Portal Chamar Táxi

Atletismo

Status
Não está aberto para novas respostas.

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Mónica Rosa vence Crosse de Alcobendas

A portuguesa Mónica Rosa venceu, este domingo, a XXIX edição do Crosse de Alcobendas, em Espanha, chegando à meta isolada, depois de deixar a concorrência para trás no derradeiro quilómetro.

Mónica Rosa, que garantiu o primeiro triunfo português na prova depois de 1996, foi secundada pela marroquina Bouchra Chaabi, enquanto a espanhola Gema Barrachina foi terceira e completou o pódio.


abola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
S. Silvestre de Lisboa volta a opor homens e mulheres



Conceito mantém-se na 3.ª edição da S. Silvestre de Lisboa. José Ramos venceu em 2009, mas não conseguiu alcançar Dulce Félix, que permitiu sucesso feminino. Prova é dia 26.

José Ramos volta a correr na S. Silvestre de Lisboa, dia 26, e ambiciona repetir a vitória do ano passado... E se possível ajudar os homens a baterem as mulheres desta vez. Isto porque a competição integra uma espécie de guerra dos sexos, este ano denominada Homens “vs2 Mulheres, conceito que visa criar maior emoção para quem corre e para quem assiste.

«É uma brincadeira, mas julgo que é interessante, mesmo para o público, e torna a prova mais competitiva», admite Ramos, batido por Dulce Félix em 2009, a atleta que deu o triunfo final às mulheres, que partiram com 3,32 minutos de vantagem para os atletas masculinos.

«Quem tem noção do que é o atletismo, sabe que há diferenças. Só partindo com essa vantagem é possível as mulheres ganharem aos homens. Dá para tentar gerir até ao final dos 10 km... E mesmo assim, a Dulce foi a única que cortou a meta à nossa frente [homens], o que também mostra o elevado nível que tem para conseguir manter essa vantagem», explica, brincando: «Não sei, se calhar até conseguiria ganhar-lhe, apesar dos 3,32 minutos... Se fosse mais novo [42 anos] e estivesse a outro nível. Mas nunca seria fácil! E fiquei satisfeito por ser apenas a Dulce a ganhar aos homens, é uma atleta excelente, um dos nossos maiores valores.»

Este ano as mulheres vão partir apenas 2,42 minutos antes dos homens - cálculo feito pela diferença dos tempos dos vencedores do ano passado. «Gostaria de ganhar novamente a nível individual, mas os adversários serão fortes [Hermano Ferreira, 2.º em 2009, ou Fernando Silva] e não será fácil... E também gostaria de ajudar ao triunfo masculino, até porque o tempo de vantagem das mulheres encurtou... Talvez possa ser mais fácil», afirma Ramos, que ainda correu em crosses de selecção para o Europeu do próximo domingo, em Albufeira, sem conseguir apurar-se.

«Todos temos ilusões e mesmo com esta idade acho que ainda tenho possibilidades de representar a Selecção. Também é isso - o facto de ter objectivos - que me mantém motivado para treinar ainda a um nível elevado... Mas a equipa escolhida é a que eu previa e julgo que temos Selecção forte», sublinha o atleta, que estará em Albufeira a apoiar os companheiros.

Lá estarão, a competirem com a camisola de Portugal, Dulce, Jéssica Augusto, Anália Rosa e Ana Dias, quatro das atletas confirmadas para a S. Silvestre de Lisboa -todas repetentes na capital: Jéssica ganhou em 2008, Ana foi 2.ª e Anália 3.ª em 2009.

abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Israel quer que Adidas retire patrocínio se maratona passar na Palestina


A guerra entre Israel e Palestina fez agora uma nova vítima: a Adidas. Os deputados da oposição no conselho municipal de Jerusalém apelaram ao fabricante de equipamentos desportivos para que retire o patrocínio à maratona de Jerusalém se a prova passar pela parte oriental da cidade, palestiniana.

Numa carta dirigida à Adidas, principal patrocinadora da primeira maratona de Jerusalém, marcada para Março de 2011, os três deputados municipais do partido Meretz, de esquerda, salientam que "o percurso passa por sectores de Jerusalém leste que são considerados como territórios ocupados pelas comunidade internacional e por nós".

"Encorajamo-vos fortemente a juntarem-se ao nosso pedido para que o percurso siga as fronteiras de Jerusalém anteriores a 1967 até que a espinhosa questão das fronteiras da cidade seja regularizada, no quadro de um acordo internacional", escrevem.

O percurso previsto para a maratona entra nos bairros de colonização judia de Pisgat Zeev e de French Hill e os deputados municipais da oposição consideram essa decisão como "um grave erro", que "encoraja a violação do direito internacional".

Israel proclamou Jerusalém como a sua capital "eterna e indivisível", aí incluindo os bairros da cidade que ocupou, mas os palestinianos querem que Jerusalém leste, cuja anexação não foi reconhecida pela comunidade internacional, seja a capital de um futuro estado palestiniano.


ojogo
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Europeu de Crosse: «Jéssica merece ser campeã», diz o treinador


Jéssica Augusto e Rui Silva foram os últimos a conquistarem medalhas individuais no Europeu de crosse. Integram o mesmo grupo de trabalho, com orientação técnica de João Campos, e apresentar-se-ão ambos em «grande forma» em Albufeira, este domingo.

Mais facilmente o treinador admite que Jéssica é clara candidata ao pódio do que em relação a Rui, bronze há três anos, no Europeu de Toro (Espanha) - onde a equipa masculina obteve a última medalha, com a prata.

«A Jéssica tem de ser candidata a uma medalha individual, ela quer ser e eu acho que é!», garante João Campos, relembrando: «Já disse que um dia ela viria a ser campeã da Europa de crosse. A Jéssica merece, sabe que eu estou a torcer por isso. E adoraria que fosse em Portugal... Mas existem contingências do alto rendimento que nem sempre conseguimos controlar.»

Jéssica sagrou-se campeã europeia de crosse em juniores há 10 anos e conquistou a prata em seniores em 2008, em Bruxelas, voltando a ser a melhor portuguesa no ano passado, em Dublin, no quarto lugar - a Selecção feminina tem sete títulos colectivos em 16 edições do Europeu, dois deles obtidos em 2008 e 2009.
«Está num momento de forma extraordinário, muito motivada. Esteve fantástica em Torres Vedras [venceu e garantiu a convocatória] e foi excepcional durante o estágio que fizemos no Parque da Cidade até sábado passado. Fez treinos extraordinários», garante João Campos, entusiasmado.


abola

_____
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Marta Domínguez regressa a casa após interrogatório

Esteve 8 horas na guarda civil de palencia


A atleta espanhola Marta Domínguez, campeã do Mundo de 3000 metros obstáculos, regressou a casa após interrogatório nas autoridades policiais, por suspeita de ligação a uma rede de doping no desporto.

Marta Domínguez esteve a ser inquirida durante oito horas na Guarda Civil de Palencia, no âmbito do operação policial denominada "Galgo", em que foram detidas 14 pessoas e se realizaram 15 buscas domiciliárias em Madrid, Las Palmas, Alicante, Segóvia e Palencia.

Considerada a melhor atleta da história do atletismo espanhol e nomeada em 2009 Melhor Atleta Europeia, Marta Domínguez, 34 anos, abandonou as instalações da Guarda Civil numa carrinha escoltada por três veículos.

A operação começou em abril, quando a Guarda Civil descobriu que algumas pessoas poderiam estar envolvidas em esquemas de dopagem de desportistas.

A Guarda Civil informou o Conselho Superior dos Desportos (CSD) sobre o desenrolar de uma operação antidoping e solicitou a colaboração de dois técnicos do Laboratório Antidopagem de Madrid que atuaram como peritos na operação, segundo explicou fonte do organismo à agência noticiosa EFE.

No âmbito da operação foi detido César Pérez, treinador da atleta espanhola, além de Manuel Pascua Piqueras, um dos técnicos mais laureados do atletismo espanhol e o médico Eufemiano Fuentes.

Fuentes encontra-se à espera da decisão pela implicação na chamada "Operação Puerto", com a qual em 2006, quando não estava vigente a atual lei contra o doping, foi desmantelada uma rede de doping no ciclismo por delito contra a saúde pública.

A Federação Espanhola de Atletismo (RFEA), da qual é vice-presidente Marta Dominguez, declinou comentar o caso, enquanto o capitão da seleção espanhola de atletismo e recordista nacional de lançamento de peso, Manuel Martínez, pediu "cautela, prudência e respeito" com a sua mulher.

Record
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Obikwelu nega trabalho com treinador suspeito de doping


O velocista assegurou ainda que vai continuar a treinar em Lisboa, descartando assim um regresso a Madrid.

O velocista português Francis Obikwelu negou hoje a intenção de regressar a Madrid e contactos recentes com o técnico espanhol Manuel Pascua Piqueras, um dos alvos de uma operação antidoping desencadeada hoje pela Guarda Civil de Espanha.

“Não, não, nada disso. Estou aqui em Lisboa. Como sabem, voltei a Portugal em 2008. E tenciono continuar a treinar aqui. Trabalhei com Pascua Piqueras, é verdade, mas nunca houve nada de desconfiar”, disse o atleta de origem nigeriana à agência Lusa.

Obikwelu, vice-campeão olímpico dos 100 metros em Atenas2004 com recorde europeu (9,86 segundos) e bicampeão continental da distância (Munique2002 e Gotemburgo2006), trabalhou na capital espanhola com os técnicos Maria José Martinez e Manuel Pascua Piqueras, que também orientou Carla Sacramento.

O “sprinter”, de 31 anos, esteve radicado em Madrid entre 2003 e 2008, altura em que anunciou a retirada, após a eliminação precoce nos Jogos Olímpicos Pequim2008.

“Estou a trabalhar bem em Lisboa, no grupo do Nelson Évora, com vista aos Jogos Olímpicos Londres2012. Para já, o próximo objectivo é a presença nos Europeus de pista coberta Paris2011”, afirmou Obikwelu, referindo-se à prova que vai decorrer entre 04 e 06 de Março na capital francesa.

Obikwelu voltou à competição em 2009, triunfando no hectómetro do Europeu por Equipas, em Leiria, e voltou a marcar presença nos Europeus ao ar livre Barcelona2010, competição na qual chegou ao quarto posto, a escassos um e dois milésimos de segundo do terceiro e do quarto classificados.

As autoridades espanholas realizaram hoje a “Operação Galgo”, que incluiu buscas às residências da atleta Marta Dominguez, campeã do Mundo de 3000 metros obstáculos em Berlim2009, e a detenção de Manuel Pascua Piqueras e do treinador da atleta espanhola, César Perez.

O “rosto” mais visível da “Operação Puerto”, desencadeada em 2006 e circunscrita ao ciclismo de estrada, o médico Eufemiano Fuentes, e o ex-ciclista Alberto Léon, “braço direito” do clínico, também estão foram alvo da acção policial, tendo o primeiro sido igualmente detido.


sapo desporto

____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Corrida de São Silvestre volta a Braga

A corrida terá o apoio da Associação de Atletismo de Braga, da delegação de Braga do INATEL, da Câmara Municipal de Braga e do Governo Civil de Braga.

A cidade de Braga vai voltar a ter uma corrida de atletismo de São Silvestre, a decorrer em 18 de Dezembro, numa organização do Regimento de Cavalaria (RC) 6 de Braga.

Extinta em 2008, depois de cerca de três dezenas de edições consecutivas organizadas pela delegação de Braga do INATEL, a tradicional corrida do mês de Dezembro regressa às ruas da capital minhota graças à iniciativa militar.

A ideia de fazer ressurgir a prova partiu do RC 6 de Braga e insere-se no “espírito de porta aberta da instituição e de interligação com a sociedade”, explicou o comandante do regimento.

Jocelino Rodrigues mostrou-se disponível para o RC 6 continuar a organizar a prova, mas salvaguardou que tal dependerá de quem liderar a instituição no momento.

Presente na conferência de imprensa de apresentação da prova, o director da delegação de Braga do INATEL explicou que a sua extinção deveu-se por ter sido necessário repensá-la e por uma reorganização da própria delegação, assegurando depois que a continuidade da S. Silvestre em Braga “não está em causa".

"Se não for o RC, será o INATEL a assumir a organização”, garantiu Victor Esteves.

Os organizadores esperam mais de 1000 participantes e que a corrida “volte a integrar as grandes competições desportivas regionais e nacionais”.

A partida far-se-á da Avenida Central, às 21:00 de 18 de Dezembro (um sábado), que será também o local de chegada, devendo os corredores cumprir um percurso de quatro voltas a um circuito que atravessa algumas artérias do centro da cidade, num total de 10 quilómetros (cinco para os veteranos, homens com mais de 40 anos, e para as mulheres com mais de 35).

O vencedor amealhará 500 euros, o segundo classificado 250 e o terceiro 100 (nos veteranos: 150 euros para o primeiro classificado, 100 para o segundo e 50 para o terceiro).

A prova é aberta a atletas federados, mas “sobretudo à população em geral”, e a inscrição é gratuita até 16 de Dezembro, após essa data custará cinco euros.

sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Selecção feminina favorita ao "tri"

Europeu de crosse

Campeã em 2008 e 2009, a selecção nacional feminina de corta-mato pode tornar-se no domingo, em Albufeira, no Algarve, a primeira a conquistar o título europeu três vezes consecutivas, na 17.ª edição da prova.

Portugal vai apresentar selecções completas (seis atletas cada) nas seis provas do programa (juniores, sub-23 e seniores, masculinos e femininos), mas é na selecção sénior feminina que estarão centradas as esperanças maiores de êxito, apesar da ausência de Inês Monteiro, quinta classificada há um ano.


Em 2009, Portugal, com quatro atletas nos primeiros 10, igualou o recorde de pontuação (25) da Grã-Bretanha em 2003, repetindo o folgado triunfo do ano anterior.


Com Jessica Augusto (segunda em 2008 e quarta em 2009), Dulce Félix (sexta em 2009), Anália Rosa (sétima em 2008 e 14.ª em 2009) e Sara Moreira (10.ª em 2009), Portugal parte como grande favorito, tendo como principais oponentes, entre as sete selecções com o mínimo de quatro atletas (o necessário para pontuar), a Grã-Bretanha, que ocupou a segunda posição nos últimos seis anos, e a Espanha, campeã em 2007 e terceira há um ano. Ana Dias (26.ª no ano passado) e Marisa Barros (estreante) completam a equipa.


Individualmente, a surpreendente vencedora do ano passado, Hayley Yelling, de 36 anos, dificilmente repetirá o êxito, mas à espreita estarão a holandesa Adrienne Herzog, sexta em 2008 e terceira em 2009, e a portuguesa Jessica Augusto. A espanhola Rosa Morató, quinta em 2008 e vice-campeã na época passada, lesionou-se e não estará presente.


No sector masculino, Portugal foi terceiro em 2006 e segundo em 2007, mas falhou o pódio nas duas últimas edições: oitavo em 2008 e quinto em 2009.


No ano passado, com José Rocha (sexto), Eduardo Mbengani (sétimo) e Licínio Pimentel (14.º) em bom plano, faltou à equipa um quarto elemento à altura (a equipa fechou apenas na 46.ª posição).


A selecção deste ano é mais homogénea, já que contará com Rui Silva, surpreendente terceiro na sua única presença, em 2007, com Rui Pedro Silva (quinto em 2006 e oitavo em 2008) e com o campeão nacional Yousef el Kalai, de origem marroquina e naturalizado há um ano, que fará a sua estreia em Europeus.


A Espanha, com dois etíopes naturalizados, deverá conseguir o seu quarto título consecutivo, mas Portugal deverá estar na luta pelo segundo lugar, com Grã-Bretanha, Itália e França, que se classificaram entre os segundo e quarto lugares, por esta ordem, em 2009.


Individualmente, o espanhol Alemayehu Bezabeth, campeão em 2009, é novamente favorito, tanto mais que o britânico Mo Farah (então segundo) estará ausente. O ucraniano Sergey Lebed, de 35 anos, oito vezes campeão e 11 vezes no pódio (terceiro há um ano), dificilmente regressará às vitórias. Mais hipóteses terá outro espanhol, Ayad Lamdassen, quarto em 2008 e quinto em 2009.


Nos escalões jovens, Portugal não tem sido feliz nos últimos anos, depois das medalhas de Mónica Rosa (segunda), Inês Monteiro (segunda e primeira) e Jessica Augusto (primeira) entre 1997 e 2000.


Rui Pinto, sexto júnior em 2009, é a principal esperança portuguesa no escalão de juniores, no qual poderá lutar por um lugar no pódio.

sapo desporto

_______________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Açoteias recebe prova 29 anos depois

Europeu de crosse


A pista de crosse das Açoteias, onde no domingo se realizam os Europeus de corta-mato, começou a funcionar apenas em 2005, mas tem uma antecessora, a algumas centenas de metros, inaugurada há 29 anos.

O Crosse das Amendoeiras em Flor fora lançado quatro anos antes (1977), em Vilamoura, mas, quando as Açoteias investiram no desporto e criaram uma pista própria para corta-mato, junto ao aldeamento, aquela competição, que viria a ter grande prestígio internacional, passou ali a realizar-se, por vezes em conjunto com a Taça dos Clubes Campeões Europeus.


Foi ali que a equipa do Sporting, liderada por Carlos Lopes, Fernando Mamede e os irmãos Castro, ganhou alguns dos seus títulos e também o Maratona (masculinos) e o Sporting de Braga (femininos) triunfaram.


Entretanto, uma nova urbanização ocupou aquele espaço e o Cross das Amendoeiras, depois de 17 edições na antiga pista das Açoteias, mudou-se novamente para Vilamoura, onde se realizou entre 1998 e 2003. E, em 2000, foi ali que a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) levou a efeito os campeonatos do Mundo.


Em 2004, surgiria uma nova pista de crosse nas Açoteias, ali regressando, no ano seguinte, o Crosse das Amendoeiras, que continua a fazer parte do circuito da IAAF. Em Março passado, o Crosse das Amendoeiras foi realizado em simultâneo com os campeonatos de Portugal, como preparação para os campeonatos da Europa, a que a Federação Portuguesa de Atletismo, em colaboração com a Câmara de Albufeira, se candidatara.


A todas estas iniciativas está intimamente ligado o presidente da Associação de Atletismo do Algarve, Artur Lara Ramos, primeiro como director-técnico regional, entre 1975 e 2003, e, depois, como presidente da direcção, desde 2005 até à próxima semana, altura em que deixará o cargo.


Para estes Europeus, a pista foi encurtada de 2000 para 1600 metros, foram-lhe acrescentados dois pequenos obstáculos e o local da partida foi alterado.


A zona envolvente foi totalmente alterada, já que, além de bancadas para os VIP (300 pessoas) e para a comunicação social – o público tem acesso a grande parte do restante percurso –, foram montadas numerosas tendas, destinadas à organização da competição, aos atletas e à comunicação social.


sapo desporto

____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Doping afasta espanhol Bezabeh do Cross de Albufeira

A Federação espanhola de atletismo anunciou esta quinta-feira que tomou a decisão, na sequência da vasta operação anti-doping que decorre no país, de retirar Alemayehu Bezabeh dos Campeonatos da Europa de Cross, em Albufeira.

Em comunicado, a federação afirma que tomou esta decisão «de comum acordo» com Bezabeh, que se deslocou voluntariamente à sede desta organização, acompanhado do seu agente Miguel Mostaza, para contar a sua versão dos factos na sequência das 14 detenções de atletas, treinadores e médicos em Espanha.

A federação adianta que a decisão foi tomada porque o atleta «poderá estar implicado num alegado caso de doping»

O atleta etíope, naturalizado espanhol, Bezabeh, que fará 25 anos a 1 de Janeiro, foi campeão da Europa de cross-country em Dublin, em Dezembro de 2009.


abola
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Marta Dominguez suspensa pela Federação espanhola



A atleta espanhola Marta Dominguez, campeã do mundo em 2009 nos 3000 metros obstáculos, sujeita a interrogatório nas autoridades policiais, por suspeita de ligação a uma rede de doping no desporto, foi suspensa das suas funções de vice-presidente da Federação espanhola de atletismo (RFEA).

Marta Dominguez é suspeita de «tráfico e distribuição de produtos dopantes» e foi interrogada, na quinta-feira, durante diversas horas pela polícia espanhola. Posteriormente, a atleta espanhola foi colocada em liberdade provisória.

Perante este cenário, a Federação de atletismo decidiu suspender Marta Dominguez das funções que tem no organismo.


abola
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Equipa espanhola submetida a controlo antidoping



A equipa espanhola, que domingo irá participar nos Europeus de corta-mato, em Albufeira, foi submetida sexta-feira a um controlo antidoping, revelou este sábado o director geral da Federação Espanhola de Atletismo.

«À noite fizeram um controlo, mas isso é algo normal, de rotina, de acordo com o plano da organização têm preparado há vários dias para distribuir o trabalho pelos três hotéis oficiais», disse José Luis de Carlos, em declarações à agência EFE.

Nesta prova, a Espanha irá contar com nenhum dos medalhados no último Europeu, entre os quais o campeão Alemayehu Bezabeh, alegadamente ligado à práticas de doping, tal como o seu treinador, Manuel Pascua.

«Está tudo bem com a equipa. Treinaram esta manhã no circuito e agora estão afastados da pressão mediática, procuram recuperar a normalidade, para se concentrarem no seu trabalho, que é a competição», disse.

Nos últimos dias o atletismo espanhol foi submetido a um apertado controlo judicial, numa operação policial denominada «Galgo». Foram detidas 14 pessoas, entre as quais a campeã do Mundo dos 3.000 metros, Marta Dominguez.


abola

______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Portugal vice-campeão europeu em juniores masculinos

Rui Pinto foi 3.º


A seleção portuguesa de juniores masculinos sagrou-se vice-campeã europeia de Corta-Mato. Rui Pinto foi 3.º.

O título europeu individual foi para o espanhol Abdelaziz Merzougui, tendo o restante lugar no pódio pertencido ao sérvio Nemanja Cerovac.

Por equipas, a vitória foi para a Grã-Bretanha, com 62 pontos, enquanto Portugal ficou na segunda posição, com 74, seguido da Rússia, com 83.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Europeus corta-mato -- Jessica Augusto conquista "ouro", Portugal vence por equipas

A portuguesa Jessica Augusto sagrou-se hoje campeã europeia e Dulce Félix foi terceira classificada, tendo Portugal conseguido o terceiro triunfo coletivo consecutivo em seniores femininos, durante os Europeus das Açoteias, em Albufeira.


Foi uma prova de domínio quase incontestável da seleção feminina de Portugal, que, com uma prestação de grande qualidade (cinco atletas entre as dez primeiras classificadas), só falhou o segundo lugar individual, obtido pela turca Binnaz Uslu.

Jessica Augusto, que há precisamente dez anos se tinha sagrado campeã europeia de juniores de corta-mato e já tinha sido segunda classificada em seniores em 2008, teve uma prestação excelente, conseguindo a primeira medalha de ouro individual como sénior.

Lusa
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Europeus de corta-mato: El Kalai conquista bronze, Portugal segundo por equipas

O português, de origem marroquina, Youssef El Kalai foi terceiro classificado na prova de seniores masculinos do Europeu de corta-mato, que está a decorrer nas Açoteias, em Albufeira.

O ucraniano Serhiy Lebid sagrou-se campeão europeu terminando a prova com 29.15 minutos, à frente do espanhol Ayad Lamdassem (29.18) e de El Kalai (29.19).

Portugal conquistou a medalha de prata por equipas, tendo a França ficado com o ouro e a Espanha com o bronze.



abola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Jessica Augusto: «Dedico a vitória à minha mãe»

ng1071204.jpg



Atleta lusa emocionada

Jessica Augusto sagrou-se este domingo campeã europeia de Corta-Mato. No final, não escondeu a emoção.

"Sinto-me bastante feliz. Cortei a meta e pensei logo na minha mãe. Dedico-lhe a vitória por ser uma referência para mim", afirmou a atleta.

A atleta portuguesa reconheceu que teve "que sofrer", mas admitiu que quando entrou nas duas últimas voltas pensou que o título já não lhe fugia.

"Tinha que sofrer, não podia perder a concentração. Mas quando entrei nas últimas duas lombas pensei: já está, é meu, e foi uma grande emoção cortar a meta em primeiro, em Portugal, e estou feliz e cansada", desabafou.

Jessica Augusto justificou o porquê de ter liderado a corrida quase de início a fim, explicando que nas primeiras três voltas sentiu-se bem e decidiu "arriscar".



abola

_____
 

Kewb

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2010
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Parabéns à atleta e à selecção portuguesa!
 
Última edição:

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Nélson Cruz e Sandra Teixeira ganham em Linda-a-Velha



Nélson Cruz (Praia da Salema) e Sandra Teixeira (Sporting) ganharam a 2.ª Corrida Professor José Augusto Lucas, prova organizada pela Associação de Antigos Alunos de Escola Secundária de Linda-a-Velha (AAA ESLAV), apoiada pela Câmara de Oeiras e que teve a participação de 500 atletas em representação de 30 clubes.

O atleta olímpico de Cabo Verde, que gastou 25.20 minutos para completar os 6,5 km da distância, esteve em grande plano. Ignorou as nuvens cinzentas e ganhou com toda a classe, ficando muito feliz com a vitória obtida em Linda-a-Velha. «Estou muito satisfeito com o triunfo. Fácil? Nunca é fácil. Arranquei forte para fugir aos meus adversários e a táctica resultou», disse.

A olímpica Sandra Teixeira, por seu lado, puxou dos galões de grande favorita e pulverizou a concorrência, gastando 28.05 m. «Estive adoentada dois dias, mas deu para chegar a Linda-a-Velha e ganhar. Foi uma corrida óptima com percurso muito giro», disse a conceituada atleta do Sporting.

Aliaram-se ao evento - também teve forte vertente de solidariedade -, Paulo Vistas, vice-presidente da Câmara de Oeiras, Toni Bessone Basto, Nuno Graciano, o presidente da Federação de Râguebi, Amado da Silva, Sérgio Vita, da Academia de Jiu-jitsu de Cascais, António Fonseca e Costa, entre muitos outros convidados.

Classificações seniores: 1.º Nélson Cruz (Praia da Salema), 25.01 m; 2.º Artur Santiago (CC Linda-a-Velha), a 1.04 m; 3.º Rodrigo Neves Torres (Linda-a-Pastora), a 2.01 m; femininos: 1.ª Sandra Teixeira (Sporting), 28.05 m; 2.ª Suaila Có (Núcleo Oeiras), a 7.02 m; 3.ª Maria Estrada Sousa (Individual), a 7.45 m.

Equipa: NúclOeiras Sportzone, 551 pontos; 2.º Casa do Benfica de Algueirão, 663; 3.º Leões de Porto Salvo, 710.


abola
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Cavaco Silva felicita Jéssica Augusto



O Presidente da República felicitou a atleta Jéssica Augusto, que se sagrou campeã europeia de corta-mato, este domingo, no Algarve. Cavaco Silva destacou também a conquista da selecção nacional sénior feminina, vencedora colectiva do campeonato europeu da modalidade, dizendo que «dignifica o atletismo nacional».

«Felicito a atleta Jéssica Augusto pela brilhante vitória alcançada no Corta-Mato das Açoteias, Algarve, sagrando-se assim campeã europeia da modalidade», diz a mensagem do chefe de estado, divulgada no portal da Presidência da República.

Na mensagem de felicitações, Cavaco Silva sublinhou o facto de pela «primeira vez» uma atleta portuguesa conquistar «aquele prestigiado título» na principal prova europeia da modalidade, que, «constituindo um feito individual, dignifica o atletismo nacional».


abola
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Jessica Augusto: "Orgulhosa por fazer história"

Vídeo Sapo

Nos Europeus de Corta-Mato que tiveram lugar em Albufeira, Jessica Augusto sagrou-se campeã europeia, enquanto Dulce Félix arrecadou o bronze.
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
«Corta-mato de Albufeira foi um dos melhores de sempre», diz presidente da Associação


Hansjörg Wirz afirma que o Europeu que decorreu na pista das Açoteias foi um exemplo do nível de corta-mato praticado em Portugal.

«Foi um enorme sucesso. Albufeira 2010 é um verdadeiro exemplo da tradição que o corta-mato tem em Portugal. Devo felicitar o comité local e a Federação portuguesa por terem organizado um dos melhores Europeus de corta-mato de sempre», disse o presidente da Associação Europeia de Atletismo em declarações ao site do organismo.

Wirz mostrou-se igualmente impressionado com o apoio do público aos atletas: «Foi uma assistência maravilhosa que animou os atletas durante todo o percurso. A boa prestação dos atletas portugueses proporcionou um dia memorável a todos os que assistiram à prova.»

A prova encerrou com Jéssica Augusto a sagrar-se campeão europeia e Portugal a conquistar colectivamente o ouro em femininos e a prata em masculinos.


abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Marta Domínguez pode perder títulos e marcas


Se for provada utilização de doping



Marta Domínguez, implicada na rede de doping da "Operação Galgo", poderá perder todos os seus títulos e marcas se for provado o uso de doping.

"Se for provado que a Marta estava implicada na Operação Puerto, vai-se investigar mais para trás e se for preciso anulam-se os resultados e títulos. Para além disso recupera-se o dinheiro que supostamente foi ganho de forma ilegal, se bem que este último trará muitos problemas", disse o Presidente da Ferderação Espanhola de Atletismo, José María Odriozola.

Odriozola tentou falar com a atleta, para saber a sua versão dos acontecimentos, mas sem sucesso.

Record
________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Presidente do COI elogia "Operação Galgo"


Jacques Rogge apoia investigação


O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, elogiou hoje a ação antidoping realizada na semana passada pela polícia espanhola, comparando-a à operação “Puerto”.

"Saudamos a intervenção das autoridades e da justiça", referiu Jacques Rogge, acrescentando: "casos como a operação Puerto ou Galgo são sempre benéficos para o desporto".

O atletismo espanhol foi afetado nos últimos dias pela Operação Galgo, na qual foram detidas 14 pessoas, entre as quais a campeã do Mundo dos 3000 metros, Marta Dominguez.

Entretanto, o presidente da Federação Espanhola de Atletismo, José Maria Odriozola, afirmou hoje que se sente "uma vítima" da operação Galgo e defendeu o trabalho do organismo no âmbito da luta antidoping.

Odriozola garantiu que luta publicamente contra o doping "há mais de 30 anos", lembrando que a federação espanhola é a que efetua mais controlos antidoping anuais, depois das de futebol e de ciclismo.


Record
_______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Odriozola: «Não me vou demitir»

Presidente da RFEA sente-se vítima



O presidente da Federação Espanhola de Atletismo (RFEA), José María Odriozola descartou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, demitir-se do cargo, na sequência da “Operação Galgo” que implica várias pessoas relacionadas com a RFEA numa rede de doping no desporto espanhol.

Odriozola, que lidera o órgão desde os anos 80, quebrou o silêncio e falou sobre a investigação, que o forçou a suspender a sua vice-presidente, Marta Domínguez.

“É o maior desgosto em todos os meus anos como presidente. Não me vou demitir, porque me sinto uma vítima da situação. Penso que cumpri o meu papel na luta contra o doping nos últimos 30 anos”, afirmou.

O presidente da RFEA mostrou-se particularmente desiludido com a implicação da vice-presidente Marta Domínguez e de Manuel Pascua Piqueras, respeitado treinador da federação que tinha sido “acolhido” por Odriozola, apesar das dúvidas sobre o seu passado.

“Sinto que ele abusou da confiança que eu tinha reposta nele. Pensei que ele tinha mudado”, frisou.

“Suspendi-a [Domínguez] imediatamente do cargo de vice-presidente. Respeito-a como atleta e ainda temos que ver se os juízes nos dão motivos para a investigarmos. Devo relembrar que ainda nenhum dos atletas implicados acusaram positivo”, concluiu.



Record
_______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
São Silvestre do Funchal com Jessica Augusto, Fernanda Ribeiro e Rui Pedro Silva

Jessica Augusto, campeã da Europa de corta mato, e Fernanda Ribeiro e Rui Pedro Silva, vencedores da edição de 2009, serão as principais figuras da 52.ª Volta à Cidade do Funchal/São Silveste Madeirense, apresentada hoje.


A corrida disputa-se a 28 de Dezembro, às 20:00, na baixa da cidade e terá uma extensão de cerca de seis mil metros, anunciou a organização, a cargo da Associação de Atletismo da Madeira.

Além de Fernanda Ribeiro e Jessica Augusto, vencedora da prova em 2006 e 2008, realce ainda para a presença das campeãs belga e holandesa de corta-mato, Veerle Dejaeghere e Miranda Boonstra, respectivamente.

No sector masculino, a organização também já garantiu a presença do queniano David Bett, campeão mundial de juniores, e o belga Krijn van Koolwijk.
Além destes, nos próximos dias a organização conta com a inscrição de mais atletas de primeiro plano para reforçar a qualidade da prova.

A Associação de Atletismo da Madeira apresentou esta tarde o evento, esperando uma grande participação popular ao lado de alguns nomes consagrados do meio fundo português e europeu.

O presidente da Associação de Atletismo da Madeira espera que as inscrições ultrapassem o milhar de atletas.

Policarpo Gouveia considera que os 10/12 fundistas nacionais e estrangeiros que vêm à Madeira “serão de primeiro plano e que a qualidade da prova vai ser mantida”, com a presença dos vencedores da última edição.

Policarpo Gouveia sublinhou que o mais importante é o atleta madeirense e os populares que dão a dimensão que a São Silvestre tem hoje e, por isso, fez um apelo à participação efectiva da população nesta prova que tem uma componente competitiva, mas é também uma grande festa nas ruas do Funchal. O ano passado terminaram cerca de 900 atletas, agora o objectivo é ultrapassar o milhar.

Este ano, e pela primeira vez, a São Silvestre terá a participação de um atleta invisual, o internacional português António Nunes que será acompanhado pelo seu guia.

Policarpo Gouveia espera que esta presença sirva de exemplo e seja catalisador para que atletas madeirenses com algum grau de deficiência participem nestas provas.

Uma das novidades será a implementação de uma medida que visa disciplinar a partida. Prevendo-se que as inscrições ultrapassem mil participantes, e como o nível competitivo dos atletas é diverso e com objectivos diferentes, a partida será estruturada para evitar atropelos.

Sapo Desporto c/ Lusa
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo