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Cantinho da Velocidade / WTCC

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WTCC considera inversões de grelha "variáveis"

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Os responsáveis do WTCC ponderam introduzir no Mundial de Turismo uma grelha invertida ao estilo do BTCC nas segundas corridas do programa.
WTCC considera inversões de grelha "variáveis" -

Actualmente, os primeiros oito classificados na primeira corrida são "invertidos", mas esse sistema encoraja os pilotos que estão perto dessas posições na primeira corrida, a manterem-nas, de modo a beneficiarem dessa situação na segunda contenda.

Já no BTCC, o número de carros que são invertidos na grelha da segunda corrida, varia entre seis a dez. A proposta irá ser apresentada e discutida, esta semana em Paris na reunião da Comissão de turismos da FIA.

Foi igualmente anunciado um conjunto de alterações aos regulamentos como por exemplo um novo limite à pressão do turbo, enquanto os carros homologados depois de Dezembro de 2006 serão aligeirados em 15kg. A medida beneficia os independentes, que correm com carros mais antigos, mas também os BMW oficiais, por terem sido homologados antes de 2007.AS
 

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Equipa portuguesa na GP2

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Tiago Monteiro anunciou Ocean Racing Technology
Tiago Monteiro anunciou há pouco a constituição da Ocean Racing Technology, uma equipa portuguesa que irá participar nos campeonatos GP2 Asia e GP2 Series.
Tiago Monteiro anunciou Ocean Racing Technology -

Para já, não foram revelados nomes de pilotos passíveis de integrar a equipa, mas Monteiro revelou que irá "testar" cinco ou seis pilotos na GP2 Asia, competição que contará com a nova equipa portuguesa já na próxima ronda do campeonato, no fim-de-semana de 5 e 6 de Dezembro no Dubai. Finda a GP2 Asia serão então escolhidos os pilotos que competirão posteriormente na GP2 Series, existindo a possibilidade de haver portugueses entre os eleitos, se bem que essa não é uma situação "obrigatória", antes sim uma mera hipótese.

A localização da equipa ainda não se encontra definida, sendo Portimão uma das hipóteses aventadas.AS
 

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Tiago Monteiro: "Projectar o potencial do desporto automóvel português além fronteira

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Como era esperado, Tiago Monteiro levou a bom porto as negociações para a aquisição da equipa BCN Competition da GP2 Series. O negócio ficou fechado esta semana e a nova equipa torna-se a primeira com capital 100% português a correr num campeonato internacional.

Para Tiago este é um novo desafio no desporto automóvel, já que é a primeira vez que está envolvido numa competição enquanto gestor da equipa e não enquanto piloto:

"É um passo que há muito queríamos dar, mas não pensávamos que viesse a acontecer tão cedo, mas a oportunidade surgiu e após encontrarmos a forma de financiar a operação, avançamos com as negociações A gestão de uma equipa é fascinante porque é preciso ter noções profundas do que acontece em pista mas também com uma orientação para o negócio. E a GP2 é o palco ideal já que está muito perto da Fórmula 1 e é uma competição com um reconhecimento cada vez maior. Acreditamos que este projecto será importante para projectar o potencial do desporto automóvel português além fronteiras", afirmou Tiago Monteiro.

Tiago Monteiro quer título no WTCC

Entretanto a preparação para o WTCC 2009 inicia-se já no mês que vem com os primeiros testes em Espanha e possivelmente em Portugal. Com mais um ano de contrato com a Seat, o piloto não exclui, no entanto, a possibilidade de realizar uma ou outra prova das Le Mans Series "caso o calendário o permita". Para 2009, um o objectivo é o título no WTCC.

AS
 

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Bernd Schneider: o senhor DTM

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O DTM é, talvez, o mais conceituado campeonato nacional de turismo do mundo. Vários pilotos de renome animaram as pistas da Alemanha (e arredores) durante as suas mais de duas décadas de existência, mas nenhum se destacou como Bernd Schneider.
Bernd Schneider: o senhor DTM -

Cinco vezes campeão, o alemão é o recordista de participações e de vitórias no DTM, com 223 corridas e 42 triunfos, coleccionando ainda 1747,5 pontos (segundo, atrás de Klaus Ludwig), 24 pole-positions e 60 voltas mais rápidas.

Nascido em St. Ingbert, perto de Saarbrucken, em 20 de Julho de 1964, começou nos karts e nas fórmulas promocionais, chegando até à Fórmula 1. A sua primeira participação no DTM foi em Zolder, em 1986, quando ainda estava na F3, e até 1989 participaria apenas ocasionalmente no campeonato, sempre ao volante de um Ford Sierra.

Sem perspectivas de permanecer na F1, Schneider foi recrutado pela Zakspeed para fazer a segunda metade da época de 1991, com um AMG-Mercedes 190E. As suas classificações nos pontos (incluindo uma subida ao pódio) abriram-lhe as portas para integrar a equipa oficial, em 1992, podendo finalmente mostrar o seu talento ao volante. No primeiro ano com a equipa, é terceiro no campeonato, posição que repete em 1993. Em 1995, atinge finalmente a consagração, tanto no DTM, como na sua nova iteração, o ITC (Campeonato Internacional de Turismo), que Schneider ganha também.
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No entanto, os custos subiram dramaticamente em 1996 e Schneider, derrotado no confronto directo com o campeão Manuel Reuter, teve que esperar até 2000 para renovar
Bernd Schneider: o senhor DTM -
o título. Durante o interregno do DTM, permaneceu ligado à Mercedes, pelo que não foi surpresa ter sido chamado para pilotar o novo CLK V8 quando o campeonato foi ressuscitado em 2000. Reunindo-se em pista com alguns dos seus velhos adversários, derrota-os com uma grande vantagem por dois anos consecutivos.

Vice-campeão em 2002, vingou-se em 2003. Um período conturbado na sua vida pessoal afectou as suas prestações nos anos seguintes, mas Schneider conquistou mais um título, o quinto e últim o em 2006. Já com mais de 40 anos, continuou a ganhar corridas até 2008, quando optou por retirar-se da competição que o tornou famoso.

Passagem pela Fórmula 1

Tal como muitos jovens, Bernd Schneider começou a sua carreira nos monolugares, tendo inclusive conquistado o título alemão de Fórmula 3, em 1987, ao volante de um Dallara-VW da equipa Schubel.

Em 1988, Schneider estreou-se na F1, ao volante de um Zakspeed. No entanto, apesar de ter ficado na equipa alemã por duas épocas completas, apenas se qualificou em oito corridas (a primeira das quais no México em 1988) e nunca pontuou.

Em 1990, Schneider ainda esboçou um regresso à F1, como substituto ocasional na equipa Arrows, mas apenas se qualificou mais uma vez.AS
 

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Armando Parente avalia possibilidades para 2009

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Depois do título na ADAC Fórmula Masters, Armando Parente avalia as suas opções para avançar com a sua carreira como piloto profissional. Como é habitual naqueles cujo objectivo final é a Fórmula 1, Parente pretende correr numa competição de monolugares em 2009, de preferência competitiva e com reconhecimento a nível internacional.
Armando Parente avalia possibilidades para 2009 -

Único português a conquistar um título internacional no automobilismo à geral, Armando Parente fechou com chave de ouro a sua primeira época completa em corridas de automóveis, com a vitória na Fórmula ADAC Masters, competição de monolugares realizada essencialmente na Alemanha, e que exibe na galeria de vencedores nomes como Timo Glock, Nico Rosberg e Sebastian Vettel, que já atingiram o objectivo de chegar à Fórmula 1, bem como Nico Hülkenberg e Christian Vietoris, que passaram pela equipa alemã do A1 Grand Prix.

Agora, o piloto de Lisboa está já a pensar no próximo passo, para uma categoria mais competitiva e num carro mais potente. Hoje em dia, são muitos os campeonatos à disposição, pelo que Parente apresenta a sua avaliação de vários categorias existentes, desde as famosas Fórmula 3 à World Series by Renault, passando também pelas menos óbvias como a Fórmula Master ou a nova Fórmula 2 FIA.

FÓRMULA RENAULT
"O que me agrada mais na Fórmula Renault como escola de aprendizagem é que os carros são muito difíceis de conduzir, ao contrário do meu carro na ADAC ou do F3, que têm que se guiar na ponta dos dedos. Nos Renault, um piloto está sempre a lutar contra o carro, o que nos dá outro tipo de experiência. Hoje em dia, muitos pilotos que estão na F1 passaram pela F. Renault, e a Eurocup é uma das duas grandes escolas de pilotagem. Mesmo sem ter uma motorização muito grande, tem mais motor do que se pode considerar ideal para aquele chassis. Quanto mais uma pessoa luta com o carro, acaba por adaptar-se um pouco melhor quando evolui para carros mais potentes.

Apesar de ser um campeonato competitivo mas mais acessível para se poder andar na frente, ganhar a Fórmula Renault NEC não tem tanto impacto como ganhar o Europeu. E para estar em condições de o fazer é preciso fazer também o NEC, para se acumularem quilómetros com o carro. Os que têm ganho a Eurocup nos últimos anos, ou seja, o Filipe Albuquerque, o Brendon Hartley e o Valtteri Bottas, têm participado em dois campeonatos ao mesmo tempo, o que dispara o orçamento para valores exorbitantes."

FÓRMULA 3
"Para mim, a opção mais realista é fazer a Taça Alemã de F3. Já conheço esta categoria, pois corria nos mesmos fins-de-semana que a ADAC Fórmula Masters. A minha equipa, a URD, está a ponderar dar o salto para a F3 alemã, e se estiverem dispostos a ajudar-me, acredito que seria possível reunirmos um orçamento que nos permita fazer este campeonato. Antes, quando me falavam da F3 alemã, eu torcia o nariz, mas agora sei que é extremamente competitivo, mesmo que não esteja ao mesmo nível que a Euroseries. Também já tem as mesmas marcas a fornecer motores, Mercedes e Volkswagen. Mesmo assim é preciso um apoio forte, pois mesmo aqui é preciso um orçamento três ou quatro vezes superior à ADAC.
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Infelizmente, na Euroseries estamos a falar de valores acima de meio milhão de euros para poder ganhar. O grande problema deste campeonato é que tenho que estar numa das duas ou três equipas de topo, com um motor de preparação oficial, para poder ser competitivo, caso contrário é praticamente impossível ganhar. Eles sabem que são as melhores equipas, e pedem valores exorbitantes. Como não gosto de fazer número, para não poder lutar pelo título prefiro não correr.
O Campeonato Britânico continua a ser uma categoria competitiva, mas já há algum tempo que deixou de estar ao nível actual da Euroseries, situando-se um furo abaixo. Sobre o Campeonato Espanhol e o Campeonato Italiano de F3, não acho que valha a pena levar muito a sério. São bons apenas para ganhar rodagem, não têm impacto significativo nem se ganha nome se fosse campeão."

FÓRMULA MASTER
"A Fórmula Master tem motores mais potentes que a Fórmula 3, e fala-se que poderá passar a ser a GP3, abaixo da GP2 e acompanhando a Fórmula 1, pelo que acaba por ganhar algum interesse. Vi uma corrida o ano passado em Valência, quando fiz uma corrida de Fórmula BMW, e achei um campeonato muito bom, as corridas foram competitivas e os carros não aparentaram ter problemas. Sinceramente, não tenho grandes noções dos valores necessários para participar ou do retorno dado, mesmo acompanhando o WTCC, mas do pouco que vi, gostei."


FÓRMULA 2
"Engraçado, porque no outro dia, o meu pai falou-me disso, mas para ser sincero já há algum tempo que não tenho ouvido falar muito sobre o assunto. Sei que vai ser um novo campeonato, com custos controlados, e que as equipas não vão ter permissão para mexer nos carros, mas mesmo assim vou esperar para ver. Mesmo na F. Renault, onde os chassis e os motores são iguais, são sempre as mesmas equipas que estão à frente. Se houver possibilidade de os carros se manterem realmente iguais na F2, o que acho muito difícil, pode ser um campeonato bom para um piloto se destacar pelo seu valor e não por estar simplesmente na melhor equipa."

WORLD SERIES BY RENAULT
"Acho que seria um salto demasiado grande ir directamente para a World Series by Renault. Vê-se que os pilotos bons que chegam à World Series conseguem andar depressa imediatamente, mas não é fácil porque os carros têm mais aerodinâmica, são muito mais potentes e também mais difíceis de conduzir. Se surgisse a oportunidade, gostaria de aproveitar e tenho a certeza que conseguiria andar depressa, mas se calhar no início ia ter que me habituar, só conseguiria ser rápido para o final do ano."

OUTRAS COMPETIÇÕES
"Campeonatos como a Euro 3000, ou a Fórmula Palmer Audi, parecem ser giros para quem tiver dinheiro e quiser divertir-se com um monolugar, mas para mim não têm grande interesse. A Euro 3000 tem carros antigos e nenhum deles tem grande visibilidade, não fazem sentido para quem quiser seguir carreira como piloto."

Conclusão
"Numa primeira análise, a F3 alemã parece ser o passo mais correcto a dar. Já existem os contactos com a equipa, o orçamento parece ser-me dos mais acessíveis, os carros são competitivos e posso adaptar-me depressa ao carro, como fiz na ADAC. Se conseguisse um bom resultado, e houvesse interesse em alguma marca em apoiar-me oficialmente, então poderia passar para a Euroseries.

A este nível a pressão é muita, e já não há aquela história de um ano para aprender e outro para ganhar, só pode fazer isso quem tem dinheiro. Quem não estiver nesta situação precisa de aproveitar as oportunidades para brilhar no primeiro ano. É difícil, mas se fosse para um campeonato desses teria que andar depressa desde o início."

Paulo Manuel Costa
 

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Audi confirmou R15 TDi

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A Audi já anunciou a sua nova arma para as 24 Horas de Le Mans de 2009
Wolfgang Ullrich, Director da Audi Motorsport confirmou ontem o que já muitos suspeitavam. A Audi já tem preparada uma nova arma com o objectivo se subir ao segundo lugar dos construtores mais vitoriosos em Le Mans, actualmente ocupado pela Ferrari (9 vitórias contra 8 da Audi, sendo a Porsche a mais vitoriosa com vitórias). Isto deixa antever que a Audi irá continuar na endurance no futuro próximo.
Audi confirmou R15 TDi -

Segundo Ullrich, o novo R15 irá apresentar um novo motor diesel TDi, mais leve, pequeno, e ainda com uma maior eficiência de consumo. O R15, é apresentado como um novo rumo, pois a as diferenças entre o R15 e o R10, serão bem mais substanciais do que as verificadas entre o R10 e o R8. Em termos de conceito, o R15 manter-se-á um protótipo aberto, pois esta solução é mais prática e confortável, do ponto de vista da Audi, no que toca ao tempo despendido durante as mudanças de pilotos.

O Audi R15 TDi fará o seu 'shakedown' ainda este ano, e a apresentação pública está aprazada para antes do início das 12 Horas de Sebring (ALMS) marcados para o dia 23 de Março de 2009, ficando assim claro que o R15 não estará presente nos testes conjuntos do LMS, previstos para o circuito de Paul Ricard a 8 e 9 de Março.

Sobre os programas de endurance, nada ficou para já revelado, e teremos de esperar pela conferência de imprensa marcada para hoje durante o Essen Motor Show. De forma clara, ficou apenas a confirmação de que a Audi de fará representar por três Audi R15 TDi em Le Mans.

Hugo Ribeiro
 

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Audi ausente das Le Mans Series em 2009

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A equipa campeã não vai defender o seu título! Na sequência do anúncio da substituição do Audi R10 TDI pelo novíssimo R15 TDI, o website alemão racing1.de, acrescenta ainda que a Audi não irá competir nas Le Mans Series em 2009, deixando novamente a Peugeot "sozinha", o que não deixa de ser um retrocesso e uma grande "facada" na competição que para o ano visitará o Autódromo internacional do Algarve. Esta situação pode mesmo colocar em causa o crescimento sustentado que a Le Mans Series tem vindo a sofrer nos últimos dois anos.

Para piorar a situação, a participação na ALMS também parece não estar assegurada. Certo é que o novo R15 fará a prova de estreia (Sebring) mas só deverá reaparecer de novo nas 24 Horas de Le Mans, pelo que, ainda de acordo com o site alemão, a Audi deverá manter o R10 em actividade dos Estados Unidos, possivelmente só em parte da temporada.

AS
 

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AUDI revela R8 LMS GT3 e reforça aposta na competição

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A AUDI deu no Essen Motor Show uma prova de grande vitalidade no que diz respeito ao seu envolvimento do automobilismo.
AUDI revela R8 LMS GT3 e reforça aposta na competição -

Para além das novidades já avançadas ontem pelo Autosport, com o novo AUDI R15 TDI para Le Mans, a marca mostrou também o R8 LMS para a categoria GT3, bem como o anúncio de desenvolvimento do seu carro de DTM.

O AUDI R8 LMS GT3, cujo desenvolvimento foi conduzido pelos pilotos Christian Abt, Frank Biel e Frank Stippler, será colocado à disposição das equipas privadas que por 260 mil euros podem adquirir a viatura pronta a competir em diversos campeonatos e preparada para participar em provas de endurance como as 24 Horas de Nurburgring.

A nível mecânico, o R8 LMS será impulsionado por um V10 capaz de debitar 500 cv às rodas traseiras, através de uma caixa sequencial de seis velocidades, ao passo que a nível estético, o R8 apresenta uma nova frente, entradas de ar de maiores dimensões, um aileron traseiro de grandes dimensões, entre outras alterações necessárias para homologar o carro para a categoria.

Três pilares da competição

O programa para 2009 assenta em três pilares de participação, como lhe chamou a marca em press-release. Assim, para além do R8 LMS, a marca anunciou o R15 TDI, modelo com que pretende conquistar mais um triunfo à geral nas 24 Horas de Le Mans e que deverá ser substancialmente diferente do seu antecessor, o R10 TDI LMP1.

"Tornou-se evidente que era necessário desenvolver um novo carro se queríamos continuar vitoriosos em Le Mans. O AUDI R15 TDI é o resultado", afirmou Wolfgang Ullrich, director do programa desportivo da AUDI, acrescentando que o passo dado "entre o R10 e o R15 é significantemente maior do que foi aquele entre o R8 e o R10".

Os primeiros testes do novo carro estão marcados para o final deste ano, embora só vá ser apresentado publicamente nos dias que antecedem a sua estreia nas 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, prova marcada para 21 de Março de 2009.

O terceiro pilar prende-se com a continuação da aposta no DTM, com a ambição da marca a passar pela conquista de mais um título e, sobretudo, para se tornar a primeira marca na nova era daquele campeonato a vencê-lo por três vezes consecutivas.AS
 

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Ocean Racing Technology contrata Yelmer Buurman

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A Ocean Racing Technology, formação recentemente adquirida por Tiago Monteiro, acaba de garantir a contratação do holandês Yelmer Buurman como primeiro piloto da história da equipa.
Ocean Racing Technology contrata Yelmer Buurman -

Com apenas 21 anos, o piloto holandês já deu provas de grande rapidez em várias categorias, tendo brilhado mais recentemente nas provas da Superleague Formula, competiçaõ na qual se sagrou vice-campeão, ao volante do monoluagar do PSV Eindhoven. Anteriormente, já havia alinhado pela equipa Arden na GP2 Asia Series e Main Series.

A rapidez de Buurman não terá passado despercebida a Tiago Monteiro, que há muito que segue a carreira do holandês. "Acho que é um óptimo piloto para arrancarmos com este projecto. É rápido e já tem uma boa experiência acumulada nos monolugares. Além disso é muito motivado e trabalhador. Encaixa perfeitamente no espírito da Ocean Racing Technology", garante o português.

José Guedes também se congratula pela contratação do holandês, destacando a consistência do seu novo piloto: "Teve uma prestação admirável este ano na Superleague Fórmula e soube aproveitar bem um carro novo que precisou de muito trabalho. Também teve uma boa adaptação quando chegou à GP2 e já tinha dado bons indicadores quando passou pela World Series. Tem o perfil que procuramos na Ocean Racing Technology e estou certo de que vai adaptar-se bem a esta nova estrutura," afirmou Guedes.

Já o piloto promete dar o máximo para merecer o lugar, aproveitando para agradecer a Tiago Monteiro. "Quero agradecer ao Tiago por esta oportunidade para regressar à GP2 depois da minha temporada bem sucedida com o PSV na Superleague Fórmula. As minhas primeiras corridas na GP2 Asia Series o ano passado correram bastante bem. No Dubai cheguei ao pódio e gostava de repetir a dose este ano com a Ocean Racing Technology", começou por frisar Buurman.

"Como piloto é emocionante representar esta nova equipa. Vou dar o máximo para impressionar o Tiago e o José Guedes, e quero garantir um lugar na equipa em 2009. A GP2 é um terreno em que quero provar a minha competitividade, em especial depois de ter perdido o lugar na Arden na última temporada. O Tiago expôs-me as suas ideias e os planos para a equipa. Acho que a Ocean Racing Technology rapidamente estará a disputar os primeiros lugares," assegura o jovem holandês.

Yelmer Buurman junta-se à equipa no Dubai já este Domingo para conhecer todos os elementos da Ocean Racing Technology e também para fazer o molde para o banco do monolugar. Dentro de uma semana a equipa de Tiago Monteiro e José Guedes estreia-se na GP2 Asia series.

AS
 

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Félix da Costa azarado, Calado vence Winter Series

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Terminou ontem no Estoril a época de velocidade com a realização do Troféu Nacional de Fórmula Júnior FR2.0 e o Portugal Winter Series, campeonato de Inverno que teve apenas duas provas, em Jerez e agora no Estoril.
Félix da Costa azarado, Calado vence Winter Series -

A curiosidade estava centrada em António Félix da Costa, mas o azar bateu-lhe novamente à porta, já que depois de ter sido sempre o mais rápido, nos treinos livres, não foi além de terceiro na qualificação. Na primeira corrida, arrancou bem, mas envolveu-se num incidente com o seu colega de equipa Magnussen e caiu para último. Recuperou até sexto, mas novo toque voltou a impedi-lo de alcançar um bom resultado. Na segunda corrida, lutou lutar taco a taco com o líder, mas uma avaria obrigou à desistência.

No Troféu Nacional de Fórmula Júnior FR2.0, e com a ausência do vencedor, Gonçalo Araújo, o duelo entre Luís Santos e Pol Rosell Costa, na discussão pelo segundo lugar terminou favorável ao português, graças a mais uma vitória e um segundo lugar. Marcelo Conchado foi o outro vencedor, entre os "portugueses". Nas Winter Series, James Calado esteve irrepreensível: duas corridas, duas "poles", duas vitórias, duas melhores voltas e assim assinou o seu nome como primeiro campeão do Portugal Winter Series.

Classificação

Corrida 1: 1º Fortec Motorsport/James Calado, 13 v. em 25m36,067s, à média de 127,4 km/h (1º WS); 2º CRScuderia/Lewis Williamson, a 3,294s; 3º CRScuderia/Matias Lain, a 15,119s; 4º Fortec Motorsport/Oli Webb, a 15,165s; 5º MotoPark Academy/Adrian Quaife-Hobbs, a 22,336s; 6º CRScuderia/Harry Tincknell, a 29,156s; 7º MotoPark Academy/Marco Sorensen, a 30,156s; 8º MotoPark Academy/António Félix da Costa, a 47,652s; 9º MotoPark Academy/Kuba Giermaziak, a 49,348s; 10º Fortec Motorsport/Dino Zamparelli, a 51,728s; 11º Galuppo/Marcelo Conchado, a 1m03,307s (1º FJ); 12º CO2 MotorSport/Sérgio Campana, a 1m15,707s; 13º CRScuderia/Marlon Stockinger, a 1m20,800s; 14º CO2 MotorSport/Giovanni Venturini, a 1m37,469s; 15º MotoPark Academy/Luís Sá Silva, a 1m39,685s; 16º Epsilon Sport/André Negrão, a 1m43,224s; 17º Fortec Motorsport/Luís Santos, a 1m47,093s; 18º Rodrive Competições/Alan Sicart, a 1 v.; 19º Rodrive Competições/Joffrey Didier, a 1 v.; 20º Rodrive Competições/Azor Dueñas, a 1 v.; 21º Rodrive Competições/Pol Rosell Costa, a 2 v.; 22º Fortec Motorsport/Fiório de Sousa, a 2 v.
Pole position: J. Calado, 1m56,909s (média de 128,8 km/h)
Melhor volta: J. Calado, em 1m56,403s (média de 129,3 km/h)

Corrida 2: 1º J. Calado, 14 v. em 26m45,724s, à média de 131,3 km/h (1º WS); 2º Motopark Academy/Kevin Magnussen, a 4,965s; 3º A. Quaife-Hobbs, a 5,316s; 4º M. Sorensen, a 9,534s; 5º L. Williamson, a 16,406s; 6º O. Webb, a 20,990s; 7º G. Venturini, a 25,041s; 8º H. Tincknell, a 26,476s; 9º K. Giermaziak, a 26,701s; 10º Fortec Motorsport/Will Stevens, a 43,852s; 11º D. Zamparelli, a 45,197s; 12º A. Negrão, a 45,894s; 13º M. Lain, a 48,882s; 14º L. Sá Silva, a 49,830s; 15º M. Stockinger, a 51,445s; 16º L. Santos, a 52,525s (1º FJ); 17º M. Conchado, a 1m31,225s; 18º A. Sicart, a 1m40,286s; 19º F. de Sousa, a 1m43,381s; 20º Araújo Competições/Fábio Mota, a 1m45,030s; 21º P. Rosell Costa, a 1m49,808s; 22º S. Campana, a 1 v.; 23º A. Dueñas, a 1 v.; 24º J. Didier, a 2 v.; 25º A. Félix da Costa, a 4 v.
Pole position: J. Calado, 1m57,599s (média de 127,1 km/h)
Melhor volta: J. Calado, em 1m52,696s (média de 133,6 km/h)
Campeonato: 1º G. Araújo, 149 pontos; 2º L. Santos, 121; 3º P. Rosell, 113; 4º B. Serra, 91; 5º A. Dueñas, 89
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Rui Rio volta a colocar capacete

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A segunda edição da Taça Challenge Desafio Único que se disputa no dia 6 de Dezembro, no Circuito Vasco Sameiro, em Braga, irá ter como um dos principais motivos de interesse, para além da habitual competitividade dos Fiat Uno 45S, o facto de estar inscrita uma equipa constituída por elementos ligados à política.

Rui Rio, Presidente da Câmara do Porto, Álvaro Castello-Branco (vice-presidente da CMP), Miguel Macedo e Nuno Melo (deputados) participarão na prova de resistência de 4 Horas trocando, desta vez, os dossiers políticos pelo controlo do volante do carro italiano cedido pelo piloto Paulo Magalhães e assistido pela FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).

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WTCC com revisão de lastro para 2009

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Os organizadores do WTCC vão rever o sistema de lastros na próxima época, com os pesos adicionais a serem colocado em modelos de carros, ao invés de pilotos, individualmente.

O sistema anterior impedia que os pilotos pudessem ser regulares, pois a obtenção de bons resultados significava acréscimo de peso para a prova seguinte. Em 2009, a compensação em peso irá equilibrar os andamentos dos diversos carros das marcas envolvidas.

O novo sistema será calculado através de uma média dos dois registos mais rápidos de cada carro na qualificação e corrida em três provas. As alterações de peso irão contemplar as três provas seguintes.

Se a média de um carro em três eventos, estiver dentro de um limite de três décimos de segundo para o carro mais rápido, não será modificado o peso, mas fora desse limite, serão deduzidos ao peso total 10 kg por cada décimo de segundo, até um limite de 60 kg. AS
 

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BMW reforça aposta no WTCC

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A BMW confirmou a sua presença no WTCC em 2009, pondo cobro a rumores que davam conta de um possível abandono da marca bávara do Mundial de carros de Turismo.
BMW reforça aposta no WTCC -

Mostrando-se determinado em recuperar os títulos de pilotos e de marcas, perdidos esta temporada para Yvan Muller e a SEAT, respectivamente, Mario Theissen referiu em Munique, na habitual festa da marca, que a aposta no WTCC é para manter, em especial após a reformulação das regras de lastro anunciadas recentemente.

"Os carros de turismo sempre foram muito importantes para a BMW. Estou satisfeito por se ter chegado a um acordo quanto às regras para 2009", começou por enaltecer op director da área desportiva da marca germânica.

"Estas novas regras equilibram melhor os diferentes conceitos de motores e deverá permitir ainda maior competição entre os construtores", acrescentou Theissen, reafirmando a determinação da BMW "em regressar ao topo do WTCC no final de 2009, em Macau".

Quanto aos pilotos e às equipas para a próxima época, Theissen explicou que "serão anunciados mais tarde", passando, de seguida, a um pequeno balanço do ano desportivo da marca.

"Estamos orgulhosos por termos alcançado os nossos objectivos no terceiro ano de Fórmula 1. Esperávamos alcançar a nossa primeira vitória este ano e fizemo-lo com uma dobradinha", explicou o responsável, mencionando ainda a primeira 'pole' da marca e as duas voltas mais rápidas obtidas ao longo da época.

"No WTCC obtivemos seis vitórias, mas perdemos os dois títulos para os nossos rivais, pela primeira vez, e a Formula BMW Europe teve uma boa época de estreia, fazendo parte das corridas de suporte da F1", enalteceu.

"Este evento [festa de final de época] dá-nos a oportunidade de agradecer aos nossos parceiros, pilotos e patrocinadores pelo seu compromisso durante 2008, ainda que, para alguns de nós, a época ainda não tenha acabado", explicou Theissen, referindo-se às Finais Mundiais da Formula BMW, a disputar no México, e aos derradeiros testes de F1 em Dezembro.

Em relação a 2009, e ainda sobre a F1, Mario Theissen referiu que "já se trabalha a todo o vapor na fábrica".

AS
 

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Teste de Sébastien Loeb ao Peugeot 908 HDi em Le Castellet

 

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ACO cancelou dia de teste em Le Mans

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A ACO, organizadora das 24 horas de Le Mans cancelou o tradicional dia de teste, marcado para 31 de Maio, no sentido de poupar dinheiro aos participantes nas míticas 24 horas.
ACO cancelou dia de teste em Le Mans -

Num comunicado emanado pela ACO podia ler-se: "No sentido de contribuirmos para o corte de custos, que já tiveram início com a publicação dos regulamentos para 2009, e as novas linhas gerais para 2011, o dia de teste marcado para 31 de Maio foi cancelado. Esta medida significará um substancial corte nos custos para as equipas que deverão estar presentes a 8 de Junho para as verificações técnicas."AS
 

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ALMS Audi revelou novo R15 TDI

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Wolfgang Ullrich: "Tínhamos de desenvolver um carro novo se queríamos continuar competitivos"
A Audi revelou que o sucessor do bem sucedido R10 TDI será o R15 TDI e que a sua estreia em competição acontecerá nas exigentes 12 Horas de Sebring, a 21 de Março do próximo ano. O novo protótipo difere substancialmente do seu antecessor e acumula diversas inovações técnicas com que a marca pretende manter a sua supremacia nas 24 Horas de Le Mans.
Wolfgang Ullrich: "Tínhamos de desenvolver um carro novo se queríamos continuar competitivos" -

Entre essas inovações, encontra-se um motor turbo-Diesel bastante mais pequeno do que aquele que existia no R10 TDI, enquanto em termos aerodinâmicos, os técnicos germânicos avançaram com vários pormenores semelhantes aos que podem ser vistos no actual A4 DTM.

Na verdade, em relação ao modelo que tem disputado as vitórias nas principais competições de Resistência para este tipo de carros, na Europa e na América do Norte, apenas o facto de ter um motor TDI e uma carroçaria aberta, tipo "roadster", o aproximam. Em tudo o mais é efectivamente outro carro: "Para nós, sempre foi claro que teríamos de desenvolver um carro novo, se queríamos continuar a ser competitivos." - referiu, na ocasião, Wolfgang Ullrich, director da Audi Motorsport, adiantando ainda que "o resultado disso é o Audi R15 TDI. O degrau que subimos agora é muito mais alto que aquele que separava o anterior R8 do R10."

Os primeiros testes privados terão lugar ainda durante o mês de Dezembro, embora o carro apenas seja apresentado ao público pouco antes da sua estreia, naquela pista da Florida. A Audi espera inscrever três carros nas 24 Horas de Le Mans, que como habitualmente decorrerão em Junho.AS
 

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BMW confirma WTCC em 2009

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Mário Theissen: "Estou satisfeito com o compromisso encontrado em relação às regras para 2009"
A BMW confirmou, na semana passada, que irá continuar activa no próximo ano, no WTCC. Um anúncio que coloca um ponto final nas especulações, que adiantavam que a equipa bávara estaria a equacionar uma paragem na sua bem sucedida participação no principal campeonato para carros de Turismo, por não concordar com as mais recentes evoluções técnicas contempladas no regulamento, nomeadamente a adopção de motores turbo-Diesel, algo que a BMW garante continuar a não estar disponível para aceitar:
Mário Theissen: "Estou satisfeito com o compromisso encontrado em relação às regras para 2009" -

"Os carros de Turismo são tradicionalmente importantes para a BMW" - afirmou Mário Theissen, director desportivo da BMW Motorsport. "Estou satisfeito com o compromisso encontrado em relação às regras para 2009. Estas regras vão colocar um maior equilíbrio entre os diversos conceitos técnicos e os construtores, pelo que estou convencido de que a BMW irá voltar ao topo do WTCC."

A BMW, recorde-se, venceu três títulos consecutivos de Pilotos, entre 2005 e 2007, sempre com Andy Priaulx e, este ano, teve que se contentar com o segundo lugar no campeonato, apesar de ter ganho seis corridas. O anúncio dos pilotos irá ser feito em breve.AS
 

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Fabrizio Crestani é o segundo piloto da Ocean Racing Technology

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Está encontrado o segundo piloto da Ocean Racing Technology! Fabrizio Crestani, italiano, vencedor da última corrida da Euro Series 3000, em Magione, Itália, vai estar aos comandos do segundo monolugar da ORT na estreia da nova equipa da GP2 Series, no Dubai.
Fabrizio Crestani é o segundo piloto da Ocean Racing Technology -

O piloto de 20 anos conquistou duas vitórias na Euro Series 3000, onde foi também presença regular no pódio. Em paralelo, Crestani participou na Formula Master e em três sessões de testes com equipas de GP2. Os resultados do italiano captaram a atenção de Tiago Monteiro:

"O Fabrizo é um jovem com potencial. Revelou uma adaptação rápida na Euro Series 3000 onde teve uma performance muito consistente. Agora terá um novo desafio, já que nunca esteve em corrida com um carro tão potente. Está muito motivado para este desafio e isso já é algo muito importante. A GP2 é cada vez mais uma janela com grande visibilidade e a que qualquer piloto ambiciona chegar", afirma Tiago.

Fabrizio Crestani junta-se a Yelmer Buurman no Dubai onde a Ocean Racing Technology prepara já a corrida de estreia. A equipa de Tiago Monteiro e José Guedes confirma que com a dupla de pilotos confirmada a equipa já funciona em pleno:

"Temos todos os elementos reunidos, já começámos a trabalhar e agora é preciso pôr os carros na pista para percebermos qual é que vai ser o ponto de partida para o trabalho que temos planeado. Contamos com dois pilotos jovens e muito trabalhadores, o que já é uma garantia. Agora há muito trabalho pela frente mas há muita motivação para os desafios que aí vêm," garante José Guedes.

O primeiro contacto com o traçado do Dubai acontecerá já na próxima quinta-feira de manhã. As duas corridas da segunda ronda da GP2 Asia Series estão agendadas para sexta e sábado.AS
 

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Jacques Villeneuve faz temporada completa de Speedcar

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O canadiano Jacques Villeneuve anunciou que irá efectuar a época completa da Speedcar, competição na qual já estão confirmados diversos outros pilotos de renome.

O campeão de Fórmula 1 em 1997 já efectuou algumas corridas na temporada passada, em corridas ganhas pelo britânico Johnny Herbert. Esta temporada, que se inicia no próximo fim-de-semana no Dubai, o candiano irá competir num carro preparado pela Durango.

Naquela série estão confirmados nomes como Jean Alesi, Uwe Alzen, Johnny Herbert, Heiz-Harald Frentzen, J.J. Lehto ou Klaus Ludwig.
 
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