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Bottas conquista quarta pole position do ano ao bater Hamilton por seis milésimos
Valtteri Bottas conquistou a sua quarta pole position da temporada e a primeira em Silverstone ao bater o outro Mercedes de Lewis Hamilton por apenas seis milésimos de segundo.
O finlandês estabeleceu um novo recorde do circuito ao rodar em 1:25.093 na sua primeira tentativa na qualificação para o Grande Prémio da Grã-Bretanha.
Depois de ter cometido um erro na sua primeira volta, Hamilton melhorou nos instantes finais mas não conseguiu roubar a pole ao seu colega de equipa.
Charles Leclerc estava longe dos pilotos da Mercedes após a primeira tentativa mas também melhorou significativamente no final e ascendeu ao terceiro posto, ficando a apenas 79 milésimos de Bottas.
Embora a Red Bull não tenha repetido o ritmo evidenciado na Áustria, Max Verstappen ficou a menos de dois décimos do tempo de Bottas e assegurou o quarto lugar, ao passo que Pierre Gasly mostrou algumas melhorias ao ser quinto.
Sebastian Vettel realizou uma sessão de qualificação abaixo das expectativas e não foi além do sexto posto, longe da marca atingida pelo seu colega de equipa.
Daniel Ricciardo confirmou a boa prestação do novo motor da Renault ao liderar o segundo pelotão para garantir o sétimo lugar na grelha e partilhar a quarta linha com o McLaren de Lando Norris, o único MCL34 no Q3.
Alexander Albon esteve em bom plano e bateu claramente o seu colega de equipa para ser nono com o Toro Rosso, enquanto Nico Hulkenberg fechou os dez primeiros com o outro Renault.
Os Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen não passaram do Q2, bem como o McLaren de Carlos Sainz, o Haas de Romain Grosjean e o Racing Point de Sergio Perez.
Eliminados no Q1 ficaram o Haas de Kevin Magnussen, o Toro Rosso de Daniil Kvyat, o Racing Point de Lance Stroll e os Williams de George Russell e Robert Kubica.
Classificação da sessão de qualificação em Silverstone
Hamilton conquista histórica sexta vitória em casa após superar Bottas com a ajuda do Safety Car
Lewis Hamilton conquistou uma histórica sexta vitória em solo britânico numa corrida marcada por diversas batalhas no limite e por uma dramática colisão entre Max Verstappen e Sebastian Vettel.
O líder do campeonato protagonizou uma fantástica luta com Valtteri Bottas nas voltas iniciais do Grande Prémio e, apesar de não ter conseguido ultrapassar o seu colega de equipa, levou a melhor sobre o finlandês ao tirar partido de um período de Safety Car para efetuar a sua paragem nas boxes.
Charles Leclerc cumpriu com o prometido e foi bastante mais agressivo na fantástica luta que travou com Verstappen e acabou por ascender ao terceiro lugar de forma dramática em Silverstone.
Numa altura em que Verstappen já estava à frente de Vettel na disputa pelo lugar mais baixo do pódio, o alemão da Ferrari não evitou uma colisão com o piloto da Red Bull que hipotecou as hipóteses de ambos.
Embora Vettel tenha caído para 17º antes de receber uma penalização de 10 segundos, Verstappen sobreviveu ao contacto e ainda garantiu o quinto posto, ainda que tenha ficado atrás do seu colega de equipa pela primeira vez no último ano.
Pierre Gasly esteve sempre envolvido na luta com os pilotos da Ferrari e acabou por herdar o quarto posto após a colisão que aconteceu à sua frente, um resultado que representa o seu melhor pela Red Bull.
Carlos Sainz foi outro dos pilotos que beneficiou de uma boa estratégia para recuperar posições e defendeu-se da pressão tardia de Daniel Ricciardo para assegurar mais um sexto posto depois de arrancar de 13º.
Kimi Raikkonen também esteve em bom plano e voltou a marcar pontos ao levar o Alfa Romeo ao oitavo lugar, enquanto Daniil Kvyat foi nono e Nico Hulkenberg ultrapassou o outro Toro Rosso de Alex Albon na última volta para fechar os lugares pontuáveis.
Red Bull faz história ao completar troca de pneus mais rápida de sempre na Fórmula 1
A Red Bull fez história no Grande Prémio da Grã-Bretanha ao completar a troca de pneus mais rápida da história da Fórmula 1.
Numa corrida marcada por espetaculares batalhas em pista, a equipa das bebidas energéticas esteve irrepreensível na via das boxes e realizou duas impressionantes paragens – com uma delas a representar um novo recorde.
Pierre Gasly entrou nas boxes à 12ª volta para trocar os seus pneus médios por duros e foi um dos protagonistas de uma paragem incrivelmente rápida.
O francês esteve parado por apenas 1,90 segundos, o que permitiu à equipa derrubar o recorde que pertencia à Williams desde 2016, quando os pneus de Felipe Massa foram trocados em 1,92 segundos.
Confirmando a inspiração e o empenho dos mecânicos da Red Bull, Max Verstappen seguiu o exemplo do seu colega de equipa e entrou para as boxes para ver os quatro pneus do seu RB15 serem substituídos em 1,96 segundos – um tempo que é também dos mais rápidos de sempre.
Leclerc mantém-se na frente antes da qualificação em Hockenheim
Charles Leclerc voltou a ser o mais rápido na terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Alemanha e Max Verstappen impossibilitou uma nova dobradinha da Ferrari antes da qualificação em Hockenheim.
O monegasco da Ferrari estabeleceu a volta mais rápida do fim de semana ao rodar em 1:12.380 com os pneus macios, um tempo que ainda está longe do recorde da pista mas que é suficiente para superar Verstappen por 0,168.
O holandês colocou o seu Red Bull à frente do outro Ferrari de Sebastian Vettel, enquanto Valtteri Bottas foi o melhor dos pilotos da Mercedes em quarto.
Depois de não ter ido além do 18º posto no dia de ontem, Kevin Magnussen surpreendeu ao liderar confortavelmente o segundo pelotão, registando a quinta marca e sendo apenas meio segundo mais lento do que Leclerc.
Lewis Hamilton foi um dos muitos pilotos que excedeu os limites de pista e viu a sua volta mais rápida ser descartada pela direção de corrida da FIA, caindo assim de quarto para sexto.
Carlos Sainz levou o McLaren ao sétimo posto, terminando longe do Haas de Magnussen mas na frente do Red Bull de Pierre Gasly.
O Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e o Haas de Romain Grosjean completaram os dez primeiros.
Classificação da terceira sessão de treinos livres em Hockenheim
Hamilton regressa às poles em qualificação desastrosa para a Ferrari
Lewis Hamilton conquistou a 87ª pole position da carreira e a quarta do ano ao superar Max Verstappen numa qualificação dramática para a Ferrari em Hockenheim.
Depois de um problema no turbo ter impedido Sebastian Vettel de participar na qualificação, um novo contratempo complicou ainda mais a prestação da Ferrari e impossibilitou Charles Leclerc de lutar pela pole position no Q3.
O alemão partirá do 20º e último lugar se não beneficiar de qualquer penalização, enquanto o monegasco será o 10º na grelha de partida.
Por outro lado, a Mercedes tirou partido de uma sessão isenta de problemas e está na pole position para a sua 200ª corrida na Fórmula 1.
Uma súbita falta de potência no Q2 não impediu Verstappen de colocar o Red Bull na primeira linha em solo alemão.
O holandês bateu o outro Mercedes de Valtteri Bottas, com o finlandês a separar os pilotos da Red Bull ao terminar à frente de Pierre Gasly.
Kimi Raikkonen brilhou ao realizar a sua melhor qualificação ao serviço da Alfa Romeo e garantiu o quinto posto na grelha para a corrida de amanhã.
Romain Grosjean também esteve em bom plano e levou o Haas ao sexto posto, diante do McLaren de Carlos Sainz.
Sergio Perez regressou ao Q3 com o Racing Point e terminou na frente do Renault do seu ex-colega de equipa Nico Hulkenberg.
De fora no Q2 ficaram o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi, o Haas de Kevin Magnussen, o Renault de Daniel Riciardo, o Toro Rosso de Daniil Kvyat e o Racing Point de Lance Stroll.
Para além de Vettel, ficaram eliminados no Q1 o McLaren de Lando Norris, o Toro Rosso de Alexander Albon e os Williams de George Russell e Robert Kubica.
O holandês Max Versttappen (Red Bull) conquistou este domingo a segunda vitória da temporada no Mundial de Fórmula 1, ao vencer o Grande Prémio da Alemanha, consolidando o terceiro lugar no campeonato.
Num corrida recheada de incidentes, Versttappen terminou as 64 voltas com 7,333 segundos de vantagem sobre o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), que partira da última posição, e 8,305 segundos sobre o russo Daniil Kvyat (Toro Rosso).
Com este resultado, o piloto holandês, que já tinha ganhado na Áustria a 30 de junho, cimentou o terceiro lugar do campeonato, com 162 pontos.
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que largou do primeiro lugar da grelha, ficou fora dos pontos, em 11.º, após dois piões, mas mantém a liderança do campeonato, com 223 pontos, contra 184 do segundo classificado, o finlandês Valtteri Bottas, seu colega de equipa, que se despistou.
A próxima corrida, a 12.ª da temporada, será o Grande Prémio da Hungria e disputa-se no dia 4 de agosto.
Destaque ainda para os sete abandonos que a chuva proporcionou e para as muitas paragens para a entrada do safety-car.
Hamilton sobe a 9.º após penalização dos dois Alfa Romeo
Uma penalização de 30 segundos atribuída aos dois pilotos da Alfa Romeo no Grande Prémio da Alemanha de Fórmula 1 permitiu este domingo ao britânico Lewis Hamilton (Mercedes) ganhar duas posições e somar dois pontos para o Mundial.
Numa análise efetuada após a 11.ª prova da temporada, disputada no circuito de Hockenheim, os comissários encontraram irregularidades nas embraiagens dos carros do finlandês Kimi Raikkonen (sétimo) e do italiano Antonio Giovinazzo (oitavo), que proporcionou uma vantagem no arranque semelhante à de uma falsa partida.
Aos dois pilotos foi atribuída uma penalização de 'stop-and-go' de dez segundos, que equivale a 30 segundos de penalização (por incluir o tempo perdido com a ida às boxes), caindo para 12.º e 13º.
Desta forma, o francês Romain Grosjean (Haas) sobe a sétimo, o companheiro de equipa, o sueco Kevin Magnussen, a oitavo, enquanto o líder do campeonato, Lewis Hamilton, ganha também duas posições, ficando classificado em nono.
Desta forma, o campeão mundial soma dois pontos, reforçando a liderança no campeonato, ficando agora com 225 pontos, uma vez que o segundo, o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), desistiu devido a despiste.
A penalização dos dois Alfa Romeo permite também ao polaco Robert Kubica classificar-se em décimo lugar, somando o primeiro ponto para a equipa britânica e para o pecúlio pessoal, oito anos depois.
Gasly e Red Bull no topo em sessão marcada pela chuva na Hungria
Pierre Gasly foi o mais rápido antes do aparecimento da chuva em Budapeste e liderou a segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Hungria.
Numa sessão que finalizou com os monolugares equipados com pneus intermédios, o francês rodou em 1:17.854 com macios nas voltas inaugurais, um tempo mais lento do que aquele Lewis Hamilton estabeleceu de manhã.
Max Verstappen terminou a apenas 55 milésimos do seu colega de equipa e diante dos pilotos da Mercedes, com Hamilton a superar Valtteri Bottas por quase dois décimos de segundo.
Daniel Ricciardo levou o Renault ao quinto posto e Kimi Raikkonen voltou a estar em bom plano ao ser sexto com o Alfa Romeo.
Charles Leclerc, o melhor dos Ferraris, não foi além de oitavo, na frente do outro Renault de Nico Hulkenberg.
O segundo Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi e o Toro Rosso de Daniil Kvyat completaram os dez primeiros.
Depois de Bottas ter estado ausente na primeira sessão, desta vez foi Alexander Albon quem não entrou na classificação. O tailandês bateu forte na última curva nos primeiros minutos da sessão e os danos no Toro Rosso não o permitiram voltar à pista.
Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Hungria
Hamilton bate Verstappen por 13 milésimos antes da qualificação na Hungria
Lewis Hamilton estabeleceu um novo recorde do circuito e liderou uma encurtada terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Hungria.
Uma falha numa unidade de potência na corrida da Fórmula 2 levou a direção de corrida a atrasar o início da terceira sessão de treinos livres, já que foi necessário garantir o restabelecimento das condições de segurança após o muito óleo que foi libertado na pista.
Já sem a chuva a condicionar o trabalho das equipas, Hamilton realizou a volta mais rápida do fim de semana ao rodar em 1:16.084 e bateu o Red Bull de Max Verstappen por apenas 13 milésimos de segundo.
Sebastian Vettel colocou o Ferrari no terceiro posto e a menos de um décimo de segundo do tempo de Hamilton, enquanto Valtteri Bottas foi quarto com o segundo Mercedes.
Charles Leclerc ficou próximo do finlandês e foi quinto, ao passo que Pierre Gasly fechou a sessão já mais distante da frente e em sexto.
Lando Norris liderou o segundo pelotão com o McLaren ao terminar diante do Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, que por sua vez superou o outro MCL34 de Carlos Sainz por um milésimo de segundo.
Kevin Magnussen terminou à frente do colega de equipa Romain Grosjean e completou os dez primeiros no Hungaroring.
Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Hungria
Verstappen conquista primeira pole position da carreira na Hungria
Max Verstappen conquistou na Hungria a sua primeira pole position da carreira e é o 100º piloto a garantir a primeira posição na grelha de partida para uma corrida de Fórmula 1.
O piloto da Red Bull estabeleceu um novo recorde do circuito ao rodar em 1:14.572 diante dos muitos fãs holandeses presentes no Hungaroring.
Valtteri Bottas ficou a apenas 18 milésimos de destronar o tempo de Verstappen e também estará na primeira linha amanhã, enquanto Lewis Hamilton terminou um pouco mais longe ao ser terceiro.
Os pilotos da Ferrari não tiveram argumentos para lutar pela pole e Charles Leclerc acabou por ser o melhor dos SF90 ao realizar o quarto tempo.
Sebastian Vettel não foi além de quinto mas terminou confortavelmente na frente do Red Bull de Pierre Gasly, que por sua vez voltou a não ter ritmo para acompanhar o seu colega de equipa.
Lando Norris foi sétimo e liderou o segundo pelotão numa boa qualificação para a McLaren, já que Carlos Sainz colocou o outro MCL34 logo atrás do britânico.
O Haas de Romain Grosjean e o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen fecharam os dez primeiros.
De fora no Q2 ficaram o Renault de Nico Hulkenberg, os Toro Rosso de Alexander Albon e Daniil Kvyat, o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi e o Haas de Kevin Magnussen.
George Russell brilhou e esteve muito perto de colocar a Williams no Q2, garantindo ainda assim um muito positivo 16º lugar na grelha de partida.
Para além do britânico, também o Racing Point de Sergio Perez, o Renault de Daniel Ricciardo, outro Racing Point de Lance Stroll e o segundo Williams de Robert Kubica foram eliminados no Q1.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Alemanha
Hamilton supera Verstappen com estratégia bem conseguida da Mercedes na Hungria
Lewis Hamilton tirou partido de uma estratégia sublime da Mercedes para levar a melhor sobre Max Verstappen e conquistar a sua oitava vitória do ano antes da pausa de verão.
Um bom arranque permitiu a Verstappen beneficiar da pole position para manter a primeira posição na parte inicial do Grande Prémio, enquanto atrás de si Valtteri Bottas se envolvia numa luta com Hamilton e Charles Leclerc que seria prejudicial para a mecânica do seu Mercedes e que lhe estragaria as hipóteses de lutar na frente.
Hamilton ficou, por isso, na posição de perseguidor face a Verstappen, que foi o primeiro dos dois a parar nas boxes e continuou na liderança após a troca de pneus do britânico.
Sem conseguir superar o holandês da Red Bull em pista, a Mercedes optou por chamar Hamilton de novo às boxes para colocar pneus médios e tentar atacar um Verstappen em dificuldades com pneus duros, uma estratégia que se viria a revelar perfeita e que entregaria a vitória ao líder do campeonato.
Sebastian Vettel ascendeu ao lugar mais alto do pódio com uma ultrapassagem ao outro Ferrari de Charles Leclerc na penúltima volta de uma corrida difícil para a equipa de Maranello, que nunca mostrou ser capaz de acompanhar os mais rápidos.
Carlos Sainz foi o melhor na luta do segundo pelotão e defendeu-se da pressão do Red Bull de Pierre Gasly para alcançar mais um brilhante quinto lugar com a McLaren.
Depois de ter perdido o sétimo lugar com uma desclassificação em Hockenheim, Kimi Raikkonen repetiu esse resultado e colocou a Alfa Romeo de novo nos pontos.
O oitavo lugar foi o desfecho possível para a corrida de Bottas após os problemas do finlandês na primeira volta, enquanto Lando Norris foi nono com o segundo McLaren e Alexander Albon fechou os dez primeiros com o Toro Rosso.
Leclerc e Ferrari terminam o dia na frente em Spa-Francorchamps
Charles Leclerc foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica e colocou a Ferrari na frente no final do primeiro dia em Spa-Francorchamps.
O piloto monegasco estabeleceu a melhor volta do dia ao rodar em 1:44.123 e deixou o outro Ferrari de Sebastian Vettel a mais de seis décimos de segundo.
Depois de rodar apenas com pneus médios de manhã, a Mercedes colocou macios e aproximou-se das posições cimeiras, com Valtteri Bottas a ser terceiro após superar Lewis Hamilton por apenas 46 milésimos.
Embora tenha terminado com um fantástico quinto tempo, Sergio Perez, que superou o Red Bull de Max Verstappen, ficou desolado após um problema no seu monolugar o ter forçado a parar em pista nos minutos finais da sessão, causando uma bandeira vermelha e podendo ficar à mercê de penalizações na grelha.
Kimi Raikkonen mostrou que a lesão muscular que contraiu antes de viajar para a Bélgica não tem qualquer tipo de influência na sua condução ao levar o Alfa Romeo ao sétimo posto.
Em oitavo e novamente em bom plano terminou o outro Racing Point de Lance Stroll, enquanto Daniel Ricciardo foi nono com o Renault e Alex Albon fechou os dez primeiros no seu primeiro dia com a Red Bull.
Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da BélgicaLeclerc e Ferrari terminam o dia na frente em Spa-Francorchamps
PorRui MoreiraPostado a 30/08/2019
Charles Leclerc foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica e colocou a Ferrari na frente no final do primeiro dia em Spa-Francorchamps.
O piloto monegasco estabeleceu a melhor volta do dia ao rodar em 1:44.123 e deixou o outro Ferrari de Sebastian Vettel a mais de seis décimos de segundo.
Depois de rodar apenas com pneus médios de manhã, a Mercedes colocou macios e aproximou-se das posições cimeiras, com Valtteri Bottas a ser terceiro após superar Lewis Hamilton por apenas 46 milésimos.
Embora tenha terminado com um fantástico quinto tempo, Sergio Perez, que superou o Red Bull de Max Verstappen, ficou desolado após um problema no seu monolugar o ter forçado a parar em pista nos minutos finais da sessão, causando uma bandeira vermelha e podendo ficar à mercê de penalizações na grelha.
Kimi Raikkonen mostrou que a lesão muscular que contraiu antes de viajar para a Bélgica não tem qualquer tipo de influência na sua condução ao levar o Alfa Romeo ao sétimo posto.
Em oitavo e novamente em bom plano terminou o outro Racing Point de Lance Stroll, enquanto Daniel Ricciardo foi nono com o Renault e Alex Albon fechou os dez primeiros no seu primeiro dia com a Red Bull.
Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da BélgicaLeclerc e Ferrari terminam o dia na frente em Spa-Francorchamps
PorRui MoreiraPostado a 30/08/2019
Charles Leclerc foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica e colocou a Ferrari na frente no final do primeiro dia em Spa-Francorchamps.
O piloto monegasco estabeleceu a melhor volta do dia ao rodar em 1:44.123 e deixou o outro Ferrari de Sebastian Vettel a mais de seis décimos de segundo.
Depois de rodar apenas com pneus médios de manhã, a Mercedes colocou macios e aproximou-se das posições cimeiras, com Valtteri Bottas a ser terceiro após superar Lewis Hamilton por apenas 46 milésimos.
Embora tenha terminado com um fantástico quinto tempo, Sergio Perez, que superou o Red Bull de Max Verstappen, ficou desolado após um problema no seu monolugar o ter forçado a parar em pista nos minutos finais da sessão, causando uma bandeira vermelha e podendo ficar à mercê de penalizações na grelha.
Kimi Raikkonen mostrou que a lesão muscular que contraiu antes de viajar para a Bélgica não tem qualquer tipo de influência na sua condução ao levar o Alfa Romeo ao sétimo posto.
Em oitavo e novamente em bom plano terminou o outro Racing Point de Lance Stroll, enquanto Daniel Ricciardo foi nono com o Renault e Alex Albon fechou os dez primeiros no seu primeiro dia com a Red Bull.
Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica
Leclerc mantém Ferrari na frente e Hamilton bate na terceira sessão em Spa
Charles Leclerc manteve a Ferrari no topo numa terceira sessão de treinos livres marcada por um acidente de Lewis Hamilton em Spa-Francorchamps.
O monegasco, que já tinha terminado o dia de ontem na frente, rodou em 1:44.206 com os macios da Pirelli e bateu o outro Ferrari de Sebastian Vettel por mais de quatro décimos de segundo.
Valtteri Bottas voltou a encabeçar a oposição à equipa de Maranello e foi terceiro com o Mercedes, a apenas 47 milésimos do tempo de Vettel.
No quarto lugar e a liderar o segundo pelotão terminou o Renault de Daniel Ricciardo, que esteve em bom plano ao superar o Red Bull de Max Verstappen.
Utilizando uma especificação antiga do motor da Mercedes após a falha de ontem, Sergio Perez levou o Racing Point ao sexto posto.
O tempo realizado por Hamilton antes do embate do piloto britânico com as barreiras da Curva 12 foi suficiente para colocar o segundo Mercedes em sétimo, cabendo agora à equipa a tarefa de recuperar o carro para a qualificação.
Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi fizeram um bom trabalho ao serem, respetivamente, oitavo e nono com o Alfa Romeo, enquanto Pierre Gasly fechou os dez primeiros antes da qualificação que marca o seu regresso à Toro Rosso.
Alex Albon terá experimentado diferentes afinações e programas e não foi além da última posição com o Red Bull.
Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica
Leclerc conquista terceira pole da carreira em dobradinha da Ferrari na qualificação
Charles Leclerc conquistou a terceira pole position da sua carreira numa sessão de qualificação que terminou com uma dobradinha da Ferrari em Spa-Francorchamps.
O piloto monegasco repetiu o feito alcançado no Bahrain e na Áustria ao superar o outro Ferrari de Sebastian Vettel por mais de sete décimos na Bélgica.
Um acidente na terceira sessão de treinos livres não impediu Lewis Hamilton de participar na qualificação e o britânico arrancará do terceiro posto, partilhando a segunda linha com o colega de equipa Valtteri Bottas.
Max Verstappen foi um distante quinto classificado e a Renault dominou o segundo pelotão, com Daniel Ricciardo na frente de Nico Hulkenberg.
Kimi Raikkonen levou o Alfa Romeo ao oitavo posto e terminou diante do Racing Point de Sergio Perez, enquanto Kevin Magnussen fechou os dez primeiros com o Haas.
Eliminados no Q2 ficaram o Haas de Romain Grosjean, o McLaren de Lando Norris, o Racing Point de Sergio Perez, o Red Bull de Alex Albon e o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi.
Os problemas nos motores de Robert Kubica e Antonio Giovinazzi marcaram a primeira fase da qualificação e a paragem do Alfa Romeo causou uma bandeira vermelha que impediu alguns pilotos de realizarem as suas derradeiras voltas rápidas.
Sendo assim, ficaram de fora o Toro Rosso de Pierre Gasly, o McLaren de Carlos Sainz, o outro Toro Rosso de Daniil Kvyat e os Williams de George Russell e Kubica.
De notar, no entanto, que as muitas penalizações a atribuir ainda alterarão a ordem da grelha de partida.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Bélgica
Leclerc cumpre sonho e dedica primeira vitória na Fórmula 1 a Hubert em Spa
Está concretizado um sonho de infância! Charles Leclerc prestou tributo à memória de Anthoine Hubert ao conquistar a sua primeira vitória na Fórmula 1 em Spa-Francorchamps.
O piloto monegasco, que tinha arrancado da pole position, defendeu-se da pressão tardia de Lewis Hamilton para se estrear a vencer com a Ferrari.
Embora não tenha conseguido bater Leclerc na Bélgica, Hamilton é cada vez mais líder do campeonato, já que superou o colega de equipa Valtteri Bottas, que completou o pódio depois de nunca ter estado em posição de lutar pela vitória.
Sendo o primeiro dos pilotos das equipas da frente a parar para trocar de pneus, Sebastian Vettel ainda chegou a liderar a corrida mas passou por claras dificuldades com a degradação do composto médio.
O alemão recebeu ordens para deixar passar um Leclerc mais rápido e com pneus mais frescos e acabou por ser ultrapassado pela dupla de pilotos da Mercedes, terminando assim às portas do pódio e fazendo a volta mais rápida depois de voltar a parar para colocar pneus macios.
Lando Norris arrancou da 11ª posição mas tirou partido do caos lançado por uma colisão entre Max Verstappen e Kimi Raikkonen na primeira curva para assumir desde logo o quinto posto.
O piloto da McLaren liderou confortavelmente o segundo pelotão durante toda a corrida mas um problema no seu MCL34 fez com que não visse a bandeira de xadrez e não fosse além de um dececionante 11º lugar.
Partindo para a sua primeira corrida com a Red Bull da 17ª posição, Alex Albon apostou numa estratégia diferente e pôde utilizar os pneus mais macios nas últimas voltas, o que fez com que ultrapassasse alguns pilotos do segundo pelotão para recuperar até quinto.
Sergio Perez esteve em bom plano e confirmou a rapidez da Racing Point neste traçado ao cruzar a linha de meta em sexto, depois de ter sido superado por Albon nas últimas curvas.
Daniil Kvyat somou mais uns importantes pontos para a Toro Rosso com o sétimo lugar, diante do Renault de Nico Hulkenberg, outro dos protagonistas da intensa batalha do segundo pelotão.
Pierre Gasly regressou à Toro Rosso com um positivo nono lugar e Lance Stroll fechou os lugares pontuáveis com o segundo Racing Point.
Quando rodava em nono e se preparava para regressar aos pontos, Antonio Giovinazzi não evitou uma saída de pista e juntou-se à lista de abandonos.
Verstappen, após uma inevitável colisão com as barreiras na sequência da colisão com Raikkonen, e Carlos Sainz com problemas na primeira volta, também não terminaram a corrida.
Charles Leclerc conquista quarta pole da carreira perante os tifosi
Charles Leclerc foi o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio de Itália, ao rodar em 1:19.307, batendo os dois Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, por 39 e 47 milésimas de segundo, respetivamente e também o seu companheiro de equipa, Sebastian Vettel, por 150 milésimas, num Q3 altamente controverso.
A dois minutos do fim do Q3, nove dos dez pilotos que se apuraram para o Q3 fizeram-se à pista, mas apenas dois conseguiram iniciar uma última volta cronometrada (Charles Leclerc e Carlos Sainz), depois de uma volta de preparação caótica, semelhante ao que já tinha acontecido no dia de ontem durante a qualificação de Fórmula 3. O incidente encontra-se sob investigação.
Os dois pilotos da Renault, Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg, vão partir da terceira linha da grelha de partida, com Carlos Sainz, Alex Albon, Kimi Raikkonen e Lance Stroll a completarem o restante top 10.
Já fora do Q3 ficaram Antonio Giovinazzi, Kevin Magnussen, Daniil Kvyat, Lando Norris e Pierre Gasly, com estes dois últimos a saberem de antemão que iriam sair do fim da grelha.
Romain Grosjean, Sergio Perez, George Russell, Robert Kubica e Max Verstappen foram os pilotos eliminados no Q1, com Perez e Verstappen a verem as suas sessões condicionadas por avarias. No caso do jovem piloto holandês, em termos práticos, não fez grande diferença, uma vez que também já sabia que iria penalizar à partida para o Grande Prémio de Itália.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Itália
Leclerc vence novamente e oferece à Ferrari um triunfo em Monza 9 anos depois
Charles Leclerc venceu esta tarde o Grande Prémio de Itália, depois de ter lutado com os Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas durante a maioria das 53 voltas realizadas ao traçado de Monza.
Esta é a segunda vitória da carreira de Leclerc – que na semana passada já tinha vencido na Bélgica – e também a primeira vitória da Ferrari em solo italiano desde 2010, altura em que tinha sido Fernando Alonso a levar a Ferrari ao degrau mais alto do pódio em Monza.
Bottas e Hamilton fizeram companhia ao jovem piloto monegasco na cerimónia de pódio, numa corrida em que o piloto finlandês da Mercedes ultrapassou o seu companheiro de equipa a pouco mais de 10 voltas do fim, depois de Hamilton ter cometido um erro e ter seguido em frente na primeira curva.
Sebastian Vettel, companheiro de equipa de Leclerc, perdeu o controlo do seu SF90 à volta número 6, na Variante Ascari e, no regresso à pista, colidiu com o Force India de Lance Stroll, acabando por ser penalizado com um stop/go penalty de 10 segundos.
O piloto alemão da Ferrari viu assim a sua corrida altamente condicionada, não indo além do 13.º posto.
Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg terminaram em 4.º e 5.º, respetivamente, num Grande Prémio algo solitário por parte dos pilotos da Renault, que “venceram” com relativa facilidade a luta do segundo pelotão.
Atrás dos dois pilotos da marca francesa – e completando o restante top 10 – ficaram Alexander Albon, Sergio Perez, Max Verstappen, Antonio Giovinazzi e Lando Norris, destacando-se as recuperações de Perez, Verstappen e Norris, que tinham saído das últimas posições da grelha de partida.
Verstappen ainda perdeu parte da sua asa dianteira no arranque, tendo assim que realizar uma paragem extra, mas isso não impediu o piloto holandês de chegar ao 8.º lugar no Grande Prémio de Itália.
No que diz respeito a abandonos, foram três, de Kevin Magnussen, Daniil Kvyat e Carlos Sainz.
Magnussen e Kvyat abandonaram por avaria – o piloto russo rodava em 6.º na altura em que foi obrigado a parar o seu Toro Rosso – e Sainz por causa de uma roda mal apertada depois de ter parado nas boxes para trocar de pneus.
Leclerc conquista terceira pole position consecutiva em Singapura
Charles Leclerc alcançou a sua quinta pole position do ano e a terceira consecutiva ao superar o Mercedes de Lewis Hamilton na sessão de qualificação para o Grande Prémio de Singapura.
O piloto monegasco estabeleceu a melhor volta do fim de semana ao rodar em 1:36.217 e partilhará a primeira linha com Hamilton, que separou os Ferraris no Circuito Citadino de Marina Bay.
Sebastian Vettel ainda esteve provisoriamente na primeira posição mas abortou a sua segunda tentativa e caiu para o terceiro lugar no final da sessão.
Embora tenha mostrado um ritmo competitivo nos treinos livres, Max Verstappen não entrou propriamente na luta pela pole e colocou o melhor dos Red Bull em quarto.
Com um desempenho certamente àquem das expectativas, Valtteri Bottas foi quase um segundo mais lento do Leclerc e apenas quinto classificado nas ruas de Singapura.
Alex Albon também não igualou o ritmo do seu colega de equipa e assegurou o sexto posto, enquanto Carlos Sainz liderou o segundo pelotão ao ser sétimo.
Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg deram luta aos pilotos da McLaren e foram, respetivamente, oitavo e nono, à frente de Lando Norris.
Sergio Perez, Antonio Giovinazzi, Pierre Gasly, Kimi Raikkonen e Kevin Magnussen falharam o acesso ao Q3 e partirão fora dos dez primeiros.
Eliminados no Q1 ficaram o Toro Rosso de Daniil Kvyat, o Racing Point de Lance Stroll, o Haas de Romain Grosjean e os Williams de George Russell e Robert Kubica.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Singapura
Sebastian Vettel regressa às vitórias com dobradinha da Ferrari em Singapura
Sebastian Vettel venceu hoje o Grande Prémio de Singapura, colocando um ponto final num jejum de vitórias que já durava há mais de um ano, altura em que ganhou o Grande Prémio da Bélgica da temporada passada.
O piloto alemão da Ferrari arrancou da terceira posição da grelha, mas acabou por ultrapassar Charles Leclerc e Lewis Hamilton depois de ter tirado partido do facto de ter sido o primeiro piloto do grupo da frente a parar – esta é também a vitória número 53 da sua carreira na Fórmula 1.
Leclerc, que se mostrou particularmente insatisfeito com o resultado da corrida e opção estratégica da sua equipa, terminou no segundo lugar, garantindo assim a primeira dobradinha da Ferrari em 2019.
Max Verstappen seguiu o exemplo de Vettel, parando exatamente na mesma volta do piloto alemão e, com isso, acabou por conseguir terminar à frente de Lewis Hamilton, com o piloto inglês a optar por retardar a sua paragem nas boxes, na esperança de vir a beneficiar de um jogo de pneus mais fresco no fim da corrida, o que não se concretizou.
Valtteri Bottas e Alexander Albon terminaram em 5.º e 6.º, respetivamente, com o restante top 10 a ser completado por Lando Norris, Pierre Gasly, Nico Hulkenberg e Antonio Giovinazzi, enaltecendo-se os resultados alcançados por estes últimos quatro pilotos.
No que diz respeito a incidentes e desistências, o Safety Car foi chamado a intervir por três ocasiões, todas elas nas últimas 20 voltas da corrida, fruto dos abandonos de George Russell, Sergio Perez e Kimi Raikkonen.
Classificação completa do Grande Prémio de Singapura