Portal Chamar Táxi

Atletismo

Status
Não está aberto para novas respostas.

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
300 atletas na São Silvestre de Ponta Delgada



Trezentos atletas, um terço dos quais do Continente, disputam a 47.ª corrida de São Silvestre de Ponta Delgada, que decorre no sábado na maior cidade açoriana.

Segundo anunciou hoje João Jácome, presidente da Associação de Atletismo de S. Miguel, entidade que organiza a prova, o percurso da edição deste ano foi encurtado de 5000 para 3800 metros, devido a obras em curso em várias ruas da baixa de Ponta Delgada.

Apadrinhada por Albertina Dias, ex-campeã nacional nos 3000 e 10000 metros e medalhada por diversas vezes em competições internacionais, a corrida de S. Silvestre de Ponta Delgada é a segunda mais antiga de Portugal.

O presidente da Associação de Atletismo de S. Miguel indicou que na lista de inscritos para a prova figuram atletas como Tiago Costa, Hélder Santos, Sandra Teixeira, Luís Mendes, Francisco Azevedo e Tânia Faria.

Aberta à participação de atletas masculinos e femininos dos vários escalões, a São Silvestre de Ponta Delgada atribui prémios pecuniários com valores que vão dos 250 aos cinco euros.

Em 2009, a prova foi ganha por Hélder Santos e Sandra Teixeira.



sapo desporto

_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Rui Pedro Silva no pelotão da S. Silvestre do Porto



Rui Pedro Silva, oitavo no último Europeu de Crosse, é o nome forte do cartaz da 17.ª edição da S. Silvestre do Porto, que se realiza nos arruamentos centrais da Cidade Invicta na noite de 26 de Dezembro (partida às 19.30 horas).

O atleta da Conforlimpa tentará, assim, repetir o triunfo do ano passado, em que terminou com o tempo de 29,53 minutos.

No pelotão feminino, Fernanda Ribeiro – recente vencedora da Volta a Paranhos – e Vanessa Fernandes, respectivamente 3.ª e 4.ª classificadas em 2009, são as concorrentes mais sonantes.

A organizadora RunPorto conta ter 5000 participantes na S. Silvestre, segundo referiu Jorge Teixeira, que espera ver batido o recorde desta competição corrida na distância de 10 quilómetros.

A anteceder a S. Silvestre, corre-se a 10.ª Mini Caminhada, que terá a sua largada Às 18.30 horas.



abola
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Odriozola sugere Mundial em Portugal

Presidente da Federação Espanhola satisfeito


presidente da Federação Espanhola de Atletismo, José Maria Odriozola, sugeriu que Portugal avançasse com a candidatura ao Mundial de corta-mato em 2013, face à boa organização evidenciada no Europeu, em Albufeira.

A revelação foi feita num círculo restrito de pessoas durante o jantar oficial do Campeonato da Europa. Odriozola, além de presidente da Federação Espanhola, também é membro do Conselho da Federação Internacional e nessa qualidade tem direito a voto na escolha dos locais da competição. O Conselho da IAAF integra 27 membros, incluindo representantes de todos os continentes.

Odriozola conhece bem as qualidades organizativas da Federação Portuguesa de Atletismo, que em 2000 acolheu o Mundial de corta-mato, em Vilamoura, 15 anos depois de a prova se ter disputado no Estádio Nacional com a vitória individual a pertencer a Carlos Lopes.

Novo ciclo

Os responsáveis da Federação Portuguesa de Atletismo apreciaram as palavras de Odriozola, mas a crise financeira obriga a uma grande ponderação, até porque existe um novo quadro competitivo com o Mundial de crosse a ser disputado de dois em dois anos. Em 2011 irá decorrer em Ponte Umbría, Espanha, a 20 de março, estando ainda em aberto as candidaturas para 2013.

Fernando Mota não rejeita totalmente a ideia de meter mãos à organização. “Podemos estar interessados desde que a Federação Internacional apoie efetivamente a organização colaborando nas despesas. De outra maneira será difícil avançar com alguma candidatura”, frisou o líder da FPA.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Naide Gomes: «Não prometo medalhas»

Europeu de pista coberta realiza-se em março


Naide Gomes disse esta quinta-feira que vai ao Campeonato Europeu de pista coberta "para ganhar", mas não prometeu medalhas na competição que se vai realizar em Paris, de 11 a 13 de março.

"Acho que nenhuma atleta gosta de perder. Desde que cheguei a este nível internacional, vou a uma competição sempre para ganhar. No Europeu, vou dar o melhor, como sempre. Não prometo medalhas uma vez mais, prometo empenho e dedicação", disse a vice-campeã europeia de salto em comprimento de 2010.

Naide Gomes, presente esta quinta-feira numa ação pedagógica da marca desportiva que a patrocina, na Escola Salesiana de Manique, reforçou que espera alcançar em Paris "o melhor resultado possível", mas, perante mais de uma centena de jovens, referiu que vão estar presentes outras atletas com o mesmo objetivo.

"A competição não é só minha. As outras atletas estão lá para me fazer frente", assinalou a atleta do Sporting, que, juntamente com Marcos Caldeira e Marcos Chuva, respondeu a perguntas dos jovens presentes.

A atleta olímpica recordou os tempos em que se iniciou no atletismo e revelou que aos 13 anos disse à mãe, após ver Fernanda Ribeiro a receber a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta'1996, que um dia esta iria vê-la "num pódio".

A frequentar o terceiro ano do curso de fisioterapia, Naide Gomes considerou importante o contacto com os mais jovens, para que eles percebam que "as coisas não são fáceis e que há um trabalho, um esforço, um gosto pelo que se faz, assim como uma dedicação".

Record
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Jéssica Augusto estreia-se na Maratona em Londres


Jéssica Augusto vai estrear-se nos 42 km numa das melhores maratonas mundiais. A campeã europeia de crosse e bronze nos 10 mil dos Europeus de pista deste Verão e o seu treinador, João Campos, escolheram a maratona de Londres, a 17 de Abril do próximo ano, como palco para a atleta correr a distância pela primeira vez.

Será um desafio para Jéssica, que aos 29 anos está preparada para enfrentar a «batalha duríssima» da preparação e da prova em si.

«A vontade de fazer a maratona partiu dos dois e do nosso grupo de trabalho. Estava pensado há alguns meses... Ainda antes dos Europeus de Barcelona», confirma o técnico João Campos, esperançado de que a pupila vá ter sucesso.

«Mentalmente está preparada para treinar, para sofrer... Já lhe dei a entender como será o treino. Está motivada para começar a batalha duríssima que tem pela frente e quer fazê-la. E isso é muito bom. Ela diz: 'Acho que posso ser uma maratonista'. Vai correr com vontade, sem ser na perspectiva de fazer por fazer», reforça João Campos, explicando que só após o crosse de Edimburgo, a 8 de Janeiro, começarão a preparar os 42 km de Londres. «Até agora fomos atrás do título europeu de crosse, que tanto desejávamos. Agora tem o crosse de Bruxelas [domingo], as S. Silvestres de Lisboa [26], Funchal [28] e Madrid [31] e o crosse de Edimburgo. A partir daí, entramos na fase da maratona.»


abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Gebrselassie vai correr em Luanda

ng1073966.jpg


No dia 31 na São Silvestre


O etíope Haile Gebrselassie correrá no próximo dia 31 a São Silvestre de Luanda, a sua primeira prova após a desistência na Maratona de Nova Iorque e o anúncio (dias depois anulado) do final da carreira. O bicampeão olímpico e tetracampeão mundial de 10.000 m, que já bateu 27 recordes mundiais (entre eles o atual da maratona), será a grande figura da 55.ª edição da principal São Silvestre africana, na qual também participarão os quenianos Kiprono Menjo e Grace Momanyi, esta a vencedora do ano passado.

Entretanto, os recentes campeões europeus de crosse, Jessica Augusto e Sergey Lebed, são as figuras de topo do CrossCup de Bruxelas, de amanhã, prova do circuito de corta-matos da federação internacional (IAAF). A portuguesa terá como principais adversárias Dulce Félix (3.ª no Europeu) e a irlandesa Fionualla Britton (4.ª), ambas chegadas com o mesmo tempo. Lebed encontrará o queniano Paul Meli e o italiano Andrea Lalli, 6.º no Europeu.



Record

_______
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Marisa Barros e Euclides Varela vencem Grande Prémio de Natal

Os atletas Marisa Barros e Euclides Varela venceram hoje de manhã a 53.ª Grande Prémio de Natal de atletismo, prova que decorreu nas ruas de Lisboa.

A atleta do Benfica dominou por completo a prova feminina, num percurso de nove quilómetros entre o Saldanha e os Restauradores, com uma passagem pelo Campo Grande. No segundo e terceiro lugares ficaram Madalena Carriço (Marítimo) e Ana Ferreira (Estreito).

No sector masculino, o atleta dos Unidos Caxienses foi mais rápido do que o letão Valerij Szonerovics e do que Ricardo Mateus, do Sporting.

Na marcha, João Vieira venceu no sector masculino, enquanto Vera Santos foi a mais rápida na prova feminina.


abola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Jéssica Augusto 6.ª no Crosse de Bruxelas


Prova ganha por Caroline Chepkowy


A campeã europeia Jéssica Augusto foi este domingo 6.ª classificada no Cross Cup de Bruxelas, prova integrada no circuito de corta-mato da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

A atleta portuguesa, que há uma semana se sagrou campeã europeia pela primeira vez em Albufeira, chegou a liderar a prova, realizada sobre a neve, mas, equivocando-se no comprimento da última volta, atacou a quilómetro e meio da meta e acabou por ceder por completo na parte final.

Ficou longe (22 segundos) da queniana Caroline Chepkowy, a vencedora, que gastou 20.35 minutos, e da irlandesa Fionualla Britton, que foi quarta nos Europeus no Algarve e em Bruxelas foi segunda a 2 segundos da primeira.

As corredoras africanas dominaram a prova, classificando quatro atletas entre as cinco primeiras.

Dulce Félix, medalha de bronze nos Europeus, foi apenas 16.ª, a um minuto preciso da vencedora, depois de ter corrido muito receosa num piso de neve e lama, recordada da fratura num pé ocorrida em março, num crosse em Portugal.

A prova masculina foi ganha por Sergiy Lebid, que em Albufeira se sagrou campeão europeu pela nona vez. O ucraniano derrotou ao "sprint" os quenianos Isaiah Kosch (31.27 minutos contra 31.28) e Paul Meli (31.29).


Record

______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Sara Moreira terceira em Palência


No Crosse de Venta de Baños


A atleta portuguesa Sara Moreira foi hoje terceira classificada no Crosse de Venta de Baños, disputado perto da cidade espanhola de Palência.


A atleta do Maratona, que há uma semana foi nona nos Europeus de Corta-Mato, disputados em Albufeira, terminou a dois segundos da vencedora, a espanhola Alessandra Aguilar, que fora oitava no Algarve e agora gastou 23.19 minutos.


Outras duas espanholas da seleção que esteve nos Europeus de Albufeira ficaram igualmente bem classificadas: Nuria Fernandes (16.ª) foi hoje segunda, a um segundo da vencedora, e Diana Martin (14ª) foi quarta, a cinco.


Já distantes ficaram a queniana Margaret Muriuki, quinta com 23.40, e a portuguesa Ana Dias, sexta com 24.02. Outra atleta portuguesa, Filomena Costa, foi nona, com 24.51.


Os atletas quenianos dominaram a corrida masculina, ocupando os três primeiros lugares. Triunfou Lucas Rotich (32.20 minutos), seguido de Vincent Chepkok (32.21) e de John Kipkoech (32.24).


O melhor espanhol foi o vice-campeão europeu Ayad Lamdassem, quarto com 32.34, enquanto o português José Rocha foi distante 12.º, com 34.03.

Record
_______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Dulce Félix em busca do "tri" na S. Silvestre

Favorita às medalhas na Amadora


A portuguesa Dulce Félix, medalha de bronze nos Europeus de corta-mato, é uma das mais fortes candidatas à vitória da corrida de São Silvestre da Amadora, prova na qual procura o terceiro triunfo consecutivo.

Vencedora em 2008 e 2009, Dulce Félix, do Maratona, terá a concorrência de Sara Moreira, segunda classificada das edições anteriores da prova, este ano agendada para as 18 horas do próximo dia 31.

As russas Maria Kovaleva, recente vencedora da maratona de Lisboa, e Eugenia Danilova, são os nomes estrangeiros mais sonantes.

Na corrida masculina, o destaque vai para três atletas portugueses que já subiram ao terceiro lugar do pódio da mais antiga São Silvestre de Portugal continental: Manuel Damião. Luís Feiteira e Alberto Chaíça, todos da Conforlimpa.

A 36.ª edição vai contar também com a presença de José Ramos (Conforlimpa), vencedor de duas edições, Licínio Pimentel e Ricardo Ribas.

Entre os atletas estrangeiros confirmados figuram os nomes de Cutbert Nyasango, do Zimbabué, Goitom Kifle, da Eritreia, e Shafar Vitaly, da Ucrânia.

A organização da prova, a cargo do Desportivo Operário Rangel, homenageou este ano Carlos Cabral, vencedor da segunda edição da prova, em 1976.

O antigo atleta do Esperança de Lagos e do Sporting mostrou-se "muito sensibilizado" com a homenagem, e considerou essencial "cativar pessoas para o atletismo, porque as condições de trabalho existem".

"Há que voltar aos tempos antigos, trabalhar com vontade férrea, e respeitar a ligação treinador/atleta", referiu Carlos Cabral, manifestando vontade de que "no futuro existam mais campeões".

A apresentação da prova, que tem vários apoios públicos e privados, contou com a presença de Carlos Lopes, vencedor da primeira edição, em 1975 e recordista de vitórias, juntamente com Domingos Castro, ambos com três triunfos.

No setor feminino, a lista de vencedoras é liderada por Fernanda Ribeiro, com sete subidas ao lugar mais alto do pódio.

Em 2009, ano em que cortaram a meta 669 participantes, a prova foi ganha pelo queniano Joseph Ebuya (28.39 minutos) e Dulce Félix (33.50).

A São Silvestre da Amadora distribui prémios até ao 10.º classificado, cabendo a cada um dos vencedores 2.500 euros.

Record
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Jéssica Augusto eleita melhor atleta europeia de Novembro

jessicaaugusto2.jpg


Campeã europeia de corta-mato distinguida pela prestação no Crosse de Torres Vedras, em finais de Novembro.


A Associação Europeia de Atletismo elegeu Jéssica Augusto como melhor atleta de Novembro, destacando a sua prestação no Crosse de Torres Vedras antes de se sagrar campeã europeia de corta-mato em Albufeira, na semana passada.

A britânica Louise Damen e a holandesa Adrienne Herzog terminaram a votação no segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Na votação masculina, o português Licínio Pimentel foi segundo atrás do italiano Ruggero Pertile, vencedor da maratona de Torino e quarto em Barcelona.

abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Dulce Félix e Jéssica Augusta querem vencer os homens na São Silvestre de Lisboa

saosilvestrelisboa1.jpg



Rivalidade entre os sectores masculinos e femininos poderá marcar a São Silvestre de Lisboa, prova de 10 quilómetros marcada para este domingo, com partida e chegada à Praça do Comércio, com passagem pelo Marquês de Pombal.

Dulce Félix e Jéssica Augusto assumiram o repto, desde logo confirmado pelo vencedor da prova masculina no ano passado, José Ramos, destacando que «será difícil, uma vez que ambas têm demonstrado estar em boa forma nas últimas provas.

Segundo o director da prova, Hugo Sousa, o limite de inscrições deve estar perto de ser atingido, pelo que no próximo domingo deverão correr pelas ruas da baixa lisboeta cerca de 5.000 pessoas.

abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Londres é hipótese para Feiteira

luisfeiteira2.JPG


Luís Feiteira será um dos portugueses a lutar pelo pódio na 36.ª São Silvestre da Amadora mas já pensa, entretanto, na próxima maratona.

«Será certamente em Abril e tudo aponta para Londres», disse o atleta da Garmin, 10.º nos Europeus deste ano e também nos Mundiais de 2009, que ambiciona alcançar os mínimos para os 42 km dos Mundiais de 2011.

«É uma maratona rápida, uma montra mundial, com grande profundidade de resultados e vários grupos, preparados para determinados tempos. Além disso é perto», explicou Feiteira, admitindo que a desistência na maratona de Fukuoka, no Japão, no início do mês, deixou «marcas grandes a nível psicológico».

Caso se confirme a presença em Londres, a 17 de Abril, o português terá como adversários o etíope Tsegay Kebede, vencedor este ano, os quenianos Samuel Wanjiru, Patrick Makau e Abel Kirui, o marroquino Jaouad Gharib ou o suíço Viktor Rothlin, campeão europeu.


abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Meia seleção marca presença na Amadora


Dulce Félix, Sara Moreira e Marisa Barros correm

A 36.ª edição da São Silvestre da Amadora contará com três das seis atletas que se sagraram campeãs da Europa de corta-mato: Dulce Félix, vencedora das duas últimas edições, Sara Moreira, duas vezes segunda classificada, e Marisa Barros, que ontem esteve presente na apresentação da prova e já está a preparar a sua próxima maratona, em Yokohama (Japão), a 20 de Fevereiro. Sandra Teixeira é outro nome anunciado.

No sector masculino estarão José Ramos, Manuel Damião, Luís Feiteira (outro dos presentes, ontem), Alberto Chaíça, Licínio Pimentel, Ricardo Ribas, Pedro Ribeiro e Luís Pinto.

Foram ainda anunciados alguns estrangeiros, dos quais Cutbart Nyasango (Zimbabué), com 1.00.26 à meia-maratona, é o mais forte. Mas, sem cachês de presença, não é fácil ter melhor… apesar dos bons prémios, que chegam aos 2.500 euros para os vencedores.

Com a presença de Carlos Lopes, vencedor da primeira edição desta S. Silvestre, em 1975 (ganhou um relógio como prémio!), o Desportivo Operário Rangel, que organiza a prova às 18 horas do último dia do ano, homenageou Carlos Cabral, vencedor em 1975. A outra prevista homenageada, Jessica Augusto, ficou retida em Bruxelas, devido aos nevões que se abateram sobre a Europa. A atleta minhota é esperada hoje na apresentação da S. Silvestre de Lisboa, a primeira das três provas de final do ano que correrá: Lisboa (dia 26), Funchal (dia 28) e Madrid (dia 31).



Record
_______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Jessica Augusto: «Já estou mentalizada para preparar maratona»

Campeã de corta-mato em albufeira


Jessica Augusto, recente campeã europeia de corta-mato, foi a principal figura presente na apresentação da S. Silvestre de Lisboa, que estará na rua no próximo domingo com partida e chegada na Praça do Comércio e extremos no Cais do Sodré, Campo das Cebolas e Marquês de Pombal – na distância de 10 km.

Para a medalha de ouro no Europeu será a primeira das suas três S. Silvestre (Lisboa, Funchal, Madrid) e uma das suas últimas provas antes de começar a preparar a estreia na maratona, em abril, em Londres. “A última prova será um crosse em Edimburgo, dia 9 de janeiro”, confirmou a atleta, que prescinde do Europeu de pista coberta (“se eu já não sou muito rápida para os 3.000 m, agora ainda ficarei pior…”) e do Mundial de corta-mato (“gostava de ir, mas terei de fazer opções…”).

Em Portugal

A maratona estava já programada desde início desta época. “Mas ainda não conheço o plano de treinos, só sei o que irei fazer até dia 9”, explica Jessica, que vai passar mais tempo em Portugal, para treinar com João Campos (“conto com a ajuda do meu grupo de treino, em especial dos mais novos, José Costa, Luís Mendes e outros”), fazendo fugazes idas a Génova, para estar com o seu namorado, o guarda-redes Eduardo.

“Será um grande desafio, mas eu gosto de fazer este tipo de treinos, bem longos, para mais com companhia”, acrescentou a atleta, que corre como individual, com o apoio da Nike, e acaba de ganhar a votação de atleta europeia do mês de novembro. “Já há bastante tempo que esperava uma distinção destas, penso que mereci”, comenta.

Record
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Marisa Barros: «Grande objetivo são Jogos Olímpicos»

Maratonista satisfeita com medalha da seleção


Em entrevista ao site oficial do Benfica, a atleta Marisa Barros falou da medalha de ouro ganha pela seleção no Europeu de Corta-Mato, fazendo referência aos seus objetivos futuros.

"Melhor era impossível. Foi a minha estreia e não sou especialista de crosse. Não me preparei especificamente para esta prova embora saiba que estava em boa forma", disse em relação à prestação no Europeu.

Questionada sobre os próximos objetivos, a maratonista referiu que apesar de estar a preparar a Maratona de Yokohama, a realizar em fevereiro, tem na mira a participação nos Jogos Olímpicos Londres'2012.

"O meu próximo objetivo é a Maratona de Tokohama, pois é para isso que estou a trabalhar neste momento. O meu grande objetivo são os Jogos Olímpicos e é para isso que estou a ganhar experiência, pois em Londres quero realizar a Maratona da minha vida", sublinhou.

Quanto ao seu clube, Marisa diz que os primeiros tempos ao serviço dos encarnados "têm sido bons".



Record

_______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
S. Silvestres apostam nos atletas nacionais

Redução orçamental dita novas prioridades


As quatro principais São Silvestres nacionais, a realizar em Lisboa e Porto (ambas dia 26), Funchal (dia 28) e Amadora (dia 31), apostaram este ano, em especial (nuns casos) ou exclusivamente (noutros), em atletas nacionais. Menores orçamentos estão na base da opção… que não tira interesse (se calhar, antes pelo contrário…) às provas, dada a tradicional (e manifesta) superioridade habitualmente exercida dos atletas africanos.

Apenas a Volta à Cidade do Funchal (também conhecida como São Silvestre) e a prova da Amadora terão estrangeiros, embora nesta sem cachets de presença, apostando os atletas numa boa grelha de prémios.

Mas, salvo o queniano David Bett na Madeira e, de alguma forma, o tanzaniano Cuthbert Nyssango na Amadora, desta feita os africanos não parecem em condições de derrotar os melhores atletas nacionais.

Jessica a dobrar

No sector feminino, Jessica Augusto (recente campeã europeia de crosse) é a principal favorita tanto em Lisboa como no Funchal (devendo ter a companhia de Dulce Félix na competição da capital) e depois estará em Madrid, no dia 31. No Porto, sem qualquer das atletas da Seleção campeã europeia de corta-mato, Fernanda Ribeiro deverá somar mais uma vitória, e na Amadora, ausente Dulce Félix, que ali ganhava há dois anos, o favoritismo vai para Anália Rosa e Marisa Barros. Curiosa a presença de triatletas nestas São Silvestres: Vanessa Fernandes (Porto), Bruno Pais e João Silva (Lisboa).

Equilíbrio

No sector masculino, as previsões são bem mais complicadas de fazer, dado o equilíbrio que se verifica entre vários dos melhores corredores nacionais. A presença de Rui Silva trará um especial interesse à prova do Porto, na qual Rui Pedro Silva deverá ser o seu principal opositor.

No Funchal, o queniano David Bett parte como natural favorito, apesar das presenças de Rui Pedro Silva e Eduardo Mbengani. Tanto em Lisboa como na Amadora as previsões são mais difíceis, embora Hermano Ferreira (Lisboa) e Licínio Pimentel (Amadora) sejam, à partida, os candidatos mais fortes.

Record
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
São Silvestre do Porto: Vitórias para Rui Pedro Silva e Fernanda Ribeiro


Rui Pedro Silva e Fernanda Ribeiro venceram, este domingo, a São Silvestre do Porto.

Rui Pedro Silva repetiu o triunfo de 2009 com o tempo de 29.17 minutos, enquanto Fernanda Ribeiro, terceira na edição do ano passado, gastou 34.58 minutos para cortar a meta na primeira posição.

Classificações:

Masculinos
1. Rui Pedro Silva (Maratona Clube Portugal), 29.17 minutos
2. Tiago Costa (SC Braga), 30.05
3. Rui Silva (Sporting), 30.10

Femininos
1. Fernanda Ribeiro (Individual), 34.58 minutos
2. Cláudia Pereira (SC Braga), 35.22
3. Ercília Machado (SC Braga), 35.27

abola
______
 
Última edição:

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Jéssica Augusto vence São Silvestre de Lisboa


A atleta Jéssica Augusto venceu este domingo a 3.ª edição da corrida São Silvestre de Lisboa, que teve partida e chegada Praça do Comércio e percorreu a Baixa da cidade.

A campeã europeia de corta-mato foi a primeira a cruzar a meta, ao fim dos 10 quilómetros do percurso com 30.19 minutos, logo seguida de Hermano Ferreira, melhor atleta masculino, com 29.15.

«Estou bastante satisfeita. Ambicionava ganhar. Este foi um dos melhores anos da minha carreira e espero conseguir fazer um ano igual ou melhor e conquistar medalhas e recordes», disse a atleta de 29 anos.

Na prova feminina, Jessica Augusto impôs-se com 1.55 minutos de vantagem sobre a vencedora do ano passado, Dulce Félix, segunda classificada, enquanto nos masculinos Hermano Ferreira foi 35 segundos mais rápido que José Ramos, vencedor em 2009.

Aos 52 anos, Rosa Mota, medalha de ouro da maratona nos Jogos Olímpicos Seul88, foi uma das principais figuras do desporto português a marcar presença na prova lisboeta.

De acordo com a organização da competição, cinco mil pessoas participaram a principal corrida (10 km) e mil competiram na prova mais curta (3 km).


abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Marisa Barros em 3.º na Corrida de Houilles

Terminou a prova em 32.18 minutos

Marisa Barros foi 3.ª classificada na Corrida de Houilles (oeste de Paris), que se realizou este domingo. A portuguesa terminou a prova, que foi vencida pela etíope Utura Gedo Sule, em 32.18 minutos.

Na corrida masculina o vencedor foi o também etíope Imane Merga, que venceu a corrida ao sprint, com o tempo de 27.47 minutos, batendo o recorde da prova que era de Kenya Micah Kogo (27.56 minutos).

Classificações:

Masculinos:

1. Imane Merga (Etiópia), 27.47 minutos

2. Micah Kogo (Quénia), 27.48

3. Philémon Limo (Quénia), 27.58

Femininos:

1. Utura Gedo Sule (Etiópia), 32.01 minutos

2. Prisca Jepleting Ngetich (Quénia), 32.04

3. Marisa Barros (Portugal), 32.18


Record
________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
«Saída de atletas para Espanha sempre nos preocupou» - Luís Horta

É com redobrada preocupação que Luís Horta, presidente da Autoridade Antidopagem (ADoP), acompanha o desenrolar da Operação Galgo. E deseja que, se houver matéria para tal, sejam extraídas certidões para serem avaliadas em sede disciplinar das federações. Tal como aconteceu em Portugal, no caso LA-MSS...

- A Operação Galgo está a combater fortemente o doping em Espanha. Como avalia esta investigação policial?- É uma operação que nos traz grande preocupação, uma preocupação acrescida pela proximidade geográfica e pela envergadura em que, aparentemente, assenta a rede de dopagem.

- Que tipo de receio pode haver para Portugal?

- Há atletas que competem e ou se treinam em Espanha. Tudo o que lá se passa nos preocupa, tal como tudo que tem a ver com Portugal preocupa a agência espanhola.

- A Operação Galgo inicia-se por haver pontas soltas da Operação Puerto. É correcta esta ideia?
- A Operação Puerto terá encontrado matéria para ser investigada junto de outras modalidades, para além de ciclistas, segundo foi noticiado. Realmente, as repercussões cingiram-se ao ciclismo.

- O que se deve realçar deste tipo de investigações?- Por se tratar de investigação criminal, os resultados poderão trazer informação fundamental para usar no âmbito disciplinar das federações. Na Operação Puerto, muitos dos seus resultados não puderam, por imperativos legais de Espanha, ser alvo de matéria disciplinar das federações, o que, na minha opinião, não está correcto. Já em Portugal temos o bom exemplo do que se passou com o caso que envolveu ciclistas e pessoal de apoio da LA-MSS. O simples facto da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) se ter constituído como assistente no processo, levou a que pudessem ser extraídas certidões que conduziram a que a Comissão Disciplinar da FPC instaurasse procedimentos disciplinares. Este tipo de ligação deve existir. Demonstrou-se que em Portugal é possível.

- Como é possível em Espanha atletas de alta-competição só serem detectados num circuito de doping através de investigação policial?- Os indícios que temos conhecimento através da Comunicação Social apontam para uma rede de doping de diversa natureza, que movimenta EPO e actua, também, com recurso a transfusões sanguíneas. E o que acontece com a EPO é que tem uma janela de detecção muito curta, menos de 24 horas. Se não existirem meios de controlo fora da competição bem sistematizados, corre-se o risco de o atleta passar incólume. A Espanha ainda não tem um sistema completamente eficaz, sendo preciso recordar que a sua agência anti-dopagem está no pleno das funções há pouco mais de um ano. Está, ainda, muito longe da actividade cá desenvolvida. Já relativamente às transfusões sanguíneas encontramo-nos ainda numa fase inicial de detecção e investigação. Mas existem outro tipo de estratégias para combater a utilização deste método proibido. Como por exemplo o passaporte biológico (PB), iniciado em Portugal em Janeiro de 2010, com a recolha de mais de 150 amostras sanguíneas de atletas de diversas modalidades. A agência portuguesa foi das primeiras a adoptar este programa específico.

abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Jéssica Augusto e Eduardo Mbengani vencem Volta ao Funchal


Jéssica Augusto e Eduardo Mbengani (Conforlimpa) venceram a 52.ª Volta à Cidade do Funchal, após terem terminado na primeira posição os seis quilómetros da prova.

Tal como tinha acontecido no ano passado, Jéssica Augusto, que este ano correu como individual, embora seja patrocinada pela Nike, venceu a prova de forma clara.

A competição masculina foi mais equilibrada e apenas no último quilómetro o português Eduardo Mbengani, da Conforlimpa, conseguiu a vantagem de 10 segundos para o queniano David Bett.

Resultados:

Masculinos
1. Eduardo Bengani (Conforlimpa), 16.48 minutos
2. David Bett, Que, 16.58
3. Rui Pedro Silva (Maratona), 17.07
4. Alberto Paulo (Marítimo), 17.12
5. Krijn van Koolwijk, Bel, 18.09

Femininos
1. Jéssica Augusto (individual), 18.46 minutos
2. Almenseh Belete, Eti, 19.09
3. Veerle Dejaeghere, Bel, 19.29
4. Fernanda Ribeiro (individual), 19.56
5. Olga Pinto (individual), 21.48

abola
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Obikwelu pode ter tentado "fintar" controlo

Escutas levantam suspeições


O jornal espanhol "El País" noticia esta quinta-feira que as escutas levadas a cabo pela Guarda Civil a Manuel Páscua, no âmbito da Operação Galgo, podem envolver Francis Obikwelu.

O velocista português terá alegadamente telefonado ao técnico detido no passado dia 9, acusado de administração de doping, a dizer que ia ser controlado e que não sabia o que fazer.

Na chamada, a Guarda Civil espanhola refere um atleta com sotaque africano que não sabia como contornar o controlo.

Numa outra ligação, a mulher de Páscua, também treinadora, avisa o marido: "Francis ligou porque vai ser controlado".

Record
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Obikwelu garante que sempre correu «limpo»

Depois de ver o seu nome envolvido na «Operação Galgo», mega-processo de doping que está a manchar o atletismo espanhol, o atleta português Francis Obikwelu assegura que nunca utilizou substâncias dopantes.

«Sempre corri limpo», limitou-se a dizer Obikwelu, atleta de origem nigeriana, em declarações à edição on-line do jornal I.

De acordo com noticia hoje avançada pelo El País, a Guarda Civil espanhola está a associar Francis Obikwelu a Manuel Pascua, treinador espanhol detido no início do mês e que já confessou ter dopado vários atletas.


lusa
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Fernando Mota apreensivo com Operação Galgo

Presidente da FPA insatisfeito com clima de suspeição


ng1078667.jpg


O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo está preocupado com a forma como as autoridades espanholas estão a conduzir a Operação Galgo.

Na sequência da notícia desta quinta-feira do "El País", que aponta Obikwelu como um dos alegados envolvidos no escândalo de doping, Fernando Mota revelou, à Renascença, que este clima de suspeição o deixa "desconfortável".

"Estamos preocupados com o desenrolar de toda a situação porque esta questão incomoda todo o mundo do atletismo", afirmou.

O líder do organismo que tutela a modalidade em Portugal pediu provas e sugeriu algum cuidado na forma como as notícias são levantadas até porque, diz o dirigente, todos os atletas que foram orientados pelos treinadores implicados no processo ficam "sob suspeita".

Record
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo