ebrahim

Itaipava GTBR4
Maserati Trofeo - 1ª etapa, Interlagos, Renan Guerra
Ferrari Challenge - 3ª etapa, Interlagos, Valter Rossete/Fabio Greco
Ginetta G50 - 4ª etapa, Rio de Janeiro, Marçal Melo/William Freire
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Mini Challenge:

Patrick Gonçalves vence de novo em Brasília
minichallenge10-patrick2-350.jpg
Depois da vitória de sábado, veio a de domingo. No autódromo Nelson Piquet, Patrick Gonçalves venceu de ponta a ponta a segunda bateria da Mini Challenge. No fim da prova, o baiano foi comemorar com a torcida presente, ele entra de vez pela briga do título da temporada 2010.

Gonçalves já faz planos para 2011, "penso em correr na Espanha com o Mini, mas continuar no Brasil, a categoria está bem disputada. Penso também em ir para o V8", finalizou.



Resultado da segunda bateria da sétima etapa do Mínio Challenge:

1) 21 Patrick Gonçalves, 22 voltas, 00:25:29.189
2) 6 Fábio Viscardi, 22, 00:25:31.705
3) 33 Bruno Henriques, 22 00:25:32.387
4) 15 Vitor Genz, 22, 00:25:32.712
5) 88 Luiz Otavio Costa, 22 00:25:35.813
6) 8 Rogério Nassralla, 22 00:25:35.838
7) 55 Rodrigo Hanashiro, 22, 00:25:39.577
8) 27 Guto Negrão, 22, 00:25:39.669
9) 7 João Marcelo, 22, 00:25:45.363
10) 1 Rolf Gemperli, 22, 00:25:46.048
11) 22 Gustavo Trindade, 22, 00:25:55.079
12) 12 Helio Saraiva, 22, 00:25:56.254
13) 13 José Ricardo Viana, 22, 00:26:16.645
14) 63 Benedito de Carvalho Lago , 22. 00:26:21.322
15) 95 Pedro Ernesto Barreto, 22, 00:26:29.311
16) 77 Beto Cavaleiro, 21, 00:25:44.470 1 Lp. 1 Lp.
17) 10 José Mario de Castilho, 21, 00:25:48.573 1 Lp.
18) 3 Franco Giaffone, 20, 00:25:57.421 2 Lp. 1 Lp.
19) 11 Eduardo Furlanetto, 14. 00:17:09.840 8 Lp. 6 Lp.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Stock-car - 21/11/2010

Cacá Bueno herda vitória em Brasília
Stock10-CBueno-590.jpg
A possibilidade matemática já não ajudava muito, a má sorte do pole Ricardo Maurício (RC) colaborou e a vitória de Cacá Bueno (Red Bull) na 11ª e penúltima etapa adiou a decisão da Stock Car para a batalha final de Curitiba no dia 5 de dezembro. Numa corrida emocionante, pontuada por disputas em todos os pontos da pista, problemas com os pneus, duas entradas do safety car e atuações brilhantes, como a de Xandinho Negrão (Medley), 32º e último no grid e 7º na bandeirada quadriculada, a liderança do campeonato mudou de mãos, mas não de equipe. Com o segundo lugar e o abandono do companheiro Maurício, Max Wilson assumiu a ponta da tabela com 267 pontos, contra 261 de Cacá.

A prova, na verdade, parecia destinada a cumprir o roteiro esperado pela maioria. Depois de sair na frente, Maurício deu as cartas até à 29ª das 46 voltas, quando o pneu esquerdo traseiro estourou. Foi um desfecho frustrante para o piloto que chegou a Brasília comandando a classificação e poderia até assegurar o bi por antecipação, dependendo da combinação de resultados. O prejuízo foi enorme: Maurício caiu para a quarta colocação, com 251 pontos e um atrás de Allam Khodair, e terá uma missão complicada na capital paranaense.

A segunda vitória de Cacá na temporada - a primeira veio em agosto em Salvador - foi conseqüência não apenas do inegável talento do tricampeão, mas também da acertada estratégia de parada nos boxes para reabastecimento de troca de pneus. Com o bom trabalho nos boxes, Cacá - que andou em 6º no início depois de sair em 4º - voltou próximo de Maurício, de quem herdaria a posição pouco depois. "Esperávamos uma corrida difícil porque nos dois últimos anos nosso carro nunca andou muito bem nos circuitos ovais. Tanto que na classificação passei para o Q2 na última colocação. Foi mais o resultado da estratégia", reconheceu, contente com a notícia de que a prova no Paraná utilizará o circuito misto e não mais o anel externo. "Nossas chances aumentam, sem dúvida", acrescentou Cacá, que não se furtou a apontar os principais candidatos ao título. "Acho que a briga ficará mesmo entre eu e o Max", arriscou.

Max saiu e 7º e também foi beneficiado pela parada nos boxes no momento certo. "Tem dia que a gente erra, tem dia que a gente acerta. Hoje a gente acertou na estratégia. O resultado foi excelente e espero manter a posição em Curitiba, mesmo sabendo que meus adversários são de alto nível", comentou Max, que ultrapassou Thiago Camilo (Vogel) e Daniel Serra (Red Bull) nas últimas voltas e somou os pontos necessários para tomar a dianteira do campeonato.

Além dos pilotos que subiram ao pódio, chamou a atenção o impressionante desempenho de Xandinho Negrão. Último no grid, depois de um desempenho desalentador nas tomadas de tempo no sábado, o piloto campineiro extraiu o máximo de um carro que precisou receber outro motor e passou por mudanças radicais no acerto. Xandinho ganhou nada menos do que 25 posições. "Acho que nunca ultrapassei tanta gente numa corrida só. Com mais uma entrada do safety car ou mais alguns minutos de prova, tenho certeza que terminaria brigando lá na frente", comemorou.

O resultado da prova:

1º) Cacá Bueno (Peugeot), 46 voltas em 50min26s655
2º) Max Wilson (Chevrolet) a 1s169
3º) Thiago Camilo (Chevrolet) a 3s249
4º) Daniel Serra (Peugeot) a 3s709
5º) Allam Khodair (Peugeot) a 6s521
6º) David Muffato (Peugeot) a 10s264
7º) Xandinho Negrão (Chevrolet) a 12s030
8º) Julio Campos (Peugeot) a 19s022
9º) Alceu Feldmann (Peugeot) a 21s630
10º) Lico Kaesemodel (Peugeot) a 23s983
11º) Nonô Figueiredo (Chevrolet) a 24s579
12º) Antonio Pizzonia (Chevrolet) a 29s517
13º) Popó Bueno (Chevrolet) a 29s964
14º) Felipe Maluhy (Chevrolet) a 32s193
15º) Marcos Gomes (Peugeot) a 32s417
16º) Duda Pamplona (Chevrolet) a 33s288
17º) Valdeno Brito (Chevrolet) a 37s279
18º) Betinho Gresse (Chevrolet) a 37s482
19º) Antonio Jorge Neto a 46s428
20º) Ricardo Sperafico (Peugeot) a 1 volta
21º) Cláudio Ricci (Peugeot) a 1 volta
22º) Ricardo Zonta (Chevrolet) a 1 volta
23º) Rodrigo Sperafico (Peugeot) a 2 voltas
24º) Giuliano Losacco (Peugeot) a 7 voltas

Não classificados:

Átila Abreu
Ricardo Mauricio
Thiago Marques
Christian Fittipaldi
Luciano Burti
Diego Nunes
Pedro Gomes
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Formula 3 - 21/11/2010

Macau: Rafael Suzuki chegou em 17º
F310-RSuzuki-350.jpg
A 57ª edição do GP de Macau teve neste domingo (21) a corrida decisiva da sua mais tradicional categoria: a Fórmula 3. O dia ficou marcado pela conquista do italiano Edoardo Mortara, que venceu a prova pelo segundo ano consecutivo.Entre os representantes brasileiros, o paulista Rafael Suzuki terminou a competição com um 17º lugar após um final de semana complicado para a equipe Petronas TOM’s - que ainda teve o japonês Yuji Kunimoto na 16ª colocação.

"Não foi um bom ano para a TOM’S em Macau. Não conseguimos acompanhar o ritmo dos líderes nessa pista e, por isso, as tomadas de tempo e corridas foram muito difíceis", comentou Rafael Suzuki. Partindo da 18ª posição neste domingo, o brasileiro ainda perdeu algumas posições na largada depois que o piloto que saía imediatamente à sua frente deixou o motor morrer na partida.

Durante o restante da prova, Rafael ainda conseguiu recuperar posições até se estabelecer em 17º e acompanhar de perto a corrida do próprio companheiro de equipe. "Precisei desviar do carro que estava na minha frente no grid para não bater e perdi algumas posições", lembrou Suzuki. "A corrida foi conturbada, com cinco ou seis voltas atrás do safety-car", comentou sobre as 15 voltas da prova deste domingo.

Suzuki, porém, ressaltou que leva dessa estreia em Macau mais um grande aprendizado em sua carreira. "Saio daqui com a consciência tranqüila que fiz meu melhor durante todo o final de semana. Pilotei da maneira mais agressiva que podia para levar o carro mais à frente, andei o tempo todo no meu limite e no limite do nosso carro", destacou. "Infelizmente vou embora frustrado pelo resultado, mas certo de que conseguimos evoluir durante o final de semana e aprendemos muita coisa com este GP de Macau", completou.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Stock-car - 21/11/2010

A volta da sorte de campeão
stock10-CBueno2-350.jpg
Depois dos problemas na primeira parte do classificatório de sábado, Cacá Bueno venceu a corrida em Brasília e está a seis pontos do novo líder Max Wilson, que terminou em segundo. O terceiro foi Thiago Camilo.

De olho no título, Bueno sabia o que precisava fazer caso Maurício, o pole, vencesse, mas, “eu e o Andreias pensamos, ‘esquece o Ricardinho’, vamos fazer toda a estratégia para chegar em segundo”.

Depois da troca de pneus e reabastecimento, como planejado, o carro zero voltou atrás do líder, “era o que a gente queria e aí veio um golpe de sorte para melhorar ainda mais”, conta Cacá Bueno que herdou a primeira posição depois do abandono de Ricardo Maurício.

“Foi trabalho de equipe e sorte, eu estava desanimado ontem, mas sétimo ano brigando pelo título na última etapa não é a toa, sabemos viver esses momentos decisivos”, disse o vencedor da prova de Brasília. A última vitória na Stock Car de Cacá Bueno foi em 2005, neste ano, ele venceu no Autódromo Nelson Piquet na Fórmula Linea.

Sábado

Na primeira parte do treino que decidiu o grid, Bueno teve problemas e quase ficou fora do Q2, após a sessão, “estava desanimado, mas mesmo ontem eu falei para a equipe ‘isso é automobilismo’, o tricampeão da Stock lembrou: “nem sempre o mais rápido ganha, se fosse assim eu teria ganhado a primeira, mas tive um pneu furado em furado o pneu em Santa Cruz do Sul e agora a sorte voltou, na mesma moeda”, disse.

“Vim para Brasília sem pneu, tive que treinar com os pneus usados na corrida de Santa Cruz, sábado de manhã eu fui o último e não tive oportunidade de fazer nenhum acerto no carro” explica Bueno, “primeira fez que colocamos um pneu melhor foi na classificação e o carro mostrou algumas tendências e então pude passar informações e conseguimos mudar o carro e depois conseguimos fazer um carro ainda melhor para corrida”, disse.

Sorte de campeão

Brasília recolocou Cacá Bueno na briga pelo título, a última etapa será em Curitiba no dia, e com a volta da sorte, o tricampeão espera que ela continue por perto “quem sabe, mais um seria ótimo para coroar um ano complicado e de muito trabalho, talvez nós tenhamos um carro melhor do que tivemos no ano passado, quando fomos campeões até com tranquilidade”, disse.

“Tivemos muitos problemas, tumulto com a CBA, vamos para briga sem pensar no passado”, finalizou Bueno.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Stock-car - 21/11/2010

Camilo ganha dez posições e sobe ao pódio em Brasília
stock10-tcamilo-350.jpg
Thiago Camilo fez uma corrida impecável hoje, e largando da 13ª posição conseguiu subir ao pódio em terceiro lugar, depois de 46 voltas sob forte calor e tensão.

“Na largada eu me preocupei em sobreviver e não ganhei posições, mas tinha um carro bom e sabia que poderia evoluir durante a corrida. O 13º lugar no grid não era uma posição real, justa, porque ontem , na segunda sessão de classificação, fui atrapalhado na minha volta rápida, quando tinha carro para ir para o Q3 (que reúne apenas seis pilotos) e disputar a pole position. Nossa equipe adotou uma boa estratégia de pit stop, parando logo no início da janela de parada, e voltei para a pista fazendo voltas rápidas e ganhando posições. Nas últimas voltas eu estava em terceiro e o Max Wilson, que tinha uma condição melhor de pneus, se aproximou. Sabia que não daria para resistir a ele. Quando fiquei em quarto, vi o Max partir para cima do Daniel Serra, que estava em segundo, e tentei me aproximar. Só consegui na última volta, quando o carro do Serrinha perdeu um pouco de rendimento, e fiz uma ultrapassagem difícil, mas que me deu esse pódio muito importante”.

Com o terceiro lugar de hoje, Camilo fez 16 pontos, chegou a 56 e reassumiu o 11º lugar no campeonato, melhor posição que pode alcançar por não estar na Super Final. “Devido às circunstâncias essa é a meta, porém o mais importante seria manter a estatística de vencer pelo menos uma corrida por ano na Vogel, que venho mantendo desde que entrei na Vogel, em 2004. Tenho uma corrida para tentar, em Curitiba, e vou com tudo. Hoje recebemos a notícia de que a corrida vai acontecer no traçado misto, que eu prefiro e onde venci em 2006”.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Classificação da Stock-Car 2010

Até agora já foram realizadas 11 corridas. O campeonato agora está na Super Final com 10 pilotos lutando pelo título!

Coloque esta página nos seus favoritos e venha sempre conferir a classificação atualizada da Stock-Car!
stockd.jpg

Classificação após Brasília:

Pos Piloto Estado Pontos
1 Max Wilson SP 267
2 Cacá Bueno RJ 261
3 Allam Khodair SP 252
4 Ricardo Maurício SP 251
5 Átila Abreu SP 234
6 Nonô Figueiredo SP 229
7 Daniel Serra SP 221
8 Felipe Maluhy SP 220
9 Popó Bueno RJ 219
10 Marcos Gomes SP 211
11 Thiago Camilo SP 56
12 Julio Campos PR 54
13 Valdeno Brito SP 47
14 Luciano Burti SP 41
= Duda Pamplona RJ 41
16 David Muffato PR 39
17 Lico Kaesemodel PR 36
18 Xandinho Negrão SP 33
19 Alceu Feldmann PR 32
= Giuliano Losacco SP 32
21 Antonio Pizzonia AM 31
22 Rodrigo Sperafico PR 24
= Ricardo Zonta PR 24
24 Claúdio Ricci RS 21
25 Diego Nunes SP 18
26 Alan Hellmeister SP 9
27 Antonio Jorge Neto SP 8
28 COnstantino Jr. MG 7
= Pedro Gomes SP 7
= Willian Starostik PR 7
31 Gustavo Sondermann SP 6
= Thiago Marques PR 6
33 Norberto Gresse SP 2
34 Christian Fittipaldi SP 1
= Juliano Moro RS 1



* O calendário de 2010 é composto por 12 corridas
* Somente os 10 primeiros disputam o título nas 4 últimas corridas
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Stock-car - 21/11/2010

Max Wilson assume a liderança e decisão fica para a última etapa
Stock10-MWilson-350.jpg
O autódromo Internacional de Brasília foi o cenário da penúltima prova da Copa Caixa Stock Car. Ricardo Maurício, que liderava o campeonato, também largou na pole-position como o único com possibilidade de conquistar o título antecipadamente, mas na trigésima volta, foi surpreendido pelo estouro do pneu esquerdo traseiro. "É o tipo de coisa que não dá para prever e nem evitar. Fizemos um pit stop excelente, colocamos quatro pneus novos e logo em seguida senti o tranco do pneu furado", relembra ele.

Enquanto via o companheiro de equipe despedir-se da prova, Max Wilson, fez uma corrida de recuperação impressionante. Depois de largar na sétima posição, logo após o pit stop, ele já ocupava o quarto lugar. O pódio foi conquistado faltando apenas quatro voltas para o final da prova. "Eu vinha rápido e sabia que o Thiago Camilo não ia conseguir me segurar por muito tempo. Acho que fizemos uma boa estratégia no push-to-pass e também consegui ultrapassar o Daniel Serra. Se eu tivesse mais algumas voltas, acho que daria para brigar pela vitória", lembra ele.

Com o terceiro lugar, Max Wilson sobe uma posição e assume o topo da tabela de classificação, mantendo a equipe Eurofarma-RC na liderança.

Entretanto, a equipe Eurofarma-RC pode comemorar outro título, que veio antecipadamente, o de campeão por equipe. "Esse título mostra que fomos regulares, estivemos em 9 pódios das 11 etapas realizadas. Estamos felizes, mas nosso foco agora está na final", diz o chefe de equipe Rosinei Campos.

A grande final será na casa da Eurofarma-RC, em Curitiba. Uma das novidades anunciadas é a de que a prova será realizada no circuito misto e não mais no oval como estava previsto. "Fico feliz com a notícia, porque embora nosso carro tenha tido um bom desempenho, o circuito oval não é melhor para nosso carro", diz Max Wilson.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Stock Car, Em Brasília, Maluhy marca pontos e Duda recupera posições

Stock10-FMaluhy-350.jpg
Felipe Maluhy terminou a décima-primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, disputada hoje, nesta cidade, em décimo-quarto lugar, duas posições à frente de Duda Pamplona, seu companheiro na equipe Officer ProGP.

A corrida foi marcada por várias intervenções do safety-car e bandeiras amarelas, sinalização que não foi respeitada por todos os pilotos. Em uma dessas situações Maluhy foi ultrapassado por Lico Kaesemodel e Antônio Pizzonia. O resultado da prova alterou substancialmente a tabela de pontos do certame que será decidido na última etapa da temporada - dia 5, em Curitiba (PR) -, com o segundo lugar de hoje o paulista Max Wilson passa a liderar o torneio, seguido por Cacá Bueno, vencedor de hoje. Ricardo Maurício, antigo líder, abandonou a prova.

Alinhando em décimo-sexto Felipe Maluhy preparou-se para largar pelo lado externo da pista, mas ficou preso por Popó Bueno e Ricardo Zonta. Na primeira passagem pelos boxes o paranaense William Starostik saiu da pista na curva da vitória, o que motivou a exibição de bandeiras amarelas e a entrada do Safety-Car, situação em que os pilotos ficam impedidos de fazer ultrapassagens. O mapa de volta a volta da corrida mostra que ao completar essa volta paranaense Kaesemodel e o amazonense Pizzonia estavam atrás de Maluhy e, na volta seguinte, à frente do piloto paulista. Após a janela de parada para reabastecimento recuperou a posição perdida para Lico, porém, a história não tinha terminado:

"Quando o safety-car e as bandeiras amarelas foram novamente acionadas por causa da saída de pista do Ricardo Maurício, novamente o Kaesemodel me ultrapassou nessas condições. Aparte desses inconvenientes, posso dizer que nas voltas finais me diverti bastante na boa disputa mantida com o Valdeno Brito e o Marcos Gomes."

Duda Pamplona também se mostrava satisfeito pela sua atuação, tendo recuperado sete posições durante a prova, trabalho que foi prejudicado por um incidente curioso, como explica o piloto:

"Com tantos despistes e a poeira levantada nas saídas de curva algum detrito ficou encaixado no encaixe da pistola de ar que aciona o macaco hidropneumático. Só na terceira tentativa é que o mecânico conseguiu acionar o sistema. Nós sabemos que o famoso "se" não existe no automobilismo, mas não custa lembrar que até a minha parada nos boxes eu estava andando junto com o Xandinho Negrão, que terminou em sétimo…"

O diretor esportivo da equipe Officer ProGP considerou a atuação de Maluhy e Pamplona a altura dos princípios que marcam a equipe baseada em Petrópolis:

"Largando nas posições que largaram, o Felipe e o Duda mostraram o mesmo foco e a mesma dedicação de sempre. Ainda que o resultado final não mostre o saldo de pontos que esperávamos conseguir aqui em Brasília, o empenho dos dois deixou claro que, não importa a situação, o empenho de ambos foi o mesmo de sempre."
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F-Abarth: Nicolas Costa vence prova de domingo e fatura o Abarth Day

FAbarth10-NicolasCosta-350.jpg
O piloto carioca Nicolas Costa, de 18 anos de idade, volta da Itália nesta semana com o troféu de sua primeira conquista no automobilismo europeu. O brasileiro viajou até o velho continente para realizar testes com o carro da Fórmula Abarth - competição que se tornou a principal categoria de base no automobilismo do continente em 2010 - e foi convidado pela equipe Euronova, para disputar o torneio de inverno Abarth Day, na pista de Varano, na Itália.

Depois de um quarto lugar na primeira prova do final de semana, disputada no sábado, Nicolas garantiu o segundo posto no grid da corrida deste domingo. Em um dia marcado pela chuva na região de Parma - no norte do país - o carioca venceu a corrida final e garantiu o título do Abarth Day.

"Hoje a chuva apertou e a tomada de tempos já foi bastante complicada", contou Nicolas. "A visibilidade era muito ruim, e a pista mudava muito de uma volta para outra, com várias poças", completou. Mesmo assim, o carioca garantiu a segunda posição no grid ao lado do italiano Simone Iaquinta. "As mudanças que fizemos no carro do sábado para o domingo funcionaram muito bem. Na corrida o carro teve um rendimento excelente do começo ao fim", avaliou o brasileiro, que cruzou a linha de chegada à frente dos italianos Antonio Giovinazzi e Simone Iaquinta neste domingo.

"Tivemos um final de semana fantástico. Desde o primeiro treino houve um entrosamento muito bom com a equipe e os engenheiros. Estou feliz por essa conquista, principalmente por ser com uma equipe estreante como eu", destacou Nicolas Costa, que competiu pela equipe comandada pelo ex-piloto de Fórmula 1, Vicenzo Sospiri.

De volta ao Brasil, Nicolas Costa passa a se concentrar na disputa pelo título da Fórmula Future Fiat. Ele é o líder da temporada com duas vitórias e três pole-positions conquistadas nas cinco rodadas disputadas até aqui. A decisão do campeonato será no dia 12 de dezembro em Santa Cruz do Sul (RS), e vale uma temporada completa na Fórmula Abarth para o seu campeão.

"Estou na disputa pelo título da Fórmula Future e, caso eu seja campeão, vou ganhar a temporada. Mas, independente disso, seguimos com nosso plano de carreira e a oportunidade que tivemos neste fim de semana foi o maior reconhecimento ao meu trabalho que já tive até o momento", comentou Costa.

Confira quem foram os três primeiros colocados na primeira edição do Abarth Day:

1- Nicolas Costa
2- Antonio Giovinazzi
3- Sergey Sirotkin
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Copa montana - 21/11/2010

Galid Osman vence em Brasília; Pachenki lidera campeonato
CopaMontana10-DPachenki-350.jpg
Três pilotos seguem com chance de conquista do título na Copa Chevrolet Montana. A oitava e penúltima etapa, neste domingo (21), revelou o oitavo piloto a comemorar uma vitória em 2010. Galid Osman largou da pole-position e liderou as 30 voltas da corrida do início da tarde no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. O paranaense Diogo Pachenki terminou em segundo e reassumiu a liderança da classificação do campeonato.

Pachenki, paranaense que disputa a Copa Montana com o carro número 6 da Nascar Motorsport, chega aos 107 pontos. Tem 10 a mais que Eduardo Leite, novo vice-líder com seu quarto lugar na etapa brasiliense. Rafael Daniel, líder até então, abandonou a corrida por conta de um acidente e caiu para terceiro, com 93. Os três vão decidir o título de 2010 na nona e última etapa, dia 5 de dezembro no Autódromo Internacional de Curitiba.

O pódio da corrida foi definido já na largada. Osman manteve-se à frente e Pachenki, largando em terceiro, tomou a segunda posição de Thiago Riberi, que manteve-se em terceiro até o fim da corrida. O líder Daniel, décimo no grid, saltou à sexta posição na primeira volta, quando a corrida teve a primeira de suas três intervenções do safety car – neste caso, por conta de um acidente envolvendo os pilotos Denis Navarro e Serafim Júnior.

Na relargada, Leite, candidato ao título, teve bloqueadas as tentativas de ultrapassagem sobre o companheiro de equipe Wellington Justino. Foi superado por Daniel e por Douglas Soares. O safety car voltou à pista na nona volta, após o acidente com Eduardo Furlanetto. A relargada, na 12ª, foi marcada pelo acidente entre Justino e Daniel – episódio que tirou o paulista, atual campeão da classe de acesso à Stock Car, da liderança do campeonato.

A partir da última relargada, na 15ª volta, a corrida teve poucas disputas diretas por posição no pelotão da frente. Osman, oitavo vencedor do ano, dividiu o pódio com Pachenki e Riberi e manifestou as dificuldades que teve nas 10 últimas voltas com o desgaste acentuado de seus pneus – o problema é característico do abrasivo anel externo do circuito brasiliense, que tem a as médias de velocidade mais altas do calendário da categoria.

De novo na liderança do campeonato, Pachenki afirmou que a etapa em Brasília consistiu num “fim de semana perfeito”. “Eu queria terminar a corrida entre os três primeiros e sair daqui na liderança do campeonato, e foi o que aconteceu. Está ótimo. Desde o primeiro treino estive entre os primeiros, o meu pior resultado num treino aqui foi o terceiro lugar”, lembra o piloto, apoiado por Colchões Ecoflex, Lamiwood, Mion, Diference e Boutique do Sono.

O paranaense lamentou o incidente entre Justino e Daniel. “É claro que a gente sempre quer estar na frente, ganhar, ser campeão, mas sinceramente eu não gosto quando isso me acontece mas outros pilotos ficam fora. Preferia que os dois tivessem terminado a corrida, os dois estavam com chance de campeonato”, lembrou Pachenki, que na etapa em Curitiba dependerá de um segundo lugar para ser campeão por seus próprios resultados.

Depois de 30 voltas, o resultado da corrida deste domingo em Brasília foi o seguinte:

1º) Galid Osman (SP/Carlos Alves Competições), 40min17s004
2º) Diogo Pachenki (PR/Nascar Motorsport), a 0s793
3º) Thiago Riberi (SP/W2 Racing), a 1s792
4º) Eduardo Leite (SP/Hot Car Racing), a 2s012
5º) Lucas Finger (SP/AMG Motorsport), a 9s247
6º) Douglas Soares (SP/Gramacho Racing), a 9s746
7º) Pedro Boesel (PR/Petrópolis Motorsport), a 10s072
8º) Gustavo Sondermann (SP/J. Star Racing), a 10s779
9º) Marco Cozzi (SP/Racequip Motorsport), a 11s606
10º) João Paulo Mauro (SP/Nascar Motorsport), a 14s125
11º) Sérgio Jimenez (SP/Scuderia 111), a 14s483
12º) João Pretto (MT/Mottin Racing), a 17s056
13º) Leandro Romera (SP/RS Racing), a 19s567
14º) Rodrigo Navarro (SP/M4T Motorsport), a 27s553
15º) Serafim Júnior (RJ/W2 Racing), a 27s563
16º) Tiago Geronimi (Bazzo Racing), a 28s436
17º) Hybernon Cysne (CE/Motortech Competições), a 37s105
18º) Cadu Pasetti (SP/Gramacho Racing), a 38s427
19º) Fúlvio Marote (SP/CKR Racing), a 39s722
20º) Sérgio Ramalho (PE/Bazzo Racing), a 1 volta
21º) Marcelo Tomasoni (SP/Carlos Alves Competições), a 6 voltas
22º) Thiago Penido (SP/M4T Motorsport), a 9 voltas
NÃO COMPLETARAM
Wellington Justino (GO/Hot Car Racing), a 18 voltas
Rafael Daniel (SP/Scuderia 111), a 18 voltas
Eduardo Furlanetto (SP/Racequip Motorsport), a 22 voltas
Henrique Assunção (SP/CKR Racing), a 22 voltas
Marcelo Cesquim (SP/Mottin Racing), a 24 voltas
Denis Navarro (SP/RC3-Bassani), a 28 voltas
Melhor volta: Osman, 1min02s332, média de 168,587 km/h

A uma etapa do fim da temporada, a classificação da Copa Montana é a seguinte:

1º) Pachenki, 107 pontos; 2º) Leite, 97; 3º) Daniel, 93; 4º) Soares, 86; 5º) Justino, 76; 6º) Jimenez e Finger, 73; 8º) Osman, 71; 9º) Sondermann, 43; 10º) Riberi e Pretto, 36; 12º) Boesel, 35; 13º) Homem de Mello e Ramalho, 30; 15º) I. Silveira e Serafim, 29; 17º) Campos, 25; 18º) Pasetti, 23; 19º) D. Navarro, 22; 20º) Tomasoni, 20; 21º) R. Navarro e Cozzi, 18; 23º) Romera, 16; 24º) Mauro, 11; 25º) Cesquim e Martins, 6; 27º) Cysne e Faria, 5; 29º) Kray, J. Silveira e Penido, 4; 32º) Assunção, 3; 33º) Lapenna, 2.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Kahne é o pole na decisão da Nascar Sprint Cup.,

NASCAR10-Kahne-590.jpg

Amanhã tem decisão na Nascar. A Ford 400, 36ª e última etapa do campeonato, encerra a tmeporada da Sprint Cup Series no oval de Homestead, em Miami (Flórida). E surpresas grassaram na prova de classificação, realizada na sexta-feira. A começar pelo pole position.

A bordo do Toyota Camry #83 da escuderia Red Bull Racing, Kasey Kahne foi mais rápido entre os 45 inscritos que lutaram pelas 43 vagas do grid. O piloto virou a média de 176.904 mph (284,699 km/h) na sua volta rápida de qualificação. Ele tem a companhia de Carl Edwards, recente vencedor da etapa de Phoenix, na primeira fila.

Mais surpresas seguem com Jamie McMurray (DEI/Ganassi) na terceira posição e “Awesome” Bill Elliott, velho de guerras, com o Ford Fusion da Wood Brothers na quarta posição. É possível que esta seja a última corrida de um dos maiores ídolos do automobilismo estadunidense na Nascar.

Em ótima fase, AJ Allmendinger qualificou o carro da RPM Motorsports com a 5ª posição no grid. E logo depois, vem Jimmie Johnson, o atual tetracampeão e que luta por um inédito pentacampeonato consecutivo, qualificado muito à frente dos seus dois rivais na briga pelo título.

JJ teve, ao menos nos treinos, a sorte de ver Kevin Harvick, terceiro colocado da classificação, com o 28º tempo. E mais sorte ainda com a 39ª posição de Denny Hamlin. O líder do campeonato terá que contar com um carro muito bem acertado para todas as 400 milhas da prova, com muitas bandeiras amarelas e principalmente com o azar de Johnson, se quiser conquistar um título inédito na carreira. O mesmo vale para Kevin Harvick, evidentemente.

Para a próxima temporada, novidades: Brad Keselowski deve correr com o número #2 na Penske, enquanto Kurt Busch assume o #22, com patrocínio da Shell-Pennzoil. O australiano Marcos Ambrose, como previsto, assinou com a RPM de Richard Petty para a próxima temporada. Quem também muda de casa é Paul Menard, que assume um quarto carro da Richard Childress Racing, ao lado de Kevin Harvick, Jeff Burton e Clint Bowyer, os “recrutas” de 2010. A cervejaria Anheuser-Busch (leia-se Budweiser) muda-se para o #29 de Kevin Harvick. Por fim, Brian Vickers regressará após estar 100% recuperado de uma grave trombose. Scott Speed, aquele mesmo que andou na Fórmula 1, foi dispensado da Red Bull.
 
Topo